Hi5


O Porto Formoso tem um "grupo" no Hi5


O Hi5 não é mais do que uma página de internet onde os utilizadores criam perfis pessoais que depois podem ser vistos ou adicionados por outros utilizadores. Assim, é possível criar redes de amigos ou grupos.

Desde dia 8 de Fevereiro de 2008, o Porto Fomoso tem um grupo chamado PORTO FORMOSO - Lugar mágico. Presumo que o objectivo seja criar uma rede de pessoas com ligação ao Porto Formoso.

Quem for utilizador do Hi5 ou apenas quiser ver faça o favor de dar uma espereitadela em http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupFront.do?groupId=2817718
Boa ideia João!

Comentários

Gracinha disse…
Neste momento ja existem várias pessoas aderentes,residentes e não só. Tudo o que seja para divulgar e valorizar a nossa terra conta com o nosso apoio.
Eu já la estou, vão vocês também.
E viva o Porto Formoso!

Bem haja a todos :).
Anónimo disse…
...já tem 29 membros, muitos dos quais não residentes no Porto Formoso e alguns que criaram uma conta do Hi5 pela primeira vez...

Este grupo está a ser uma excelente oportunidade para eu ver fotos de pessoas que já não via há anos e para ver algumas fotos muito giras do Porto Formoso...

Parabéns a todos, em especial aos membros que partilham fotos do Porto Formoso!!
Cavalete disse…
O CASTELO do Porto Formoso na wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_do_Porto_Formoso

Forte do Porto Formoso
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Forte do Porto Formoso, também denominado como Castelo do Porto Formoso, localizava-se na vila e freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel (Açores), em Portugal.

História
Esta fortificação foi erguida com a função de protecção desta baía e de seu ancoradouro, a norte da ilha.

A seu respeito, a Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.' mais precizam, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo, informa:

"Castelo do Porto Formoso - No termo ainda de V.a Franca, ultimo do seu Districto, e o 1.a da costa Norte, pois q.' desde a extremid.e de Leste, da costa do Sul onde está a V.a do Nordeste, ate a ponta do Norte da costa de Leste onde está o lug.r dos Fenaes de Vera Cruz não há mais Forte, ou Cast.o algu' senão o deste lug.r assim chamado por ser a maior bahia q.'entra pela terra, mais como fica exposta ao Norte he a sua capacid.e inutil; porq.' ruinãdo aqui m.to os ventos deste quadrante, q.lq.r sopre embravesse o mar de sorte q,' chega a roxa onde estão os barcos varados, q.' se faz necessario subilos por corda e por este motivo tãobem julgo se deve abandonar. Tem 8 canhoneiras, e 5 peças pequenas no xão, palam.ta e munições nada."
Esta estrutura não chegou até aos nossos dias.


Características
Tratava-se de um pequeno forte, em cujos muros se abriam oito canhoneiras. Não foram localizados detalhes complementares sobre as suas edificações de serviço (Casa do Comando, Quartel de Tropa, Paiol de Pólvora) ou sua evolução.


Bibliografia
BORBA GATO, João Leite. Proposta de Plano Defensivo de São Miguel, e Situação da Fortificação e da Artilharia da Ilha (Arquivo Histórico Ultramarino). Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Vol. LVIII, 2000.
NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Artur Teodoro de (coord.). Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Vol. L, 1992.
VIEIRA, Alberto. Da poliorcética à fortificação nos Açores: introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Vol. XLV, Tomo II, 1987.
Anónimo disse…
Fiamos a saber que Dr.João Teixeira filho do mestre João e da Lurdes Casinha é o blogger Cavalete... parabéns pela criação do grupo hi5 do Porto Formoso.
Cavalete disse…
O emplastro e a jornalista da SIC...

http://videos.sapo.pt/7BOD1R3aJtGs06oqFJaz
Anónimo disse…
Há prai anónimos cujo maior prazer é saber quem são os bloggers.
grande tristeza
aguia disse…
Decorreu ontem mais um momento de religiosidade na freguesia, com a via-sacra realisada na via pública.
As casas estavam enfeitadas com as várias estações.
Cada um é livre de ter e praticar a religião que bem entender, sendo uma falta de educação quando é incomodado por causa de sua opção.
É triste verificar a má educação de alguns rapazinhos que mais não fizeram de que acompanhar este acto para gozarem com a religiosidade de pessoas sérias.
Estes rapazinhos deveriam ser mais educados pelos pais para não terem este tipo de comportamento. São estas bestas que perturbam o bem estar na escola e dão má nome ao Porto Formoso

10/3/08 03:54
Anónimo disse…
Encontram-se no grupo do Porto Formoso da comunidade do Hi5 cerca de 34 membros.

Ainda há mais por aí que se deviam juntar, mas já deu para ver algumas pessoas que não via há anos, nem sabia por onde andavam.

Um facto muito interessante é que a maioria dos portoformosenses tem várias fotos da sua terra no seu perfil, o que demonstra o orgulho em ser deste "lugar mágico"!

Brites, Nelson (que estás na Terceira), Gaudêncio, etc toca a pertencer ao grupo.
O Regedor disse…
O último comentário foi meu.
Anónimo disse…
está a chegar o verão a praia está neste momento cheia de lixo ,vamos lá ver se naõ fica muito tempo lá.queria deixar uma sujestão á junta , que tal fazer um paseio em cimento pelo arrebentão abaixo já que no verao e no inverno á muita gente que se serve dele a pé e nao tenhem como se desviar dos carros.
JAGPacheco disse…
Nem os muros escapam!

Na zona dos “Pedrais”, onde a Canada do Ferreiro entronca com a estrada regional, existe um pequeno muro de suporte em alvenaria. Este muro, como outros do género, era encabeçado por uma fiada de pedra aparelhada que reforçava e embelezava aquela estrutura.

A semana passada dei pelo muro decapitado, com as heras que o envolviam desamparadas. Mais um pedaço do nosso património colectivo, construído pelos nossos avós que foi delapidado, por outras palavras roubado.

Agora o muro vai ser encimado com uma camada de betão de cimento, ficando igual a todos os muros que existem por este mundo fora. E a estrada ficando sem fontenários, sem muros de pedra … sem encanto e beleza.
JASRAPOSO disse…
Depois do muito faz-que-anda-mas-não anda já terminou a obra de recolha de águas na Rua Nossa Senhora do Carmo, junto ao Cemitério.
Estas águas irão desaguar na Areia do Cabo.
Toda a zona (Rocha) de passagem dos tubos ficou bastante alterada em termos estruturais. Nada melhor do que embelezar aquela encosta com plantas, à semelhança do que se fez na Areia do Meio, sendo que neste caso ficaria mais vistoso.
JASRAPOSO disse…
Já está aberto o concurso público para a empreitada de remodelação do edifício da Casa do Povo do Porto Formoso.

A empreitada tem um valor base de trezentos e cinquenta mil euros.

TUDO MUITO BEM

Agora imaginem que o levantamento do do "Processo" e as "Candidaturas" são feitos na Santa Casa da Misericórdia da Maia.

É sem dúvida uma falta de respeito.

Não teria sido mais lógico fazer este processo na Junta de Freguesia do Porto Formoso?

Ou será que já estamos dependentes da Maia também neste aspecto?

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso