III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso
Insígnia da Confraria
No dia 19 de Abril, na Fábrica de Chá Porto Formoso decorreu a III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso.
Esta Confraria tem por fim reunir os estudiosos, apreciadores e amigos do Chá com a finalidade de promover e estimular a cultura e o hábito da sua degustação.
A Confraria do Chá Porto Formoso tem como principais linhas de acção, a promoção de acções concretas no sentido da valorização do Chá, nos aspectos gastronómico, turístico, cultural e social. O traje da Confraria do Chá Porto Formoso é constituído por capa de cor azul-escuro, inspirada no traje regional “capote e capelo”. Inclui ainda um chapéu de feltro azul, com um designe baseado no chapéu de palha tradicional da apanhadeira de chá. Os Confrades usam igualmente as insígnias, uma fita que sustenta uma medalha cunhada com o botão e primeiras folhas do rebento do chá, símbolo da colheita fina e dos chás de grande qualidade.
Estiveram presentes a Confraria do Queijo de São Jorge, Confraria Gastronómica "Gastrónomos dos Açores", Confraria da Chanfana, Confraria Gastronómica da Amadora, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e Confraria das Tripas à Moda do Porto.
Foram entronizados o joalheiro Paulo Vale, o fisioterapeuta Pedro Bradford e o médico Ricardo Lima. A Secretaria da Agricultura e Florestas na pessoa do Dr. Noé Rodrigues foi entronizado como Confrade Honorário.
Seguidamente, houve lugar ao "Ritual do Chá", no qual serviu-se um mágnifico chá acompanhado de doçaria regional e a actuação do Quarteto Com Mozart. Começa a ser da praxe o partir do Queijo de São Jorge gentilmente oferecido pela Confraria do Queijo de São Jorge.
Mais tarde jantar no Hotel Marina com a participação do Grupo de Folclore do Porto Formoso.
Comentários
Para a memoria fica este video dele no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=jloAiU7A9xE
Ha dias bem tristes...
No âmbito destas comemorações que se iniciaram no passado Domingo, terá lugar hoje um “Festival” Coral que contará com a participação do Grupo Coral do Porto Formoso.
Para o próximo ano a freguesia do Porto Formoso comemora quinhentos anos!
Quinhentos anos são sem dúvida um importante acontecimento!
Esperamos, a quem compete, sejam capazes de organizar um evento á altura da data histórica a comemorar!
Com um forte abraço.
Amigo sono1 500 anos merecem comemorações especias. A Junta de Freguesia e as forças vivas da freguesia vão estar à altura.
Adeus
Numa altura em que muitos saudosistas recordam os tempos da "velha senhora", não resisto a contar uma coisa que vi no Tarrafal.
Naquela prisão para políticos havia um médico que estava a ser um pouco benevolente com os presos. Esta postura chegou ao conhecimento da direccção da PIDE, que imetiatamente lhe mandou um ofício, dizendo - O sr. doutor está aí para passar atestados de óbito e não para aviar receitas.
So a titulo de exemplo: enquanto no verao do ano 2000 a quantia de 1000 euros custava cerca de 840 dolares a um emigrante dos Estados Unidos, agora custa cerca de 1580 dolares. SAO MAIS 740 DOLARES POR CADA MIL EUROS!!
So a titulo de exemplo: enquanto no verao do ano 2000 a quantia de 1000 euros custava cerca de 840 dolares a um emigrante dos Estados Unidos, agora custa cerca de 1580 dolares. SAO MAIS 740 DOLARES POR CADA MIL EUROS!!
Que gente é esta, meu Senhor Santo Cristo dos Milagres dos meus tempos de menino que, à sombra de festejar o teu nome e o teu martírio, se empanturra de carnes, de frangos e de vinho, nas dezenas de comedouros em redor da tua igreja? Que seita permite que ardam milhares de lâmpadas, noite dentro, durante quatro dias, numa terra onde ainda há fome e desespero, e onde cada recurso financeiro devia ser utilizado para limpá-la de salteadores, drogados, delinquentes e gente que se vende a céu aberto ou pela calada da noite?..."
Texto do dr. Armado de Medeiros publicado no jornal Expresso das Nove desta semana
Para os anónimos que escrevem para esse blog, comparem-se a uma pessoa desesperadamente sozinha e a precisar de ajuda, nao sabendo nós que ela é muda...fica complicada a resposta.
Nomeadamente ao tema do post...a suposta morte do "bruce lee"- é de elevar, sabendo nós que ele só é reconhecido por fazer esquecer as suas fragilidades económicas e sociais, por ser um individuo que deambula numa bicicleta eqilibrada com sacos cheios de pobreza e indiferença.
Muita gente não conhece esse senhor!Mas o pior, é que existem outros muitos que o conhecem.
Ups...o tema, na verdade, era a III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso...somente Parabéns.
ps. Todos os anos será post neste blog? Convinha guardar isso para um numero redondo!
Um Abraço.
josé Braga Furtado.
O positivo de isto tudo: O BRUCE LEE ESTA VIVO!
O negativo: o que um boato pode fazer...