III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso


Insígnia da Confraria
Novos Confrades com o Confrade Feitor

Cerimónia

Quarteto Com Mozart



No dia 19 de Abril, na Fábrica de Chá Porto Formoso decorreu a III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso.
Esta Confraria tem por fim reunir os estudiosos, apreciadores e amigos do Chá com a finalidade de promover e estimular a cultura e o hábito da sua degustação.
A Confraria do Chá Porto Formoso tem como principais linhas de acção, a promoção de acções concretas no sentido da valorização do Chá, nos aspectos gastronómico, turístico, cultural e social. O traje da Confraria do Chá Porto Formoso é constituído por capa de cor azul-escuro, inspirada no traje regional “capote e capelo”. Inclui ainda um chapéu de feltro azul, com um designe baseado no chapéu de palha tradicional da apanhadeira de chá. Os Confrades usam igualmente as insígnias, uma fita que sustenta uma medalha cunhada com o botão e primeiras folhas do rebento do chá, símbolo da colheita fina e dos chás de grande qualidade.
Estiveram presentes a Confraria do Queijo de São Jorge, Confraria Gastronómica "Gastrónomos dos Açores", Confraria da Chanfana, Confraria Gastronómica da Amadora, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e Confraria das Tripas à Moda do Porto.
Foram entronizados o joalheiro Paulo Vale, o fisioterapeuta Pedro Bradford e o médico Ricardo Lima. A Secretaria da Agricultura e Florestas na pessoa do Dr. Noé Rodrigues foi entronizado como Confrade Honorário.
Seguidamente, houve lugar ao "Ritual do Chá", no qual serviu-se um mágnifico chá acompanhado de doçaria regional e a actuação do Quarteto Com Mozart. Começa a ser da praxe o partir do Queijo de São Jorge gentilmente oferecido pela Confraria do Queijo de São Jorge.
Mais tarde jantar no Hotel Marina com a participação do Grupo de Folclore do Porto Formoso.

Comentários

Cavalete disse…
Esta semana o "Bruce Lee", conhecido por andar de bicicleta nas ruas de Ponta Delgada, foi encontrado morto dentro de um contentor de lixo. Um fim muito triste para uma pessoa que nao fazia mal a ninguem!

Para a memoria fica este video dele no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=jloAiU7A9xE

Ha dias bem tristes...
Anónimo disse…
Se existe um Deus Real, que acolha o "pobre" do bruce lee. Provavelmente deve ter sido assassinado como também já foi o Ismael!
Anónimo disse…
Já houve pessoas que o viram bem vivo a andar na sua bicicleta
sono1 disse…
A Junta de Freguesia de Rabo de Peixe está a organizar e a levar a efeito a comemoração do quarto aniversário da elevação desta localidade a Vila.
No âmbito destas comemorações que se iniciaram no passado Domingo, terá lugar hoje um “Festival” Coral que contará com a participação do Grupo Coral do Porto Formoso.

Para o próximo ano a freguesia do Porto Formoso comemora quinhentos anos!
Quinhentos anos são sem dúvida um importante acontecimento!
Esperamos, a quem compete, sejam capazes de organizar um evento á altura da data histórica a comemorar!

Com um forte abraço.
deus2deus disse…
Parabéns à confraria do Chá do Porto Formoso por mais um aniversário!

Amigo sono1 500 anos merecem comemorações especias. A Junta de Freguesia e as forças vivas da freguesia vão estar à altura.

Adeus
JASRAPOSO disse…
Amanhã comemora-se mais um aniversário da revolução de 1974.

Numa altura em que muitos saudosistas recordam os tempos da "velha senhora", não resisto a contar uma coisa que vi no Tarrafal.

Naquela prisão para políticos havia um médico que estava a ser um pouco benevolente com os presos. Esta postura chegou ao conhecimento da direccção da PIDE, que imetiatamente lhe mandou um ofício, dizendo - O sr. doutor está aí para passar atestados de óbito e não para aviar receitas.
Cavalete disse…
Porventura teremos menos emigrantes dos Estados Unidos nos proximos meses no Porto Formoso, em virtude do euro estar muito "forte" em relacao ao dolar.

So a titulo de exemplo: enquanto no verao do ano 2000 a quantia de 1000 euros custava cerca de 840 dolares a um emigrante dos Estados Unidos, agora custa cerca de 1580 dolares. SAO MAIS 740 DOLARES POR CADA MIL EUROS!!
Cavalete disse…
Porventura teremos menos emigrantes dos Estados Unidos nos proximos meses no Porto Formoso, em virtude do euro estar muito "forte" em relacao ao dolar.

So a titulo de exemplo: enquanto no verao do ano 2000 a quantia de 1000 euros custava cerca de 840 dolares a um emigrante dos Estados Unidos, agora custa cerca de 1580 dolares. SAO MAIS 740 DOLARES POR CADA MIL EUROS!!
Anónimo disse…
É mesmo verdade o que dizem do Bruce Lee?
aguia disse…
"... Nem sei se sou Católico. Só conheço ódio, malvadez, inveja, vinda dos Católicos. Não sei de mais nada que cobardia e comodismo dos que se dizem Católicos não praticantes. Não leio senão horrores, intolerâncias, crimes, intrigas e mentiras da Igreja Católica. Nenhum dos seus vigários, e muito menos o Papa, me dá conta de fazer, exactamente, aquilo que o Cristo, que eles querem que seja Deus, rogou, pregou, implorou que se não fizesse. Onde entram os ouros do Vaticano e o tesouro do Santo Cristo na pregação de humildade do homem que, a ter sido Deus, podia ter tido quanto quisesse? Que Divindade católica, e não cristã, é essa que se deixa subornar pela autoflagelação, por promessas inconcebíveis de cumprir, por ofertas em numerário e capas bordadas a madrepérola e a safiras? Que bispo é esse que (...) tolera o medievalismo do meu pobre povo fanático, que o é, porque mais não sabe nem vez nenhuma foi conveniente que soubesse, sem que instrua os seus acólitos a dizer-lhe que, para o Santo Cristo, nada daquilo a que se sujeita é manifestação de fé, mas sim de idolatria? Que seita é essa que não permite que o andor onde segue o Cristo seja carregado por gente humilde, e o torne exclusivo da nata de uma sociedade que já não tem razão de existir senão de suas portas adentro e na celebração dos seus casamentos consanguíneos? Que clero é esse, o dessa seita, que, ao fim de percorrer a cidade, numa procissão de horas, oferece um beberete a restaurar as forças da Irmandade, mas não a de quem se arrastou de joelhos ou carregou pesos descomunais de círios?
Que gente é esta, meu Senhor Santo Cristo dos Milagres dos meus tempos de menino que, à sombra de festejar o teu nome e o teu martírio, se empanturra de carnes, de frangos e de vinho, nas dezenas de comedouros em redor da tua igreja? Que seita permite que ardam milhares de lâmpadas, noite dentro, durante quatro dias, numa terra onde ainda há fome e desespero, e onde cada recurso financeiro devia ser utilizado para limpá-la de salteadores, drogados, delinquentes e gente que se vende a céu aberto ou pela calada da noite?..."

Texto do dr. Armado de Medeiros publicado no jornal Expresso das Nove desta semana
Anónimo disse…
Também ouvi dizer que o Bruce Lee tinha sido assassinado. Disseram-me em Ponta Delgada.
Anónimo disse…
A notícia da morte do Bruce Lee surge também no blog Candilhes (http://candilhes.blogspot.com/) no post "Mesmo d'veras" (http://candilhes.blogspot.com/2008/04/memo-dveras.html), no penúltimo parágrafo.
Anónimo disse…
Só resta provar que ele está vivo, sob pena do gajo que chamou parvo a outro gajo ser parvo a dobrar.
Anónimo disse…
Com anónimos assim deixa-me tar em casa!!!!!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
Faz demora o tempo que eu, no anonimato, gosto sempre de escrever o meu nome.
Para os anónimos que escrevem para esse blog, comparem-se a uma pessoa desesperadamente sozinha e a precisar de ajuda, nao sabendo nós que ela é muda...fica complicada a resposta.
Nomeadamente ao tema do post...a suposta morte do "bruce lee"- é de elevar, sabendo nós que ele só é reconhecido por fazer esquecer as suas fragilidades económicas e sociais, por ser um individuo que deambula numa bicicleta eqilibrada com sacos cheios de pobreza e indiferença.
Muita gente não conhece esse senhor!Mas o pior, é que existem outros muitos que o conhecem.
Ups...o tema, na verdade, era a III Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso...somente Parabéns.
ps. Todos os anos será post neste blog? Convinha guardar isso para um numero redondo!
Um Abraço.
josé Braga Furtado.
Cavalete disse…
Quando escrevi aqui que O Bruce Lee tinha sido encontrado morto pensava estar a dar uma informacao 100% verdadeira pois tinha recebido esta noticia de varias fontes crediveis. As proprias fontes tambem pensavam que a informacao era verdadeira. Afinal, nao e verdade que o Bruce Lee faleceu pois ele foi visto "bem vivo" nas festas do Santo Cristo.

O positivo de isto tudo: O BRUCE LEE ESTA VIVO!

O negativo: o que um boato pode fazer...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso