Oh my god!
Câmara inicia obra no Porto Formoso sem autorização
Requalificação da zona balnear da Praia dos Moinhos foi iniciada pela Câmara da Ribeira Grande sem que a utilização do domínio público hídrico estivesse concessionada. Obra corre risco de ser embargada, caso haja uma denúncia.
QUANDO A PRÓPRIA CÂMARA FAZ OBRAS SEM TER LICENÇA, EM QUE PAÍS ESTAMOS?
NA REPÚBLICA DAS BANANAS!
ver notícia do Jornal Açoriano Oriental, 09/04/2009

QUANDO A PRÓPRIA CÂMARA FAZ OBRAS SEM TER LICENÇA, EM QUE PAÍS ESTAMOS?
NA REPÚBLICA DAS BANANAS!
ver notícia do Jornal Açoriano Oriental, 09/04/2009
Comentários
Que sirva de lição ao povo do Porto Formoso que não sabia da obra, depois passou a saber, depois não gosta da obra, depois passou a gostar. É demasiado evidente que havia pressa em executar a obra, e o projecto foi precisamente o resultado desta pressa. É Para o turismo???? Quem é que ganha com o turismo nessa freguesia???? São tudo tretas. Meus senhores como é que se gastam 500.000€ numa obra que destroi a paisagem, não resolve as questões prioritárias de esgotos, ribeiras... etc, querem mudar uma calçada que alí está à 50 anos por pedra serrada e calçada Portuguesa, e toda a gente acha isso muito bonito!!! 300.000€ para umas casas de banho e uma arrecadação???? PELO AMOR DE DEUS!! Vejam a foto do Açoreano Oriental e percebam que estão a dar cabo daquela praia, tal como estão a fazer no porto de Pescas, contudo o Povo do Porto Formoso parece que vai cair na mesma cantiga outra vez. EXIJAM DA CMRG O QUE VOCES MERECEM!!! uma obra delicada e que respeite as caracteristicas da praia. Um projecto NOVO!!! A Bandeira azul não interessa, porque para isso é preciso arranjar acesso para ambulancias e isso só vai destruir mais a praia. Além disso uma ambulância demora 20 minutos a deslocar-se da R.GRande até ao Porto Formoso, e da rua à praia são apenas 40 metros. Que arranjem o saneamento daquela zona toda, e as Ribeiras. Quanto a bandeiras, contentem-se com a verde, e no final têm a vossa linda praia intacta. Outra, A freguesia devia pedir que se proibisse de construir mais naquela zona. Custa acreditar que o povo ainda cai nestas cantigas... no turismo nenhum de voces ganha. PENSEM BEM, Quem é que ganha!!! Com as casas de banho horriveis que lá estavam as pessoas nunca deixaram de frequentar esta praia. Já pensaram nisso??? É porque a praia é linda, e assim se deve manter. EXIJAM um projecto novo, como deve ser. Simples e que se aproveite a verba tão grande para arranjar aquela zona e o parque de campismo. O dinheiro está lá na mesma, não vai fugir. Entendam como é que as coisas se processam primeiro!!!
AGUI HÁ GATO!!! Quantas vezes é preciso dizer a mesma coisa???
Querem ficar ainda mais surpreendidos ou vão começar a agir imediatamente????? falem com a JUNTA DE FREGUESIA!!!
Voces estão sendo iludidos por umas fotos que servem exactamente para este propósito. Acreditem nas pessoas que gosta desta praia e que lá dormem ao relento nas noites mágicas do Verão!!! estes é que sabem o valor desta praia...
Filipe Tavares
Qualquer particular tem de colocar um edital afixado na sua casa se quiser fazer obras senão os ficais da Câmara embargam a obras ou passam multas.
A Câmara da Ribeira Grande está acima da lei e começa as obras sem afixar editar e sem esperar os 30 dias que a lei exige.
Isto é vergonhoso porque a Câmara devia dar o exemplo cumprindo com a lei, mas não!! A câmara dá o exemplo de como fazer falcatruas em cima de falcatruas.
Triste é a figura da Junta de Freguesia do Porto Formoso que devia defender os interesses da Praia, mas está muito caladinha. O Ricardo Silva diz A e o presidente da junta diz A!
Parece-me que o Ricardo Silva é quem manda na Junta de Porto Formoso.
Agora devido a todas estas falcatruas da câmara o mais certo é as obras serem embargadas!!
Estamos bem entregues nas mãos destes políticos de meia tigela.
Mas a culpa é nossa que votamos nestes idiotas!
Abaixo o Presidente da Câmara, uma verdadeira engrenagem a dar em trapalhada... Viva aos complôs políticos! E desta feita até o governo não teve como deixar de olhar por delfim!
A Praia dos Moinhos necessitava de uma fossa céptica,e de um aumento dos seus balneários.
Os seus balneários, de bom gosto,foram mandados construir pelo senhor vereador António Guilherme Rebelo Pimentel.
Na altura pagava-se o duche,daí a existência dos duches exteriores.
(Nem por nada os duches exteriores poderão ser desactivados).
Era suposto que se mantivesse o existente, aumentando uma ou duas secções-mantendo o mesmo estilo- para arrumações dos nadadores-salvadores e dos bombeiros;alguns melhoramentos na rampa para deficientes e no corrimão da escadaria, mandada construir pelos Amigos da Praia.
Nada mais se exigia, e a Praia nada mais requeria.
Por que razão não podemos continuar a ter uma praia tão bela como a natural Praia que tínhamos?
A Praia dos Moinhos é propriedade das pessoas que a frequentam e, não se deve invadir a propriedade privada.
Os que nela se deitam têm a mania de a chamarem sua...e por que não?
Quem não valoriza o que é seu,é porque não dá valor a nada.
Não estraguem a Paia dos Moinhos. Vamos reconstruir o que nos destruiram na Praia?
Mãos à obra.
Sá Couto.
Ganha-se um melhor conhecimento de quem nos rodeia. Ficamos a conhecer melhor algumas pessoas. Umas pelo melhor outras pelo pior. Assim, no futuro, sabemos melhor com quem contar.
Como dizia o nosso Balão:
"Parte-se o barco, mas conhece-se a baixa!"
Boa Páscoa
comentário de um signatário da petição
O professor Afonso Quental pediu dispensa do múnus sacerdotal, depois de ter paroquiado no Porto Formoso durante alguns anos.
Era uma figura muito querida no Porto Formoso, onde se deslocava todos os anos para ver a festa de Nossa Senhora da Graça de quem era muito devoto.
O conhecido Sr. Pacheco, capataz da obra, mandou os madeirenses embora sem razão nenhuma aparente.
Colocou os seus trabalhadores (tecnovia) para terminar o que falta do cais. Pelos vistos estes trabalhadores não têm qualquer tipo de qualificação nem experiência para executar este tipo de obras. A ajudar esta situação o dito senhor entende que os taipais novos que estão incluídos no orçamento da obra não devem ser utilizados (deve querer utilizá-los noutra obra e assim arrecadar mais uns trocos).
Tudo isto faz com que o resto da obra não fique em condições, o cais do lado esquerdo começa a ficar esburacado. Mas o melhor desta situação todo é que ninguém poder fazer qualquer tipo de observação pois este senhor é REI da obra e com ele ninguém se mete. Será que os pescadores têm medo dele? Será que é pistoleiro? Ou gringo?
A gravar mais ainda a situação os ficais nem aparecem para verificar se a construção está a ir nos conformes... Será que andam a receber por debaixo da mesa para não aparecerem?
Está na hora de certos e determinados senhores começarem a aprender que não são os donos do mundo e que as pessoas da freguesia, nomeadamente, os pescadores não são trouxas e que se fazem alguma observação é porque sabem quais a melhores condições para poderem executar o seu trabalho.
vamos denunciar estas situações.
"Todos temos o direito à indignação".
Temos sempre de ter esperança que um dia as coisas mudem.
Esta história faz-me lembrar outra.
Há cerca de uns dois ou três anos atrás o Mário Soares disse que "era necessário dialogar com os talibãs". Vieram os políticos do politicamente correcto dizer que ele tava velho e que não dizia coisa com coisa.
Hoje, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, veio dizer exactamente o mesmo e todos concordaram, inclusivé os que antes achavam isso uma loucura.
Enfim, lá dizia Camões: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Contudo, há uns que têm razão antes do tempo. É pena que não sejam ouvidos.
Não podemos desistir apenas porque quem tem o poder não nos dá ouvidos!!
Os pescadores merecem ser ouvidos e têm o direito a expressar as suas opiniões. A ditadura acabou em 1974!
Mais vos digo, se tivesse que escolher alguma razão porque tenha valido a pena fazer esta CASA DA MOSCA, escolheria a liberdade de expressão.
Noto que hoje, as pessoas, no Porto Formoso, discutem mais os problemas da freguesia. Denunciam o que está mal nas obras públicas. Já não aceitam tudo o que lhes põem na frente sem reservas.
Como alguém dizia: não somos uns trouxas.
Acredito plenamente que A Casa da Mosca contribuiu para a liberdade de expressão no Porto Formoso.
Cumprimentos.
Já que começaram no cais devia pelo menos por a mao na consciência pelo impacto ambiental e paisagistico que foi alterado. Pelo menos terminem a obra do cais com dignidade e perfeição.
Com o mar nao se brinca muito menos com o da costa norte.
Quanto a praia dos moinhos até fico sem palavras pra comentar o que estao a destruir.
Ex: Ao redor da Lagoa das Furnas estao a efectuar obras mas estao de maneira que mal se nota na natureza.
Bem haja a todos.
O pior é o que ele demonstra com essa atitude: quero posso e mando! Isso é que faz perder votos!
O povo ta farto de políticos assim! Está á vista!
Quando votei foi numa mudança para melhor porque as camaras anteriores foram más para o porto formoso.
Não vou votar no psd porque o meu partido sempre foi o PS, mas para a câmara vou votar em branco.
Adeus
quem quiser o numero é
914646459 FILIPE TAVARES
organizem-se e juntamo-nos para exigirmos o que é preciso!!!
É agora ou nunca!!!
Ainda vamos ter mais lançamento de obras no corrente ano, feitura de alguns melhoramentos e início de outras obras. Pior cego é aquele que não quer ver.
Filipe Tavares
Agora já se diz que este é o melhor presidente de câmara do mundo...
Vamos lá abrir o olhos meus amigos. Este senhor só está preocupado com as eleições. Se ganhar o que vai acontecer é que vamos ver... a partir daí nunca mais se faz obras de jeito no Porto Formoso.
Lembrei-me agora de uma coisa, há 4 anos atrás nas listas para a Câmara e para a Assembleia Municipal vi gente de todas as freguesias excepto uma... Imaginem qual... O Porto Formoso!!!
Parece que não existe ninguém no Porto Formoso capaz de fazer parte das listas do Ricardo Silva...
Será que este ano vai haver alguém???
Na minha opinião, se isto voltar a acontecer todos os portoformosenses deviam votar ou em branco ou noutro partido para a Câmara.
se faz favor responda a esta pergunta.
Só fez aqueles balneários ilegais.
O governo tem feito muita coisa (estradas, caminho da roça do louro, porto de pescas, etc), mas a camara NADA X NADA!!!
Não era o águia que dizia que da camara o dinheiro so vai para 3 sitios: rabo de peixe, maia e ribeira grande... o resto das freguesias é para esquecer.
adeus
Parece um defensor sem igual do presidente da câmara.
Não te esqueças de dois factores, as listas são feitas antes das eleições e ou ele é adivinho e já sabia da vitória esmagadora ou menosprezou o Porto Formoso. Outro factor é que há 8 anos a vitória do PS no Porto Formoso não foi assim tão "esmagadora". O que fazia sentido era ter alguém nas listas para tentar reduzir essa reduzida vitória.
Outra coisa, gosto muito desta "animalidade política" ou será que é simplesmente "Bestialidade (de besta) política"????
Força certo continua a defender o Presidente da Câmara desta maneira, pode ser que tenhas algum futuro...
De acordo com o Edital que foi publicado no Jornal oficial no dia 7 de Abril de 2009, existe um prazo de 30 dias para recepção e apreciação de projectos de outros interessados. Os representantes afirmam que não entendem como é que as obras que decorrem no local, não são suspensas de forma a que se cumpra estes 30 dias. As obras começaram a 19 de Março, e só deveriam começar depois de 7 de Maio, após concessão da DROTRH.
Este assunto vem sendo debatido há já algum tempo, não sendo previsto um desfecho consensual para a requalificação da praia dos Moinhos.
Confrontado com esta questão , Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente e do Mar, esclareceu que “a Secretaria tem todo o interesse em que antes da época balnear estas questões estejam resolvidas. Espero que a Câmara Municipal da Ribeira Grande conduza o processo com toda a legalidade e com toda a celeridade. Analisaremos todas as questões que nos sejam colocadas no âmbito da participação pública”.
A DROTRH afirma que tendo havido irregularidades neste processo, estas não são da sua responsabilidade, reafirmando que enviou o parecer à CMRG, onde estão expressos os passos necessários à concessão do uso privativo do domínio público hídrico.
SAIU NO "FAIAL ONLINE"
Câmara vai ser confrontada com projecto alternativo
Caberá agora ao Governo dos Açores, ao abrigo da legislação em vigor, decidir qual dos projectos - se o da edilidade ribeiragrandense ou o dos autores do “SOS Porto Formoso” - irá prevalecer na Praia dos Moinhos
Os autores da petição “SOS Porto Formoso”, um movimento espontâneo e apartidário, vão avançar com um projecto alternativo ao da Câmara Municipal da Ribeira Grande para a requalificação da Praia dos Moinhos.
A proposta já foi formalizada na Direcção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos (DROTRH).
Os autores da petição já denunciaram entretanto a “ilegalidade da obra” de requalificação pelo facto de a edilidade ter avançado no terreno - e continuar neste momento -, sem que a utilização do domínio público hídrico estivesse concessionada.
Filipe Tavares, do “SOS Porto Formoso”, lembra que o edital que foi publicado no “Jornal Oficial” no dia 7 de Abril de 2009 estabelece um prazo de 30 dias para recepção e apreciação de projectos de outros interessados.
O primeiro subscritor da petição “SOS Porto Formoso” afirma que não entende “como é que as obras que decorrem no local não são suspensas de forma a que se cumpra estes 30 dias”.
“As obras começaram a 19 de Março e só deveriam começar depois de 7 de Maio, após a concessão por parte da DROTRH”, declara Filipe Tavares.
De acordo com a legislação em vigor, após a notificação da intenção de intervir em domínio público hídrico, a DROTRH procede a uma avaliação do projecto.
Posteriormente, a DROTRH enviará uma parecer à entidade interessada, seguindo-se a publicação em edital no “Jornal Oficial”.
A DROTRH terá agora que decidir qual é a proposta que avança na Praia dos Moinhos: se a da edilidade ribeira-grandense, se a dos peticionários do “SOS Porto Formoso”. O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande não considera que se esteja perante uma situação de ilegalidade.
Ricardo Silva já declarou ao Açoriano Oriental que está a “cumprir com os trâmites todos de uma obra”.
Ou seja, enviou “todos os pareceres, um estudo prévio, um projecto”.
A petição “SOS Porto Formoso”, que decorre online, já foi subscrita entretanto por cerca de 600 pessoas.||
Governo tem que decidir entre duas propostas
Denúncia Responsáveis pelo “SOS Porto Formoso” aguardam agora por uma decisão do Governo.||
Posição Presidente da Câmara da Ribeira Grande considera que não está a cometer nenhuma ilegalidade.||
JOão alberto medeiros
Começo pelo Padre Afonso. Foi ele que introduziu no Porto Formoso um sistema de catequese e uma participação na Missa como nunca mais houve. Bastar recordar a Missa das nove horas do Domingo em que em cada banco da Igreja havia uma catequista com os seus alunos. Raparigas muito bonitas que sabiam ensinar e impôr o respeito e a obediência. A par disso, nas outras Missas, quase toda a gente acompanhava as cerimónias com o respectivo missal. Ainda hoje há uma destas catequistas que ensina numa Igreja da cidade de Toronto. É oriunda da Canada Nova.
Outro episódio que me lembro dessa data foi uma sessão de esclarecimento da ANP - Acção Nacional Popular, que teve lugar nas Escolas onde hoje está o Multiusos.
Aí o padre Afonso denunciou a maneira como as pessoas eram tratadas no Registo Civil da Ribeira Grande por uma funcionária filha de um influente advogado daquela então vila. O padre Afonso chamou-lhe MULA DO PETRÓLEO. Esse descuido valeu-lhe a saída do Porto Formoso com a recepção da Guia de Marcha para o Ultramar.
Depois convivi com o Padre José Caetano. Homem culto, com uma voz aprumada e com qualidades de saber fazer equipas. Foi com ele que o Porto Formoso atingiui o seu auge com o Grupo Coral. A par disso é bom não esquecer os grandes duelos de ping-pong que patrocinava na sua garagem. Foi o padre que melhor conviveu com o povo do Porto Formoso.
Por último, privei com o padre Humberto Clementino. Até hoje nunca mais consegui encontrar uma pessoa com uma metodologia de trabalho tão perfeita. Basta recordar este episódio. No interior da Igreja havia um relógio. Quando este batia as horas as pessoas levantavam-se de imediato porque tinham a certeza que o parte ia sair da sacristia.
Enfim, desabafos de alguem que navega na casa dos cinquenta e tal anos.
Votos de um bom fim de semana
Não consigo é estar destinado a ser sempre do contra ou a favor quando os outros o esperam, se assim fosse, estaria à espera de um "tacho" para mais dia menos dia...
Sou como sou e nada mais nem menos, doa a quem doer, se esta dor é "constitucional"! LOL
Caro águia, já não precisas mudar mais de sexo porque agoar posso ser tu!
compreendo as suas exlicações.
Também eu tenho a minha preferência partidária, mas sou alérgico à "disciplina do partido". Não abdico de ter a minha opinão mesmo que seja contra o meu próprio partido.
Triste gente essa que não percebe que, quando valores mais altos se levantam, o que interessa são os factos e a ideias e não a cor dos partidos!
Cumprimentos
Para ser sincero, aqui neste blog e em qualquer um, não consigo conhecer qualquer pessoa. Apenas vou lendo aquilo que as pessoas escrevem. Como outros vão lendo aquilo que eu escrevo.
Fora do blog e já dentro do convívio humano, permanece a mesma ideia do 1º prágrafo.
Não sou do contra, sou a favor da naturalidade, da normalidade e da consequente transparência, tanto de quem decide e de quem protesta.
A temática - Balneários da Praia dos Moinhos vai ser resolvida, e quando for, acredito piamente que não irão aparecer personagens, que se auto intitularão de pseudo heróis. Acredito mesmo que não.
Não pertenço a nenhuma corrente politica, a minha juventude nada tem haver a nenhum partido. Nunca tomei partido da politica.
Posso dizer que o meu único "partido" é o S.L.B, e por ironia do vocábulo, o clube parece todo partido!
Se a idoneidade fosse uma rotina politica, creio que haveria mais canas, em volta da praia, do que casas.
Como diz,e diz muito bem, o professor Sá Couto -"Projecto bem Intencionado mas Desajustado!"- . Há que manter a intenção e reajustar o projecto. Apenas isso.
Há muito "climax político" em torno de um assunto normal.
Abraço
No próximo dia 25 de Abril, pelas 8 horas dos Açores, vai ser canonizado em Roma o nosso grande herói D. Nuno Àlvares Pereira, mais conhecido pelo Condestável. O seu nome, como apredemos naquele tempo, está ligado à batalha de Aljubarrota e à recuperação da independência nacional.
O Condestável será canonizado com o nome de Nuno de Santa Maria. O seu nome está também ligado à construção ao Convento do Carmo em Lisboa.
Longe vão os tempos em que eram engrandecidos os heróis nacionais e havia professores que sabiam ensinar História na escola primária.
Filipe Tavares tiveste mesmo muito bem! Os meus sinceros parabéns!
É preciso que os que são de "fora" da terra mas mais "dentro" dela do que aqueles que lá estão se preocupem e deem a cara por causas como a que actualmente se está a apssar no areal dos Moinhos.
Os da terra, inclusivé, apenas mandam postas de "pescada ao ar" mas nada fazem. Garganta, meus amigos, todos temos. O que faltam são os tomates...
Parabéns Filipe, mts Parabéns!
Isto do patriotismo para a desgraça quase que acabou com o 25 de Abril de 1974!
Caso contrario aposto que o Filipe de nada saberia se nao fosse pricipalmente a Casa da Mosca e claro SoS Porto Formoso. abraços
Ao que parece o sr Ricardo Silva esta a esquecer-se como chegou a presidente, pois ... foi o poder do povo que o elegei e que ele agora ignora completamente, do tipo; quero, posso e mando.
Se o Sr. Presidente quer ficar com o seu nome marcado na historia atraves de "feitos" e inauguraçoes de obras pelo menos que perca o orgulho e as faça como deve ser.
A fazer "birra" com o povo nao vai a lado algum.
Como diz os nossos antigos
"por vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro".
Bem haja!
Vejam bem:
Notícias dia sim dia não no Açoriano Oriental
Entrevista no programa Bom dia do pedro moura na Rtp açores
Petição com 600 assinaturas e com muita gente que colabora e apoia ricardo silva
Descobriu-se que a obra é ilegal
Pela primeira vez na historia uma reportagem no jornal nacional da Tvi a falar do Porto Formoso e das obras nos balneários
Toda a gente sabe da polémica até na américa e no canada
Divisão dentro dos técnicos da camara
Arquitecto é sempre o mesmo
Vai perder votos(ganhou no porto formoso, mas nem o presidente da junta o grama)
Mostrou que nao sabe ouvir a opinião do povo que votou nele
Depois disto tudo mesmo que as obras vão para a frente o ricardo silva comprou uma guerra sem necessidade e revelou falta de inteligencia
Adeus
Parece que as empresas de construção é que controlam os nossos politicos!!!
Sendo assim que façam saneamento que é preciso.
Filipe Tavares
Sinceramente, não sabia que vivias em Lisboa. Não sabia que a tua residência era do conhecimento de todos o frequentadores deste blog. Nesta frase - "Como voces sabem eu vivo em Lisboa" - há, nem que seja de forma implícita, uma ligeira sobranceria.
Quanto ao assunto da requalificação da zona balnear da Praia dos Moinhos, esse já enjoa mais do que aquilo que futuramente irá enjoar. E é bom lembrar, que a verdadeira beleza paisagistica da praia não foi feita por algum arquitecto.
Um abraço.
O meu nome não é falange, e sabendo eu que existem pessoas neste blog que sabem quem eu sou, não me vejo na responsabilidade de revelar situações pessoais que nada têm a ver com o assunto em causa. Só venho a este blog para revelar a minha forma de pensar, e para isso não preciso de ajuda.
Para pensar não preciso de ter quadratura nenhuma nem de pertencer a qualquer partido. Não vou julgar as MÁS VONTADES CAMARÁRIAS, como também não me interessa para nada o dinheiro que gastas, seja naquilo que for. E, de certeza que não foi por causa da praia dos moinhos que perdeste o teu emprego.
Um abraço.
(pelos vistos esta profissão está na moda aqui no blog)
O blá blá blá de que fala é apenas a voz dos cidadãos a denunciar, na comunicação social, o desagrado geral com as obras.
Tem razão numa coisa: as obras não param.
E não param porquê?
Porque a câmara prefere não dar ouvidos às sugestões aqui apresentadas pelo movimento SOS Porto Formoso. Assim, a única solução seria apresentar uma providência cautelar no Tribunal.
Para tal é preciso um advogado e muiiiiiiiiiiito dinheiro e nós contamos apenas com boas vontades. Não temos dinheiro, não temos quaisquer outros interesses ocultos, nem vontade de prejudicar a praia.
Aproveito para informar que as reacções que tenho recebido da grande maioria das pessoas são no sentido de considerarem a obra um descalabro. No entanto, contra tudo e contra todos, a Câmara continua com a obra.
Cumprimentos
Terei todo o gosto de satisfazer as tuas duvidas!!! sem rancores claro!!!
Filipe Tavares 914646459
ou sosportoformoso@gmail.com
Não necessito acreditar nem desconfiar de ti. Não tive a intenção de provocar todas as tuas justificações. A minha consciência não pedi que te justificasses. De qualquer forma, e sem rancor...muita paz e amor.
Viva ao Porto Formoso.
Um abraço, fica bem.
no fundo todos nós queremos o mesmo!
Filipe Tavares
www.sosportoformoso.blogspot.com