Eleições Europeias 2009


Eleições Europeias 2009 - Resultados no Porto Formoso
Nestas eleições europeias, no Porto Formoso, apenas foram votar 20,4% dos eleitores, isto é, 247 votantes em 1211 inscritos. A abstenção ganhou! Este facto é revelador da falta de interesse das pessoas e também da falta de interesse dos dirigentes partidários locais. Não se viu ninguém do Porto Formoso a fazer campanha. Quanto ao interesse destas eleições, está tudo dito.

Algumas das poucas considerações que se podem fazer nestas condições:
- O Porto Formoso continua a ser um reduto do PS. Mesmo perdendo as eleições no concelho da Ribeira Grande, nos Açores e no país, o PS volta a obter um excelente resultado na nossa freguesia;
- Pesada a derrota do PSD no Porto Formoso. Se somarmos os votos dos pequenos partidos e do voto em branco obtemos mais votos dos que os votos do PSD. Histórico! Parece que este partido só existe, na nossa terra, quando há eleições autárquicas...
A nível nacional o PSD ganhou com cerca de 32% dos votos, mas depois de amanhã ninguém se lembrará destas eleições. Estas eleições foram um fait-diver.
Em Setembro e Outubro volta a haver sangue, suor e lágrimas, quando forem as eleições legislativas e autárquicas. Aí sim!

Comentários

px disse…
Pois se nao for assim muitos dos habitantes nao recebem rendimento minimo e nao poderiam continuar a "polir calçada".
Isso é tudo debaixo do interesse pois se soubessemos quem sao essas pessoas quem votou em quem nem valeria dizer mais nada.

Abraços
Filipe Tavares disse…
O voto é Livre!

Mas, eu tenho que dizer o que me vai na cabeça.

Imagino que existe muita gente no P.F. que vota no mesmo partido porque não tem capacidade de destinguir um candidato contra a autonomia de outros candidatos a favor.

Votam PS independentemente de tudo. O fenómeno acontece com outros partidos claro.

Quando houve o 25 de Abril em 1974, houve gente que nem deu por isso.
JASRAPOSO disse…
A Câmara Municipal da Ribeira Grande já afixou no Jardim da Ribeira do Lugar um placard com informações sobre o trilho do chá.

O tilho está muito bem assinalado no seu percurso e é de fácil compreensão
Emanuel Furtado disse…
Caro JASRAPOSO,
pelo que sei não foi a Câmara Municipal mas sim a Secretaria Ragional...
Um bem haja a todos
cantoneiro 2 disse…
Evaristo não deves gostar mesmo nada da câmara municipal não tem importância quem afixou o que é mais importante é que está lá o resto não tem relevância nenhuma.
certo disse…
Mais uma vez primamos pela espontaneidade...!!! Tivemos uma vitoria em grande do PS no Porto Formoso! Sinal de grande partidarismo ou, numa visão possível, um claro (como têm tentado dizer) sinal de "algum desconhecimento político? Só os tempos o dirão... Mas que os discursos dos líderes animou os socialistas é um facto. Tanto Sócrates como César reconhecem a derrota, mas parecem tê-la entendida como um claro aviso de exigência e motivação (preocupação positiva) para as Legislativas e Autárquicas. Algo de positivo, embora espere que a Manuela nunca tenha de governar, nem que seja com a ajuda do Bloco ou PCP.

E como fica o Dr Ricardo Silva no único concelho Socialista que perdeu para o PSD/PPD, em São Miguel? R: Dependente do sucesso das obras de ano eleitoral junto dos eleitores e com a expectativa de um certo partidarismo portoformosense socialista (actual... porque no passado foi diferente) se pegar a outras freguesias como Rabo de Peixe!
JASRAPOSO disse…
Na ilha de S.Miguel, foi no Porto Formoso que o PS obteve a sua maior vitória percentual - 61,94%.

Seria bom que alguns membros da Câmara Municipal da Ribeira Grande soubesse respeitar estes votos
O Regedor disse…
A percentagem de votos no PS, no Porto Formoso, deve ser a mais alta dos Açores e quem sabe do país.

Caro cantoneiro2,
mais uma vez estou em desacordo consigo. Começa a ser normal.
Então não interessa nada quem colocou a placa do trilho do chá? Ou seja, não interessa saber quem faz as coisas?
A mim faz-me muita diferença porque estava admirado por esta nova atitude da CMRG, mas afinal foi a Secretaria do Ambiente. Durante algumas horas pensei que fosse a Câmara a ter esta iniciativa.
Agora resta saber se o percurso do trilho está limpo e sinalizado.

Como não sou de falsas modéstias, fica aqui o registo de como tudo começou, com a colaboração de vários bloggers que se propuseram a delinear vários trilhos no Porto Formoso:
http://acasadamosca.blogspot.com/2006/05/o-primeiro-passo.html
Também recordo a colaboração da Junta de Fregusia.

Esta placa irá merecer um post.

PS. Sei que não é comum, mas volto a insistir, descerem uma placa na inaugiração dos balneários com os nomes dos autores daquele imbróglio! Quero que as gerações futuras saibam quem foram os responsáveis por tamanho abjecto.

Sugestão de placa:
Balneários da Praia dos Moinhos - a obra mais constestada e inicialmente ilegal

Arquitectura: Fernado Monteiro
Responsável pela obra: Câmara Municipal da Ribeira Grande
Empresa que adjudicou a obra: Ribeira Grande+

Inaugurada a 27 de Junho por ...
Unknown disse…
Mais vos digo, eu q até sou bastante de esquerda, mas q por não haver uma boa alternativa ao PS RGrd, era neles q ia votar... Ia, pq já não vou.
Voto em branco como fiz no domingo passado, por atitudes como o presidente da CMRG tem tomado nos últimos tempos.

Mais, diz q vai (finalmente) haver uma grelha na descida do caminho da Ladeira da Velha???? Pois já não era sem tempo!!!

Há 3 anos atrás comentei essa necessidade com o presidente da junta q m disse q iria fazer td o q estivesse ao seu alcance para solucionar esse problema... 3 anos passados e td continua na mesma! Uma vala a servir d passadeira entre a estada regional e o caminho... Nunca tal s viu!! Só aqui nos Açores!!!!
E acredito q não seria mt dificil e até dispendioso obter uma grelha para aquele sitio!!!
Mas ao q parece finalmente vai ser posta a dita grelha, para q o Sr Presidente não esfole o seu precioso automovel, na dita vala.

Tomara q ela resvale, ou q s parta qd ele estiver lá em ciam, ou s isso não chegar, q parta uma perna na calçada/ pedra de lavoura com q mandou calcetar o caminho de acesso à praia!!!

Aliás, alguém me pode dizer q Merd@ é aquela????? Onde já s viu calcetar daquela forma uma rua???? Metade de uma coisa, e metade de outra?????
E já experimentaram andar em ciam da pedra de lavoura com areia???
Tenho a certeza que será preciso alguém escorregar e magoar-se a sério para que alterem aquela jorda!!!
Silva disse…
Caros leitores, ainda estamos no rescaldo das eleições, claro é normal apontar todos os defeitos e causas, possiveis á derrota do P.S.,todos sabemos, que é cìclico, ainda bem que assim é, sinal de que há democracia e que o povo está atente, pronto a mudar de camizola, embora a minha opinião tal derrota deve-se aqui nos Açores ao Presidente Carlos Cezar, não poder concorrer a nova legislatura, quanto ao meu ver os Açores ganharam muito, só vendo o que eles foram capazes de fazer e como tudo isto ficou diferente com projecção para o futuro. Pois outro que venha não irá ficar alheio ao progresso dos Açores. Quanta a respectiva grelha, è vergonhoso ningueum a qum de direito ter levado tal envento, pois melhor seria betumar aquela derivação, se repararem não não hà dernagem de água, ou seria tão pouca que mais valia, virar para a Ladeira da Velha (Camara e Governo não iriam brigar, dado que é para o mar que ela vai toda)e ficar com uma saída em segurança, embora tal grelha ainda venha a tempo quase que não vale de nada, pois a nova estrada já está em curso e provavelmente irá alterar tudo o que ali está feito.
A ver vamos amigos
JASRAPOSO disse…
A história da grelha na Ladeira da Velha conta-se em dois tempos. Um cidadão encontrou o dr. José Contente e falou-lhe no assunto, este, de imediato, telefonou a um empreiteiro para colocar lá a grelha.

O empreiteiro informou o Secretário que colocaria a grelha em oito dias. Vamos a ver se o prazo se cumpre.
Emanuel Furtado disse…
Caros bloggers,
Aqui deixo a minha análise às eleições Europeias de domingo passado, fazendo-a em três vertentes: o País; os Açores; o Porto Formoso.

O PAÍS:
Estas eleições foram sem ganhas pelo PSD, é um facto. Teve maior número de votos logo é o vencedor!

O PSD ganhou em 15 distritos (em 2004 tinha ganho em 5 distritos: Vila Real, Viseu, Bragança, Leiria e Madeira), a coligação CDU ganhou em três distritos (Setúbal, Évora e Beja) (em 2004 não tinha ganho em nenhum) e o PS ganhou em dois distritos (Lisboa e Portalegre) enquanto que em 2004 tinha ganho em 15 distritos, sendo que os Açores eram um deles.
O PS desceu, relativamente a 2004, de 1,450 milhões de votos para 950 mil votos, isto é perde aproximadamente 500 mil (meio milhão) votos.
PSD e CDS coligados tiveram 1,130 milhões de votos em 2004 e agora obtiveram, respectivamente, 1,100 milhões de votos e 300 mil votos. Isto somado resulta em 1,400 milhões de votos, o que significa que terão subido, nas diferentes proporções por volta de 70 mil votos o CDS e 230 mil votos o PSD. OS restantes 200 mil votos que o PS perdeu foi para a restante esquerda que também subiu bastante.
É minha opinião que estes 500 mil votos que o PS perdeu se devem à actuação do Governo e do ataque sem escrúpulos que este PS faz a diversa classes profissionais, nomeadamente aos professores. Estou em crer que dos 500 mil votos que o PS perdeu, aproximadamente 300 mil são de professores e suas famílias. Aliás existe um movimento ANTI-PS a "correr" nas hostes dos professores.
No caso do PAÍS falei em resultados absolutos visto que a abstenção em 2004 e 2009 é basicamente a mesma.
Emanuel Furtado disse…
Os AÇORES:
Aqui o PS também sofre um claro revés relativamente aos resultados de 2004.
O PS, em 2004, obteve 49,31% enquanto que em 2009 obteve 32.86% o que equivale a uma descida de 16 pontos percentuais.
Por sua vez o PSD (coligado com o CDS) obteve, em 2004, 40,95%, enquanto que em 2009 obteve 40.07% e o CDS 7.75% que somados dá quase 48%. Relativamente ao BE e à coligação CDU, obtiveram em 2004, respectivamente, 1,85% e 1,67%, enquanto que em 2009 obtiveram, respectivamente, 6.43% e 3.22%. No caso do Bloco mais que triplicou a sua votação e a CDU quase duplicou.
Mas existem dois outros resultados que me intrigam bastante, os votos em branco e a abstenção.
A abstenção foi de quase 80%, isto significa que em cada 5 eleitores, 4 não vão às urnas. É deveras preocupante e os políticos deviam reflectir com profundidade o significado destes números.
Mas os votos em branco são os que me causaram maior estranheza. Em 2004 a percentagem de votos em branco foi de 1,92%, enquanto que em 2009 foi de 5.15%, isto é quase que triplicaram. Durante estes dois dias falei com muita gente, claro que a maior parte foram professores, e o que ouvi com muita frequência foi do tipo: "Sou do PS mas não posso votar neste PS. Fui lá de propósito votar em branco".
Pode ser uma justificação para a elevada percentagem de brancos.
Emanuel Furtado disse…
O PORTO FORMOSO:
O Porto Formoso é um caso paradigmático e crónico, de há uns anos para cá em que o PS ganha todas as eleições, independentemente da actuação do Governo da República e/ou do Governo Regional. Por que será isto assim???
Enquanto que em 2004 votaram 436 eleitores em 1080, o que dá uma abstenção de 60%, em 2009 votaram 247 eleitores em 1211, o que dá uma abstenção de 80%. Significa isto que os eleitores estão pouco preocupados com a Europa? Em minha opinião, sim!

Para finalizar, gostaria de realçar dois aspectos que podem ser interessantes para as autárquicas.
O primeiro é que o PS ganha em 8 das 14 freguesias do Concelho, com vitória do PSD nas restantes 6. A situação agrava-se se pensarmos que essas 6 são as mais populosas do Concelho, o que fez com que o PSD as tivesse ganho com 54 votos de diferença. A afluência às urnas no Concelho foi de 16,06%. De referir que em Rabo de Peixe a afluência às urnas nem chegou aos 10% (9,19%).
A outra situação prende-se com a actuação do Presidente da Câmara nos próximos tempos. Prestem atenção que parece-me que vão haver diferenças. A ver se desta vez todas as freguesias são contempladas com candidatos tanto para a Assembleia Municipal como para a Câmara Municipal.

Queria agradecer quem tiver paciência para ler tão grande texto de análise às eleições e desculpem a maçada.

Um bem haja a todos.
Emanuel Furtado disse…
Esta análise teve de ser repartida em três, por ser tão extensa não cabia num único comentário.

Um bem haja
O Regedor disse…
Então ficamos a saber que foi preciso um cidadão falar pessoalmente com o Mestre José Contente para resolver o problema da grelha da Ladeira da Velha.

Mas então qual o papel da Junta e da Câmara que em 3 anos não resolveram o problema de uma simples grelha de metal?

Isto demonstra, na prática, aquilo que venho a defender: têm de ser os cidadãos a defender a freguesia!!!!
Tal como este cidadão o fez, falando com o sr. Secretário Regional.
Porque se estivermos à espera que alguém faça alguma coisa.....................ZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzz

Estamos a falar de uma grelha. Agora imaginem se fosse um problema complicado!

Caro Evaristo, concordo em tudo com a tua análise. Acrescento que mesmo nas últimas eleições os votos em branco aumentaram muito no Porto Formoso.

Cumprimentos
Emanuel Furtado disse…
Aumentaram bastante em percentagem mas em valor absoluto subiram de 4 para 6 votos brancos.
Um bem haja
Silva disse…
. É no mínimo caricato a história da grelha, claro é que alguém é responsável, não sei a quem posso imputar culpas, mas como são da mesma cor, o Sºr Secretário pôs maos à obra, não tenho duvidas no prazo, (tem de ficar pronta para a inàguração das obras da pràia) se fosse de cor difrente provavelmente dizia que era da responsabilidade da camara, e perciso não esquecer que ficou muito mais assentuada, por terem levantado a cota, quando da remodulação da asfaltagem, tornando-se perigosa em toda a sua extênção,uma codução mais descuidada, que possa dar origem, a cair dentro e causar danos ou até capotagem, em todo aquele troço que foi reconstruìdo, mas enfim não podemos fazer nada, senão amanhar, com o que existe, graças e espero não levar muito tempo, a alteração daquele troço que muito em breve deve ficar ao serviço dos utentes que dele irão fazer o seu dia a dia para o trabalho que bem precisão.
. Até breve amigos
JAGPacheco disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JAGPacheco disse…
O entroncamento do caminho da Ladeira da Velha com a Estrada Regional vai sofrer alterações como já referiu o Bloger Silva e como testemunham as escavações que ali estão a ser feitas. Pelas regras da nova “via rápida” só poderão entrar na Ladeira as viaturas que circulem na estrada regional no sentido Nordeste – R. Grande, enquanto que as viaturas que circulem no sentido R. Grande – Nordeste não poderão ali entrar, tendo hipoteticamente de vir ao cruzamento do ramal do P. Formoso inverter o sentido. Assim como sair da Ladeira da Velha para a nova via só poderá ser feito no sentido da R. Grande, percorrendo um pequeno troço da estrada actual.
cantoneiro 2 disse…
Só totalmente contra a colocação da grelha na valeta da entrada da ladeira da velha (como já foi explicado e muito bem pelos bloggers JACPacheco e Silva)porque se repararem desde que foi colocado o novo asfalto ao longo da via nas valetas tem grandes diferenças de cotas que já originarem alguns acidentes não compreende o porquê de um grelha só na entrada da ladeira da velha quando a mesma entrada vai ser toda remodelada é só estragar mal o dinheiro dos contribuintes bem a não ser que seja para as entidades passarem com as viaturas por altura da inauguração da obra da praia dos moinhos.
Alex disse…
Em relação ao resultado das eleições europeias não faz sentido que Carlos César venha se justificar que o mal foi a abstenção, porque nas últimas regionais que o PS ganhou a abstenção também aumentou.
Em relação à Ribeira Grande o PSD ganhou e isso pode ter significado nas eleições autárquicas. É que há cada vez mais gente descontente com esta Câmara... Aliás o Porto Formoso tem sido uma das freguesias mais prejudicadas... Veja-se as promessas feitas e aquilo que foi feito...
atento disse…
A Camara municipal da R. G. adaptou a Lenda da Ladeira da Velha q pertence ao Porto Formoso, a peça de teato. A dita peça já foi várias vezes realizada na R.G. para todas as escolas. Na semana passada foi realizada na Maia. Claro q a Escola do Porto F. não foi convidada.Tristeza de Camara. Para quando o Convite? Afinal as nossas crianças adoram teatro e ainda mais quando é sobre a sua terra. Sr Presidente assim os votos não pra si. Já lá vão demasiadas desilusões na minha terra.
cantoneiro 2 disse…
há quem disse:

Em relação à Ribeira Grande o PSD ganhou e isso pode ter significado nas eleições autárquicas.

Logo o mesmo pode ser atribuído ao Porto Formoso.

Em relação ao Porto Formoso o PS ganhou e isso pode ter significado nas eleições autárquicas.
cantoneiro 2 disse…
há quem disse:

Sr Presidente assim os votos não são pra si. Já lá vão demasiadas desilusões na minha terra. (Porto Formoso).

Nas 4480 Freguesias do País com mais votação para o Partido Socialista foi o Porto Formoso.
cantoneiro 2 disse…
Fica à consideração de todos os intervenientes o respectivo comentário.
Filipe Tavares disse…
Independentemente do Partido, existe muito boa gente que nem sabe em quem está a votar, e vota no mesmo partido porque assim ficou habituado. Se os Cidadãos percebecem o que implica votar num cabeça de Lista como o Vital Moreira, certamente pensavam duas vezes. Por outro lado todos nós percebemos qual a realidade politica do Porto Formoso.

brain wash ou não, é assim que acontece!

As consequencias politicas muitas vezes devem-se à incosciencia dos eleitores.

Deve-se votar nao no partido, nao na pessoa, mas sim nas ideias e projectos que se pretende ver realizados.
Silva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Muita TINTA irá rolar nos proximos meses.,.
cantoneiro 2 disse…
aló está alguém aí
Filipe Tavares disse…
está uma placa nas poças da Ribeira Grande com o seguinte horário horário:

Abertura 10:00
encerramento 17:00
Unknown disse…
Soube por "portas e travessas" que quem vai estar à frente dos balneários novos da praia será o proprietário do snack bar....

Soube também que a CMRG lhe vai consertar a casa que ele tem ao inicio da canada para a praia, com acesso para o carro e tudo(deve ser do género: "se não os podes vencer junta-te a eles!!!")...

Soube também que o lavadouro antigo, que foi recuperado há uns anos e que está à esquerda quem vai para a praia, vai ser transformado em posto de turismo(venda de artesananto e que vai ser explorado pela mesma pessoa e por um período de 10 anos...

Mas afinal que MERD@ vem a ser esta???? Alguém me pode explicar????

Será que já não bastava o que já destruiram na praia actualmente e ainda vão nos privar do pouco que por lá ficou???

Toda a vida me lembro de passr dentro do lavadouro, ou para tirar fotos ou para limpara areia q trazia da praia, e agora vai ser "privatizado"???
Unknown disse…
Isso parece simples de resolver. As eleições estão á porta. Faça-se campanha contra o presidente da camara e alguem que faça uma lista credível para as eleiçoes no porto formoso para ver se muda a cor politica. Se a lista for credível eu voto nela para ver se o sr ricardo silva aprende a não brincar com as pessoas.
deus2deus disse…
Isto se for verdade é o fim da picada!

Perderam a vergonham.

Adeus
Filipe Tavares disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Tavares disse…
Se isto se confirmar, estamos a falar de coisas muito graves aqui. E que os seu autores não poderão ficar impunes!

quanto à venda de postais no recinto das lavadeiras, acho um autentico atentado à história daquele lugar. O interessado, que abra o antigo moinho e faça lá esse seu negócio. A CMRG deve sim manter o espaço como está. Eu pessoalmente acho ridiculo esses espaços turisticos. querem fazer o que se faz em todo o lado. sejam originais. Comecem por atender melhor os clientes e deichar de fazer cenas com turistas como já tive a oportunidade de presenciar.
Por falar em listas ouvi um boato que o gaudecio vai-se candidatar numa lista independente para a junta.
Espero que isso seja verdade para acabar com a mama que existe no Porto Formoso. Força gaudecio conta com o meu voto.
Unknown disse…
Tb sou a favor de a CMRG em vez de arranjar a casa de alguém arranjar algo q é d todos, ou melhor de acesso para todos como por exemplo o antigo moinho q já serviu de café.
Arranjava s um sitio catisço e próprio para esse local de vendas de artesanato e não s destruia o q é de todos, como o lavadouro.
É uma vergonha!
Jamais votarei neste presidente, qr da camara qr da junta! JAMAIS!
deus2deus disse…
Esse Ricardo Silva está a dar os tanques de lavar roupa ao Soares que nunca deu nada de si ao Porto Formoso! Os tanques são NOSSOS

Se o Emanuel Furtado fizer uma lista boa independente conta com o meu voto.

As contas vão ficar baralhadas.
o PS vai perder muitos votos
o PSD continua a ter os seus~poucos votos

Tudo pode acontecer e quem sabe ganhar.

Adeus

Força Gaudêncio Acaba com a politica dos sacos de cimento e da cervejola! Acaba com o baixar de cornos perante a CMRG
deus2deus disse…
Esse Ricardo Silva está a dar os tanques de lavar roupa ao Soares que nunca deu nada de si ao Porto Formoso! Os tanques são NOSSOS

Se o Emanuel Furtado fizer uma lista boa independente conta com o meu voto.

As contas vão ficar baralhadas.
o PS vai perder muitos votos
o PSD continua a ter os seus~poucos votos

Tudo pode acontecer e quem sabe ganhar.

Adeus

Força Gaudêncio Acaba com a politica dos sacos de cimento e da cervejola! Acaba com o baixar de cornos perante a CMRG
deus2deus disse…
O soares se quer vender louça da lagoa que venda no seu antigo moinho!
Filipe Tavares disse…
Para que o moinho seja recuperado com dinheiro público, é necessário classifica-lo. o governo apoia o seu restauro com 50% a fundo perdido.

A CMRG que deixe aquele sitio como era antes e sem postais e artesanato. o Posto de turismo da RG é que deve servir essas coisas. vão nos contaminar com esses galhardetes agora????
Filipe Tavares disse…
Dou o meu apoio a outra lista para o P.F. se isso contar para alguma coisa. Ajudo na campanha se for preciso.
virafoto disse…
-----Não sei se é piada de mau gosto, ou se é verdadeira, onde há fumo há fogo. Claro, pois sou totalmente contra que se, tal invento se venha a concretizar, ser mesmo um dos lugares míticos, onde nossos emigrantes, matam saudades, não basta, já terem deixado destruir parte dos moinhos que faziam parte da história de um povo, que demonstra, e bem o seu passado, no meio de tudo isto, o que faz o SrºPresidente da Junta de Freguesia, assiste a tudo isto e não faz nada, ou consente? pois se calhar não tem voz na matéria.
-----Óra ai temos um bom invento, se formes a ver em outros concelhos nesta ilha e não só, em zonas balneares, dispobenilizam, bases plantaformas, delineadas a montagem de Snek Bares, ou semílares, que depois de autorizadas e liçênciadas, são postas a concurso, com cadernos de encargos e cedidas ao que melhor serve:- em alguns; como seja nadadores salvadores, limpeza diária da prària e balneários, durante a època sazonal balneária, tudo isto é em muito semelhante ao que se encontra cá nos Açores e não só. Assim já eu concordava.
----Até breve meus amigos
Unknown disse…
Oh virafoto, não peaquei nada do q dissest...
Explica t sff
Silva disse…
Segundo o que eu entendo, do bloguista virafote é o seguinte, não concorda com a montagem da loja nos tanques de bujitaria, mas sim, que a Camara construa uma base a fim de se poder montar um pré fabricado, que sirva para Snek Bar ou similar, indo a concurso publico onde poderia tirar mais valias, sendo definido pelo tempo razoavel, (nunca superior a cinco anos?) ou seja idêntico á práia da Ribeira Quente, Povoação, com todas aquelas, clausulas, salvaguardadas. (Não sei se seria boa ideia?)
Anónimo disse…
Muito bem,,. já os estou a ouvir reclamar do nosso presidente,.
Parece k agora é que estao a perceber que aquele sujeito ainda nao fez nada em BEM desta freguesia,.
Este sujeito cortou as pernas a todos os jovens que gostavam de praticar desporto e nao só.,
O que é que se faz nesta Freguesia á noite ?
Talvez o que ele faz e gosta !!!!!!!
De sagres em sagres lá vamos nós.
Que se faça entao esta lista e toca a acordar pessoal.....
deus2deus disse…
Sei de fonte segura que a Junta vai tomar posição contra o roubo da privatização dos tanques de lavar roupa dos moinhos.

Adeus
Unknown disse…
Será mentira???
Será verdade... toda esta história???
Não sei...
Certo, certo, é q as obras na casa do Soares já começaram...

Eu sempre gostei (nunca votei, mas ia votar estas próximas eleições) no trabalho desenvolvido pelo actual presidente da Junta. Do da CMRG não tinha grande opinião.
Depois de tudo o que aconteceu e ainda está a acontecer e ainda ser prepara para acontecer num futuro próximo, prefiro votar em branco do que nestes gajos!!
JASRAPOSO disse…
Assim vão as obras na Praia dos Moinhos.

A Câmara está a guarnecer duas moradias à entrada da praia, que se encontram desabitadas. Um dos proprietários ofereceu uma pequena zona à frente da sua casa para que o acesso à praia ficasse mais largo. Pretende-se assim dar uma imagem mais positiva do acesso à praia.

Os lavadouros vão ficar como estão apenas com melhoramentos na área da luminosidade.

A gestão da praia e dos balneários vai ficar a cargo da empresa municipal Ribeira Grande Mais.

A data da abertura dos baneários mantém-se para o dia 27 às 11 horas, com a presença, entre outras individualidades, do Secretário Regional do Ambiente. Haverá nesse dia à tarde um torneio de futebol de praia e à noite um conjunto musical.

Vai valer a pena ir nesse Sábado ao Porto Formoso.
Filipe Tavares disse…
Bom, parece que o Blogger JASRAPOSO tem-se revelado o grande esclarecedor dos factos antes e depois de acontecerem.

Se as coisas acontecem como explica, realmente o cenário não é tão feio quanto estavamos a prever.

Em relação a guarnecer as casas, até acho bem, mas isso é da responsabilidade dos moradores e não gosto de ver o meu dinheiro a recuperar habitações de quem tem dinheiro para o fazer. Possivelmente será uma recompensa ao Soares por ter apoiado a obra facilitando o acesso das pessoas à praia atravéz do seu estabelecimento, possivelmente por ter chamado os peticionários de drogados no seu jornaleco.

Quanto aos lavadouros. se houver alguma luz, de forma discreta, também acho bem. Vender ali postalinhos e bonecas de folha de milho é que não!!!

Quanto à gestão dos Balneários, deve ser da competencia da EM RG+ pois está perfeitamente habilitada para gerir uma infraestructura tão facil como aquela.

A minha opinião em relação à inauguração dos Balneários é a seguinte: Seria muito bom se patrocinassem como deve ser um festival sem fins lucrativos e gratis para o público como foi o do ano passado. Por outro lado e sendo eu completamente contra aquela obra, de todas a maneiras e formas imaginárias, não terei motivo nenhum para celebrar tal evento, nem sequer de querer recordar a sua existência, algo que não poderei fazer porque a minha vontade de ir aos moinhos é tanta que terei mesmo de aprender a viver com a existência daquele atentado.

O Porto Formoso para mim já era. Agora não é Formoso, e perdi MUITO a estima que tinha por esta freguesia de incomparavel beleza. Muitas recordações tenho da minha adolescencia, acampamentos, patuscadas, espirito santos, festas de verão, do Jorge, do Amaral, do Inesquecivel Viana, Laudalino e Carlinhos Nadador. A única coisa que ainda resta é o final da praia, onde não se vê a Merda que ali foi construida e Alguma pessoas que respeito muito por aquilo que elas são. Boas, Sinceras, honestas, Genuinas. Quanto aos "Filhos de Puta", quero que paguem os seus pecados ainda em vida!

Filipe Tavares
O Regedor disse…
Começa a haver alguma luz sobre estes assuntos "obscuros".

Também acho bem guarnecer as casas, porque, de facto, dão mau aspecto à entrada da praia, mas também não me agrada nada que estejam a guarnecer casas de pessoas que têm dinheiro para as guarnecer.

Quanto à idéia peregrina de transformar os lavadouros em tenda de postais e bonecas da terra em versão veraneio empregadora de recibos verdes, o meu estômago não consente tal heresia. Como tal não vou fazer comentários, pois corria o risco de vomitar.

Cumprimentos

ps. evidentemente, gosto demais da Praia dos Moinhos para deixar de lá ir.
Ainda não fui lá este ano, nem irei enquanto não estiverem prontas as obras. Não me agrada estar na praia lado a lado com obras a decorrer, máquinas, mestres e barulho.
E, claro, não contem com a minha presença na inauguração. Também não fui convidado, não estava à espera de o ser, nem sequer o queria.

Passar bem.
px disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jabf disse…
É perante situações como essas aqui mencionadas, que eu recuso-me a votar em qualquer pessoa...nem me abstenho.
Entre as pessoas que votam na abstenção e aquelas que não exercem o seu direito de voto, como eu, existe somente uma pequena diferença prática: o tempo que se perde a votar em branco não é igual ao tempo que se perde a pensar em não votar.
No passado desconfiava da retórica dos politicos, hoje faço da retórica deles o prazer de não acreditar neles.
Já Woody Allen disse: "O mágico fez um gesto e desapareceu a
fome; fez outro e desapareceu a injustiça;
fez um terceiro e desapareceram as guerras.
O político fez um gesto e desapareceu
o mágico."

Um abraço
px disse…
Sr. Regedor fica as minhas desculpas se o comentário foi um tanto potente.

Abraços!
O Regedor disse…
Foi um bocado potente caro blogger px.

Vamos tentar não trazer questões pessoais para a discussão. Bem sei que a temperatura anda alta e é propícia a excessos, mas vamos manter o nível do discurso.

Cumprimentos
Silva disse…
É caso para dizer (quem pode ser Regedor) Não ponham mais achas, para a fogueira, (carece de resposta,) mas sim no jornal que deu tal noticia ai achava bem. Um bem haja, amigos
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Tavares disse…
Estou cada vez mais convicto que venho de uma terra de broncos. Não são todos, mas começo por destacar o Sr. Presidente Ricardo Silva por não ter "TOMATES" para impedir a tourada que querem organizar para as Festas de S.Pedro.

EU PENSO QUE ESTE PRESIDENTE ESTÁ LOUCO E CADA DIA QUE PASSA É CADA VEZ MAIS EVIDENTE. O PIOR SERÁ, SE FOR ELEITO NOVAMENTE, PORQUE DAÍ SÓ CONSIGO TIRAR DUAS CONCLUSÕES:

- O POVO É ESTUPIDO

- ESTAMOS TRAMADOS

ABRAÇO

Filipe Tavares

Decididamente contra a postura deste Presidente Louco!
O Regedor disse…
Em trânsito por Lisboa

Ao longe, a cerca de 2000 Km do Porto Formoso, ouço rumores de uma Lista Independente no Porto Formoso.
Ouço também que pode ser apresentada uma lista pelo Bloco de Esquerda à Câmara da Ribeira Grande.

O facto de haver rumores indica que existe descontentamento. Se é suficiente para avançarem com listas, não sei.
Reencosto-me na cadeira e aguardo por desenvolvimentos... onde há fumo há fogo.
aguia disse…
O Bloco de Esquerda anda a movimentar-se para apresentar uma candidatura à Câmara da Ribeira Grande. Já toda a gente sabe que um professor de filosofia anda a tentar obter apoios entre ex-alunos e colegas para ver se consegue fazer uma lista do BE à Câmara. Ainda se sabe que esse professor já conseguiu o apoio de outro da área da biologia e levou uma nega de outro da zona da matemática. Ao que se julga este da matemática já se teria comprometido com outro partido mais credivel. Essas reuniões à noite e em bares têm sempre alguém que dá informações.
Também consta que o Regedor vai na lista do Paulo Casaca para a Câmara de Ponta Delgada.
No Porto Formoso o PS já tem a sua lista praticamente pronta. Equipa que ganha não se mexe.
Anónimo disse…
Já agora lançava um desafio ao Regedor, porque nao lançar um blog para que todos os portoformosences pudessen dar a sua opiniao acerca do trabalho realizado pelo nosso presidente durante os ultimos 4 anos, e o que acham que foi feito......,
E esta hen....,,.
deus2deus disse…
Cá prara mim o regedor vai ser da lista do PS do Paulo Casaca em Ponta Delgada, da lista do Bloco de Esquerda na Ribeira Grande e da lista independente no Porto Formoso!

adeus
sr. aguia então como é que explica esse boato de o Emanuel Furtado ir fazer uma lista independente. Ele não fazia parte da lista do PS de a 4 anos?
Ou então já que a lista está praticamente pronta sem ele????
eu continuo na minha onde há fumo há fogo e se ele apresentar uma lista com gente discreta é capaz de ganhar.
SOS COSTA NORTE disse…
O que dizem os meus companheiros deste blog sobre a tourada programada para as festas da RIBEIRA GRANDE???
Silva disse…
-----Não é tradição nesta Ilha, de S.Miguel,haver touradas, de todas as formas e feitios, já à alguns anos fizeram nos Fenàis da Ajuda, muito recente, Fajã de Baixo,(ou Cima)campo de Santana, Lagoa e pelos vistos, não é estranho, se em qualquer Vila ou Cidade, desta Ilha venha a acontecer tal evento, é preciso ver, que em quase todas as Ilhas dos Açores, se fazem touradas, embora em São Miguel não seja tradição, se reparamos bem, grande parte da nossa população, é das outras Ilhas, Açorianas, isto para não dizer, que temos muitos continentais, como residentes, que são adeptos de tais eventos, por isso não me ademira nada, de que tais tradições, se fixam nesta Ilha, e muitos de nós as aceitamos e festejamos em comum. Quanto ás festas da Ribeira Grande, se tal invento for feito, não tenho duvidas, que vai ser bem sucedido, repare-se no campo de Santana, o sucesso que tem tido. Pois eu sou contra a qualquer maus tratos aos animais, mas uma tourada à corda ou uma garreada, desde que não estejam a ferir o touro ou a vaca, para além de não ser tradição, não vejo porque não. Embora tudo tenha limites. Até breve meus amigos, que se lanço os foguetes, para dar início à festa.
Filipe Tavares disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Tavares disse…
Caro Blogger Silva

Queria clarificar o seguinte:

1º- a tourada à corda resume-se À provocação de um animal que por sua vez reage de forma agressiva a estas provocações. O Animal é transportado para o local da tourada numa caixa de dimensão reduzida, é amarrado, puxado, provocado, obrigado a atacar os anormais que o provocam. O touro fica em alto stress, magoa-se fisicamente, com quedas e embates.

2º A tourada à corda não tem tradição em S.Miguel e por este motivo devemos zelar para que tal não aconteça, ao invéz de promover tais eventos.

3º Este tipo de eventos são crueis para os animais e hoje em dia nada dignificam uma sociedade. Eu penso que os Ribeiragrandenses não querem ser vistos como um povo BÁRBARO E CRUEL.

Estamos numa altura em que cada vez mais se fala na protecção dos animais, e por estupidez e ignorância a organização das festas faz precisamente o Contrário.

O Presidente Ricardo Silva, que devia zelar pela qualidade da nossa sociedade, apoia o evento.

Santa Ignorância.

Quanto aos Senhores das outras ilhas e continente que gostam de tourada, que vão vê-las nas suas terras, porque em S.Pedro o que há de bom para ver são as cavalhadas.

Parece que em vez de andarmos para a frente estamos a andar para trás.
Unknown disse…
boa tarde
Unknown disse…
Caro FMT

Tenho ja lido muita coisa e resolvi intervir!

So te lembraste desta Freguesia ha pouco tempo, numa altura de pre campanha eleitoral!
É kestao pra se pensar quanto é que tás a receber da oposição PS pra tares assim tao "traumatizado". Foi a praia e agora a toirada! A seguir o que será?

A continuação de um excelente fim de semana!
Filipe Tavares disse…
HEHE, caro jornalista, não estejas a tentar corromper-me.

nem sejas rudimentar.

primeiro não tenho culpa da CMRG fazer obras polémicas em pré-campanha Eleitoral.

caso não saibas a praia dos moinhos marcou a minha infancia, adolescencia, juventude, e está sempre no meu pensamento. outra, recordas-te do festival "Moinhos 2002" ??? foi ideia minha, e foi um sucesso. o SOUND SET SUN SYSTEM em 2008 também foi, por isso não me venhas cá dizer que só me lembrei da freguesia à pouco tempo.

já agora que falaste em oposição. onde é que a viste??? existe alguma??? se houver quero lá estár!!! se ninguém me aceitar faço eu a minha!!!
Filipe Tavares disse…
Já agora, se queres acompanhar a fundo o meu protesto e dos que me apoiam, visita o blog "SOS Costa Norte".

A mais recente noticia, é um protesto contra a construção de um percurso pedonal em madeira em torno da lagoa do fogo.

fica bem! e olhos atentos aos disparates do "El Presidente toureiro"
Unknown disse…
"..olhos atentos aos disparates do "El Presidente toureiro"..!

Axo que tas a perseguir
exageradamente!

Não vejo o mal em touradas!

Não me entendeste quando disse OPOSIÇÃO... puxa pelos neuronios!

É muito facil vir aki criticar o trabalho dos outros e opinar sobre o bem e o mal, quando na realidade as pessoas ate praticam mais mal do ke bem ou pior ainda: NAO FAZEM NADA!

Um bem haja a todos
Filipe Tavares disse…
Caro Jornalista, facil é falar no anonimato.

Eu percebi perfeitamente o que disseste, e não admito o teu mediocre comentário, porque pura e simplesmente não me vendo, nem me vendi. Caso não saibas sou independente, e os valores que sigo são reais e claros como a água.

Em relação a este executivo:

Sou contra a tourada, contra o projecto escolhido para o Porto formoso, contra o investimento na praia de santanta, contra o percurso pedonal na lagoa do Fogo, contra o fraco trabalho cultural no Concelho, contra o centralismo, contra a postura do presidente que pura e simplesmente se mantem no silêncio quando é confrontado, contra o portão no areal de Stªa Barbara, contra o portão nas poças, contra a poluição na orla costeira das calhetas de Rabo de peixe, contra a requalificação da estrada para as caldeiras, contra a opção escolhida para os depósitos de água no Pico da Pedra, contra a esclusividade com 1 arquitecto, contra a feira medieval e o seu orçamento inconsciente, contra a hipócrisia deste presidente.

A favor do cartão do idoso!!!
A favor da ideia de uma nova esquadra da PSP!!!
A Favor da compra de uma camara de video para a PSP!!!
A Favor da remodelação da CMRG
A Favor da manutenção dos Edificios Públicos
A favor do desempenho dos serviços públicos e melhor atendimento aos cidadãos.

Ao que parece, a forma de Governar do Sr. Dr. Ricardo Silva está longe de me contentar. E "El Presidente Toureiro" não está a contribuir para elevar a consideração que tenho por ele...
Unknown disse…
Já agora pq não por o "monsiuer le president" á frente dessa tal tourada à corda... Sé q m entendem!!
:)
:)
Força Filipe, tou ctg e subscrevo td aquilo q dissest...

Ainda há dias desci à Lagoa do Fogo e o q tem d espectacular nessa descida é o seu acesso! Agora venho a saber q tb ai o "coisinho" da camara tb vai lá mexer???
Ora, façam-m um favor!!!
Já não há pachorra para este gajo...
Filipe Tavares disse…
Caro Jornalista, lamento imenso a tua afirmação:

"É muito facil vir aki criticar o trabalho dos outros e opinar sobre o bem e o mal, quando na realidade as pessoas ate praticam mais mal do ke bem ou pior ainda: NAO FAZEM NADA!"

Esta afirmação revela que para ti, é melhor fazer mal do que não fazer nada. contra factos não há argumentos, queres defender quem exactamente???

best wishes!!!
Cavalete disse…
S. João do Porto Formoso no seu melhor!

A sopa estava óptima, o serão de Sábado foi muito animado com as actuações "à medida" dos "fans", a cervejinha da barraca estava bem fresquinha, a procissão foi bonita e as arrematações bem conseguidas. Parabéns à organização! Agora resta esperar pelas sardinhas de quarta.
Filipe Tavares disse…
Tenho pena de não ter participado.

EM:
http://soscostanorte.blogspot.com/

estamos a discutir:

Lagoa do FOGO
TOURADA na Ribeira Grande - URGENTE
Praia do MONTE VERDE
PORTO DA Ribeirinha

Participa
SOS COSTA NORTE disse…
CONTRA A TOURADA NA RIBEIRA GRANDE E NAS ILHAS ONDE NÃO HÁ TRADIÇÃO!

ASSINEM JÁ AS 2 PETIÇOES EM

http://soscostanorte.blogspot.com/

CUMPRIMENTOS
virafoto disse…
Depois de tanta exaltação, de volta de uma tourada à corda, embora não seja tradição, saiu hoje no Açoriano Oriental,"CRÓNICAS DO AQUÉM" do autor Paulo Faustino, com o título "QUE TRISTEZA"a ser verdades, vejam quanto Bárbaros são os seus "autores", pois vejam, no que dá a tradição. Ai os autores não contestam, e preferiram dizer, que o que tem de bom para ver são as Cavalhadas (ou Carvalhadas,) vejam que (foto bem espelhada) para o tourismo recordar. Meus amigos muitas das tradições deviam de ser revistas e proibidas, para não dar em comentários como os de hoje, lembram-se que estamos no século XXI, vamos a ver se tratamos tudo por igual, quer seja tradição ou não
prega-e-foge disse…
Bom dia pessoal, já é conhecido o dia das legislativas, será a 11 de Outubro de 2009.
Ai pelo porto anda tudo muito calado,quem será que vai concorrer para a junta de freguesia?
alguém sabe?
espero que seja alguém discreto, porque pa gente imcopetente basta os que lá estão....
bom hoje é um grande dia pa alguns, finalmente a praia dos moinhos vai abrir....hehe teve quase sendo no fim do verão, é o que faz ser ano de eleiçoes, tudo a pressa pa ganhar votos....
será que o actual presidente da junta vai lá estar?
Ui cerveja no bar do josé soares nao falta de certeza, resta saber quem vai pagar...
xau bom dia de praia.....
prega-e-foge disse…
Caro Txp,´como é que podem responder a essa pergunta?
nao se fez nada de nada no porto formoso............
prega-e-foge disse…
Isto por aqui anda muito calmo, tá tudo com vontade de apanhar um pouco de sol e de aproveitar os novos balneários......

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso