Café Beira-Mar

Café Beira-Mar, meados dos anos 80. Da esq. para a dir.: José António Paiva; Jaime Cagarro; homem de bigode da Lomba da Maia; Américo Silva; Emanuel Faria, Nuno "Plora".


Como é bom ir ao baú das recordações colectivas da nossa terra. Desta vez através de uma foto da "loja" do Luís Rebelo. Esta loja/café que aqui vemos nesta foto, tinha outro tipo de modernidades que as antigas tascas da nossa terra ainda não tinham: um bom televisor a cores para ver os jogos de futebol, um tirador de finos, entre outras coisas. Este café, que hoje em dia é um mini-mercado, era o café da moda dos anos 80 e 90 no Porto Formoso.


Lembro-me de sair de casa da minha avó e ver quase sempre uma multidão à frente deste café, especialmente ao anoitecer quando todos regressavam do trabalho e lá se encontravam para trocar dois dedos de conversas, ver uns jogos de futebol na TV ou então beber umas "bolinhas" que era o nome pelo qual era conhecido a célebre cerveja Carlsberg da altura.


Era o café da malta mais nova à época, apesar disso eu não tinha idade para permancer lá durante muito tempo: os homens mais velhos não deixavam a criançada andar por ali. Mesmo assim, por vezes, conseguia passar despercebido no meio da multidão e ficar algum tempo a ver o futebol.


A sua localização era o centro do movimento no Porto Formoso de então, cruzamento de quem vinha das terras, das canadas, do mar, da camioneta, dos camiões do trabalho, dos senhores dos bancos... de toda a gente. São memórias que ficam e gente que fica na memória.


ps. agradecia se algum blogger conseguir fazer a legenda com as pessoas constantes na foto.

Comentários

JLRebelo disse…
José Antonio Paiva «carpinteiro»
Jaime Cagarro «que tem a coca cola» mais o outro são da Lomba da Maia - Américo Paulo - Emanuel Farias - Nuno Plora
JLRebelo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JLRebelo disse…
Rectificar
Nessa altura não havia a bolinha era a Sagres e CarlsBerg grande de rótulo dourado
deus2deus disse…
Outros tempos e bons tempos.
Naquela altura as pessoas conviviam mais e paravam no café antes de ir para casa depois do trabalho e ao domingo.
A juventude não tinha carro nem motas ficava no barracão no convivio até às altas horas da noite e o café mais perto era este.Lembro muito bem dos bons finos frescos e do belo café que ali se fazia e ainda hoje é a marca da casa e na altura eram as novidades.

Adeus
O Regedor disse…
Alterada o post na parte da cerveja. Na altura não percebia nada de cerveja.
Feita a legenda dos presentes.

Cumprimentos
Canadas disse…
Ai saudades da terra que me viu nascer sempre que poem fotos antigas de tempos passados.
Regedor continua com estas fotos que trazem de volta o meu coração ao Porto Formoso.

Abracos do Canada
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR...

1 - Na última Quinta-Feira foi aberto o troço entre as Gramas e o Miradouro de Santa Iria. É caso para dizer que encurtesse a distância, mas sobe o combustível;

2 - A obra da Canada do Mato do Outeiro estará concluída no mês de Julho;

3 - A Câmara Municipal vai recuperar o memorial da Batalha da Ladeira da Velha e

4 - Estamos a chegar ao Verão e as obras do parque de campismo... NADA
aguia disse…
A Câmara vai levar quatro meses para asfalta a Canada do Mato?????
Mais valia terem contratado a Tecnovia que fazia isso tudo em três semanas.
Para levar esse tempo todo é porque o pessoal deve andar muito tempo desenfiado na café do Carlos Teixeira e do José Amaral
anonimo disse…
estamos em crise e so se fala nas obras da camara ok tudo bem vai haver dinheiro para a casa do povo do porto formoso como o sr presidente da junta diz ate ja anda a fazer pela vida
Carla disse…
Dia grandioso de praia, nos Moinhos!
A praia esteve cheia e na ladeira era um subir e... descer!!
Então? Ou o pessoal não sabe, ou ignoram o duplo traço continuo que está na entrada da Ladeira!
Silva disse…
Pois é verdades, vai lá ver como eles fazem, vão 150 metros mais abaixo, viram para uma entrada mais abaixo, onde tem linha descontinua e voltam para traz, e entrem legalmente e esta, hem!.... Tem uma câmara de gravação, a fazer o registo permanente, que provavelmente entra em vigor, após findo as obras da quê-lo troço, miradouro, Achada das Furnas. Ninguém está disposto a que lhe apareça um postal e adeus que te vaia a carta, apreendida. Mesmo os muito endinheirados, tem um buraco mais abaixo!......
Unknown disse…
Pois eu que moro na zona dos Moinhos, tenho feito o mesmo que o bloguer acima mencionou.
Não!! Tava para andar mais e ainda por cima para trás e da maneira como a gasolina tá cara, não tou para encher o cu a gulosos!
E admirem-se: na zona da linha descontinua a camara não grava! Por isso, é um tal de voltar para trás como se não houvesse amanhã!
:)
O Regedor disse…
Distraidamente ainda não tinha reparado nessa linha descontinua 150metros à frente da entrada da Ladeira da Velha.

Vou utilizar essa entrada para fazer inversão de marcha e descer a Ladeira todas as vezes que queira ir aos Moinhos.

Cumprimentos
Unknown disse…
Pessoalmente não sei até que ponto se está a infringir alguma regra de trânsito, uma vez que existe uma entrada à esquerda e um traço descontinuo.
Não sei.
Será porque é quase em cima de uma curva que causa perigo e por essa razão também infracção?
No inicio ainda me dava ao trabalho de ir até ao fontenário que fica junto à casa do Galo e virar de novo para cima, mas entretanto a linha descontinua que ai estava passou a continua e então já não dà.
Daí passar a inverter a marcha onde já atrás foi mencionado.
Temos pena! É a isso que nos obrigam!
Silva disse…
Não comete nenhuma infracção.

Quem entre para a esquerda, na linha descontinua, quem vem atrás não pode reclamar, caso este espero pela vinda de trânsito oposto, o que pode é ter cometido abuso, por entrar num prédio privado, mas pelo que vejo, só ocupam a parte que é do domínio público, logo ai não há abuso. O pior é se vão mais de que um veiculo em conjunto fazer a mesma manobra, ai é que pode cometer uma infracção por ter de obrigar a parar terceiros, com o abuso de uma entrada que não tem direito. Mas por ai, penso que ninguém vai reclamar. Pois a melhor solução para o local é mesmo zebrar a faixa da direita até à entrada da Ladeira e fazer linha descontinua para facilitar a entrada. `Não há movimento de trânsito que se justifique, a quê-lo embaraço, que causa grande transtorne aos utentes daquela via. Uma nova mudança politica vai de certeza mudar aquilo.
Unknown disse…
Caro bloguer Silva, bem me parecia!
Quanto ao abuso, relaxe, pq nem é o caso uma vez que nem preciso de entrar dentro do terreno.
Basta-me encostar bem á direita para fazer a manobra toda de uma vez.
E se não for nessa entrada, há outra um pouco mais abaixo...
Agora o problema é se também passsam a linha descontinua a continua como fizeram junto à casa do Galo.
Enquanto isso não acontece é um tal de manobrar no sentido contrário, ou fazer o que ontem à noite vi, desligarem as luzes e atarvessarem o duplo traço continuo
Eh eh eh!! Também está bem vista esta!!
O Regedor disse…
Caros bloggers,

vejam a vergonha que as nossas autoridades permitem na nossa costa. Tal como no caso dos balneários Praia dos Moinhos, aqui, a destruição da natureza continua com a construção de uma casa em cima da rocha que dá para o mar. Estou sem palavras.
Vejam as fotos aqui:
http://amigoscalhau.blogspot.com/
O Regedor disse…
testando
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR......

1 - Com a presença da Junta de Freguesia, foi assinado ontem o auto de consignação da obra de recuperação do Rego D`Àgua, no valor de 500.000,00€.

Esta obra será executada pela empresa Cruz Leal, Ldª e terá inicio na próxima 2ª Feira.

O benefício consistirá na correção da Ribeira que passa na Canada das Gentes e confronta com a quinta da família Senra. Além disso, serão construídas duas fossas séticas na Ribeira do Lugar.

Só após a conclusão desta obra é que se poderá iniciar a contrução do parque de estacionamento junto ao jardim.

Uma boa notícia para a população da freguesia, numa altura em que até os bancos parecem não ter dinheiro;

2 - Graças ao entendimento entre o Pároco e a Junta de Freguesia vai ser possivel ministrar aulas de manutenção física no Porto Formoso. Estas aulas serão orientadas por uma senhora credenciada e

3 - A Câmara Municipal confirma que teremos o parque de campismo pronto na época balnear. É esperar para ver....
anonimo disse…
todas as freguesias tem o presidente junta que merecem e nao digo mais nada
O Regedor disse…
Foi criado um site específico da Direcção regional do Ambiente para que qualquer pessoa possa denunciar situações de lixo que seja necessário remover ou até algum crime ambiental.... por exemplo como aquele que estão a cometer na Caloura.

é aqui:
http://servicos.sram.azores.gov.pt/naminhailha/default.asp

Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
A Secretaria Regional do Ambiente voltou a reprovar o projecto de arquitectura do parque de campismo dos Moinhos. Será talvez uma boa notícia para a Câmara da Ribeira Grande, que assim poderá adiar esta obra por mais um ano.

É caso para dizer "O que nasce torto quase ou nunca se endireita". É que esta obra já vem sendo prometida pela Câmara da Ribeira grande desde 1998.
deus2deus disse…
Estava tudo combinado com a câmara da ribeira grande para não avançar com a obras este ano porque não há vontade da câmara em fazer a obra nem sequer ia dar tempo de ficar pronta para o verão.

Foi uma trafulhice da câmara e a junta de freguesia foi comida mais uma vez pelo dr. Ricardo Silva.... é sempre a mesma história.


Adeus
JASRAPOSO disse…
Faleceu o Mário João Teixeira, com 48 anos de idade.

O Mário João é natural do Porto Formoso e residia na Ribeira Seca da Ribeira Grande

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso