Chás do Mundo

Em conversa sobre o Chá

O professor Luís Mendonça de Carvalho a preparar um Chá

Podia falar da SCUT, da Junta de Freguesia, da Casa do Povo ou do Porto dos Barcos que há uns meses atrás a maioria dos pescadores dizia que era tão bom e que agora não presta, mas não apetece.
Meto estas tricas politiqueiras no fundo do baú e passo o fim-de-semana entregue ao Chá. Afinal, não é todos os dias que vem ao Porto Formoso dar formação um dos maiores especialistas nacionais numa área do conhecimento, neste caso o Chá.
Haja mais cultura, mais debate, mais formação, mais educação e o Porto Formoso irá evoluir. Convidem pessoas, organizem debates, formações, invista-se nas pessoas que é o que mais faz falta ao Porto Formoso para sair da mentalidade da política do caciquismo.



Mariage Frères - Casa de Chá de Paris de onde foram encomendados os Chás em prova



A Confraria do Chá Porto Formoso organiza no próximo fim-de-semana um workshop sobre chás intitulado “Chás do Mundo”. Os participantes terão oportunidade de conhecer, desde a produção à degustação, sete tipos de chá da mais elevada qualidade, provenientes de diferentes países produtores, nomeadamente China, Formosa, Índia, Ceilão, Japão e Açores.
Do programa teórico destaque para a história social do chá, as características botânicas da planta, produção mundial, cultivo e processamento pós colheita, o chá e a saúde entre outros temas. A componente prática do workshop incidirá sobre os métodos de preparação dos diferentes tipos de chá e respectivos acessórios, sempre acompanhados de uma explicação sobre a origem, manufactura e propriedades organolépticas.
A primeira sessão conta com o apoio e terá lugar no Hotel Marina Atlântico, das 14:00 às 17:00, de Sábado dia 12 de Março, sendo dirigida a profissionais da restauração e hotelaria. Enquanto que a segunda sessão terá lugar no Domingo dia 13 de Março, na Fábrica do Chá Porto Formoso, das 14:00 às 17:00, sendo destinada aos Confrades e apreciadores de chá.
Esta formação será conduzida pelo professor Luis Mendonça de Carvalho, investigador da Universidade de Évora e um dos maiores especialistas em chás a nível nacional.
Com o presente evento a Confraria do Chá Porto Formoso pretende marcar a passagem do seu quinto aniversário, continuando, a divulgar a cultura do chá e o hábito da sua degustação.

Comentários

anonimo disse…
chegou me ao ouvido que o imperio de sao joao vai fechar as portas verdade?
aguia disse…
Vai o S.João e regressa o S.Pedro
JASRAPOSO disse…
- Haverá chá que torne as pessoas atenciosas e compreensivas?
- Haverá chá que acabe com a perturbação das pessoas?
- Haverá chá que acabe com o luxo supérfulo?
- Haverá chá que acabe com o artificialismo que distorce as pessoas?
- Haverá chá que transmita a alegria?
- Haverá chá que ponha termo às brigas e à inveja?
- Haverá chá que traga de volta o ânimo, o incentivo e a coragem?
- Haverá chá que converta as pessoas mal intencionadas?
- Haverá chá que traga o Sol de volta a muitas famílias?
- Haverá chá para desculpar as asneiras daqueles que governam os nossos destinos?
- Haverá chá que console os corações tristes?

Na realidade há todos estes tipos de chá, desde que cada um colabore na ajuda ao próximo, sobretudo mediante o exemplo dignificante e nobre.
aguia disse…
Cá eu preferia que houvesse um chá que curasse os complexados do Porto Formoso. Nada fazem e só sabem criticar que faz alguma coisa.
Não haverá por aí uma mézinha que cure essa gente, para ver se o Porto Formoso vai para a frente?
anonimo disse…
caro aguia sera que voçe nao precisa tambem de uma boa mezinha?
O Regedor disse…
Um verdadeiro prazer o Workshop Chás do Mundo, organizado pela Confraria do Chá Porto Formoso.
Foram duas tardes espectaculares em que o Professor Luís Mendonça de Carvalho nos brindou com todo o seu conhecimento acerca do mundo do Chá. Foram ainda realizadas provas de 7 tipos de Chás de diferentes locais do mundo.
No final, um Chá Porto Formoso acompanhdo de scones e salgados no hotel Marina Atlântico e acompanhado de massa-sovada magnífica "made in Porto Formoso", acabada de sair do forno da Sra. Espírito Santo.

Um agradecimento especial ao professor Luis Mendonça de Carvalho pela simpatia e disponibilidade.

Quero também deixar aqui um palavra de muito apreço pelo trabalho desenvolvido pelo "nosso" Luís Furtado na divulgação do Porto Formoso atrás da sua colaboração com o programa Bom-dia do Pedro Moura da RTP-Açores. Assim, o Luís tem divulgado assuntos tão variados através da televisão como: convívios de idosos, teatro, a situação da casa do povo, etc.
Também houve direito a reportagem sobre o Workshop que passou hoje mesmo na televisão. Colocarei o link quando estiver disponível.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Estranhamente não aparece na página de vídeos da RTP-Açores o programa do Bom-dia Açores do dia 16 de Março de 2011, no qual aparece a reportagem do Luís Furtado sobre o Workshop Chás do Mundo.

link:
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=19931&visual=22&tm=28
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
gostava de saber quando e que um tal sr do porto formoso vai pagar os 5000 mil euros que deve ao imperio de sao joao
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR...

1 - Na freguesia da Maia o Presidente da Casa do Povo preside também à Junta de Freguesia. A Santa Casa da Misericórdia tem um presidente da direcção que vive na Ribeira Grande e o presidente da Assembleia-Geral reside em Ponta Delgada. Naquela localidade todas aquelas instituições funcionam com o dinamismo que conhecemos. No Porto Formoso é o que se vê, alguns não conseguem suportar o dinamismo de outros.

2 - A obra da Canada do Mato anda mais do que devagar. É o exemplo concreto de uma obra executada por um organismo público. Se foose adjudicado a uma empresa privada de certeza que já estava pronta.
aguia disse…
O outro nunca mais pagou o gado que comprou na festa de Nossa Senhora da Graça, este agora leva 5000 euros. É isto o Porto Formoso
O Regedor disse…
Venho através deste singelo comentário, felicitar a Associação do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso no desenvolvimento da modalidade de ténis de mesa na nossa terra.

Agora só falta o futebol, o crocket e o voleibol.

Aproveito também para divulgar o site provisório onde são apresentadas as actividades do ténis de mesa no Porto Formoso.
Neste site podemos encontrar classificações dos torneios, agenda, jogadores, etc etc etc.


Segundo consta o site oficial da Associação está a ser criado e poderá ser apresentado no final de 2011.

http://tenisdemesapdl.com.sapo.pt/
Depois diz-me qualquer coisa.

O site ficará disponível na coluna LINKS d´A Casa da Mosca.

Bons pontos.
Silva disse…
Foi ontem colocado, no fim da recta, Miradouro Ladeira da Velha, uma torre com cerca de quinze metros, de altura. Será esta para montar as câmaras de vigilância, já muito faladas?...Sendo esta a verdades que se cuidam os condutores que tentam entrar em sentido contrario, ou mesmo veículos, que seu condutor tenta conduzir animais, em conjunto. Bom por enquanto a via ainda não foi entregue, sofre de restauro, por isso ainda é ver se te havias, mas quando estiver a funcionar, não aconselho a que se prevarique. Pode muito bem aparecer o cheque para desfalque, da conta, à porta.Será muito desagradável.
anonimo disse…
CARO REGEDOR O FUTEBOL NO PORTO FORMOSO ESTA MORTO PARA SEMPRE
SLB disse…
Será verdade? a Via-Rápida nova por quanto se espera abrir vai entrar em funcionamento esse fim de semana? ou continuamos a simplesmente ficar a espera mais uma semana ou duas?
anonimo disse…
sao joao vai mesmo fechar as portas e pena 5000 mil euros e muita massa que vergonha para o porto formoso
aguia disse…
A Camara reuniu a semana passada no Porto Formoso e nada se sabe
SLB disse…
Lá isso é verdade, soube disso porque me disseram e pior vi membros da assembleia que não sabiam, que falta de informação se os próprios elementos da assembleia não sabem, então diz me lá o Povo, que tem muitos que se interessam com essas coisas que é o meu caso.
aguia disse…
Os membros da Assembleia têm obrigação de saber da reunião, uma vez que a Câmara programou as reuniões em todas as freguesias no princípio do ano
deus2deus disse…
Se deixasse de haver reuniões da assembleia de freguesia não fazia diferença nenhuma, assim como assim a maioria que está lá são paus mandados pelo dono.

adeus
SLB disse…
Também não é bem assim "Paus mandados pelo dono", pelo menos sei de alguns que não são, e se há quem seja eu ai não sei, gostava de saber quem por lá tem certa capacidade de conseguir alguma coisa nesses tempos de crise.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso