Hotel de 5*



Os balneários do campo de futebol estão assim: arrombados, destruídos e transformados em "sala de chuto" a avaliar pelas pratas espalhadas pelo chão.
Com o nosso dinheiro fizeram-se estes balneários, compraram-se sanitas, chuveiros, quadros de luz, vidros, portas e janelas.
Este é um local perigoso para a saúde pública e para as crianças que ousem ir ali nas suas brincadeiras, tendo sido encontradas seringas e facas.
Muitos pensariam que não existia um local assim na nossa freguesia. Pois, existe!
De quem destruiu aquele espaço não se espera quase nada, mas dos responsáveis pela sua limpeza e manutenção espera-se que mandem limpar e fechar aquela porcaria.

ps. fotos enviadas por anónimo.


Este post foi modificado. Foram retiradas as fotos do interior do local porque parece ser proibido tirar fotos do interior de edifícios públicos sem autorização.

Comentários

JASRAPOSO disse…
As imagens aqui publicadas não refectem a realidade do Porto Formoso e muito menos a trabalho que a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver nesta localidade.

Ainda ontem teve início a obra de recuperação do edifício da Casa do Povo, no montante de 300.000,00€, que irá englobar vários departamentos - Casa do Povo, Segurança Social, Junta de Freguesia e Centro de Dia para Idosos.

É, pois, de uma grande injustiça atribuir à Junta de Freguesia qualquer responsabilidade naquilo que estas fotografias transmitem. Torna-se fácil criticar as pessoas devidamente eleitas quando não se quer ver verdadeiramente o problema.

Salvo melhor opinião, o que estas fotografias retratam é a falta de valores que, de uma maneira transversal, atingem a nossa sociedade.

Há uma falta de educação que emerge a olhos vistos, cuja origem emana da desorientação das famílias.

Ninguém se preocupa com o seus comportamentos deficitários e procuram a maneira mais fácil de actuar - Criticar quem nos governa.

É por estas e por outras que cada vez menos pessoas se mostram interessados em servir a causa pública.
JASRAPOSO disse…
Alguns comentadores disseram no post anterior que a Igreja foi condenada em Tribunal a pagar 10.000,00€ por invasão de um terreno, aquando da construção do Multiusos.

Segundo me informaram, isto não é correcto.

O que me disseram foi que o Rui Paiva apenas levou o assunto a Tribunal porque a Comissão não reconheceu o seu erro. O Tribunal deu razão ao Rui Paiva e este não exigiu qualquer indemenização à Igreja.
deus2deus disse…
Senhor Regedor mete outra vez as fotos e não tenhas medo.

A minha pessoa conhecia aquela situação e por mais de uma vez apanhei alguns utilizadores dos balneários que iam para ali dar uso ao pouco dinheiro. Não pus a cabeça lá dentro mas eu sabia o que se passava ali.

O presidente da junta mandou limpar a pouca vergonha anteontem.

Os terrenos do multiusos foram um negócio macho desde o principio. Entraram por terrenos adentro que não eram da igreja no caso do senhor Rui como ficou provado em tribunal e noutro caso disseram que pagavam uma quantia por um terreno e pagaram menos de metade.
Quando a obra ficar pronta vai ficar muito bonita e ninguém se vai lembrar das falcatruas que se fizeram para por aquele centro de pé.

Adeus
JAGPacheco disse…
ABSURDO DAS BANDEIRAS “Praia Acessível – Praia para todos”

A Casa da Mosca denunciou o problema dos acessos à praia dos Moinhos motivado pela Scut e debate a falta da Bandeira Azul, mas hoje o Açoriano Oriental anunciou que a Praia dos Moinhos vai receber a BANDEIRA “Praia Acessível – Praia para todos”

“As zonas balneares da Lagoa, Praia dos Moinhos, Poças da Matriz, Praia da Graciosa e Praia Grande vão receber este ano as bandeiras “Praia Acessível – Praia para todos”. Ao todo irão ser atribuídas 14 bandeiras este ano, distribuídas por quatro ilhas (São Miguel, Terceira, Santa Maria e Graciosa) e por nove concelhos, enquanto em 2005 houve apenas uma zona balnear com a atribuição deste galardão nos Açores.”


ABSURDO DOS MEMORIAIS “Histórias de Professores ”

Apesar da Casa da Mosca já ter abordado o problema do abandono e desaparecimento dos marcos históricos da Ladeira da Velha.
Apesar do Porto Formoso ter um Professor de história como presidente da Casa do Povo e um professor de história na presidência do Município. Foi um professor de história do Colégio do Castanheiro que alertou a comunicação social para o problema.

“Alerta de alunos do Castanheiro: Ribeira Grande vai revitalizar memorial da Batalha da Ladeira
A câmara municipal da Ribeira Grande vai recuperar o memorial da Batalha da Ladeira da Velha, ocorrida durante período das guerras liberais junto ao Porto Formoso, por alvitre dos alunos do sexto ano (Turma 1) do Colégio do Castanheiro, sob orientação de Sérgio Rezendes, professor de História e Geografia de Portugal “
01 Abril 2011 [Regional] Correio dos Açores
JAGPacheco disse…
VELVET CAROCHINHA

O "Velvet Carochinha", com algumas vozes do Porto Formoso, tem feito um sucesso estrondoso nas redes sociais, actua hoje sexta-feira, 27 de Maio no teatro Ribeira-grandense e no futuro quem sabe nos palcos do mundo.

“O Grupo Vocal da Escola Básica 2, 3 da Maia (São Miguel - Açores), iniciou-se em Setembro de 2010 com o intuito de aumentar a oferta de actividades musicais nesta mesma escola. Actualmente é contituído por 18 elementos com idades entre os 10 e 13 anos. A principal actividade neste ano lectivo foi a criação do espectáculo "Velvet Carochinha", onde as tradicionais músicas infantis receberam uma nova "roupagem" com base nos grande hits da música rock. AC/DC, Queen, Nirvana e Led Zeppelin, entre outros, conheceram as fantásticas personagens do imaginário infantil português, dando origem a um programa de recordações únicas.”

GRUPO FOLCLÓRICO do PORTO FORMOSO

Sem ser necessário apresentações, hoje, no Coliseu Micaelense em parceria com Grupo Folclórico de Santa Cecília e Orfeão Edmundo Machado Oliveira no Coliseu Micaelense grande concerto:

“SONS E TRADIÇÕES”
jakinzo disse…
Aahahahahhahaha

Ninguém cala o anónimo lixado!!


QUEM QUIZER VER AS FOTOS CENSURADAS DOS BALNEÀRIOS QUE VAIA AQUI:

http://imageshack.us/g/40/64238216.jpg/
jakinzo disse…
Ou então carrega aqui:


BALNEÁRIOS NOJENTOS
galasgalos disse…
Santa Maria!!!!!!!!!!!

Fiquei com a boca aberta!!!!
Não sabia o que se passava ali....uma vergonha na nossa freguesia!! Com a escola ali ao lado!!!

Obrigado a quem mostrou essas fotos porque a realidade é para ser vista!!!!
JASRAPOSO disse…
Este post realça um aspecto menos positivo da nossa freguesia e os seus comentadores evocam alguns professores de história.

Nem de propósito, abri a RTP Memória e deparei com o início de uma entrevista ao Professor José Jorge do Couto a comentar a sua vida académica e profissional.

A entrevista começou da melhor maneira quando o José Jorge do Couto evocou a sua naturalidade - Uma pequena e pitoresca freguesia do Norte da ilha de S.Miguel, chamada Porto Formoso.

O José Jorge é Presidente do Instituto Camões, Director da Biblioteca Nacional de Portugal, entre outros cargos.

Penso não estar a cometer nenhum erro em afirmar que o Professor José Jorge do Couto é o expoente máximo dos naturais do Porto Formoso, no campo da cultura.

Era um habitual frequentador do Porto Formoso, nos tempos idos da década de setenta do século passado, aquando das sessões de esclarecimento promovidas pelo Partido Socialista.

Tenho o previlégio de ter convivido com ele e ter a sua filha como colega de empresa.
JASRAPOSO disse…
Quem pensa que apenas os edifícios públicos são vandalizados, não atire foguestes. Faça uma visita à antiga oficina do ferreiro e veja o estado lastimável em que a mesma se encontra.

O Ferreiro morreu há menos de um ano, mas a sua ofícina já é um autêntico lugar de terror - Portas e janelas partidas e todo o expólio roubado.

É mais um espelho da educação de algumas pessoas do Porto Formoso...
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Estas chocantes imagens só vêm assentar o declínio de personalidade e falta de patriotismo das pessoas desta freguesia, desde o mais novo ao mais idoso! Ninguém sabia do estado dos balneários? Ninguém viu? Ninguém fez queixa?
Um sítio fequentado por crianças a servir de refúgio a vândalos, toxicodependentes e sabe-se lá mais o quê?
Estava tudo cego? O que vão pensar de nós agora? Sim porque as imagens estão na net e falam por si!
Que andámos nós a fazer aqui? a pensar só em "Casas do Povo" e a deixar a freguesia a perder a auto-estima? Senhor presidente de junta, é agora que vai arregaçar as mangas ou como é? Penso que já estava na hora... aliás, já está na hora há muito tempo, penso é que já é tarde.
António disse…
Não conhecendo a identidade do Blogger JASRAPOSO, e como tal não ser possível contacta-lo por outro meio,tomo a liberdade de aproveitar este "comentário" para solicitar a sua ajuda numa melhor identificação do Prof. José Jorge do Couto.
Este meu interesse é meramente pessoal e familiar.
Obrigado
AJFurtado
Jabf disse…
As pessoas que tornaram este balneário numa "sala de chuto", têm um grande défice de imaginação. Com mais um bocadinho de atenção, podiam "chutar" à vontade para uma baliza deserta. Não se compreende como não conseguem destinguir uma baliza de um balneário.
A baliza encontrada na foto, sem guarda-redes, sem rede, sem destino... é a metáfora certa, mas infeliz, para caracterizar a juventude actual, não só a do Porto Formoso.
É preciso entender que uma baliza não existe apenas para se marcar golos, tambem existe para ser defendida. O Porto Formoso precisa de ser defendido!
Um abraço.
JASRAPOSO disse…
PROF. JOSÉ JORGE DO COUTO

Não é meu hábito responder a questões formuladas por Anónimos, mas como a pergunda me parece bem intencionada, aí vai a resposta.

O avô materno do senhor em causa tinha uma moradia à entrada da Canada Nova e era proprietário da Sapataria Couto em Ponta Delgada.

O José Jorge viveu, enquanto solteiro, na rua Carvalho Araújo em Ponta Delgada nunca casa que já foi destruida e onde hoje está a Sede da empresa Proconfar, Lda
JASRAPOSO disse…
Amanhã temos eleições de onde sairá o Governo da República.

A mediocridade que atingiu o nosso país também poisou na nossa classe politica. Os vários orgão da comunicação social, no intuito de conseguirem clientela vasculham a vida dos nossos politicos e acabam muitas vezes por os difamarem. Perante isto, a maior parte das pessoas com capacidade afasta-se da política e dos serviços sociais.

Tudo isto leva a que tenham emergido na nossa sociedade uma classe de políticos que apenas se gonverna a si própria e à sua clientela.

Em vez de se preocuparem com os reais problemas da sociedade, procuram o imediatismo e aquilo que dá votos.

Protege-se legalmente a irracionalidade, como por exemplo:

- Aos drogados dá-se a metadona;
- Âs grávidas dá-se o aborto;
- Âs que têm relações sexuais de maneira leviana dá-se o preservativo ou a pílula do dia seguinte;
- A muitos preguiçosos atribui-se o Rendimento Mínimo

Chegou-se ao ponto de meio país viver de subsídios e a outra metade se recusar a trabalhar para sustentar os primeiros.

Apesar de tudo vou votar para poder continuar a criticar quem nos irá governas. É que maus governos se elegem por bons cidadãos que não votam
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuel Furtado disse…
A propósito da intervenção do blogger JASRAPOSO encaminha os estimados boggers para:
acabarcommeiasverdades.blogspot.com

Um bem haja a todos.
aguia disse…
Ainda antes do fim do ano o pessoal vai ter saudades do Sócrates
JASRAPOSO disse…
UM CERTO OLHAR....

1 - As eleições para a Assembleia da República no Porto Formoso

PSD - 170 Votos
PS - 190
CDS - 20
BE - 27
CDU - 10
OUTROS PARTIDOS - 28 votos
Inscritos - 1152 eleitores
A única freguesia do concelho da Ribeira Grande onde o PS ganhou foi no Porto Formoso

2 - Continuam a correr bem as obras no edifício da Casa do Povo, na Canada do Mato e Canada das Gentes e

3 - Começam esta semana as Festas do Espirito Santo, com o Império dos Calços
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
pelos movimentos que viu hoje no porto formoso amanha temos imagens da nossa terra no programa bom dia açores
anonimo disse…
finalmente a casa do povo do porto formoso vai ter um final feliz quem nao vai ter a mesma sorte sao as taças que estao a chuva ao vento e ao fri e a levar com po todos os dias porque as taças ainda estao na casa do povo .o sumo que eu tiro disto e que o presidente da casa do povo e o da junta estao a borifar para quem ganhou aquelas taças
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
não havia um lugar na junta para colocar essas taças? ou o senhor presidente quer mesmo dar cabo delas? cumprimentos
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
ontem a noite sopas do imperio dos calços leva mais de 800 pessoas a rua das escolas estava mesmo muito bom
anonimo disse…
ate parece mentira mas e verdade algumas taças que estavam na casa do povo ja estao na junta porque nao levarem tudo? pelo que ouvi dizer a nossa junta nao tem espaço para tantas taças verdade ? CUMPRIMENTOS
O Regedor disse…
Chego a Portugal, vejo, na TV, o político que mais destruíu a agricultura portuguesa a dizer que se deve apostar no mundo rural e percebo que nada mudou em duas semanas. (Será preciso dizer que foi o Cavaco?)

A política do palanque é igual na freguesia ou em Belém.


Longe do Porto Formoso, encontro no Facebook um emigrante no Canadá cuja sua fotografia de identificação é uma antiga equipa de futebol do Porto Formoso do início dos 90 e, a segui, leio n´A Casa da Mosca que as taças estão à chuva e ao frio. Mais uma que me entristece.
Gente que saíu de casa para treinar, jogar, suar a camisola com o nome da freguesia e agora qual o trato dado às taças ganhas por todos? Se isto for verdade é mais uma para o Porto Formoso se envergonhar.

Bom Espírito Santo a todos.
O Regedor disse…
Amigo Jabf,

para quem jogou futebol, gosta de futebol e vive o futebol, ver aquele campo da bola cheio de raposas, os bancos de suplentes destruídos, as balizas sem destino é bem triste.

Será, como dizes, um resumo, a metáfora da juventude do Porto Formoso?
Acho que não, tenho esperança na juventude do Porto Formoso.
No entanto, penso que o campo da bola diz muito acerca da realidade do Porto Formoso: a indiferença. É como dizes: o Porto Formoso precisa de ser defendido.
A grande questão é que, pensava eu, que devia ser defendido de alguns "estrangeiros" interessados em que o Porto Formoso não se desenvolvesse, contudo, lentamente, vou descobrindo que deve ser defendido também de alguns Portoformosenses que metem os seus interesses acima dos da freguesia.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse…
E digam-me lá se é para isso tb q vcs querem um Parque De Campismo?? É pq durante todo o ano, no lugar ermo onde se vai localizar, onde existe pouca vizinhança, é isso mesmo q vai aconetcer. ou será diferente?
anonimo disse…
sr carla era bom que fosse mas clara
anonimo disse…
a procisao do imperio dos calços foi linda
anonimo disse…
boa noite para todos as festas do divino espirito santo estao em força por toda a ilha mas amanha todos os caminhos vao dar a maia viva viva ao divino espirito santo viva viva
anonimo disse…
depois de dizer aqui na casa da mosca que as taças estavam na casa do povo a chuva ao po e ao frio o sr presidente da junta nao ficou la muito contente ja tem um lugar para colocar as taças espero que as taças nao levam um fim como o sarafim cumprimentos
anonimo disse…
mais de 7000 mil pessoas estiverem hoje na maia foi de loucos nunca vi na assim viva ao espirito santo
deus2deus disse…
A fome é negra sr. anónimo!!

A força da junta de freguesia é tanta quem nem consegue mandar pintar uma linha continua numa estrada! A entrada para a ladeira da velha continua proibido descer....

adeus
JASRAPOSO disse…
Como hoje se comemora o dia dos Açores, aí vai o nosso Hino.

No meu tempo de escola primária aprendia-se o Hino Nacional, hoje não faço ideia se é ensinado ou não.

HINO DOS AÇORES


«Deram frutos a fé e a firmeza
no esplendor de um cântico novo:
os Açores são a nossa certeza
de traçar a glória de um povo.

Para a frente! Em comunhão,
pela nossa autonomia.
Liberdade, justiça e razão
estão acesas no alto clarão
da bandeira que nos guia.

Para a frente! Lutar, batalhar
pelo passado imortal.
No futuro a luz semear,
de um povo triunfal.

De um destino com brio alcançado
colheremos mais frutos e flores;
porque é esse o sentido sagrado
das estrelas que coroam os Açores.

Para a frente, Açorianos!
Pela paz à terra unida.
Largos voos, com ardor, firmamos,
para que mais floresçam os ramos
da vitória merecida.

Para a frente! Lutar, batalhar
pelo passado imortal.
No futuro a luz semear,
de um povo triunfal.»
anonimo disse…
caro deus2deus nesta nao tem razao mas a muita coisa que a junta podia fazer e nao faz e pena sera que ja estao cansadOS da CADEIRA SE E ASSIM O MELHOR E DAR O LUGAR A QUEM QUER TRABALHAR PORQUE TEMOS MUITA GENTE DE FE E COM FE PARA LEVAR O NOSSO PORTO FORMOSO EM FRENTE
deus2deus disse…
A junta não pode fazer nada para deixar os carros descerem a ladeira? Pode e deve!!!

o sr. anonimo sou da sua opinião: se o presidente da junta não tem fé e está cansado como vem mostrando que dê o lugar. Desista de ser presidente e há mais nomes na lista do PS com vontade de fazer mais que ele.

Adeus
aguia disse…
Isto no Porto Formoso está como no tempo sa Santa Inquisição porque parece que é preciso ser cristão praticante para ser presidente da Junta de Freguesia. Grandes cabecinhas pensadoras
Carla disse…
O que quero dizer é que se estes balneários estão como estão, e a ser usados como estão a ser usados, o que será de infra estruturas para um Parque de campismo, que entre Outubro e Maio estará completamente ao abandono e numa zona em que vivem apenas uma dezena de pessoas, isto é, uma zona erma, em que dificilmente alguém (do bem) lá irá a não ser no período de Verão???
Não vos parece que um Parque de Campismo que venha a ter infra estruturas necessárias à prática de campismo, irá sofrer do mesmo vandalismo que sofreram estes balneários, e que até ficam no meio da freguesia?
Quanto à questão da descida da Ladeira da Velha e sendo eu uma moradora do mesmo lugar este, corte de trânsito só veio dificultar. Não a mim que o faço todos os dias nos dois sentidos (como muita gente que sinto passar aqui à porta vindos de cima ...BOOOOOOOOAAAAAA!!!!), mas agora que vem ai o tempo de praia quero ver o que vai acontecer a quem vem da RGrd.
O Regedor disse…
Carla,

como deve saber todos os parques de campismo por esta ilha fora não têm outra utilização que não os pardais entre outras especies não humanas durante todo o ano e não é por isso que se apresentam danificados no início do Verão. Isto porque as autarquias responsáveis fazem vigilância e limpeza do parque de campismo durante todo o ano, além de pequenas obras de manutenção.

Se a Carla pensa que a autarquia da Ribeira Grande não fará tal coisa compreende, se fizer o parque de campismo ficará em condições.

Contudo, não se preocupe, a promessa de construção do parque de campismo foi mais uma que ficou na gaveta.

Cumprimentos
Carla disse…
Não sr Regedor, não compreendo. Achará que porventura que um (futuro) parque de campismo não ficará também ao abandono e será vandalizado como os ditos balneários??
Gentes que moram na zona, varredores e funcionários que limpam os caminhos não vão àquelas bandas durante todo o ano, iria ser quando houvesse parque?
desculpe lá mas não, não compreendo!
O Regedor disse…
Pois, compreendo a sua desconfiança em relação aos serviços de limpeza e manutenção da câmara municipal da Ribeira Grande.
Vou tentar acreditar que a câmara iria manter o espaço em condições. Se não mantesse é óbvio que o parque de campismo poderia virar lixeira ou sala de chuto parteII.
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
ola boa noite a todos a nossa igreja foi visitada e roubada a pouco tempo atras as caixas das esmolas foram limpas ate ao ultimo centimo isto e de levar os santos a loucura nem a casa de deus escapa aos meninos que querem viver na boa a custa de todos nos estes pulhas tem a falta de trabalho
anonimo disse…
a quem diga que nao sao ca da terra eu nao acredito porque temos gente para isto e muito mais cumprimentos
anonimo disse…
ate que em fim uma boa noticia as taças que estavam na casa povo a chuva ao po e ao frio parece que ja estao em porto seguro vamos ver se e verdade tenho muitas duvidas
anonimo disse…
o imperio do outeiro nao podia ter melhor dia para as sopas boas festas para todos viva viva ao divino espirito santo viva cumprimentos
anonimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse…
pelo que ouvi dizer ontem tinha mais de 2000 pessoas nas sopas do imperio do outeiro cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso