Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Há algum tempo soube que uns homens andavam a limpar o caminho de acesso aos banhos da Ladeira da Velha e que este faria parte da rede de trilhos do concelho da Ribeira Grande. Ora aí estava uma boa iniciativa.
Creio que a ideia de fazer um trilho na Ladeira da Velha foi lançada aqui, em 2006, pelos bloggers d´A Casa da Mosca quando num post se lançou a questão de onde se haveriam de criar trilho na zona do Porto Formoso.

ver: Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Trilho limpo e bem, surge no dia 3 de Janeiro de 2012 na capa do jornal Açoriano Oriental a notícia, em grande destaque, que iria ser criado o referido trilho.



De facto, a ideia é óptima. Eu próprio tenho por hábito lá ir nem que seja uma vez por ano. Um pouco de exercício, história, aventura, banho (aquela água é maravilhosa), boa vista sobre a costa norte, o cheiro a mar, fazem deste trilho uma pequena preciosidade.

Mas não é que ao saber do que se estava a passar o proprietário do terreno por onde passa o trilho, comunicou que não autorizava que o trilho passasse pelas suas terras!

Tudo explicado aqui abaixo na edição de 11/01/2012 do Bom Dia Açores, com imagens lindas que retratam o pontencial elevado de beleza do trilho gravadas pelo homem que mais promove o que se faz no Porto Formoso actualmente, o Luís Furtado.
Os primeiros minutos do programa são bastante interessantes, pois fica-se a perceber a quantidade de pessoas que anda a fazer trilhos, neste caso entre o Monte Escuro e a Lagoa de São Brás (grande parte deste trilho é em território da nossa freguesia). Também é importante a presença no programa do Prof. Luís Guimarães, responsável pelo CALAG, e quase de certeza, a pessoa que melhor conhece todos os trilhos de São Miguel. A questão do Trilho da Ladeira da Velha surge a partir do minuto 9.


E agora como ficamos? Haverá trilho ou não?

Comentários

Carla disse…
Grande e bonito post este!
:)
Sr regedor, mas peço desculpa do próximo comment não ter nada haver com este assunto acima mencionado.
Mas já que um dos últimos comments do post passado relata vandalismo na freguesia, quer-me parecer que nos Moinhos também houve actos de vandalismo, mais precismante no que respeita às portas de aluminio das caixas onde estão guardados os contadores de água e luz de algumas casas da zona.
É que não estão lá e nas antigas casas da Berta, até o portão do jardim foi levado. Mais acima, na casa da Mercês e na casa do Manuel (D'Alma) também não tem as ditas portas!!
É do caracinhas!!!
Anónimo disse…
sr luis furtado o nosso muito obrigado pelo trabalho que fez sobre o trilho da ladeira da velha . lindas as suas imagens colocado por amigos da ladeira da velha
O Regedor disse…
Fica a nota para a actividade de descida de cascatas (Canyoning) a realizar a meados de Janeiro pelo CALAG na Ribeira dos Limes, Porto Formoso.

Começo a pensar que as "gentes de fora" conhecem o potencial do Porto Formoso melhor do que a maioria dos Portoformosenses.

Cumprimentos
Anónimo disse…
"Canyoning", É um desporto, eu diria radical, eles falam no vídio Ribeira do Lime, Monte Escuro, não estou a ver a ribeira do Lime, sair ao Monte Escuro. Que esta Ribeira tem muito de Bom para os amantes deste desporto, desde a nascente até ao mar, sim vale a pena fazer este percurso para quem gosta de escalar.Aqui fica o convite para quem gosta de acompanhar este desporto. Vou lá estar de certeza, só para ver e fazer belíssimas imagens.
O Regedor disse…
Ao que me parece a Ribeira dos Limes começa muito perto do Monte Escuro.
Soube que há uns anos fizeram descida de ribeiras (pendurados por cordas nas cascatas) numa zona da Ribeira mais acima da antiga casa do Sr. Garoupa. Depois creio que deixaram de fazer pq a ribeira tinha muitos troncos e isto tornava a actividade perigosa.
Agora vão regressar lá este mês. Mais espectacular que ver é fazer e ao contrário do que parece é bastante seguro.

Outra coisa verdadeiramente interessante que fui encontrar nos arquivos deste blog (os arquivos começam a ser uma boa fonte de informação) foi um post sobre um percurso à Ladeira da Velha que os Amigos dos Açores fizeram.
Neste post, eu próprio afirmo isto:

"Com o sol mais baixo e, consequentemente, mais horas de sombra fresquinha produzida pelas encostas da nossa terra, sugerimos que se faça uma pequena invasão da propriedade privada, ou seja, vá passear até à Ladeira da Velha.
Este local histórico e de beleza rara, mesmo em cima da costa marítima do Porto Formoso é propriedade privada. Claro que para todos os Portoformosenses a Ladeira da Velha é nossa, mas não é.
Assim a Junta de Freguesia não tem autorização para limpar o trilho pedestre, mas vale a pena lá ir! Nem que seja uma vez na vida!"

Ou seja, já nesta altura se sabia que o caminho era privado. Lembro-me de falar com um elemento da Junta de Freguesia na altura que me alertou que não podiam limpar o trilho porque era privado.

Será que não se consegue chegar a acordo com o proprietário de forma a que se faça um trilho?

Conheço muitos trilhos que passam por propriedades privadas com autorização dos donos.

Cumprimentos
O Regedor disse…
O post em que se fala que o caminho é privado é este:

http://www.acasadamosca.blogspot.com/2008/09/passeio-sombra.html#comments
O Regedor disse…
Vejam aqui a quantidade de pessoas que foram num passei dos Amigos dos Açores em 2007 à Ladeira de Velha! 55 Pessoas!

http://www.fotolog.com/teosoares/21277882

Este trilho é uma mais-valia para o Porto Formoso.

E o Trilho do Chá? As obras da SCUT terminara e o trilho continua fechado, porquê?
O Regedor disse…
Desculpem os erros de ortografia dos últimos posts, mas penso que transmiti o que queria.
Anónimo disse…
Pois é verdades, que é privado, e sempre foi. Mas mesmo com o portão os pescadores furavam, pelo lado e entravam. Mas uma coisa é certa os tempos mudaram é preciso ver, que a órla marítima é publica e não se pode vedar o acesso a ela, a não ser que se prove que o mesmo,tenha outro, existente, que não a que-lo. Não é este o caso. O trilho pode não ser oficializado mas o acesso esse tem de ter.
Anónimo disse…
ouvi dizer que vai passar uma grande reportagem sobre o porto formoso no programa bom dia açores as imagens ja tem algum tempo mas so agora e possivel passar na TV
Anónimo disse…
Pois é certo, que por vezes o publico se torna privado, vejam o que aconteceu ali no lhéu da Ribeira Seca, o acesso era publico mas alguém comprou um moinho e por trás deste tinha o "trilho"atalho como se dizia antigamente, o mesmo foi vedado com um pareidão impedindo o acesso à praia. O que tem feito a junta para, que o tal seja reposto. Se não abrimos os olhos um Zé Carlinhos qualquer,com algum dinheiro, sabe-se Deus como o arranjou diz que é seu e que a praia é privada.
Anónimo disse…
boa caro anonimo e de gente como tu que o porto formoso preçisa dizer toda a verdade o ilheu e nosso estou do teu lado abraço amigo
Anónimo disse…
e por estas e por outras que o pessoal anda sempre a bater na junta . nao e preçiso ser muito esperto e preçiso sim ter olho para ver as coisas que estao mal .fala se muito em crise eu ate acredito que a junta nao tenha la muito dinheiro . penso que nao custava á junta fazer uma linpesa no campo da bola na boca da ribeira e nas aguas de nossa senhora da graça . temos tanta gente no porto formoso a reçeber sem fazer nada vezes nada que vergonha meus senhores boa tarde para todoa
O Regedor disse…
É incrível a quantidade de pessoas que tem ido à Ladeira da Velha, principalmente durante o fim-de-semana, desde que passou a reportagem no Bom-Dia Açores e no Jornal Açoriano Oriental.
O Regedor disse…
Claro que uma das missões da Junta de Freguesia é preservar o bem comum e, muitas vezes, não é preciso dinheiro para fazer algo de bom pela freguesia.

A limpeza dos trilhos e dos atalhos é uma dessas missões.

Cumprimentos
Anónimo disse…
LIMPO NÃO É QUEM LIMPA,LIMPO É QUÉM NÃO SUJA.

Passa 2 vezes o carro de lixo á porta mas vão despejar lixo no campo da bola.

A camara municipal vem buscar à casa das pessoas a custo zero a sucata, mas vão despejar a mesma para a boca da ribeira do campo da bola.

enfim sobre isto não existe comentários a fazer, existe sim ´falta de massa cinzenta` e mais não digo.
Anónimo disse…
Claro que a grande missão da junta é promever e preservar tudo que de bom tem a nossa frequesia repare depois das imagens do trilho da ladeira da velha ,quantas pessoas que ja lá forem muitas. com o miradouro de santa iria com a ladeira da velha ,a praia dos moinhos a baia que é linda a nossa igreja, a fabrica do chá e muito mais que ha por ai o PORTO FORMOSO tem tudo para ser promovido por este mundo fora . Junta devia ter uma pagina oficial e actualizada para promever a nossa linda terra o PORTO FORMOSO .Uma palavra de agadecimento ao Luis Furtado .eu sou o Emanuel tenham orgulho de serem Portoformosenses um abraço de amizade minha gente.
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO...

1 - Decorreu Domingo passado o cortejo de Reis . Uma cerimónia simples, mas simbólica, em que o pároco levou o Menino Jesus a beijar a toda a freguesia

2 – Quem passa na Ladeira da Velha pode verificar que se encontram estacionados vários carros na zona de acesso aos banhos. Uma mais-valia para a freguesia que alguns procuram envolver em polémica.

3 – Continua a política do bota abaixo contra a Junta de Freguesia. É muito mais fácil responsabilizar uma entidade qualquer do que chamar a si a solução. Há muitas pessoas que, mercê do seu comodismo e incapacidade, pretendem transformar a autarquia numa casa de misericórdia ou em loja de cidadão. É caso para dizer – Mexam-se e trabalhem em vez de fazerem criticas sem fundamento.

4 – Nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro choveu menos 60% que a média habitual. Esta situação poderá provocar a falta de água no Verão. Já a temperatura foi superior em 1,5 graus, no mesmo período.

4 – A notação financeira Standart e Poor`s reduziu a situação financeira portuguesa a LIXO. Nada que não fosse previsível. Nos Açores começa a notar-se uma redução muito acentuada no consumo das famílias. O mesmo não se verifica nas gerações mais novas, talvez fruta da educação que receberam.
O Regedor disse…
Acho que a situação no campo de futebol já merece uma queixa à Secretaria Regional do Ambiente.

Está a passar todos os limites do aceitável!
Anónimo disse…
A ladeira da Velha, principalmente aos fins de semana, tem tido muita actividade, mais a nível de curiosidade, (foi noticia e vamos la ver como é não interessa se é quase noite, o que vale é ir lá baixo)ora penso eu que é sol de pouca dura se o mesmo não for válido como trilho oficial, rápido vai esquecer! Lá conta uma caixa de geocachig, actividade muito praticada, por turistas a nível global, onde aqui nos Açores já existe umas centenas delas e pelos vistos também adeptos registados.
Anónimo disse…
tenho muito respeito pelo sr jose raposo que tem idade para ser meu pai ou quem sabe avo . peço ao sr que quando vier ao porto formoso que vaia ver como esta o campo da bola a boca da ribeira o atalho do ilheu e depois diga me se Ha razao ou nao para falar da junta. Tenho a certeza que o sr vai ficar doente com o que vai ver!!!! Abraço Amigo
Anónimo disse…
muito se tem falado aqui na casa sobre a junta. mas ha mil e uma razao para isto porque a junta nao faz nada nem deixa fazer . se ha alguem que tente fazer ou faz alguma coisa pela nossa terra leva logo na cabeça e por isto que as pessoas vao deixando tudo ao desprezo . algumas pessoas tem medo de falar. meu deus ao ponte que nos chegamos
Anónimo disse…
Sera verdade? SE a junta fosse do PSD ja tinha sido feita uma reportagem sobre o campo da bola .
Anónimo disse…
não sou da junta, sou só uma pessoa que gosta da terra onde nasci muito embora sirva somente de dormitório, mas da maneira que estão a falar até parece que o problema é da junta, não meus senhores o problema é das pessoas que vão lá deitar lixo, se eu fizesse parte da junta nunca iria limpar aquilo que era para todos verem as pessoas (algumas)que temos na nossa terra.
aguia disse…
A Câmara da Ribeira Grande, através da empresa “Ribeira Grande Mais” candidatou as Praias de Santa Bárbara, dos Moinhos e do Complexo das Piscinas Municipais das Poças às “Sete maravilhas- Praias de Portugal”.
Anónimo disse…
Muito se tem falado aqui que a junta nao faz nada ok tudo bem a minha Pregunta e. o que fazem os senhores do PSD que foram eleitos pelo povo ? pelos vistos so andam la a receber alguns centimos . ideias para a nossa terra zero vezes zero .
O Regedor disse…
Acho pertinente o facto de tanto alguns elementos mais retrógados do PS e do PSD colocarem questões acerca da orientação dos posts deste blog, afirmando que está a tirar partido de um ou outro lado.

Pois, se os dois lados da barricada se queixam é porque este blog não defende os interesses do PS nem do PSD, é sim do Porto Formoso.

Cumprimentos
O Regedor disse…
Os comentadores que acham que deve sair uma notícia sobre a situação do campo da bola, têm aqui os contactos da:

RTP Açores - 296 202701
Açoriano Oriental - 296 202832
Correio dos Açores - 296 201060

Se querem fazer uma queixa à Secretaria Regional do Ambienta e do Mar - inspecção do Amibiente - 295 403800 - Dr. Francisco Medeiros.

Assumam-se como cidadãos se acham que a razão está do vosso lado.
Anónimo disse…
CARO SR REGEDOR ESTA FOI MESMO NA MOSCA
Anónimo disse…
Sr Regedor tendo em consideração a sua pessoa bem como os Senhores seus pais e atendendo que que tem um meio precioso nas suas mãos para divulgar as boas práticas por favor não cultive o odio mas sim a concordia nomeadamente dizer as pessoas para fazerem o bem e não fazerem queixa não ser do quê naturalmente já deve saber do que estou falar do LIXO não quero falar do lixo de Portugal na qual faço parte mas da nossa Freguesia portanto vamos divulgar a nossa terra sempre no sentido construtivo porque aparecer nos orgãos visuais pelo lada negativo não abona nada a nossa terra vamos todos sensibilizar as pessoas da nossa terra em deitar o lixo para os lugares devidos.
Anónimo disse…
para o sr regedor dar esta Informaçao completa e porque tem muitos comentarios muitos fortes . penso que o sr deiva colocalos aqui na casa .Salvagardando se e este o caso nomes de pessoas , este e o meu entender .mas respeito o seu Criterio
Anónimo disse…
tenho muito respeito pelo sr regedor e pela casadamosca . a casa e uma mais valia para o porto formoso .e pena que algumas pessoas da nossa terra nao sabem usar o que temos de bom .porque algumas delas so vem a casa lavar roupa suja e isto e mau . cumprimentos para todos
Anónimo disse…
penso que a situaçao do campo da bola e mau para todos nos. sera que o nosso presidente de de junta nao sabe em que ponte esta o campo ? todos nos sabemos que o homem nao gosta de bola mas nao e motivo para deixar aquilo ao abandono . ja la vai o tempo que o campo da bola dava muitos votos . pelos vistos os votos estao la para os lados da casa do povo . verdade?
O Regedor disse…
Caros últimos comentadores,

não é minha intenção semear a discórdia, bem pelo contrário.

A minha reação vai para os autores de dois comentários que recebi a dizerem que eu ou outras pessoas da fregusia tinhamos a obrigação de denunciar a situação do campo da bola.
O que quero dizer e reafirmo, é que somos todos cidadãos e temos todos os mesmos direitos e deveres.

Assim,

quem achar que a situação é grave e deve ser denunciada tem os contactos para o fazer e faça-o, não mande outras pessoas fazer.

Cumprimentos

"Mandar é fácil"
Anónimo disse…
esteve ontem e está hoje uma máquina e um camião a retirar entulhos e lixo do campo da bola, é pena que vai voltar tudo ao mesmo, porque será que ninguém escreveu a informar, naturalmente quando houver lixo haverá mais comentários.
Anónimo disse…
caro anonimo .tem toda a razao .as forças estao todas viradas para a casa do povo .ja ha muitas promeças .de um tal senhor que quer ficar na historia do porto formoso
Anónimo disse…
"Mandar é fácil"

no executar é que é dificel.
Anónimo disse…
Ainda bém que retirarem o lixo que estava no campo da bola agora, agora é mante-lo limpo para bem da nossa terra.Não tenhem so orgulho da nossa freguesia pelas festas de N.S.GRAÇA onde a nossa terra vira um verdadeiro jardim de flores é preciso mantela limpa para orgulho de todos nos .O Porto Formoso foi a terra onde nasci ,cresci e nunca vou esquecer. Na hora da despedida é a terra que me enche os olhos de lágrimas ,que os prossimos comentários sejam positivos eu sou o Emanuel um abraço de amizade para todos voçês.
Anónimo disse…
O Sr Regedor é o máximo, por esta e por outras é que aprecie as suas qualidades como pessoa, no seu comentário do dia 18 ás 12.32 lançou os dados (contactos) mas mais uma vez cumpriu-se a tradição é só blá blá blá nos cafés em qualquer lugar mas dar a cara nem pensar é só lançar a baixaria quando toca a chmar á responsabilidade isto não é comigo. enfim é o que temos
Anónimo disse…
Foi preciso batalhar muito aqui na casa para que o campo fosse limpo .Da minha parte o meu muito obrigado a nossa junta .mas o pior trabalho da junta esta para vir .ou seja nao deixar que as pessoas voltem a colocar lixo e outras coisas .e quem for visto a fazer tal coisa a junta tem que ter mao pesada sem medo e pagando multas .ou colocando os nomes das pessoas no placar da junta .com estas medidas juro que parava de haver lixo no campo da bola e em outros sitios que estao sobre a alçada da junta cumprimentos a todos
deus2deus disse…
É muito bonito o que vem dizendo nestes comentários de que a junta devia tirar o lixo do campo da bola que a junta tem de fazer assim e assado e que aquilo nao pode continuar daquela maneira.

A junta fez o seu trabalho limpou o campo e Parabéns pelo trabalho feito.

Em vez de falarem na junta quero ver comentários a condenar os PORCOS que temos na fregusia que continuam a por lixo no campo.
Esses é que deviam ser filmados fotografados e postos no jornal. Cambada de animais.

adeus
007 disse…
Boa tarde , passei pela casa da mosca e fui lendo todos os comentários aqui colocados e não sei porquê mas aqui existe sempre alguem que se aproveitar para fazer politica ... uns á direita outros á esquerda e até mesmos alguns de lado nenhum , que estão sempre contra tudo e todos ... e é assim vou deixar uma "deixa" aqui ao anónimo do dia 17/01/2012 ás 11:05 é assim cada um faz o que pode e sabe e acho que todos os que dão a cara na junta ou noutra instituição na freguesia fazem-o com o intuito de dar o seu melhor pela sua gente e pela sua terra e digo mais foram eleitos ou escolhidos pelo povo todos os 9 membros de assembleia e os vogais do "PS" que tambem por lá andam tambem recebem o seu tal e qual como os do "PSD" , e se achas que estão a fazer corpo presente faz como o nosso amigo "RAPOSÃO" e assiste ás reuniões são públicas !!!
Anónimo disse…
Nao tenham duvidas que quando eu vir os tales porcos como diz o deus2deus e com muita razao eu vou informar a junta .
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 – Um estudo elaborado por uma universidade portuguesa concluiu que 20% da população sofre de perturbações de ordem psicológica. Se considerarmos que temos 1.500 pessoas no Porto Formoso, 300 pessoas poderão estar afectadas por aquelas doenças. É um número deveras preocupante que tem como principais factores a situação económica, o emprego, a família e os amigos.

2 – Estamos a viver um Inverno com temperaturas amenas, que convida à prática desportiva, principalmente nos adultos. Temos condições excelentes para o desporto na nossa freguesia, mas o que se vê são pessoas agarradas à televisão e à comida, acumulando gorduras e obesidade.

3 – É confrangedor ver a maneira fácil como se critica quase tudo o que se faz no Porto Formoso, esquecendo que todos são seres humanos e merecem ser respeitados. Todos têm direito à opinião, mas a nossa liberdade termina onde começa a do próximo.

4 – É confrangedor ver o Senhor Presidente da República afirmar que sente dificuldades em viver com oito mil euros de pensão por mês. Que dirão aqueles trabalhadores rurais que não chegam a receber trezentos euros no mesmo período.

5 – A Secretaria Regional do Ambiente já acabou a obra da Ribeira do Lugar. A segunda fase será executada pela Secretaria Regional da Tecnologia e Equipamentos.
Anónimo disse…
Bom dia estive ontem num jantar aqui na area de Montreal onde estava m umas 10 familias do Porto Formoso, onde muito se falou da nossa terra mas nao chegamos a um acordo sobre a data da contrução das escolas, se algum amigo da casa da mosca sabe a verdadeira data da sua contrução ,um agradecimento desde já bom fim semana amigos....
aguia disse…
Penso que faltou acrescentar mais qualquer coisa no ponto 1 do comentário do senhor Raposo, é que muitos daqueles trezentos patológicos escrevem na CasadaMosca
Anónimo disse…
O que vi nos jornais é que o coitadinho do presidente da república recebe 10.000€ por mês de reforma e não oito mil. Tenho muita pena que este valor não cheque para lhe cobrir as despesas quando tem uma quandidade de mordomias por ser presidente da república
JASRAPOSO disse…
A escola do Porto Formoso.

Em 1941 foi criado o Plano dos Centenários e o projecto das escolas, elaborado pelo arquitecto Luís Mello, foi aprovado em 1945. As escolas do concelho da Ribeira Grande, onde se incluia a do Porto Formoso, ficaram concluidas em 1950
Anónimo disse…
As escolas foram construídas em 1950, suponhe, eu que está lá escrito Plano dos centenários 1950.
Anónimo disse…
Bom Dia para todos.Muito se falou Aqui sobre o trilho da ladeira da velha e Muito Bem. E so para informar que ja ha acordo total entre a Camara da Rigeira grande e o dono do trilho pelos vistos sao boas notiçias para todos nos. Um
Bem haja a todos
O Regedor disse…
Este último comentário a ser verdade é uma grande notícia!

Fica por resolver a situação do trilho do chá, que foi interrompido devio à obra na SCUT, tendo a obra terminado, não se percebe o porquê de não estar reaberto (limpo, sinalizado, etc.)

Cumprimentos
Anónimo disse…
E verdade SR bruno estivo ontem a falar com o Homem que mais fez para que o trilho fosse aberto ao publico . cumprimentos
Anónimo disse…
Ha coisas mesmo do arco da velha .Ha pouco tempo atras passando por uma freguesia bem longe da nossa viu um placar numa loja com os nomes dos caloteiros e as suas contas em divida . Disse logo para mim ai se a moda pega para os lados do porto formoso . vai cair a cara a muita gente cheia de nove horas e mais nao digo
Anónimo disse…
so mesmo em Portugal.sou reformado da funçao publica .nao posso trabalhar mais para o governo. Mas o sr cavaco silva tambem e reformado e anda la a trabalhar . çerto? eu queria ver este sr doutor a viver com a minha reforma .e mais nao digo
O Regedor disse…
Graças a Deus que nunca votei neste presidente da república. O pior da história de Portugal.
O Regedor disse…
"Cavaco Silva terminou mais um ano na Presidência da República o que significa que ainda terá de se arrastar num cargo para o qual não tem nem dimensão política, nem humana para desempenhar. Para que os portugueses não se esquecessem da sua efeméride decidiu fazer uma lamúria que diz muito do ser humano que é.


Quando o país enfrenta uma crise financeira que o asfixia e se esperava um Presidente da República capaz de representar os sentimentos de um país, temos um velhote egoísta em Belém. Quando centenas milhões de portugueses vivem com menos de quinhentos euros o Presidente da República apela à solidariedade porque os sus mais de dez mil euros não dão para as despesas.


Cavaco Silva foi o pior Presidente da República que Portugal teve mas não apenas pelo seu mau desempenho a todos os níveis, mas porque é um homem egoísta para quem o eu está acima do país e de todos os portugueses. Não é a primeira vez que Cavaco aborda o país na perspectiva dos seus próprios interesses, nele o “eu” está sempre presente no discurso."

www.jumento.blogspot.com
Anónimo disse…
e com politicos como este e outros igual a ele que portugal esta onde esta . ou seja no fundo do poço .graças a Deus que o meu voto nao foi para ele . por mim o rs cavaca andava na rua a pedir esmola
deus2deus disse…
Coitados dos portugueses que recebem ao fim do mês 500 euros ou dos reformados que trabalharam a vida toda para receber 250 euros e ligam a televisao para ver um presidente que recebe 10 mil euros de reforma por mês dizer que não dá para as despesas e ele tem motorista, telfone, gasolina, casa, carro e tudo pago.

Rua!

Adeus
Anónimo disse…
Ha pouco meses atras o sr cavaco silva esteve em visita a ilha de sao miguel na sua comitiva tinha mais de 30 pessoas .dois fotografos um cozinheiro e um mordomo . Ha quem diga que a conta passou dos 10 mil euros .
Anónimo disse…
Bom Fim DE Semana Para Todos
Anónimo disse…
Pois pois e por estas e por outras que Portugal esta onde esta .o Pior e que estes Politicos Vem Para a TV Falar em Crise . Gente Sem Vergonha
Anónimo disse…
29/01 2012 Domingo Reuniao De Todos os Mestres De Romeiros. Das 9 Horas as 17 Horas .Na escola Segundaria Da Ribeira Grande .Um Grande Abraço a Todos os Romeiros .Eu Tambem Sou Romeiro.Ha Que Ter FE
Anónimo disse…
Nos Ultimos Fins de Semana tem Apareçido Coisas Muito Mesmo Muito Estranhas No Porto Formoso .Como Nomes De Pessoas Nas Paredes Da Nossa Freguesia .Penso Que Ja Basta De Tanto Vandalismo .
Anónimo disse…
vicentinos do porto formoso estiveram ontem em Festa . Parabens Pelos Seus 38 Anos De Vida .
Anónimo disse…
Este Ano Pelos Vistos Nao Vai Haver Romeiros No Porto Formoso .
Anónimo disse…
Hoje o Porto Formoso esteve em Grande Destaque no Programa Bom dia Açores com uma Grande Reportagem Sobre os vicentinos .o Nosso Muito Obrigado ao Sr Luis Torres .E De Louvar O Trabalho Que Este Homem Tem Feito Pela Nossa Terra e Por Todos Nos .Tenho Dito Cumprimentos .Para Todos
Anónimo disse…
Hoje Muitas Pessoas DO Porto Formoso Estiveram Ligadas .A RTP Açores Para verem A Reportagem Da Festa Dos Vicentinos .
O Regedor disse…
O Porto Formoso anda muito movimentado para esta época do ano.

- Têm sido às dezenas as pessoas que têm percorrido o trilho da Ladeira da Velha, sobretudo ao fim-de-semana.

- A 22 de Janeiro o CALAG fez o trilho da Ribeira dos Limes e foi possível ver muitos carros estacionados no Engenho (ramal de acesso à freguesia).

- Na próxima semana irão haver mais movimentações: realização de fimagens sobre um documentário sobre os pescadores do Porto Formoso. Lá estarei.

Isto só demonstra o potencial desta freguesia. A economia local agradece, uma vez que algumas destas pessoas aproveitam para comprar algo nas mercearias e cafés ou para almoçar ou jantar no Porto Formoso.
Falta re-abrir o trilho do Chá para exitir realmente muitos amantes de trilhos no Porto Formoso.

É interessante verificar serem pessoas de fora da terra a reconhecer melhor as qualidades e o pontencial do Porto Formoso do que os portoformosenses.

Exemplos?
Estes três que acabei de dar!
Há anos que o CALAG faz actividades ao ar livre no Porto Formoso? Sabiam que eles descem a cascata do parque de estacionamento da praia dos Moinho? Sabiam que eles fazem trilho no Monte Escuro, Ladeira de Velha, etc. etc. quando ainda ninguém ouvi falar nisto?

Outro exemplo, quem começou o projecto de criar o trilho da Ladeira da Velha? O dr. Luís Noronha, entre outros.

O documentário? Também é feito por
"gente de fora". Estrangeira até.

Com isto não digo que não haja alguém que promova o Porto Formoso que seja "cá da terra" porque há e cá vão alguns: Fábrica de Chá, Luís Furtado (Torres), Grupo Folclórico, os vários restaurantes, a Confraria do Chá, entre outros.

E termino que este comentário vai longo
O Regedor disse…
O último comentário foi escrito em muito pouco tempo. Desculpem os erros ortográficos e de construção frásica.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso