Ténis de mesa renasce



E não é que se joga se tenis de mesa todas as quintas-feiras e sábados no Porto Formoso?
Modalidade esquecida na história da nossa terra, praticada em tempos na garagem do mestre Fernando com mesas feitas por carpinteiros. Tão pouco comum numa freguesia rural como o voleibol, o crocket ou o atletismo, mas que, como estas, fez parte da nossa história.
O tenis de mesa resurge agora pela mão da Associação do Grupo Folclórico de N. Sra. da Graça do Porto Formoso e coisa está... séria! Há um ranking anual, campeonato, taça do Porto Formoso e vários torneios ao longo do ano. Alguns deles abertos a atletas "estrangeiros".
Vou aparecer para me inscrever e bater umas bolas.

Comentários

Anónimo disse…
Grande movimento no Porto Formoso na próxima semana aqui se transcreve:

O exercício militar AÇOR 12 - destinado a treinar o dispositivo das Forças Armadas nos Açores - arranca sexta-feira na ilha de S. Miguel, mas só contará com militares e equipamentos no terreno a partir de terça-feira


António Nunes, porta-voz do Comando Operacional dos Açores (COA), entidade que coordena as operações em que estarão envolvidos 450 militares, duas aeronaves e uma corveta, afirmou hoje à Lusa que este exercício militar começa com ações restritas à área das comunicações.

As ações destinadas ao treino de "eficácia no controlo e defesa de pontos e áreas sensíveis" em S. Miguel, segundo este responsável militar, vão decorrer entre 29 de maio e 01 de junho.

O porta-voz do COA revelou que as manobras se vão "concentrar na costa norte de S. Miguel, especialmente entre a Ribeira Grande e o Porto Formoso”, sendo a presença de militares mais visível nas proximidades de áreas de implantação de equipamentos considerados essenciais para o funcionamento das redes de energia e de telecomunicações, entre outros.

O 'AÇOR 12' contempla também o treino de ações de salvaguarda da vida humana, habitualmente desenvolvidas pelos militares no apoio à Proteção Civil em caso de catástrofes ou acidentes graves
Anónimo disse…
Boa Noite . Sopas Do Imperio Dos Calços . Com Mais De 500 Pessoas. Boas Festas Para Todos .
Anónimo disse…
Finalmento Pinto Da Costa Teve Aquilo Que Mereçe .Antes Tarde Do Que Nunca . viva viva Aõ Benfica
Anónimo disse…
Bom Dia Para Todos . Parece Que Crise Já Chegou Aqui A Casa . pois Isto Esta Muito Fraquinho .e Pelo Andar Das Coisas Vai Continuar Assim Por Muito Tempo . Ò Sr Regedor Tem De Dar Uma Volta A Isto . Bom Fim De Semana Para Todos . ADEUS
Anónimo disse…
BOM DIA AÇORES VAI MESMO ACABAR .QUE PENA. O QUE VAMOS VER NA NOSSA TV?
Anónimo disse…
Hoje é dia de festa, para o lado dos Calços"festa do Espírito Santo"Já lá vai alguns anos, em que eram rivais os Calços e Outeiro, quase sempre e não era de admirar o mais forte em fogo, o lado do Outeiro. Havia anos, em que terminava quase sempre com senas de pancadaria. Alguns senhores porque não achavam bem, então contratavam com a policia com o fim de por cobre a cenas, daquela natureza de que não era mais do que algumas cabeças meias inchadas de uns copitos a mais. Lembra-me um ano em que o José Viana, hoje já falecido e o José Leonardo, hoje emigrado na Califórnia, esse ainda muito novo, isso por ter uns copitos a mais, do que era normal isso porque nem um nem outro eram pessoas de se embriagaram, mas era festa e aconteceu. Alguns senhores não contentes com as brincadeiras, que os mesmos espontaneamente faziam, fizeram com que o Regedor, tomasse a ousadia de convencer os policias, a levar os pervericadores a passaram a noite no calhabouço do concelho, e assim aconteceu. A coisa ficou por ali porque algumas pessoas desta freguesia foram, de forma regateada, fizeram com que os mesmos da parte de tarde de segunda feira tivessem na festa dos Moinhos. Era assim que as coisas se passavam.
Anónimo disse…
O TIO GIRBERTO JA ESTA A REMATAR AS OFERTAS DO IMPERIO DOS CALÇOS . A COISA ESTA PRETA POIS POIS E A MALDITA DA CRISE .NAO HA CASCALHO ADEUS
deus2deus disse…
O grupo folclorico está de parabéns por favorecer a prática de desporto no Porto Formoso. O tenis de mesa é o unico desporto praticado em toda a freguesia... se não fosse isso não havia desporto organizado nesta terra.

Adeus
Anónimo disse…
O trabalho feito no ping-pong é mais importante porque tem ido jogar crianças e há torneios para todas as idades.
Anónimo disse…
Hoje Vai Passar Uma Grande Reportagem Do Imperio Dos Calços No Programa Bom Dia Açores .
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO…

1 – O Império dos Calços ficou muito aquém daquilo que se esperava devido à chuva que caiu no Domingo e à crise. É pena o esforço feito pela Comissão de Festas não ter tido a devida recompensa. Esperemos pelo resultado económico para vermos se temos ou não razão.

A transposição de uma parte lúdica das festas para a zona da rua das Escolas e no campo de futebol são uma mais-valia para o Império.

2 – Com a abertura da Casa do Povo para breve é altura de se reivindicar para a freguesia que aquele edifício seja equipado com um posto de correio.

3 – Após as últimas chuvadas, a Câmara da Ribeira Grande resolveu limpar a Areia dos Barcos.

4 – Por incrível que pareça não se notam sintomas de crise nas pessoas do Porto Formoso. Há duas hipóteses para esta situação – Ou as pessoas continuam a viver bem ou assiste-se a uma pobreza envergonhada, tipo das sociedades modernas.

5 – A prática do ping pong vem lançar mais uma lufada de oxigénio nas pessoas, permitindo-lhes a prática de um desporto depois de um dia de trabalho.
David Mendonça disse…
A Associação do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso debruçou-se em 2010 sobre o desporto,nomeadamente
a modalidade do Ténis de Mesa, desporto esse que já foi praticado ao
longo de vários anos na freguesia de Porto Formoso,como já foi referido anteriormente pelo regedor. Contudo,nunca se
tornou num alicerce, não por falta de atletas, mas sim, devido á falta de
espaço minimamente adequado e carência de material desportivo.
Neste momento, a Associação tem á sua disposição, um espaço no
Centro Cultural e Social do Porto Formoso, material desportivo ( 6 mesas, separadores, raquetes, bolas, entre outros), atletas inscritos em diversos escalões, nomeadamente: infantis, cadetes, juniores e seniores.
Os Atletas inscritos têm à sua disposição dois dias de treino por
semana, quintas das 20h às 22h e aos sábados das 17.30h às 19:30h. A época desportiva da modalidade inicia-se em Setembro e termina no mês de Junho.
A finalidade deste projecto é recuperar a prática da modalidade na
freguesia do Porto Formoso, expandir o ténis de mesa a nível da ilha de São
Miguel, eliminar estilos de vida sedentários, promover a prática regular de
actividade física e desportiva, contribuindo desta forma, para a promoção
de estilos de vida activos..
Todo o trabalho da Associação está direccionado
de forma a contribuir para o progresso, dinamismo,
desenvolvimento e o bem-estar da população da
Freguesia do Porto Formoso.
Anónimo disse…
bom dia Açores vai mesmo acabar Amanha e o ultimo Programa .
O Regedor disse…
Está tudo dito, David!

Vou aparecer mais uma vez esta época para testar a minha raquete que finalmente acabou de chegar e em Setembro espero começar a época de uma forma regular!

Abraço e parabéns pelo excelente trabalho.
Anónimo disse…
Mais De Mil Pessoas Estiverem Hoje Nas Sopas Do Imperiro Do Outeiro Do Porto Formoso . Pena É Que Ó Programa Açores Hoje Nâo Esteve Là .Segundo Ouvi Dizer Ó SR Luis Furtado Já Não Trabalha Para Ó Nosso Amigo Pedro Moura Isto a Ser Verdade È Uma Notiçia Trite Para Todos Nós. Porque Ó Torres Estava a Fazer Um Grande Trabalho . Um Grande Abraço Aõ Meu Amigo Furtado
Anónimo disse…
ó novo Programa Do Pedro Moura Vai Se Chamar Açores Hoje .Horario Das 17 30 as 19 Horas .Vai Começar ´Ja Amanha .
O Regedor disse…
Sopas do Espírito Santo à moda da ilha de Santa Maria às 2030, quarta-feira, no império dos Moinhos! A não perder!
JASRAPOSO disse…
COISAS DO CORISCO….

1 – Este será o último ano que o Império dos Moinhas terá lugar numa Quinta-Feira, dia do Corpo de Deus. Este é um dos dias santos a extinguir no próximo ano. No Domingo seguinte é a festa do Espírito Santo de São Brás. Haverá as duas festas no mesmo dia, no ano que vem?

2 – O Prof. António Borges, conselheiro do Governo da República, aconselhou esse mesmo governo a baixar os salários dos trabalhadores. Uma boa sugestão para um senhor que aufere 225.000,00€ líquidos por ano. É caso para dizer que um conselho vale zero quando é acompanhado de um mau exemplo.

3 – O Bom Dia Açores foi substituído por um programa de fim de tarde e com grandes reduções financeira. Como sem ovos não se podem fazer omeletas, o programa vai perder qualidade, nomeadamente no campo das reportagens.

4 – Começa a criar-se nos Açores um mau ambiente relativamente às decisões tomadas pelo Governo da República para com esta Região Autónoma. É isto o resultado de despachos tomados no Terreiro do Paço sem o conhecimento da realidade destas ilhas.
Anónimo disse…
Quero Aqui Dar Os Meus Parabens Aõ SR Pedro Moura Pelo Seu Novo Programa .
deus2deus disse…
O blogger Raposo levanta bem a pergunta da festa do império dos Moinhos para o ano que vem não pode ser na Quintaa-feira. A festa dos moinhos vai passar para o fim de semana da festa do Espirito Santo de São Brás porqque não á outro remedio.

Vai ser muito bom para a festa dos Moinhos, vai haver mais dias de festa e assim como assim não vai quase ninguem do Porto para a festa de Espirito Santo de são Brás.

Quando São Brás pertencer a Porto Formoso vão ser as festas no mesmo dia? (esta foi para provocar)

Adeus
Anónimo disse…
Bom dia quero desde já dar os parabéns ao grupo folclórico nomeadamente ao David Mendonça pela sua iniciativa de ter aberto o ténis de mesa para todas as idades principalmente os jovens da nossa freguesia e não só,com esta iniciativa ele está ensinar desporto e o mesmo tempo a retirares de outros caminhos menos bons da vida é sempre bom salutar estas ideias e outras poção melhorar os tempos livres da nossa juventude e levar o nome do Porto Formoso o mais longe possível é pena que não aja outras actividades na nossa Freguesia que ocupassem muito mais jovens.Muito obrigado ao David um abraço de um grande amigo que partilha das tuas ideias e que também gosta dessas iniciativas e outras mais que põe a Freguesia em movimento como nos bons velhos tempos,e sabes David que podes contar sempre com o meu apoia um bem haja para ti e para todos aqueles que trabalham em prol da nossa Freguesia que tem muito potencial e muito desenvolver a nível cultural .

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso