Assim foi o chá das 3!




Vista da Fábrica de Chá do Porto Formoso.

Que tal uma ida lá para um chá cá da terra e para apreciar a vista!? As coisas boas não são só para turista ver! Pena é estar fechada ao domingo...
Conforme sugestão do blogger evaristo_tens_ca_disto, haverá um encontro de bloggers da Casa da Mosca na fábrica de chá do Porto Formoso para tomar um chá, pôr a conversa em dia e apreciar a vista.
Fica marcado para sábado dia 15 de Outubro às 15 horas.
Estão todos convidados.

E assim foi... numa tarde de sol e com a hospitalidade que o Chá Porto Formoso nos habituou, trocaram-se idéias, discutiram-se temas e traçaram-se alguns projectos para o futuro.

Outro chá... em Bruxelas!

Chá dos Açores em exposição na sede da Comissão Europeia

Entre os dias 07 e 10 de Novembro estará patente no Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia e o mais emblemático dos edifícios das instituições europeias, em Bruxelas, uma exposição de fotografia intitulada “Chá dos Açores”, numa iniciativa do deputado Paulo Casaca.
Nesta mostra serão apresentadas 25 fotos, do fotógrafo José António Rodrigues, onde se pretende mostrar a face dos actuais trabalhadores e a forma como relembram os seus antepassados na festa do início da colheita do chá no único local do território da União Europeia onde este se produz – os Açores.
Para além das imagens, haverá oportunidade de degustar chá dos Açores e doçaria açoriana.
A inauguração da exposição terá lugar segunda-feira, dia 07 de Novembro, pelas 18:00, no Hall do 1º andar do Edifício Berlaymont, com a presença do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, de parlamentares europeus, funcionários do Parlamento Europeu, da Comissão e da Representação Permanente de Portugal bem como da comunidade portuguesa radicada na Bélgica.
Esta iniciativa do parlamentar açoriano é realizada com o apoio da Presidência do Governo Regional, Direcção Regional da Cultura e das Fabricas de Chá da Gorreana e do Porto Formoso e inscreve-se no objectivo que tem vindo a ser levado a cabo, nomeadamente com exposições sobre a pesca, a cultura do tabaco e do ananás de divulgar os Açores, as suas gentes e a sua cultura junto das instituições europeias.


retirado de www.paulocasaca.net

Comentários

Cavalete disse…
Seria bom que as entidades competentes recuperassem o caminho que liga a fabrica do cha (FCha) a canada das gentes, pois assim aumentaria bastante o fluxo de turistas dentro da freguesia, para beneficio da economia local.

Actualmente, a maioria dos turistas faz o percurso Ribeira Grande/Furnas sempre pela estrada regional. Como a maioria deles tem no guia turistico a FCha, nao lhes convem, depois de visitarem a fabrica, voltar para tras ou ir ate S. Bras para descerem depois ao porto formoso.

Logo, tal caminho de ligacao permitiria criar o seguinte percurso turistico: descida ate a praia dos moinhos e passagem pela freguesia, de onde partiriam depois pela canada das gentes para a FCha. Tb seria interessante a visita a ferragem uma vez que esta fica no mesmo caminho.
Caros bloggers,
no dia 5 de Outubro faz 3 meses que se criou este blog.

Como forma de comemorar estes três meses de existência, proponho que se faça um encontro com todos os bloggers que contribuem ou tentam contribuir para a qualidade e importância deste blog na nossa freguesia.

Quem não quiser "dar a cara" percebe-se...

A ideia seria irmos todos à Fábrica do chá, e além de apreciarmos o que a fábrica tem de melhor, confraternizarmos e debatermos ideias que contribuam para a melhoria do blog.

Eu, pela minha parte estou disponível.

Um bem haja
maria-juana disse…
Eu tambem tou disponivel, a que horas?
JASRAPOSO disse…
Penso que deveria haver um encontro dessa natureza, mas mais tarde.

Convém deixar passar o período eleitoral
costaneira disse…
Marca-se a hora e o dia que o Costaneira estará lá
maria-juana disse…
As eleições não têem haver com isso?
Cavalete disse…
Gostaria de sugerir ao Regedor a colocacao de um novo post no blog que consiga criar um bom forum de discussao. Nos proximos dias parece que apenas o "Forum Autarquicas II - a recta final" parece ter ainda essa capacidade.

A existencia de dois posts "ancora" daria maior dinamismo ao blog.

Sugiro entao que se lance a seguinte tematica:

EDUCACAO E PERSPECTIVAS DE EMPREGO DA POPULACAO DO PORTO FORMOSO
Neste post poderiam ser discutidos os varios sistemas de ensino que frequentam os jovens do porto formoso, desde ao pre-escolar ao ensino superior, passando pelo ensino nocturno e profissional.

Qual e o nivel de absentismo dos nossos jovens? O abandono escolar constitui um problema na nossa freguesia? O que leva os jovens a optarem pelo ensino profissional? Vale a pena "tirar" o 12o ano se nao se tem perspectiva de ir para a universidade? Temos muitos jovens a frequentar a universidade? Em que areas? E o ensino nocturno, esta a ter resultados?

Sera que e valida a maxima de alguns jovens de que "nao ha emprego para todos os estudantes, logo mais vale ser pedreiro e comecar desde ja a ganhar dinheiro"?

Os nossos jovens estao a ter boas saidas profissionais?

Muito havera para discutir certamente...

Quanto ao encontro, divirtam-se!!
Onde e que estao os bloggers? Nos ultimos 5 dias nao se fizeram mais do que 8 comentarios!

A mosca esta a perder altitude...

Nao me digam que o detective-martelada atingiu a mosca com a sua "pazinha de matar moscas"!
deus2 disse…
Os portoformosenses não "aproveitam" as belezas naturais da freguesia. Permanece a cultura do café! Mas, não me refiro a essa planta originária da américa do sul. Refiro-me aos cafés que existem em toda a freguesia. Passa-se a vida nos cafés a ver filmes, futebol e a falar da vida de uns e de outros.

Ir passear não existe... perdão..passear até ao café.

Há outras modalidade de não fazer nada. Como exemplo temos o ficar em casa e o andar pelas ruas (de preferência encostados às paredes).

Pode-se dizer que temos um grupo folclórico, um grupo coral, um grupo de jovens, etc. É verdade. Reparemos agora na frase anterior. A palavra mais repetida foi grupo. Só se fazem coisas se for em grupo?
Onde pára a iniciativa individual no Porto Formoso? Não há ninguém que tenha uma idéia diferente, que faça algo diferente? Alguém que organize algo por sua conta e risco? Mesmo que seja uma coisa simples...não há!
Por isso, os meus parabéns ao proprietário da fábrica de chá, porque, nos últimos anos, foi a única pessoa a fazer algo diferente e bom para o Porto Formoso: a recuperação da fábrica.
Ismael disse…
bom dia

tambem queria aproveitar para dar os meus parabéns aos proprietários da fábrica do chá, nao só pela recuperaçao da mesma, bem como por estarem a lançar o nome do porto formoso mais além.

um bem haja a todos
JASRAPOSO disse…
A maior parte das pessoas vive à espera que o mundo satisfaça as suas necessidades. Dizem as estatísticas que oitenta por cento das pessoas são disfuncionais, o que significa que essas peesoas não conseguem atingir o que realmente querem.
Essa frustração vem manifestar-se, em grande parte, através dos comentários e críticas anónimos.
Temos de ser compreensivos e entender que esses indivíduos, mercê da sua patologia, não se conseguem expor ao público.
Por isso, o encontro na Fábrica do Chá não terá muita gente e coloca em causa um pouco a mística da participação dos bloggers.
Partilho da participação no blog através de pseudónimo e da clandestinidade, salvaguardando sempre o bom nome a que as pessoas têm direito.

PS - O Porto Formoso está mais rico com a vinda de duas embarcações novas. Muitas felicidades para os seus propritários e respectivos colaboradores
Não sei se vou chegar a horas ao encontro, pois tenho o hábito de levar muito tempo a vestir-me.

Desta vez não esperem por mim... Vão-se servindo com o chá preto e umas bolachinhas à mistura.

Para evitar confusões no tal encontro, sugeria ao regedor que reservá-se as mesas com lugares marcados e desse instruções para que os seguintes senhores(as) se sentassem em mesas bem distantes:
- o próprio regedor vs james dean;
- o ismael vs deus e godeluk;
- o detective-martelada vs caça-detectives;
- o luisdecamoes vs aguia;
- o pulcra vs mardonorte e costaneira.

Bem, no caso do pulcra, penso mesmo que não irão restar cadeiras para ele...
JAGPacheco disse…
“Não sei, se hei-de fugir, ou morder o anzol, já não há nada de novo aqui …”

Esta música dos Rádio Macau reflectiu bem, o meu estado de espírito em relação a uma eventual participação neste blog.
Algumas das intervenções aqui expressas, fazem-me lembrar as picardias ou despiques dos antigos cantadores ao desafio. Afinal mudam-se os tempos, mas mais dificilmente mudam as mentalidades. Se por um lado não existe a ingenuidade poética e a coragem de subir ao palco dos cantadores ao desafio, existe o orgulho do domínio das novas tecnologias e o sentimento de impunidade característica do “franco-atirador”.
No entanto, o século XXI é o século da tolerância, os excessos devem-se naturalmente á irreverência da juventude ou ao calor, normal, das épocas pré eleitorais. O que conta é o espírito com que este blog foi criado. (Um bem haja ao Regedor!)

O Porto Formoso tem potencial turístico enorme, quem o visita gosta de conhecer não só a sua beleza paisagística, mas também a riqueza dos seus costumes e das suas actividades produtivas. Destas, o chá e a pesca destacam-se pela sua especificidade e pelo valor acrescentado que o turista poderá representar, como seu consumidor final.
Foram construídos, num estaleiro da Vila de Rabo de Peixe, dois barcos de boca aberta destinados a dois pescadores do Porto Formoso. Estas embarcações pelos métodos de construção e pelas suas dimensões, fazem-nos crer que esta actividade, tão antiga como a própria freguesia, tem a sua continuidade assegurada.
Depois de um pequeno “tsunami”, no dia 19 de Fevereiro do corrente ano, ter destruído as suas embarcações varadas no Porto Formoso, estes pescadores, em vez de comodamente receberem um mísero Seguro e se inscreverem no fundo de desemprego, tiveram a atitude de “arregaçar as mangas” e iniciar um projecto. Bateram a várias portas, sempre de cabeça erguida e com a dignidade de quem ambiciona simplesmente exercer a sua profissão.
O longo caminho, desde o corte dos cedros e acácias; a serragem e secagem das madeiras; os merecidos mas burocráticos apoios oficiais; o acompanhamento directo dos trabalhos de construção; finalmente chegaram ao fim. Após o “Bota abaixo” em Rabo de Peixe as embarcações entraram altivas no Porto Formoso, sábado 1 de Outubro ao fim da tarde.
Quem não acredita no futuro da pesca artesanal, pode ter a certeza que esta actividade se enquadra nos modernos valores do desenvolvimento sustentável. Ao contrário das técnicas utilizadas pelos grandes arrastões que contribuem rapidamente para a delapidação dos recursos marinhos. A pescaria de linha, a rede de sardinha, o chicharro de rolo, dificilmente abalam o frágil equilíbrio dos nossos ecossistemas marinhos.
Estas duas embarcações poderão assegurar o emprego a cerca de oito pessoas, o que é significativo à escala local e a 30 km de Ponta Delgada.
Parabéns pela iniciativa, desejo as maiores felicidades e os maiores sucessos em especial aos proprietários e companhas do “Mariana” e “Maurício” e em geral a todos os marítimos do Porto Formoso.

Seguindo uma primeira recomendação do amigo Raposo, assino com as minhas iniciais e último nome.

Saudações Formosas

JAGPACHECO
pulcra disse…
A discriminação é uma coisa muito feia!!!!!!!!!!Caso não saibas com ou sem cadeira vou estar presente porque a fabrica é muito grande e meu amigo espera por mim tou me a vestir quem se sentir a mais a porta da rua é a serventia da casa
pulcra2 disse…
criem um blog para falar sobre a actividade piscatória da freguesia e não no blog da f d chá
Caros bloggers!

Dado a nossa natureza humana, todos podemos errar. E eu admito que não tive a melhor atitude quando, no dia 19 de Setembro de 2005, no post "Forum Autárquicas", anunciei aqui um "episódio" no qual o Padre Leonardo terá proferido na igreja de S. Brás um "suposto" apoio ao candidato António Pedro.

Na verdade, o Padre Leonardo, proferiu as palavras que mencionei no post de que "oxalá o sr. presidente ganhe as eleições!" No entanto, o meu erro parece estar na interpretação de tais palavras.

Agora começo a perceber que esta foi, tão somente, uma forma de agradecimento ao presidente da camara pelo apoio prestado à igreja. A forma como relatei e ajuizei tal acontecimento distorceu aquela que seria a verdadeira intenção do Padre Leonardo.

Por isso, quero, "publicamente", pedir desculpas ao Padre Leonardo!! Imagino a angústia e trizteza que sentiu quando viu tal comentário. Uma vez mais, desculpa. Afinal, no mundo de hoje, é muito dificil desempenhar as funções de Padre. E o Sr. Padre é certamente uma pessoa que se preocupa com a igreja do Porto Formoso. Como já foi dito, está de parabéns pela organização da festa do Porto Formoso, pelo dinamismo que tem dado à nossa igreja, com procissões várias, desfiles, etc.

Sr. Padre Leonardo, continue o seu trabalho de consciência tranquila! Quanto a nós, apesar de não nos conhecer-mos pessoalmente, pode ter a certeza que admiro o seu trabalho. Poderá dizer, se assim é, porque é que eu fiz tal comentário? São coisas da vida. Errei. UMA VEZ MAIS DESCULPA!!!
O Regedor disse…
caros participantes,

reafirmo que comentários sobre da vida pessoal de cada um e a fazer insinuações gravosas e sem prova não são bem-vindos.
O Regedor disse…
Envio os meus parabéns ao ricardo e ao paulo jorge, mais conhecidos por iró e tabaquinho, respectivamente.

Estive no estaleiro no momento em que os barcos estavam a ser construídos e pareceu-me que tudo ia correr pelo melhor. Assim foi.
Mais uma iniciativa particular de relevo para a freguesia. Tal como a fábrica de chá.

Parabéns novamente.
Ismael disse…
tal como aproveitei o blog para mandar os meus sinceros parabens aos proprietários da fábrica de chá porto formoso, aproveitava novamente o meio para desejar parabéns ao "Iró" e "tabaquinho" e felicidades na sua profissão, e aos demais professionais e empresários da nossa freguesia.
Um grande bem haja a todos

Ismael
JAGPacheco disse…
JAGPacheco
JAGPacheco disse…
A Direcção Regional da Cultura está a desenvolver um maravilhoso projecto que consiste no “Inventário do Património Imóvel dos Açores”.
Já foram publicados seis volumes, referentes ao Inventário de seis concelhos, o ritmo é de um por ano o que se justifica pela grande qualidade das publicações, que incluem mapas de localização, documentação fotográfica etc., o próximo inventário a ser publicado será o do concelho da Ribeira Grande.
Num concelho, marcadamente rural, como o nosso não abundam os grandes mosteiros ou palácios. No entanto o Património Imóvel também pode abarcar uma casa rural, que se distinga pela sua arquitectura típica; um fontanário ou uma eira; infra-estruturas que independentemente do valor arquitectónico são importantes para memória colectiva das populações locais.
No Porto Formoso, na fase de trabalhos de campo, foram mostrados aos técnicos do Instituto Açoriano de Cultura, no âmbito da arquitectura militar as ruínas do “Castelo” ou Forte de Nª. Sr.ª da Graça e os “Subterrâneos” ou bunkers da Ponte. Relativamente á arquitectura religiosa a Igreja de Nª. Sr.ª da Graça e no que respeita a construções utilitárias e de produção artesanal, as ruínas das termas da Ladeira da Velha e os diversos moinhos de água que existem na freguesia.
Confesso-me, curioso em relação á eventual inclusão na lista do Inventário, de alguns dos elementos acima referidos. Os técnicos do Instituto Açoriano de Cultura, certamente terão utilizado critérios científicos e rigorosos.
Sem pretensões de trazer água a este blog, gostava de fazer referência ao moinho da “Ribeira Seca”, também conhecido por moinho do “Tio Feleja”, o último de um conjunto de cinco, abastecidos pela mesma levada, actualmente desaparecidos ou descaracterizados.
O referido moinho, localizado nuns terrenos destinados a loteamento, foi lamentavelmente destruído no ano de 2002. Segundo consegui apurar, inicialmente, o empresário responsável pelo empreendimento, tentou em vão, junto ás entidades responsáveis, obter apoios directos e imediatos, para a recuperação do moinho. Estas coisas exigem a apresentação de projecto e são acompanhadas de alguma burocracia. Percebendo que a legislação existente não o impediria de demolir o moinho, o empresário foi implacável na sua demonstração de força.
A EMPRESA não teve cultura suficiente, para reconstruir o moinho, dar ao loteamento o nome de “Moinho da Ribeira Seca”, chamar os arruamentos rua da mó, rua da levada, etc. Isto supostamente iria trazer ao projecto global, um valor acrescentado, muito superior ao custo da recuperação do imóvel.
A OPINIÃO PÚBLICA da “época” não era suficientemente forte, para dissuadir o empresário de uma atitude que poderia afectar negativamente a imagem da sua empresa
Os MEDIA deram eco a esta barbaridade, através daqueles que tiveram a coragem de a denunciar, mas o moinho já estava demolido.

A Fábrica de Chá Porto Formoso, provavelmente vista como um fiel depositário, foi recentemente presenteada, com uma pintura cujo tema é o “Moinho da Ribeira Seca”. Oferta da autora, INÊS PASTOR que com a sua sensibilidade de artista registou para a posteridade, laços afectivos que a ligam a esta terra, mas definitivamente, o Porto Formoso perdeu um pouco do seu ENCANTO.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Sei bem que cabe ao regedor a colocacao de posts neste blog.

E tambem evidente que a dinamica do blog depende muito do tipo de posts e da sua frequencia de colocacao no blog, bem como do interesse dos bloggers nas respectivas tematicas.

Comparativamente a outros blogs de cariz local, este blog tem sido um verdadeiro sucesso.

No entanto, penso que este blog pode ir mais alem. Ja expressei a opiniao de que sao precisos mais posts interessantes. Senao vejamos:

O post Cha das 3 nao merece muito interesse, a nao ser por permitir a marcacao do lugar e dos termos do encontro.

O post crise sismica e sem duvida interessante mas tambem nao merece muitos mais comentarios. E acima de tudo um post de "informacao na hora" e nao tanto de discussao continua.

Os posts propostas a serem entregues as listas candidatas, pub, aguas azedas e aparentemente ferias ja estao ultrapassados.

Por isso resta-nos o forum autarquicas. Isto e, resta-nos um unico post com capacidade de discussao continua.

Se o objectivo do post e ser um local de discussao com caracter casual, entao penso que estamos bem assim.

No entanto, se o objectivo e ser um local de participacao continua dos seus bloggers (quando digo continua refiro-me a uma participacao pelo menos semanal) entao acho que este deveria ir mais alem.

Se o regedor nao gostou das propostas que eu e outras pessoas ja fizeram para post, nomeadamente emprego e aborto, tudo bem, esta no seu direito.

Mas pelo menos poderia consultar outros bloggers sobre eventuais novos temas.

"Anyway", parabens ao blog!!
Nightmare00 disse…
O REGEDOR ESTÁ PRECISANDO DE UM ASSISTENTE!!!!
O Regedor disse…
caros bloggers, em especial blogger cavalete,

concordo na globalidade com a sua argumentação e agradeço a sua colaboração no melhoramento do blog. Penso também que os temas que indicou têm bastante interesse e alguns deles terão posts aqui neste blog.

No entanto, a discussão desses e outros temas ficará mais enriquecida se for realizada depois das eleiçoes que se avizinham (dia 9), uma vez que, neste momento, todas as atenções ce centram nesse tema o que iria prejudicar os outros.

Em todo o caso, caso algum blogger queira contribuir com um post pode envia-lo para acasadamosca@yahoo.com que depois da devida apreciação será ou não publicado.
James Dean disse…
Sr. espera_por_mim_tou_me_a_vestir, sinto-me orgulhoso pela sua observação de me afastar do regedor, parece que sou o que mais se debate contra ele.
Para mim sento-me em qualquer cadeira, não sou pessoa de guardar rancores, pois muito dos que aqui participam são meus conhecidos, até talvez já fumamos umas bogas juntos...
Cumps
James Dean
verdascada disse…
Assistimos à destruição do património impávidos e serenos enquanto outros apostam na sua reconstrução!
JASRAPOSO disse…
Não tencionava faltar ao chá das 15, mas estarei esta semana ausente no Continente, regressando no Sábado à tarde.

Penso chegar a horas do chá; se tal não for possivel fica a justificação da falta
nao se eskecam de tirar uma foto do encontro e depois coloca-la na casa da mosca.
O Regedor disse…
caros bloggers,
espero, durante o chá, apresentar uma iniciativa que irá ocorrer no Porto Formoso através da casa da mosca. Tudo depende se conseguir obter resposta esta semana. A ver vamos.
maria-juana disse…
caro espera por mim tou me a vestir mostrar as fotos seria injusto porque se quisessem dar a cara ou revelar as suas identidades ja o tinham feito
JAGPacheco disse…
No Porto Formoso as ruas são estreitas, de traçado sinuoso e como já chamaram á atenção neste blog, algumas viaturas circulam com excesso de velocidade e os condutores com falta de civismo. Se juntarmos a este cenário, a bosta deixada pelas manadas de vacas, que nelas se deslocam … é deveras desolador.
Independentemente do orgulho que o lavrador possa ter em mostrar, as suas vacas bem tratadas ao resto da comunidade, ele sabe que a energia dispendida por uma vaca em deslocação, não será canalizada para a produção de leite. Contudo a dispersão das diferentes parcelas da sua exploração, obriga a este vaivém constante.

Nos últimos anos, a Politica Agrícola Comum ao obrigar os lavradores a ter formação, para se poderem candidatar a Projectos Comunitários de Apoio e ao fomentar as reformas antecipadas, transformou os sobreviventes em empresários agrícolas. A posse da terra perdeu valor sociológico, o que facilita a compra e venda dos terrenos e consequentemente o emparcelamento. As novas técnicas de ensilagem de milho e erva colocam estes factores de produção mais próximos dos animais, evitando deslocações.
A diminuição do trânsito de lavouras no centro das localidades, para muitos, será a única face visível de uma “Reforma Agrária” silenciosa mas em curso. Sem querer ser intitulado o “profeta da bosta” penso que em menos de uma década, praticamente desaparecerão das ruas do Porto Formoso estes “presentes” mal cheirosos.

A maré verde das pastagens, quase devastou por completo muitas das culturas agrícolas tradicionais, entre elas, inúmeras variedades de macieira que terão chegado a esta ilha com os primeiros povoadores.
Contrariamente à produção de erva, não temos boas condições climatéricas para a produção deste tipo de fruta. As plantas exigem frio durante o Inverno, como estímulo para a floração e consequente frutificação. Com a suavidade dos nossos Invernos, resta cultivá-las em zonas altas, onde as temperaturas são mais baixas.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel criaram um pomar onde vem coleccionando e preservando estas macieiras, de frutos geralmente pequenos ou irregulares, mas de rico paladar e muito perfumados.
No Porto Formoso existe um único agricultor, que remando contra a maré, mantém, com esforço e dedicação, um pomar de peros (variedade de maçã), com características únicas de aroma e paladar.
Durante gerações foram transportados, em cestos de vime, cobertos com fetos, para os mercados da Ribeira Grande e Ponta Delgada, onde eram conhecidos por “peros do Porto”. Na Ribeirinha, esta iguaria, ganhou o nome de “peros da Sª. da Graça”, fruto das romagens a pé, que famílias inteiras efectuavam ao Porto Formoso aquando das festas da padroeira, época do ano que coincide com o “pico” da colheita dos peros.

Segundo os especialistas, os aromas são das experiências sensoriais que mais perduram na nossa memória individual.
Oxalá, a fragrância de uma taça de “Peros do Porto Formoso”, perfumando uma cozinha, não venha a ser … APENAS uma MEMÓRIA.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Caro maria-juana penso que pelo simples facto dos bloggers se encontrarem no domingo ja estao a dar a cara. Claro que ninguem esta a espera que se faca uma investigacao para tentar saber quem e quem.

O interesse de ter uma foto do encontro era apenas para termos uma "recordacao" do primeiro encontro de bloggers da casa da mosca. Nao se espera que a foto venha com legendas, do tipo:

"Em cima, da esquerda para a direita: evaristo, pulcra, regedor, ... Em baixo, da esquerda para a direita: cavalete, maria-juana, aguia, etc..."
AGUIA disse…
Chamo a atenção que o encontro é no Sábado e não no Domingo.

No Domingo o CHÁ está fechado.
acreditar disse…
Gostava de saber se o encontro sempre se vai realizar e a que horas?
costaneira disse…
Bom dia caros bloggers e em especial oblogger acreditar.
Não é da minha competencia informa-lo acerca do encontro de sabado mas visto que ainda ninguém o informou o encontro realizar-se-a no sabado dia 15 por volta das 15:00 horas.
Um bem haja a todos os bloggers.
O Regedor disse…
Caro (a) blogger,
estava a duvidar que haveria encontro?
Vai haver chá das 3 às 15h de amanhã (sábado)!

Volto a reafirmar que estão todos convidados.
JAGPacheco disse…
CHÁ das 3
Em nome da Fábrica de Chá Porto Formoso, não será necessário dizer que serão bem recebidos, porque este é o nosso lema, em relação a todos os visitantes. Mas lá estaremos para colaborar com o “chefe de cerimónias” neste caso o Regedor.
Se porventura o tempo (como indicam as previsões) não for convidativo para a esplanada, a sala de chá nunca será pequena para receber todos aqueles que gostam e discutem o Porto Formoso. O forno estará acesso para criar um ambiente de tranquilidade e o chá oferecido será o de melhor qualidade.

Saudações Formosas

JAGPacheco
O Regedor disse…
Caro JAGPacheco,

não esperava outra coisa, visto que, todas as vezes que fui à fábrica fui sempre muito bem recebido.
Esta será uma oportunidade para aproximar (ainda mais) algumas pessoas do Porto Formoso à fábrica.

Obrigado e até amanhã.
juanito disse…
Aproveito esta oportunidade de realçar o bem-receber da fábrica de chá do Porto Formoso.
No geral as pessoas da freguesia têm de ir menos aos cafés e mais tomar chá.
Também quero dizer que pelo que é possível enteirar-me, a fábrica está no coração das pessoas desta freguesia. todos se identificam com a fábrica e todos tem uma história para contar que a envolva. Os mais velhos e também os mais novos. Os mais novos brincavam ou passaram na fábrica abandonada e agora gostam de vê-la recuperada.
estudantedauac disse…
Como foi o encontro?
maria-juana disse…
Então um encontro tao importante e ninguém fala nele? ou então não apareceu ninguém, que é o mais provavel
Caros, bloggers

ontem estive presente, bem como outras personalidades que escrevem frequentemente para este blog, no encontro promovido pelo regedor, na Fábrica do Chá do Porto Formoso.

Em primeiro lugar, e não querendo fazer papel de regedor, só tenho a agradecer pela forma calorosa e amiga como todos fomos recebidos pelo seu proprietário.

A verdade é que foram debatidas questões importantes sobre o blog, o seu funcionamento, as suas (e ainda) lacunas, enfim uma série de coisas que, na minha óptica, só contribuiram para a melhoria do blog e para o aprofundamento das relações das pessoas que para aqui escrevem.

Tenho pena de só terem aparecido 9 pessoas. Mas percebe-se... Poderei eu concluir só só nove pessoas é que contribuem para a melhoria e qualidade deste blog?? E os restantes bloggers só têm a intenção de o denegrir???... Penso que não. O facto é que só estiveram presentes 9 pessoas.

A breve trecho será lançada a fotografia(s) do encontro, isto se o regedor assim o entender.

Muito mais havia para dizer, mas penso que esse papel cabe ao regedor.

Um bem haja a todos
JAGPacheco disse…
Encontro
O Porto Formoso tem uma mística que felizmente ultrapassa as suas barreiras geográficas e virtuais (blog). Contudo o maior potencial são as pessoas. Num ambiente descontraído e sob orientação do regedor a reunião decorreu com a elevação e a filosofia próprias da hora do chá.
Depois deste encontro acredito ainda mais no futuro do blog, pela simpatia, pelo espírito crítico do grupo e até pela juventude de alguns dos presentes.
Sobre os que não apareceram, não me posso pronunciar.

Saudações Formosas

JAGPacheco
James Dean disse…
Bem, gostei de saber que o encontro correu bem.
Não pude estar presente, em virtude de morar um bocado longe do Porto Formoso, talvez para o próximo.
Cumps
James Dean
Miguel Sousa disse…
daqui a uns dias andam a lutar pela independencia da região soberana de Porto Formoso. Avante camaradas
AGUIA disse…
É imperdoável que ainda não esteja publicada a fotografia dos bloggers que estiveram na reunião do CHÁ DAS TRÊS.

Realmente o Regedor está a necessitar de um(a)ajudante.

Os que vivem fora da freguesia e não puderam estar presentes estão curiosos.
O Regedor disse…
Caro águia, estou neste momento a fazer a "revelação" das fotos...
Sinto que a curiosidade é imensa. Espero que seja uma curiosidade saúdável.
De início pensava que iriam só 2 pessoas afinal fomos uns 10. Correu bem a conversa. Muito bem.
O chá, os biscoitos, o ambiente e a paisagem estavam excelentes.
Quem não foi perdeu uma boa conversa e tudo o resto.
Esperam-se mais encontros no futuro.
As fotos e mais comentários já aí vêm.
Realmente um(a) ajudante não me fazia mal...

Cumprimentos
costaneira disse…
Bom dia caros bloggers mas em especial ao Sr Regedor.
A foto esta fixe o que mais me desilude é so ter aparecido 8 pessoas . Peço ja desculpa por não ter ido, não tenho transporte proprio e vivo um pouco longe.

Um bem haja a todos os bloggers mas em especial aos que foram ao cha das tres.

Ja agora correu bem?
Sr Regedor.
Cavalete disse…
Parabens a todos os bloggers da foto (e ao blogger fotografo) por terem dado autorizacao de colocacao desta foto na internet.

Penso que se podera repetir tal iniciativa no futuro!
estudantedauac disse…
Pensamento do dia no blog:"Quem é quem?" Aceitam-se apostas...
deus2 disse…
Pelo que me foi dado saber o encontro correu bem e com projectos que serão anunciados no futuro. Parece-me bem que existam pessoas que têm coragem de dar a cara e de criar uma tertúlia para discutir o Porto Formoso e não só.

Pensava que só iria o regedor e o evaristo mas apareceu mais pessoas o que já me parece uma vitória.
Parabéns aos que apareceram e infelizes os que falam mal de tudo e nunca aparecem em nada.
Eu não apareci por motivos pessoais mas se existir novo encontro lá estarei.
O Regedor disse…
Caros bloggers,
o I encontro da casa da mosca superou as minhas expectativas.
Quando o evaristo_tens_ca_disto propôs tal ideia de fazer um encontro pensei logo: se não for ninguém ficamos nós os dois a apreciar a vista, a conversar, a provar um chá e a disfrutar do bom ambiente que se vive na Fábrica de Chá Porto Formoso.
A realidade é que apareceram 10 pessoas. Para mim o número superou as expectativas visto o clima de "secretismo" que se vive nos comentários e na identidade dos comentadores.

Mais importante do que o número de particiantes foi a troca de impressões. O convívio começou na esplanada (com a vista soberba própria de um dia de sol) e depois rumou à sala de chá. Discutiram-se assuntos do blog (como surgiu, as suas virtudes, problemas, defeitos e aspectos a melhorar), falou-se sobre questões do passado, presente e futuro da nossa freguesia, entre muitos outros assuntos sempre com um pitada de bom humor. Surgiram alguns projectos com um deles a esperar implantação rápida. A ver vamos. Após umas 2 horas de conversa ainda houve tempo para uma nova ida à esplanada para as impressões finais. Depois todos rumaram a casa satisfeitos com o convívio e com o ambiente proporcionado pela fábrica.

Uma nota final para o proprietário da fábrica de chá que nos recebeu de uma forma exemplar e amiga. O chá estava óptimo (pela quantidade de bules que foram para a mesa percebeu-se isso), os biscoitos também, a lareira acesa dava o toque final de bem-estar. Contudo, o mais importante foi a forma calorosa como fomos recebidos. Os meus agradecimentos em nome de todos.
estudantedauac disse…
Parece que está acontecer o que se esperava. Depois dos bloggers mais participativos terem revelado a sua identidade no encontro do passado sábado, surge a contracção nos comentários.

Agora eles têm muito mais cuidado no tipo de comentários que fazem pois sabem que estão a ser continuamente "avaliados" pelos outros bloggers. Por isso é que nunca concordei com este encontro. O fim do anonimato retira alguma "piada" aos comentários. Claro que estou sempre a falar de comentários globalmente positivos e não de comentários como os do pulcra ou do detective-martelada.
Nem todas as pessoas têm capacidade para revelar a sua idêntidade (no blog) e ao mesmo tempo serem genuínos, originais e "fixes" nos comentários que fazem. Nem todos os bloggers podem ser como o jasraposo ou como o jagpacheco.

Atenção, quando digo que não concordei com tal encontro não me refiro a nada de negativo em relação ao local do encontro. Refiro-me apenas as cnsequências de tal encontro par o blog.

Por exemplo, lembro-me de uns meses atrás o evaristo tens ca disto ter tecido algumas criticas menos positivas em relação a algumas pessoas. Agora que fiquei a saber quem é o evaristo tens ca disto só posso ficar desiludido com ele. Sim, sr evaristo, veja o histórico dos seus comentários e depois reflicta! Repare que estou a ter o cuidado de não revelar a sua identidade.

Uma outra leitura para a contracção dos comentários é estar-se sempre a apostar em temas por demais discutidos. O tema da maldita estrada não está a ter os comentários desejados porque os comentários vão bater sempre no mesmo assunto: política e critica ao poder local, autárquico e regional. Meus senhores, vamos deixar de discutir política por algum tempo. Vamos discutir novos temas interessantes. Oh sr. regedor, puxe pela cabecinha e coloque temas mais interessantes sob pena de este blog perder a sua influência!

Devo notar que este foi o único comentário de hoje no blog!!!
pregalheefoge disse…
boa tarde caros bloggers

ou deveria ser saudaçoes socialistas? lol, sim porque a foto mais parece ser um encontro de socialistas, bem me parecia que as conversas de tanga, mexericos, enrredos como queiram chamar-lhes, à cerca de certas e determinadas pessoas e entidades,só poderia vir de alguns cromos da vossa freguesia.
Devo dizer que retiro deste meu comentário 2 pessoas, sao eles propritário da fábrica de chá, um outro que julgo ser funcionário da Bensaude.
A prepósito HI-MEN, qual o teu nick neste blogg?
deus2 disse…
Estas pessoas são as que dão a cara, por isso, são criticados ou elogiados.
O blog tem dezenas de comentadores. Não são estas pessoas que fazem todos os comentários positivos ou negativos.

Parece que muitas mais pessoas poderiam ter ido ao encontro, mas sabe-se lá devem ter medo de ser descobertas. Medo as que foram não devem ter.

Sobre o socialismo, como já foi dito num comentário... se 70% do Porto Formoso votou PS e o blog é do Porto Formoso...para bom entendedor meia palavra basta.

Cumprimentos
joses disse…
parabens as pessoas do porto que fizeram este encontro ... as pessoas so por si conseguem fazer coisas bem.
começa a aparecer gente que faz coisas novas pela freguesia.
digo isto... façam coisas mexam com o porto. vao receber criticas mas vale a pena.
parabens

ps. abram o caminho da r. amancio faria e maia ate à estrada!
o CAVALETE TEM FEITO UMAS BOAS SONDAGENS E ANÁLISES!!!!!!!!!
aH!!! TAMBÉM NOTO QUE HÁ QUEM SE QUEIRA PASSAR POR ALGUÉM QUE NÃO É, OU ENTÃO É POUCO INTELIGENTE!! DIGO BEM, CARO "estudantedauac"??????

vá andando se é para ser assim!!

resumo: Três comentários nos últimos minutos.
Caro blogger estudante da uac,

estive mesmo para não responder ao seu comentário, mas para reaccionário, reaccionário e meio.

Parece-me incrível que só agora conheça a verdadeira identidade de evaristo_tens_cá_disto. Das duas uma, ou você anda a dormir ou quer fazer passar que anda a dormir. Penso que toda a gente sabe a verdadeira identidade do blogger evaristo_tens_cá_disto, da mesma forma que toda a gente sabe a verdadeira identidade de "jasraposo" ou mesmo de "jagpacheco" ou ainda de "o regedor". A única diferença está na escolha do nick. Mas a sua ninguém sabe. E por que razão ninguém sabe??Tem medo de dar a cara??

Cuidado em revelar a minha identidade!!!??? Revele a sua! Para todos vermos que tem essa coragem.

Eu sei o conteúdo de todos os meus comentários, porque fui eu que os escrevi...

Devo dizer-lhe (isto é o outra metade do reaccionarismo) que continue na uac, que vai ter um futuro risonho pela frente....

Para finalizar, dizer que as pessoas que estiveram na fábrica do chá, estiveram lá porque se interessam pelo blog e pela sua qualidade na tentativa de ser uma referência no Porto Formoso. Se pessoas há que assim não queiram... Eu pela minha parte farei o que estiver ao meu alcance para que isso aconteça. Penso que os que marcaram presença pensam como eu. Quanto ao resto....

Um bem haja a todos sem descriminações

Post Scriptum: Senhor "pregalheefoge" revele a sua identidade para sabermos se também é um cromo da Ribeira Grande....
estudantedauac disse…
Nao se deite muito tarde Sr. Evaristo... especialmente nao deixe de dormir devido as minhas observacoes...
Cavalete disse…
Como em tudo na vida, penso que e bom termos diversidade nos comentarios, desde que nao se comprometa o bom nome de cada um.

E saudavel termos comentarios a favor do encontro e contra o encontro, a favor do blog e contra o blog, a favor da junta e contra a junta, a favor do ricardo silva e "contra" o ricardo silva...

Vejo com agrado o surgimento de novos bloggers ou de bloggers "reencarnados", desde que a sua actuacao siga os principios ja aqui enumerados pelo jasraposo.
estudantedauac disse…
Mas que silencio ensurdecedor vai no blog...
verdascada disse…
caro estudante ainda não deste uma para a caixa. só dizer que nao ha post, nao há ideias e ainda não vi nos teus comentários uma ideia ou uma coisa interessante.
pregalheefoge disse…
carissimos bloggers;

para o bem de todos aqui atingidos, seria de todo o interesse denunciar a verdadeira identidade dos bloggers que tentam fazer de um nick, mascara para tentar lançar insultos, gestos cobardes e de muito oportunismo.
carissimo evaristo, porquê o seu medo de descobrir o seu verdadeiro nome? como responde ao estudante fico muito curioso ..."Cuidado em revelar a minha identidade!!!??? Revele a sua!..."
Quanto ao meu, quando quizeres pede.me que eu digo.te quem sou.
Agora sabemos que o Regedor é o sr. bruno raposo, filho do sr. raposo, fico agora a pensar, como é que deixa que certas e determinadas pessoas que ele bem sabe quem sao e tem o "poder "de eliminar comentários, deixa estes individuos dizerem o que querem e bem entendem????
já li tambem algures neste blog, que o Dr, ricardo silva deveria fazer um limpeza na camara, retirando os imcopetentes etc..., nao vejo logica entao convidar o dr. Himen para acessor.
estudantedauac disse…
Sr. regedor, o sr. disse que durante o encontro foram discutidos projectos, um dos quais com implantacao rapida. Penso que ja esta na hora de anunciar tais projectos. Se foi discutido num encontro de bloggers penso que todos nos temos direito a saber que projectos novos se avizinham.

Espero que nao se crie dois grupos de bloggers: os que vao ao encontro e tem informacao previligiada e os outros que apenas debatem temas no blog.

Nao queria que o regedor se aborrecesse comigo. Deveria estar satisfeito por ter bloggers tao exigentes.

Afinal, na "vida real" ate nos conhecemos e ja demos umas gargalhadas juntos.

Um abraco (sem ressentimentos) sr regedor!!
O Regedor disse…
blogger estudante,

claro que todos têm direito de saber o projecto que se avizinha, contudo, como compreende é necessário estabelecer contactos com algumas pessoas para que seja possível concretizá-lo. Assim que tudo estiver acordado será divulgado, caso contrário estaria a fazer as coisas da trás para a frente e corria o risco de ter um projecto falhado sem sequer existir projecto.

Outra coisa... todos os blogger foram convidados para o encontro, no entanto, só alguns apareceram (o que é natural). Penso que as pessoas ao apareceram demonstraram 3 coisas:
. interesse pelo blog
. não tiveram qualquer problema em aparecer em público (um pormenor importante/engraçado: no encontro ninguém falou em alcunhas/nicks de ninguém, ou seja, ninguem revelou a sua identidade. Interessante, não?)
. interesse pela freguesia

Claro que um dos assuntos do chá foi o blog, logo, quem la esteve ouviu serem discutidos assuntos tais como: o nascimento do blog, a sua evolução, problemas, defeitos e virtudes. Se isso provoca diferenciação nos bloggers quanto à discussão do próprio blog, como é dito na seu comentário, penso que sim. É inevitável. A não ser que reproduzisse toda a conversa do encontro aqui no blog, o que é manifestamente impossível.

Já agora queria assinalar o seguinte: a conversa foi informal, descontraída e abordou temas muito interessantes. Será que estamos a assistir ao nascimento de uma tertúlia no Porto Formoso?

CUmprimentos caro estudanteuac

PS. não estou aborrecido. É um previlégio ter bloggers exigentes desde que sejam exigentes também consigo próprios e com as suas intervenções.
PS2. não me trate por senhor regedor se me conhece e já tivemos umas gargalhadas. Afinal ainda sou novo!
pregalheefoge disse…
entra o regedor e já noto que começou a eliminar comentários, interessante.
afinal que mal tinha eu dito, se for a ver outros pior estao ainda exposto.
Ou será que o apelido MOSCA feriu os sentimentos.

cumprimentos
Caro blogger pregalheefoge

só lhe digo o seguinte: Se me quiser contactar é só escrever para evaristo.tens.ca.disto@gmail.com

Não tente armar-se em adivinho. Já lhe disse que toda ou quase toda gente sabe a minha verdadeira identidade. A única diferença, como também já disse, está na escolha do nick, que devo dizer-lhe é por uma razão histórica e de afinidade.

Para finalizar só me resta dizer-lhe que não faça comentários sobre a competência técnica das pessoas quando não as conhece...

Um bem haja a todos
costaneira disse…
Boa tarde caros bloggers!
Gostaria de fazer duas pequenas questões ao blogger pulcra :
Estiveste presente no encontro para o cha das tres?
Sabes o que significa pulcra?

Sem ofença!
Um bem haja a todos
estudantedauac disse…
Realmente estou um pouco desiludido por alguns bloggers de renome terem deixado de fazer comentarios no blog...
estudantedauac disse…
O aguia, nao sabes a falta k fazes ao blog...
Nightmare00 disse…
é a pandemia dos blogs
Nightmare00 disse…
Penso que é errado se eliminarem comentários, especialmente quando o critério não é igual para todos os casos!!!
Cavalete disse…
Caros bloggers,

Sabiam que o blog do favinhas, o SOS ribeiragrande, chegou ao fim.

Nada como o dinamismo da casa da mosca. Continua assim regedor...
Cavalete disse…
Amanha e um dia especial para a casa da mosca. Em condicoes normais esta casa devera atingir as 10.000 vizualizacoes!!!!!!

Alem disso esta apenas a 9 vizualizacoes de entrar no TOP 10 do directorio do site www.acores.net.

Isto so vem demonstrar que havia no Porto Formnoso alguma "ansia" por um local onde se pudessem discutir temas interessantes sobre a freguesia.

Vamos ver se conseguimos celebrar as 100.000 vizualizacoes dentro de poucos anos...
AGUIA disse…
Sempre pensei que a discussão do fórum do chá fosse acompanhado por várias fotografias.

Uma vez que não percebo de informática, limito-me a sugerir que coloquem outra fotografia.

Não conseguiram arranjar uma pessoa que tirasse uma fotografia a todos os presentes?
Se não foi possivel, ao menos apresentem uma nova fotografia ou indiquem quem foi o fotógrafo de serviço.
E foi caro aguia. Só que o regedor colocou no post a que entendeu que era melhor. No entanto, não sei se é entendimento do regedor colocar outra foto.

Fica ao seu critério....

Um bem haja a todos.
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
acreditar disse…
Então águia, que ânsia de ver fotografias, não basta esta??? Ademais, o mais importante não foi possível registar, foi debatido e conversado e planeado...
AGUIA disse…
A história que vou contar foi-me transmitida por um conterrâneo que "sentou praça" em 59.
Na vigência do Prof. Marcelo Caetano foi incrementado o "Abono de Família" e outros subsídios.
Para ter acesso ao Abono de Família o chefe da casa tinha que descontar para a Casa do Povo, pelo menos, uma percentagem sobre 21 dias no mês. Na teoria tinha que trabalhar todos aqueles dias.
Geralmente nunca trabalhavam os 21 dias pelo que, à boa maneira portuguesa, falsificavam os documentos; arranjando quem os assinasse como entidade patronal, pagando o interessado o valor em causa.
O referido documento necessitava de levar o carimbo e a assinatura da entidade local de então.
Este senhor, como tinha muitas terras e negociava a compra da esrvilha e amendoim ainda nas plantas, obrigava os indivíduos a trabalharem de sua conta, com salários mais baixos, a troco dos favores da assinatura e carimbo.
Pena é que muitas pessoas já se tenham esquecido destas habilidades
gulantina disse…
Que rica vista! E que dia bonito. O Porto Formoso é lindo. Parabéns ao regedor pela escoha do sítio, ao José António Plora pela sua propriedade e ao bloggers presentes-
costaneira disse…
Sera que os comentarios do post cha das tres ira superar os 150?
costaneira disse…
rica fotografia Sr Regedor.
Essa esta mesmo muito bem conseguida
pulcra disse…
Caros Bloggers!
Antes de mais, boa tarde para todos. Ultimamente, não tenho visitado o blog, por razões profisionais, nas quais com muito trabalho, mas hoje arranjei um tempinho parateclar.
Caro Costaneira, eu estive presente no encontro do chá das três, como já tinha referido num comentário anterior, que ia estar presente com ou sem cadeira.
Vou agira satisfazer a tua curiosidade quanto ao meu nick, mas lembro-te que a curiosidade matou o gato :
"PULCRA" significa: BONITO EM LATIM.
Já agora "ET PLURIBUS UNNUM" também é latim e "MENS SANA IN CORPORE SANO" .
Mas estes de certeza deves saber.
verdascada disse…
Cara pulcra,
não é para ser chato mas sempre que queres dar lições de portugês ou latim metes sempre água. Por outras palavras.. é pior a emenda do que o soneto. Uma vez corrigiste a palavra "vereador" (forma correcta) por uma forma errada e agora dás lições gráris de latim escrevendo expressões também de uma forma errada.
Como diz o presidente (não digo do quê) cada um escreve como sabe, mas estar a corrigir de forma errada é preciso paciência.

ps- caros bloggers que foram ao chá, quem é a blogger pulcra que diz foi ao chá e não aparece nas fotografias? Sei de fonte segura que essA blogger (pulcra) não esteve no chá. Aliás coragem em dar a cara não parece ser o seu forte.
AGUIA disse…
A coragem que falta à PULCRA para dar a cara sobra-lhe na maneira como defende a atitude do(s)familiar(es)
vasco-cordeiro disse…
Amigos escritores deste blog do porto formoso, pela primeira vez que frequento este blog ,reparei que há muitas agressões "pessoais",e quero referir que o sr verdascada e o sr aguia, estao a agredir verbalmente um bloger. Não conheço ninguem, moro em ponta delgada.
Quero salientar que ninguém é perfeito, tada a gente erra e tem esse direito nem que tenha os cursos todos desse mundo.Eu pessoalmente , trabalho numa firma de grandes dimensões e às vezes tambem me engano, por mais experiência que tenhamos , estamos sempre sujeitos em errar sem nos apercebermos.Acho que deviam pensar um pouco antes de escreverem algo. Não quero dar lições a ninguém , só não acho justo.
Já agora também escrevo em outros blogs e qualquer pessoa pode ter mais que um nick.


Bem aja a todos e não levem a mal a minha sinceridade.
carlos_cesar disse…
amigo vasco-cordeiro,
as agressões verbais agora estao calmas. Bem sei que nao é desculpa mas o que aqui foi dito pelo blogger aguia e verdascada parecem elogios comparado com o que a blogger pulcra escreveu contra outras pessoas no mês de Setembro.

bem haja e bom trabalho
costaneira disse…
Sei quem é!!!
Cavalete disse…
A fábrica de chã do porto formoso é apontada como um caso de sucesso de turismo regional em

http://www.idrha.pt/pl/jornalpl13.pdf

(página 16).
O Regedor disse…
caros bloggers,
está a decorrer uma esposição fotográfica em Bruxelas, na sede da União Europeia, sobre a cultura do chá em São Miguel. Esta esposição foi patrocinada pelo eurodeputado Paulo Casaca e contou com a presença do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.
A maioria das fotos (totalidade) foram tiradas no chá do Porto Formoso.

Assim vamos longe!
Cumprimentos
JAGPacheco disse…
A Fábrica de Chá Porto Formoso, já pode ser visualizada no site www.chaportoformoso.com
Mas não se esqueçam, de que no Chá, como em muitas outras coisas, o aroma e sabor reais, são sempre melhores do que no mundo virtual.

Apareçam!

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Parabens pela pagina chaportoformoso.com!!

Excelente qualidade grafica e cuidado no pormenor.

Convem tambem dizer que uma pesquisa no google por porto formoso leva, em mais de 50% dos casos, a sitios relacionados com o cha do porto formoso.
O Regedor disse…
MUITOS parabéns pela página. Pode servir de exemplo para a Junta de Freguesia fazer uma página sobre o Porto Formoso.
Cavalete disse…
Parabéns também ao regedor por ter colocado a página do chã nos links da casa da mosca!
deus2 disse…
Parabéns à fábrica! Tudo de bom para ela.
Nem assim a Junta vÊ e cria uma página na internet!! Meus amigos conheço um rapaz que faz isso por 500 euros...
costaneira disse…
MUITOS PARABENS AO SR. JOSÉ ANTONIO
JAGPacheco disse…
O Chá Virtual

Como o Post “chá das três” deverá sair de cena, em breve, gostaríamos de deixar aqui registados os mais sinceros agradecimentos pela visibilidade que foi proporcionada ao projecto “Chá Porto Formoso” na “Casa da Mosca”.
O gesto do Regedor e as palavras de apreço de muitos blogers, servirão de incentivo para dar continuidade a um trabalho já de quatro anos. Quatro anos difíceis, dificuldades inerentes a quem inicia um projecto; lança uma nova marca no mercado e se debate com uma dupla sazonalidade:
- o chá como planta sub tropical produz somente nos meses de Verão.
- a comercialização do chá varia com o fluxo turístico que por enquanto é muito concentrado nos meses de Verão.
Se por um lado poderíamos chamar a este período inicial “Um Chá no Deserto”, também temos de admitir, ao longo deste tempo, uma evolução gradual e positiva.
A nossa postura tem sido sempre a de bem receber, de divulgar a historia, a etnografia e o processo de fabrico do chá a os todos aqueles que nos visitam.
Continuamos com entusiasmo e com projectos para o futuro, que certamente ajudarão a divulgar o Chá Porto Formoso e a nossa Região.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Grande parte dos problemas do Porto Formoso surgem porque não conseguimos estar em frente uns dos outros - OLHAR OLHOS NOS OLHOS.

Para resolver esses processos mentais inconscientes nada melhor do que um bom chá, tomado num ambiente acolhedor com uma paisagem deliciosa.
gulantina disse…
jagpacheco,

num blog polémico como este o seu projecto recolhe elogios de todos os comentadores.
Para bom entendedor uma frase basta.

boa sorte

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha