Assim foi o chá das 3!




Vista da Fábrica de Chá do Porto Formoso.

Que tal uma ida lá para um chá cá da terra e para apreciar a vista!? As coisas boas não são só para turista ver! Pena é estar fechada ao domingo...
Conforme sugestão do blogger evaristo_tens_ca_disto, haverá um encontro de bloggers da Casa da Mosca na fábrica de chá do Porto Formoso para tomar um chá, pôr a conversa em dia e apreciar a vista.
Fica marcado para sábado dia 15 de Outubro às 15 horas.
Estão todos convidados.

E assim foi... numa tarde de sol e com a hospitalidade que o Chá Porto Formoso nos habituou, trocaram-se idéias, discutiram-se temas e traçaram-se alguns projectos para o futuro.

Outro chá... em Bruxelas!

Chá dos Açores em exposição na sede da Comissão Europeia

Entre os dias 07 e 10 de Novembro estará patente no Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia e o mais emblemático dos edifícios das instituições europeias, em Bruxelas, uma exposição de fotografia intitulada “Chá dos Açores”, numa iniciativa do deputado Paulo Casaca.
Nesta mostra serão apresentadas 25 fotos, do fotógrafo José António Rodrigues, onde se pretende mostrar a face dos actuais trabalhadores e a forma como relembram os seus antepassados na festa do início da colheita do chá no único local do território da União Europeia onde este se produz – os Açores.
Para além das imagens, haverá oportunidade de degustar chá dos Açores e doçaria açoriana.
A inauguração da exposição terá lugar segunda-feira, dia 07 de Novembro, pelas 18:00, no Hall do 1º andar do Edifício Berlaymont, com a presença do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, de parlamentares europeus, funcionários do Parlamento Europeu, da Comissão e da Representação Permanente de Portugal bem como da comunidade portuguesa radicada na Bélgica.
Esta iniciativa do parlamentar açoriano é realizada com o apoio da Presidência do Governo Regional, Direcção Regional da Cultura e das Fabricas de Chá da Gorreana e do Porto Formoso e inscreve-se no objectivo que tem vindo a ser levado a cabo, nomeadamente com exposições sobre a pesca, a cultura do tabaco e do ananás de divulgar os Açores, as suas gentes e a sua cultura junto das instituições europeias.


retirado de www.paulocasaca.net

Comentários

Cavalete disse…
Seria bom que as entidades competentes recuperassem o caminho que liga a fabrica do cha (FCha) a canada das gentes, pois assim aumentaria bastante o fluxo de turistas dentro da freguesia, para beneficio da economia local.

Actualmente, a maioria dos turistas faz o percurso Ribeira Grande/Furnas sempre pela estrada regional. Como a maioria deles tem no guia turistico a FCha, nao lhes convem, depois de visitarem a fabrica, voltar para tras ou ir ate S. Bras para descerem depois ao porto formoso.

Logo, tal caminho de ligacao permitiria criar o seguinte percurso turistico: descida ate a praia dos moinhos e passagem pela freguesia, de onde partiriam depois pela canada das gentes para a FCha. Tb seria interessante a visita a ferragem uma vez que esta fica no mesmo caminho.
JASRAPOSO disse…
Penso que deveria haver um encontro dessa natureza, mas mais tarde.

Convém deixar passar o período eleitoral
Cavalete disse…
Gostaria de sugerir ao Regedor a colocacao de um novo post no blog que consiga criar um bom forum de discussao. Nos proximos dias parece que apenas o "Forum Autarquicas II - a recta final" parece ter ainda essa capacidade.

A existencia de dois posts "ancora" daria maior dinamismo ao blog.

Sugiro entao que se lance a seguinte tematica:

EDUCACAO E PERSPECTIVAS DE EMPREGO DA POPULACAO DO PORTO FORMOSO
Neste post poderiam ser discutidos os varios sistemas de ensino que frequentam os jovens do porto formoso, desde ao pre-escolar ao ensino superior, passando pelo ensino nocturno e profissional.

Qual e o nivel de absentismo dos nossos jovens? O abandono escolar constitui um problema na nossa freguesia? O que leva os jovens a optarem pelo ensino profissional? Vale a pena "tirar" o 12o ano se nao se tem perspectiva de ir para a universidade? Temos muitos jovens a frequentar a universidade? Em que areas? E o ensino nocturno, esta a ter resultados?

Sera que e valida a maxima de alguns jovens de que "nao ha emprego para todos os estudantes, logo mais vale ser pedreiro e comecar desde ja a ganhar dinheiro"?

Os nossos jovens estao a ter boas saidas profissionais?

Muito havera para discutir certamente...

Quanto ao encontro, divirtam-se!!
deus2 disse…
Os portoformosenses não "aproveitam" as belezas naturais da freguesia. Permanece a cultura do café! Mas, não me refiro a essa planta originária da américa do sul. Refiro-me aos cafés que existem em toda a freguesia. Passa-se a vida nos cafés a ver filmes, futebol e a falar da vida de uns e de outros.

Ir passear não existe... perdão..passear até ao café.

Há outras modalidade de não fazer nada. Como exemplo temos o ficar em casa e o andar pelas ruas (de preferência encostados às paredes).

Pode-se dizer que temos um grupo folclórico, um grupo coral, um grupo de jovens, etc. É verdade. Reparemos agora na frase anterior. A palavra mais repetida foi grupo. Só se fazem coisas se for em grupo?
Onde pára a iniciativa individual no Porto Formoso? Não há ninguém que tenha uma idéia diferente, que faça algo diferente? Alguém que organize algo por sua conta e risco? Mesmo que seja uma coisa simples...não há!
Por isso, os meus parabéns ao proprietário da fábrica de chá, porque, nos últimos anos, foi a única pessoa a fazer algo diferente e bom para o Porto Formoso: a recuperação da fábrica.
JASRAPOSO disse…
A maior parte das pessoas vive à espera que o mundo satisfaça as suas necessidades. Dizem as estatísticas que oitenta por cento das pessoas são disfuncionais, o que significa que essas peesoas não conseguem atingir o que realmente querem.
Essa frustração vem manifestar-se, em grande parte, através dos comentários e críticas anónimos.
Temos de ser compreensivos e entender que esses indivíduos, mercê da sua patologia, não se conseguem expor ao público.
Por isso, o encontro na Fábrica do Chá não terá muita gente e coloca em causa um pouco a mística da participação dos bloggers.
Partilho da participação no blog através de pseudónimo e da clandestinidade, salvaguardando sempre o bom nome a que as pessoas têm direito.

PS - O Porto Formoso está mais rico com a vinda de duas embarcações novas. Muitas felicidades para os seus propritários e respectivos colaboradores
JAGPacheco disse…
“Não sei, se hei-de fugir, ou morder o anzol, já não há nada de novo aqui …”

Esta música dos Rádio Macau reflectiu bem, o meu estado de espírito em relação a uma eventual participação neste blog.
Algumas das intervenções aqui expressas, fazem-me lembrar as picardias ou despiques dos antigos cantadores ao desafio. Afinal mudam-se os tempos, mas mais dificilmente mudam as mentalidades. Se por um lado não existe a ingenuidade poética e a coragem de subir ao palco dos cantadores ao desafio, existe o orgulho do domínio das novas tecnologias e o sentimento de impunidade característica do “franco-atirador”.
No entanto, o século XXI é o século da tolerância, os excessos devem-se naturalmente á irreverência da juventude ou ao calor, normal, das épocas pré eleitorais. O que conta é o espírito com que este blog foi criado. (Um bem haja ao Regedor!)

O Porto Formoso tem potencial turístico enorme, quem o visita gosta de conhecer não só a sua beleza paisagística, mas também a riqueza dos seus costumes e das suas actividades produtivas. Destas, o chá e a pesca destacam-se pela sua especificidade e pelo valor acrescentado que o turista poderá representar, como seu consumidor final.
Foram construídos, num estaleiro da Vila de Rabo de Peixe, dois barcos de boca aberta destinados a dois pescadores do Porto Formoso. Estas embarcações pelos métodos de construção e pelas suas dimensões, fazem-nos crer que esta actividade, tão antiga como a própria freguesia, tem a sua continuidade assegurada.
Depois de um pequeno “tsunami”, no dia 19 de Fevereiro do corrente ano, ter destruído as suas embarcações varadas no Porto Formoso, estes pescadores, em vez de comodamente receberem um mísero Seguro e se inscreverem no fundo de desemprego, tiveram a atitude de “arregaçar as mangas” e iniciar um projecto. Bateram a várias portas, sempre de cabeça erguida e com a dignidade de quem ambiciona simplesmente exercer a sua profissão.
O longo caminho, desde o corte dos cedros e acácias; a serragem e secagem das madeiras; os merecidos mas burocráticos apoios oficiais; o acompanhamento directo dos trabalhos de construção; finalmente chegaram ao fim. Após o “Bota abaixo” em Rabo de Peixe as embarcações entraram altivas no Porto Formoso, sábado 1 de Outubro ao fim da tarde.
Quem não acredita no futuro da pesca artesanal, pode ter a certeza que esta actividade se enquadra nos modernos valores do desenvolvimento sustentável. Ao contrário das técnicas utilizadas pelos grandes arrastões que contribuem rapidamente para a delapidação dos recursos marinhos. A pescaria de linha, a rede de sardinha, o chicharro de rolo, dificilmente abalam o frágil equilíbrio dos nossos ecossistemas marinhos.
Estas duas embarcações poderão assegurar o emprego a cerca de oito pessoas, o que é significativo à escala local e a 30 km de Ponta Delgada.
Parabéns pela iniciativa, desejo as maiores felicidades e os maiores sucessos em especial aos proprietários e companhas do “Mariana” e “Maurício” e em geral a todos os marítimos do Porto Formoso.

Seguindo uma primeira recomendação do amigo Raposo, assino com as minhas iniciais e último nome.

Saudações Formosas

JAGPACHECO
O Regedor disse…
caros participantes,

reafirmo que comentários sobre da vida pessoal de cada um e a fazer insinuações gravosas e sem prova não são bem-vindos.
O Regedor disse…
Envio os meus parabéns ao ricardo e ao paulo jorge, mais conhecidos por iró e tabaquinho, respectivamente.

Estive no estaleiro no momento em que os barcos estavam a ser construídos e pareceu-me que tudo ia correr pelo melhor. Assim foi.
Mais uma iniciativa particular de relevo para a freguesia. Tal como a fábrica de chá.

Parabéns novamente.
JAGPacheco disse…
JAGPacheco
JAGPacheco disse…
A Direcção Regional da Cultura está a desenvolver um maravilhoso projecto que consiste no “Inventário do Património Imóvel dos Açores”.
Já foram publicados seis volumes, referentes ao Inventário de seis concelhos, o ritmo é de um por ano o que se justifica pela grande qualidade das publicações, que incluem mapas de localização, documentação fotográfica etc., o próximo inventário a ser publicado será o do concelho da Ribeira Grande.
Num concelho, marcadamente rural, como o nosso não abundam os grandes mosteiros ou palácios. No entanto o Património Imóvel também pode abarcar uma casa rural, que se distinga pela sua arquitectura típica; um fontanário ou uma eira; infra-estruturas que independentemente do valor arquitectónico são importantes para memória colectiva das populações locais.
No Porto Formoso, na fase de trabalhos de campo, foram mostrados aos técnicos do Instituto Açoriano de Cultura, no âmbito da arquitectura militar as ruínas do “Castelo” ou Forte de Nª. Sr.ª da Graça e os “Subterrâneos” ou bunkers da Ponte. Relativamente á arquitectura religiosa a Igreja de Nª. Sr.ª da Graça e no que respeita a construções utilitárias e de produção artesanal, as ruínas das termas da Ladeira da Velha e os diversos moinhos de água que existem na freguesia.
Confesso-me, curioso em relação á eventual inclusão na lista do Inventário, de alguns dos elementos acima referidos. Os técnicos do Instituto Açoriano de Cultura, certamente terão utilizado critérios científicos e rigorosos.
Sem pretensões de trazer água a este blog, gostava de fazer referência ao moinho da “Ribeira Seca”, também conhecido por moinho do “Tio Feleja”, o último de um conjunto de cinco, abastecidos pela mesma levada, actualmente desaparecidos ou descaracterizados.
O referido moinho, localizado nuns terrenos destinados a loteamento, foi lamentavelmente destruído no ano de 2002. Segundo consegui apurar, inicialmente, o empresário responsável pelo empreendimento, tentou em vão, junto ás entidades responsáveis, obter apoios directos e imediatos, para a recuperação do moinho. Estas coisas exigem a apresentação de projecto e são acompanhadas de alguma burocracia. Percebendo que a legislação existente não o impediria de demolir o moinho, o empresário foi implacável na sua demonstração de força.
A EMPRESA não teve cultura suficiente, para reconstruir o moinho, dar ao loteamento o nome de “Moinho da Ribeira Seca”, chamar os arruamentos rua da mó, rua da levada, etc. Isto supostamente iria trazer ao projecto global, um valor acrescentado, muito superior ao custo da recuperação do imóvel.
A OPINIÃO PÚBLICA da “época” não era suficientemente forte, para dissuadir o empresário de uma atitude que poderia afectar negativamente a imagem da sua empresa
Os MEDIA deram eco a esta barbaridade, através daqueles que tiveram a coragem de a denunciar, mas o moinho já estava demolido.

A Fábrica de Chá Porto Formoso, provavelmente vista como um fiel depositário, foi recentemente presenteada, com uma pintura cujo tema é o “Moinho da Ribeira Seca”. Oferta da autora, INÊS PASTOR que com a sua sensibilidade de artista registou para a posteridade, laços afectivos que a ligam a esta terra, mas definitivamente, o Porto Formoso perdeu um pouco do seu ENCANTO.

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Sei bem que cabe ao regedor a colocacao de posts neste blog.

E tambem evidente que a dinamica do blog depende muito do tipo de posts e da sua frequencia de colocacao no blog, bem como do interesse dos bloggers nas respectivas tematicas.

Comparativamente a outros blogs de cariz local, este blog tem sido um verdadeiro sucesso.

No entanto, penso que este blog pode ir mais alem. Ja expressei a opiniao de que sao precisos mais posts interessantes. Senao vejamos:

O post Cha das 3 nao merece muito interesse, a nao ser por permitir a marcacao do lugar e dos termos do encontro.

O post crise sismica e sem duvida interessante mas tambem nao merece muitos mais comentarios. E acima de tudo um post de "informacao na hora" e nao tanto de discussao continua.

Os posts propostas a serem entregues as listas candidatas, pub, aguas azedas e aparentemente ferias ja estao ultrapassados.

Por isso resta-nos o forum autarquicas. Isto e, resta-nos um unico post com capacidade de discussao continua.

Se o objectivo do post e ser um local de discussao com caracter casual, entao penso que estamos bem assim.

No entanto, se o objectivo e ser um local de participacao continua dos seus bloggers (quando digo continua refiro-me a uma participacao pelo menos semanal) entao acho que este deveria ir mais alem.

Se o regedor nao gostou das propostas que eu e outras pessoas ja fizeram para post, nomeadamente emprego e aborto, tudo bem, esta no seu direito.

Mas pelo menos poderia consultar outros bloggers sobre eventuais novos temas.

"Anyway", parabens ao blog!!
O Regedor disse…
caros bloggers, em especial blogger cavalete,

concordo na globalidade com a sua argumentação e agradeço a sua colaboração no melhoramento do blog. Penso também que os temas que indicou têm bastante interesse e alguns deles terão posts aqui neste blog.

No entanto, a discussão desses e outros temas ficará mais enriquecida se for realizada depois das eleiçoes que se avizinham (dia 9), uma vez que, neste momento, todas as atenções ce centram nesse tema o que iria prejudicar os outros.

Em todo o caso, caso algum blogger queira contribuir com um post pode envia-lo para acasadamosca@yahoo.com que depois da devida apreciação será ou não publicado.
JASRAPOSO disse…
Não tencionava faltar ao chá das 15, mas estarei esta semana ausente no Continente, regressando no Sábado à tarde.

Penso chegar a horas do chá; se tal não for possivel fica a justificação da falta
O Regedor disse…
caros bloggers,
espero, durante o chá, apresentar uma iniciativa que irá ocorrer no Porto Formoso através da casa da mosca. Tudo depende se conseguir obter resposta esta semana. A ver vamos.
JAGPacheco disse…
No Porto Formoso as ruas são estreitas, de traçado sinuoso e como já chamaram á atenção neste blog, algumas viaturas circulam com excesso de velocidade e os condutores com falta de civismo. Se juntarmos a este cenário, a bosta deixada pelas manadas de vacas, que nelas se deslocam … é deveras desolador.
Independentemente do orgulho que o lavrador possa ter em mostrar, as suas vacas bem tratadas ao resto da comunidade, ele sabe que a energia dispendida por uma vaca em deslocação, não será canalizada para a produção de leite. Contudo a dispersão das diferentes parcelas da sua exploração, obriga a este vaivém constante.

Nos últimos anos, a Politica Agrícola Comum ao obrigar os lavradores a ter formação, para se poderem candidatar a Projectos Comunitários de Apoio e ao fomentar as reformas antecipadas, transformou os sobreviventes em empresários agrícolas. A posse da terra perdeu valor sociológico, o que facilita a compra e venda dos terrenos e consequentemente o emparcelamento. As novas técnicas de ensilagem de milho e erva colocam estes factores de produção mais próximos dos animais, evitando deslocações.
A diminuição do trânsito de lavouras no centro das localidades, para muitos, será a única face visível de uma “Reforma Agrária” silenciosa mas em curso. Sem querer ser intitulado o “profeta da bosta” penso que em menos de uma década, praticamente desaparecerão das ruas do Porto Formoso estes “presentes” mal cheirosos.

A maré verde das pastagens, quase devastou por completo muitas das culturas agrícolas tradicionais, entre elas, inúmeras variedades de macieira que terão chegado a esta ilha com os primeiros povoadores.
Contrariamente à produção de erva, não temos boas condições climatéricas para a produção deste tipo de fruta. As plantas exigem frio durante o Inverno, como estímulo para a floração e consequente frutificação. Com a suavidade dos nossos Invernos, resta cultivá-las em zonas altas, onde as temperaturas são mais baixas.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel criaram um pomar onde vem coleccionando e preservando estas macieiras, de frutos geralmente pequenos ou irregulares, mas de rico paladar e muito perfumados.
No Porto Formoso existe um único agricultor, que remando contra a maré, mantém, com esforço e dedicação, um pomar de peros (variedade de maçã), com características únicas de aroma e paladar.
Durante gerações foram transportados, em cestos de vime, cobertos com fetos, para os mercados da Ribeira Grande e Ponta Delgada, onde eram conhecidos por “peros do Porto”. Na Ribeirinha, esta iguaria, ganhou o nome de “peros da Sª. da Graça”, fruto das romagens a pé, que famílias inteiras efectuavam ao Porto Formoso aquando das festas da padroeira, época do ano que coincide com o “pico” da colheita dos peros.

Segundo os especialistas, os aromas são das experiências sensoriais que mais perduram na nossa memória individual.
Oxalá, a fragrância de uma taça de “Peros do Porto Formoso”, perfumando uma cozinha, não venha a ser … APENAS uma MEMÓRIA.

Saudações Formosas

JAGPacheco
O Regedor disse…
Caro (a) blogger,
estava a duvidar que haveria encontro?
Vai haver chá das 3 às 15h de amanhã (sábado)!

Volto a reafirmar que estão todos convidados.
JAGPacheco disse…
CHÁ das 3
Em nome da Fábrica de Chá Porto Formoso, não será necessário dizer que serão bem recebidos, porque este é o nosso lema, em relação a todos os visitantes. Mas lá estaremos para colaborar com o “chefe de cerimónias” neste caso o Regedor.
Se porventura o tempo (como indicam as previsões) não for convidativo para a esplanada, a sala de chá nunca será pequena para receber todos aqueles que gostam e discutem o Porto Formoso. O forno estará acesso para criar um ambiente de tranquilidade e o chá oferecido será o de melhor qualidade.

Saudações Formosas

JAGPacheco
O Regedor disse…
Caro JAGPacheco,

não esperava outra coisa, visto que, todas as vezes que fui à fábrica fui sempre muito bem recebido.
Esta será uma oportunidade para aproximar (ainda mais) algumas pessoas do Porto Formoso à fábrica.

Obrigado e até amanhã.
JAGPacheco disse…
Encontro
O Porto Formoso tem uma mística que felizmente ultrapassa as suas barreiras geográficas e virtuais (blog). Contudo o maior potencial são as pessoas. Num ambiente descontraído e sob orientação do regedor a reunião decorreu com a elevação e a filosofia próprias da hora do chá.
Depois deste encontro acredito ainda mais no futuro do blog, pela simpatia, pelo espírito crítico do grupo e até pela juventude de alguns dos presentes.
Sobre os que não apareceram, não me posso pronunciar.

Saudações Formosas

JAGPacheco
«« disse…
daqui a uns dias andam a lutar pela independencia da região soberana de Porto Formoso. Avante camaradas
O Regedor disse…
Caro águia, estou neste momento a fazer a "revelação" das fotos...
Sinto que a curiosidade é imensa. Espero que seja uma curiosidade saúdável.
De início pensava que iriam só 2 pessoas afinal fomos uns 10. Correu bem a conversa. Muito bem.
O chá, os biscoitos, o ambiente e a paisagem estavam excelentes.
Quem não foi perdeu uma boa conversa e tudo o resto.
Esperam-se mais encontros no futuro.
As fotos e mais comentários já aí vêm.
Realmente um(a) ajudante não me fazia mal...

Cumprimentos
Cavalete disse…
Parabens a todos os bloggers da foto (e ao blogger fotografo) por terem dado autorizacao de colocacao desta foto na internet.

Penso que se podera repetir tal iniciativa no futuro!
deus2 disse…
Pelo que me foi dado saber o encontro correu bem e com projectos que serão anunciados no futuro. Parece-me bem que existam pessoas que têm coragem de dar a cara e de criar uma tertúlia para discutir o Porto Formoso e não só.

Pensava que só iria o regedor e o evaristo mas apareceu mais pessoas o que já me parece uma vitória.
Parabéns aos que apareceram e infelizes os que falam mal de tudo e nunca aparecem em nada.
Eu não apareci por motivos pessoais mas se existir novo encontro lá estarei.
O Regedor disse…
Caros bloggers,
o I encontro da casa da mosca superou as minhas expectativas.
Quando o evaristo_tens_ca_disto propôs tal ideia de fazer um encontro pensei logo: se não for ninguém ficamos nós os dois a apreciar a vista, a conversar, a provar um chá e a disfrutar do bom ambiente que se vive na Fábrica de Chá Porto Formoso.
A realidade é que apareceram 10 pessoas. Para mim o número superou as expectativas visto o clima de "secretismo" que se vive nos comentários e na identidade dos comentadores.

Mais importante do que o número de particiantes foi a troca de impressões. O convívio começou na esplanada (com a vista soberba própria de um dia de sol) e depois rumou à sala de chá. Discutiram-se assuntos do blog (como surgiu, as suas virtudes, problemas, defeitos e aspectos a melhorar), falou-se sobre questões do passado, presente e futuro da nossa freguesia, entre muitos outros assuntos sempre com um pitada de bom humor. Surgiram alguns projectos com um deles a esperar implantação rápida. A ver vamos. Após umas 2 horas de conversa ainda houve tempo para uma nova ida à esplanada para as impressões finais. Depois todos rumaram a casa satisfeitos com o convívio e com o ambiente proporcionado pela fábrica.

Uma nota final para o proprietário da fábrica de chá que nos recebeu de uma forma exemplar e amiga. O chá estava óptimo (pela quantidade de bules que foram para a mesa percebeu-se isso), os biscoitos também, a lareira acesa dava o toque final de bem-estar. Contudo, o mais importante foi a forma calorosa como fomos recebidos. Os meus agradecimentos em nome de todos.
deus2 disse…
Estas pessoas são as que dão a cara, por isso, são criticados ou elogiados.
O blog tem dezenas de comentadores. Não são estas pessoas que fazem todos os comentários positivos ou negativos.

Parece que muitas mais pessoas poderiam ter ido ao encontro, mas sabe-se lá devem ter medo de ser descobertas. Medo as que foram não devem ter.

Sobre o socialismo, como já foi dito num comentário... se 70% do Porto Formoso votou PS e o blog é do Porto Formoso...para bom entendedor meia palavra basta.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Como em tudo na vida, penso que e bom termos diversidade nos comentarios, desde que nao se comprometa o bom nome de cada um.

E saudavel termos comentarios a favor do encontro e contra o encontro, a favor do blog e contra o blog, a favor da junta e contra a junta, a favor do ricardo silva e "contra" o ricardo silva...

Vejo com agrado o surgimento de novos bloggers ou de bloggers "reencarnados", desde que a sua actuacao siga os principios ja aqui enumerados pelo jasraposo.
O Regedor disse…
blogger estudante,

claro que todos têm direito de saber o projecto que se avizinha, contudo, como compreende é necessário estabelecer contactos com algumas pessoas para que seja possível concretizá-lo. Assim que tudo estiver acordado será divulgado, caso contrário estaria a fazer as coisas da trás para a frente e corria o risco de ter um projecto falhado sem sequer existir projecto.

Outra coisa... todos os blogger foram convidados para o encontro, no entanto, só alguns apareceram (o que é natural). Penso que as pessoas ao apareceram demonstraram 3 coisas:
. interesse pelo blog
. não tiveram qualquer problema em aparecer em público (um pormenor importante/engraçado: no encontro ninguém falou em alcunhas/nicks de ninguém, ou seja, ninguem revelou a sua identidade. Interessante, não?)
. interesse pela freguesia

Claro que um dos assuntos do chá foi o blog, logo, quem la esteve ouviu serem discutidos assuntos tais como: o nascimento do blog, a sua evolução, problemas, defeitos e virtudes. Se isso provoca diferenciação nos bloggers quanto à discussão do próprio blog, como é dito na seu comentário, penso que sim. É inevitável. A não ser que reproduzisse toda a conversa do encontro aqui no blog, o que é manifestamente impossível.

Já agora queria assinalar o seguinte: a conversa foi informal, descontraída e abordou temas muito interessantes. Será que estamos a assistir ao nascimento de uma tertúlia no Porto Formoso?

CUmprimentos caro estudanteuac

PS. não estou aborrecido. É um previlégio ter bloggers exigentes desde que sejam exigentes também consigo próprios e com as suas intervenções.
PS2. não me trate por senhor regedor se me conhece e já tivemos umas gargalhadas. Afinal ainda sou novo!
Cavalete disse…
Caros bloggers,

Sabiam que o blog do favinhas, o SOS ribeiragrande, chegou ao fim.

Nada como o dinamismo da casa da mosca. Continua assim regedor...
Cavalete disse…
Amanha e um dia especial para a casa da mosca. Em condicoes normais esta casa devera atingir as 10.000 vizualizacoes!!!!!!

Alem disso esta apenas a 9 vizualizacoes de entrar no TOP 10 do directorio do site www.acores.net.

Isto so vem demonstrar que havia no Porto Formnoso alguma "ansia" por um local onde se pudessem discutir temas interessantes sobre a freguesia.

Vamos ver se conseguimos celebrar as 100.000 vizualizacoes dentro de poucos anos...
Cavalete disse…
A fábrica de chã do porto formoso é apontada como um caso de sucesso de turismo regional em

http://www.idrha.pt/pl/jornalpl13.pdf

(página 16).
O Regedor disse…
caros bloggers,
está a decorrer uma esposição fotográfica em Bruxelas, na sede da União Europeia, sobre a cultura do chá em São Miguel. Esta esposição foi patrocinada pelo eurodeputado Paulo Casaca e contou com a presença do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.
A maioria das fotos (totalidade) foram tiradas no chá do Porto Formoso.

Assim vamos longe!
Cumprimentos
JAGPacheco disse…
A Fábrica de Chá Porto Formoso, já pode ser visualizada no site www.chaportoformoso.com
Mas não se esqueçam, de que no Chá, como em muitas outras coisas, o aroma e sabor reais, são sempre melhores do que no mundo virtual.

Apareçam!

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Parabens pela pagina chaportoformoso.com!!

Excelente qualidade grafica e cuidado no pormenor.

Convem tambem dizer que uma pesquisa no google por porto formoso leva, em mais de 50% dos casos, a sitios relacionados com o cha do porto formoso.
O Regedor disse…
MUITOS parabéns pela página. Pode servir de exemplo para a Junta de Freguesia fazer uma página sobre o Porto Formoso.
Cavalete disse…
Parabéns também ao regedor por ter colocado a página do chã nos links da casa da mosca!
deus2 disse…
Parabéns à fábrica! Tudo de bom para ela.
Nem assim a Junta vÊ e cria uma página na internet!! Meus amigos conheço um rapaz que faz isso por 500 euros...
JAGPacheco disse…
O Chá Virtual

Como o Post “chá das três” deverá sair de cena, em breve, gostaríamos de deixar aqui registados os mais sinceros agradecimentos pela visibilidade que foi proporcionada ao projecto “Chá Porto Formoso” na “Casa da Mosca”.
O gesto do Regedor e as palavras de apreço de muitos blogers, servirão de incentivo para dar continuidade a um trabalho já de quatro anos. Quatro anos difíceis, dificuldades inerentes a quem inicia um projecto; lança uma nova marca no mercado e se debate com uma dupla sazonalidade:
- o chá como planta sub tropical produz somente nos meses de Verão.
- a comercialização do chá varia com o fluxo turístico que por enquanto é muito concentrado nos meses de Verão.
Se por um lado poderíamos chamar a este período inicial “Um Chá no Deserto”, também temos de admitir, ao longo deste tempo, uma evolução gradual e positiva.
A nossa postura tem sido sempre a de bem receber, de divulgar a historia, a etnografia e o processo de fabrico do chá a os todos aqueles que nos visitam.
Continuamos com entusiasmo e com projectos para o futuro, que certamente ajudarão a divulgar o Chá Porto Formoso e a nossa Região.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Grande parte dos problemas do Porto Formoso surgem porque não conseguimos estar em frente uns dos outros - OLHAR OLHOS NOS OLHOS.

Para resolver esses processos mentais inconscientes nada melhor do que um bom chá, tomado num ambiente acolhedor com uma paisagem deliciosa.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso