Maldita estrada

A viagem de automóvel entre Ponta Delgada e o Porto Formoso transforma-se quase sempre num período de reflexão. Se os cds ficaram em casa, se a rádio está a dar música péssima (como habitualmente), se não existem vacas na envolvente à Ribeira Grande e se a viagem é realizada sem co-piloto, os pensamentos introspectivos são impossíveis de evitar. Pensa-se no emprego, no jantar, no futebol, enfim, no restante cada um sabe do que pensa. Há contudo um pensamento que todas as vezes, sem exepção, me ocorre quando chego às Gramas: "Maldita Estrada!"
Numa manhã solarenga, uma ida para Ponta Delgada, pode ser muito agradável mesmo com o estado da estrada como está. Passo a explicar. A beleza da paisagem é tão enebriante que nos faz esquecer os buracos e as curvas. Mas... e quando está a chover? E a fazer vento? E quando a água na estrada parece uma ribeira? E quando ao regressar do trabalho só pensamos em chegar a casa o mais rápido possível? "Maldita estrada!"
De facto, a estrada entre as Gramas e o Ramal do Porto Formoso é, quanto a mim, o principal entrave ao desenvolvimento do Porto Formoso. Muitas pessoas deixaram de morar na nossa freguesia, muitas não vieram cá passear, outras não vieram ver os familiares, outras ainda todas as vezes que fazem o percurso levam consigo o pensamento "Maldita estrada", tudo isto, devido ao estado da estrada. Consegue-se vislumbrar o desgaste psicológico ao fim da alguns anos... Também se podem fazer estudos económicos sobre os custos do desgaste das peças do carros.
A principal reivindicação, neste momento, do Porto Formoso perante o Governo Regional é a realização estrada de ligação entre as Gramas e a Ladeira da Velha.
São construídas várias estradas em São Miguel de utilidade duvidosa e a única estrada que serve milhares de cidadãos do concelho da Ribeira Grande e todo o Nordeste está num estado lastimável. É intolerável!
As pessoas do Porto Formoso só esperam que a Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Fregusia do Porto Formoso pressionem, dentro das suas possibilidades, o Governo Regional tendo em vista a construção desta estrada.

Comentários

pregalheefoge disse…
boa noite

para que este post nao fique na possibilidade de nao ter qualquer comentário, porque nao pede comentários mesquilhas, e de intrigas pessoais, que é o tema preferido de 80% dos bloggers frequentadores deste blog, queria referir que certamente nao faz parte das intençoes politicas deste governo recuperar tal estrada, ou troço, visto que estão projectados vários kilometros de estrada para o circuto referido, as famosas SCUTS, a nao ser que o Mestre José Contente queira dar uma ajuda ao seu Pupilo Ricardinho.
Ficamos a aguardar entao tais decisões, um grande bem haja a todos.
estudantedauac disse…
Ma escolha para post!
Nightmare00 disse…
Sou de opinião de que o regedor devia dar menos ou nenhumas opiniões pessoais, especialmente durante a fixacção do post. o facto de nas primeiras linhas surgirem juízos de valor fez com não tenha tido curiosidede de ler o resto do artigo.

também o Regedor deve disciplinar-se nas suas intervenções sob pena de comprometer (ainda mais) a reputação do blog.
tenho dito.
estudantedauac disse…
Nao ficava mal ao regedor colocar um post sobre "Ideias para posts". Iria ver que muitas coisas interessantes iriam surgir.
JASRAPOSO disse…
Embora nada tenha a ver com o tema em discussão, gostaria de informar os "ausentes" da freguesia do resultado financeiro das Festas de N.SRª da Graça,divulgado pela respectiva Comissão.

1 - Receita........ 49.666 €
2 - Despesa........ 27.912
RESULTADO.......... 21.754

Atendendo a que o negócio do gado é muito importante, aqui vai a sua conta:

- Compra do gado......17.525,00
- Despesas Inerentes.. 925,00
- Venda do gado.......32.302,00
RESULTADO DO GADO.....13.787,00

Um bom resultado, mas ainda muito
pouco para os investimentos da Igreja.
James Dean disse…
Acho que as juntas de freguesia do norte do concelho deveriam juntar-se, independentemente da sua cor política e pressionar o Governo Regional para asfaltarem esta maldita estrada.
Porque é que só o Ramal de acesso à Maia é que foi arranjado? E não era dos que estavam em pior estado. É por esta e por outras que me revolto com a maneira como somos governados por este Governo Regional. Uns são brancos e os outros pretos.
Cumps
James Dean
O Regedor disse…
Caro blogger nightmare00,
antes de mais saúdo o seu regresso aos comentários após longa ausência.

Queria, no entanto, comentar o seu comentário, passe o pleonasmo.
Qualquer blog tem sempre o cunho pessoal do autor. Um blog não é suposto ser imparcial, nem o seu autor. Para isso temos os jornais e os jornalistas que devem ter a batuta da imparcialidade como orientação máxima. Se alguns posts têm uma opinião pessoal implícita é porque são assim que os blogs funcionam e quem não concordar pode emitir a sua opinião contrária nos comentários.

Relativamente ao facto de eu ter de me disciplinar nos comentários que deseje fazer, quero dizer o seguinte: o regedor não é um computador ou um servidor de internet. É uma pessoa com opinões e idéias próprias e tal como qualquer outra pessoa pode escrever o que entender nos comentários embora mantendo sempre o respeito e a educação.

Caro estudante da Universidade dos Açores,
durante o chá das 3 foi dito (e aqui neste blog também já foi dito) que quem quiser colaborar com idéias para posts ou mesmo posts pode enviar um email para: acasadamosca@yahoo.com
É com imenso gosto que o blog receberá as suas idéias.

Cumprimentos a ambos.
deus2 disse…
Penso que dado o apoio das freguesias do "norte" o Dr. Ricardo Silva terá de "obrigar" o Governo Regional a fazer uma obra que para quem tem olhos na cara é prioritária.
Mais vale a única estrada restaurada do que um teatro às moscas.

Estrada nova Já!
JAGPacheco disse…
Estrada Para Que Te Quero!

Felizmente o projecto das SCUTS, no seu Eixo Nordeste, contempla a Terceira Fase da Circular á Ribeira Grande, um troço entre a Ribeirinha e a Ladeira da Velha com um traçado completamente novo, ficando assim preservada uma das estradas mais bonitas e panorâmicas da Ilha de São Miguel.
O troço Ladeira da Velha/Barreiros irá sofrer um melhoramento geral, com o alargamento da via, alargamento das pontes etc.

Enquanto se aguardam as SCUTS, a Direcção Regional das Obras Públicas, faz um esforço monumental para constantemente remendar os buracos resultantes, do grande volume de tráfego e das condições climatéricas próprias da costa norte da ilha. Estes remendos (gravilha) são perigosos para a circulação e os acidentes sucedem-se.

Não se deveria reivindicar, a curto prazo (já no próximo ano) uma pavimentação provisória da referida estrada. Isto iria melhorar substancialmente as condições de segurança e de conforto das pessoas que nela circulam e os Serviços Operativos ficariam até com mais disponibilidade para cuidar e ajardinar as bermas e taludes, que, tanto orgulham os residentes como encantam os turistas.


Saudações Formosas

JAGPacheco
Uma pequena analise ao historico dos comentarios da casa da mosca revela o seguinte ranking de numero de comentarios (as 18h10 de 17/10/2005):
(1) aguia - 78 comentarios
(2) jasraposo - 70
(3) cavalete - 45
(4) o regedor - 40
(5) evaristo_tens_ca_disto - 34
(6) verdascada - 31
(7) nightmare00 - 30
(8) ismael - 28
(9) acreditar - 26
(10) costaneira - 20
(11) espera_por_mim_tou_me_a_vestir - 20
(12) deus2 - 18
(13) a_voz_do_povo - 18
(14) james dean - 15
(15) pimperrao - 15
(16) pulcra - 15

Nao foram considerados bloggers com menos de 10 comentarios.
Segundo sei a Pulcra2 é a mesma que a estudante da uac! ahah!!!
joses disse…
caros amigos,
a estrada está vergonhosa. ainda para mais com as obras junto à casa do galo, que foram por causa de um lavrador não saber lavrar.
soube-se hoje que o tribunal deu razão ao governo no caso ddas SCUTs por isso a estrada nova esta por pouco tempo.
concordo com o jagpacheco... a estrada e das mais bonitas de sao miguel.
estudantedauac disse…
Será que alguém me pode ajudar nesta sondagem?

Pergunta 1: QUEM É O BLOGGER COM MELHORES COMENTÁRIOS NA CASA DA MOSCA?

Pergunta 2: QUEM É O BLOGGER COM PIORES COMENTÁRIOS NA CASA DA MOSCA?

Não vale votar em si próprio!

Afinal não parece haver mais nada de interessante para discutir no blog!!!
verdascada disse…
estudante da uac

deixe de sabotar o blog e faça comentarios com tarelo.
ainda não parou de falar mal do blog. Se é assim tao mau deixe de cá vir e vá montar uma empresa de sondagens mais a pulcra e outros afins que essas perguntas não interessam nada aqui.
JAGPacheco disse…
E FOI AQUI…?!?!

E FOI AQUI próximo da zona do “muro branco”, caminho da Ladeia da velha que a 3 de Agosto de 1831, ocorreu a celebre batalha da Ladeira da Velha, o volte face a favor dos Liberais, numa guerra civil que opunha dois irmãos pretendentes ao trono português. Nesta zona, existiu outrora um “marco” para sinalizar o local. Ainda á memória de agricultores aqui encontrarem projécteis, da batalha, que transformou o Porto Formoso no palco, de um dos grandes acontecimentos, da história Portuguesa do século dezanove.

E FOI ALI no entroncamento do caminho da Ladeira da Velha com a Estrada Regional, numa sobra de estrada, que, já lá vão uns anos, um grupo de cidadãos ergueu um marco em pedra de lavoura e painel, alusivos á batalha da Ladeira da Velha. Suponho que a intenção seria aproximar o acontecimento histórico, dos utilizadores daquela estrada. O vandalismo e o abandono transformaram aquela obra, num “píncaro” cinzento e triste, que ainda por ali se encontra.

E FOI ACOLÁ no miradouro de Stª Iria que mais recentemente se colocou um painel de azulejos alusivo á batalha da Ladeira da Velha. Acolá, a visão estratégica do campo de batalha é boa, são milhares os visitantes que ali passam, o miradouro ficou enriquecido e com carga histórica.

Neste xadrez, as deslocações da torre (Marco), não põem em perigo o rei. Mas a migração do “Marco” no sentido poente, ainda pode levá-lo ao centro histórico da Ribeira Grande.
Se, um dos versos do hino da Maria da Fonte eternizou esta batalha, cabe a quem de direito, repor um marco, em alvenaria simples, no local original!

Saudações Formosas

JAGPacheco
deus2 disse…
Realmente aquele foi o local da batalha. O marco que lá está marece mais respeito porque na altura em que foi inaugurado foi uma iniciativa importante e inovadora. Ter um marco comemorativo da batalha da velha naquela altura era "muito à frente".
Por tudo isso e muito mais... merece ser recuperado. E naõ custa muito dinheiro.
Dá pena ver aquilo ali ao abandono e ver que quase ninguem repara nele.
estudantedauac disse…
Logo agora que eu estava mais activo nos comentarios desaparece toda a gente... Isto assim nao tem piada. Sera que o regedor esqueceu-se de pagar a conta da internet e ja nao pode colocar novos posts...

Espero que este blog nao seja sol de pouca dura!

Tenho a certeza que os bloggers estao em suspense a espera de um novo post mas nada. Digo isto porque esta e a unica forma de justificar as dezenas de visitas diarias ao blog. Certamente que os bloggers nao vem reler os comentarios.

QUEREMOS NOVO POST, QUEREMOS NOVO POST!!!
verdascada disse…
ja agora sr. estudante.. um post sobre o que?
estudantedauac disse…
Sr. verdascada, se assim quer, aqui vao algumas sugestoes de posts:

- Transportes publicos de/e para o porto formoso. Estamos satisfeitos com os horarios a que as camionetas passam na freguesia? Quem trabalha em Ponta delgada consegue chegar a horas ao emprego? Existem ligacoes suficientes com P. Delgada? As autoridades competentes estao a fazer alguma coisa para resolver o problema?

- Porque e que temos uma elevada taxa de insucesso escolar no porto formoso? Porque e que anda pouca gente a estudar na universidade? (O cavalete ja sugeriu este tema).

- Somos uma terra de pescadores, agricultores, pedreiros, ou de que outras profissoes? Onde trabalha a nossa gente? Alguns bloggers poderiam dar validos comentarios sobre este assunto.

- Onde para a nossa equipa de Inatel? Como vai o desporto no Porto Formoso? Temos muitos jogadores a jogar em clubes de outras freguesias? Talvez alguns bloggers tambem poderiam falar sobre a experiencia como dirigentes e jogadores noutros tempos, especialmente na decada de 80 quando tinhamos uma excelente equipa, com jogadores como o pereira, o carlos anzol, o braga, o proprio jasraposo como dirigente, etc.

- Como vao os emigrantes do porto formoso nos estados unidos e canada? Esta seria uma oportunidade de ouro para obter comentarios de bloggers destas paragens.

- Num futuro mais distante tambem se podera discutir o aborto, as festevidades do carnaval, etc.

Como ve, basta escolher.

Nunca devemos menosprezar o blogger sentado ao nosso lado...
Ismael disse…
uma proposta apenas:

Como este blog parece andar tao bem informado acerca dos mais variado assuntos da junta de freguesia, e alguns dos bloguistas fazem parte dos membros, seria de todo o interesse, um post ou outro, com as actas da junta e algumas das suas mais importantes deliberaçoes.
Atentendo ao crescendo numero de visitas acho que seria um bom meio de participaçao da populaçao e de conhecimento das actividades desenvolvidas por parte da junta.

cumprimentos
O Regedor disse…
Caro imael,

não me parece má idéia a sua. Vou saber se tal é permitido. Além de permitido é necessário ser possível. Por exemplo, as actas não sei se estão trancritas num processador de texto, etc.

caro estudanteuac,

já tinha pensado em alguns posts que descreve e em outros não. Vejo que tem umas idéias interessantes.

Cumprimentos a todos.
O Regedor disse…
caro ismael,

apresento-lhe o conjunto das informações que recolhi:
1. as actas da assembleia de freguesia não estão em suporte digital pelo que não é possível coloca-las aqui, no entanto, encontram-se disponíveis para qualquer cidadão que as queira ler;
2. as actas da junta de freguesia (que são diferentes das da assembleia) não são públicas, pelo que não é possível colocá-las aqui;
3. as actas da assembleia de freguesia do mandato que se acaba de iniciar passarão a estar em formato digital pelo teria todo o gosto em colocá-las aqui, desde que todas as pessoas da assembleia concordem e coloquem-nas à minha disposição.

Gostaria de ouvir os bloggeer sobre esta situação.
Cumprimentos.
Caro regedor,

penso que a iniciativa de colocar as actas da assembleia de freguesia aqui no blog é interessante. No entanto é preciso ter em conta algumas ressalvas. Estas resslvas que entendo serem pertinentes não são com base na legislação, mas sim o meu entendimento sobre esse tipo de situações. Quanto à questão legal, ainda não tive oportunidade de a consultar nesse sentido. De qualquer cá vão as ressalvas:

1- As reuniões da Junta de Freguesia não são públicas, logo também não o serão também as suas actas. Portanto, não poderão ser colocadas aqui por forma a que todos tenham acesso;

2- As reuniões da Assembleia de Freguesia são públicas, pelo que também o serão as suas actas. No entanto, penso que é da mais elementar justiça que, para as colocar no blog (se isso vier a acontecer), todos os vogais na assembleia concordem.

Para finalizar, dizer que quando tiver tempo irei consultar a legislação e depois darei mais informações. No entretanto, se algum blogger tiver mais disponibilidade poderá fazê-lo também. E isso porquê? Porque acho (sem ter a certeza) que a legislação é omissa quanto a essa matéria. Será, deste modo, um exercício interessante de interpretação da mesma.

Um bem haja a todos
deus2 disse…
Caros bloggers,

a ser verdade o que por aqui vi escrito pela 1ª vez a junta de freguesia vai ter as actas da assembleia escritas em computador! FAZ-SE HISTÓRIA

Contudo a freguesia precisa de uma página na internet, não uma casa da mosca, mas sim um site onde tenha informação turística e histórica sobre o porto formoso. Tal não custaria mais de 600 euros.
Vejam a página da Salga em www.salga.no.sapo.pt e vejam que pode ser uma coisa simple e eficaz. Claro que a do P. Formoso teria de ser melhor.

Outra coisa... parabéns À casa da mosca aos seus bloggers e ao regedor pelas 10.000 vizualizações e por mais alguma coisa!
O Regedor disse…
Meus amigos,
é público que as SCUTS só vão avançar em 2007 e a prioridade vai para a ligação R.Grande-Lagoa e Lagoa-Vila Franca.

Mais uma vez as freguesias do norte da ilha ficam para trás.

Mais uma vez seremos nós os últimos.
costaneira disse…
Até parece que pertencemos ao 4º mundo!
Força pessoaldo porto formoso!
verdascada disse…
bloggers dos açores, europa, USA, Canada e Brasil quero dizer uma coisa: a estrada que vai da entrada para o Porto Formoso até ao Ramal está cheia de covas e ainda não começou o inverno! Não há sarrisca?!?
pimperrão disse…
Caros bloguistas,

parece que da Ribeirinha para "cima" não se pagam impostos...
Parece que os cidadãos que moram na parte nascente deste concelho e para os lados no Nordeste são cidadãos de segunda.

Isto é inaceitável!!!

É preciso fazer alguma coisa!!!

É preciso que a população destes lados se manifeste com veemência.
Não basta criticar nas lojas e tabernas!!! Temos que nos unir em prol de um propósito!!!

Vamos por exemplo boicotar as eleições para o Presidente da República!!! Assim se calhar as entidades percebiam que existem pesssoas cá para estes lados.

Sr. Presidente da Junta está mais do que na hora de pressionar as entidades competentes.

Sr. Presidente da Câmara, dirijo-lhe o mesmo apelo. O Sr. teve também a preciosa ajuda destas populações para ganhar a Câmara. Portanto está na hora de retribuir com algo.

Crie-se uma associação dos utentes da Estrada Regional n 1 para que se possa fazer a devida pressão.
pregalheefoge disse…
acho que estrada regional nº 1 deveria representar algo
pregalheefoge disse…
ok ao ler os comentarios deste post tevo referir que ate agoa ou mal me interpo ou entao nao lhe facultam as actas da assembleia, seria de todo o interesse saber quem ficou como presidente, e vogais ou entao se aprovaram o orçamento da junta? né
vamos a ver se concordam conosco ( pregalheefoge/regedor/ismael)
acreditar disse…
se lesse bem já foi divulgado o nome do presidente da assembleia bem como os respectivos vogais. quanto ao orçamento vai ser apresentado no próximo sábado dia 17 de novembro.
deus2 disse…
blogger pregalheefoge,
já foi apresentada toda a gente no artigo Forum autarquicas III.
Gostava de saber pormenores do orçamento.
pregalheefoge disse…
como deverá calcular nao conheço todas as pessoas do porto formoso, pena minha, mas pronto tenho tempo para isto.
em relaçao ao orçamento, se fosse possivel saber alguma coisa mais agradecia, porque não?
aliás nao só eu agradecia como certamente mais alguns bloggers, façam por isto o favor de nos facultar valores
O Regedor disse…
Só para dizer que este fim de semana vi uma pessoa furar um pneu num buraco na ponte da coroa da mata. É o nosso purgatório aquela estrada................

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha