Heráldica de Porto Formoso

Durante alguns anos foi o símbolo da nossa freguesia sendo até usado pela Junta de Freguesia. Agora está caído no esquecimento.
O brazão é composto por elementos com uma significação que seria interessante decifrar, bem como a data (1831)!
Que bom seria termos de novo uma bandeira!

Comentários

carlos disse…
...bela bandeira. Suponho que a simbologia heráldica se relacione com o desembarque da Expedição Liberal (vinda da Terceira)na costa Norte e com a subsequente Batalha da Salga.
JAGPacheco disse…
Brasão do Porto Formoso

As torres que encimam o brasão em número de três indicam a categoria de Freguesia.

Os canhões cruzados e a data de 1831, referem-se á célebre batalha da Ladeira da Velha que teve lugar a 3 de Agosto deste mesmo Ano.

O Milho e o barco representam as duas actividades económicas mais emblemáticas da freguesia.

O Castelo representa o forte de da Senhora da Graça, localizado na baia do Porto Formoso.

Os outros pormenores desconheço.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Apareceu ontem no Telejornal da RTP o artista Mário Jorge a lançar, no Continente, um disco "AÇORES NO CORAÇÂO".
Este artista é filho da D. Laura Furtado Costa, natural do Porto Formoso e que casou com o sr. Horácio, antigo proprietário do café "Clipper" e sacristão da igreja Matriz em Ponta Delgada.

Na década de sessenta este artista - que cegou devido à "tosse convulsa" - passava os fins de semana no Porto Formoso em casa do tio António Fulgêncio (pescador) na Canada do Mato.
Com o seu acordeão costumava animar os bailaricos das "Domingas".
Sempre se dedicou à música, tendo composto a "Valsa das Amendoas" em homenagem ao facto da mãe lhe ter enviado umas amendoas para o Continente - onde estudava - e estas terem chegado depois das festas.
Uma vez o Mário Jorge pegou numa jangada junto ao porto dos barcos e fez-se ao mar. Foi necessário a saída de um barco para o ir rebocar, uma vez que já se encontrava junto aos "Bicos"
JASRAPOSO disse…
Congratulo-me pela maneira correcta com que o dr. Ricardo Silva apresentou a situação financeira da Câmara da Ribeira Grande.
Não queria deixar de transcrever uma sua afirmação:
"ESTES NÃO SÃO NÚMEROS DE ARREMESSO POLÍTICO E SÓ SERÃO RELEMBRADOS SE A OPOSIÇÃO ASSIM O ENTENDER".
Pena é que muitos dos nossos políticos não tenham a mesma postura e, em vez de trabalharem, estejam sempre a criticar a gestão do passado.
Cavalete disse…
As vezes o ambiente no blog parece um afiar de navalhas...

Meus caros, vem ai o NATAL, deixem de lado este rancor.

Como dizia John Lennon, "all we need is love"!!
deus2 disse…
Mais do que as dividas acumuladas ou os dinheiros gastos pergunto-me ONDE ESTÁ A OBRA REALIZADA PELA CMRG?
Devem ter gasto tudo nas piscinas das poças que durante o verão parecem um jardim zoologico.

Senhores da Junta para quando uma festa de apresentação do brazão da freguesia?
Qualquer portoformosense gostava de ver uma bandeira assim!
Não deve ser dificil registar o brazao... mexam-se que votei em vocês foi para fazerem coisas boas para a freguesia.
JASRAPOSO disse…
Hoje é DIA MUNDIAL DO MAR

É altura de sensibilizar a n/ população para esta comemoração.

O colaborador da Junta de Freguesia tem desenvolvido um bom trabalho na limpeza do porto e da costa, assim como da praia.

São estes pequenos gestos, de custos reduzidos, que fazem a diferença entre o bom e o mau
JAGPacheco disse…
É logo ali ao lado…

A riqueza toponímica dos lugares reflecte sempre a historia, as utilizações e as vivências de muitos e muitos anos. Na margem esquerda da baía do Porto Formoso existe uma zona de poucos metros quadrados conhecida por “calhauzinho”. Na área assim denominada, ainda se pode localizar o “pesqueiro alto”, o “pesqueiro da agulha”, a “poça grande”, o “caracol”, o “piquinho”, etc…
Foi ali que aprendi a nadar e recordo-me que chegar ao “piquinho” com a maré-cheia, para mim na época, foi uma grande realização pessoal.

Esta introdução serve para chamar á atenção do colega Verdascada e restantes leitores, de que, a “Ladeira da Velha” não fica ao lado do “Miradouro”.
O facto da Batalha da Ladeira da Velha, vir referenciada no brasão do Porto Formoso, reforça a importância de se reconstruir no local original da batalha, o simples marco que lá existia. E que foi destruído, por ignorância, á muitos anos, com o intuito de alargar uma servidão.

Hoje, ainda existem pessoas que se recordam do local exacto!..

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Mas que excelentes recordacoes trouxeste agora jagpacheco!

Aquele local faz sem duvida parte da nossa infancia.

E pena o Porto Formoso nao ser uma terra de escritores. Se o fosse, seria interessante ter um livro sobre as memorias do porto formoso.

Um dia destes ainda havemos de falar sobre os tesouros que um grupo de rapazes da canada das gentes escondia na nascente da ribeira que atravessa a mesma rua. E das cabanas na ribeira e das "barrigadas" na quinta do avo do regedor!

No tempo em que grande parte destes bloggers tinha entre 5 e 10 anos e eram "liderados" por individuos como o jose antonio carteiro!! Belos tempos...
O Regedor disse…
Meus caros,
é mesmo disto que se trata amar o Porto Formoso.

Adorar esta terra e todas as histórias que fazem a nossa infância. Saber o nome dos sítios, das pedras, dos calhaus, das baixas, das ruas, das terras, dos atalhos, dos túneis que mais ninguém conhece, das cascatas e dos poços das ribeiras...

da courela ao ramal, do algarvio ao ferreiro, do castelo ao calhau míudo, dos bicos ao canto da ladeira, e os pequenos lugarejos...o piquinho e a baixa da areia do meio, a trincheira, o canto da ladeira.

Devia haver um escritor, poeta, cronista ou romancista que colocasse tudo isto em livro.

O brazão do Porto Formoso tem essa qualidade. Ao Olhar para ele conseguimos ver tudo isto e as memórias sobem-nos à cabeça.
JASRAPOSO disse…
AMANHÃ É DIA DA FILOSOFIA

Um dos maiores problemas da nossa sociedade é não sabermos dialogar. Vivemos numa era de distracções.
Por isso, facilmente somos desviados dos nossos objectivos e passamos a vida a discutir coisas inuteis.
No dia da FILOSOFIA, saibamos ter capacidade de nos concentrarmos em aspectos positivos da vida e façamos da CASA DA MOSCA não um exercício de escrita cobarde e de solidão, MAS UM HINO AO PORTO FORMOSO.

É útil sermos capazes de ouvir a mensagem que o Porto Formoso transmite a todos aqueles que o amam
JAGPacheco disse…
O JARDIM

Habituei-me, a ouvir as várias gerações do Porto Formoso, a referirem-se a um mesmo local, como: “chafariz”, “trincheira” ou “Jardim”. Certamente cada geração tratará o local, por aquilo que mais a marcou.

A inauguração do “chafariz”, que ali existiu, deve ter tido bastante impacto, numa população que, maioritariamente, não tinha água canalizada!

A neutralidade de Oliveira Salazar, durante a segunda guerra mundial, obrigou o contingente militar estacionado no Porto Formoso, a ali cavar uma “trincheira” para evitar, um potencial, desembarque de tropas Alemãs ou Aliadas!

O Senhor José Martins Alves (Sr. Martins) foi o responsável pela construção do “jardim”, onde se pode desfrutar de uma magnífica vista sobre baia do Porto Formoso e fachada da Igreja da Senhora da Graça.
Este notável Presidente de Junta, com poucos meios, no final dos anos quarenta, transformou ainda, umas vulgares barrocas do mar na “rocha”. O espantoso anfiteatro florido que abraça o porto de pesca!
Este mosaico multicolorido, constituído por espécies florais, resistentes ao “rossio”, pouco exigentes em manutenção e com diferentes épocas de floração. Constitui, pelos conceitos actuais, uma verdadeira obra-prima de arquitectura paisagística. O Sr. Martins, tornou o Porto mais Formoso.

As diferentes Juntas, até aos nossos dias, tem sabido manter e beneficiar este “Jardim”. Tal como as pessoas, tem aprendido a respeitar, aquele que é o local, com mais MÍSTICA do Porto Formoso.

Saudações Formosas

JAGPacheco
JAGPacheco disse…
A Viagem Virtual

Gostaria de convidar os blogers e eventuais leitores a fazer uma viagem virtual. Não será necessário o uso de cinto de segurança ou de substâncias psicotrópicas. Mas mesmo assim, não será fácil, porque vão ter de imaginar que não conhecem nada, MESMO NADA, do Porto Formoso.

Estão sentados ao volante, ou no lugar de pendura, de um daqueles carros utilitários, com o autocolante de uma rent-a-car no canto superior direito do vidro de traz. Estamo-nos a deslocar no Porto Formoso, sentido poente – nascente.
Ainda não encontramos nenhuma manada de vacas, depois de várias gincanas para ultrapassar os carros estacionados, com algumas apitadelas dos que estão atrás, ou, um simpático sinal de luzes dos que vem de frente, adivinhamos pelo retrovisor um edifício que nos parecia ser uma igreja, uns metros á frente, passou-nos pela esquerda uns choupos e um caramanchão com buganvílias, a seguir, hesitamos em entrar para a canada das gentes, ou seguir em frente, continuamos a subir e já estamos em São Braz…

Assim, não podemos mostrar aquilo que temos de melhor! No turismo para além dos acessos, ou dos potenciais circuitos que aqui já foram abordados, é elementar a sinalização!

Saudações Formosas

JAGPacheco
JASRAPOSO disse…
Continuo a verificar que apenas se preocupam com a actuação da Junta de Freguesia.

Essa atitude faz-me recordar uma quadra antiga

Querem todos, Todos querem
Que muita coisa se faça
Mas só dão ao Presidente
Sugestões em vez de "Massa".
Cavalete disse…
Vamos ser objectivos:

Casa de Povo
1) Quando serao as proximas eleicoes?

2) Se existe insatisfacao em relacao ao desempenho da actual direccao, havera alguma lista alternativa que se propoe discutir as proximas eleicoes e levar a cabo um novo projecto?

3) Se existe uma lista alternativa, entao vamos la dar a cara e propor publicamente o interesse na gestao da instituicao e o novo projecto.

4) Se nao existe uma lista alternativa dificilmente as criticas a gestao da instituicao se poderao impor.

E claro que o mau desempenho causa ma reputacao. A haver mau desempenho, resta saber se a actual direccao esta realmente preocupada com a sua ma reputacao!!
deus2 disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
deus2 disse…
Por um sinal de miradouro a sinalizar o jardim não custta quase dinheiro nenhum. Não é preciso muita massa €€€. É preciso massa cinzenta. Pode-se falar na junta e também deve-se falar noutras coisas e instituições. Há pessoas entre a nossa gente que aproveitaram-se de instituições para proveito proprio, no momento certo, em que a população tinha medo de os denunciar. No tempo em que se o Mota Amaral perdesse as eleiçoes acabavam-se as pensões.
Mudaram-se os tempos, a população já começou a acordar mas ainda há muitos a verem navios.

No Porto Formoso o uníco sítio onde há democracia é na junta e no grupo folclorico. Há instituiçoes que são irmandades ou grupos secretos. Ninguem sabe de eleiçoes, são sempre os mesmos que estão lá, não há contas a apresentar e depois querem ninguem fale disso. Ninguem pode dizer que fizeram isto ou aquilo mal que é logo visto com um inimigo um malfeitor.

caro cavalete, não sei quando serão as eleiçoes para a casa do povo. Listas alternativas também não sei de nda. Mas como pode haver listas se ninguem sabe quando são as eleiçoes? Mesmo não havendo lista quem escuta o povo sabe que ninguem está satisfeito com a actual direcção só que ninguem diz nada publicamente. As pessoas tem medo de perder os dinheirinhos das pensões.

Hoje saiu um comentário forte mas é o que penso. Mais gente pensa como eu
Cumprimentos a todos
O Regedor disse…
A toda a comunidade frequentadora da Casa da Mosca

Caros bloggers,
se repararem por baixo do contador de visitas deste blog encontra-se agora um mapa mundo. Neste mapa encontram-se visíveis uma série de pontos vermelhos. Estes pontos representam os locais do mundo em que estão as pessoas que visualizam A Casa da Mosca, mas apenas desde o passado dia 16 de Novembro.

Se clicarem em cima do mapa ficam com uma melhor perpectiva porque o mapa ficará maior. Se depois de clicarem no mapa clicarem na frase "Map with smaller clustrs" ainda se vê melhor porque os pontos ficam mais pequenos. Quanto maior os pontos mais pessoas desse sítio já nos viram.

Cumprimentos a todos

ps. como seria de esperar Açores e Lisboa têm a maioria dos nossos leitores/comentadores, mas é com agrado que vejo pontos que me parecem ser das zonas de: Rhode Island (Estados Unidos da América), Toronto e Montreal (Canadá), Madrid (Espanha), Inglaterra e até no Brasil.
Um abraço para os nossos emigrantes no estrangeiro!
JASRAPOSO disse…
Grande parte dos problemas aqui levantados surgem porque alguns intervenientes directos nos destinos do Porto Formoso se furtam ao diálogo, procurando reduzir a população a uma massa simples e que é tratada de uma forma impessoal.

Para estes e também aos críticos da CASA DA MOSCA, seria bom recordar a seguinte história:

" O rei Wen quis saber "Como podemos seleccionar as pessoas, lançando mão de seis defesas?"
T`ai Kung " Fá-los ricos e vê se eles cometem algum crime. Dá-lhres posição elevada e vê se eles se tornam arrogantes. Dá-lhes responsabilidades e vê se isso não os transforma em homens diferentes. Emprega-os e vê se não ocultam nada de ti. Fá-los correr perigo e vê se não sentem medo. Dá-lhes gestão dos assuntos de Estado e vê se não ficam perplexos".

Quem é humilde procurar a sabedoria dos sábios....
JASRAPOSO disse…
Tomou posse no passado dia 16 como Director da Biblioteca Nacional o açoriano José Jorge da Costa Couto.

Este professor, que reside no Continente, é muito conhecido das gentes do Porto Formoso uma vez que participou em muitas sessões de esclarecimento do PS na década de 70.

O seu pai é natural do Porto Formoso e residia nos Calços, na casa onde hoje mora o José Domingos.
JASRAPOSO disse…
Faleceu anteontem o Coronel Maçanita.
Trata-se de um militar conhecido por muita gente do Porto Formoso que com ele lidou no tempo da tropa.
Era um amante da caça às cordenizes e que muitas pessoas muito se recordam.
Fazia caça na Ponte na compnhia do também Coronel Soares Ferreira
JASRAPOSO disse…
Mais uma etapa está perto a ser concluída no polidesportivo.

Este fim de semana vai ser colacada a respectiva vedação no campo de futebol salão, assim como os seis postes de iluminação.

Aguarda-se a vinda das lâmpadas de Lisboa para que a iluminação fique completa.
JAGPacheco disse…
Sinos versus chocalhos

Este blog tem comprovado que o Porto Formoso é muito rico nas histórias e nas vivências das suas gentes. Como referem o Cavalete e o Regedor, isto seria digno de outros registos. Mas infelizmente, não temos mestres nestas artes, como Daniel de Sá na vizinha Maia ou Cristóvão de Aguiar no Pico da Pedra.

Um bloger deve ser irreverente, conhecer a força das palavras, ter a elevação e a perspectiva, de uma verdadeira águia.
Um bloger prefere a linguagem coloquial á dos ofícios, devendo por isso indignar-se com pequenos gestos de dois metros quadrados. Pouco, por quem tanto fez por uma freguesia, nomeadamente o ordenamento e ajardinamento do cemitério.
Um bloger deve dar a conhecer que o “arranjo” do relógio da torre da igreja do Porto Formoso foi obra do Sr. Martins.

Durante quase meio século, qualquer viajante que se aproximava do Porto Formoso, foi sempre recebido pelo som desordenado e bucólico dos chocalhos das vacas. Este caos era regularmente interrompido pelas badaladas do sino da torre da igreja. Num tempo em que relógio era apenas privilégio de alguns, estas badaladas marcavam as horas, dos longos trabalhos de campo.

Neste cenário virtual de blog, os nossos comentários não passam de simples e desafinados chocalhos, ficando o Porto Formoso á espera de um sino, que faça eco de toda a sua riqueza!

Saudações Formosas

JAGPacheco
Cavalete disse…
Agora com o mapa de contagem de visualizacoes podemos realmente perceber o alcance da casa da mosca.

Com tantas visualizacoes de diferentes partes do brazil, canada e estados unidos torna-se ainda mais importante acompanhar os posts com imagens da freguesia.

Embora alguns bloggers emigrantes venham ao porto formoso com alguma frequencia, julgo que grande parte deles nao tera esta oportunidade.

Sei que o regedor esta sensibilizado para esta questao (ja discutimos isto). Estou so a realcar esta necessidade.

Um VIVA a todos os nossos emigrantes!!
O Regedor disse…
Vários apontamentos de reportagem...

caro, águia as actualizações do mapa só são feitos cada vez que se atigem 10% das visitas, pelo que a actualização não é diária, embora publicite que é.

Uma boa notícia: confirma-se a colocação da rede no campo de futsal!

caro aguia, (outra vez) como disse: "Com a entrada em cena da Casa da Mosca, ser dirigente no Porto Formoso tornou-se um acto de coragem e determinação." Mas não é assim que se querem os dirigentes?? Corajosos e determinados?

caro cavalete, vou tentar comprar uma máquina digital e aí é que vão ser elas!! por enquanto vou-me desenrascando com o que posso.

cumprimentos a todos
deus2 disse…
Amigos que acreditaram que o campo de futsal ia ser feito

Onde estão as modalidades de volei e ténis???
JASRAPOSO disse…
ASSIM VÃO OS N/ SÍMBOLOS:

- Os simbolos foram submetidos à Comissão de Heráldica em Setembro. Esta Comissão leva geralmente 6 meses a emitir parecer;
- Posteriormente irão à aprovação da ALR
- Posteriormente a Junta de Freguesia irá apresentá-los à população da freguesia em sessão pública com orador convidado
- Seguidamente serão mandados executar vários exemplares para serem distribuidos e vendidos.

Portanto, as coisas estão indo devargar, mas no cumprimento da legislação
deus2 disse…
A ser verdade o que diz estamos no bom caminho para termos uma bandeira.
O Regedor disse…
Espero que a nossa bandeira esteja hasteada o quanto antes. Penso que a totalidade dos bloggers também. Quem não gostaria de ter uma bandeirinha em casa com o símbolo do Porto Formoso? Ou um cinzeiro, ou um prato, etc. Imaginem os nossos emigrantes se não gostariam de ter uma lá no Canadá ou na América.

Por falar em países, verifico que a casa da mosca já foi vista também na california, vancouver, Alemanha, também muito no Brasil (o que me surpreende), etc.

Caros bloggers, o Porto Formoso tem muito mais potencial e é muito maior do que por vezes julgamos!
O Regedor disse…
Pode estar rota mas é linda!!!

cumprimentos
JASRAPOSO disse…
Na bandeira submetida a aprovação predominal mo azul e o amarelo

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso