Apesar do mau tempo... já se adivinha que o centro das atenções vai ser aqui!
Praia dos Moinhos - Porto Formoso - Foto: Simão Rego
No Inverno apenas alguns vão lá dar um passeio na areia, mas com a proximidade do Verão já se sabe que a Praia dos Moinhos, considerada uma das melhores praias de São Miguel, tranforma-se no local de culto do Porto Formoso. Está quase!
No Inverno apenas alguns vão lá dar um passeio na areia, mas com a proximidade do Verão já se sabe que a Praia dos Moinhos, considerada uma das melhores praias de São Miguel, tranforma-se no local de culto do Porto Formoso. Está quase!
Comentários
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande assina na próxima terça-feira, dia 11, um protocolo de parceria com o Núcleo Local de Inserção do Rendimento Social de Inserção (RSI) e Santa Casa de Misericórdia da Ribeira Grande e da Maia.
O protocolo visa contribuir para uma intervenção social mais eficaz junto dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção do concelho.
No concelho da Ribeira Grande, 11,1 por cento da população é beneficiária do Rendimento Social de Inserção, antigo Rendimento Mínimo Garantido, o que corresponde 3158 indivíduos.
Ao abrigo do protocolo, as equipas técnicas do Núcleo Social de Inserção e que intervém junto da população beneficiária do RSI são alvo de formação duas vezes por ano, supervisionada por um docente universitária da universidade clássica de Lisboa.
A esta formação intitulada “Revolução Positiva – Vitalidade, riso e sonho na intervenção comunitária” pretende melhorar a intervenção dos técnicos na promoção social dos indivíduos abrangidos pelo RSI no concelho, bem como tornar a sua acção mais activa no desenvolvimento das comunidade onde os beneficiários estão inseridos.
A primeira acção de formação de 30 técnicos e de equipas operativas do RSI realiza-se já na segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de Abril, entre as 9h00 e as 17h00 no Teatro Ribeiragrandense
Será que ao abrigo deste protocolo vamos pôr termo a nuita mendicidade que existe no POrto Formoso?? Ou será que estamos na presença de mais uma iniciativa que se irá circunscrever apenas à Maia?
A praia é muito boa mas está ao deus dará. Há que anos que não se faz uma obra para melhorar alguma coisa na praia e se é para fazer asneiras é melhor não fazer nada.
O parque de campismo vai ser daqui a 10 anos e os esgotos que vão dar à ribeira estão lá.
Ninguém mexe uma palha pela melhor praia de São Miguel.
"O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande assina na próxima quarta-feira, dia 12 de Abril, um protocolo de cooperação com a Associação Ecológica “Amigos dos Açores”.
A assinatura do protocolo tem lugar pelas 11h00, no salão nobre dos Paços do concelho.
Este protocolo visa a promoção e divulgação da prática do pedestrianismo e dos percursos pedestres, bem como dar a conhecer o património natural, paisagístico e cultural do concelho, potenciando assim, a actividade turística, de uma forma sustentada.
Ao abrigo do protocolo, a Associação Ecológica “Amigos dos Açores” será responsável pela inventariação dos trilhos pedestres do concelho, pela monitorização periódica do estado de conservação e exequibilidade dos trilhos e ainda deverá apoiar a autarquia no processo de classificação oficial dos percursos pedestres.
À Câmara Municipal da Ribeira Grande competirá apoiar tecnicamente e financeiramente as actividades previstas no protocolo."
in www.cm-ribeiragrande.pt
Era bom que a Câmara e os Amigos dos Açores se lembrassem de fazer um ou mais trilhos no Porto Formoso! Não faltam trilhos bonitos e com vistas expectaculares na nossa Terra.
Mas não podemos ficar à espera, porque estes senhores se calhar esquecem-se de nós.
A junta de freguesia deve exigir que o Porto Formoso faça parte desta rede de caminhos pedestres!
Eu por mim já enviei um email para os Amigos dos Açores para não se esquecerem de nós.
Quem quiser reivindicar envie para:
amigosdosacores@gmail.com
Alguém sabe de mais pormenores?
Tambem posso dizer que o meu quintal será uma zona de investimento turistico mas nao sei quando nem como.
É um dia de profundo pesar no Porto Formoso. Paz à sua alma.
Já chove à mais de um mês.
Será este ano que a Praia dos Moinhos vai ter BANDEIRA AZUL?
Cumprimentos
A família Faria e Maria, antiga proprietário da Fabrica do Chá e não só (Tinham nos anos sessenta do século passado 1.490 alqueires de terra no Porto Formoso)frequentava a Areia do Meio para se banhar. O acesso era feito pela casa do sr. José de Paiva.
Como aquela zona tinha muitas pedras, resolveram "transferir-se", no ano de 1967, a Praia dos Moinhos.
Até esta data ninguém falava nos Moinhos.
Posteriormente compraram lá algumas casas e publicitaram aquela zona balnear.
A partir dessa data, até hoje, aquela zona tornou-se no ex libris
do Porto Formoso.
Caros bloggers,
quem tiver alguma idéia acerca de onde se deveria criar um (ou mais) TRILHO PEDESTRE no Porto Formoso envie um email para acasadamosca@yahoo.com que eu próprio comunicarei ao responsável pela criação dos futuros trilhos no concelho da Ribeira Grande - por Regedor
o ano passado a Praia ficou sem bandeira azul devido a obras ilegais na rampa de acesso.
Sei que a ribeira não é boa para a qualidade da água mas não foi devido à àgua não prestar que ficou sem bandeira azul
O mistério continua
Adeus
- A Praia dos moinhos obteve Bandeira Azul para o ano de 2005 só que durante a última vistoria verificou-se que tinha havido obras ilegais na rampa de acesso à praia (rampa de cimento e corrimão de ferro). Perante isto a bandeira nunca chegou a ser hasteada e a praia ficou sem direito a bandeira.
Logo há conclusões a retirar:
- a praia dos moinhos tem água de qualidade suficiente para ter bandeira azul;
- a praia não teve bandeira devido ao acesso ter sido modificado.
Caso a praia este ano não for galardoada com a Bandeira Azul há que extrair responsabilidades.
Ou a Câmara não candidatou a praia - o que seria inaceitável - ou a Câmara não resolveu o impasse acerca do acesso - também é inaceitável.
Simples... portanto espera-se que haja bandeira.
essa página está desactualizada.
Vou repetir uma última vez: a bandeira foi atribuida inicialmente, mas nunca chegou a ser hasteada pelas razões que já referi no meu último comentário.
Cumprimentos
suponhamos que a sua argumentação está correcta e os facto por si apresentados são verdadeiros, respondo-lhe com uma pergunta:
se a obra da rampa é ilegal, não serão as entidades competentes (junta/câmara municipal) as responsáveis por exigir (por exemplo através dos tribunais) que o mal seja reparado?
Caso essas entidades nada exijam é lógicamente que tudo vai ficar como está.
Agora em jeito de reflexão: se uns têm culpa do que fizeram outros têm culpa de nada fazerem para repor a situação.
Cumprimentos