Apesar do mau tempo... já se adivinha que o centro das atenções vai ser aqui!

Praia dos Moinhos - Porto Formoso - Foto: Simão Rego

No Inverno apenas alguns vão lá dar um passeio na areia, mas com a proximidade do Verão já se sabe que a Praia dos Moinhos, considerada uma das melhores praias de São Miguel, tranforma-se no local de culto do Porto Formoso. Está quase!

Comentários

sono1 disse…
Cerca de 800 jovens participaram no encontro organizado pelo centro pastoral juvenil de ilha, para celebrar o dia mundial da juventude.
Este encontro que teve a participação do grupo de jovens do Porto Formoso, levou-nos a entrar no vazio, na solidão, no abandono das coisas mundanas e ao mesmo tempo à ausência do barulho e das preocupações que assolam a nossa vida, para nos encontrar connosco mesmo. É um tempo onde o exterior torna-se secundário diante da realeza que se descobre ao penetramos na nossa interioridade. É um tempo de parar, de reflectir, de meditar, de silenciar os ruídos do dia a dia para ouvir o que o SENHOR nos fala.
Este encontro fez-nos recuperar a consciência da nossa verdadeira e mais profunda identidade.
Aqui fica o programa realizado.

10h
Acolhimento

11h30
Procissão de ramos

12h
Eucaristia

14h-16h
Animação

16h
Concerto musical
“Agua viva”
AGUIA disse…
Estamos quase na época balnear e a único melhoramento visivel são as obras no snack bar do sr Soares.
Pelo menos o sr. Soares vai fazendo alguma coisa.
É preciso não esquecer que a Câmara Municipal tem no seu Plano de Actividades melhoramentos nos bálneários e no Parque.
Será que vão começar as obras dois dias antes de modo que dicar tudo mal feito?
JASRAPOSO disse…
CÂMARA DA RIBEIRA GRANDE FORMALIZA PARCERIA COM NÚCLEO DE INSERÇÃO
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande assina na próxima terça-feira, dia 11, um protocolo de parceria com o Núcleo Local de Inserção do Rendimento Social de Inserção (RSI) e Santa Casa de Misericórdia da Ribeira Grande e da Maia.
O protocolo visa contribuir para uma intervenção social mais eficaz junto dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção do concelho.
No concelho da Ribeira Grande, 11,1 por cento da população é beneficiária do Rendimento Social de Inserção, antigo Rendimento Mínimo Garantido, o que corresponde 3158 indivíduos.
Ao abrigo do protocolo, as equipas técnicas do Núcleo Social de Inserção e que intervém junto da população beneficiária do RSI são alvo de formação duas vezes por ano, supervisionada por um docente universitária da universidade clássica de Lisboa.
A esta formação intitulada “Revolução Positiva – Vitalidade, riso e sonho na intervenção comunitária” pretende melhorar a intervenção dos técnicos na promoção social dos indivíduos abrangidos pelo RSI no concelho, bem como tornar a sua acção mais activa no desenvolvimento das comunidade onde os beneficiários estão inseridos.
A primeira acção de formação de 30 técnicos e de equipas operativas do RSI realiza-se já na segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de Abril, entre as 9h00 e as 17h00 no Teatro Ribeiragrandense

Será que ao abrigo deste protocolo vamos pôr termo a nuita mendicidade que existe no POrto Formoso?? Ou será que estamos na presença de mais uma iniciativa que se irá circunscrever apenas à Maia?
verdascada disse…
Atenção ao último comentário do último post. O detective-martelada voltou a aparecer! Cuidado ele está por aí!
deus2 disse…
Boa foto Sr Regedor.

A praia é muito boa mas está ao deus dará. Há que anos que não se faz uma obra para melhorar alguma coisa na praia e se é para fazer asneiras é melhor não fazer nada.

O parque de campismo vai ser daqui a 10 anos e os esgotos que vão dar à ribeira estão lá.

Ninguém mexe uma palha pela melhor praia de São Miguel.
O Regedor disse…
Caminhos pedestres V Câmara da Rinbeira Grande V Junta de Freguesia

"O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande assina na próxima quarta-feira, dia 12 de Abril, um protocolo de cooperação com a Associação Ecológica “Amigos dos Açores”.
A assinatura do protocolo tem lugar pelas 11h00, no salão nobre dos Paços do concelho.
Este protocolo visa a promoção e divulgação da prática do pedestrianismo e dos percursos pedestres, bem como dar a conhecer o património natural, paisagístico e cultural do concelho, potenciando assim, a actividade turística, de uma forma sustentada.
Ao abrigo do protocolo, a Associação Ecológica “Amigos dos Açores” será responsável pela inventariação dos trilhos pedestres do concelho, pela monitorização periódica do estado de conservação e exequibilidade dos trilhos e ainda deverá apoiar a autarquia no processo de classificação oficial dos percursos pedestres.
À Câmara Municipal da Ribeira Grande competirá apoiar tecnicamente e financeiramente as actividades previstas no protocolo."
in www.cm-ribeiragrande.pt

Era bom que a Câmara e os Amigos dos Açores se lembrassem de fazer um ou mais trilhos no Porto Formoso! Não faltam trilhos bonitos e com vistas expectaculares na nossa Terra.
Mas não podemos ficar à espera, porque estes senhores se calhar esquecem-se de nós.

A junta de freguesia deve exigir que o Porto Formoso faça parte desta rede de caminhos pedestres!

Eu por mim já enviei um email para os Amigos dos Açores para não se esquecerem de nós.

Quem quiser reivindicar envie para:

amigosdosacores@gmail.com
Cavalete disse…
Segundo notícia de hoje do Açoriano Oriental, o PDM da Ribeira Grande contempla uma "...nova zona destinada a investimentos turísticos..." no Porto Formoso.

Alguém sabe de mais pormenores?
James Dean disse…
Se bem se lembram antes das eleições, Ricardo Silva disse que uma das primeiras medidas a tomar seria modificar o PDM, ontem já veio dizer que o concelho ia evoluir pois já tinha o PDM aprovado e que era muito bom.
Só falta agora na próxima reunião da Assembleia Municipal aprovarem o Organigrama da Câmara, que foi reprovado antes das eleições pelos mesmos senhores que o vão aprovar agora, deixando muitos funcionários com a corda ao pescoço até ao dia de hoje.
Quanto mais nos enganas mais gostamos de ti...

Cumps

James Dean
deus2 disse…
Blogger cavalete isso pode estar escrito mas foi para "encher" papel.
Tambem posso dizer que o meu quintal será uma zona de investimento turistico mas nao sei quando nem como.
verdascada disse…
Verdascada bem forte

O Senhor António Pedro Costa (sim esse mesmo o ex-presidente que agora anda na Assembleia a receber mais uns euros) queria receber a reforma de presidente da câmara e o ordenado de deputado ao mesmo tempo.
Mas a nova lei das reformas dos políticos já não permite "mamas" dessas!!! Coitado que pena! Já não vai receber mil contos por mês.
AGUIA disse…
Afinal o PDM da Ribeira Grande ainda não está publicado na internet. Esta falta deve ter sido derivada da tolerâcia de ponte da função pública.
Cá estaremos para ver o que é dito sobre a nossa freguesia.
Votos de boa Páscoa e saboriem bem a mnassa sovada com ovos. Não se esqueçam que a nossa massa sovada já ganhou um prémio.
Cavalete disse…
Faleceu hoje com trinta e tal anos, num acidente de moto, o Mario Jorge Bispo, por vezes conhecido como Robin.

É um dia de profundo pesar no Porto Formoso. Paz à sua alma.
sono1 disse…
Foi no século IV que os cristãos vítimas de perseguições religiosas pelo império romano, começaram a celebrar todo o seu culto religioso. Nestes três dias, os cristãos celebram a paixão morte e ressurreição de Jesus Cristo, cerimonias essas que permanecem desde o tempo da igreja primitiva. Subordinada por interesses económicos como é o Natal a Páscoa é o mistério do cristianismo.

A todos desejo uma feliz Páscoa!
O Regedor disse…
A todos uma boa Páscoa e que pare de chover.
Já chove à mais de um mês.
O Regedor disse…
Agora de repente lembrei-me:

Será este ano que a Praia dos Moinhos vai ter BANDEIRA AZUL?

Cumprimentos
pregalheefoge disse…
boa pascoa a todos os bloggers;

pode ser ete ano? vamos lá ver, e será desta que as obras no snack bar terão licença? será a ver vamos
JASRAPOSO disse…
Pessoa amiga residente no estrangeiro, mais percisamente em Vancouver no Canada, fez o favor de me recordar o início da Praia dos Moinhos.

A família Faria e Maria, antiga proprietário da Fabrica do Chá e não só (Tinham nos anos sessenta do século passado 1.490 alqueires de terra no Porto Formoso)frequentava a Areia do Meio para se banhar. O acesso era feito pela casa do sr. José de Paiva.

Como aquela zona tinha muitas pedras, resolveram "transferir-se", no ano de 1967, a Praia dos Moinhos.

Até esta data ninguém falava nos Moinhos.

Posteriormente compraram lá algumas casas e publicitaram aquela zona balnear.

A partir dessa data, até hoje, aquela zona tornou-se no ex libris
do Porto Formoso.
costaneira disse…
Essa foto esta espetacular!
No entanto, a nossa formosa praia esta a ficar com uma população incrível de marrecos, ou seja esse verão vamos ter levar com todos os marrecos! Vai ser lindo!
Sera que eles vão passear pela praia?
Fica bem ver os marrecos,numa praia mas sem gripe das aves, que felizmente ca nos açores nao foi detectada e assim espero continuar

saudaçoes formosas
gulantina disse…
Olá a todos

A nossa praia é a melhor de todas!
Parabéns pela foto.
Espero que este ano a Praia tenha bandeira azul e que não haja um mistério como houve o ano passado.

Os marrecos ficam muito bonitos no Inverno mas agora fiquem para a zona da ribeira porque poem a praia cheia de cócó.
O Regedor disse…
PARTICIPAÇÃO CÍVICA

Caros bloggers,
quem tiver alguma idéia acerca de onde se deveria criar um (ou mais) TRILHO PEDESTRE no Porto Formoso envie um email para acasadamosca@yahoo.com que eu próprio comunicarei ao responsável pela criação dos futuros trilhos no concelho da Ribeira Grande - por Regedor
AGUIA disse…
A Câmara Municipal da Ribeira Grande candidatou a zona balnear das Calhetas à Bandeira Azul.
Quanto ao Porto Formoso... MISTÉRIO
sono1 disse…
Enquanto se mantiver a ribeira a correr a céu aberto para a praia, vai ser muito difícil a mesma possuir bandeira azul. E como a câmara tem dados a testes feitos a água da praia, que indicam ter valores muito acima do normal para se candidatar a ter bandeira azul, não formalizou a candidatura por esse facto.

Não sei qual é o mistério!
James Dean disse…
Sr. Verdascada, se o Dr António Pedro fez isso, não foi o primeiro nem o último. Agora o Sr. sabe porque foi que o novo elenco camarário entrou mais cedo uns 5 ou 6 dias antes do previsto? Foi para poder beneficiar da contagem do tempo para a reforma, 4 anos = a 8 anos. Pois a lei que rege este diploma tinha sido alterada e entrava em vigor a partir daquela data. (que já não me lembro qual, acho que em Novembro de 2005).
Agora diga-me se é só o Dr. António Pedro que quer mama..., pois estes já mamaram a tempo

Cumps

James Dean
deus2 disse…
Amigo sono1

o ano passado a Praia ficou sem bandeira azul devido a obras ilegais na rampa de acesso.
Sei que a ribeira não é boa para a qualidade da água mas não foi devido à àgua não prestar que ficou sem bandeira azul

O mistério continua

Adeus
pregalheefoge disse…
o misterio tem a ver com as obras levadas a cabo pelo jose soares, proprietario do snack bar, que para alem de efectuar obras sem licenças camarárias ou de outras entidades ainda se apodera do espaço em redor...é tudo dele dasssss.
AGUIA disse…
O Dinamismo do José Soares e de um grupo muito restrito de pessoas do Porto Formoso incomodam muita gente.
Os padrões de atribuição da bandeira azul nada têm a ver com aquelas obras, mas tão somente com a qualidade da água, instalações sanitárias, segurança etc.
O Regedor disse…
Como fui eu que levantei a seguinte questão: "Será este ano que a Praia dos Moinhos vai ter BANDEIRA AZUL?" devo esclarecer o seguinte:

- A Praia dos moinhos obteve Bandeira Azul para o ano de 2005 só que durante a última vistoria verificou-se que tinha havido obras ilegais na rampa de acesso à praia (rampa de cimento e corrimão de ferro). Perante isto a bandeira nunca chegou a ser hasteada e a praia ficou sem direito a bandeira.

Logo há conclusões a retirar:
- a praia dos moinhos tem água de qualidade suficiente para ter bandeira azul;
- a praia não teve bandeira devido ao acesso ter sido modificado.

Caso a praia este ano não for galardoada com a Bandeira Azul há que extrair responsabilidades.
Ou a Câmara não candidatou a praia - o que seria inaceitável - ou a Câmara não resolveu o impasse acerca do acesso - também é inaceitável.

Simples... portanto espera-se que haja bandeira.
AGUIA disse…
Sr. Regedor,

Está na hora de introduzir um novo post.
Ambientalista disse…
Correcção:
A praia teve direito à bandeira azul: http://www.abae.pt/bandeira/bandeira.comunicadoimprensabandeiras.php.
O Regedor disse…
Cara ambientalista,

essa página está desactualizada.

Vou repetir uma última vez: a bandeira foi atribuida inicialmente, mas nunca chegou a ser hasteada pelas razões que já referi no meu último comentário.

Cumprimentos
lxpf disse…
Sr. regedor:
As obras ilegais que foram feitas na rampa de acesso á praia, e que vergonhosamente esconderam umas lindas escadas todas cobertas de pedrinhas, feitas pelos antepassados, foram da autoria do proprietário do sanack bar sito junto á praia. Na altura, o dito senhor, "mandou-me" areia para os olhos, dizendo que tal tinha sido feito com o objectivo de facultar o acesso á praia de carrinho de bebé e de carros de rodas que quisessem descer ao areal.(Nunca, Jamais para facilitar, isso sim, a sua descida com a sua moto4 até á areia! Não isso é que não!) Até ai tudo bem! O problema está nos dois lances de rampa que são duma inclinação terrivel, que quem se sujeitar a descer de carrinho de bebé ou de rodas, arrisca-se a ir para quando muito acima da rocha que está no meio do mar, a baixa. Para "facilitar" o acesso a esta rampa, foi ainda colocado um corrimão,, que para quem desce á praia do lado esquerdo, este só servirá para nos segurarmos a ele depois de cairmos, visto que o mesmo, a qualquer adulto de estatura mediana, dá pelos joelhos. Fica então a minha pergunta. Se um dos factores que contribuiu para a não atribuição da bandeira azul, se a Junta de Freguesia (ao que sei!) não pediu ao dito senhor que fizesse obras em seu nome, se aquela obra não veio beneficiar em nada a segurança de quem dela se serve, pelo contrário, arriscando-se sim quem desce a dita rampa que com tal inclinação e sempre cheia de areia, servindo de ringue de patinagem para quem a usa, eventualmente podendo partir um dos membros na sua descida e depois culpa-se quem? a junta porque fechou os olhos ou o génio que resolveu fazer uma obra em nome dos outros mas só em seu belo (e da sua moto4) prazer? senhor Regedor e restantes bloguers, não deveria o dito senhor, ser responsabilizado por tal e ser obrigado a reparar o mal que fez, sem ordem ou consentimento superior?
O Regedor disse…
Caro blogger lxpf,

suponhamos que a sua argumentação está correcta e os facto por si apresentados são verdadeiros, respondo-lhe com uma pergunta:
se a obra da rampa é ilegal, não serão as entidades competentes (junta/câmara municipal) as responsáveis por exigir (por exemplo através dos tribunais) que o mal seja reparado?

Caso essas entidades nada exijam é lógicamente que tudo vai ficar como está.
Agora em jeito de reflexão: se uns têm culpa do que fizeram outros têm culpa de nada fazerem para repor a situação.

Cumprimentos
O Regedor disse…
leia-se "lógico" em vez de "logicamente"
lxpf disse…
Sr. Regedor:
Tenho a cetrteza daquilo que etou a comentar, uma vez que vi com os meus olhos aquando do acimentar das duas rmpas e falei com o dito senhor acerca de tal, que me garantia que a obra era feita por ele, apenas para facultar o acesso á praia. Esta criatura não só tapou as escadas existentes lá, desde sempre e sem autorização de entidades superiores, como, a meu ver piorou o seu acesso.Se as entidades superiores nada fizerem (porque este senhor deveria arrancar isso sim, o cimento que lá pôs e voltar a deixar tudo como estava, com os dentes), mais uma vez se comprova que vivemos numa terra sem rei nem roque e onde qualquer um faz aquilo que lhe dá na real gana!
verdascada disse…
Oh meuszzz amigoszzz já se sabe que estamos numa terra sem rei nem roque!
AGUIA disse…
Estamos a chegar ao início da época balnear e as entidades oficiais ainda não fizeram na praia dos Moinhos; ao contrário, o José Soares, sem recorrer a subsídios, pode orgulhar-se de ter feito grandes melhorias no seu snack bar.
Contra ventos e marés o José Soares vai fazendo obra.
lxpf disse…
Bloguer Aguia, ainda me há-de dizer que melhorias foram essas que o José Soares fez pela praia dos Moinhos......
nuno teixeira disse…
procuro casa para férias na praia dos moinhos, durante o período compreendido entre 24 de julho e 6 de agosto. Contactavel 24 horas, 93 206 64 28,

Nuno Teixeira
pimperrão disse…
bloger lxpf,

uma coisa é criticar construtivamente outra coisa é deitar abaixo. Ainda havemos de o ver a tomar um copo no snack bar do Zé Soares. Nessa altura gostava de o ver com a coragem que demonstra aqui no blog e dizer-lhe o que disse na sua cara.
lxpf disse…
bloger pimperrão,
ao invés do que possa pensar, passo muitas das minhas tardes no snack bar do Soares, e ao contrário daquilo que também pensa, tudo aquilo que escrevi no meu comentário tambem já lho disse mesmo na cara, tendo respondido, o dito senhor que aquela obra era provisória, que não tinha ficado como ele queria mas que (brevemente!!)iria reparar o erro!
Tá á vista tal reparação!
lxpf disse…
bloger pimperrão,
ao invés do que possa pensar, passo muitas das minhas tardes no snack bar do Soares, e ao contrário daquilo que também pensa, tudo aquilo que escrevi no meu comentário tambem já lho disse mesmo na cara, tendo respondido, o dito senhor que aquela obra era provisória, que não tinha ficado como ele queria mas que (brevemente!!)iria reparar o erro!
Tá á vista tal reparação!

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha