Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso

Entrada das várias Confrarias na alameda da Fábrica de Chá Porto Formoso

Confraria do Chá Porto Formoso com os seus 25 Confrades

Aspecto geral da cerimónia com a magnífica paisagem envolvente

Actuação do Grupo Folclórico do Porto Formoso durante o jantar que se seguiu à entronização

No dia 22 de Abril, na Fábrica de Chá Porto Formoso, com uma tarde fabulosa de Primavera decorreua Cerimónia de Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso.
Esta Confraria tem por fim reunir os estudiosos, apreciadores e amigos do Chá com a finalidade de promover e estimular a cultura e o hábito da sua degustação.
A Confraria do Chá Porto Formoso procurará ter como principais linhas de acção, a promoção de acções concretas no sentido da valorização do Chá, nos aspectos gastronómico, turístico, cultural e social. Estiveram presentes para além de entidades Públicas e Privadas, algumas das mais importantes confrarias Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal. A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a mais antiga dos Açores apadrinhou a nova Confraria.

O traje da Confraria do Chá Porto Formoso é constituído por capa de cor azul-escuro, inspirada no traje regional “capote e capelo”. Inclui ainda um chapéu de feltro azul, com um designe baseado no chapéu de palha tradicional da apanhadeira de chá. Os Confrades usarão igualmente as insígnias, uma fita que sustenta uma medalha cunhada com o botão e primeiras folhas do rebento do chá, símbolo da colheita fina e dos chás de grande qualidade.
A Confraria do Chá Porto Formoso foi iniciada por vinte e cinco fundadores.

Comentários

Paulo Pacheco disse…
Não deixando de louvar o optimo trabalhao que tem sido feito no chá do Porto Formoso, não posso deixar de me mostrar estupefacto com a confraria agora existente.... Cha DO PORTO FORMOSO!
ainda se fosse dos Açores!!!!!!!!
DOS AÇORES pá!

uma oportunidade perdida é o que é!
deus2 disse…
Caros amigos,

o Porto Formoso e a sua fábrica de chá estão de parabéns por esta confraria que vai desenvolver a imagem das terras do Porto Formoso e do chá e isso vai trazer muitas coisas boas à freguesia.

O comentário do sr. paulo pacheco é de quem está por fora e não está informado porque se estivesse por dentro dos assuntos não ficava parvo com o nome... ficava era contente e feliz como estão todos os Portoformosenses.

Adeus
Cavalete disse…
Parabens por esta iniciativa!

Nao me parece que os proprietarios da Fabrica de Cha do Porto Formoso tenham a exclusiva responsabilidade de promocao da marca Acores. A CMRG e a Secretaria da Economia devem ter um papel importante na promocao do cha das duas fabricas de S. Miguel. Na mesma logica de atribuicao de apoios aos clubes desportivos regionais e eventos culturais.
JAGPacheco disse…
Chazada!

Em termos legais uma Confraria é uma Associação cultural. Como vivemos num regime de livre Associação, qualquer grupo de cidadãos se pode organizar como tal.
Neste momento no Porto, a Casa dos Açores do Norte está a criar a Confraria Nacional do Chá o que não impede que se crie a Confraria do chá dos Açores ou a Confraria do chá de São Miguel.

Quanto a sócios, uma Confraria não é uma Associação de produtores como as Associações Agrícolas. Os Confrades podem surgir do mundo das letras, das artes, da investigação científica etc. desde que unidos por uma causa.

A Fábrica do Chá Porto Formoso, por si, continuará o seu trabalho de divulgação de toda a riqueza histórica, etnográfica e cultural do Chá dos Açores, como tem feito ao longo dos últimos cinco anos. Como tal, convidamos todos os Blogers a assistir ao “Inicio de Colheita” actividade de animação turística e cultural, já no dia seis de Maio.


Saudações Formosas

JAGPacheco
O Regedor disse…
Caro sono1,

infelizmente não tirei nenhuma fotografia do momento em que foi servido o Chá com bolinhos ao som de um grupo guitarras da terra (Música Nostra)porque estive mais interessado em apreciar o belíssimo Chá e os vários bolos que foram servidos a todos, mas se alguém tem alguma foto desse momento faça o favor de enviar para o email que será publicada.

Por agora tentei dar uma perpectiva geral da cerimónia sem me preocupar em focar muito a cara das pessoas. Além disso, só tenho as minhas fotos. Quando arranjar mais posso ir mudando as fotos.

Cumprimentos.
JASRAPOSO disse…
Uma das virtudes da Revolução de Abril de 1974 foi permitir às pessoas o direito à associação.

Volvidos mais de trinta anos, ainda se nota na n/ freguesia alguma falta de apetite para a criação de centros de convívio.

Ao notável esforço da Comissão Fabriqueira da Igreja em dotar a freguesia da um salão polivalente - Obrigação que competiria a outras entidades - assiste-se ultimamente à paragem daquelas obras sem que alguém se digne dar uma explicação.

Parece que existem pessoas para quem a criação de locais de convívio pode vir a prejudicar o seu "MANDO", pelo que tudo fazem para impedir o progresso das coisas.
JASRAPOSO disse…
Mais do que as palavras, são as nossas atitudes que fazem passar a nossa mensagem.

Devido ao meio pequeno em que vivemos, a nossa sociedade é pouco tolerante e muitas vezes não sabemos dar crédito às críticas que nos são formuladas.

Contudo, não nos devemos ocultar no anonimato para tecer duras críticas aqueles que vão fazendo alguma coisa pela nossa freguesia.

Mais importante que as considerações feitas aqui no blog, está o trabalho desenvolvido por muitos cidadãos da comunidade.

Errar é humano e são poucas as pessoas que conseguem ser bem sucedidas se terem uma pequena fase de fracasso.

Apesar destas considerações, tolero as críticas que são feitas com pseudónimo neste blog, o mesmo não acontecendo com as formuladas no seu início.
JASRAPOSO disse…
A ARENA vai realizar um seminário no próximo dia 5 com o tema "ENERGIA - FAZER MAIS COM MENOS".

Numa altura em que o barril de petróleo já ultrapassa as 70 Dollars, é altura de reflectirmos uma pouco sobre o grande desperdício de energia que vai por toda a parte
Cavalete disse…
Alguem sabe quando teremos o programa da festa do Espirito Santo dos calcos? Ja so falta um mes. Com o novo campo de futebol de salao seria optimo termos um torneio de futebol. Poderia-se organizar um torneio juvenil, como se fez ha uns anos atras.

O regedor tambem poderia dar uma ajuda ao colocar na casa da mosca o programa de todas as festas que se aproximam.
Cavalete disse…
Com a ida do "Jorge" para S. Bras podem diminuir as possibilidades de ter multibanco no Porto Formoso.

S. Bras parece estar no bom caminho: tem um PUB, uma moderna escola primaria, um ginasio e tera brevemente um restaurante e um centro multiusos.
O Regedor disse…
Caros bloggers,

o comentário feito pelo blogger Cavalete que diz o seguinte:

"S. Bras parece estar no bom caminho: tem um PUB, uma moderna escola primaria, um ginasio e tera brevemente um restaurante e um centro multiusos."

levanta, quanto a mim, algumas das mais importantes perguntas sobre o Porto Formoso:

- se o Porto Formoso tem muito mais Potencial (população, áreas de interesse turístico, área territorial superior, etc.) do que São Brás, porque razão são Brás tem isso tudo e nós não?

e quanto a mim a questão de fundo é:

P: se temos quase tudo para evoluir por que razão não evoluimos como devia???????????????

R: (algumas) as pessoas não fazem a diferença.

Sei que esta resposta é polémica, mas é o que penso e posso fundamenta-la futuramente. Aliás, acho que este tema merece um post.

Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
O Governo Regional vai investir 130 mil euros na zona do Coucinho, para corrigir ribeiras.

O prazo de execução é de seis meses após a consignação
JASRAPOSO disse…
Um grupo de atletas tem vindo a treinar-se duas vezes por semana, no campo de futebol, de modo a garantir a presença no campeonato de futsal da próxima época.

Este grupo de atletas já conseguiu o apoio financeiro da Junta de Freguesia para levar a efeito os seus intentos.

No próximo Domingo, pelas 14 horas, será feita a apresentação desta equipa contra a formação da Maia.

Além disso, está a programar-se um torneio de futsal para a Segunda-Feira do Espírito Santo dos Calços.
JASRAPOSO disse…
Na revista SABER AÇORES, na sua edição deste mês, vem uma reportagem sobre a Confraria do Chá do Porto Formoso
O Regedor disse…
A confraria do Chá Porto Formoso aparece este fim de semana na Revista Açores.
O Regedor disse…
A confraria do Chá Porto Formoso aparece este Sábado 21 de Maio de manhã às 9h00 no programa da RTP1, Praça da Alegria
Ivone Medeiros disse…
Muitos Parabéns à confraria, sinto um especial carinho ao ver estas fotos porque foi a minha mãe que teceu o tecido do estandarte da confraria e o bordado ficou a meu cargo!

Bem hajam e muitas felicidades
Anónimo disse…
A Confraria do Chá é dos eventos que ainda não tive a oportunidade de assistir/fotografar, talvez numa próxima oportunidade.

É um sítio fantástico.. e com reconstituições rigorosas.


Aproveito e venho por este meio convidar a visitar a exposição de fotografia "Chá e tradição", patente a partir do dia 8 de Maio de 2008, na Casa da Cultura da Ribeira Grande.

Cumprimentos,

Nuno França
Boa noite meus senhores, gostaria de saber como posso entrar em contacto com uma entidade que represente o cha dos Açores, se alguém me souber dar uma resposta, agradeço que o faça para o endereço e-mail, pedrocasquilho@hotmail.com
Muito obrigado, e cumprimentos pela creaçao desta vossa confraria.
Pedro Casquilho Ribeiro.
Unknown disse…
Bom dia!
Vim viver para em S. Miguel recentemente.
Tenho tentado descobrir na "net" forma de contactar a Confraria do Chá Porto Formoso e não consigo.
Alguém me pode ajudar?
Saudações cordiais.
João Abrunhosa

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso