O primeiro passo

Aspecto geral do grupo

Uma das paisagens que se avistam durante o trilho
Às 14:30 de Segunda-feira, 22 de Maio, com um dia magnífico, juntaram-se alguns amantes da natureza e seguiram o trilho que foi proposto aqui neste blog. O percurso realizado foi o seguinte: Jardim/Rego Dágua/Fabrica de Chá/Ribeira das Lajes/Plantação de Chá/Caminho da Roça do Louro/Ferreiro/Courela/Jardim.
O passeio pedestre contou com a presença do Dr. Teófilo de Braga da Associação Amigos dos Açores e representantes da Junta de Freguesia de forma a que o trilho futuramente seja oficializado, sinalizado e limpo e conste nos guias turísticos de trilhos da Ilha de São Miguel.
Seria de grande interesse para o Porto Formoso a criação deste trilho. O primeiro passo está dado, a ver vamos.

Comentários

JASRAPOSO disse…
O Jornal Açoriano Oriental, na sua edição de hoje e num artigo do dr. Veríssimo Borges, refere-se à questão das bandeiras azuis.

Vamos transcrever a parte a que se refere ao Porto Formoso:

" É este o caso da Praia dos Moinhos no Porto Formoso, única classificada este ano como de má qualidade nos Açores, o que deixa a dúvida de anteriores classificações de qualidade aceitável e nos permite classificá-la como praia merecedora de Bandeira Vermelha, isto é, não candidatável a Bandeira Azul e que deveria compulsivamente ostentar informação pública de praia poluída onde os banhos, se não interditos deveriam, no mínimo ser desaconselhados. De facto a Praia do Porto Formoso é paradigmática da má gestão das últimas vereações do Concelho da Ribeira Grande, sendo uma praia de grande apetência e utilização turística, rodeada por uma aldeia de vereaneio, sem saneamento e tendo muitas "casas de gente rica", ao longo da ribeira com esgotos directos para esta"
AGUIA disse…
A Comissão de Festas dos Calços colocou um anúncio na Casa do Espirito Santo a informar as pessoas que vai abandonar as suas funções.
Se por um lado este acto revela o desapego pelo cargo, por outro também poderá significar outras coisas.
Não teria sido mais bonito anunciar um bom programa de festas e simultaneamente informar as pessoas que colocariam o seu lugar à disposição de outras mais capazes?
Abandona-se um cargo sem mais nem menos, no fim das festas, sem se prestar contas.
Por outro lado a Comissão do Outeiro já pintou a sua Casa e prepara-se para fazer a festa sem este tipo de ameaças.
Os insubtituíveis estão no cemitério...
verdascada disse…
Essa da Praia dos Moinhos ser o exemplo da má gestão das Câmaras do PSD e das CASAS DE GENTE RICA com esgotos directos para a ribeira é a mais pura das verdades.

Hoje o almoço de muita gente (que só prejudicam a praia) deve ter tido muita AZIA depois de lerem no jornal essas palavras sábias do Dr. Veríssimo Borges.
JASRAPOSO disse…
No sentido de continuar a promover os passeios terrestres na freguesia, a Junta procedeu à limpeza do acesso aos banhos da Ladeira da Velha.

Na próxima semana será colocada a nova sinalização na freguesia.

Quanto às "lombas", já estão encomendadas, esperando-se em breve a sua colocação.
JASRAPOSO disse…
PROGRAMA DAS FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DOS CALÇOS

SÁBADO DIA 3

- 14 Hrs, Abertura das Festas
- 18 Hrs, Abertura do Bazar e Barracas
- 22 Hrs, Actuação do conjunto "OS REFLEXOS"

DOMINGO DIA 4

- 18 Hrs, Procissão
- 21 Hrs, Arrematações com abertura do Bazar e Barracas

2ª FEIRA DIA 5

- 14 Hrs, Distribuição de ofertas, com a presença dop cantador António Moniz, da Covoada, acompanhado de acordeão e violas
- 19 Hrs, Sopas oferecidas pelo Mordono (João Maria Araújo) na Canada Nova
Cavalete disse…
Obrigado ao Jasaposo pelo programa...
AGUIA disse…
A Câmara Municipal tinha orçamentado algumas obras para a praia dos Moinhos, no corrente ano.
A época balnear vai começar esta semana e nada foi feito.
Para remediar a situação atrevo-me a sugerir que seja feito um concerto musical na Praia.
Talvez seja a maneira da Câmara sair bem na fotografia
PP disse…
Parabens a este Blog.
Uma iniciativa cívica em prol da sua Terra. São estas pequenas/Grandes iniciativas, que desenvolvidas localmente, por gente da Terra, que levam a um desenvolvimento harmonioso e respeitando o que a população local preza.
Mais uma vez parabéns ao Regedor e seus plebeus por esta lição de civismo. Sim, porque estas é que são as chamadas "iniciativas da sociedade cívil".

Um abraço e longa vida ao Blog e ao Porto Formoso, que muito prezo.
AGUIA disse…
Uma tampa de saneamento básico na rua das Escolas está sempre a ceder.

O que é que a Câmara faz para resolver a situação?
deus2 disse…
A iniciativa de fazer o trilho foi uma grande ideia e o traçado está bom.

A junta de freguesia tem de limpar o traçado com a ajuda da câmara e muitos turistas vão vir à freguesia para fazer este trilho.

Devia haver mais um só um é pouco.

No que aqui se tem falado da praia dos moinhos quem costuma ir aos moinhos já sabia disto tudo.
A câmara da RG nunca ligou à praia e alguns senhores estrangeiros(com s pequeno) que moram lá ainda menos.

adeus
AGUIA disse…
Após a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e os Amigos dos Açores, o Porto Formoso foi a primeira freguesia do concelho a propor um trilho.
Isto demonstra que temos gente capaz no Porto Formoso.
sono1 disse…
Queria dar os meus parabéns aos mentores dessa iniciativa, que penso ser a Junta de Freguesia, o regedor e alguns colaboradores deste site.

É com enorme satisfação que vejo a Junta de Freguesia a ter outra postura e outras maneiras de fazer politica. A política tem que ser feita para todos e não só para alguns!
É com esse tipo de iniciativas que se promove e divulga a nossa freguesia, damos a conhecer o que temos, a nossa gastronomia, o nosso chá, as nossas festas, a nossa beleza paisagística, enfim a nossa cultura.
Um turista que acabe o percurso tem a oportunidade de ir ao “Amaral” e comer por exemplo torresmos com inhame, tem oportunidade durante o percurso de provar e saborear o nosso chá, poderá ver as nossas festas, e de certeza absoluta sai encantado com a nossa paisagem.
A mensagem que essa pessoa transmite a outra é de enorme importância, já dizia Fernão Lopes que a principal fonte de informação era a palavra de boca a boca.
E assim de uma forma integrada vamos levando a água ao nosso moinho.

Com um forte abraço.
acreditar disse…
Estou cada vez mais orgulhosa de ser do porto formoso....
muito bem dar a conhecer a nossa freguesia através das grandes potencialidades.. os trilhos por exemplo
JASRAPOSO disse…
Frequentemente partimos do princípio que não podemos nem temos capacidade de dar algo às pessoas.

Nada mais errado.

Todos temos um inconsciente com grande capacidade de amar e partilhar, bastando para tal sermos capazes de gerir os nossos instintos.

É por isso importante saber receber as pessoas que irão ao Porto Formoso percorrer o nosso futuro trilho. Basta apenas sermos nós mesmos.

A dinâmica dos trilhos está a fazer com que as pessoas, inconscientemente(?), assumem papéis de cortezia uns para com os outros. Discute-se e discorda-se mas, ao mesmo tempo, criam-se grandes laços de amizade entre todos os protagonistas.

É bom saber que todos somos capazes de fazer coisas agradáceis
Bom fim de tarde para todos os bloggers.
Antes de mais quero dizer que concordo plenamente com o (a) blogger aguia, no post que ele fala em relação há comissão do Espirito Santo dos calços.
E concordo, porque não é assim sem mais nem menos que se acaba com esta festa, ja com muitos anos de existencia.Se a actual comissão , hà 4 anos atrás não se achava capaz de seguir em frente com as festas,não se tivessem oferecido.Após estsrem no "poder", falaream mal que se fartaram da comissão anterior.Mas pelo que me lembro, e muitas outras pessoas a comissão anterior nos 4 anos que esteve há frente das referidas festas fez coisas que jamais se tinha feito naquela zona por outras comissões .E tambem quero dizer que houve uma pessoa que quando a antiga comissão entrou ,disse que esta iria destruir as festas devido as pessoas que dela fazim parte, vou dizer alguns nomes mas nao sei se me vou lembrar de todos:Antonio custodio,Luis furtado Joao araujo,jaoa branco, antonio branco, roberto "bolinha".
Concluindo , a presente comissão a que está a acabar com tudo e a pessoa que disse mal da outra comissão faz parte desta. Não tou a criticar ninguem nem a dizer mal , mas apenas tou a dizer a verdade.
Boa Noite
caca_detectives disse…
A ovelha negra do blog voltou!!!!
AGUIA disse…
A Câmara da Ribeira Grande vai fazer melhoramentos na zona balnear da Maia.
Na praia dos Moinhos ZERO
O Regedor disse…
O primeiro passo - reflexões e pormenores

Foi com enorme expectativa que mais de 10 pessoas concentram-se no ponto 1 do percurso: o jardim.
Mais algumas pessoas estavam interessadas em ir, mas por motivos vários não puderam participar.

O percurso foi percorrido com satisfação e no final a apreciação foi positiva com a necessidade de se alterar um pormenor: terá de se subir em primeiro lugar o caminho da roça do louro e só depois descer a ribeira das lajes para não "passar" muitos metros na estrada regional. De resto tudo óptimo.

De registar o espírito de amizade que se cria nestes passeios: uns contam histórias sobre locais onde passávamos, outros fazem perguntas, outros ainda contam quantos anos já passaram desde que não passavam ali.

No fim...
...ficou o desejo de fazer outro trilho um dia destes.

Cumprimentos
pregalheefoge disse…
bem, nao gostaria de ser desmancha prazeres mas nao realidade este trio no porto formoso já existia e já for percorrido por alguns trabalhadores em agencias turisticas e nao Sò, trio este na altura preposto pelo propritario da fabrica de cha do porto formoso.
JAGPacheco disse…
Só se lembra dos caminhos velhos quem tem saudades da terra …

Relativamente ao comentário anterior, acho que vale a pena prestar alguns esclarecimentos:

A Fábrica de Chá Porto Formoso com a colaboração com a Secretaria da Economia inaugurou, em Março de 2002, um trilho pedestre com cerca de 5 km. Este trilho sinalizado de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Campismo, tinha início na Fábrica subia a Mata Alta e descia o Caminho do Sr. Amâncio com passagem na plantação da Roça do Louro e final na Fábrica. Como alternativa também podia ser iniciado no Monte Escuro e terminar na Fábrica.
Com a asfaltagem do caminho da Mata Alta, o trilho deixou de fazer sentido e como tal deixou de existir.

O Trilho que acabei de descrever, já não existe e pouco tem a ver, mesmo a nível de traçado, com o novo trilho agora proposto. Nem retira nenhum mérito á actual iniciativa que merece toda o nosso apoio e consideração.

Relativamente aos caminhos velhos, acho que se devem ter alguns cuidados na sua recuperação:

O Caminho da Ribeira das Lages, abandonado á muitos e muitos anos, merece uma recuperação cuidada. Existem alguns muros de pedra solta com muito interesse, a zona que dá o nome ao caminho, uma clareira com uma “lage” natural em pedra branca, deveria ser limpa de vegetação. No entanto são os “incensos” centenários que ladeiam parte do caminho que merecem mais atenção, nestas limpezas e recuperações, devem-se evitar a utilização de buldoozer e motosseras!

Saudações Formosas
Bom fim de tarde para todos os bloggers!
Só quero deixar bem claro, que o ultimo post que escrevi sobre a comissão de festas dos calços, foi um simples esclarecimento ao post do blogger aguia.
Ainda mais digo, o bloger caca-detectives, criticou-me, ele so aparece para criticar, não me lembro de ler um post escrito por ele.

Boa noite detective-martelada
AGUIA disse…
Finalmente as actas da Câmara Municipal da Ribeira Grande!!!

Na reunião do dia 2 do correcta, acta nrº 9, página 5, a Câmara tomou algumas medidas relativamente ao Porto Formoso.

Já não era sem tempo!!!
Cavalete disse…
As actas da CMRG de 2006 fazem, então, as seguintes referências ao Porto Formoso:
1) disponibilização de uma verba de 19.950€ para reparação de muros e passeios; e
2) está em fase de
adjudicação a elaboração do projecto de saneamento básico da freguesia.

Obrigado ao aguia pela valiosa informação.
sono1 disse…
Hoje celebra-se o dia mundial da criança!!!
Segundo uma série de relatórios e informações de agências internacionais, colocam diante dos nossos olhos indiferentes, o real estado do mundo.
A fome mata anualmente cerca de cinco milhões de crianças.
A Unicef recorda que metade das crianças, isto é 2,2 mil milhões de crianças até aos 15 anos vive na pobreza.
640 Milhões sem habitação
500 Milhões sem saneamento
400 Milhões sem água potável
300 Milhões sem acesso à informação
270 Milhões sem cuidados de saúde
140 Milhões maiorias raparigas nunca foram à escola

Como é possível que ainda haja quem morra de fome, quem esteja condenado ao analfabetismo, quem viva privado dos cuidados médicos mais elementares, quem não tenha uma casa onde abrigar-se?

Com um forte abraço.
Godeluk disse…
Ao visitar o site da Câmara Municipal da Ribeira Grande, verifiquei que o Presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Maia, Sr. Hermano Manuel Sousa Cordeiro foi eleito pelo PPD/PSD. Ora, toda a gente sabe que este senhor foi eleito sim pelo PS.

São estas pequenas coisas que podem por em evidência alguns fenómenos de desleixo e incompetência...

Godeluk falou
JAGPacheco disse…
Certamente o projecto de saneamento básico do Porto Formoso englobará a zona dos Moinhos (acabando com a poluição da praia). Também irá prevêr a construção de uma ETAR, afim de que os esgotos da freguesia não continuem a correr directamente para o mar?
deus2 disse…
Tanto barulho por causa de uns trocos para arranjar passeios e muros.

Isso são esmolas e migalhas que a Camara dá, o que o Porto Formoso precisa é de investimento a serio.

Como disse o sr. Cavalete eu dou até ao fim do ano para a Camara fazer alguma coisa senão o meu voto muda de cor.

Adeus
mardonorte disse…
Neste dia da criança o meu pensamento vai para todas aquelas que são orfãs ou abandonadas pelos pais ou ainda para todas aquelas que são vítimas de abusos e maus tratos, coisa que acontece aqui, tão perto...


Mais uma prova de que lá fora há quem se interesse pela nossa cultura (Reportagem francesa sobre a caça à baleia nos Açores):
http://www.ina.fr/archivespourtous/index.php?vue=notice&from=fulltext&full=portugal&cs_page=3&cs_order=0&num_notice=23&total_notices=69
gnussen disse…
Aproveito o interregno que ilumina o tédio de se ser cidadão, para querer falar sobre nada! Não é fácil reflectir sobre nada, é um tema deveras complexo. Consegue ser simultaneamente dúbio e objectivo,ora então não fosse...O termo "nada" por si não tem qualquer significância existencial, apenas mental, entretanto por vezes se pode confundir com "vácuo" ou "vazio". No entanto, neste últimos dois termos referidos, existe algo: - no "vácuo" existem campos magnéticos, eléctricos, luz, ondas, campos gravitacionais...enquanto que no " vazio" existe, como é lógico um espaço por ocupar.
Todavia, e para alimentar ainda mais a clarividência, o verbo nadar, na 3º pessoa do presente do indicativo lê-se "nada".
A conclusão que eu retiro, (antes que volte o tédio!) em relação a essa cogitação, é na verdade simples e sintética: 4 letras; 2 "ás"; 1 "d" e 1 "n" de nada!
Por ironia do idioma, é na língua portuguesa que o "nada" efectivamente existe como realidade física e operação mental. Nomeadamente no Verão e para quem pratica natação. Mesmo que um nadador nada saiba sobre o "nada", o melhor para ele é saber que nada bem!

Que confusão com uma palavra inócua...que se lixe...não havia mais nada para fazer. Um Abraço!
Caro blogger gnussen, aproveito esta minha vinda aqui ao blog para te felicitar por esta ode filosófica acerca do "nada".

A verdade é que já estávamos a precisar de algo do género, sendo que, em última análise, poucos serão aqueles que a acharão mais do engraçada...

Um bem haja a todos.
O Regedor disse…
Excelente commentário caro Braga da Cruz.

Dissertar sobre o significado da palavra "nada" às 5 da manhã é obra. É a prova inequívoca que não dormes no trabalho.

ps. nunca tinha pensado que só na língua portuguesa a palavra "nada" têm outro significado que não seja o mais óbvio.
James Dean disse…
Caros Amigos Portofomosenses:
Obras grandes??? só se for na Maia, penso eu de que....
AGUIA disse…
Iniciou-se ontem a nova época balnear, onde se verificou que as promessas dos nossos politicos não foram cumpridas.
Não houve qualquer melhoramento na Praia dos Moinhos, a não ser o da inicitiva privada - SNACK BAR O MOINHO.

FACTOS SÃO FACTOS...
O Regedor disse…
Qual o meu espanto quando ia a passar na Ribeirinha e junto à igreja vi um MULTIBANCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nós por cá (Porto Formoso) continuamos à espera.

Até parece que pôr um Multibanco é uma grande obra, um feito muito difícil de concretizar... quase tão complicado como ir à Lua. Tão díficil e complicado que a Ribeirinha tem um lá enfiado numa parede de um dia para outro.
gnussen disse…
Não faltam paredes no Porto Formoso! desta maneira quando o multibanco chegar já as outras freguesias têm superficies comerciais, ou alguma Disneyland.
Durante por mais qto tempo o Porto Formoso continuará formoso....tou começando a achar que o que até agora foi feito só esta sevindo o pecúlio de quem gere a imagem da freguesia...é muito bonito divulgar o chá do PORTO FORMOSO, mas pelos vistos é mesmo e só apenas o chá. Quem ganha com isso não são as pessoas do porto formoso, mas sim o gerente da fábrica e tudo o que a envolve.

Acho que a freguesia deveria mudar de nome - CHÁ FORMOSO!

NINGÉM É TOLO, MUITO MENOS OS TURISTAS...A FALTA DE UM MULTIBANCO, DE UM RESTAURANTE FORMOSO, DE UMA BAIA BEM PRÉ-SINALIZADA, LIMPA E ILUMINADA , DE UM BAR FORMOSO...DE UMA REALIDADE TRANSPARENTE E DESINTERESSADA, NÃO FAZ ESQUECER QUE O PORTO FORMOSO ESTÁ NO QUADRO DAS FREGUESIAS MENOS DESENVOLVIDAS DOS AÇORES.


TER UMA FÁBRICA DE CHÁ E NÃO TER UMA CAIXA DE MULTIBANCO É COMO TER UM CARRO NA GARAGEM E ANDAR À BOLEIA PORQUE A GAZOLINA TA CARA...FONIX!
deus2 disse…
Sr. Gnussen,

no Porto Formoso ultimamente não se tem feito nada de jeito sem ser umas coisas da junta e as iniciativas da fábrica de chá mas só isso não dá.

a populção do Porto Formoso tem que aproveitar a sorte de ter uma fabrica de cha com um proprietário tão cheio de iniciativas.

Devia haver era mais gente a fazer coisas interessante mas não ha.
gulantina disse…
Hoje é o Domingo do Império dos Calços.
Feliz dia para todos e que o Espírito Santo abençoe todos.
AGUIA disse…
Apesar do esforço manifestado pela Comissão de Festas e o Mordono, a verdade é que o mau estado do tempo não ajudou.

No Sábado chouveu muito pelo que não houve actuação do conjunto. Para "ajudar" ainda houve ainda três pequenos sismos.

Os resultados económicos parecem ter sido bons.

A nova Comissão entrou sem a antiga fechar as contas.

Uma nota de realce para o Mordono do Império do Outeiro, trata-se do Artur Moniz, filho dr sr. Manuel Moniz, já falecido. É bom que continuem a haver pessoas com raízes à terra de nascimento.
sono1 disse…
Decorreu com grande elevação as festas do Espírito Santo dos Calços!
No Domingo houve a procissão, e ontem houve as sopas do Espírito Santo, oferecidas pelo mordome, com grande participação popular.
Assistiu-se a um verdadeiro momento de convívio, partilha, de comunhão, características essas que fazem parte do “espírito” das festas.
Este momento foi acompanhado pelas tradicionais cantigas ao desafio.

Para o ano a festa irá ser organizada por outra comissão!

Com um forte abraço.
JAGPacheco disse…
Uma mão cheia de nada!

A Secretaria Regional da Economia lançou um Concurso Regional de Empreendedorismo, que se destina a jovens entre 18 e 35 anos, podendo concorrer a título individual ou em grupo, mediante o envio de formulário electrónico disponível no site www.sre.raa.pt. Com o formulário deve ainda ser enviado um ficheiro com um plano de negócios com vista a demonstrar a qualidade inovadora do projecto, a sua exequibilidade e adequação ás necessidades do mercado. O formulário e o plano de negócios deverão ser entregues entre o dia 1 de Junho e 31 de Julho.

Um estudo recente, da Câmara de Comércio de Ponta Delgada indica que 40 por cento dos alunos das escolas profissionais de São Miguel pretende criar uma empresa quando terminar a sua formação. Curiosamente o ramo de negócio com maior número de potenciais investidores é o da restauração.
Oxalá, exista entre estes 40 por cento, algum jovem com autoconfiança, uma atitude activa e participativa, com espírito de iniciativa e que invista no Porto Formoso.

Saudações Formosas
gnussen disse…
Só uma achega, cá para mim deus grego, a gorrena vive do esplendor da sua fábrica...
gnussen disse…
Só uma achega, cá para mim deus grego, a gorrena vive do esplendor da sua fábrica...
Rosa disse…
E então não se comenta a festa da Trindade?
Por acaso, correu muito bem e teve momentos muito interessantes!

Cpts.
Bom fim de tarde para todos os bloggers!

Bom já passaram as festas do Espirito santo dos calços e do outeiro e na proxima quinta feira seria a dos moinhos, o Corpo de Deus. Mas infelizmente estas ja acabaram por não haver pessoas suficientes para colaborarem. É pena, porque na minha opinião pessoal esta era a melhor festa da freguesia e tambem a nivel de prossissão.
Bom, muitas pessoas ja disseram que o melhor era juntar estas três festas e fazer uma só, assim toda a freguesia colaborava e não se acabava com esta tradição de longos anos.
Bem, mas nem todas as pessoas podem estar de acordo, é apenas uma questão de se falar e chegar a uma conclusão.

Bom por agora nada mais e gostava de saber a opinião de alguns bloggers tambem, para o bem da freguesia.

Boa noite
deus2 disse…
Amigo detective martelada não sei o que fazer para as festas do senhor Espírito Santo ficarem melhores.

As festas estão a morrer devagar.
Alguma coisa tem de se mudar depressa

Adeus
Caro amigo deus2
Ja reparei que3 esta de acordo comigo, pois nada podemos fazer, so duas pessoas não chegam, mas sim a colaboração e apoio de todos os habitantes do porto formoso.
porque por este andar morrem estas festas na freguesia.

Boa noite

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha