O primeiro passo

Aspecto geral do grupo

Uma das paisagens que se avistam durante o trilho
Às 14:30 de Segunda-feira, 22 de Maio, com um dia magnífico, juntaram-se alguns amantes da natureza e seguiram o trilho que foi proposto aqui neste blog. O percurso realizado foi o seguinte: Jardim/Rego Dágua/Fabrica de Chá/Ribeira das Lajes/Plantação de Chá/Caminho da Roça do Louro/Ferreiro/Courela/Jardim.
O passeio pedestre contou com a presença do Dr. Teófilo de Braga da Associação Amigos dos Açores e representantes da Junta de Freguesia de forma a que o trilho futuramente seja oficializado, sinalizado e limpo e conste nos guias turísticos de trilhos da Ilha de São Miguel.
Seria de grande interesse para o Porto Formoso a criação deste trilho. O primeiro passo está dado, a ver vamos.

Comentários

JASRAPOSO disse…
O Jornal Açoriano Oriental, na sua edição de hoje e num artigo do dr. Veríssimo Borges, refere-se à questão das bandeiras azuis.

Vamos transcrever a parte a que se refere ao Porto Formoso:

" É este o caso da Praia dos Moinhos no Porto Formoso, única classificada este ano como de má qualidade nos Açores, o que deixa a dúvida de anteriores classificações de qualidade aceitável e nos permite classificá-la como praia merecedora de Bandeira Vermelha, isto é, não candidatável a Bandeira Azul e que deveria compulsivamente ostentar informação pública de praia poluída onde os banhos, se não interditos deveriam, no mínimo ser desaconselhados. De facto a Praia do Porto Formoso é paradigmática da má gestão das últimas vereações do Concelho da Ribeira Grande, sendo uma praia de grande apetência e utilização turística, rodeada por uma aldeia de vereaneio, sem saneamento e tendo muitas "casas de gente rica", ao longo da ribeira com esgotos directos para esta"
JASRAPOSO disse…
No sentido de continuar a promover os passeios terrestres na freguesia, a Junta procedeu à limpeza do acesso aos banhos da Ladeira da Velha.

Na próxima semana será colocada a nova sinalização na freguesia.

Quanto às "lombas", já estão encomendadas, esperando-se em breve a sua colocação.
JASRAPOSO disse…
PROGRAMA DAS FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DOS CALÇOS

SÁBADO DIA 3

- 14 Hrs, Abertura das Festas
- 18 Hrs, Abertura do Bazar e Barracas
- 22 Hrs, Actuação do conjunto "OS REFLEXOS"

DOMINGO DIA 4

- 18 Hrs, Procissão
- 21 Hrs, Arrematações com abertura do Bazar e Barracas

2ª FEIRA DIA 5

- 14 Hrs, Distribuição de ofertas, com a presença dop cantador António Moniz, da Covoada, acompanhado de acordeão e violas
- 19 Hrs, Sopas oferecidas pelo Mordono (João Maria Araújo) na Canada Nova
Cavalete disse…
Obrigado ao Jasaposo pelo programa...
Pedro Lopes disse…
Parabens a este Blog.
Uma iniciativa cívica em prol da sua Terra. São estas pequenas/Grandes iniciativas, que desenvolvidas localmente, por gente da Terra, que levam a um desenvolvimento harmonioso e respeitando o que a população local preza.
Mais uma vez parabéns ao Regedor e seus plebeus por esta lição de civismo. Sim, porque estas é que são as chamadas "iniciativas da sociedade cívil".

Um abraço e longa vida ao Blog e ao Porto Formoso, que muito prezo.
deus2 disse…
A iniciativa de fazer o trilho foi uma grande ideia e o traçado está bom.

A junta de freguesia tem de limpar o traçado com a ajuda da câmara e muitos turistas vão vir à freguesia para fazer este trilho.

Devia haver mais um só um é pouco.

No que aqui se tem falado da praia dos moinhos quem costuma ir aos moinhos já sabia disto tudo.
A câmara da RG nunca ligou à praia e alguns senhores estrangeiros(com s pequeno) que moram lá ainda menos.

adeus
JASRAPOSO disse…
Frequentemente partimos do princípio que não podemos nem temos capacidade de dar algo às pessoas.

Nada mais errado.

Todos temos um inconsciente com grande capacidade de amar e partilhar, bastando para tal sermos capazes de gerir os nossos instintos.

É por isso importante saber receber as pessoas que irão ao Porto Formoso percorrer o nosso futuro trilho. Basta apenas sermos nós mesmos.

A dinâmica dos trilhos está a fazer com que as pessoas, inconscientemente(?), assumem papéis de cortezia uns para com os outros. Discute-se e discorda-se mas, ao mesmo tempo, criam-se grandes laços de amizade entre todos os protagonistas.

É bom saber que todos somos capazes de fazer coisas agradáceis
O Regedor disse…
O primeiro passo - reflexões e pormenores

Foi com enorme expectativa que mais de 10 pessoas concentram-se no ponto 1 do percurso: o jardim.
Mais algumas pessoas estavam interessadas em ir, mas por motivos vários não puderam participar.

O percurso foi percorrido com satisfação e no final a apreciação foi positiva com a necessidade de se alterar um pormenor: terá de se subir em primeiro lugar o caminho da roça do louro e só depois descer a ribeira das lajes para não "passar" muitos metros na estrada regional. De resto tudo óptimo.

De registar o espírito de amizade que se cria nestes passeios: uns contam histórias sobre locais onde passávamos, outros fazem perguntas, outros ainda contam quantos anos já passaram desde que não passavam ali.

No fim...
...ficou o desejo de fazer outro trilho um dia destes.

Cumprimentos
JAGPacheco disse…
Só se lembra dos caminhos velhos quem tem saudades da terra …

Relativamente ao comentário anterior, acho que vale a pena prestar alguns esclarecimentos:

A Fábrica de Chá Porto Formoso com a colaboração com a Secretaria da Economia inaugurou, em Março de 2002, um trilho pedestre com cerca de 5 km. Este trilho sinalizado de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Campismo, tinha início na Fábrica subia a Mata Alta e descia o Caminho do Sr. Amâncio com passagem na plantação da Roça do Louro e final na Fábrica. Como alternativa também podia ser iniciado no Monte Escuro e terminar na Fábrica.
Com a asfaltagem do caminho da Mata Alta, o trilho deixou de fazer sentido e como tal deixou de existir.

O Trilho que acabei de descrever, já não existe e pouco tem a ver, mesmo a nível de traçado, com o novo trilho agora proposto. Nem retira nenhum mérito á actual iniciativa que merece toda o nosso apoio e consideração.

Relativamente aos caminhos velhos, acho que se devem ter alguns cuidados na sua recuperação:

O Caminho da Ribeira das Lages, abandonado á muitos e muitos anos, merece uma recuperação cuidada. Existem alguns muros de pedra solta com muito interesse, a zona que dá o nome ao caminho, uma clareira com uma “lage” natural em pedra branca, deveria ser limpa de vegetação. No entanto são os “incensos” centenários que ladeiam parte do caminho que merecem mais atenção, nestas limpezas e recuperações, devem-se evitar a utilização de buldoozer e motosseras!

Saudações Formosas
Cavalete disse…
As actas da CMRG de 2006 fazem, então, as seguintes referências ao Porto Formoso:
1) disponibilização de uma verba de 19.950€ para reparação de muros e passeios; e
2) está em fase de
adjudicação a elaboração do projecto de saneamento básico da freguesia.

Obrigado ao aguia pela valiosa informação.
JAGPacheco disse…
Certamente o projecto de saneamento básico do Porto Formoso englobará a zona dos Moinhos (acabando com a poluição da praia). Também irá prevêr a construção de uma ETAR, afim de que os esgotos da freguesia não continuem a correr directamente para o mar?
deus2 disse…
Tanto barulho por causa de uns trocos para arranjar passeios e muros.

Isso são esmolas e migalhas que a Camara dá, o que o Porto Formoso precisa é de investimento a serio.

Como disse o sr. Cavalete eu dou até ao fim do ano para a Camara fazer alguma coisa senão o meu voto muda de cor.

Adeus
O Regedor disse…
Excelente commentário caro Braga da Cruz.

Dissertar sobre o significado da palavra "nada" às 5 da manhã é obra. É a prova inequívoca que não dormes no trabalho.

ps. nunca tinha pensado que só na língua portuguesa a palavra "nada" têm outro significado que não seja o mais óbvio.
O Regedor disse…
Qual o meu espanto quando ia a passar na Ribeirinha e junto à igreja vi um MULTIBANCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nós por cá (Porto Formoso) continuamos à espera.

Até parece que pôr um Multibanco é uma grande obra, um feito muito difícil de concretizar... quase tão complicado como ir à Lua. Tão díficil e complicado que a Ribeirinha tem um lá enfiado numa parede de um dia para outro.
deus2 disse…
Sr. Gnussen,

no Porto Formoso ultimamente não se tem feito nada de jeito sem ser umas coisas da junta e as iniciativas da fábrica de chá mas só isso não dá.

a populção do Porto Formoso tem que aproveitar a sorte de ter uma fabrica de cha com um proprietário tão cheio de iniciativas.

Devia haver era mais gente a fazer coisas interessante mas não ha.
JAGPacheco disse…
Uma mão cheia de nada!

A Secretaria Regional da Economia lançou um Concurso Regional de Empreendedorismo, que se destina a jovens entre 18 e 35 anos, podendo concorrer a título individual ou em grupo, mediante o envio de formulário electrónico disponível no site www.sre.raa.pt. Com o formulário deve ainda ser enviado um ficheiro com um plano de negócios com vista a demonstrar a qualidade inovadora do projecto, a sua exequibilidade e adequação ás necessidades do mercado. O formulário e o plano de negócios deverão ser entregues entre o dia 1 de Junho e 31 de Julho.

Um estudo recente, da Câmara de Comércio de Ponta Delgada indica que 40 por cento dos alunos das escolas profissionais de São Miguel pretende criar uma empresa quando terminar a sua formação. Curiosamente o ramo de negócio com maior número de potenciais investidores é o da restauração.
Oxalá, exista entre estes 40 por cento, algum jovem com autoconfiança, uma atitude activa e participativa, com espírito de iniciativa e que invista no Porto Formoso.

Saudações Formosas
deus2 disse…
Amigo detective martelada não sei o que fazer para as festas do senhor Espírito Santo ficarem melhores.

As festas estão a morrer devagar.
Alguma coisa tem de se mudar depressa

Adeus

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso