1 ano de vida

Foi no dia 5 de Julho de 2005 que A Casa da Mosca começou.
Uma brincadeira que depois tornou-se mais séria sem deixar de o ser.
Começou assim, à pancada.



Todos levaram. Eu como sou alguém também levei, mas não doeu. Aprendi.
A Casa da Mosca era o assunto preferido. Discussões nos cafés, nas esquinas, nas barracas, ao jantar, à janela, no jardim, no mar! Velhos e novos, velhas e novas, a falarem.
E quem é o regedor? e o evaristo? e o águia? e o cavalete? e quem é o anónimo? quem é aquele saca-de-aparas que disse aquilo? viste aquele comentário?
O chá das 3! O campo de futebol de salão!

Depois o tempo passou. Passou e tudo mudou.
Agora recebo e-mails dos nossos emigrantes a falarem da Casa da Mosca. Telefonam da América: "Ah Maria viste a fotografia do teu neto na internet?"



Aqui são colocados assuntos relativos ao Porto Formoso. A maioria das pessoas gosta, vê, fala.
32 mil visualizações e cerca de 10 mil visitantes depois A Casa da Mosca faz um ano de vida!
Parabéns a ela e a mim.

Obrigado a todos, mesmo aos críticos.

Comentários

JASRAPOSO disse…
A Casa da Mosca completa um ano de vida.

A criação deste blog fez surgir nas gentes do Porto Formoso espalhadas por todo o mundo um interesse maior pela blogosfera.

Além disso, foi possível verificar que há na freguesia uma série de talentos anónimos.

Apesar de muitos participantes terem perdido o respeito pelas palavras, penso que foi uma aposta ganha.

Pelo que me toca, enquanto entender que esta é uma maneira de servir a minha terra, por cá continuarei "até que a voz me doa".

Obrigado pelas críticas que me fizeram.

Na democracia os adversários não são inimigos.
Cavalete disse…
Parabens ao regedor e a todos os bloggers!!

Uma sugestao para o enriquecimento do blog: nos links seria interessante ter as paginas pessoais ou institucionais de todas as pessoas naturais do Porto Formoso. Julgo que alguns dos nossos emigrantes mantem paginas pessoais.

Assim ficariamos a conhecer toda a comunidade virtual com ligacoes a nossa freguesia.
JAGPacheco disse…
PARABÉNS!!!

Parabéns em primeiro lugar ao Regedor. O mentor desta iniciativa louvável, um Blog, que promove, divulga e discute o Porto Formoso.

Saudações a todos aqueles que participam na “Casa da Mosca”. Pois embora pontualmente, se possa não estar de acordo com algumas ideias aqui expressas … todos nós gostamos do Porto Formoso.

Cumprimentos aos mais recentes e futuros comentadores da “Casa da Mosca”. Sinal evidente de que o Blog continua a ser interessante e pertinente!

Como Sempre…Saudações Formosas
deus2 disse…
Parabéns à Casa da Mosca.

Os Portoformosenses estão de parabéns porque têm um blog maior e melhor do que muitas vilas e cidades.

É um orgulho para o Porto Formoso ver que a população participa dando sinal de interesse pela nossa terra e pela nossa gente.

Adeus
JASRAPOSO disse…
A Câmara da Ribeira Grande acaba de divulgar a acta da reunião do passado dia 13 de Junho, numa atitute que só lhe fica bem. Pena é que as actas da Assembleia Municipal estejam guardadas a sete chaves, foram do alcance dos eleitores.
Enquanto não houver uma explicação plausível não podemos aceitar esta dualidade de critérios.
Não deixa de ser engraçado notar na referida acta que os membros indicados pela Câmara Municipal para a sociedade "Ribeira Grande Mais" sejam moradores da Ribeirinha para baixo.
É o costume....
JASRAPOSO disse…
O Clube Naval de Ponta Delgada volta a organizar este ano a "Volta à Ilha de S. Miguel em Jetski"

Os pilotos sairão de Ponta Delgada no próximo dia 15 pelas 9H30M, com chegada prevista ao Porto Formoso às 17Horas.

No Porto Formoso haverá o habitual abastecimento das máquinas e um jantar oferecido aos concorrentes pela Câmara da Ribeira Grande.

A partida do Porto Formoso terá lugar a partir das 9H45M do Domingo.
carruncho disse…
Os meus parabéns "a casa da mosca" pelo seu aniversário.
è com muita felecidade que descobri este Bolg há pouquissimo tempo e fiquei muito feliz por saber que se fala muita do nosso Porto Formoso e de tantas coisas que desconhecia. Falando com os meus familiares acerca das frases que levo da casa da mosca fico a saber muito mais e de historias que complementa as escritas aqui no blog.
Muito obrigado por tudo e desejo que este Blog tenha muitos e muitos anos de divulgação a todos um feliz dia.

um abraço para todos
O Regedor disse…
Caros bloggers,

muito obrigado pelas vossas palavras que para mim são um incentivo para continuar e melhorar.

Lembro-me de no início as pessoas não se aperceberem da dimensão da Casa da Mosca, nem eu me apercebia, contudo, já sabia que isto não era apenas "eu e mais 2 ou 3 amigos", mas de toda a população do Portoformoso e blogosfera em geral. Com isso ganhou-se respeito e reconhecimento.

Outro aspecto importante: a Casa da Mosca sempre será independente a todos os níveis. Como tudo, reflete as tendências estéticas e temáticas do seu criador.
Não costumo colocar na Casa da Mosca tudo o que acontece no Porto Formoso, não o conseguia nem desejo isso. A Casa da Mosca não é um jornal.

É apenas o Porto Formoso visto pelo meu olhar e comentado pelo vosso.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Tenho informação de que nas próximas semanas alguns orgãos de comunicação social de S. Miguel irão abordar o problema do abandono a que está dotado o futuro pavilhão multi-usos do Porto Formoso.

Para mim este problema é muito mais importante do que o da bandeira azul na praia dos moinhos.
deus2 disse…
Amigo cavalete

o multiusos é a coisa mais importante para a freguesia.

Às vezes quando os comentadores dizem uma coisa aqui essa coisa já é falada na freguesia ou no vice-versa.

Os 21 000 euros que ninguém sabe onde estão são falados no blog e nesses cafés todos do Porto Formoso e com o multiusos é a mesma coisa.
Fico cheio de admiração vendo gente critcada no blog e em todo o lado fingirem por fora que não se passa nada mas por dentro devem estar todos a roer porque já não podem fazer tudo à maneira deles sem levarem com a crítca.

Isso devia tudo parar às noticias da RTP Açores.

Adeus
Cavalete disse…
Todos temos o dever de exigir uma solução para o centro multi-usos. O importante não é discutir as razões do abandono da obra mas sim reunir à mesma mesa as partes com maiores responsabilidades no processo e definir um plano de acção para a sua conclusão. Se actualmente não há financiamento, deve-se ao menos definir um plano para a obtenção futura desse financiamento.

Na ausência de respostas das partes envolvidas, um grupo de pessoas do Porto Formoso tomou a liberdade de alertar a comunicação social para tal problema.

Este é o tipo de problema em que as juventudes partidárias da freguesia também deveriam ter uma palavra a dizer. Se querem ser os políticos de amanhã, devem começar desde hoje a actuar de forma organizada na sensibilização dos políticos seniors para a resolução dos problemas da freguesia.

Tudo isto pode ser feito com dignidade. Se começarmos a discutir quem "roubou" x ou para onde foi o dinheiro não vamos a lado nenhum. As denúncias devem ser feitas nos locais apropriados, nos tribunais, não na casa da mosca.

Por último, uma referência, uma vez mais, à Casa do Povo do Porto Formoso. É quase unânime a opinião de que a actual direcção não "governa". No entanto, não vejo muita diferença entre uma direcção que não actua e uma situação em que a mesma direcção se demite e não aparece uma direcção alternativa. Se, de entre mais de 600 activos do Porto Formoso não surgem três pessoas com vontade de darem um novo rumo à Casa do Povo, porque razão se há-de criticar quem lá está e nada faz.
Gracinha disse…
Apesar de atrasados, os meus sinceros parabéns e felicitações à casa da mosca e a todos quanto têm contribuido ao londo deste ano para o seu secesso, continuem...

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso