Sol quente

Praia dos Moinhos, Sábado, 8 de Julho pelas 15h

Finalmente chegou o sol e, com isso, aconteceu aquilo que todos já estavam à espera: a Praia dos Moinhos encheu no Sábado. No Domingo, com menos sol, ainda encheu muito mais. Por muitos considerada a melhor praia de São Miguel passou-se mais um ano sem que houvesse investimento público no local que mais gente atraí ao Porto Formoso. O parque de campismo continua em formato de pasto para as vacas, os esgotos ainda não estão conformidade com a lei, as canas invadem a areia, os blaneários são rudimentares para não dizer pobres e há uma despreocupação total em cuidar dos bonitos recantos da praia.

Será que a inveja de alguns em não terem uma praia tão bonita nas suas terras faz com que a nossa praia fique votada ao abandono?

Mesmo sendo ignorada por aqueles que decidem, a Praia dos Moinhos é linda e os veraneantes adoram-a.

Comentários

Cavalete disse…
No Acoriano Oriental de hoje pode ler-se: "Porto Formoso espera e desespera por caixa multibanco".
jomacor disse…
Vocês Portoformosenses tem uma das práias mais lindas e mais limpas da costa nortenha é uma grande pena não ter a bandeira azul,a câmara da R.Grande desta vez apulou mais para a práia de Stª Barbara , até um certo ponto achei boa a idéia que cada um puxe a brása á sua sardinha

e o que fêz de força ou que interesse mostrou pela bandeira azul , pela beleza , e pela manutenção desta práia o vosso presidente de Junta o Emanuel Faria ,não fez nada pela práia ,nem faz nada pela freguesia ,as poucas vezes que passo por ai vejo a freguesia sempre pobre e suja ora para se poder ter bandeira azul numa práia é preciso começar pela limpeza da freguesia (ribeiras caminhos esgotos etc) e pelo que tenho ouvido o presidente esta-se marumbando para isso ,assim não pode ser porque quem perde com isso são vocês,e o Porto Formoso passa a ter cada vez menos valor

se este presidente só serve para assinar papeis e dar latas de tinta, arranjam outro que sirva para trabalhar

Adeus
O Regedor disse…
Caros bloggers,

depois de a Praia dos Moinhos ter sido notícia no Açoriano Oriental devido a aos esgotos e à não-bandeira azul hoje surge a notícia na capa do Jornal Açoriano Oriental que o Porto Formoso espera e desespera por Caixa Multibanco.

Isto está a aquecer!!

Para quem quiser ver em:

http://www.acorianooriental.pt/ao/capa.asp?eid=2195
O Regedor disse…
A dimensão da coisa - o planeta terra


Ninguém sabe ao certo a dimensão da Casa da Mosca. Talvez os números possam ajudar: 33 400 visitas, 10 150 visitantes. Mesmo assim não é possível ter a noção real da dimensão visto existir uma grande dificuldade na passagem do abstracto - números - para o real - as pessoas, o impacto social, a capacidade de influenciar, etc.

Assim, o que me faz ter uma noção mais realista da Casa da Mosca são os emails recebidos de emigrantes nossos, que nem me conhecem, a pedirem mais posts e a felicitarem o blog, as pessoas que me falam na rua sobre o blog, etc, etc...


Apesar disso, sei perfeitamente que a maioria da população do Porto Formoso não vê nem lê a Casa da Mosca, contudo, há uma quantidade razaoável de portoformosenses que visita regularmente o blog e que depois transmite o que por aqui se passa a outros familiares e amigos que não vêem o blog.

Exemplo prático: uma senhora idosa leva a fotografia impressa da matança do porco e mostra-a à minha avó. Essa senhora não acede ao blog no entanto tem acesso às fotos do blog? Como foi isto possível?


A blogosfera e os media


A blogosfera inicialmente ignorada pelos media por ser vista como uma ameaça começa a ganhar espaço. Há jornais que já dedicam uma página exclusiva a notícias e frases provenientes dos blogs.

E há mais, os jornalistas, embora não o admitam publicamente, visitam os blogs e colocam nos jornais, rádios e TV os assuntos tratados nos blogs.

P.S. este blog não está relacionado DIRECTAMENTE com as notícias vindas a publico sobre o Porto Formoso, mas se de alguma forma A Casa da Mosca serviu INDIRECTAMENTE para que essas notícias saíssem é, para mim, um grande orgulho!
Espero que a comunicação social visite este blog, que os portoformosenses vejam o blog e fiquem inspirados para lutar a favor da freguesia!

O blogger cavalete já disse, no post anterior, ter a informação que a comunicação social vai abordar o tema das obras paradas do multiusos. Como ninguém faz nada em relação ao multibanco, à praia, ao multiusos, que venham as notícias no jornais para ver se melhoramos qualquer coisa.

Os jornalistas acham o Porto Formoso um assunto interessante.

Espero que a Casa da Mosca seja um exemplo de intervenção cívica e que outras pessoas sigam o exemplo e lutem por esta freguesia. Vale a pena.
AGUIA disse…
O Emanuel Faria tem feito um grande esforço para dinamizar o Porto Formoso, assim como os restantes membros da Assembleia e Junta de Freguesia.
Pena é que o seu esforço não tenha eco nas entidades regionais.
Além das entidades regionais a Junta ainda tem que se haver com alguns nascidos na freguesia e que residem fora, onde estão a dificultar a acção de quem quer trabalhar
Graças à Junta de Freguesia e ao seu funcionário Manuel Flor, o Porto Formoso é hoje uma freguesia limpa como nunca esteve.
Cavalete disse…
E bem provavel que nos proximos dias algumas pessoas do Porto Formoso sejam entrevistadas pelo Acoriano Oriental com o objectivo de transmitirem opinioes sobre a ausencia de obras no centro multiusos.

Gostaria de solicitar a estas pessoas que aproveitassem ao maximo o contacto com o jornalista no sentido de suscitarem outras noticias sobre o Porto Formoso. Destacaria o impasse no parque de campismo dos moinhos e a ausencia de melhoramentos na praia dos moinhos depois de estes terem sido prometidos na campanha eleitoral.

O objectivo e criar uma "onda" reevindicativa sobre o Porto Formoso capaz de sensibilizar a CMRG.

Chegou a hora de passarmos da discussao a accao...
Gracinha disse…
Andei uns dias longe da minha terrinha e quando chego deparo-me com nuitas novidades, deve ter sido com a chegada do solinho...

Já agora, linda foto, e claro, sem sombra para dúvidas a nossa praia é magnifica!!!

Bem haja
JASRAPOSO disse…
A Junta de Freguesia foi eleita para tomar decisões. É esta a sua responsabilidade.

Embora seja a sua função resolver os problemas da freguesia, os cidadãos não devem desresponsabilizar-se das suas obrigações, esperando tudo da autarquia.

Assiste-se no Porto Formoso à economia do bem-estar, empurrando para a Junta de Freguesia a culpa de todos os males.

Há um vidro partido, compete à Junta de Freguesia substituí-lo.

A rua está suja, é da responsabilidade da autarquia a sua limpeza.

As coisas correm mal dentro da nossa organização, a culpa é do governo.

É muito mais fácil culpar os outros do que melhorar a nossa conduta e eficiência de organização.

Na nossa freguesia todos "sabem" reconhecer os problemas e identificar as suas causas, mas muito poucos estão dispostos a resolvê-los.

Com pessoas assim dificilmente chegaremos ao lugar a que temos direito.
jomacor disse…
Amigo Aguia

Em Maio estive ai na vossa terra passando uns dias, quando pela manhã passou o varredor na limpeza deixando para trás umas fezes de cavalo para os turistas fotografarem, ao meu lado estava um sr. que notou que eu estava pasmado com aquilo que acabava de ver e me falou assim

È o que o meu amigo vê aquilo é uma desgraça varre aqui o mais grado o resto fica, ali não varre,e á frente das casas de pessoas que ele odeia nem pára
como o José Pimenta nunca mais vem, aquela porcaria não ficava ali aquilo era rapada, isto era tudo bem limpo que consolava a ver

Para ver se era verdade o que o homem me dizia seguiu de longe o varredor «é verdade» principalmente as fezes não são limpas,e para estar uma freguesia já limpa ás 10 horas julga que o serviço ficou bem feito «nunca mais» é este o funcionário que voce admira

E mais ! onde estão os caixotes para as pessoas deitarem o lixo (garrafas latas de sumos carteiras de cigarros etc.) não há
continua novamente as ruas enfeitadas de lixo e fezes desde manhã até ao outro dia, são estes os membros da junta que se enteressem pela freguesia ou será que tambem por este mau funcionamento o presidente fala e não tem eco nas entidades regionais

Admite a realidade assume que a vossa freguesia continua pobre e suja e que os membros da junta nada fazem para combater esta sujidade

Adeus
James Dean disse…
Com o calor que aí está bem me apetecia estar nos Moinhos.
Um abraço ao Charlie e restantes Nadadores Salvadores que aí trabalham com muito afinco, para que nada aconteça aos banhistas, e em especial às banhistas.... lololol

Cumps

James Dean
pregalheefoge disse…
Carissimo jomaçor,
Pelo que me pude informar tiveste imensa sorte em teres visto o referido funcionário, em plena actividade, olha que é raro pelo vistos.

Convem sempre referir e mesmo lembrar algum autarca menos atento à legislação que é da competencia de uma junta de freguesia a conservação, limpeza de balneários, lavadouros e sanitários públicos... principalmente os sanitários, já tive de ir a eles no jardim e acreditem cheirava mal que se fartava isto para alem das "obras-primas" expostas nas paredes.

Ora, posto isto nao acredito que um funcionario depois de percorrer as ruas da freguesia, que é extensa,e ter o trabalho cumprido pelas 10.00 hrs da manha nao tenha mais tempo para limpar os sanitários, tarefa aliás que deveria ser diária.

POsto isto, senhor Autarca, se achar que a população da sua freguesia nao é "merecedora" de um novo esforço para a aquisição de Caixotos de Lixo novos, e outras medidas que permitem a limpeza diaria , em condições, das artérias e património da freguesia, porque nao mais uma vez, no ambito das competencias da junta apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, no apoio a actividades de interesse da freguesia de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra, neste caso educativa?

Já agora, senhor Presidente, onde param os 19.950.00 € que recebeu da Câmara para reparação em muros e passeios dentro dos arruamentos da freguesia?
LINO disse…
Amigos ou Amigas
Jomaçor e Pregalheefoge
Isto que voces escreverem aqui é tudo uma realidade há esta lixeira nas ruas por culpa de alguns populares que não sabem respeitar o que fazem para melhorar a freguesia mas a maior culpa pertence á junta que se desleixa em não substituir o que se parte e nem ao menos chama a atenção de quem partiu
Sabe-se muito bem e a junta tambem sabe quem destroi estes caixotes,quem parte as lampadas do jardim e da casa das camionetas os espelhos das ruas e muito mais
Porque é que a junta não chama esta pessoa á atenção repreênda-o ou entregue-lhe ás autoridades competentes para este efeito , ou será que a junta tem medo que ele descubra alguma coisa que possa ferir os membros da junta e os deixe empenados sem poderem caminhar de cabeça irguida

Cá nos já estamos abituados a estes desturbios e lixeiras que não os merecemos enfim , mas para quem vem de fora isto é mesmo uma grande vergonheira julgam-nos e compara-nos atrasados como os paises do 3º MUNDO

Prestem mais atenção as estas coisas sr. Presidente e membros de Junta mais limpeza e mais fiscalisação nas ruas e não nos cafés

BaiBai
sono1 disse…
A praia dos moinhos é fantástica, tem características únicas, possuiu uma ribeira cujo a agua não sofre qualquer tipo de tratamento, proveniente das habitações de veraneio ali existente, é necessário urgentemente fazer o saneamento básico de toda a zona envolvente. Para tornar o assunto preocupante é ver as crianças a brincarem na ribeira, como demonstra a fotografia. É um “atentado” a sua integridade, pode causar danos irreversíveis. Aquela zona deveria ser interdita a crianças.
Quem te avisa teu amigo é.

Com um forte abraço.
AGUIA disse…
Em defesa do Manuel Flor vou-me limitar a transcrever um pensamento de Sir Burton, baseado no conhecimento justo das coisas

Há quatro espécies de Homens:
o que não sabe e não sabe que não sabe: é tolo - evita-o
o que não sabe e sabe que não sabe: é simplório - ensina-o
o que sabe e não sabe que sabe: está dormindo - acorda-o
o que sabe e sabe que sabe: é sábio - segue-o.
Gracinha disse…
Pelo que entendi um grande assunto de discussão neste post tem sido o trabalho desempenhado pelo sr.Manuel Flor. Acredito que este desempenhe as suas funções, o que lhe é solicitado, como deve ser,e com alguma precisão.
Há quem afirme que este senhor por volta das 10h de manhã tem o seu trabalhinho feito e percorre as diversas ruas da freguesia,agora pergunto-me: a zona dos Moinhos a que freguesia pertence?? À Ribeirinha, talvez...
Não me venham com a história que esta zona é longe e fica muito distanciada da freguesia, (vulgarmente,a distância é sempre o argumento utilizado) porque se este senhor tem o seu trabalho completo por volta das 10h da manhã porque não deslocar-se à zona dos Moinhos até à hora de almoço??, é porque nem 1vez na semana se isso acontece...Não se esquecem que os Moinhos, principalmente agora, é a zona mais vizitada da freguesia,e não podemos apenas afirmar que temos uma praia bonita, falta o resto...
A mim parece-me que Porto FOrmoso é apenas constituido do Outeiro ao Coucinho, e claro a praia dos Moinhos...

Bem haja a todos
AGUIA disse…
O pessoal só se preocupa com o profissionalismo da sardinha miúda, esquecendo os tubarões.
Discute-se o trabalho de um funcionário que não deve receber mais do que o ordenado mínimo e esquece-se do fundamental.
Niguém vê as viaturas da Câmara, conduzidas por funcionários da freguesia, a prestarem serviços pessoais ao fim de semana
Alguém já se preocupou em saber onde mora a mesa de snooker que estava no salão paroquial e custou várias centenas de contos? O mesmo acontece com a mesa de ping pong.

O pessoal quer é pão e circo
deus2 disse…
Se eu fosse o Alberto João Jardim dizia "Isto está tudo tolo"

Fala-se de um funcionário que até desempenha mais ou menos bem as suas obrigações como o culpado dos problemas de sujidade da freguesia?!?!? Haja tino na cabeça.

A FALTA DE EDUCAÇÃO DAS PESSOAS QUE ATIRAM LIXO PARA O CHÃO E PARTEM OS CAIXOTES DE LIXO E CAGAM AS CASAS DE BANHO TODAS! --- ninguém fala disso?
sono1 disse…
Como dizia o antigo presidente do Sporting “a culpa é do sistema”. As pessoas que cometeram estes actos vândalos deveriam ser severamente punidas, mas como o sistema não pune de uma forma severa tais actos, estimula os infractores a cometeram semelhantes actos.
É de lamentar a falta de educação de alguns “miúdos” no Porto Formoso.
Cabe agora às entidades responsáveis colocar novamente os caixotes de lixo como os espelhos.
Espero é que não levam muita demora.
Para demora já basta os sinais de trânsito, parece-me que foram encomendados na Índia.

Com um forte abraço.
pregalheefoge disse…
nao tenho nada com isto e quero lá saber, mas julgo que para defesa de ambas as instituições da vossa freguesia deveriam vir a publico explicar os boatos que aqui se escreve, onde param as mesas de snooker e ping-pong como o presidente da junta afirma, e aonde param os 19.950.00 euros recebido da câmara para peq. obras NOS PASSEIOS E ARRUAMENTOS
pregalheefoge disse…
a onde ????????????????????????????
pregalheefoge disse…
epá tenho uma duvida será o Presidente da Junta o bloger Aguia? concordas? deixa a tua opinião
AGUIA disse…
Uma das conquistas do 25 de Abril de 1974 foi a liberdade de imprensa, acabando o lápis vermelho da censura.
Há pessoas que ainda não se habituaram a aceitar a liberdade dos outros e em vez de discutirem os problemas da freguesia enveradam pela calúnia e os palpites.
Tudo isto demonstra que vivemos numa sociedade com muita falta de valores. Só assim se compreende a atitude desses cavalheiros
jomacor disse…
AGUIA
Nos não temos nada a ver com o salário da Manuel Flor
Ele ganha o que aceitou para fazer tal serviço portando cabe-lhe fazer o serviço em condições porque está sendo pago para isto e nós a que estamos lhe pagando
E a voces cabe-lhes fiscalizar e serviço que ele fez se está bem ou mal, porque foram voces que em tempo de eleições andaram de porta em porta prometendo que assumiam todos os problemas da freguesia
Portanto não vires o rabo á seringa com mesas de snookers,carros da câmara e com poésias copiadas porque estas poésias servem é para ti
Tens é que defender os interessos da freguesia e não os de um funcionário, porque ele mesmo recebendo o salário minimo está sendo bem pago porque trabalha só até meio dia
E quantos estão trabalhando em companhias de manhã á noite debaixo de sol ou chuva para ganhar o salário minimo < estes não tem valor >

Adeus
cafe_mestre_joao disse…
A partir da proxima 2a feira o Cafe Mestre Joao disponibilizara, para leitura gratuita dos seus clientes, para alem da edicao diaria do Diario dos Acores, a edicao diaria do Acoriano Oriental.
AGUIA disse…
Além dessa informação jornalística deveria haver um placard com extractos dos jornais A BOLA , O RECORD e A CASA DA MOSCA tirados da internet.

O mesmo deveria acontecer nas outras lojas
Cavalete disse…
Segundo noticia de hoje da imprensa regional, a Universidade dos Acores (UAc) admitiu um total de 196 alunos no ambito das candidaturas especiais para maiores de 23 anos. Como existiam 266 candidatos iniciais, isto corresponde a uma taxa de aprovacao de 74%!

Recorde-se que muitas destas pessoas que agora irao frequentar a UAc nao possuem o ensino secundario completo. Isto so pode constituir um sinal de estimulo para futuras candidaturas. Continuo a insistir na ideia de que muitos jovens do Porto Formoso deveriam aproveitar esta oportunidade.
pregalheefoge disse…
boas tarde,

Pela boca morre o peixe ( e a mosca )

"...A Câmara da Ribeira Grande transferiu ontem, mediante protocolos, 54 mil euros para várias instituições do concelho.
Foram contempladas Casas do Povo, Comissões Fabriqueiras etc.
Será que coube alguma coisa para o Porto Formoso?
Se foi para pagar campanhas (?) eleitorais como antigamente é melhor não terem transferido nada..."

Colocado por AGUIA | 14/6/06 08:12

e esta emh!!! parece-me que o mesmo se passa com a junta com 19950.00 euros, mas nao kero falar mais nisto......
jomacor disse…
Amigo Pregalheefoge
Só agora a que me aprecebi que querias uma opinião sobre o bloger Aguia não me parece ser ele o presidente de Junta mas tudo indica ser o presidente da Assembleia por isso tudo o que aqui escrevi foi sempre me basiando ser ele o Presidente da Assembleia de Junta do Porto Formoso

Adeus
AGUIA disse…
Há muitas maneiras de estar ao serviço das pessoas.

Uns preferem eleições, outros as nomeações;
Uns preferem respeitar o período para que foram eleitos, outros optam por se perpetuarem no poder;
Uns têm técnicos de contas a coordenarem a sua contabilidade, outros optam pelas contas de merceeiro;
Uns submetem a sua actuação à assembleia geral, outros preferem o segredo do negócio e
Uns são democratas outros autocratas.
JASRAPOSO disse…
A seguir a muito ruído nada como fazer um pequeno silêncio.

É inútil aspirarmos a grandes realizações no Porto Formoso enquanto não conseguirmos interromper a desordem dos nossos pensamentos e acções, porquanto são eles que impedem a harmonia e o progresso.

Já é tempo de não nos comportarmos como crianças mimadas, que apenas cultivam a desordem e a vingança.

Se é verdade que não conseguimos arranjar um líder que consiga conciliar a vontade de todos, ao menos não andemos a desagregarmo-nos uns aos outros.

Façamos uma pausa de silêncio e passemos a tratarmo-nos uns aos outros com respeito e seriedade.

PS - É incrivel, mas niguém emitiu opinião sobre a ida do Grupo Folcolórico ao Continente e a participação da freguesia no cortejo da Ribeira Grande. Isto é que me parecem ser notícias importantes da última quinzena.
JASRAPOSO disse…
Enquanto nós, no Porto Formoso, estamos muito preocupados com "guerras intestinais" os nossos vizinhos da Maia dedicam-se a coisas muito mais importantes.

Segundo a imprensa deste fim de semana vai ser construído naquela freguesia um edifício polivalente, que vai albergar a Casa do Povo, serviços de saúde, um ATL, uma creche, assim como a sede de vários grupos associativos.
James Dean disse…
Para quem quiser saber para onde foram os 54 mil euros é só visitarem o seguinte link

http://www.cm-ribeiragrande.pt/FileControl/Anexos/16052006ACTA10.pdf

Cumps

James Dean
O Regedor disse…
Caros bloggers,

encontro-me em viagem, por isso, não tenho acompanhado o blog como seria desejável.
Contudo, não deixa de me causar muito espanto que alguns bloggers estejam a discutir a identidade de outros quando a sua também não é conhecida.
De facto, não foram os primeiros a fazê-lo, mas desde há quase um ano que ninguém o fazia.

Cumprimentos a todos.
lolololololololol
lxpf disse…
Ainda a proposito desta bela praia, que devendo ser das poucas da ilha que possui um parque de estacionamento relativamente perto e de boa qualidade, os utentes da mesma praia continuam a teimar em querer levar os seus veiculos para o areal, se assim fosse possivel. Como tal não é viável, os ditos condutores estacionam em tudo o que constitui estrada apertada, sem possibilidade de circulação de dois veiculos ao mesmo tempo, em cima de curvas e de preferencia em ambos os sentidos, sendo as zonas preferidas, junto às antigas casas da Bertha, um pouco mais acima e também em frente à tasca do Viana. À poucos dias a PSP fez uma razia, multando todos os carros que estivessem mal estacionados, em lugares impróprios e de que dificulta o transito.
ATÈ QUE ENFIM que vejo a policia da Maia a fazer alguma coisa neste sentido, só tenho é muita pena que nos dias a seguir voltasse tudo à estaca zero e dai para a frente a policia não tenha aparecido mais vez nenhuma. Devia isso sim, estar um policia de serviço a esta zona SEMPRE e encaminhar os condutores com pior visão e que não se apercebem que logo ali hà onde deixar o seu veiculo.
costaneira disse…
A respeito do comentario tecido pelo Sr Àguia no passado dia 10-07-06, esse Sr não faz nada que se diga BOA. È só

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha