Ultramar

Da esq. para a dir.: José Pacheco Marques (José Carmela), Eduardo Sousa (Eduardo Cagarro) e Manuel Carreiro.
Foto enviada por leitores do Canadá

Todos os Portoformosenses têm em casa uma foto parecida com esta. Não houve família que não tivesse um elemento destacado para o Ultramar.
Alguns soldados morreram em terras de África contruibuindo para acentuar a perda de população que ocorreu no Porto Formoso nos anos 60 e 70. Os que regrassavam pagavam a promessas feitas na guerra levando o andor de Nossa Sra. da Graça.
Nada como abrir os velhos albuns de fotografias e enriqucer a nossa memória familiar e colectiva.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Esta fotografia faz-nos recordar um passado histórico onde se aprendia que o Sol em Portugal nunca tinha ocaso, uma vez que o país se estendia de Oriente a Ocidente.

Todos somos todos portugueses.

Uns portugueses da India, outros de Angola, outros da Guiné, etc. etc.

Mercê da evolução das coisas, Portugal foi "perdendo" tudo e hoje mostra-se incapaz de estabelecer laços eficazes com os paises de língua oficial portuguesa.

Felizmente já longe vão os tempos em que víamos partir a nossa juventude para o Ultramar para defender a Pátria.

Recordo-me de ver partir, na minha infância, o Joaquim Benjamim para a India e assistir ao regresso do Manuel Paulos (hoje reformado) de Angola

Há luz do candeeiro ouvi muitas histórias dos "bravos" soldados portugueses que matavam muitos turras.

Estas histórias muitas vezes eram acompanhadas de fotografias como aquela de estarem penduras no cinto as orelhas dos inimigos abatidos.

O heroísmo era definido em função dos "bandidos" abatidos...

Por incrível que pareça, a verdade é que gostava de ouvir estas histórias.

Uma outra coisa que me chamava à atenção era a grande amizade que os camaradas de luta cultivavam, após o seu regresso da guerra.

Na verdade, ainda hoje conseguimos ver anúncios a convocar almoços da Companhia de Caçadores Nrº X do ano Y para confraternização.

Grandes pormenores da nossa história que muitos professores, talvez por falta de cultura, não sabem transmitir às classes infantis.

UM, DOIS, TRÊS - ANGOLA É NOSSA.

P.S. - Apesar da minha investigação, não consegui identificar as pessoas da fotografia. Apenas soube, através do e-mail, que uma é o pai do indivíduo que o mandou e o outro é o sogro.
Seria bom que alguém desse mais pormenores sobre estes militares que, apesar de tudo, souberam honrar a Pátria
JASRAPOSO disse…
Apesar de cada um de nós ter o direito de estar vigilante quanto à actuação de quem lidera os vários organismos da nossa terra, manda a boa educação que se sugira e critique com bom senso e respeito.

A primeira condição para haver progresso é saber respeitar aqueles que são eleitos, concordando ou não com eles.

Se conseguirmos controlar os nossos sentimentos mesquinhos e procurarmos ser isentos, chegaremos à conclusão que a actuação de todos os membros da Junta e Assembleia de freguesia estão dentro dos parâmetros normais e, como tal, aceites pela esmagadora maioria do povo desta terra.

É muito desagradável assistirmos às críticas dirigidas ao funcionário da autarquia que parecem não ter outro fim senão atingir os membros autárquicos.

Se temos dúvidas, e é legítimo tê-las, nada como questionar a Junta de Freguesia à Sexta-Feira ou ir às reuniões da Assembleia de Freguesia.

Os verdadeiros adversários batem-se nos palcos e não nas suas traseiras
JAGPacheco disse…
A mania das limpezas!
Existem senhoras que se levantam pela manhã e ainda de pijamas, sacam da mangueira, o esfregão verde, a piaçaba, a lixívia concentrada e lavam freneticamente a fachada da casa. Lavam os beirais, as soleiras, os passeios e … empurram com a água da mangueira, o lixo que tinham á frente da porta, directamente para a porta da vizinha!
Na opinião destas senhoras, a Junta de Freguesia até poderia ter cinco funcionários de limpeza, mas as ruas do Porto Formoso andariam sempre sujas!
Na minha opinião, as ruas estão razoavelmente limpas! Só não estão melhores devido, aquilo que diz o Deus2 “a falta de educação das pessoas que atiram o lixo para o chão”.

Não compreendo no entanto que CRIME cometeu a população do Porto Formoso e todos aqueles que nos visitam para estar de castigo, não podendo usufruir dum equipamento colectivo, comum em todo o mundo civilizado e que se chama PAPELEIRAS ou caixotes do lixo.

Saudações Formosas!
JAGPacheco disse…
Pomba Branca!

Nós que nos damos ao luxo de escrever aqui no Blog do Regedor, o que nos dá “gana”! Raramente nos lembramos, de que neste país já existiu censura. Os livros, os artigos dos jornais, antes de serem publicados, eram lidos por uns senhores muito zelosos do regime. Que sublinhavam a vermelho, aquilo que deveria ser apagado, ou seja, toda a frase ou ideia que poderia ferir o governo ou a ideologia fascista.
Max, o cantor madeirense, fugindo de uma forma poética ao lápis vermelho da censura, imortalizou numa canção a dor de haver perdido um filho na guerra do ultramar:

Pomba branca, pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta Pelo mar.
JASRAPOSO disse…
Através de pessoa amiga ligada à comunicação social, fui informado que a estação SIC considerou o carro alegórico do Porto Formoso o mais bem ornamentado.
Como se recordam aquele carro participou no desfile da Ribeira Grande, no passado dia 8.

Parabéns à D. Luísa Faria e ao João Branco que souberam dar corpo a esta iniciativa, com o apoio da autarquia.

O blogger Cavalete referiu que um Jornal de Ponta Delgada iria fazer uma resportagem sobre o Porto Formoso. Essa reportagem sairá na próxima semana e irá incluir uma entrevista com o Presidente da Junta de Freguesia.

Já agora convém informar que a Junta de Freguesia já chegou a acordo com o BCA para a colocação de uma caixa multibanco no Porto Formoso.

Esta caixa ficará nos antigos tanques de lavagem de roupa, na rua José do Canto.

Em simultâneo, irá funcionar naquele local um posto público de acesso à internet.

Quanto à sinalização, a mesma já está no Porto Formoso para ser colocada. Convém referir que muitas pessoas têm mostrado o seu desagrado quanto à colocação das lombas por temerem que o excesso de velocidade venha a provocar estremecimentos nas moradias
Luis-Furtado disse…
Contas do Srº Espirito Santo dos Calços

Para alguem que gostava de saber e não tem possiblidades de se deslocar até ao local elas aqui estão

Receitas 4.803,23
Despesas 2.545,00
Cresceu 2.258,23
Tinha antes 10.936,83
Saldo Final 13.195,06

a todos os nossos agradecimentos
Cavalete disse…
Notícia de interesse para os nossos emigrantes no Canadá que acompanham o Santa Clara.

Por ocasião do estágio da equipa de futebol do S. Clara em Toronto, não deixem de apoiar o jovem ponta-de-lança RUBEN RODRIGUES, filho da Espirito Santo Casinha e do João Rodrigues, naturais do Porto Formoso e Gorreana, respectivamente.

O Ruben Rodrigues é sobrinho do José Casinha que já jogou na equipa de futebol do Porto Formoso. Ex-júnior do S. Clara, integra pela primeira vez a equipa sénior e promete ser uma revelação do futebol açoriano.
JAGPacheco disse…
Um destes dias tive conhecimento do recente falecimento, do Sr. José de Lima. Esta figura carismática do Porto Formoso viveu nos últimos anos em São Roque, próximo da Praia dos Santos.
Por volta da década de sessenta, apesar dos tempos difíceis que se viviam, eram famosos nesta terra, a “loja do José de Lima” e a “lancha do José de Lima”, a maior embarcação do Porto.
O José de Lima também patrocinava uma das três equipas de voleibol que então despertavam paixões no Porto Formoso. Mas o mais fantástico e avançado para a época, mesmo sem luz eléctrica na freguesia, foi a “Casa de Cinema” onde apareciam coisas, que não eram deste mundo!
Enfim, vidas que davam mesmo filmes …

Saudações Formosas
O Regedor disse…
Caros bloggers,

graças a dois postos públicos gratuitos de internet tenho conseguido acompanhar o que vai sendo dito na Casa da Mosca. A Câmara da Horta e a Câmara de São Roque do Pico têm vários computadores à disposição do público. Nisto o Porto Formoso está na frente visto a Junta de Freguesia (deve ser das unícas) garantir acesso gratuito à internet.

Neste blog já foram publicadas o plano e orçamento da Junta de Freguesia e agora vejo aqui as contas do Espírito Santo dos Calços.
São esses pequenos pormenores que revelam a transparência das pessoas e das instituições! Parabéns ao Esp. Santo dos Calços pelo resultado positivo.

Outras instituições há que não apresentam contas a ninguém. Começo até a pensar que nem contas têm.

Parabéns também ao Café Mestre João por disponibilzar dois Jornais diários. A população gosta de ler os jornais e penso que foi uma excelente aposta do Mestre João.

Em relação à proposta feita pelo blogger águia de colocar links de todas as pessoas do Porto Formsoso na Casa da Mosca lamento dizer o seguinte:

Sem ser o Chá Porto Formoso e a Casa da Mosca nada mais existe na internet feito por pessoas da nossa terra. Se alguem souber de alguma página pessoal diga-me se faz favor.

A primeira pagina de internet do Porto Formoso foi a da Escola Primária Pe. Laudalino Moniz, feita em 1998, julgo eu, mas já se encontra desactivada. Depois surgiu a Página da fábrica de Chá Porto Formoso e a seguir a Casa da Mosca.

Cumprimentos a todos
JASRAPOSO disse…
Segundo informação que obtive a Junta de Freguesia apenas protocolou com a Câmara Municipal a verba de 19.950,00€ para o ano de 2006.

O valor em causa está a ser recebido pela Junta de Freguesia em duodécimos.

Estas e outras questões poderão ser levantadas pelos cidadãos na próxima reunião de Assembleia de Freguesia, que deverá ter lugar no próximo mês de Agosto.

Atendendo a que alguns dos membros da A.F. escrevem neste blog, solicito indiquem a data da referida reunião de modo a que haja participação de eleitores
Cavalete disse…
Vencimentos dos eleitos locais dos municípios e das freguesias em 2006, conforme informação obtida em http://www.stal.pt/inform/Vencimentos%20eleitos%20locais%20Munic%C3%ADpios%202006.pdf e http://www.atam.pt/ELEITOS%20LOCAIS.pdf

VENCIMENTOS MUNICIPAIS
Os vencimentos são estabelecidos em % do vencimento do Presidente da Républica (PR). No ano de 2006 este vencimento mensal é de 7155.44€.

No caso da CMRG (entre 10 e 40 mil eleitores) os vencimentos mensais são os seguintes (14 meses):
- Presidente da Câmara (PC) em exclusividade, 45% do PR >> 3220€
- Vereador a tempo inteiro com exclusividade, 80% do PC >> 2576€

A este vencimento podem adicionar-se despesas de representação mensais (12 meses):
- Presidente da Câmara (PC) em exclusividade, 30% do seu vencimento >> 966€
- Vereador a tempo inteiro com exclusividade, 20% do seu vencimento >> 515,20€

O regime de tempo inteiro mas sem exclusividade garante 50% dos vencimentos e despesas de representação com exclusividade.

Os participantes nas Assembleia Municipal (com excepção dos vereadores, presidente e secretário) recebem uma senha de presença equivalente a 2% do vencimento do PC em exclusividade, o que corresponde a 64.40€.

VENCIMENTOS DA JUNTA DE FREGUESIA
No caso do Porto Formoso (menos de 5 mil eleitores) os vencimentos mensais são os seguintes (14 meses):
- Presidente da Junta a Meio Tempo >> 572.44€ ou Não Permanência >> 257.60€ (não sei qual destes se aplica ao actual presidente).
- Secretário e Tesoureiro >> 206.08€

No caso do Presidente da Junta estar “em Permanência” (corresponde acima a “Meio Tempo”), podem adicionar-se despesas de representação mensais de 343.46€ (12 meses). Uma vez mais refiro que esta situação carece de confirmação.

Os membros da Assembleia de Freguesia recebem senhas de presença no valor de 12.88€.

UMA NOTA FINAL: os valores acima apresentados foram obtidos nos sítios já mencionados. No caso de haver algum erro, façam o favor de consultar a fonte.
deus2 disse…
Andam uns comentadores deste blog a tentar atirar areia para a cara das pessoas ao dizerem que a Junta recebeu 54.000€ da Câmara da Ribeira Grande!

A Junta recebeu cerca de 19.000 € da Câmara para sevir de plano e orçamento da Junta e que foi até o Sr. Regedor publicou no blog.

Quem recebeu 21.000 da Câmara e que ninguém sabe onde é que param foi a Casa do Povo do Porto Formoso. Segundo se sabe nem sequer tem plano e orçamento público.

Adeus

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso