Coisas boas e coisas más

Coisas boas
A ruas da nossa freguesia estão com nova e melhor sinalização. Agora a Canada Nova só tem um sentido (Sul/Norte). As lombas ainda não foram colocadas, mas parece que afinal a população não as quer.

Coisas más
Algumas pessoas continuam a atirar garrafas e carteiras de cigarros do jardim para a rocha. Existem lá uns quantos caixotes de lixo.
Outras pessoas continuam a "acartar" lixo de casa para a rocha da zona do campo de futsal. Foram lá vistas cadeiras, garrafas, etc. O mais grave é que para irem lá desgarregar têm de passar por um contentor de lixo à entrada do campo de futsal.
Comentários
Na freguesia do porto formoso, existem muitos caixotes de lixo, mas com a juventude que lá está actualmente não pode ver nada de novo e é só vandalismo.Havia de haver maior consideração por parte das pessoas que deitam lixo onde não devem, refiro-me a pessoas com juízo.
O porto formoso é uma freguesia que é visitada por muitos turistas e população da ilha tambem.
Quem chega ao porto formoso para ver a freguesia e a baia que é linda e depara-se com lixo por tudo que é sitio, não tem boa imagem desta.
Mas enfim, nem todos os seres humanos pensam da mesma maneira,infelizmente.
Não há respeito pelos outros.
Boa noite
Amanhã os autarcas da n/ freguesia poderão vir a ser acusados de nada terem feito. Por isso, nada melhor do que chamar a Assembleia Municipal e a Câmara "à pedra".
Muitas vezes as pessoas que nos governam não nos não as respostas adequadas porque não tivemos o cuidado de lhes charmar à atenção, em devido tempo, para o que deve ser feito.
É altura de se chamar à atenção aos eleitos da Ribeira Grande para os problemas do Porto Formoso.
Por isso, nada melhor do que convidá-los a visitar a freguesia e apresentá-los um memorial com as nossas necessidades.
Esse memorial seria elaborado pela Junta de Freguesia com a colaboração de pessoas das outras forças vivas.
As pessoas a convidar deveriam estar enquadradas no PS e PSD.
Atrevo-me a sugerir as pessoas:
PS - Eng. José António Brum, da Câmara e dr. José do Rêgo da Assembleia.
PSD - Dr. Francisco Xavier Ridrigues, da Câmara e dr. José Manuel Lima da Assembleia.
A democracia só sobrevive quando é participativa.
Conseguiria sensibilizar o Governo porque o dr. José do Rego é deputado à ALR e presidente da Comissão de Economia daquela assembleia. O dr. José Lima tem duas casas nos Moinhos e está interessado em melhoramentos naquela zona. O eng. Brum é um elemento muito activo na Câmara e o dr.Francisco Rodrigues, como membro da oposição, talvez gostasse de defender o Porto Formoso.
Nada como experimentar.
Desde que eu me lembre, sempre houve sinais de transito no Porto Formoso...na altura eram mais os sinais do que o transito, agora o cenário inverteu-se: mais transito do que sinais, logo,há que sinalizar correctamente as zonas de maior "trafego"...no fundo é uma situação normal!são precisas algumas chapas pintadas de acordo com o codigo de estrada e a história continua.
Em relação ao lixo, bem: tambem sempre houve, e " limpo é aquele que não suja". As pessoas confundem liberdade com libertinagem e depois " deixa da mão!"
Mas, por aquilo que vi na minha freguesia ha cois de duas semanas, esta bem cuidada.^Em Ponta Delgada o lixo faz parte do património.
Qunto mais consumismo mais lixo, não é só no Porto Formoso, é em todas as freguesias!
Uma questão: as lixeiras são lixo?
-Também poluem!Mas de uma forma mais civilizada.
É necessario perceber que, não obstante haver uma profissão para deter este flagelo (lixo), há que começar pelos cidadões.
começando pelas crianças!
Um abraço Raposo.
Até dá para ficar a pensar se a Junta de Freguesia anda acordada ou a dormir em pé como as galinhas
isto só vendo para acreditar porque lendo não dá bem para verem o esquema dos sinais
Na Rua Francisco M F Maia tem um sinal de estacionamento e paragem proibida mais á frente (em frente á rua das escolas) tem outro sinal reforçando o anterior com a mesma proibição 30 metros á frente e em cima de uma lomba tem um sinal de fim de estacionamento proibido 9 metros mais á frente tem outro com estacionamento e paragem proibiba
isto é um gozo como é possivel por um sinal de fim de estacionamemeto proibido mesmo em cima de uma lomba
este sinal só está a favor do dono do café mestre joão assim ele pode parar ali a carrinha todo o dia sem problemas e dificultando a circulação livre para centenas de
condutores que ali sobem
Pode-se dizer que isto é mesmo mais um desleixo da Junta de Freguesia, por favor reparem nestas coisas tortas que andam a atrapalhar muita gente
Até Já
Não importa que a unanimidade aprova-se a colocação dos sinais importa é que aquele sinal está muito mal colocado porque está favorecendo enorme perigo a quem ali sobe
Fassem nova reunião e chegam a um acordo de verem se ele está mal colocado ou não, ainda é tempo de o tirarem´, tiraram uma linha amarela de um dia para o outro que não causada mal a ninguem não podem tirar um sinal que pode ser a desgraça de muita gente
Até Já
Se tudo ocorreu dentro da normalidade a proposta apresentada pela Junta de Freguesia deve ter sido resolvida pela referida comissão, não podemos atribuir as culpas pela má colocação dos sinais à Junta de Freguesia.
Com um forte abraço.
a sinalização está boa! A canada Nova está melhor num sentido só porque antes não havia rei nem roque, quase não dava para passar de carro.
Está a faltar a Polícia da Maia para pôr tarelo no trânsito e passar multas em vez de irem fazer patrulha para a praia ver as femas! Que polícia de fraca havia de calhar ao Porto Formoso.
A PSP da Maia vai até à praia e volta vê 20 carros mal estacionados e não passa uma multa que fosse.
Em frente ao Amaral, em frente ao Viana, nas antigas casas da Berta (carros dos dois lados) e mais.
Conheço uma pessoa que duas vezes por semana vai por lixo na rocha com um contentor mesmo ao lado de casa. Não são pessoas "sem prestar", são pessoas respeitadas e com 40 e tal anos que fazem estas coisas, não é só a juventude.
É preciso os filhos educarem os pais.
adeus
Não foi essa comissão de transito que chegou ai ao Porto Formoso e disse aqui leva um sinal ali leva outro e assim continuadamente (talvez a maior parte dessa comissão nem conhece as ruas do Porto Formoso)
Não terá sido a Junta a fazer o projecto da sinalização á sua maneira e depois a comissão aprovar como a Junta quis e a comissão julgar que aquela sinalização fosse a melhor para a Freguesia
Penso que a comissão de transito só por si não ai por aquele sinal ali mal posto a causar grandes trenstornos e oferecendo grande perigo aos condutores que sobem ali aquela rua , teve de ser alguem a informar a colocação dos sinais
Parece que o Grupo já se está libertando da casa do povo.
Se é verdade, parabéns
Quando saiu do Porto Formoso a primeira geração de emigrantes, aqui não existiam sinais de trânsito ou caixotes de lixo. Portanto se os ouvirmos dizer “sainal” ou “garbix”, não devemos ficar admirados. Tiveram o primeiro contacto com estes objectos e com estes conceitos num país e numa língua estrangeira. Sabendo no entanto adaptar-se e tendo aprendido a respeitar estes valores, nas comunidades que os acolheram.
Hoje no Porto Formoso, a recolha do lixo é feita três vezes por semana: Segundas, Quartas e Sextas. A recolha dos “monstros”, ou seja frigoríficos, televisores… pode ser combinada através do número verde da Câmara Municipal (800 203 432). Junto á Escola, e ali começa a sensibilização, existe um ECOPONTO onde é feita a recolha selectiva de lixo.
No entanto, imagens como aquela que ilustra o Post são infelizmente frequentes nas nossas canadinhas, canadas e até Estrada Regional.
Apesar do empenho da Câmara Municipal, dos alertas da Comunicação Social e do destaque dado a estes temas nos Programas Escolares a “resistência” ainda é muito grande!
Saudações Formosas
Jesus quendo deu a inteligencia estavas debaixo da cama, CRESCE E APARECE:
Actuam a estas horas porque no dia seguinte não vão trabalhar. Não será muito dificil saber quem são.
Trata-se de indivíduos que vivem à sombra do rendimento mínimo e do fundo de desemprego.
Além de lhes pagarmos ainda temos de suportar as suas bestealidades.
Está cego quem lhes paga assim como a autoridade policial que parece não ter força para colocar estes cavalheiros na ordem.
Depois destes maus hábitos, quem é que tem coragem para acabar com algumas destas manhas? A ditadura do voto popular não vai permitir isso. Maditos subsídios"
Por José Borges in "Expresso das Nove"
Este texto assenta como uma luva com aquilo que se passa com o nosso futuro Salão Paroquial.
PS: agora corrige os erros...
PS: agora corrige os erros...
fala tanto sobre a sua freguesia que, não fazem isso, não fazem aquilo, e aquele outro . Mas fui informado que a Junta de Freguesia do Porto Formoso á uns anos atrás teve tudo pronto para retirar o canto do muro da casa do seu pai, enquanto estava o arquitécto da Câmara a fazer o projecto apareceu sua mãe a dizer «os meus filhos disseram para não se mexer aqui» Será isto verdade? se verdade que querer bem á freguesia é esse, dando um pouco de muro de que nada o seu pai iria perder e fazia um grande bem aquela rua
São destas coisas que o sr. tambem deve reparar, não é só do salão e estrada regional
Até Já
A imagem está como nova e poderá ser contemlada na procissão de Setembro.
Entretanto, o pároco anunciou que irá divulgar o programa das festas este fim de semana.
As coisas parecem correr como o programado - Já foi feito o peditório assim como a recolha de prémios para o bazar.
Resta agora aguardar que haja bom tempo.
Vai haver um concurso público ou mais uma jogatana à semelhança do ano passado?
Porque é que não há Epicentro ou um bar semelhante?
Já agora convinha que o Regedor colocasse um post sobre as festas.
A Casa da Mosca foi visitada na passada segunda feira por 73 visitantes que efectuaram quase 200 visitas.
O número de visitantes (73) parece ser um novo record. O numero de visitas não é porque já tivemos várias vezes mais de 250 num só dia.
Com muita gente de férias e sem computador, penso que isto é muito relevante.
Preparo desde já uma reportagem alargada sobre a festa da Sra. da Graça, que não vai passar apenas pela colocação de fotos da procisão e da igreja.
A reportagem pretende capturar o "outro lado da festa".
Claro que já se antevê um pouco de polémica.
Também concordo que deveria haver um concurso público para a exploração da barraca das festas já que a comissão de festas não faz barraca mas cede o espaço. Pelos vistos vamos assitir mais uma vez a uma negociata entre amigos.
Tenho Dito
Até breve!!!!!