Coisas boas e coisas más


Coisas boas
A ruas da nossa freguesia estão com nova e melhor sinalização. Agora a Canada Nova só tem um sentido (Sul/Norte). As lombas ainda não foram colocadas, mas parece que afinal a população não as quer.








Coisas más
Algumas pessoas continuam a atirar garrafas e carteiras de cigarros do jardim para a rocha. Existem lá uns quantos caixotes de lixo.
Outras pessoas continuam a "acartar" lixo de casa para a rocha da zona do campo de futsal. Foram lá vistas cadeiras, garrafas, etc. O mais grave é que para irem lá desgarregar têm de passar por um contentor de lixo à entrada do campo de futsal.

Comentários

Boa Noite !
Na freguesia do porto formoso, existem muitos caixotes de lixo, mas com a juventude que lá está actualmente não pode ver nada de novo e é só vandalismo.Havia de haver maior consideração por parte das pessoas que deitam lixo onde não devem, refiro-me a pessoas com juízo.
O porto formoso é uma freguesia que é visitada por muitos turistas e população da ilha tambem.
Quem chega ao porto formoso para ver a freguesia e a baia que é linda e depara-se com lixo por tudo que é sitio, não tem boa imagem desta.
Mas enfim, nem todos os seres humanos pensam da mesma maneira,infelizmente.
No que refere aos sinais, ainda há muita gente local e forasteira que não os cumpre, principalmente junto à casa de pasto O Amaral, com um parque de estacionamento mais abaixo.Parece que ninguém gosta de andar, se pudessem levar os carros na algibeira, levavam.Aquela zona é estreita, os autocarros e camiões grandes são os mais prejudicados, e às vezes os proprios donos dos carros ainda se zangam com os condutores dos autocarros e camiões.
Não há respeito pelos outros.

Boa noite
JASRAPOSO disse…
Apesar dos esforços desenvolvidos pela nossa autarquia - Assembleia e Junta - a verdade é que a Câmara da Ribeira Grande tem vindo a adiar os investimentos programados para o Porto Formoso, no corrente ano.

Amanhã os autarcas da n/ freguesia poderão vir a ser acusados de nada terem feito. Por isso, nada melhor do que chamar a Assembleia Municipal e a Câmara "à pedra".

Muitas vezes as pessoas que nos governam não nos não as respostas adequadas porque não tivemos o cuidado de lhes charmar à atenção, em devido tempo, para o que deve ser feito.

É altura de se chamar à atenção aos eleitos da Ribeira Grande para os problemas do Porto Formoso.

Por isso, nada melhor do que convidá-los a visitar a freguesia e apresentá-los um memorial com as nossas necessidades.

Esse memorial seria elaborado pela Junta de Freguesia com a colaboração de pessoas das outras forças vivas.

As pessoas a convidar deveriam estar enquadradas no PS e PSD.

Atrevo-me a sugerir as pessoas:

PS - Eng. José António Brum, da Câmara e dr. José do Rêgo da Assembleia.
PSD - Dr. Francisco Xavier Ridrigues, da Câmara e dr. José Manuel Lima da Assembleia.

A democracia só sobrevive quando é participativa.
AGUIA disse…
A Junta de Freguesia se fizesse isso ganharia em várias frentes.
Conseguiria sensibilizar o Governo porque o dr. José do Rego é deputado à ALR e presidente da Comissão de Economia daquela assembleia. O dr. José Lima tem duas casas nos Moinhos e está interessado em melhoramentos naquela zona. O eng. Brum é um elemento muito activo na Câmara e o dr.Francisco Rodrigues, como membro da oposição, talvez gostasse de defender o Porto Formoso.
Nada como experimentar.
gnussen disse…
Boa madrugada!
Desde que eu me lembre, sempre houve sinais de transito no Porto Formoso...na altura eram mais os sinais do que o transito, agora o cenário inverteu-se: mais transito do que sinais, logo,há que sinalizar correctamente as zonas de maior "trafego"...no fundo é uma situação normal!são precisas algumas chapas pintadas de acordo com o codigo de estrada e a história continua.

Em relação ao lixo, bem: tambem sempre houve, e " limpo é aquele que não suja". As pessoas confundem liberdade com libertinagem e depois " deixa da mão!"
Mas, por aquilo que vi na minha freguesia ha cois de duas semanas, esta bem cuidada.^Em Ponta Delgada o lixo faz parte do património.

Qunto mais consumismo mais lixo, não é só no Porto Formoso, é em todas as freguesias!

Uma questão: as lixeiras são lixo?
-Também poluem!Mas de uma forma mais civilizada.

É necessario perceber que, não obstante haver uma profissão para deter este flagelo (lixo), há que começar pelos cidadões.

começando pelas crianças!

Um abraço Raposo.
gnussen disse…
ps. começando pelas crianças no sentido pedagógico.
jomacor disse…
Falando em sinais

Até dá para ficar a pensar se a Junta de Freguesia anda acordada ou a dormir em pé como as galinhas

isto só vendo para acreditar porque lendo não dá bem para verem o esquema dos sinais

Na Rua Francisco M F Maia tem um sinal de estacionamento e paragem proibida mais á frente (em frente á rua das escolas) tem outro sinal reforçando o anterior com a mesma proibição 30 metros á frente e em cima de uma lomba tem um sinal de fim de estacionamento proibido 9 metros mais á frente tem outro com estacionamento e paragem proibiba

isto é um gozo como é possivel por um sinal de fim de estacionamemeto proibido mesmo em cima de uma lomba

este sinal só está a favor do dono do café mestre joão assim ele pode parar ali a carrinha todo o dia sem problemas e dificultando a circulação livre para centenas de
condutores que ali sobem

Pode-se dizer que isto é mesmo mais um desleixo da Junta de Freguesia, por favor reparem nestas coisas tortas que andam a atrapalhar muita gente

Até Já
AGUIA disse…
A colocação dos actuais sinais de trânsito resultam de uma proposta da Junta de Freguesia que foi aprovada por unanimidade pela respectiva Assembleia.
jomacor disse…
Sr. Aguia
Não importa que a unanimidade aprova-se a colocação dos sinais importa é que aquele sinal está muito mal colocado porque está favorecendo enorme perigo a quem ali sobe
Fassem nova reunião e chegam a um acordo de verem se ele está mal colocado ou não, ainda é tempo de o tirarem´, tiraram uma linha amarela de um dia para o outro que não causada mal a ninguem não podem tirar um sinal que pode ser a desgraça de muita gente

Até Já
sono1 disse…
No início do ano foi criado uma comissão de trânsito no concelho da Ribeira Grande, esta comissão engloba varias forças vivas do concelho, tais como; policia de segurança publica, bombeiros voluntários, responsáveis pelo centro de saúde; elementos do actual elenco camarário entre outros.
Se tudo ocorreu dentro da normalidade a proposta apresentada pela Junta de Freguesia deve ter sido resolvida pela referida comissão, não podemos atribuir as culpas pela má colocação dos sinais à Junta de Freguesia.


Com um forte abraço.
deus2 disse…
caros amigos

a sinalização está boa! A canada Nova está melhor num sentido só porque antes não havia rei nem roque, quase não dava para passar de carro.

Está a faltar a Polícia da Maia para pôr tarelo no trânsito e passar multas em vez de irem fazer patrulha para a praia ver as femas! Que polícia de fraca havia de calhar ao Porto Formoso.
A PSP da Maia vai até à praia e volta vê 20 carros mal estacionados e não passa uma multa que fosse.
Em frente ao Amaral, em frente ao Viana, nas antigas casas da Berta (carros dos dois lados) e mais.

Conheço uma pessoa que duas vezes por semana vai por lixo na rocha com um contentor mesmo ao lado de casa. Não são pessoas "sem prestar", são pessoas respeitadas e com 40 e tal anos que fazem estas coisas, não é só a juventude.

É preciso os filhos educarem os pais.

adeus
jomacor disse…
Sr. sono 1
Não foi essa comissão de transito que chegou ai ao Porto Formoso e disse aqui leva um sinal ali leva outro e assim continuadamente (talvez a maior parte dessa comissão nem conhece as ruas do Porto Formoso)
Não terá sido a Junta a fazer o projecto da sinalização á sua maneira e depois a comissão aprovar como a Junta quis e a comissão julgar que aquela sinalização fosse a melhor para a Freguesia
Penso que a comissão de transito só por si não ai por aquele sinal ali mal posto a causar grandes trenstornos e oferecendo grande perigo aos condutores que sobem ali aquela rua , teve de ser alguem a informar a colocação dos sinais
AGUIA disse…
A imprensa escrita de hoje referindo-se ao Grupo Folcolórico diz "GRUPO FOLCOLÓRICO DA FREGUESIA DO PORTO FORMOSO".
Parece que o Grupo já se está libertando da casa do povo.
Se é verdade, parabéns
caca_detectives disse…
Oh detective martelada, ainda não percebeste que sofres de um problema de credibilidade. Ainda não esquecemos os teus comentários nojentos do ano passado. Tem vergonha na cara e desaparece deste blog, cabeçudo!
JAGPacheco disse…
Com a ausência de vidro ou plástico nos objectos de uso quotidiano, ao longo de muitos anos, o lixo doméstico foi lançado na “estrumeira”. A reciclagem iniciada pelas galinhas terminava com o lançamento do estrume á terra. O lixo tinha uma conotação positiva, aumentava a fertilidade dos solos.

Quando saiu do Porto Formoso a primeira geração de emigrantes, aqui não existiam sinais de trânsito ou caixotes de lixo. Portanto se os ouvirmos dizer “sainal” ou “garbix”, não devemos ficar admirados. Tiveram o primeiro contacto com estes objectos e com estes conceitos num país e numa língua estrangeira. Sabendo no entanto adaptar-se e tendo aprendido a respeitar estes valores, nas comunidades que os acolheram.

Hoje no Porto Formoso, a recolha do lixo é feita três vezes por semana: Segundas, Quartas e Sextas. A recolha dos “monstros”, ou seja frigoríficos, televisores… pode ser combinada através do número verde da Câmara Municipal (800 203 432). Junto á Escola, e ali começa a sensibilização, existe um ECOPONTO onde é feita a recolha selectiva de lixo.

No entanto, imagens como aquela que ilustra o Post são infelizmente frequentes nas nossas canadinhas, canadas e até Estrada Regional.
Apesar do empenho da Câmara Municipal, dos alertas da Comunicação Social e do destaque dado a estes temas nos Programas Escolares a “resistência” ainda é muito grande!

Saudações Formosas
Amigo caca-detectives! Apesar de tudo nem sabes escrever o teu nick "caça-detectives" e escreves caca-detectives, que eu saiba desde que entraste neste blog ainda não escreveste um post que se veja, eu muito pelo contrario ultimamente naõ tnh criticado ninguem, porque estive ausente da ilha por uns tempos, em trabalho, neste novo post apenas dei a minha pionião sobre o tema que o regedor havia colocado.Agora a UNICA OVELHA NEGRA DO BLOG ÉS TU, QUE TAS A CHMAR NOMES A TERCEIROS, que para alem do mais não conheces. A MAMÃ NÃO TE ENSINOU A RESPEITAR OS OUTROS?!?!?!?!?!
Jesus quendo deu a inteligencia estavas debaixo da cama, CRESCE E APARECE:
AGUIA disse…
Num acto de vandalismos uns determinados cavalheiros arrancaram um banco de pedra do nosso jardim público junto ao porto de barcos. Estes tipos devem ter feito isso bem sobre a madrugada.
Actuam a estas horas porque no dia seguinte não vão trabalhar. Não será muito dificil saber quem são.
Trata-se de indivíduos que vivem à sombra do rendimento mínimo e do fundo de desemprego.
Além de lhes pagarmos ainda temos de suportar as suas bestealidades.
Está cego quem lhes paga assim como a autoridade policial que parece não ter força para colocar estes cavalheiros na ordem.
AGUIA disse…
A Comissão de Festas do Outeiro já resolveu publicar as suas contas. Tiveram um lucro de 1037€ na festa deste ano.
JASRAPOSO disse…
"Nas freguesias, um pouco por todas as ilhas, os homens ajudavam a construir salões paroquiais, sedes para bandas de música, pintavam as igrejas e os adros, nas suas horas vagas. Agora, ninguém faz nada disso sem o dito subsídio.
Depois destes maus hábitos, quem é que tem coragem para acabar com algumas destas manhas? A ditadura do voto popular não vai permitir isso. Maditos subsídios"

Por José Borges in "Expresso das Nove"

Este texto assenta como uma luva com aquilo que se passa com o nosso futuro Salão Paroquial.
caca_detectives disse…
Era bom k quem nao conhecesse o ateleimado do detective martelada lê-se o seu comentário de 1.08.2005. És tatão, sismado, cabeçudo, naião, rameloso, tafona e fufa. Além disso és tão intligente, tão intligente, tão intligente k deves ter a intlgência a sair pelas orelhas, pelintra!!

PS: agora corrige os erros...
caca_detectives disse…
Era bom k quem nao conhecesse o ateleimado do detective martelada lê-se o seu comentário de 1.08.2005. És tatão, sismado, cabeçudo, naião, rameloso, tafona e fufa. Além disso és tão intligente, tão intligente, tão intligente k deves ter a intlgência a sair pelas orelhas, pelintra!!

PS: agora corrige os erros...
jomacor disse…
Tenho notado que o Sr. José Raposo
fala tanto sobre a sua freguesia que, não fazem isso, não fazem aquilo, e aquele outro . Mas fui informado que a Junta de Freguesia do Porto Formoso á uns anos atrás teve tudo pronto para retirar o canto do muro da casa do seu pai, enquanto estava o arquitécto da Câmara a fazer o projecto apareceu sua mãe a dizer «os meus filhos disseram para não se mexer aqui» Será isto verdade? se verdade que querer bem á freguesia é esse, dando um pouco de muro de que nada o seu pai iria perder e fazia um grande bem aquela rua
São destas coisas que o sr. tambem deve reparar, não é só do salão e estrada regional

Até Já
JASRAPOSO disse…
Graças a um benemérito da freguesia, a imagem de Nossa Senhora da Graça foi alvo de obras de recuperação.

A imagem está como nova e poderá ser contemlada na procissão de Setembro.

Entretanto, o pároco anunciou que irá divulgar o programa das festas este fim de semana.

As coisas parecem correr como o programado - Já foi feito o peditório assim como a recolha de prémios para o bazar.

Resta agora aguardar que haja bom tempo.
AGUIA disse…
Como é que vai ser a exploração do restaurante no Salão Paroquial durante as festas?
Vai haver um concurso público ou mais uma jogatana à semelhança do ano passado?
Porque é que não há Epicentro ou um bar semelhante?
Já agora convinha que o Regedor colocasse um post sobre as festas.
O Regedor disse…
Caros bloggers,
A Casa da Mosca foi visitada na passada segunda feira por 73 visitantes que efectuaram quase 200 visitas.

O número de visitantes (73) parece ser um novo record. O numero de visitas não é porque já tivemos várias vezes mais de 250 num só dia.

Com muita gente de férias e sem computador, penso que isto é muito relevante.

Preparo desde já uma reportagem alargada sobre a festa da Sra. da Graça, que não vai passar apenas pela colocação de fotos da procisão e da igreja.
A reportagem pretende capturar o "outro lado da festa".
Claro que já se antevê um pouco de polémica.

Também concordo que deveria haver um concurso público para a exploração da barraca das festas já que a comissão de festas não faz barraca mas cede o espaço. Pelos vistos vamos assitir mais uma vez a uma negociata entre amigos.

Tenho Dito
Caro caça-detectives, não pude de deixar de reparar que o teu vocabulário é muito rico em calão, bem deves andar a ver a série da tvi, morangos com açucar.Se fosses uma pessoa digna,nem escrevias o que escreveste, muito pelo contrário,desta maneira só desceste ao mais baixo nível.Nem me vou dar ao luxo de responder, porque não desço tão baixo.

Até breve!!!!!

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha