Fugir deste mundo

baía do Frade - recanto perdido no Porto Formoso

Nos dias que correm o mundo merece que saiamos dele. Por vezes, ficamos sem forças, incrédulos, perante tanta parvoíce à nossa volta que nem o Porto Formoso serve de refúgio. Torna-se necessário encontrar um refúgio dentro do Porto Formoso.

Depois de saber que as piscinas principais da cidade da Ribeira Grande ficaram a funcionar 14 dias sem Nadador Salvador, com conhecimento da Câmara, pondo em causa a segurança dos utilizadores, porque um funcionário da câmara decidiu dizer, em reunião, que os nadadores salvadores do concelho da Ribeira Grande só querem é dormir e falar ao telemóvel, o que fez com que os nadadores fizessem greve e exigissem um pedido de desculpas.
Depois de ver o material velho e obsoleto que têm os nadadores da Praia dos Moinhos e reparar que todos os anos a Câmara diz que não tem dinheiro para material novo (houve um ano que até a água oxigenada acabou) e que mesmo assim, nunca houve uma morte durante a época balnear.
Depois de registar que a melhor praia de São Miguel só mereceu uma pintura nos balneários e no corrimão.

Depois disto tudo, e de muito mais o que me apetece é passar o Verão na baía do Frade! Numa das melhores piscinas naturais dos Açores, que não tem balneários, nem caixotes de lixo, nem bares, nem incompetentes.

Bem longe disto tudo! E que ninguém por lá apareça.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Estive ontem de manhã na Praia dos Moinhos e verifiquei duas coisas.

A primeira, e que registo com agrado, foi ver o vereador Jaime Rita a verificar o estado da praia.

A segunda, que bastante me desgosta, prende-se com o facto daquele vereador não estar acompanhado pelo presidente da junta de freguesia.

Apesar de ter consigo um empregado da Câmara esse facto não dispensa que se fizesse um convite ao Emanuel Faria.

Outras questões que registei:

- O caminho de acesso à praia, pelo lado do Porto Formoso, está com as bermas muito bem cuidadas.

- Já agora, não haverá pessoal da Câmara para limpar também os acessos ao ilhéu na Ribeira Seca e à Ladeira da Velha??
Cavalete disse…
Longe vao os tempos em que ai, bem proximo do frade, na areia do cabo, se juntavam dezenas de rapazes com pranchas de body board e boias.

Era uma autentica folia, as ondas do mes de Agosto eram espectaculares para umas guinadas de 10/20 metros sobre as pedras. Quando a mare comecava a esvaziar, nao faltavam joelhadas nas pedras mas a vontade de apanhar todas as ondas era tanta que nos nao arredavamos pe dali.

La vinha o Jacke, com a sua boia imponente, com a melhor camara-de-dar dos camioes da tecnovia. Parecia um barco pois tinha um fundo bem protegido de madeira. Com a ajuda do Manuel Couvinha, dali se pescavam muitos bodioes azuis e vermelhos. Os mais corajosos mergulhavam dentro do frade, onde os bodioes eram maiores.

Na areia la estava o Nuno a jogar raquetes, dando um toque de modernidade aquele recanto.

A areia do cabo sempre teve o seu encanto. Conhecida pelo seu misticismo, pelos banhos de nudismo, pelas castiças quintas sobre a rocha, pela majestosa pedra no meio da areia (obstaculo sempre a evitar na altura de apanhar uma onda com a prancha), pelas boas lapas e caranguejos, enfim, um paraiso unico no Porto Formoso.
Pedro Lopes disse…
Meu caro "Regedor",

antes de mais, este teu post parece um convite a uma boa banhoca na "Baía dos Frades" (vou ver se descubro no mapa).

Mas depois de lê-lo, percebi que expressas aqui a tua indignação, face ao "virar de costas" da CM Ribeira Grande, em relação a essa tua querida terra. (a nossa praia há-de ser sempre a mais bela)

Pelo que tenho acompanhado aqui neste Blog, que mais que teu, é do Porto Formoso, tens razão na tua cólera.
Não vou entrar em pormenores, mas em tempo de crise comprar um "pópó" (e que pópó) pró senhor presidente CMRG, e alegar falta de trocos para compar equipamentos que podem salvar vidas.......?????

Quando a esperança morre, o que fica?
deus2deus disse…
A areia do cabo foi uma zona muito misteriosa. A maioria das pessoas ficavam na areia do meio, mas os mais aventureiros para escapar à censura que havia na areia do meio iam dar um passeio à areia do cabo.
Na areia do cabo há mais espaço para brincar na areia, tem ondas boas com pedras no fundo e é maior. Assim o pessoal mais maluco sempre deu um pulo à areia do cabo.

O frade que o regedor refere é uma baía abrigada sem areia e na qual se pesca de pedra aos sargos e não só. O atalho para o frade é difícil e arriscado, mais vale ir de barco. Acredito que no frade pode-se dar um bom mergulho.

Atenção o Snackbar o Moinho está à venda por um milhão e duzentos mil euros.

Adeus
Unknown disse…
Também estou triste com a situação vivida na prais dos moinhos, pois é a minha praia preferida.
O que eu noto é que as únicas freguesias do norte onde a câmara e o governo gastam dinheiro é na Lomba da Maia e Maia. Acho que se devia tentar mudar os nomes das outras freguesias para lomba de s. pedro da maia, fenais da ajuda da maia ou até mesmo porto formoso da maia, para ver se esta gente olha para as outras freguesias...lol

Cumprimentos
Cavalete disse…
No proximo Sabado tera lugar, na Canada das Gentes, mais umas sopas de S. Joao. A nao perder...
O Regedor disse…
Hum... que belas sopas. Lá estarei a provar a gastronomia tradicional do Porto Formoso!
JAGPacheco disse…
A Escola do Porto Formoso irá encerrar o ciclo de exposições deste ano lectivo, com a exposição “ Festividades Religiosas do Porto Formoso” nos dias 25 e 26 do corrente mês.
Unknown disse…
relembrando o que escrevi há 2 anos:

"despois de ver ontem o debate na rtpa dos candidatos à CMRG fiquei a saber que o porto formoso não faz parte do concelho da r. grande para o candidato do ps.
segundo ele disse "tenho uma lista de pessoas de todas as freguesias do concelho".não é o que eu vi no panfleto distribuido na freguesia onde constava uma pessoa de cada freguesia excepto do porto formoso claro para ele o porto formoso não é do concelho ou então não existem pessoas competente do ps no porto formoso. portoformosenses abram os olhos se ele não se lembra de nós agora como será se ele for eleito?

Colocado por quebra_queixo | 22/9/05 09:29"

os meus receios estão a concretizar-se, a câmara nada faz no porto formoso, nem pelo porto formoso.
sono1 disse…
Meu caro quebra queixo, existem pessoas competentes do Partido Socialista no Porto Formoso para integrar a lista á Câmara Municipal da Ribeira Grande.

No caso concreto foi formulado um convite a uma pessoa muito competente, para integrar a lista do PS á câmara. Mas como um familiar directo estava integrado na lista do Partido Social-democrata do Porto Formoso, esta pessoa achou por bem não aceitar o convite.

Há um filósofo que diz o seguinte: “ Quando as pessoas não são capazes de mudarem de opinião, em vez de demonstrarem a qualidade da sua opinião, demonstram a pouca qualidade da sua mente.”

Com um forte abraço.
O Regedor disse…
Caro blogger Sá Couto,

falou no repentino interesse da câmara da R. Grande na Praia dos Moinhos, mas penso ter sido ironia da sua parte.

Acabei de ouvir na Rádio uma informação a confirmar que hoje foi hasteada a bandeira azul nas piscinas das Calhetas (de Rabo de Peixe), a única zona balnear com bandeira azul no concelho da R. Grande. Contudo, o Presidente Ricardo Silva garantiu que para o ano o areal de Sta. Bárbara e as piscinas das Poças também vão ter bandeira azul.

E a Praia dos Moinhos? Alguém que dê um mapa e umas fotografias da nossa praia ao presidente da Câmara porque ele não sabe que esta praia fica no concelho da R. Grande.

Ou seja, aquelas poças de caranguejo das Calhetas, o areal cheio de seringas de Sta. Barbara e a selvageria das Poças vão ter bandeira azul, a Praia dos Moinhos, que é 300 vezes melhor, é ignorada.

Não há explicação!
Vou continuar a fugir deste mundo... o melor é nem ouvir rádio.

Cumprimentos
Cavalete disse…
As sopas estavam optimas! Parabens uma vez mais a organizacao.
JASRAPOSO disse…
ATÉ QUE ENFIM!!!

Finalmente já temos rede nos telemóveis da TMN, falta agora apenas a VODAFONE e a OPTIMUS.

Parabéns à Junta de Freguesia pela persistência colocada nesta iniciativa.

Para a obra ficar completa convém pressionar aquelas outras entidades e também a RTP para que melhore o seu sinal no Porto Formoso.
Unknown disse…
Câmara da Ribeira Grande quer candidatar mais praias a bandeira azul

Foi hasteada na passada sexta-feira e, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira azul na zona balnear das Calhetas.

É a única zona com o galardão europeu na Ribeira Grande, mas a câmara municipal da Ribeira Grande pretende no próximo ano, candidatar outras zonas balneares.
A garantia foi deixada pelo próprio presidente da câmara, Ricardo Silva, na cerimónia do hastear da bandeira nas Calhetas e onde participaram também o vereador Jaime Rita, o presidente da Junta de Freguesia das Calhetas, o Capitão do Porto de Ponta Delgada, um representante da Direcção Regional do Ambiente e do Centro de Saúde da Ribeira Grande.
Com o avanço das obras, em Setembro próximo da requalificação do areal de Santa Bárbara, Ricardo Silva disse esperar que esta praia “terá todas as condições” para receber no próximo ano a bandeira azul. Outra zona balnear em vista é o complexo de piscinas, que com a obra do passeio atlântico poderá vir a receber também o galardão europeu.
As piscinas naturais da freguesia das Calhetas, cujo projecto de reabilitação está em fase de elaboração, fazem assim parte dos 23 galardões atribuídos aos Açores pela Associação Portuguesa da Bandeira Azul.
Entre os critérios da atribuição da bandeira azul para a zona balnear das Calhetas, estiveram a qualidade da água, a educação e a gestão ambiental.


JornalDiario

2007-06-25 11:53:00

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso