Fim de tarde no paraíso


Miradouro de Santa Iría, Porto Formoso, Domingo, ‎16‎ de ‎Setembro‎ de ‎2007, ‏‎18:31:58

Comentários

aguia disse…
Apesar da inveja de muita gente este continua a ser um dos melhores miradorouros da nossa ilha. É pena não se chamar Miradouro do Porto Formoso ou Miradouro da Costa Norte.
Desta zona podemos observar uma das zonas mais belas dos Açores, que fica destoada com o abandono a que foram votados os banhos da Ladeira da Velha.
Situações destas só são possiveis numa Câmara Municipal incompetente e arrogante para com as gentes do Porto Formoso.
sono1 disse…
A escola EB1/JI Padre Doutor Laudalino da Câmara Moniz de Sá, Porto Formoso, no próximo dia catorze de Dezembro pelas 19:30 organiza uma cantata de Natal. Envolvendo toda a comunidade escolar, professores, alunos, auxiliares de educação e pais. Incluindo as forças vivas desta freguesia, grupo coral, grupo de jovens, grupo folclórico, esta iniciativa promete ser um sucesso! Este grupo irá percorrer algumas ruas do Porto Formoso, onde os alunos desta escola irão recriar algumas personagens bíblicas.

É sem dúvida mais uma excelente iniciativa deste estabelecimento de ensino convidando toda a comunidade a “entrar” no espírito desta quadra!

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
Sem duvida um paraiso sem igual no mundo, e fico muito feliz por partilhar com todos os que nos visitam aqui na casa, que adquiri no porto formoso uma casa aonde poderei passar as minhas ferias e não só, fiquei muito feliz por concretizar este negocio é pena só se poder ter este sonho com muito custo e empenho de toda a minha familia ( marido e filhos ).
Mas já realizei o meu/nosso grande sonho que era ter uma casa na minha terra natal.

Margarida Medeiros Aguiar
aguia disse…
Na altura das últimas eleições para a Câmara da Ribeira Grande os simpatizantes do PSD apelavam ao voto naquele partido pelo facto de haver na lista um elemento do Porto Formoso. Por outro lado os amantes do PS diziam que santos da casa não faziam milagres.
O tempo veio dar razão aos do PS.
Então não é que o vereador do PSD Humberto Melo perdeu o mandato e o Laudalino Moniz Rodrigues deveria tomar o seu lugar uma vez que era a pessoa que se seguia na lista.
Acontece que o Laudalino Rodrigues escreveu uma carta a recusar o mandato, indo para o seu lugar o Mário Jorge Arruda Teixeira.
Para quê mais comentários?
JASRAPOSO disse…
Faleceu no passado dia 22 do corrente, no Canada, a senhora Laura Araújo Tavares Moniz. Trata-se da primeira mulher que embarcou do Porto Formoso para a cidade de Vancouver. Emigrou para aquela cidade em 1957, com 25 anos de idade. Era casada com o senhor Ernesto Moniz, irmão do professor Moniz, de S. Brás.

Tratava-se de uma figurta muito conhecida na cidade de Vancouver, mercê das suas qualidades intelectuais e humanas.

Amava como ninguém o seu berço natal, ao ponto de ter adquirido a casa dos seus pais, na rua Nossa Senhora do Carmo, onde passava as suas férias.

Teve ainda o mérito de incutir nos seus filhos o amor pelo Porto Formoso, ao ponto de todos eles conhecerem bem a freguesia através dos períodos que cá passam.

Trata-se de pessoas simples, mas também de elevada craveira intelectual que passam desapercebidas na nossa freguesia.

Felizmente que HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE!!!
Anónimo disse…
Lindo Lindo Lindo O melhor miradouro dos Açores
Anónimo disse…
É tão bom acordar e olhar á beira mar esquecemo-nos dos pontos mais fracos da nossa vida e perdemo-nos com tanta beleza que tem esta ilha de São Miguel!!
Anónimo disse…
Linda também é a Ilha Terceira Onde Tenho la parte da minha familia estive la em Agosto e adorei saudações Ilha Terceira ESTARÁS SEMPRE NO MEU PENSAMENTO!
O Regedor disse…
Faz Domingo duas semanas que houve a cheia e o porto dos barcos continua cheio de troncos e lixo que foram arrastados pelas ribeiras.
Fica feio, sujo e dificulta o trabalho dos pescadores.

A câmara ou a secretaria não podem mandar uma máquina e 4 homens para limparem a "nossa areia"?
Anónimo disse…
o blog do mes de novembro está muito pobrezinho!! vamos ver se para o mes de dezembro vai ser uma kousa melhor!
Anónimo disse…
Atenção políticos de esquina!

Vai haver uma lista independente à junta de freguesia em 2009
JASRAPOSO disse…
Há um artigo muito engraçado no jornal "CORREIO DOS AÇORES" do passado dia 28 de Novembro, na página 23, com o título A VELHA LADEIRA DOS MOINHOS.

O seu autor é o senhor Miguel Silva.

Fala dos velhos moinhos do POrto Formoso e da Ladeira da Velha
JASRAPOSO disse…
O artigo é datado de 28/11/07, mas foi publicado na edição de ontem do CORREIO DOS AÇORES
JAGPacheco disse…
“Combate da Ladeira da Velha foi um recontro travado a 3 de Agosto de 1830, no contexto das lutas liberais portuguesas, entre as forças liberais vindas da ilha Terceira e forças da guarnição da ilha de São Miguel, fiéis a D. Miguel, tendo estas sido vencidas, abrindo o caminho à conquista da ilha pelos liberais.
O combate aconteceu nas encostas do vale que da Ribeira do Limo e Cerrado Novo sobem até à Ladeira da Velha, na freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande.”
Fonte wikipédia
As forças liberais vindas da ilha Terceira desembarcaram no pequeno porto da freguesia da Achadinha e marcharam até ao Porto Formoso. Conseguindo assim evitar lugares mais fáceis para entrar na ilha, mas melhor defendidos.
Deste modo evitaram a praia da Ribeira Grande defendida pelo Forte de N. Sr.ª da Estrela (localizado junto ás poças e actualmente desaparecido); O calhau da Maia com o Forte do Espírito Santo (também desaparecido) e a acessível baia do Porto Formoso, defendida pelo Forte da Senhora da Graça (o Castelo) do qual ainda restam vestígios.
Este combate da Ladeira da Velha, não foi uma “escaramuça” ou “recontro”, foi uma importante batalha que marca o “volte face” a favor dos liberais, nesta guerra civil portuguesa (1828 – 1834). Estando muito bem documentada e até referida num dos versos do hino da Maria da Fonte.
Saudações Formosas
aguia disse…
Já está nos jornais o anuncio da Convocatória da Assembleia Municipal para a apresentação, discução e votação do orçamento para 2008.
Com o comportamento da Câmara Municipal para com o Porto Formoso, o Presidente da Junta de Freguesia deveria votar contra estes documentos
Cavalete disse…
Segundo notícia hoje divulgada na RTP Açores, o Governo Regional vai investir cerca de 2 milhoes de euros na requalificação de toda a zona do porto dos barcos. O projecto envolve, entre outras coisas, a recuperação dos castelo, novos acessos ao porto (pela rua das escolas), um pequeno porto para barcos de pesca e outro para embarcações de recreio.

A ver vamos...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso