Escuteiros ou Escoteiros?


Segundo uma fonte segura, há um movimento de algumas pessoas no sentido de reactivar o grupo de escuteiros do Porto Formoso que existiu durante alguns anos da década de 90.
Em Portugal existem dois grandes grupos escotistas: a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE). Na altura o grupo do Porto Formoso pertencia à Associação dos Escoteiros de Portugal que não tem ligação à religião, embora no caso essa ligação existisse, uma vez que, o Padre Francisco era o chefe dos escoteiros e a sede ficava na no salão paroquial e social, propriedade da igreja.
Ainda segundo esta fonte parece haver alguma têndência para o novo grupo pertencer ao CNE, o que irá implicar compra de novas fardas.
Certo, certo é que há interesse de fazer renascer o movimento escotista no Porto Formoso, ou será escutista?
Veremos.
Comentários
Consulte melhor o seu arquivo, porque penso que já havia um agrupamento antes dessa data. É isso que diz o meu tio. Esse agrupamento tinha como chefe o sr José Martins irmão do do padre João Furtado e o mecenas era o sr. Artur Moniz.
Nos Açores existem diversos organismos que se dedicam à preparação de congressos, colóquios e conferências sobre as crianças.
É costume elaborar-se uma lista de pessoas a convidar para integrar a respectiva Comissão de Honra para se discutir AS CRIANÇAS. Aparecem depois algumas entidades patrocinadoras, muitas vezes com objectivos no mínimo duvidosos
Há posteriormente uma série de discursos e troca de elogios entre os presentes, que terminam num bruto jantar de trabalho.
Terminado o evento, com a necessária cobertura da comunicação social, estes protagonistes esquecem-se do principal - AS CRIANÇAS.
A educação actual dadas às crianças, tanto a nível familiar como de formação escolar, fazem pensar que os adultos estão a compromoter o mundo de amanhã.
Penso que esta iniciativa da reactivação dos escoteiros no Porto Formoso, é mais uma tentativa de colmatar a lacuna criada pelos pais e professores na formação da personalidade da nossa juventude.
Portanto, uma iniciativa a apoiar.
A D. Inês Pastor é natural do Porto Formoso, onde nasceu em Dezembro de 1939.
O concurso "parece" ter sido legal, mas agente sabe que de uma casa do povo que não tem eleições faz para mais de dez anos não se espera grande coisa.
Adeus
Como estamos em campanha eleitoral nada é de estranhar.
Pobre de quem paga os seus impostos. Felizmente que ainda há umas senhoras que conseguem assegurar os serviços mínimos na igreja.
O concurso foi aberto no dia 22 de abril apresentando-se as empresas concorrentes. Foi adiado por 15dias e até agora nada. Dizem as más linguas que havia muitas irregularidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o presidente que se demita!!!!!!
Verdade seja dita, e doa a quem doer, quem mais tem feito pelos idosos da nossa freguesia tem sido o pároco leonardo cabral. Umas vezes bem outras até menos bem, mas tem sido ele. Não me considero, de forma alguma um defensor assíduo do padre, mas talvez pontual.
Como correram as actividades do grupo de jovens no dia da criança? Houve muita adesão dos pais sono1?
Basta um bocadinho de boa vontade para se deduzir o seguinte:
1 - As pessoas serão transportadas para Ponta Delgada em viaturas de amigos ou de entidades públicas. Custo praticamente nulo.
2 - Vão viajar de barco. Há um protocolo entre o Governo Regional e a Atlanticoline em que as pessoas com mais de 65 anos viajam a um preço extremamente reduzido.
3 - Devem ficar hospedados numa instituição de solidariedade social, sem custos.
Em resumo, estamos a falar de meia dúzia de trocos, que apenas constitui problema para os que só sabem ver a parte negativa das coisas.
Melhor seria se nos recordássemos que a maioria daquelas pessoas nunca teve um mês de férias, nunca recebeu um subsídio de férias, mas soube sobreviver às adversidades.
TENHAM BOA VIAGEM E DIVIRTAM-SE, QUE BEM MERECEM.
Este comentário é muito pequeno para mencionar tudo o que o Padre Leonardo tem feito de bom desde que chegou às nossas fregresias:
- lutou como ninguém para melhorar os equipamentos e as condições físicas das duas igrejas: sistema de som, pinturas interiores e exteriores, recuperação de santos e ornamentos religiosos, sinos elétricos, etc.
- introduziu originalidade em algumas celebrações religiosas como missas do galo e outras,
- quase todos os anos aparece uma nova procissão que merece sempre a participação de muitas pessoas;
- lidera uma das melhores procissões dos Açores, a da Nossa Senhora da Graça;
- nas missas da festa ornamenta de forma maravilhosa as igrejas com os melhores arranjos florais;
- tem feito um trabalho excelente com os grupos de idosos promovendo um convívio que tem dado "anos de vida" a muitas senhoras;
- promove sempre a participação do grupo de idosos e de outros paroquiantes em retiros espirituais e em passeios por S. Miguel e agora, com muito mérito, em S. Maria.
- tem liderado as iniciativas de partilha social nas freguesias;
- tem promovido cortejos alegóricos sempre muito queridos pela população;
- etc, etc, etc...
Nos dias de hoje é muito díficil exercer as funções de Padre mas o Padre Leonardo é sem dúvida um dos motores do dinamismo social e cultural do Porto Formoso e S. Brás.
A maioria dos nossos políticos só dá a cara na altura das eleições. Pode parecer impressão minha mas raramente ouço falar de iniciativas das oposições das juntas, das juventudes partidárias do Porto Formoso, de visitas dos membros da CMRG ao Porto Formoso e, no entanto, várias vezes durante o ano o Padre Leonardo tem que dar a cara solicitando um pequeno contributo da população do Porto Formoso.
Pertinente e actual, o seu fundador e suas colaboradoras com este acto prestam um grande serviço à freguesia, colmatando desta forma uma lacuna social existente. A atenção e ocupação dos nossos idosos!
Certamente que os “jovens formosos” agradecem!
Com um forte abraço.
Longe vai o tempo que o Padre falou mal do blog na eucaristia de domingo.
Adeus
baptisa -os na Igreja não serviu de nada.
Apesar de o conteúdo dos comentários nada ter a ver com o post fica dado mais um passo do Porto Formoso rumo ao séc. XIX. Não, não me enganei no século. Queria dizer século 19, isto é, dezanove!
Foi no século dezanove que se deu o fim da inquisição e, finalmente, a Igreja deixou de ter o poder repressivo e castrador das consciências que condicionou a idade média.
Pois bem, com dois séculos de atraso viu-se, finalmente, neste post, uma discussão aberta acerca de temáticas da Igreja.
Pode-se proclamar enfim o fim da inquisição no Porto Formoso, salvo as devidas proporções.
Antes, ninguém se atrevia a dizer uma espinha sobre a Igreja! Salvo seja!
Os tempos mudaram e não era sem tempo, pois vamos para já no século XXI. e assistimos a uma discussão sobre a Igreja, como já referi.
Contudo, toda esta discussão foi feita so a capa do ANONIMATO.
Sendo assim, será que a "inquisição" chegou mesmo ao fim?
Ou ainda todos temos medo de dar a cara ao apontar erros à Igeja?
Tenho dito
como vão os banhista neste verão tomar banho na famosa e melhor praia do concelho da ribeira grande?
há...há...há...
se isso fosse verdade a nossa praia seria um caus.
uma brincadeira de bom gosto.
não levem a mal.
a disputa de serem os mais fortes. é o outeiro, os calços e dentro de dias as canadas. há freguesias que fazem um império do espírito santo, mas é como deve de ser. agora ás pingas, mija o gato. Na minha terra do pico da pedra as coisas são mais evoluídas. aí no porto formoso não evoluem nada ,sempre a mesma coisa e a mesma treta...
Vai quem quer e acredita quem quer.´hA gente que gosta de lapas e quem não gosta, capiche?
Ei pá! esses anónimos já parecem moscas...pena é o blog não ser, efectivamente, o "barracão"!
Um bem haja. josé braga furtado.
Tirando isto concordo contigo
Se o C. Ronaldo for contratado pelo Real Madrid irá receber líquidos (sim, liquidos!) cerca de 400.000 euros por semana, o que dá 80.000 euros por dia se considerarmos 5 dias úteis ou 57.143 euros por dia se considerarmos os 7 dias da semana. É FENOMENAL!!
É porreiro começar um comentario com o nome de alguém, que sou...estranho é eu terminar este comentario sem saber quem és tu!Ficava-te bem!Força ai!
Braga.
A Câmara merece um louvor por tão grande esmola.
Ao contrário, a Casa do Povo da Maia recebeu um bruto subsídio. Para divertimento, o Jaime Rita afastou-se sa sala na altura da votação.
Viva a desgovernação da Câmara... Começaram a obra no jardim da Ribeira do Lugar há quinze dias e ainda não acabaram,
É o dia do orgulho de se ser quem é.
Hoje o dez de Junho é o dia de Portugal e das Comunidades.
É uma oportunidade de vermos, através dos programas comemrativos, a importância dos nossos emigrantes nas comunidades onde se inserem, em contraste com a mediocridade que temos dentro de portas.
O nosso país encontra-se na cauda da Europa porque nos preocupamos muito pouco com a instrução e a educação das pessoas, de tal forma que temos uma sociedade onde predomina o ódio e a vingança.
Estes vícios, próprios das sociedades selvagens, também atingem a nossa comunidade.
Discutimos se o padre veste de verde ou encarnado, mas nada sabemos de religião.
Criticamos a Casa do Povo, mas não nos damos ao trabalho de sermos seus sócios para podermos intervir na respectiva gestão.
Discutimos a política da Junta de Freguesia, mas não copmparecemos nas reuniões da respectiva Assembleia.
Em resumo, temos a grande capacidade de vizualizar claramente os defeitos e as falhas dos outros, mas não conseguimos dislumbrar a nossa mediocridade.
Com este comportamento não será dificil prever o nosso futuro...