Escuteiros ou Escoteiros?

Emblemas da AEP (à esquerda) e da CNE (à direita)

Segundo uma fonte segura, há um movimento de algumas pessoas no sentido de reactivar o grupo de escuteiros do Porto Formoso que existiu durante alguns anos da década de 90.
Em Portugal existem dois grandes grupos escotistas: a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE). Na altura o grupo do Porto Formoso pertencia à Associação dos Escoteiros de Portugal que não tem ligação à religião, embora no caso essa ligação existisse, uma vez que, o Padre Francisco era o chefe dos escoteiros e a sede ficava na no salão paroquial e social, propriedade da igreja.
Ainda segundo esta fonte parece haver alguma têndência para o novo grupo pertencer ao CNE, o que irá implicar compra de novas fardas.
Certo, certo é que há interesse de fazer renascer o movimento escotista no Porto Formoso, ou será escutista?
Veremos.

Comentários

aguia disse…
Sr. Regedor,
Consulte melhor o seu arquivo, porque penso que já havia um agrupamento antes dessa data. É isso que diz o meu tio. Esse agrupamento tinha como chefe o sr José Martins irmão do do padre João Furtado e o mecenas era o sr. Artur Moniz.
JASRAPOSO disse…
O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Nos Açores existem diversos organismos que se dedicam à preparação de congressos, colóquios e conferências sobre as crianças.

É costume elaborar-se uma lista de pessoas a convidar para integrar a respectiva Comissão de Honra para se discutir AS CRIANÇAS. Aparecem depois algumas entidades patrocinadoras, muitas vezes com objectivos no mínimo duvidosos

Há posteriormente uma série de discursos e troca de elogios entre os presentes, que terminam num bruto jantar de trabalho.

Terminado o evento, com a necessária cobertura da comunicação social, estes protagonistes esquecem-se do principal - AS CRIANÇAS.

A educação actual dadas às crianças, tanto a nível familiar como de formação escolar, fazem pensar que os adultos estão a compromoter o mundo de amanhã.

Penso que esta iniciativa da reactivação dos escoteiros no Porto Formoso, é mais uma tentativa de colmatar a lacuna criada pelos pais e professores na formação da personalidade da nossa juventude.

Portanto, uma iniciativa a apoiar.
JASRAPOSO disse…
A pintora Inês Pastor vai expôr 44 quadros no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada. Esta exposição vai abrir ao público na próxima 4ª Feira e encerrará a 15 de Junho.

A D. Inês Pastor é natural do Porto Formoso, onde nasceu em Dezembro de 1939.
Anónimo disse…
O grupo de escuteiros fez um tabalho interessante no tempo. Tenho a certeza de que se abrir escuteiros de novo vai haver muitos jovens a participarem.
Anónimo disse…
Se abrir também quero entrar
Anónimo disse…
Notícia de ultima hora o concurso da casa do povo foi impugnado.
deus2deus disse…
Meu deus! Se for verdade a casa do povo vem abaixo antes do concurso ter um fim.

O concurso "parece" ter sido legal, mas agente sabe que de uma casa do povo que não tem eleições faz para mais de dez anos não se espera grande coisa.

Adeus
Anónimo disse…
cambada de mentirosos as propostas não foram abertas e já estão a falar mal
aguia disse…
O pároco do Porto Formoso vai passar o fim de semana na ilha de Santa Maria na companhia de algumas pessoas também daqui. Como essas viagens se fazem com dinheiro e a Igreja não tem vintém é facil deduzir que irão à custa do Estado.
Como estamos em campanha eleitoral nada é de estranhar.
Pobre de quem paga os seus impostos. Felizmente que ainda há umas senhoras que conseguem assegurar os serviços mínimos na igreja.
Anónimo disse…
se a inveja fizesse cair as asas a águia andava depenada...
Anónimo disse…
A Viagem a Santa Maria é um sonho á muito por se realizar. Agora ,á custa do estado e do bolso de algúem não conrresponde à verdade. Cada pessoa que pertence ao Centro de Convívio de Idosos, vão do seu próprio bolso. Agora digo, que é de louvar, quem se interesse pelas pessoas de avançada idade.É de louvar a criação do Centro de Convívio de Idosos do Porto Formoso. Não estão no esquecimento e há quem faz caso deles. falar é fácil, mas tomar iniciativas como esta, é esperar para ver. Força Idosos de Porto Formoso e muitos Parabéns quem teve a ideia de fazer caso deles.
Anónimo disse…
Santa Maria é portanto uma bela terra, uma bela ilha cheia de encanto e serenidade, um lugar óptimo para passar algum tempo e recuperar da labuta do dia a dia.
Anónimo disse…
O deus2deus tem mesmo a razão a casa do povo vem mesmo abaixo.
O concurso foi aberto no dia 22 de abril apresentando-se as empresas concorrentes. Foi adiado por 15dias e até agora nada. Dizem as más linguas que havia muitas irregularidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
o presidente que se demita!!!!!!
Anónimo disse…
estou de acordo que se faça a viagem com os idosos mas agora dizer que eles vão do seu próprio bolso tem dó tomarem eles terem dinheiro para pagar os medicamentos com a miséria da reforma que recebem
Anónimo disse…
Caro blogger águia! Não desprezando as suas antigas funções políticas, e refiro-me às relacionadas com a Juventude Socialista, quem pagava as viagens e despesas de estadia? Em parte retirou muito do seu bolso, acredito que sim, mas não convém esquecer que as forças partidárias de forma indirecta também recebem fundos do estado. E não vale de muito contra-argumentar o o´bvio sob pena de se cair na descrença.
Verdade seja dita, e doa a quem doer, quem mais tem feito pelos idosos da nossa freguesia tem sido o pároco leonardo cabral. Umas vezes bem outras até menos bem, mas tem sido ele. Não me considero, de forma alguma um defensor assíduo do padre, mas talvez pontual.
Como correram as actividades do grupo de jovens no dia da criança? Houve muita adesão dos pais sono1?
JASRAPOSO disse…
Os seniores vão passear. Fazem muito bem.

Basta um bocadinho de boa vontade para se deduzir o seguinte:

1 - As pessoas serão transportadas para Ponta Delgada em viaturas de amigos ou de entidades públicas. Custo praticamente nulo.

2 - Vão viajar de barco. Há um protocolo entre o Governo Regional e a Atlanticoline em que as pessoas com mais de 65 anos viajam a um preço extremamente reduzido.

3 - Devem ficar hospedados numa instituição de solidariedade social, sem custos.

Em resumo, estamos a falar de meia dúzia de trocos, que apenas constitui problema para os que só sabem ver a parte negativa das coisas.

Melhor seria se nos recordássemos que a maioria daquelas pessoas nunca teve um mês de férias, nunca recebeu um subsídio de férias, mas soube sobreviver às adversidades.

TENHAM BOA VIAGEM E DIVIRTAM-SE, QUE BEM MERECEM.
Cavalete disse…
O dinamismo do Padre Leonardo no Porto Formoso e em S. Brás tem sido das melhores coisas que estas duas freguesias ainda se podem orgulhar.

Este comentário é muito pequeno para mencionar tudo o que o Padre Leonardo tem feito de bom desde que chegou às nossas fregresias:
- lutou como ninguém para melhorar os equipamentos e as condições físicas das duas igrejas: sistema de som, pinturas interiores e exteriores, recuperação de santos e ornamentos religiosos, sinos elétricos, etc.
- introduziu originalidade em algumas celebrações religiosas como missas do galo e outras,
- quase todos os anos aparece uma nova procissão que merece sempre a participação de muitas pessoas;
- lidera uma das melhores procissões dos Açores, a da Nossa Senhora da Graça;
- nas missas da festa ornamenta de forma maravilhosa as igrejas com os melhores arranjos florais;
- tem feito um trabalho excelente com os grupos de idosos promovendo um convívio que tem dado "anos de vida" a muitas senhoras;
- promove sempre a participação do grupo de idosos e de outros paroquiantes em retiros espirituais e em passeios por S. Miguel e agora, com muito mérito, em S. Maria.
- tem liderado as iniciativas de partilha social nas freguesias;
- tem promovido cortejos alegóricos sempre muito queridos pela população;
- etc, etc, etc...

Nos dias de hoje é muito díficil exercer as funções de Padre mas o Padre Leonardo é sem dúvida um dos motores do dinamismo social e cultural do Porto Formoso e S. Brás.

A maioria dos nossos políticos só dá a cara na altura das eleições. Pode parecer impressão minha mas raramente ouço falar de iniciativas das oposições das juntas, das juventudes partidárias do Porto Formoso, de visitas dos membros da CMRG ao Porto Formoso e, no entanto, várias vezes durante o ano o Padre Leonardo tem que dar a cara solicitando um pequeno contributo da população do Porto Formoso.
Anónimo disse…
Parabéns ao Padre Leonardo por esta iniciativa com os idosos! Queria dizer ao blogger cavalete que gostei muito do seu comentário. Concordo plenamente consigo!
Anónimo disse…
É assim mesmo b..
Anónimo disse…
com tantas virtudes enumeradas pelo blogger cavalete é pena não ter só mais uma (simplesmente uma) e que DEUS ia gostar muito que é menos foclórico e manter a nossa Igreja sempre cheia de pessoas que é pena de ver aos domingos meia dúzia de pessoas a participar na Eucaristia Dominical.
sono1 disse…
A criação do Centro Convívio de Idosos do Imaculado Coração de Maria é uma iniciativa louvável!
Pertinente e actual, o seu fundador e suas colaboradoras com este acto prestam um grande serviço à freguesia, colmatando desta forma uma lacuna social existente. A atenção e ocupação dos nossos idosos!

Certamente que os “jovens formosos” agradecem!

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
É um comentário desnecessário,o do anónimo das 12h40. Porque não é competencia do padre fazer com que as pessoas vão à missa. Cada peesoa em si é que tem que saber viver e praticar a sua fé. Só vai à missa se quer. Realmente aqui no Porto Formoso muita gente está desligada da religião católica, mas a culpa não é do Padre ele tem feito muito para dinamizar a comunidade, só que não tem havido por parte da população uma resposta positiva.
deus2deus disse…
Não se sabia que o Padre tem mais apoiantes na Casa da Mosca do que o numero de gente que vão à missa.
Longe vai o tempo que o Padre falou mal do blog na eucaristia de domingo.

Adeus
Anónimo disse…
anónimo das 16h09 então não é ao Sr. Padre que cabe divulgar a palavra de DEUS e explicar aos cristãos que sem DEUS a nossa vida neste mundo que é de passagem não tem qualquer sentido mas para falares assim deves ser mais um daqueles que és cristão porque os teus pais obrigaram-te a isso através do baptismo, e se és casado e casaste na Igreja e se tens filhos e
baptisa -os na Igreja não serviu de nada.
Anónimo disse…
Tem mais apoiantes virtuais mas na igreja nem velos
Anónimo disse…
A piada é que ninguém se lembra dos escuteiros ou escoteiros!!!
Anónimo disse…
Kantos velhos vão? isso vai ser um fim de semana para por os enredes em dia!
Anónimo disse…
O Regedor pode não ter acertado no título do post desta vez mas de certeza que acertou em cheio no nome do blog: A CASA DA MOSCA. Para quem conhece, como a maioria de nós, aquele local, fica convencido de que não há casa mais mosca do que essa!
O Regedor disse…
Aos anónimos e demais

Apesar de o conteúdo dos comentários nada ter a ver com o post fica dado mais um passo do Porto Formoso rumo ao séc. XIX. Não, não me enganei no século. Queria dizer século 19, isto é, dezanove!
Foi no século dezanove que se deu o fim da inquisição e, finalmente, a Igreja deixou de ter o poder repressivo e castrador das consciências que condicionou a idade média.
Pois bem, com dois séculos de atraso viu-se, finalmente, neste post, uma discussão aberta acerca de temáticas da Igreja.
Pode-se proclamar enfim o fim da inquisição no Porto Formoso, salvo as devidas proporções.
Antes, ninguém se atrevia a dizer uma espinha sobre a Igreja! Salvo seja!
Os tempos mudaram e não era sem tempo, pois vamos para já no século XXI. e assistimos a uma discussão sobre a Igreja, como já referi.

Contudo, toda esta discussão foi feita so a capa do ANONIMATO.
Sendo assim, será que a "inquisição" chegou mesmo ao fim?
Ou ainda todos temos medo de dar a cara ao apontar erros à Igeja?

Tenho dito
Anónimo disse…
É impresionante. Pedrada atrás de Pedrada. Todos apontam, mas esquecem-se que também são Igreja, porque foram Baptizados. Será ? Ou foi com serveja ? O Padre, coitado faz o que pode.Proclama a Palavra de Deus para a felicidade das pessoas e luta sempre pelo bem das pessoas. Agora ele, não é um deus, mas Humano como nós.Mas é diferente de nós. Tem poder de transformar o Pão no Corpo de Cristo pela acção do Espírito Santo. Nem os Anjos conseguem fazer isso. É defacto uma das maravilhas de Deus na terra. Só que todos olham para o material. E na minha maneira ver as coisas,este simples MINSTRO DE CRISTO ,não faz mais, porque não consegue fazer milagres. Mas faz maravilhas se todos dessem as mãos e fossem unidos. há... Como seriam diferentes. Deus é o mesmo PAI de todos. Só que muitos esquecem desta realidade. É pena das pessoas do Porto Formoso não serem unidas. A nossa Freguesia seria um exemplo a dar a outros. Muitas outras coisas estarim em 2º Plano. E DEUS EM 1º LUGAR. É para isso que serve a Igreja, para sermos todos irmãos. Para sermos todos uma família. Agora, se querem estar juntos como FAMÍLIA ,pois é ao Domingo que ELA se reúne numa CASA que fica no centro da nossa Freguesia, CHANADA CASA DE DEUS. Não é difícil saberes onde fica. Tem uma Cruz no cimo e uma torre com sinos. Mas parece que toca para as MOSCAS. E as moscas só querem é boa merda. Faz a experiência :vai para o quintal e toca a cagar. O que vês? Só moscas á volta do conteúdo. Portanto parece que gostam mesmo é de merda.
Anónimo disse…
Meus caros Blá Blá. Em vez de lavarmos roupa suja, devíamos, isso sim de pormos todos ao espelho e vermos as nossas lindas caras. Isso é demais, falar da vida dos outros. Que tristeza ! Parece que são todos uns super. Mas vejo que são todos iguais. Devíamos falar mais de coisas positivas e entrar em acção. Desenvolver mais a nossa terra e não criticar. Sermos os primeiros a fazer alguma coisa pela nossa terra e não esperar que outros façam por nós. Caso contrário vamos ficar sempre da mesma maneira. É preciso ter lata. vamos evoluir um pouco. Estamos em pleno século XXI. Vamos lutar todos pelo mesmo objectivo. O nosso lindo porto formoso a terra que nasci.
Anónimo disse…
Notícia de última hora: assalto na praia dos moinhos. três homens com carapuça preta roubavam a areia da praia. a pobre praia ficou sem areia. e esta eh...
como vão os banhista neste verão tomar banho na famosa e melhor praia do concelho da ribeira grande?
há...há...há...
se isso fosse verdade a nossa praia seria um caus.
uma brincadeira de bom gosto.
não levem a mal.
Anónimo disse…
A Maia vai levar em efeito a VII semana cultural, porque não fazer uma semana cultural no porto formoso ,integrada nas festas da Senhora da Graça. Ficariam todos a ganhar.Os emigrantes ficariam mais satisfeitos e contentes por estarem presentes, seria uma boa aposta para o turismo, mas na realidade cada organismo pucha para o seu lado. basta ver os impérios do espírito santo no porto formoso, cada um para seu lado. peditório daqui e dali. as pessoas tão cansadas de tanta pediche. Mais parece o jogo da macacada. a freguesia cada vez mais desunida.
a disputa de serem os mais fortes. é o outeiro, os calços e dentro de dias as canadas. há freguesias que fazem um império do espírito santo, mas é como deve de ser. agora ás pingas, mija o gato. Na minha terra do pico da pedra as coisas são mais evoluídas. aí no porto formoso não evoluem nada ,sempre a mesma coisa e a mesma treta...
Anónimo disse…
O anónimo das 2:46 deve ser "pastor" e queria ter sido padre.
Vai quem quer e acredita quem quer.´hA gente que gosta de lapas e quem não gosta, capiche?
Anónimo disse…
e o do porto, também faz parte da lista?
Anónimo disse…
Poxa....a nossa freguesia tem gente tão ignorante!!!!!!!!!!!!! Vejam lá como falam, isto dá mau aspecto para as pessoas de fora da freguesia k consultam o blog... É uma vergonha!!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
realmente... muita gente sem um pingo de inteligência. Têm cérebros de macacos.
Anónimo disse…
Dá-me a ideia que estamos a voltar aos primeiros meses de blog... os insultos... as más linguas... Bem vindo ao Porto Formoso REAL!
Anónimo disse…
O tema do Post a mim diz pouco, muito menos os pormenores "co" e "cu" duma palavra que nada tem a ver com a palavra «escutar»...passo por aqui, como se estivesse a correr...

Ei pá! esses anónimos já parecem moscas...pena é o blog não ser, efectivamente, o "barracão"!

Um bem haja. josé braga furtado.
Anónimo disse…
Braga, o pormenor do post é o "u" e o "o" e não o "co" e o "cu"!
Tirando isto concordo contigo
Cavalete disse…
Grande CRISTIANO RONALDO!

Se o C. Ronaldo for contratado pelo Real Madrid irá receber líquidos (sim, liquidos!) cerca de 400.000 euros por semana, o que dá 80.000 euros por dia se considerarmos 5 dias úteis ou 57.143 euros por dia se considerarmos os 7 dias da semana. É FENOMENAL!!
Anónimo disse…
"Tirando isto concordo contigo"...estás a te comparar a uma mosca!
É porreiro começar um comentario com o nome de alguém, que sou...estranho é eu terminar este comentario sem saber quem és tu!Ficava-te bem!Força ai!

Braga.
aguia disse…
Já estão no site da Câmara mais duas actas, onde se pode ver a distribuição de uma série de subsídios. Ao Porto Formoso coube o perdão de um imposto á Comissão da Igreja que não chega a 100 euros.
A Câmara merece um louvor por tão grande esmola.
Ao contrário, a Casa do Povo da Maia recebeu um bruto subsídio. Para divertimento, o Jaime Rita afastou-se sa sala na altura da votação.
Viva a desgovernação da Câmara... Começaram a obra no jardim da Ribeira do Lugar há quinze dias e ainda não acabaram,
JASRAPOSO disse…
Na escola primária aprendi que o dez de Junho é o DIA DA RAÇA.

É o dia do orgulho de se ser quem é.

Hoje o dez de Junho é o dia de Portugal e das Comunidades.

É uma oportunidade de vermos, através dos programas comemrativos, a importância dos nossos emigrantes nas comunidades onde se inserem, em contraste com a mediocridade que temos dentro de portas.

O nosso país encontra-se na cauda da Europa porque nos preocupamos muito pouco com a instrução e a educação das pessoas, de tal forma que temos uma sociedade onde predomina o ódio e a vingança.

Estes vícios, próprios das sociedades selvagens, também atingem a nossa comunidade.

Discutimos se o padre veste de verde ou encarnado, mas nada sabemos de religião.

Criticamos a Casa do Povo, mas não nos damos ao trabalho de sermos seus sócios para podermos intervir na respectiva gestão.

Discutimos a política da Junta de Freguesia, mas não copmparecemos nas reuniões da respectiva Assembleia.

Em resumo, temos a grande capacidade de vizualizar claramente os defeitos e as falhas dos outros, mas não conseguimos dislumbrar a nossa mediocridade.

Com este comportamento não será dificil prever o nosso futuro...
Anónimo disse…
o 10 de Junho devia voltar a ser o Dia da Raça. Falta raça às gentes do Porto Formoso...
Anónimo disse…
onde estão as fotos de santa maria dos idosos da nossa freguesia senhor regedor?

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso