Eleição - Assembleia Legislativa Regional


Observando todas as oito eleições anteriores para a Assembleia Legislativa Regional ocorridas no Porto Formoso, desde 1976 até 2004, verifica-se que o PSD ganhou duas eleições e o PS seis. As vitórias do PSD ocorreram em 1980 e 1992.
Isto é, mesmo nos tempos aúreos do mota-amaralismo, altura em que o PSD obtinha maiorias absolutas de fazer corar os socialistas, o PS consegui obter vitórias na nossa freguesia (1984 e 1988).
Observando que tanto a Câmara Municipal da Ribeira Grande, tanto a Junta de Freguesia quando querem apresentar obra feita no Porto Formoso "colam-se" às obras realizadas pelo Governo Regional suportado pelo PS.
(ver a acta da CMRG para verificar que as questões levantadas sobre o Porto Formoso irão ficar para idéias futuras ou para serem averiguadas no futuro... e claro, o futuro é infinito!)
Observando, a operação de charme feita pelo Governo Regional com o lançamento da primeira pedra do Porto de Pescas.
Observando que no Porto Formoso só existe mobilização no PSD quando se trata de eileições autárquicas.
Observando tudo isto, não é preciso ir ao mestre Ginquinha para apostar que o PS vai ganhar as eleições.
Enquanto isto, sugiro, no dia 18 de Outubro uma ida ao Teatro Micaelense, em jeito de reflexão para as eleições, para o I Seminário - Ao Encontro do Chá, promovido pela Confraria do Chá Porto Formoso.
Resultados da última eleição para a Assembleia Legislativa Regional (2004)
PS - 520
PSD - 148
PCP/PEV - 6
BE - 0
MPT - 0
PDA - 1
PPM - 2

Comentários

Manuel Janeiro disse…
Peço licensa e solicito atrever-me também à opinar e palpitar mais uma vez, junto à "A Casa da Mosca", apesar de estar muito longe e do outro lado do mundo. Mas garanto que minha intervenção, tem apenas caráter de somar, elucidar, ilustrar e enobrecer a importância de tais eleições, junto à voces aí no Porto Formoso, da mesma forma que o são para todos em qualquer parte do mundo. Nós aquí no Brasil tivemos Eleiçoes no penúltimo final de semana dia 05/Outubro/2008, para os Politicos.

=> 128.806.592 de Eleitores Brasileiros votaram em todo o Brasil.
=> 5.563 Municipios (Cidades/FREGUESIAS) do Brasil, tiveram representação Politica.
=> 51.225 Politicos que foram eleitos em todo o Brasil.

Aí, na Ilha de São Miguel, embora a Sistemática e as Condições das Eleições, sejam diferentes;
=> Número Eleitores:102.503
=> 19 Deputados


Não importa, em qualquer parte do Mundo, as Eleições, sempre são e sempre serão de extrema importância, haja visto até mesmo as eleições da América entre (Barack Obama ou John Mccain), tidos e considerados, como "os donos do mundo !!!" ...

Deixo portanto, aqui:
=> REFLEXÃO PARA AS ELEIÇÕES:
... Não há Ricos, Não há Pobres, Não há Patrões, Não há Empregados: _ Há apenas Eleitores ... É o nosso Voto, que vai ajudar a definir o Futuro da nossa FREGUESIA e de todos que estão à nossa volta ...

Deixo também, alguns Links, das Conscientizações, da Mídia e dos Órgãos de Comunicação, que nós tivemos por aquí no Brasil, durante as últimas Eleições da Semana Passada, vale à pena ver, são interessantes:

=> O Nosso Futuro através das Eleições

=> A Importância do Nosso Voto

=> Votação Consciente

Obrigado
Manuel Janeiro
Atéh mais ... e atéh a próxima ...
Fiquem todos com Deus ...
Manuel Janeiro disse…
Oooopppssss ...
Seguem os Links corretos, descritos no meu comentário acima; por favor, agora voces, podem clicar, que eles serão acessados (baixados/downloads):

REFLEXÕES:

=> O Nosso Futuro através das Eleições

=> A Importância do Nosso Voto

=> Votação Consciente

Grato
... um BEM haja à todos ...
aguia disse…
Fico pasmada quando olho para as manilhas que colocaram na ribeira para fazerem a travessia para o castelo. Aquilo não é ponte nem é nada, vai continuar a ribeira a correr a céu aberto para o mar na companhia dos esgostos das casas.
Espero que seja uma ilusão óptica da minha parte, mesmo sem usar óculos.
Luis-Furtado disse…
Então primo Aguia
pediste ao regedor para abrir um post sobre as eleições , depois do post aberto vens falar em esgostos que agora a que estão no principio e nem sabes o futuro das obras !

o homen atina
deus2deus disse…
A campanha passa ao lado do Porto Formoso.
Até parece que não vai haver eleiçoes!

Certo Certo é que se não fosse o governo não se fazia nada no Porto Formoso e se fosse pela câmara não passavamos da cepa torta.

Adeus
certo disse…
Alguém sabe quais são as propostas dos dois principais partidos para o próximo mandato?

Considero-me um cidadão politicamente activo (o que não significa ter que ir a comícios), mas não faço a mínima de quais são estas propostas... vindas de quem de direito!
Vejo os candidatos a falarem do qure fizeram e do que os outros não fizeram, mas não vejo propostas para o futuro.

Vou votar PS, mas porque a alternativa não me convence nada...
Estava na altura do PSD entrar para que não se criem mais raízes.. e rebentos dentro da máquina socialista (governamental)!
certo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jabf disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jabf disse…
As Eleições Legislativas Regionais deste ano é para preencher calendário!
Com a idade que tenho não me lembro para que eleição serviu o meu unico e desfazado voto. Nunca achei que a politica merecesse o meu voto de confiança.
A politica só me serve para tema de conversa, quando o Benfica não ganha.
O meu direito como cidadão é ter o dever de não me compremeter sabendo de antemão que não irei cumprir, isso de forma assertiva .
A rétórica, a demagogia hipócrita e, sobretudo, o poder da manipulação, exercido nas campanhas eleitorais, faz-me recordar o dia em que compreendi que o Pai Natal não existia.
Se a cruz que se põe no quadradinho de voto fosse a mesma cruz que é a vida que se tem, então ai eu votava! Era sinal que eu e muitos outros deixavavam de a carregar...
(...)Se para Presidente do Governo Regional concorressem, no minimo, duas boas senhoras boas... eu arriscava dois risquinhos no quadradinho.
A beleza dos Açores merece que uma presidente,para além da competência, seja bela como as nove ilhas!
-----------------------------------

Eu voto... SLB!


Um abraço.
certo disse…
mas tambémn desta forma não vamos a aldo nenhum...
JASRAPOSO disse…
Eu vou votar no próximo Domingo na minha freguesia do Porto Formoso, apesar de lá só passar os fins de semana e alguns períodos das férias.

Votarei num político da minha geração para presidente do governo regional. Votarei para eleger um conjunto de deputados que saberão fiscalizar esse mesmo governo.

Votarei porque não quero depender dos votos de terceiros.

Votarei numa equipa de pessoas que conheço, capazes de lidar com o futuro e com as inovações que ele trará.

Votarei naqueles que melhor sabem servir os Açores.
JASRAPOSO disse…
O PARTIDO SOCIALISTA DO MÁRIO SOARES, DO JAIME GAMA, DO SILVANO NEVES PEREIRA e DO JOSÉ MANUEL GARCIA TEVE MENOS UM VOTO NO PORTO FORMOSO.

Nos anos pós 25 de Abril havia muitas sessões de esclarecimento no Porto Formoso, por parte dos partidos políticos e dos militares do MFA. Essas sessões decorriam principalmente em dois lugares - na escola primária do Outeiro onde hoje se está a construir o multiusos e na garagem da família Moniz de Sá, no Ramalho.

O Partido Socialista usava o primeiro edifício por ser público e o PPD fazia os seus comícios no segundo, por razôes que todos conseguem entender...

Essas sesões de esclarecimento eram seguidas atentamente por jovens e graúdos. Recordo-me de ver nas primeiras filas o Manuel da Teresa, o tio João Felício, o tio António Rodrigues, o tio António do Monte, etc.etc.

Depois das sessões de esclarecimento falava-se muito de política, passando o futebol para um lugar secundário.

No meu caso, dialogava muito com as pesoas, referindo aqui o caso concreto do tio António do Monte por ser meu vizinho.

Penso que o tio António do Monte era a pessoa mais idosa que frequentava aquelas sessões.

Na segunda-feira antes das eleições o tio António do Monte teve uma grande pneumonia que o levou à cama, com a necessária visita do dr. Sampaio.

Estava presente durante a consulta quanto o tio António do Monte suplicou ao médico - Senhor doutor, sei que estou muito doente, mas peço-lhe que me arranje um comprimido para eu me levantar da cama e votar no Partido Socialista no próximo Domingo.

Tal desejo não veio a verificar-se. O tio António do Monte viria a falecer na Quarta-Feira.

Com ele partia um Homem bom, o homem dos pêros e maçâs, o homem do talho, o bom chefe de família o amigo do seu amigo.
aguia disse…
Há uma sondagem que dá uma vitória ao PS com maioria absoluta de 57,2%.
O PS mantém o mesmo número de deputados nos circulos de ilha.
No circulo de compensação o PS ganha dois deputados e a oposição 3.
As sondagens valem o que valem e resultados certos só no fim do jogo.
Vou votar no próximo Domingo no partido que melhor tem defendido os Açores dos seus inimigos interiores e exteriores e que melhor serve quem trabalha e tem iniciativa.
Cavalete disse…
Havendo maioria absoluta do PS, o único interesse dessas eleições consiste em perceber se o CDS vai eleger 3 deputados e se a CDU e bloco de esquerda vão eleger um cada.

O voto útil é, sem dúvida, nestes pequenos partidos.
Luis-Furtado disse…
Mais uma vez o cão do sr. José Raposo voltou átacar

desta vez o infeliz foi o filho do Mariano Raposo

foi hospitalizado e levou oito pontos numa perna

com tantas dentadinhas dadas , e tantas queixas feitas sobre o animal , e nada de vedar o muro com uma rede ou amarrar o animal

estão á espera que uma desgraça pior aconteça

não é com este anuncio que se evita os perigos

Cuidado com o Cão
deus2deus disse…
A falta de bloggers a comentar as eleições e a falar mal do PS e do Carlos César quer dizer que a vitória está à vista e que os PSDs nem se importam que o PS ganhe.

adeus
lolito disse…
O PSD tá tão mal que ninquém se importa, nem sequer os militantes
Jabf disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jabf disse…
No Domingo, no Porto Formoso, aposto que para muitos benfiquistas recenseados, uma possivel derrota com o Penafiel inflacionará consciências, mesmo sabendo que o PS ganhou nas urnas. Digo PS, porque é de mais lógico que o PS vai ganhar. Eu não tenho partido, nem tomo partido por nenhum politico desta ilha, desse país, deste mundo.
A ausência de debates dois a dois e a falta de qualidade do debate entre os sete (faltou um partido) contribuí, em muito, para palidez dessas eleições. Eleições sem história.
Essas eleições são o confronto entre a Câmara de Ponta Delgada e os Açores, o confronto entre uma mulher e um homem. Logicamente que a maioria ganha.
Os slogans são o espelho da conformidade: PS-"Ilhas com futuro"/ PSD-" Melhor é possivel". Bem, se as ilhas têm futuro até acredito, mas esse futuro não é o mesmo do das pessoas que nelas habitam. Quando o PSD diz que " melhor é possivel", é porque o que está sendo feito, no minimo, está sendo bem feito.
Unindo os slogans, já depois das eleições: Vamos fazer o melhor possivel pelas pelo futuro das nossas ilhas. Que diferença faz a realidade!
Entretanto, a hegemonia do PS é evidente e compreesivel... Ir às urnas este ano servirá apenas de protocolo cívico.

--------------------

Acredito que se os candidatos fossem pessoas da minha geração, se eu os conhecesse, enfim, gerava em mim maior voto de confiança. Há de chegar a minha geração.

Um abraço.
JASRAPOSO disse…
ELEIÇÔES PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL

RESULTADOS NO PORTO FORMOSO

PS............. 392
PSD............ 70
BE............. 11
MPT............ 0
PPM............ 0
PDA............ 1
CDS............ 22
CDU............ 8

Pela primeira vez o PSD não consegue atingir os 100 votos no Porto Formoso.
Atenta disse…
Ola a todos. Parabens ao PS por mais esta vitoria,nao sou uma pessoa muito interessada na politica mas do pouco que entendo penso que foi uma vitoria merecida. Nao vivo no Porto Formoso mas gostei de saber dos resultados na minha terra.Um abraço.
aguia disse…
Ao rodar os 80% a votação no Partido Socialista deverá ser uma das com maior percentagem nos Açores. Já nas eleições anteriores o Porto Formoso tinha ficado em terceiro lugar, desta vez deve garantir o primeiro.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso