Hastear da bandeira

































O passado dia 2 de Agosto foi um momento único para a freguesia do Porto Formoso e para as suas gentes: pela primeira vez foi hasteada a bandeira e apresentados os nossos símbolos heráldicos (brazão, bandeira e selo)!

Foi uma cerimónia simples mas emotiva, na qual estiveram todos os elementos da Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia, Presidente da C. M. Ribeira Grande e um representante do Governo Regional, além do escritor Daniel de Sá, o qual falou da história do Porto Formoso e explicou os elementos que compõem os nossos símbolos.

Houve lugar aos discursos das várias entidades presentes, seguidos do hastear da bandeira de Portugal, dos Açores, da Ribeira Grande e do Porto Formoso.

É com todo o orgulho que, A Casa da Mosca, em parceria com a Junta de Freguesia de Porto Formoso e com fotografia de Luís Furtado apresenta os símbolos heráldicos e uma pequena fotoreportagem do evento a todos os interessados, em especial, aos nossos emigrantes.

Permitam-me uma opinião muito pessoal, reflectida no discurso do Presidente da Assembleia de Freguesia: esta bandeira não é a bandeira da Junta de Freguesia, é a bandeira de todos nós e transporta em si mesma os cinco séculos de história e suor dos nossos antepassados.

ps: foi distribuído gratuitamente pela Junta de Freguesia a todas as famílias um kit com um estandarte, um panfleto explicativo da história e dos símbolos e uma medalha. Estes símbolos poderão ser adquiridos na Junta de Freguesia a preço de custo.

Comentários

Anónimo disse…
Tudo muito lindo e a condizer com a "mui nobre freguesia" de Porto Formoso.

Já agora, (há sempre um já agora)a Festa foi no Polidesportivo?

Parabéns à Assembleia de Freguesia, à Junta de Freguesia, ao Daniel de Sá (meu irmão), ao Luís Furtado e, em especial, ao senhor Regedor da "Casa da Mosca".

"Tarde é o que nunca chega".
Jabf disse…
O amarelo no ciclismo significa primeiro, no caso da bandeira de Porto Formoso o significado é quase o oposto. Mas, como relembra o professor Sá Couto, " tarde é o que nunca chega", o que realmente é verdade! Apesar de haver coisas que cedo chegam e tarde desaparecem.
Vejo que, a quantidade desta cor na bandeira ultrapassa a minha vontade de olhar para ela. Há demasiado verde na freguesia para tão pouco e mal representado na bandeira... O fundo do mar da baía de Porto Formoso nada tem de parecido com o fundo do mar de uma lagoa...A cor do mar representada nesta bandeira só complicará a quem sofrer de daltonismo.
Agora, o Porto Formoso andará mais perto do céu, no cimo duma haste permanecerá a sua bandeira.
Agora relendo o terceiro parágrafo, começo a relacionar o excesso de amarelo na bandeira com o execesso de luz que o sol deposita sobre o mundo de todos nós. Sendo assim, e numa metáfora, a bandeira hasteada representará o sol, digo eu, .... e o Porto Formoso, o mundo de todos os Porto Formosenses.
O tempo de espera pela concreterização deste evento foi e ficará sintetizado no significado de uma data.
Em jeito de brincadeira, como até agora, e para terminar, podia relacionar a clubite dos pescadores do porto Formoso com a cor do peixe nela ( bandeira) representada, mas não é preciso um peixe vermelho na bandeira para perceber que, o BENFICA é também a bandeira da maioria dos Porto Formosenses.

Um Abraço.
Anónimo disse…
É só "nove horas".

A ver pelas imagens até parece que o Hastear da Bandeira tenha sido às 21 horas. Como os cavalheiros e as damas se encontram com “ares” de bem-vestidos ou bem-falantes, parecem todos “cheios de nove horas”. Têm modos de quem vai ou está na ópera, no teatro ou no cinema (que inicia às nove horas…eheheh...).
O Regedor disse…
Caro amigo Braga,

parece que em heráldica o verde significa o mar. Não me peças para explicar o porquê, pois o meu conhecimento de heráldica é muito redutor.

A mim me gusta o amarelo, que é uma cor mui nobre pois diz-se dourado e significa o ouro.

Falta postar o folheto informativo, mas posso adiantar - embora quase todos percebam intuitivamente - que a espiga significa a actividade agícola e o peixe a actividade piscatoria que sempre fizeram parte da nossa história. O Forte representa o Forte de N. Sra. da Graça ou Castelo e representa também a batalha da Ladeira da Velha e a resistência dos portoformosenses.

As ondas de verde e prata representam o mar e a localização da freguesia que é perto do mar.

O fundo azul penso que representa a cor dominante do porto formoso: o azul do céu e do mar.

Três torres em cima, significa freguesia.

Quiser saber mais sobre heráldica pode ler a respectiva lei que regula a atribuição de símbolos heráldicos aqui: http://www.heraldica.org/topics/national/portugal-municipal.htm

ps. não sei porque razão o peixe é vermelho! Será porque não poderia haver uma bandeira do Porto Formoso sem o vermelho do Benfica?
virafoto disse…
---------------------O DESFRALDAR DA BANDEIRA---------------------


---------Pois, até que enfim, casa para dizer, mais vale tarde do que nunca, esta galaria perde por duas coisas, primeiro não constar de uma foto de todos os homenageados, para a prosteoridade, segundo a quinta fotografia devia constar de um pequeno vídio, com o içar da bandeira, a foto dá uma ideia de meia haste, embora se perceba que é o estiar da bandeira. Quanto ao resto, tiveram bom gosto nas cores da bandeira, quanto ao peixe vermelho, não esquecer que o Porto Formoso sempre foi conhecido, pelas suas, (serras), (garoupas) e boca negra. E as lindas lagostas e cavácos. Os meus parabéns, visto o últimos terem uma cor bem intensa, ai o vermelho estar muito bem.
---------Ao Regedor e ao Luis Furtado, os meus parabens de 0 a 20 pontos ai vão os meus 18, os que faltam, fica pelo pequeno vidio e a foto para a prosteoridade.

Ps. já agora onde para o kit, da bandeira, visto até agora ainda ninguém, entregou nada, ou é só para os da mesma cor?, não vaia o "Diabo" tecelas, ai é que se vão ver.
Um bem haja a todos.
deus2deus disse…
A bandeira da minha freguesia é mais bonita do que a tua.

A bandeira está espectacular e muito bonita. Um barco em vez de um peixe era bom, mas assimtambém está bonito.

Estou à espera de receber o kit.

Disseram-me que no discurso o Emanuel Furtado teve o discaramento de dizer que o Porto Formoso tem que ter mais atenção do Governo e da Câmara. Assim é que é!
O Ricardo Silva comeu e engoliu.

Adeus e que bandeira a nossa!
deus2deus disse…
Faltou dizer que deviam ter feito um video.
Silva disse…
Os meus parabéns, a todo o Porto Formoso, pelo bonito invento,claro está o da nossa bandeira, muito bonita:-Há pois aqui há gato, então o Porto Formoso, não aderiu em massa à apresentação desta bandeira, muito estranho, pois talvês pensassem, que era na sede, que era de onde se devia, ter feito, todo este invento e por represália, deixarem de aparecer, pois eu nem dei conta do Páraco da freguesia, estar ali presente isto visto, pelas fotos. Ora eu estou em dizer, que se não fosse a banda da musica, eram eles sós, pois não é que o lugar de onde se fez, todo o aparatoso, invento não fosse digne do mesmo. Pois eu já agora dava o nome a este belíssimo, largo, o nome de seu autor, que bem merecia e por acaso não ficava muito mal.
Meu bom Regedor como alguns, já sugeriram, e provavelmente alguma alma caridosa, tive-se gravado, em filme, "mas só o içar e desfraldar da nossa bandeira", ficava para o futuro, para memória colectiva, de todos nós Porto Formosenses presentes, e outros que irão de vir.


P.S:- Aqui fica um concelho, se quiseram ver, o povo do Porto Formoso, em massa em outro invento, que venha a acontecer, façam uma tourada, à corda e vejam como ele aparece "irra que isto é demais".
Haja muita saúde, que o povo apare-se.
O Regedor disse…
Caro blogger Silva,

pareceu-me muito cedo a hora do evento. Às 19h, no melhor dia do Verão, havia muito calor e muita gente na praia ou ainda a jantar.

De certeza terá havido um motivo para ter sido essa a hora escolhida.

Mesmo assim, assitiram um número razoável de pessoas, contudo, aquele espaço é bastante grande e parece sempre pouca gente.

Seria interessante pensar se a população tem a consciência da importância da apresentação dos nossos símbolos heráldicos. Algo que acontece uma vez na história!

Como uma vez disse, o desenvolvimento social de uma população pode-se medir pelo número de entidades cívicas existentes nessa mesma população.
Assim sendo, o Porto Formoso deixa muito a desejar e as telenovelas da TVI ganham por 10-0 (não digo a um livro porque custa-me a imaginar os níveis de leitura no Porto Formoso) a um documentário.

Ou talvez será que as pessoas precisam ser motivadas a participar?

Esta é uma reflexão que é preciso fazer, sob pena de continuarmos sem gente capaz, ou com gente capaz que não aparece.

Bem haja
Jabf disse…
Numa abordagem mais distante da minha forma humorada de comentar certos assuntos vejo, na Bandeira da freguesia de Porto Formoso, uma espécie de fotografia de um bilhete de identidade / cartão de cidadão.
É motivo de orgulho poder olhar para uma bandeira singular, ver nela símbolos que são o registo identificativo quer cultural quer fisico de uma freguesia formosa.
Agora, a freguesia já se pode olhar ao espelho, porque já tem rosto.

Um abraço.
sono1 disse…
Uma Bandeira que “ carrega” Quinhentos Anos de História.
Se é “vulgar” o hastear de bandeiras por esta ilha. Não é comum um lançamento de uma bandeira de freguesia com quinhentos anos de vivencias! Deveria ser motivo para a presença da comunicação social!

Como se consegue desperdiçar uma oportunidade de abrir uma janela para o mundo!?

A bandeira reflecte bom gosto! Muito bem conseguida! Aliás bom gosto está presente nas gentes do Porto Formoso! No fim de semana posterior a este quem teve a oportunidade de assistir ao festival de folclore certamente reparou na forte adesão popular!

As pessoas do Porto Formoso são exigentes!!

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
Concordo com o amigo "sono1", mas...

A comunicação social devia ter estado "em peso", pois não é qualquer freguesia que tem uma história como a do Porto Formoso.
Mas deve ser feito um reparo às gentes do Porto Formoso que não marcaram presença.
A importância da Freguesia deve ser assumida, primeiro, "pelos de casa", e só depois "pelos de fora".
Felizmente, o mesmo não aconteceu no Festival de Folclore.
"Uma mata a outra".
Abraço.
Rosalina disse…
BATIDO DE MELOA E IOGURTE

Olá minha gente, de novo eu a Rosalina, com mais um dos meus batidos, para o fim de tarde.

Simples e rápido
Com a varinha mágica triturei tudo junto
Pedaços de Meloa
1 iogurte, de sabor tropical
1 chávena de leite
1 colher de sopa de açúcar
Servir tudo muito bem fresquinho hóhó, muito saboroso.
Bij. até à próxima
Anónimo disse…
Para a amiga Rosalina.

A receita de meloa que nos enviou, vem muito a propósito.
No Verão é uma maravilha. A meloa é recomendada para pessoas com problemas diuréticos, cardíacos e hepáticos, devido ao seu elevado teor de potássio. Também melhora o reumático e a prisão de ventre. Mas comido em excesso pode provocar cólicas e diarreia.
Diz-se que o papa Inocêncio XIII, que reinou entre 1721 e 1724, adorava colocar vinho do Porto (não o Formoso) na cavidade de meia meloa e comia como aperitivo. Um costume que ainda existe.
virafoto disse…
-------------É SÓ INVEJA "OLHEM QUE A INVEJA MATOU KAIN"-------------



-------Então acham, que na minha terra, se faz uma festa e seus habitantes, mão se iam engalanar de um bom fato, um bom par de sapatos, e uma belíssima gravata! E as moças da minha aldeia, também não iam vestir, o seu melhor vestido os seus melhores sapatos! Home essa! Já viram isto. E então esta que levou quinhentos anos! Pois! pois!, Não ligam a estes senhores, mal dizentos, eles só querem é ver a nossa freguesia na boca do mundo!!!! Ainda teem o descaramento de dizer se o desfraldar da nossa Bandeira foi no Polidesportivo, hei pá! Não estão a ver, pelas fotos que não foi! Aquilo é um toldo feito de plástico, podia ter sido em ramada de clitoméia, era mais fresquinho e até cheirava mais, mas foi assim que eles decidiram, pronto e já está!!!!!E ainda queriam a comunicação social! vejam só como se fosse, culpa do nosso presidente. Então não sei? se estão lembrados de alguns anos a esta parte a primerira entrevista dada para a R.T.P.Açores do nosso presidente foi sob, esta bandeira! Logo a culpa não foi dele pois não? foi da R.T.P. que não se lembrou da data! E já agora na vossa freguesia, tem uma fachada da casa da junta como a nossa, hem! hem! hem! Já viram aquelos, holafótos, todos de noite acesos. Ora bem, aquilo visto da estrada, faz parar muitos carros, para aquelos menos informados, pensam logo é um "Ovni". Não Srº. é a sede da minha junta de freguesia.
Pois, pois, o que vocês tem é dores do cotovê-lo, isto sim, mas haaaande arregalar o olhe de inveja.
Um bem haja meus amigos.
Anónimo disse…
Pois é Virafoto,

e eu a pensar que tinha sido Abel a matar Caim.

Depois de (VIR a FOTO rreportagem) toca de atacar os desgraçados dos forasteiros.
O seu humor fino fez-me rir a bandeiras desfraldadas, desculpe, despregadas.
É verdade que são todos invejosos, e ainda bem que o são.
Ora veja:
1.A inveja provém do orgulho e pelo que percebi os portoformosenses sentiram um grande orgulho na sua bandeira;
2.A maioria das pessoas não é digna de inveja, mas de lástima, pelo que é bom invejar as do Porto Formoso;
3.Quando se inveja o que é bom, é-se virtuoso:

Logo, as pessoas do Porto Formoso, que foram à festa, são orgulhosas porque invejosas do que é bom, isto é, viciadas na virtude.

Quanto às meninas bem vestidas isso é bem verdade, embora a menina que vestiu de chita tenha tido inveja da que se vestiu de seda.
No que toca às “senhoras autoridades”, não admira que tenham comparecido de fato e gravata. As prendas querem-se bem embaladas como as pessoas importantes bem-vestidas.

Ele há cada prenda!....
Silva disse…
Pois foi Abel que matou Caim (se foi por inveja!.... Vaia-se lá saber por quê) depois de o trabalho feito, não falta quem venha a terreiro, desdanhar"quem desdenha, quer comprar, sempre foi assim e assim será. (será isto a inveja)Pois meus amigos, pobre de quem enfrenta os cornos do touro "ou sai-se bem e sai nas cadeirinhas do povo" "ou sai mal e sai de rasto, atado ao rabo do touro" é o povo que temos. Cá para mim os fresquinhos da "nossa Rosalina" não deve ter feito coisa boa, embora eu me tenha sentido bem e recomendo, mas pelo que parece, não deve ser o caso de alguns.
Ele há cada fresquinho!....
Anónimo disse…
Uma mentira dita muitas vezes pode tornar-se verdade,
como uma brincadeira pode parecer história.

FOI CAIM QUEM MATOU ABEL

Amigo Silva e Virafoto poderemos estar com a nossa brincadeira a induzir algum incauto a pensar que foi Abel quem matou Caim.

Como sabem foi Caim (palavra que significa em Hebraico, inveja) que matou Abel (palavra que significa vaidade, ou seja: vazio, nada).

O humor fino tem destas coisas. De tão fino pode tornar-se transparente, e nas transparências tudo passa e atravessa.

Abraço
Silva disse…
Meu caro amigo, Srº. Sá Couto, dos tempos do homem "semi primáta"ou foi Caim ou Abel, um deles, foi morto pela inveja de um deles, penso que virafoto, entre meios termos, quis dizer, que Abel Matou Caim por inveja, como minha cultura é muito baixa, nada sei sob Hebraico, resumo isto a um termo Bíblico. Isto é só uma brincadeira, de pequeno humor, como "diz" "fino" espero não terem levado a mal "embora a brincar brincar se diga algumas verdades.
Abraço.
Anónimo disse…
Finalmente, e de novo com a força de vontade que se pretende para contribuir para esta Casa da Mosca.

Os símbolos heráldicos reflectem a nossa vivência desde há cinco séculos...
São muito bonitos mas penso, e como já foi dito, as cores e os símbolos são impostos pela legislação.

Sinceramente, gostei muito da apresentação dos símbolos, do Prof. Daniel Sá e da sua explicação dos mesmos, da apresentação por parte da Dra. Sofia Amaral, do discurso do Dr. Emanuel Furtado e do discurso do representante do Governo Regional, Dr. Victor Santos.
Sinceramente, não gostei do discurso do Presidente da Junta (pois a mim pareceu-me que não concluiu uma única frase e da sua tentativa de desautorizar o discurso do Presidente da Assembleia de Freguesia, que na minha opinião pôs todos pontos nos iis e falou bonito, diga-se a verdade), do discurso do Presidente da Câmara que tentou desvalorizar as palavras do Dr. Emanuel Furtado, para além de pouco ter dito acerca de obras no Porto Formoso, pois estas também quase não existiram ao longo do mandato.

Também não gostei da pouca adesão dos cidadãos do Porto Formoso, mas a verdade é que a hora não foi a mais conveniente. A agravar esse dia deve ter sido o melhor dia de praia deste verão.

Gostaria, para finalizar, de fazer uma observação ao discurso do Presidente da Assembleia de Freguesia. Já referi que gostei do discurso, mas a verdade é que políticos como o Dr. Ricardo Silva não suportam este tipo de afronta, pelo que, na minha opinião, o Porto Formoso só sai prejudicado quando certas pessoas denunciam as falhas em relação à governação, seja ela de freguesia, municipal, regional ou até mesmo nacional.
É caso para dizer que tudo vai mal no reino da Dinamarca.
E isto vem a propósito do que Emanuel Furtado escreveu no post anterior a referir que não havia pessoas da nossa terra nas listas municipais. Pois então, meu caro, estava à espera de quê???...

Godeluk falou!
Silva disse…
Godaluk falou! E eu ouviu, com muita atenção!

Não sei se és do Porto Formoso, mas lá que sabes, sabes! Obrigado, por tudo o que transcreveste, gostei desta. Godeluk "goodlak" amigo.
Abraço.
aguia disse…
Olá Rosalina,
Lembra-me em miúda de comer em casa da minha avó uns ovos mexidos com cebola e algum molho. Ainda hoje guardo essa recordação mas não consigo fazer esta comida. Será que tens essa receita??
aguia disse…
O dr. Ricardo Silva tentou arranjar duas pessoas do Porto Formoso para fazerem parte da lista da Câmara e Assembleia. Por razões que desconheço essas pessoas não integraram a sua lista.
Aquim têm a minha opinião sobre quem deviam indicar.
- Sónia Furtado
- Cinha Araújo
- Marta Gouveia
- Carla Pimenta
- João Teixeira
- Duarte Lopes
- Bruno Teixeira
Penso que não seria dificil arranjar duas pessoas entre as que aqui referi. Tudo malta da minha geração.
aguia disse…
Caro Regedor,

Soube que houve um beberete depois da cerimónia. Não há fotografias dessa parte?
Já agora, quanto custa cada um dos símbolos, incluindo a bandeira, porque tenho familiares no estrangeiro que me fizerem essa pergunta?
deus2deus disse…
O jornal do senhor Soares tem 12 páginas!
Dessas 12 tem 6 que são publicidade de cima abaixo. Das 6 tem 3 que são publicidade do governo.

das 6 que não são publicidade, 1 é a capa, 1 é com artigos de deputados, e o resto é com noticias copiadas da internet.

Isto é um pasquim

Adeus
car disse…
Caro blogger aguia,
não sei onde foi arranjar estas informações mas a verdade é que o candidato do PS à Câmara não pretendia duas pessoas mas sim uma!!!

O que vou relatar seguidamente serve simplesmente para repor a verdade dos factos, a não ser tenha havido sonegação de informação aquando dessa conversa comigo.
Espero ainda não estar a cometer nenhuma inconfidência.

Certo dia o actual Presidente da Junta e candidato ao mesmo cargo pelo PS pediu-me se o ajudava a arranjar uma pessoa para as listas da Ribeira Grande (Assembleia ou Câmara). Eu acedi o pedido. Isto foi-me pedido com um prazo de dois dias. Pensei num nome e transmiti-o ao candidato PS. Este teria de o contactar! Se o fez, isso já não sei.

Segundo consta o candidato do PS à Junta de Freguesia não é militante do PS logo não deveria ter sido contactado por Ricardo Silva para "arranjar" uma personalidade para as listas.

Eu, desde há alguns anos a essa parte, aprendi que aquando da feitura de listas municipais ou locais contactam-se as ESTRUTURAS LOCAIS do partido, no sentido de se encontrar uma personalidade que reúna as condições para tal lista. Não havendo estrutura local do PS no Porto Formoso (no entanto existe uma estrutura do PS para a parte nascente do concelho) "convocam-se" os militantes para opinar sobre a situação.

Por outro lado, e como as coisas foram conduzidas, o Porto Formoso nunca apareceria representado em nenhuma das lista municipais.

Se foi feito propositadamente, isso não sei. O que sei é que a nossa Freguesia não está representada, e por essa razão Ricardo Silva não merece o apoio dos portoformosenses.

A agravar a situação conheço dois casos de freguesias onde Ricardo Silva falou directamente com essas pessoas. Porque razão não usou a mesma bitola em relação ao Porto Formoso???

Um bem haja a todos
O Regedor disse…
Blogger águia,

essa do Dr. Ricardo Silva "tentou arranjar duas pessoas do Porto Formoso para fazerem parte da lista para a Câmara e Assembleia" é uma história que não consegue convencer uma criança.

Bastava o Dr. Ricardo Silva querer e ponha um ou dois portoformosenses nas listas da Câmara porque sei que há gente competente, socialista e disponível para isso.

A razão porque não há - mais uma vez - ninguém do Porto Formoso nas listas do Dr. Ricardo Silva desconheço.
No entanto, o facto de haver pessoas disponíveis leva-me a considerar a hipótese de não haver vontade deste responsável em colocar nas suas listas nenhum portoformosense.

Voltando ao tema do post

Gostei do discurso do Presidente da Assemblei de Freguesia defendendo os nossos interesses, não sendo abatido pela medíocre subserviência partidária.

Hoje ouvi na RTP-A, o Presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Maia, na inauguração do polidesportivo, dizer o seguinte depois de ter falhado um penalty contra o guarda-redes Dr. Ricardo Silva. Foi mais ou menos isto que disse:

"Foi melhor falhar o penalty de propósito porque senão a Câmara poderia passar-me a perna nos próximos 4 anos!"

Fugiu-lhe a boa para a verdade. Já não ouço uma pérola destas há anos.
Em jeito de receita da Rosalina, arrico esta:

Receita para ter obras fresquinhas na sua freguesia

Não fazer nem dizer nada contra o Presidente da Câmara.
Se necessário falhar penalties de propósito e rebolar no chão com o rabinho para o ar.


Mais uma porque hoje estou de escrever: A NOSSA BANDEIRA É LINDA!

Caro blogger águia, não publiquei as fotos do beberete que decorreu na Junta para os convidados da cerimónia porque penso não possuírem grande interesse a não ser para a revista Caras. O importante foi o hastear da bandeira.

Em relação à aquisição dos símbolos e dos seu preço penso que o melhor será contactar pessoalmente com um membro da Junta de Freguesia.

Junta de Freguesia do Porto Formoso
Rua Padre João B. Couto, 19
Telefone: 296 442 474

Cumprimentos
Cavalete disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cavalete disse…
A propósito das listas e no que ao Porto Formoso diz respeito. Na minha opinião é absolutamente irrelevante para o futuro do Porto Formoso ter nomes de pessoas do Porto Formoso em lugares não elegíveis. Esses lugares "não aquecem nem arrefecem". Como pareceu "não aquecer" o estrondoso resultado que o PS teve nas últimas autárquicas no Porto Formoso.

Só sei que, paralelamente ao discurso camarário de "não há dinheiro", se conhecem os seguintes factos:
- CMRG apoiou em 30.000 euros a equipa de futsal do Pico da Pedra;
- CMRG apoiou em mais de 100.000 euros a construção do novo edifício da filarmónica da Maia;
- CMRG adquiriu um terreno em S. Brás por 35.000 para a construção de um polidesportivo (S. Brás tem menos de 700 pessoas);
- CMRG apoiou em 140.000 a construção de um polidesportivo na Lombinha da Maia (até piso sintético tem!);

Apenas não percebo as prioridades! No Porto Formoso e S. Brás continuamos sem um local digno para os idosos se reunirem, entre outras faltas de equipamentos sociais.

Apesar de considerar muito relevantes para os idosos as viagens de convívio fora de S. Miguel, considero um autêntico acto de propaganda a viagem que se realizou no final de Julho com 300 idosos do concelho, devidamente acompanhados pelo presidente da Câmara. É caso para dizer, se só este ano esses idosos foram à Terceira, então só daqui a 4 anos vão ao Faial!
virafoto disse…
.................COMO É QUE SE APANHA MOSCAS?...............

........Não é com petrol!... Claro é com mel!... Se não és por mim estás contra mim, pois é assim na vida é assim na politica, pois bem, temos visto como eles atacam. Visto aos olhos do Srº. presidente o Porto Formoso, foi beneficiado, com as obras da pràia dos Moinhos, foi um bom investimento, só que não agradou uma pequena parte da população, os restantes não se importaram saber, outros até diziam que era coisas de gente "tola", que não havia motivos para tanta algazarra, e é assim o povo desta freguesia. Provavelmente teem as suas razões. Pois eu intendia muito bem se em vez das obras na práia se tivessem, investido em obras de acção social,"coisa muito estranha", pois é o ponto mais forte, que se devia ter apostado.

Quanto a não ter pessoal desta freguesia e eu sei que há-os bons e competentes, na lista da Assembleia e da Camara demonstra bem o desprezo, a que seus federados naquele partido foram submetidos.
Pois é assim não é com petrol que se apanha moscas. Mel é o melhor remédio.
car disse…
Caros bloggers,
os resultados para a Câmara Municipal em 2005 por freguesia foram:

CALHETAS
PS 61,08%
PPD/PSD 35,13%

PICO DA PEDRA
PS 46,73%
PPD/PSD 41,73%

RABO DE PEIXE
PPD/PSD 47,36%
PS 41,47%

RIBEIRA SECA
PS 50,91%
PPD/PSD 43,72%

SANTA BÁRBARA
PS 66,92%
PPD/PSD 28,79%

CONCEIÇÃO
PS 56,62%
PPD/PSD 36,41%

MATRIZ
PS 55,17%
PPD/PSD 38,71%

RIBEIRINHA
PPD/PSD 60,81%
PS 34,25%

PORTO FORMOSO
PS 66,00%
PPD/PSD 30,01%

SÃO BRÁS
PPD/PSD 52,66%
PS 46,62%

MAIA
PS 61,78%
PPD/PSD 34,20%

LOMBA DA MAIA
PS 53,41%
PPD/PSD 38,89%

FENAIS DA AJUDA
PS 49,04%
PPD/PSD 47,70%

LOMBA DE SÃO PEDRO
PS 61,41%
PPD/PSD 38,04%

Optei por colocar unicamente os resultados dos dois maiores partidos.

Vejam, caros bloggers, o Porto Formoso foi a 2ª freguesia em termos de percentagem eleitoral que o PS teve.

E depois a nossa terra é maltratada dessa maneira... Isto é um escândalo!

Um bem haja a todos.
aguia disse…
Se recuarmos um bocadinho no tempo verificámos quem foi o Director Regional da Habitação que mais fez pelo Porto Formoso nessa área.
Quem foi que tentou fazer um protocolo com a Comissão Fabriqueira da Igreja para a conclusão das obras do polivalente.
Podemos ainda ver quem é que candidatou o futuro parque de campismo a fundos comunitários. Quem é que tem acompanhado o projecto de beneficiação da Ribeira do lugar.
Pior cego é aquele que não quer ver.
Abram os olhos e vejam quem são os verdadeiros inimigos do Porto Formoso.
Não sou uma ferverosa defensora do dr. Ricardo Silva mas consigo ver quem está a favor e contra o progresso do Porto Formoso
Este comentário foi removido pelo autor.
ehehhehehheh
Acho que não vale a pena explicar ao aguia o que é ser Director Regional da Habitação...
Não és uma ferverosa defensora do Ricardo Silva és sim um ferveroso defensor do Ricardo Silva. ehehhe
Hom toda gente já percebeu que o Ricardo Silva esta-se a c@g@r para o Porto Formoso e para as pessoas do Porto Formoso menos o aguia. É por isso que não há gente do Porto Formoso nas suas listas.
Oh aguia diz aí três obras de jeito que o Ricardo tenha feito durante os primiros três anos de mandato.
Eh homem acorda!!!
certo disse…
Tenho escito com muito menos frequência, mas lido com ainda maior entusiasmo. Até agora ninguém reparou na ausência do nome do caro Regedor na proposta feita por um dos bloggers. Porque não? O bruno tem ascendências socialistas, o mesmo que os outros (um curso superior), capacidade, conhecimentos. Ah! Tem falado muito contra o Dr. Ricardo Silva!
Obviamente que pelo menos 90% dos referenciados na lista não concordam com esta política de repescagem e não querem ver o seu nome e suas carreiras envolvidas numa lista deste senhor (dadas as cirscunstâncias...)

Se já aqui defendi a integridade de ambos os candidatos para a Junta de freguesia o mesmo não posso fazer da sua real capacidade. Posso parecer elitista (mas afirmos que não o sou em comportamentos) mas estas pessoas não parecem ter as devidas competências (claro que na minha opinião). Vivemos um vazio político em que votamos nos nossos partidos para não votarmos nos dos outros que ainda seriam piores governante, achamos nós!
Ser-se competente num cargo desses não passa por conseguir ultimar um requerimento no novo computador, que tinha uma forma dierente de formatar, passa por conseguir o "requerido", nem que para tal sejam necessários de outros documentos a "cercar o cerco".

Por continuar a trabalhar, ter os seus almoços de Domingo com a família, mas passar algum tempo com o povo. Ir á loja e pagar a quem apetecer como sempre era antes. Falar com todos, mas ter o seu ressentimento esclarecido.

Ser justo com critérios isentos.
Fazer queixa à polícia enquanto "Presidente de Junta" (com sentido para os distraídos) quando se sente ameaçado por ter parecido injusto para um bando de gente sem prestar (que também existe e muito mais do que se pensa).

Ser conhecido entre os dirigentes partidários como alguém de uma só cara que fará de tudo em prol do desenvolvimento da freguesia passando pela otimização dos bons costumes. Com isto ganha votos e um respeito, que depois passa a ser ponderado, por parte dos dirigentes.

Alguém conhecido nestes serviços do estado como presidente da junta do porto formoso, um homem ou mulher (sou mais de opinião de uma mulher de armas ou um homem com sentido carismático).

Alguém que comcerteza existe, em mais do que um exemplar que poderiam ou não estar numa qualquer destas listas que por ai se vêem.
Jornal Açores 9 disse…
A mosca para estar segura deve estar pousada no mata-moscas.
O Regedor disse…
Caro certo,

em primeiro lugar agradeço as suas palavras em relação à minha pessoa.

Em segndo lugar o (a) blogger águia fez bem em não me colocar na lista, pois eu não podia ser candidato por pelo menos três razões:
a) não voto no concelho da Ribeira Grande;
b) depois do meu envolvimento no movimento contra a Obra (do bunker, está claro) estou "queimado" politicamente no PS Ribeira Grande;
c) há pessoas mais habilitadas para op lugar do que eu.


Cumprimentos e cuidado com o mata-mosca, o spray DUM-DUM, etc.

Já havia dessas coisas antes do 25 de Abril, chamava-se PIDE e tinha um lápis azul
Anónimo disse…
Amigo senhor Regedor

Um erro meu fez sair, a minha boca, como JornalAçores9.

Estava a querer dizer, como comentário, que discordo, em absoluto,da ideia que começa, aqui, a ser veiculada de que não se deve criticar para que possa ter alguma influência.(a respeito das listas do PS)
Começou com a crítica às críticas do Presidente da Assembleia de Freguesia e, pelos vistos, agora, o seu comentário sobre o facto de não poder ser candidato pelo P.S. Ribeira Grande.
Isso é que lembra outros tempos e, foi nessa medida que apresentei o comentário:"A mosca só está segura quando se encontra no Mata-Moscas".
A crítica é a base da Democracia.
Dar graxa faz parte de outro tipo de regime, daí, eu estar do lado, quer do Regedor, quer do senhor Presidente da Assembleia de Freguesia do Porto Formoso.
Abraço aos dois.
Silva disse…
Dum.........Dum..........Estás arrumado

Estou plenamente de acordo com todas as criticas que o nosso Regedor fez, assim como as que o presidente da assembleia, desta freguesia, só se perderam, foi
aquelas que ele, podia e não disse!.... Pois já vi aqui dizer que é preciso mel, fingir deixar marcar penalties, isto é "cobardia" para se cair nas graças. Ainda está no sangue de nós portugueses, tais práticas. Assim se faz para agradar ao chefe, que nos vai avaliar, ao professor, que nos vai corrigir o teste, ao comandante que nos pode dar uma folga atc. atc.
Mas num país livre, "e para não fujir ao termo"A mosca só está segura quando se encontra no mata moscas" Meu bom Regedor não tenho duvidas das tuas desconfianças, eu até diria mais, neste partido ficaste queimado em S. Miguel, terás que mudar de camisola.
DUM DUM ESTÁ FEITO.

Abraço.
O Regedor disse…
Caro Sá Couto,

Viva a crítica!
A Casa da Mosca tem inúmeros defeitos. Das suas qualidades, a que mais me orgulho é a de ter suscitado, nesta sociedade fechada do Porto Formoso, alguma abertura à crítica. Algumas pessoas com responsabilidades, convivem melhor com a crítica desde que esta casa tem a porta aberta.

No entanto, por vezes - o Sá Couto sabe-o bem - confunde-se o conteúdo com a forma.
No meu caso, por não ter o mesmo conteúdo, posso tomar uma forma aliegena ou até inimiga.
Com isso ganha-se inimizades com alguns e respeito de muitos.

Realmente, que raio de Democracia é esta em que alguns dizem não se poder criticar senão não se tem obras, ou que se tem de falhar penalties, ou que o Presidente da Assembleia não pode criticar senão a fregusia fica a perder?
Parece que temos no nosso inconsciente colectivo a cultura do medo tão enraizada e querida pelo Estado Novo e pela PIDE, agora vestida (e disfarçada) deslumbrantemente pelo manto da Democracia.

Lidar com a crítica não é facil para os criticados, admito. 35 anos apenas depois do 25 de Abril, será por falta de cultura democrática?
Ou serão problemas relativos ao ego? (os mais difíceis de tratar).

O verdadeiro Partido Socialista tem uma história muito bonita e baseada nos valores da Liberdade. Assim, acredito caber lá as vozes discordantes, que não ganhando tachos ganham respeito.

(esta comentário serve também serve de resposta ao comentário do blogger Silva).

Cumprimentos
O Regedor disse…
Caro certo,

o seu comentário merecia um comentário ainda maior.

Deixo apenas uma deixa, o próprio funcionamente dos paridos políticos acaba por favorecer, no seu interior, o aparecimento de uma cultura de "yes mens", ou seja paus-mandados. Assim, a maioria das pessoas mais capazes, porventura, com melhores idéias, afastam-se dos partidos e ficam lá os restantes.

Se todos nos demitirmos isto (o país, nós) fica entregue a quem?

Cumprimentos
virafoto disse…
...................SE PEGA DE MODINHA," DE CAFÉ".................


.........Pobre Casa da Mosca, se pega de modinha o Dum!.... Dum!....vai levar um alimp-se do mercado, cuidado ainda é verão, não façam açabarcamento, que a altas temperaturas explode.
Dum!....Dum!....e rolas para o chão de rabinho para o ar!....Tem graça hehehe, isto ainda mal começou!... Fará?
Emanuel Furtado disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
certo disse…
Sem dúvida que escrevia mais um bocado Caro Regedor, mas os tempos da vida e os bons costumes da redacção em blogs fazem os comentarios, por vezes, parecerem curtos. Não obstante estas divagações muitos de nós estamos a pensar como não se fala (ou escreve) acerca dos candidatos e seus programas... Tenho sido um navegante atento aos programas eleitorais na net (3 xs semana) e tenho constatado que os sites de campanha para a camara municipal da ribeira grande estão desactualizados. Apesar disso o do Filomeno Gouveia (se Dr., falha-me a memória) está muito mais bem conseguido. Um lapso de cronograma político ou apenas de actualização de site desastroso.

Não se fala dos candidatos porque isto parece não interesar muito num ano de eleições ao rubro... como vai este direito e dever de zelo pela democracia, e acima de tudo, política de bem comum e progressista?

O que vos parece, que votamos manuela e companhia Ltd ou sócrates II e família para mais um mandato? Num bloco de esquerda alternativo sem governação (ou coligação) ou num partdo comunista muito activo no desvio das vozezs opositoras internas? Um num Paulo portas disposto a tudo para governar e fazer história (como que a querer superar o irmão junto das conversas com a manuela, um desatino LOL)?
Anónimo disse…
À consideração da casa da Mosca!...

Mas porquê este mal estar se existem tantos partidos?
Não sei o que se está passando, mas alguma coisa está errada e dá mal estar.
A arte da política na democracia é fazer crer ao povo que é ele quem governa, mas não devia ser assim.
Deixemo-nos de habilidades políticas.
Onde não há senão habilidade, há necessariamente pequenez. Dizer: os hábeis, corresponde a dizer: os medíocres.
A diversidade das nossas opiniões não provém do fato de uns serem mais racionais do que outros, mas tão somente em razão de conduzirmos o nosso pensamento por diferentes caminhos. Pois não basta ter um espírito bom: o essencial é aplicá-lo bem, já dizia Descartes.
É preciso ter paciência, pois me parece que a paciência é a única solução para os males que não têm solução.
Será que os políticos só têm mesmo como forma de não mentir, o estarem calados?
As suas mentiras aparecem sempre muito bem vestidas contrariando a nudez da verdade.
Anónimo disse…
Há um Blog local que agradece a nossa visita:
http://www.fenaisdajuda.blogspot.com/
virafoto disse…
Obrigado, Sr.º Sá Couto, já conhecia este blogo, já há algum tempo, achei-o bem estruturado, ali não estão à espera dos cliques, do Luis Furtado. Por não ser a paragem da minha camioneta "autocarro"para além de um obrigado, não "fofoquei" mais do que isso, muito digno de um olhar!...
Filipe Tavares disse…
Prof. Sá Couto:

"Será que os políticos só têm mesmo como forma de não mentir, o estarem calados?"

Os politicos calados, utilizam a forma de estar "CALADA" precisamente para não admitir a mentira.

Deixai correr... que logo se vê...
haverá desculpa, duvida e algo mais...
vamos desculpar-nos com a especulação.

cumprimentos!
Filipe Tavares disse…
Tenho acompanhado aos poucos o desenrolar de histórias neste blog!

continua sem sombra de dúvida a ser uma referência para mim, porque tem comentários interessantes e de certa forma me faz sentir perto de casa.

infelizmente a falte de tempo e o cansaço não ajudam numa participação activa... mas estão todos de parabéns... mantenham-se acesos!
Anónimo disse…
Caro amigo FMT

Os políticos não são os únicos que mentem, mas são dos poucos que o fazem como se estivessem a falar verdade. Acabam por mentir a si próprios, enganando os restantes.
Isto não é uma resposta ao seu comentário. Pretende, apenas, ser uma tentativa de resposta, ao que resposta não tem. (???)
“Não há almoços dados”, ou seja, ninguém faz nada sem interesse.

Política, do Grego –Polis, relativo a cidadão, daí no Latim ser Civitas (cidade)- modo de "haver-se", em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja; cerimónia, cortesia, civilidade.

“As tais habilidades" de que já falámos aqui na Casa da Mosca.
Já na antiga Grécia a Democracia não era para todos. Estavam excluídos os escravos, as mulheres e os cidadãos, não nascidos em Atenas.
Tal como hoje, a Democracia deixou de ser o bom governo da cidade para se tornar na “arte-habilidade” de conservar o poder. Para tal não é necessário mentir sistematicamente; basta mentir a propósito.
Neste sentido a primeira preocupação do “político” é a de impedir que as pessoas se possam intrometer nos assuntos que lhes dizem respeito e depois “obrigarem-nos em consciência”, como agora, a terem de ir votar sobre o que não lhes diz respeito.
Será possível aceitar que uma Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças e da Educação –de má memória- possa voltar à política como primeira ministra? Ou um Sócrates autocrático –tipo: quero, posso e mando, ser reconduzido nessa função?
Infelizmente, digo eu, a política impõe-se na base da indiferença da maioria dos interessados e é, justamente, aí, que nós perdemos.
Interessados sem interesse nenhum, julgamos!
E é desta forma que se cria o partido de não ter partido,isto é, de servir, sem o desejar, o partido do poder.

Abraço, e desculpe este desabafo desaforido.
JASRAPOSO disse…
A Câmara da Ribeira Grande criou naquela cidade, ao longo do Passeio Atlântico, um circuito de manutenção física. Com estes aparelhos tem vindo a desenvolver os chamados Domingos Saudáveis.
É uma iniciativa muito louvável.
Aqui está um exemplo do muito de positivo que podemos fazer com pouco dinheiro.

Porque não implementar um circuito destes no campo de futebol de onze, com um parque infantil e um outro de merendas, aqui no Porto Formoso??

Era uma obra tão simples que até podia ser executada antes das eleições.
JASRAPOSO disse…
A Comissão das Festas de Nossa Senhora da Graça já deve ter o seu programa feito. Se ainda for a tempo aqui vai uma sugestão para a 2ª Feira à tarde:

- Uma prova de natação na baía;
- Uma prova de pesca de pedra e
- Um ralie paper.
virafoto disse…
.....Boa a ideia, a da manutenção do nosso físico. Pois também não seria mau, para os donos das vaquinhas e cavalos, assim já não precisavam de estacas, para reter os animais naquele recinto. Cabecinha pensadora!...
px disse…
Muito bom para o Porto Formoso, nota negativa apenas para um permenor. POis no gualhardete esta representado um castelo e o castelo da freguesia encontra-se ao abandono.
Abraços!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso