Multibanco, Multidões, Multieuros

Volto a insistir: a instalação de uma caixa Multibanco foi das melhores medidas tomadas na nossa freguesia nesta década.

Desta vez insisto baseado em dados fonecidos pela SIBS, a entidade gestora da rede nacional de redes MULTIBANCO.

Os números do quadro anterior demonstram inequivocamente a importância do MB no Porto Formoso.

Por exemplo, em 2007, o ano de instalação da caixa, registaram-se 27 mil operações que movimentaram cerca de 801 mil euros. No ano de 2008, esse valor subiu para 33 mil operações e cerca de 1 MILHÃO de euros movimentados, dos quais 785 mil euros foram relativos a levantamentos. Relativamente ao ano de 2009 estão só disponíveis os numeros dos meses de Janeiro a Outubro, mas parecem ser valores idênticos aos de 2008.

Se fizermos uma contas rápidas, percebemos que no ano de 2008 houve a incrível média de 90,4 movimentos por dia. Contudo, se tomarmos por certo que quase não existem movimentos das 23h às 6h, ficamos com a média de 5,3 movimentos por hora. Isto quer dizer que de 11 em 11 minutos alguém está a usar o Multibanco!!!

A população do Porto Formoso já se habituou a levantar dinheiro, pagar impostos, selo do carro, carregar telemóveis, pagar água, luz, telefone, tvcabo e internet, fazer transferências, etc. no Multibanco da sua freguesia, sem precisar de se deslocar ao Multibanco da Maia, Lomba da Maia ou Ribeira Grande.

33 mil movimentos num ano, numa freguesia com cerca de 1200 pessoas! É Obra!

Lembro-me d´A Casa da Mosca ter levantado este assunto em Fevereiro de 2006!

Comentários

Silva disse…
Falta muito mais no Porto Formoso (o que é preciso é gente com coragem.)


É notório a falta de mais um multibanco, ali para o lado dos Calços, virtude estar muito longe, principalmente, para os mais antigos, ainda tem o hábito, de ir levantar o seu dinheiro à Maia, por não estarem convictos,"e o medo de usarem o cartão de plástico", do bem, que é um multibanco, perto de si, com as novas tecnologias a fazer o entravo a estes utentes.

É preciso melhor cobertura de rede de telamóveis, na freguesia ali para os lados da Ribeira Seca e Moinhos, visto noventa por cento não teem rede dentro de casa, é um direito que cada utente tem desde que seja assinante, de qualquer rede, a Junta de Freguesia, deve fazer força neste sentido, porque todos temos os mesmos direitos, não é só os que ficam do lado de cá da igreja.

Faz falta uma bomba de gasolina na freguesia, "espaço não falta nos arredores" visto as mais próximas estarem na Lomba da Maia, ou Ribeira Grande, penso que é uma falta de "coragem de alguns Empresários," desta freguesia, sei que não são muitos, mas há, e podiam contribuir para o desenvolvimento, da freguesia que é nossa, e gostamos dela.

Bem sei que Roma e Pavía não se fizeram num dia, mas já era altura de terem feito muito mais, para não ser o Porto Formoso o ultimo do lado Norte em tudo, "como tem sido até aqui," no que é necessário, do bem.

Bem haja vontade e as coisas aparecem, e ficaremos a ser outros. Assim esperamos.
O Regedor disse…
Caro Silva,

admito que a Junta de Freguesia possa ser criticada em muitos aspectos, mas no que diz respeito às tecnologias de informação o último mandato da Junta foi o melhor de sempre nesta área.
Vejamos várias coisas que antes não existiam e foram feitas nos últimos 4 anos:

- cobertura de rede de telemovél 3G TMN e Vodafone;
- instalação de um Multibanco;
- abertura de um posto público de acesso à internet (nos Açores quase só as vilas e cidades têm);
- modernização do equipamento informático da junta (computadores, impressoras, email e ligação ADSL; lembro-me de a Junta ter apenas uma máquina de escrever e uma fotocopiadora meia avariada).

Talvez me tenha esquecido de alguma coisa, mas esta lista é suficiente para vermos o que foi feito.

Se calhar vão aparecer vários bloggers a dizer que a Junta não fez nada ali e acolá. Certo.
No entanto, se nos centrarmos apenas neste assunto: tecnologias de informação! Houve alguém que tivesse feito mais do que foi feito nos últimos 4 anos? A resposta só pode ser esta: Não.

Cumprimentos

ps. para não falar que está anunciada a abertura de uma página de internet da Junta com prestação serviços ao público.
deus2deus disse…
Senhor Regedor não me interessa essas discussões porque vejo que o multibanco do Porto Formoso mexeu com mais de um milhão de "ouros"

Isso é que é o assunto , não ha crise, onde esta a crise?

Adeus
Unknown disse…
caro águia para qué este espanto todo, não me digas que não sabias que isto ia acontecer, logo tu que estas sempre por dentro destes assuntos todos, possivelmente antes das eleições já todos deveriam saber desta mudança, mas como poderiam perder votos se a Dra. Patrícia não estivesse ah frente deixaram na lá ficar, agora o João boguinha como secretário ?????
preparem-se possivelmente será ele o novo presidente no novo mandato
Unknown disse…
Caros amigos quero informar vos que a apresentação de listas para nova direcção de folclore é apartir do proximo dia 20 de novembro na sala de ensaios estas podem ser fixadas ate ao dia 4 de dezembro.
para quem dizia que não havia eleições de folclore eis elas e são de 3 em 3 anos.
deus2deus disse…
Não ha eleições é na Casa do Povo!

Adeus
certo disse…
Certo, deus2deus.
007 disse…
caro amigo Regedor , mais uma vez em vez de trazer para este blog o que é que esta freguesia precisa e o que"NÃO se fez", voltamos ao mesmo e dá-se nota positiva a uma antena de telemóveis ; a um posto de internet e a um multibanco!!! muito trabalho se fez não é verdade?
Estamos todos a falar de obra feita em 4 anos.
´... e já agora ? a MAIA virou vila? ... pergunto isso porque ouvi dizer que só existe postos de internet nas Vilas!!! ESTOU ATENTO !!!
BANG ! BANG!
007 disse…
Já que este blog é sobre o trabalho executado no PORTO FORMOSO ,pelo srº presidente Emanuel Faria ,gostava de saber para quando se vai começar naquela bendita "CANADA DO MATO" , que em todos os manifestos do PS insiste em aparecer!!! BANG !!!Alguns 20 anos né? quantos anos "ele" tá na junta?
Parece que é mais fácil montar uma "ANTENA DE TELEMÓVEL".
BANG!!! BANG!!!
Silva disse…
São Outros Tempos, Estes de Agora

Caro Regedor
Mal de mim se eu teria dito, que não se fez nada, no Porto Formoso de novas tecnologias. Repare bem, nada tem a ver com esta ou outra Junta de Freguesia, mas veja só, começamos pela, parte eléctrica:- fomos os últimos, da Costa Norte a ter uma rede eléctrica, e ela já passava por cá há mais de dez anos, Multibanco, já a Maia Fenais da Ajuda e Lomba da Maia, já o tinham há muito,Internete quase todas as Juntas, do PS? cá nos Açores tiveram primeiro do que o Porto Formoso, rede de Telemoveis, quase todas as freguesias, que tinham dificuldades, de acesso à rede, foram, recobertas com micro, repetidores, primeiro do que o Porto Formoso, claro eu bem sei que não é a Junta de Freguesia, o maior responsável, mas cabe a ela reclamar por todos os meios necessários, que seja possível, e ainda temos outra!.... É a emissão da televisão, em formato digital, com todos os canais públicos, é espectacular, que nada se compara com a TVCabo, tenho quase a certeza, que o Porto Formoso também não será coberto por enquanto, com micro repetidor, e quando isto vier a acontecer já todas as freguesias do lado Norte terão primeiro?...É nisto que a Junta deve Reclamar a quem de direito, saber em que ponte se encontra a cobertura deste local, para que não sejamos sempre os últimos, e por vezes mal servidos, como é a cobertura dos telemóveis já denunciada, que uns tem tudo, e outros tem, que sair para fora de casa, para poderem falar, porque receber só por um canudo!......

São estes pontes, que devemos saber e ser informados.

Até mais, do Silva para a Casa da Mosca
O Regedor disse…
Concordo consigo.
Só acrescento que se não fosse os esforço feito pela Junta nos últimos 4 anos relativamente às novas tecnologias ainda estavamos à espera do MB, da rede de telemóveis, etc.

Outro assunto que me traz é a TVCabo. Pois ainda bem que tocou neste assunto.
Informo que alguns anos atrás a TVCabo Açoreana (acualmente Zon Açores) realizou um questionário junto da populãção do Porto Formoso para perceber se esta estaria interessada nos serviços de tvcabo.
Se o interesse existisse a tv cabo provavelmente viria da Ribeirinha até ao Porto Formoso.

Na altura (há cerca de 5 anos?!) só os cafés e mais um ou outro gato pingado disseram estar interessados. Quase todos disseram: o quê? mais canais? para que?!? pagar todos os meses 20 euros! nem pensar!

Este foi dos maiores erros que se fizeram no Porto Formoso e que ainda hoje se paga!

O mais interessante é que as pesssoas que disseram não estar interessadas, pouco tempo depois (meses!?) instalaram todos tv cabo por satélite a pagar mensalidade e ainda pagaram o receptor de satélite e a antena!! Veja-se o nível de visão de futuro!

Todos perderam dinheiro e ainda perdem hj.
Por exemplo, num local com tvcabo é possível ter TV+Internet+telefone com chamadas gráris por 50€

No Porto Formoso é preciso ter uma antena e um receptor para ter tv cabo, um telefone de assinatura da PT e internet à parte. Tudo somado náo deve ser menos de 60 euros e ainda falta pagar as chamadas telefónicas...

Cumprimentos
Silva disse…
Ainda os Quinhentos anos do Porto Formoso

580-Revista Michalense,
(2) vem descrito, Justamente quando partia de Lisboa em 1553 o Donatário D. Manuel da Camara, com ordens de D. João III, traz concigo, sementes de Pinheiros, para semear no Vale das Furnas com a intenção de desenvolver a industria naval, na Lagoa, Porto Formoso, Capelas e Povoação.

(2)-Dr. Luiz Bernardo Athayde - Notas sobre Arte, 1916- pag. 175-178.

Será que o Porto Formoso teve em tempos remotos, construçã Naval?....

Ou os tais pinheiros, nunca se deram, bem por estas Ilhas e não conseguimos construir nenhuma Nau?...Que pena a nossa!.......As variedades (Bpauos, Siloestfes, Megpos ou Marítimos)Não sei se há por cá alguns destas variedades. Aqui fica a pergunta aos mais entendidos nesta matéria.

Do Silva para a Casa da Mosca
JASRAPOSO disse…
É agradável registar os movimentos efectuados no multibanco, assim como os valores transacionados. É um sinal de modernidade e de progresso.

É inegável, hoje vive-se muito melhor no Porto Formoso, fruto do progresso que a Região atingiu através dos investimentos comparticipados com os dinheiros da União Europeia.

Esses dinheiros criaram muito emprego, principalmente na classe feminina,elevando o seu estatuto e beneficiando o casal.

Muitos teimam em não compreender a elevação do estatuto feminino e comportam-se como machos do século XIX, esquecendo a frase do grande defensor dos direitos humanos, Luther King - A violência só traz vitórias temporárias, nunca consegue uma paz duradoura. São maiores os problemas que cria do que aqueles que resolve.

Essa atitude agressiva talvez seja a responsável pela pela violência psicológica e física que origina os muitos divórcios que hoje destroem as famílias no Porto Formoso
certo disse…
Violência doméstica no Porto Formoso e não só! Um pouco por todo o nosso Portugal existe muita violência. Agora que nos aproximamos do Dia Internacional da Não Vioência ConTra a Mulher convém relembrar a questão.:
virafoto disse…
Sabe Deus quanto dinheiro foi movimentado, para alimentar sabe-se lá o quê?......

É muito triste ver duas gerações, de jovens, já pais e alguns com netos, terem a sua vida alterada e salteada, por grande parte deles usarem e abusaram, de drogas leves, muito vulgar aqui no Porto Formoso, pelo dito "charro". Há conversa com um amigo e em companhia de outros, que utilizam o dito charro deleguem, que já à muitos anos que são adeptos, e que nunca viraram para outras mais pesadas, por sentirem que aquela, os traz alento para o trabalho, se tornam outros!.... Pois até aos anos de 1974, não eram muitos que sabiam e conheciam a tal planta, só alguns que tivessem passado, por África e que por concidência, ou por razões profissionais, a conheciam. Hoje se falarmos com grande parte da rapaziada, quase todos dizem, que a já viram, pois muitos dos trilhos que podemos detectar, pode levar a irmos ao sítio onde não queria-mos ir, e até ser perigoso, ao mais comum dos mortais. Pois muita da violência e divórcios, vem de muitos "ganzados" por o serem não admitem, que seja o motivo do mau ambiente, que gera no meio famíliar, resultado maus tratos, e divórcio. E´assim grande parte dos jovens da nossa freguesia e em geral pelo mundo inteiro. Sabe Deus quanto dinheiro movimentou por aquele Multi Banco para a Compra de sabe-se lá o quê?.......

Assim bem haja a tal independência "libertinismo" da mulher, pelo seu trabalho, que faz com que muitos dos machões, viram bois "ganzados"
É este o mundo que temos.

Há 30 anos atrás não era assim a minha freguesia.
aguia disse…
O grande problema de toda essa crise é que 25% das pessoas consomem 75% daquilo que se produz, o que faz com que falte dinheiro para a educar e formar as pessoas. As pessoas sem formação não têm emprego e refiguam-se nas drogas e outras alienações. É isto que vejo nas pessoas da minha idade.
Silva disse…
Com formação, ou sem ela, muitos caíram na desgraça, do (alento)

Foi assim que os Africanos, tiveram alente, para combater os clónos que era-mos nós, depois de ganzados com "ervas" e "kachamba"(1) lhes dava o alente para a guerrilha, era tanto que morriam aqui e logo ali voltavam a nascer?....

Tudo isto veio à custa do progresso, do desenvolvimento, dos altos intrusos, da Práia, sempre atentos a quem lhes espia: Hoje, pouco ou quase nada se faz por descobrir, novas plantações se uma ou outra se descobre, geralmente é por denuncia e pelos vistos no Porto Formoso, todos teem medo de tal, visto se foram descobertos podem sofrer represálias. Penso que as autoridades deviam patrulhar certas zonas principalmente junto ás Ribeiras que é onde é susceptivel de encontrar, quase sempre seguida de trilhos, que vão dar ao sítio certo, tais plantações, visto isto há alguns anos era frequente terem atentes as estes eventos, quase sempre com resultados positivos. Hoje é o que é!... Enfim se teem de ter alente para enfrentar o dia a dia é nela que se refujiam!....

Concordo com o Aguia quando diz que são pessoas sem formação, mas pelos vistos há muitos com formação e com bons empregos, hoje muitos caíram nela e não sabem como sair!....

(1) Cachamba, alcool destilado do milho, (agua ardente muito forte,)
O Regedor disse…
Em jeito de lançar mais uma acha para a fogueira diria que os principais estudos sobre violência domestica indicam que existe quase sempre um excessivo consumo de álcool em um ou dois dos membros do casal.
Outras coisas poderão estar associadas às drogas leves, mas não vale a pena tapar de tapar o sol com a peneira das drogas leves porque a violência esta associada ao álcool.
E um dos grandes problemas do Porto Formoso é o alcoolismo....mesmo no tempo do Salazar.

Cumprimentos
007 disse…
Ora bem , falando de drogas e alcool , achei interessante dar a minha humilde opinião :
Acho que existe na minha freguesia demasiada gente que não faz "PUTO" e a maioria até recebe o elevado rendimendo minimo o que por assim dizer que teem tempo suficiente para plantar e cuidar destas "merdas" que é a grande causadora de roubos e assaltos , porrada e brigas enfim... há até quem venda castanhas e mandarinas por ai para terem dinheiro para irem para uma freguesia vizinha buscar um "pacote ", mas atenção porque tds nós sabemos quem são e não sei porque ajudem a criar este monstro na nossa freguesia comprando a esses individuos táis produtos . Parem de contribuir para isso e negam qualquer coisa que á partida se sabe que foi roubado!!!
BANG..BANG!!!
Luis-Furtado disse…
A Junta de Freguesia do Porto Formoso está sem varredor nas ruas á quase um mês - alguem nota a sua falta ? as ruas continuem na mesma com ou sem ele - é sinal que o que ele faz é pouco ou nada
deus2deus disse…
Esse blogger luis furtado é mesmo um asno que vem para aqui falar mal das pessoas e já não é a primeira vez!
Eram precisos 200 varredores para dar vencimento lixo que os animais do Porto Formoso atiram para o chão. Um varredor não dá vencimento a gente tão porca.

Adeus
virafoto disse…
Quem sabe se esta freguesia, tem potencial, para novos postos de trabalho.

Duzentos varredores para o Porto Formoso andar limpo?....Quanta porcaria, não deve andar por aqui, e com tantos a receber o nosso; sem fazer nada, era uma boa maneira, de por estes a trabalhar, já que não teem emprego!.....

Trabalho vai-te embora que eu por mim, já estou cansado, que trabalhem aqueles, que não sabem fazer mais nada, eu por mim, enquanto este(...) durar tenho-o garantido!.........O que é que querem mais!....Hehehehe
Jabf disse…
Não há balança alguma no mundo que consiga pesar o quanto leve ou pesada é a droga. A unica relação que existe entre as proclamadas drogas "pesadas" e uma pessoa, é que quanto mais intenso for o consumo dessas drogas, menos pesada fica essa pessoa. Isto é, drogas pesadas, pessoas mais leves. O que não tem nada a ver com dietas nutricionistas.
Há uma relação estreita entre violência doméstica e o álcool, como refere o regedor, mas é bom não esquecer que há muita gente que opta por estar alcoolicamente drogada, e, aí o efeito é devastador, e muitas vezes confunde as estatísticas.
A droga não é uma imagem de marca somente dos jovens do Porto Formoso, é uma imagem que passa em todos os cantos do mundo, há muitos anos. O acesso mais facilitado a ela é fruto da própria evolução do mundo...da globalização, das novas tecnologias e sobretudo da interpretação da realidade.
Não há varredor algum que consiga varrer a droga das ruas; para que isso acontecesse as ruas tinham que estar limpas de gente, porque a droga anda nas pessoas que passam nas ruas!

Um abraço
O Regedor disse…
Caro falange,

apenas isto: excelente comentário!
virafoto disse…
Tem razão os dois mas penso que podia-mos ser, livres sem ela, não era difícil varrer ela das, ruas?.... Bastava mudar algumas coisas, na Lei e provavelmente o mundo seria outro!..... Sem perder a Liberdade, num País democrático.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso