Sopas de São João


a benção das sopas

convívio e boa mesa

As festas de São João estão vivas e respiram saúde. No dia 24, pelas 21h, foi dia de Sopas de São João!

Sopa de legumes, carne guisada, cozido, favas guisadas, inhame cozido, outros pratos tradicionais e um bom vinho de cheiro compuseram a comprida mesa instalada na Canada das Gentes.

Esteve muita Gente na Canada das Gentes. O tempo estava bom, a canada estava repleta de pessoas que aparecem em maior número de ano para ano, a comida estava muito boa e a conversa foi posta em dia.

Notou-se a felicidade na cara dos moradores na Canada das Gentes e Rua Amâncio Machado Faria e Maia. Para eles este dia é especial porque foram eles que transformaram esta festa no maior convívio popular do Porto Formoso.

Comentários

Cavalete disse…
Parabens aos organizadores das Sopas de S. Joao e em especial a Sra. Lurdes Grila!
Gracinha disse…
Há muito que visito o blog, e digo-vos k é algo que se tornou muito útil à nossa Terra, parabéns ao regedor pelo belissimo trabalho que tem apresentado...
Quanto às festas de São João, não estive presente, contudo, não duvido que tenham sido um sucesso como nos anos anteriores, as fotos revelam uma enorme participação por parte da nossa população nas festas, o k é certamente, muito bom, valorizo muito o trabalho dos maradores dakela zona, bem como todos os k contribuem para que estas festas se mantenham...

Bem haja a todos, e VIVA PORTUGAL
Cavalete disse…
A casa da mosca faz 1 ano no proximo dia 5 de Julho, dia do provavel PORTUGAL-BRAZIL. Sera, sem duvida, um dia de festa, independentemente do resultado.

Penso que o regedor deveria assinalar este dia com o lancamento do logotipo identificativo desta casa. Um simbolo simples e original mas reconhecivel internacionalmente por todos os seus bloggers.

Da mesma forma que um jornal, uma radio ou uma televisao tem o seu logotipo, esta na hora de termos o nosso.
O Regedor disse…
Sra. Graça e Sr. JLRebelo e demais bloggers,

agradeço os vossas palavras. Para mim a melhor forma de me darem os parabéns é contar com a vossa participação aqui no blog. Assim, confirmo que há mais gente que pensa que o blog é importante para a nossa freguesia.


p.s. caro Cavalete, gostaria imenso que A Casa da Mosca tivesse um logotipo. E há-de ter, mas para fazer um bom logotipo não é fácil e para ter um feio prefiro não ter. Tenho de conseguir o apoio de alguém que perceba do assunto.

Cumprimentos a todos
deus2 disse…
Parabéns à Comissão de festas de São João e a todas as pessoas que ajudaram e trabalharam para por a festa em pé.


O blogger jomacor despediu-se com " a Deus " mas não me confundam com ele. As coisas que ele escreveu não podiam ser ditas por mim

Adeus
JASRAPOSO disse…
Sem pretender fazer qualquer juízo, o que realça a Comissão de Festas de S. João é o empenhamento de todos, colocando a sua disposição ao serviço dos outros.

Na Canada das Gentes as pessoas não se deixam amedrontar pelas provocações ou desencorajar pela fadiga.

Aqui todos são fermento e massa.

Aqui há uma fé simples, mas perseverante.

Aqui a partilha não é apenas para alguns, o que há é oferecido a todos.

Aqui a arrogância e a soberba não têm lugar.

Aqui todos são diferentes, mas todos são iguais.

Aqui há transparência e sinceridade.

Aqui há solidariedade.

COMO É BOM ESTAR NAS FESTAS DE SÃO JOÃO, NA CANADA DAS GENTES.
O Regedor disse…
O blogger evaristo_tens_ca_disto produziu uma pequena expressão que difine a essência das festas de São João:

"senti-me como se estivesse em casa"

Está tudo dito.

Cumprimentos
Gracinha disse…
Grandes sugestões para os fins de semana que se aproximam, muito agradecida pelas dicas...vamos a ver se o tempo ajuda!!!

Bom fim de semana e divirta-se
JASRAPOSO disse…
Na nossa sociedade há muitos indivíduos com seriedade e carácter que se prontificam a candidatar-se e servir a causa pública.

Sinto que estou seguro da integridade de determinadas pessoas da nossa freguesia, embora seja igualmente verdade que não posso prová-lo

A minha certeza assenta no conhecimento profundo que tenho dessas pessoas e que advém também da fé e da experiência que a idade me transmite.

O tempo de vida que tenho também me ensinou que, bastas vezes, na traseira de pessoas inteligentes, sérias e honestas se escondem oportunistas, corruptos e outros.

Não posso nem devo é ficar indiferente e calado perante aqueles que são vítimas pelo facto de serem bons e que sofrem em silêncio actos de injustiça.
JASRAPOSO disse…
O "sítio" da Câmara Municipal da Ribeira Grande dá grande realce ao hasteamento da bandeira azul na freguesia das Calhetas.

É pena que a notícia não seja complementada com mais informações, nomeadamente com o facto de não se terem efectuados quaisquer investimentos na praia do Porto Formoso, no ano em curso.
carruncho disse…
gostaria de fazer só um pequeno cometario em relação a Casa do Povo do Porto Formoso.

em 1º lugar quero dar os parabens ao Sr. laudalino por ser presidente desta casa do povo, durante muito tempo ou seja não me lembro de haver outra pessoa como presidente da casa do povo do porto formoso, o Sr. Americo era o unico em toda a existencia da casa do povo e foi o sr. laudalino que propos eleições e foi eleito com todo o merito.

um abraço para todos
Pedro Lopes disse…
Caro Àguia, será que a vossa junta de freguesia é de cor diferente?

Saudações aos Porto Formosenses (??)
O Regedor disse…
Caro pp,

será que ainda não percebeu que esta questão não se trata de "partidarices"?

A verdadeira questão trata do abandono selectivo a que estão sujeitas as freguesias da zona este do concelho da RG independentemente do executivo camarário, com a excepção da Maia. Contudo, pelo andar da carruagem a Maia também já começou a ficar para trás, visto que, perdeu o direito a ter nadadores salvadores na sua mini-praia.

Cumprimentos

ps. Caro Romano,
agradeço o convite embora nunca o tenha visto por estas bandas (n´A Casa da Mosca). Peço-lhe que me envie mais pormenores para o email deste blog com algumas resalvas:
-que este convite nada tenha a ver com qualquer intenção de condicionar o funcionamento deste blog, quaisquer que sejam as razões políticas e/ou individuais. Isso seria inceitável. Cumprimentos
JAGPacheco disse…
Preconceitos!

Segundo alguns, o mais importante da vida é o Amor e a Morte. Na verdade ambos são celebrados com importantes rituais, respectivamente os casamentos e os funerais. Para testemunhar o Amor ou homenagear os falecidos, vestimo-nos sempre a preceito. Mas a presença constante nestes eventos é a das flores.
Para além dos factores culturais, a beleza das flores cantada pelos poetas, deveria ser sempre motivo de Festa!
Ecologicamente nesta ilha florescem as mais variadas e deslumbrantes flores.
Economicamente existem várias empresas em são Miguel que se dedicam á produção de flores e plantas ornamentais, algumas com sede no Concelho.
Sazonalmente a festa da Flor coincide com a primavera e com uma época de poucos eventos culturais e sociais.

As tradições também se criam, e esta, na minha opinião, tinha pernas para andar. Envolvia as escolas do concelho, as empresas ligadas ao sector e poderia vir a ser um importante cartaz turístico da Ribeira Grande.

Enquanto a Festa da Flor do Funchal já é um dos grandes cartazes turísticos da Madeira. O Nordeste disputa o cognome do Concelho mais Florido e a Povoação organiza anualmente um Encontro Internacional de Camélias. A Ribeira Grande deu um passo atrás…

Embora ache, que particularmente os meus gostos pessoais e as minhas tendências estéticas não sejam do interesse do Regedor. Faço desde já um aviso: Gosto de Flores … e Pronto!

Saudações Formosas
JAGPacheco disse…
Quando a Ribeira Grande celebrar 100 anos, naturalmente que será feita uma retrospectiva dos acontecimentos mais importantes de um século de história da cidade. Dos primeiros 25 anos que agora se comemoram ninguém se recordará das escolas construídas; dos apoios á habitação social; das redes de água; do saneamento. Tudo infra-estruturas Básicas com importância para a qualidade de vida das populações.

Destes 25 anos ficarão para a história apenas dois acontecimentos, o Teatro da Ribeira Grande e a Circular á Ribeira Grande

Teatro Ribeira Grande
As obras de remodelação Camarárias, transformaram aquele imóvel histórico e de grande beleza arquitectónica, num edifício funcional preparado para os mais diversos eventos culturais. Numa fase em que o Teatro e Coliseu de Ponta Delgada ainda se encontravam fechados este espaço transformou-se no centro cultural de São Miguel. A população da ilha e em especial do Concelho tem podido assistir no teatro Ribeiragrandense a espectáculos de grande nível, com artistas locais, nacionais e estrangeiros. Fruto de uma dinâmica, que se quer, seja mantida por muitos anos.

Circular á Ribeira Grande
Esta obra do Executivo Regional, permitiu desviar do centro histórico da Cidade um grande volume de tráfego. Diminuindo a poluição sonora e atmosférica e aumentando a segurança dos piões. Camiões pesados, por vezes, com cargas mal acondicionadas, deixaram de ser vistos na Rua Direita. E os habitantes das freguesias da zona Este do Concelho, do Nordeste e da Povoação que se querem deslocar directamente para Ponta Delgada, também beneficiam com a circular.

Saudações Formosas
O Regedor disse…
Mais uma vez os comentários do blogger jagpacheco vêm trazer uma nova perspectiva ao debate, o que é sempre de louvar.

Pensando bem, concordo que dos primeiros 25 anos de cidade da Ribeira Grande só vão ficar na memória o Teatro e a Circular.
É muito pouco para 25 anos...

Para que conste na acta do blog: eu também gosto de flores não sei é se gosto da festa da flor!

Cumprimentos a todos
O Regedor disse…
Na sexta-feira dia 30 de Junho de 2006, foi batido o record de visitas num só dia n´ A Casa da Mosca - 252!

Uma boa prenda de quase aniversário.
JASRAPOSO disse…
Como seria bom que os governantes tivessem a coragem de tomar decisões e depois a mesma coragem de as manter até ao momento de apresentarem os resultados e serem julgados por eles.

A culpa, porém, não é só dos decisores, mas também duns tantos opinadores que de tanto procurarem o óptimo não conseguem passar de uns medíocres.

Vivemos num país em que o que se decide hoje desdiz-se amanhã, estuda-se e volta-se a estudar e pouco se faz.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso