Coisas boas e coisas más


Coisas boas
A ruas da nossa freguesia estão com nova e melhor sinalização. Agora a Canada Nova só tem um sentido (Sul/Norte). As lombas ainda não foram colocadas, mas parece que afinal a população não as quer.








Coisas más
Algumas pessoas continuam a atirar garrafas e carteiras de cigarros do jardim para a rocha. Existem lá uns quantos caixotes de lixo.
Outras pessoas continuam a "acartar" lixo de casa para a rocha da zona do campo de futsal. Foram lá vistas cadeiras, garrafas, etc. O mais grave é que para irem lá desgarregar têm de passar por um contentor de lixo à entrada do campo de futsal.

Comentários

JASRAPOSO disse…
Apesar dos esforços desenvolvidos pela nossa autarquia - Assembleia e Junta - a verdade é que a Câmara da Ribeira Grande tem vindo a adiar os investimentos programados para o Porto Formoso, no corrente ano.

Amanhã os autarcas da n/ freguesia poderão vir a ser acusados de nada terem feito. Por isso, nada melhor do que chamar a Assembleia Municipal e a Câmara "à pedra".

Muitas vezes as pessoas que nos governam não nos não as respostas adequadas porque não tivemos o cuidado de lhes charmar à atenção, em devido tempo, para o que deve ser feito.

É altura de se chamar à atenção aos eleitos da Ribeira Grande para os problemas do Porto Formoso.

Por isso, nada melhor do que convidá-los a visitar a freguesia e apresentá-los um memorial com as nossas necessidades.

Esse memorial seria elaborado pela Junta de Freguesia com a colaboração de pessoas das outras forças vivas.

As pessoas a convidar deveriam estar enquadradas no PS e PSD.

Atrevo-me a sugerir as pessoas:

PS - Eng. José António Brum, da Câmara e dr. José do Rêgo da Assembleia.
PSD - Dr. Francisco Xavier Ridrigues, da Câmara e dr. José Manuel Lima da Assembleia.

A democracia só sobrevive quando é participativa.
deus2 disse…
caros amigos

a sinalização está boa! A canada Nova está melhor num sentido só porque antes não havia rei nem roque, quase não dava para passar de carro.

Está a faltar a Polícia da Maia para pôr tarelo no trânsito e passar multas em vez de irem fazer patrulha para a praia ver as femas! Que polícia de fraca havia de calhar ao Porto Formoso.
A PSP da Maia vai até à praia e volta vê 20 carros mal estacionados e não passa uma multa que fosse.
Em frente ao Amaral, em frente ao Viana, nas antigas casas da Berta (carros dos dois lados) e mais.

Conheço uma pessoa que duas vezes por semana vai por lixo na rocha com um contentor mesmo ao lado de casa. Não são pessoas "sem prestar", são pessoas respeitadas e com 40 e tal anos que fazem estas coisas, não é só a juventude.

É preciso os filhos educarem os pais.

adeus
JAGPacheco disse…
Com a ausência de vidro ou plástico nos objectos de uso quotidiano, ao longo de muitos anos, o lixo doméstico foi lançado na “estrumeira”. A reciclagem iniciada pelas galinhas terminava com o lançamento do estrume á terra. O lixo tinha uma conotação positiva, aumentava a fertilidade dos solos.

Quando saiu do Porto Formoso a primeira geração de emigrantes, aqui não existiam sinais de trânsito ou caixotes de lixo. Portanto se os ouvirmos dizer “sainal” ou “garbix”, não devemos ficar admirados. Tiveram o primeiro contacto com estes objectos e com estes conceitos num país e numa língua estrangeira. Sabendo no entanto adaptar-se e tendo aprendido a respeitar estes valores, nas comunidades que os acolheram.

Hoje no Porto Formoso, a recolha do lixo é feita três vezes por semana: Segundas, Quartas e Sextas. A recolha dos “monstros”, ou seja frigoríficos, televisores… pode ser combinada através do número verde da Câmara Municipal (800 203 432). Junto á Escola, e ali começa a sensibilização, existe um ECOPONTO onde é feita a recolha selectiva de lixo.

No entanto, imagens como aquela que ilustra o Post são infelizmente frequentes nas nossas canadinhas, canadas e até Estrada Regional.
Apesar do empenho da Câmara Municipal, dos alertas da Comunicação Social e do destaque dado a estes temas nos Programas Escolares a “resistência” ainda é muito grande!

Saudações Formosas
JASRAPOSO disse…
"Nas freguesias, um pouco por todas as ilhas, os homens ajudavam a construir salões paroquiais, sedes para bandas de música, pintavam as igrejas e os adros, nas suas horas vagas. Agora, ninguém faz nada disso sem o dito subsídio.
Depois destes maus hábitos, quem é que tem coragem para acabar com algumas destas manhas? A ditadura do voto popular não vai permitir isso. Maditos subsídios"

Por José Borges in "Expresso das Nove"

Este texto assenta como uma luva com aquilo que se passa com o nosso futuro Salão Paroquial.
JASRAPOSO disse…
Graças a um benemérito da freguesia, a imagem de Nossa Senhora da Graça foi alvo de obras de recuperação.

A imagem está como nova e poderá ser contemlada na procissão de Setembro.

Entretanto, o pároco anunciou que irá divulgar o programa das festas este fim de semana.

As coisas parecem correr como o programado - Já foi feito o peditório assim como a recolha de prémios para o bazar.

Resta agora aguardar que haja bom tempo.
O Regedor disse…
Caros bloggers,
A Casa da Mosca foi visitada na passada segunda feira por 73 visitantes que efectuaram quase 200 visitas.

O número de visitantes (73) parece ser um novo record. O numero de visitas não é porque já tivemos várias vezes mais de 250 num só dia.

Com muita gente de férias e sem computador, penso que isto é muito relevante.

Preparo desde já uma reportagem alargada sobre a festa da Sra. da Graça, que não vai passar apenas pela colocação de fotos da procisão e da igreja.
A reportagem pretende capturar o "outro lado da festa".
Claro que já se antevê um pouco de polémica.

Também concordo que deveria haver um concurso público para a exploração da barraca das festas já que a comissão de festas não faz barraca mas cede o espaço. Pelos vistos vamos assitir mais uma vez a uma negociata entre amigos.

Tenho Dito

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso