II Festival de Folclore do Porto Formoso

entrada do grupo de folclore do porto formoso

actuação do grupo de folclore do porto formoso

Na passada noite do dia 4 de Agosto teve lugar, no campo de jogos, o II Festival de Folclore do Porto Formoso. Estiveram presentes vários grupos de folclore. Destaque para o elevado nível apresentado pelo Grupo de Folclore do Porto Formoso em comparação com os restantes grupos da ilha de São Miguel. Destaque ainda para as excelentes actuações do grupo vindo da ilha Terceira, bem como, do grupo "Rosinhas do Mondego" proveniente de Coimbra.

O público esteve presente em bom número e no final houve um momento de troca de lembranças. Para o ano já está prometida uma nova edição do festival.

Comentários

O Regedor disse…
O meu comentário será obviamente a minha opinião, mas neste caso farei também comentários a comentários que penso serem pertinentes.

No fundo a noite foi boa. Presenteamos um bom expectáculo, com 3 grupos de nível elevado (Porto Formoso, Terceira e Coimbra) e os restantes a darem o seu máximo, contudo, pareciam um grupos de nível inferior (é a opinião de um mero espectactor).

A organização pareceu-me esforçada, portanto, tudo correu dentro da normalidade, ou seja, bem. Não houve falhas de som, nem de luz, grandes "gaffes".

O público compareceu em bom número e a noite estava com tempo agradável.

Eu, tal como outros bloggers entre os quais o JAGPacheco, penso que o grupo nada tem a ganhar pela ligação à Casa do Povo.
Como já disse ao próprio presidente do Grupo de Folclore, o Grupo devia ser independente, porque tem valor próprio para se afirmar e não necessita de uma "bengala".

Assino por baixo as palavras do blogger JAGPacheco: "A Casa do Povo não representa, nenhuma “mais valia” para o Grupo de Folclore que organizado como associação poderá angariar muitos, e mais do que merecidos apoios. Sem ter de prestar vassalagem a esta, ou a qualquer outra instituição."

Também gostei da troca de lembranças no final. É um sinal de respeito mútuo e de reconhecimento.

Contudo, informo o blogger belo_dia que a Sra. Luísa Cabra não esteve presente enquanto membro da direcção da Casa do Povo, mas sim enquanto elemento fundador do Grupo Folclorico. Assim, a Casa do Povo não se fez representar por ninguém e assunto encerrado. Uma falha grave dessa instituição. Por outro lado a Junta de Freguesia esteve presente através da Secretária é certo, mas esteve presente.

A questão do "esquecimento" do nome da Junta de Fregusia do Porto Formoso no cartaz publicitário. Há quem diga que foi um erro de impressão, mas penso haver respostas a dar às seguintes perguntas:
- com tantos patrocinadores descritos o único que saíu com erro foi o da Junta de Freguesia?
- porque razão a Junta aparece em último lugar, quando todas as outras juntas foram colocadas nos lugares cimeiros?

Quando souber estas respostas, para mim, o caso fica resolvido. Até lá fica a cheirar a "esturro".

No que respeita à divulgação também acho que não foi a melhor. É a minha opinião.

Em traços gerais penso que foi uma noite bem passada e que merece ser repetida no ano que vem, sempre melhorando o que de menos bem correu.

Parabéns ao Grupo de Folclore de Porto Formoso que merece ser o grupo representante do concelho da Ribeira Grande!
deus2 disse…
Previsões para ler daqui a 3 anos. Se o Emanuel Faria não se candidatar a presidente o João Manuel Furtado vai ser candidato.
JAGPacheco disse…
Para além dos bastidores!

O intercâmbio entre o Grupo de Folclore do Porto Formoso e o Rancho Folclórico Rosas do Mondego (Coimbra), levou alguns jovens do Porto Formoso a conhecer a zona centro do nosso país, durante a semana de 1 a 9 de Julho. Estas viagens são muito enriquecedoras, quer a nível pessoal, como cultural e até artístico.
Na semana que antecedeu o Festival, o Grupo de Folclore do Porto Formoso, soube retribuir e bem receber, nesta sua terra o Rancho Rosas do Mondego, valeu o empenho e o sacrifício pessoal de todos os elementos, que se portaram como verdadeiros cicerones.

Depois do II Festival de Folclore do Porto Formoso a 4 de Agosto. O Grupo, provavelmente, ainda não teve tempo para retemperar forças do emocionante serão, que nos proporcionou a todos.
Esta é a agenda da presente semana:
- 5 de Agosto, Festival de Folclore da Relva
- 8 de Agosto, Restaurante O Silva
- 9 de Agosto, Gala de Folclore de Ponta Delgada
- 10 de Agosto, Achada do Nordeste
- 11 de Agosto, Mosteiros
- 13 de Agosto, Vila de Água de Pau

Um bem hajam e Saudações Formosas!
JASRAPOSO disse…
O Tribunal de Contas na auditoria efectuada às Câmaras referente aos anos de 2002/3 e parte de 2004, verificou que cada funcionário falta em média, na Câmra da Ribeira Grande, 31,9 dias por ano.

Se a isto acrescentarmos as férias...

Bom seria comparar estes valores com a situação actual para ver se a actual Vereação pôs termos a estas brincadeiras
Luis-Furtado disse…
o erro dos cartazes foi o seguinte a Junta de Freguesia primeiro disse ao grupo folclore que não tinha verbas , depois dos cartazes feitos entendeu colaborar com uma fraquinha esmolinha, como a esmolinha não dava para fazer novos cartazes resolveram aquela emenda

Adeus
JASRAPOSO disse…
Há muitas pessoas que têm colocado em causa as águas da Praia dos Moinhos.
A situação é mais grave quando estas afirmações são feitas por responsáveis políticos na comunicação social, principalmente escrita.
Aconselhamos estas pessoas a lerem o que está escrito sobre esta matéria num placard à entrada da praia, junto aos balneários.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso