Festa de N. Sr.ª da Graça

Amanhã é o fim-de-semana da festa. As festas em honra de N. Sr.ª da Graça são, em termos religiosos, umas das mais ricas de São Miguel, com tradições únicas e que já começam a ser importadas para outras freguesias. A procissão/missa do cemitério é o melhor exemplo.

A população empenha-se nas festas, as ruas ficam repletas de flores, plantas ornamentais e colchas nas janelas para homenagear a passagem da procissão.

Destaque, no programa das festas deste ano, a ida da imagem de N. Sr.ª da Graça ao lugar dos Moinhos, passando por Ribeira Seca e Vale Formoso. A população destas zonas esteve desde sempre alheada das festividades, não por culpa própria, mas sim porque a festa não chegava lá, no entanto, este ano não será assim.

Em relação às actividades não religiosas do programa das festas – que são aquelas que a juventude procura e que prendem as pessoas até mais tarde – praticamente não existem.

Principais destaques do programa das festas:

Dia 8 – 20h Visita da N. Sr.ª da Graça aos Moinhos e Bairros Novos

Dia 9 – 22h Actuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo do Porto Formoso

Dia 10 – 17h Procissão solene

Dia 11 – 9h Missa do cemitério, 15h30 Procissão dos pescadores

PS. Será realizada uma mini-reportagem fotográfica sobre as festas que irá sendo colocada n´A Casa da Mosca durante o fim-de-semana.

Comentários

AGUIA disse…
Mais importante que divulgar o programa das festas é esta fotografia da imagem de Nossa Senhora da Graça.
Não tenho dúvidas que esta fotografia vai fazer derramar muitas lágrimas aos nossos emigrantes.
Votos de umas boas festas para todos.
Caros bloggers,

de facto parece que é mesmo assim. As actividades "profanas" da FESTA são pouquíssimas. Pelo que sei, irá realizar-se, durante o fim-de-semana, um torneio de ténis de mesa e um de futsal.

É manifestamente muito pouco para uma freguesia que anseia por mais e melhor...

Relativamente, ao torneio de "ping pong", no qual estou envolvido, quero, desde já, agradecer a colaboração da Junta de Freguesia (que financiou a compra das taças), a Fábrica da Igreja e ainda a Direcção do Grupo Folclórico (que ajudaram a arranjar solução para o espaço onde o mesmo se realizará).

Um bem haja a todos e boas festividades
deus2 disse…
Boas Festas para toda a gente.
Segunda feira vou fazer o meu comentario a elas.

Adeus
JASRAPOSO disse…
À semelhança dos anos anteriores, vamos ter a grande Procissão do Domingo.

A Procissão é uma manifestação de fé e não um cortejo alegórico.

São as pessoas da freguesia que fazem a Procissão, pelo que é obrigação torná-la numa manifestação digna de Fé com a colaboração de todos.

Boas Festas.
Gracinha disse…
A meu ver, a imagem de Nossa Senhora da Graça não passa indiferente a ninguém,e esta que foi colocada no blog certamente que irá ser recordada com muita emoção por parte de quem não está entre nós!

Deixo-vos os votos de continuação de umas boas festas, e que São Pedro se lembre de fechar as torneiras.

Bem haja a todos!
Cavalete disse…
Parece que a "ressaca" da festa foi grande para o nosso regedor dado ele nao ter conseguido cumprir o PS deste post... Se calhar as sagres estavam chocas!
carruncho disse…
As festas da nossa freguesia foram das melhores nos ultimos anos bom tempo no dia da procissão, no que diz respeito ao profano não è preciso mais nada porque è so gastar dinheiro para um grupo de 5 pessoas a cantar o cd em playback já todos nós sabemos como é e la ia uns 1000 a 2000 euros assim tá melhor poupou-se dinheiro e serviu-se a prata da casa o grupo de folclore da terra que è muito bom. E se meses antes se investisse nos jovens como concurso de talentos nas festa da freguesia tinha-se mais algumas actuações para se ver.

Um enorme abraço para todos os que nos estam a ver ( usa, canada, bermuda, inglaterra, etc) beijos com saudades,
AGUIA disse…
É estranho que o Regedor não tenha cumprido com as fotografias da festa. Disseram-me que ficou a dever-se ao facto dele não ter ADSL no Porto Formoso e não querer subordinar-se a pedir à Junta de Freguesia para lançar nos seus computadores a reportagem.
É também estranho que a "direcção" da Casa do Povo não tenha ido na procissão. Talvez tenha lido o que sobre a mesma se disse aqui no blog.
É ainda estranho que os membros da Assembleia de Freguesia eleitos na lista do PSD também tenham primado pela ausência.
Parece que os políticos estão com dificuldades económicas. Nos anos anteriores era vê-los com alguma postura de arrogância a arrematar os mariscos. Este ano nem um apareceu.
É verdade que a barraca que funcionou no centro multiusos foi um fiasco? Disseram-me que se a Comissão tivesse cobrado os 1.000€ de aluguer os dirigentes teriam que desenbolsar algum.
É verdade que um censor que assistiu hoje à final do torneio de futsal disse na assistência que no seu tempo a organização era muito melhor? Só se esqueceu de indicar quanto custava essa organização.
A Comissão Fabriqueira já aplicou o SIMPLEX estas festas. Os sinos em vez de tocarem foram substituídos por uma gravação dos mesmos transmitida pelos altifalantes. Será que não há dinheiro para pagar ao sacristão para puxar os badalos? O Pároco aplicou o SIMPLEX dirigindo a procissão sem sair da igreja através das novas tecnologias da informação.
Os altifalantes tocavam a maioria das vezes melodias de Fátima, quando se comemora a festa de Nossa Senhora da Graça.
O SIMPLEX não chegou ainda foi aos lavradores. Então o euro já está em vigor e a arrematação do gado ainda é feita em contos. Oxalá algum não se engane ao passar o cheque.
Apesar de tudo as festas correram muito bem
gnussen disse…
13 de setembro de 2006, uma madrugada igual a tantas outras,o interludio para mais um dia de dia. Nunca me interessou os bastidores da Festa de Nossa Senhora da Graça, basta para mim renovar o mesmo sentimento que trago comigo desde q me conheço.Naturalmente com pensamentos e uma vida diferente!Todos os anos, sejam bisetos ou comuns, estja a barraca mais abaixo ou mais acima, estajam outras caras...Nossa Senhora é sempre a mesma, e o que vale é a sua simbologia.

Estar sempre a falar de dinheiro...é tedioso, e não fica bem! Não é o dinheiro que chama as pessoas para a grande procissão, dinheiro não é de certeza!

Eu não me considero um catolico convencido, sei me contextualizar,sei dos meus limites religiosos. Nao me lembro da ultima vez que fui na procissão, mas lembro-me da primeira vez que começei a gostar da MINHA festa! Elas duas não coincidem!

Ta la.


Ps. Não vi meu primo César na festa, daí mando-o um abraço!Força Saião.
o defensor disse…
como já era de esperar ainda antes do termo das festas já existem multiplas críticas algumas delas à "papo seco" como a critica dirigida à barraca que o grupo folclórico realiza que já põe em duvida o seu sucesso o que não corresponde à verdade, mas se eventualmente assim fosse penso que o grupo folclórico mesmo com os reduzidos ou quase inexistentes apoios da parte da junta de freguesia iria ao máximo cumprir com os eventuais acordos estabelecidos entre o grupo e a comissão de festas.o fiasco já comentado por muita gente este ano foi o "epicentro" que apesar de DVDs e bicicletas oferecidas pela junta,e , de referir a enorme coincidência de terem ido parar alguns desses brindes à organização, mal deu para as despesas...
AGUIA disse…
Passado um ano ainda há pessoas que têm o Epicentro encravado na garganta. Todos os prémios dos sorteios resultaram da oferta dos fornecedoras das cervejas e refrigerantes. Aqui já se poderá verificar o nível das vendas e dos resultados.
O Regedor disse…
Estou a começar a ficar farto destas mentiras.
O .epicentro este ano não existiu, mas muita gente ficou com inveja para toda a vida.

O BINGO de uma bicicleta, de um DVD e de uma TV foi resultante da compra de mais 100 caixas de Sagres pequena.
Ahh.. e qualquer pessoa podia comprar bingos. Até os mentirosos.
Cavalete disse…
Sugeria ao regedor que tomasse duas medidas a bem do bom nome das pessoas da nossa terra:

1) Bloqueio imediato de bloggers que, sem se identificarem, se dedicam a mentira ou difamacao.
2) Eliminacao dos comentarios dos bloggers do ponto anterior.

No que se refere ao ponto 2, ja se devia ter eliminado um comentario neste post e outro no post "centro digital de comunicacoes".

E que primeiro esta o bom nome das pessoas e so depois A Casa da Mosca. E anda por ai muita gente que acredita no que ouve sem tentar perceber se o que ouve e verdade ou mentira.
O Regedor disse…
Caro Cavalete,

já nasci depois do 25 de Abril, mas apesar de não ter sentido na pele o que é uma ditadura, um dos valores que mais prezo é a liberdade.

Penso que na Casa da Mosca tem de haver liberdade de expressão e até alguma irreverência. Bem sei que isso não pode ser confundido com mentiras e difamações.
Eu, sei bem do que falo, basta ir ao post do .epicentro que vê as barbaridades que foram escritas.

Tenho o pensamento positivo e acredito que os mentirosos e caluniadores se cansam e deixam de escrever, mas começo a pensar que você tem razão.

Era uma pena que eu tivesse de apagar um comentário depois de estar quase um ano sem apagar nenhum. Não quero que isso aconteça, mas se tiver de ser vai ser.

Opiniões são opiniões, mentiras e calúnias são mentiras e calúnias.

Pode-se dizer que uma coisa era feia, horrível e nunca devia ter existido, mas não se pode dizer que houve roubos, favores, etc. sem se provar nem entrar na vida pessoal de ninguém.

Assim, aconselho os bloggers mais revoltados a partirem uns pratos em casa e não virem para aqui desgarregar as suas FRUSTAÇÕES.

Cumprimentos
jo providence disse…
Esta festa este ano foi uma desgraça. partindo do ponto religioso...não foi mau, a procissão tava no ponto mas, mas em relação às actividades, fucked up!!! ADEUS!!!!
Manuela disse…
QUEM A TEM...

Nao hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.

Eu nao posso senao ser
desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertenca
e sempre a verdade venca,
qual sera ser livre aqui,
nao hei-de morrer sem saber.

Trocaram tudo em maldade,
e quase um crime viver.
Mas, embora escondam tudo
e me queiram cego e mudo,
nao hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.

1956

Jorge de Sena
tiago aguiar disse…
As festas da nossa padroeira a nossa senhora da graça ta cada ves melhor parabens a comissao do porto formoso e ao nosso paraco que muito tem feito pela nossa freguesia

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha