Desporto e Cultura
Torneio de ténis de mesa: 1º lugar Emanuel Marques; 2º lugar Emanuel Furtado; 3º lugar David Mendonça

Moagem Porto Formoso
Além da festa religiosa houve outras actividades de destaque. Algumas delas foram promovidas por particulares o que demonstra que há pessoas interessadas em desenvolver actividades na nossa freguesia.
Assim, durante a semana da festa houve torneio de futebol organizado pela Junta de Freguesia de Porto Formoso e torneio de ténis de mesa (ping-pong) organizado pelo Emanuel Furtado e Emanuel Marques com o apoio da Junta de Freguesia e da Fábrica da Igreja.
Houve também lugar à abertura ao público da Moagem Porto Formoso situada na “curva da Igreja”, propriedade do Sr. Artur Moniz.
Comentários
Que o furacão seja bom para todos, ou seja, que não faça mal a ninguém.
Cumprimentos
Parabéns à equipa do Epicentro que derrotou os Águias na final por 8 bolas a quatro.
O pessoal do Epicentro continua na mó de cima.
após regressar de uma viagem, notei que o partido socialista anda a patrocinar o homo sapiens.
Este vigor ainda durou algum tempo, depois da construção do actual recinto desportivo.
Mercê de diversas pressões, a Junta de Freguesia, no final do anterior mandato, contruíu um campo de futsal.
Temos dois recintos desportivos e não sabemos se conseguiremos atletas para competirem no campeonato regional de futsal.
Perantes este e outros casos semelhantes torna-se difícil resolver os problemas do Porto Formoso, uma vez que a maioria das pessoas confunde o querer com o necessitar.
Moral da história - Como é dificil governar o nosso povo..
Será sem dúvida mais um ponto de paragem obrigatório para os turistas que nos visitam, se eventualmente o seu proprietário decidir abrir o moinho a tempo inteiro.
É mais um motivo para divulgar a imagem da freguesia do Porto Formoso.
Com um forte abraço.
Relativamente ao tema do Post um Bem Hajam, aos organizadores e aos participantes dos torneios. Como costuma dizer o Regedor, nem são necessários grandes orçamentos, mas com iniciativa, fazem-se coisas muito interessantes. Neste caso um complemento desportivo, muito importante para abrilhantar e enriquecer as Festas.
Por esta Europa fora, nestes últimos anos, em termos museológicos, assistiu-se a uma pequena revolução. O novo conceito de “oficina museu” ganha cada vez mais força. Estes pequenos núcleos preservam as artes, os ofícios e as “memórias” no seio das populações. Uma saudação especial para o Artur Moniz, por esta iniciativa particular.
Os objectos com interesse, perdem a “alma” fora do e contexto onde foram habitualmente utilizados. Como já aqui alertou o Raposo, esperamos que Porto Formoso saiba conservar estes pedaços de passado.
Saudações Formosas
Os três jogadores que aparecem na fotografia do pingpong disseram-me que são muito bons.
Eles deviam fazer uma equipa de pingpong: a junta e a casa do povo pagavam as raquetes e bolas e compravam uma mesa. Todos os jovens podiam jogar e os melhores iam a outros torneios!
A equipa Epicentro que ganhou o futebol tem o nome da barraca do ano passado mas contou com gente de todas as profissões, partidos, grupos... O que conta é o espirito de grupo!
Adeus
A procissão no domingo foi digna de ser vista. Poucas freguesias fazem uma procissão como a nossa. As actividades fora do ambito religioso foram tambem uma melhoria muito boa para as festas.
As pessoas que as organizaram estão de parabens e acho que deviam continuar no ano que vem.
MAs há sempre "opinion makers" que têm sempre qualquer coisa de negativa a apontar. É o caso do bloguista pregalheefoge... Mas o pior seria se o PS andasse a patrocinar o "pitecantropos". Ainda bem que patrocina o homo sapiens...
-O que mais me alenta e impulsiona num espelho, é que quando me vejo diante dele, reparo que a imagem que lá está só se mexe quando eu me movimento, logo, para que eu consiga os objectivos a que me proponho tenho que me mexer (motivação).
Isso diz respeito a cada um, todos têm capacidade, mas nem todos a desenvolvem...por diversos factores!
Inovar, dinamizar, transformar, modificar são verbos que necessitam de movimento para poderem existir. Há que ter motivação e muita força de vontade para que seja mais natural receber um elogio do que uma critica.
É verdade!
"não digas isso a ninguém" - Força Raposo!Um Abraço.
Cada vez se está a praticar menos desporto no Porto Formoso, apesar do nível cultural das pessoas ter aumentado
ainda não tinha feito nenhum comentário à forma como, no meu entender, se passaram as festas de Nossa Senhora da Graça.
Pois bem...
Primeiramente, e no que concerne a questões climatéricas, penso que já há alguns anos que não tínhamos o tempo que tivemos.
Quanto à índole religiosa penso que este ano foi do melhor que poderíamos ter. A prossissão foi bantante "concorrida". Penso que não existe mais nenhuma freguesia nesta ilha que tenha uma prossissão como a nossa.
Pecou, no entanto, em relação à quantidade de iniciativas forma da questão religiosa. Pelo que sei foram só duas: O torneio de Ténis de Mesa e o torneio de Futsal. Apesar de algumas dificuldades logísticas, penso que ambas correram bem.
Deste modo, entendo que seria altura de revivar o ténis de mesa, vulgo ping-pong, desporto muito querido pela população e principalmente pelos mais jovens. Quanto a mim, estou totalmente disponível para se formar uma equipa de ping-pong com jovens, para posteriormente se poder competir a nível de ilha ou quem sabe a nível regional. Todos sabemos que isto poderá demorar, eventualmente, anos a acontecer. Penso que o Emanuel Marques também estará disponível...
Para que isto aconteça é preciso a estreita colaboração das mais diversas entidades da freguesia.
PS. No post em que fiz os agradecimentos a quem de direito, cometi um lapso. Esqueci-me de agradecer à Escola Secundária de Ribeira Grande, na pessoa do seu Presidente, o empréstimo das respectivas mesas para o torneio.
Um bem haja a todos
Destaco o moinho do sr. Artur Moniz. Mostra que uma pessoa, por si só, pode desenvolver actividades culturais. Demonstra ainda que este senhor não esquece as suas raízes. Merece uma visita!
Destaco ainda o Torneio de Ténis de Mesa. Duas pessoas (E. Furtado e o E. Marques) em nome próprio, tiveram uma iniciativa para todos usufruírem. Conseguiram apoios da Junta de Freguesia, da Fábrica da Igreja, da ESRG e assim conseguiram organizar o torneio. Um exemplo a seguir.
Apoio incondicionalmente a criação de uma equipa de Ténis de Mesa no Porto Formoso.
O INATEL organiza várias provas em São Miguel e poderiam participar atletas do Porto Formoso.
O ténis de mesa tem grandes vantagens: é barato e pode-se jogar em espaços fechados.
Além disso temos bons jogadores no Porto Formoso. Lembro-me de há uns anos o campeão de São Miguel ter perdido frente a um jogador do Porto Formoso...
Cumprimentos.
Um grande estímulo para todos os que aqui participam
O Manuel Casinha e a família vivem em Toronto. Já estive na sua casa e gostei de ver a sua colecção de objectos feitos em madeira. Recordo-me perfeitamente do seu filho mais velho e da filha Manuela, que esteve cá à poucos anos com o pai e a mãe.
Penso que estou certo daquilo que afirmo.
É também com muita alegria que vejo pessoas como mais ou menos a minha idade, que por razões mais fortes tiveram de imigrar, vêm aqui comentar os posts postos pelo regedor. Só tenho pena de uma coisa: O blogger "carruncho" pelos vistos conhece-me e eu não o conheço. Gostaria, obviamente, se possível, que ele se identificasse para podermos trocar impressões sobre o o passado não muito longínquo, no fundo a nossa adolescência. Peço desculpa por parecer pieguisse...
Quanto ao resto, volto a deixar a minha disponibilidade para se formar uma equipa de jovens "ping-ponguistas" cá no Porto Formoso. Mais uma vez reitero que é necessário a envolvência das entidades da nossa terra. Penso que o Emanuel Marques também estará disponível para tal.
Um bem haja a todos.
PS: Caso o blogger "carruncho" queira contactar-me o meu e-mail é: evaristo.tens.ca.disto@gmail.com
Entre estas estão cinco dos Açores:
- Povoação 107%
- Ribeira Grande 116%
- Velas 180%
- Calheta 196% e
- Lajes das Flores 205%
Com o mau tempo que tem feito não há dúvidas que a retirada tardia daquele património venha a causar alguns prejuízos. Que me lembro, nunca a iluminação esteve tanto tempo sem ser retirada, a não ser que já fique para as festas do Natal.
Já agora, convinha aproveitar o pessoal das festas e colocar quatro vidros na janela da casa da rua Padre Rezendes.
Oxalá a Comissão espelhe nas contas o valor da mão de obra da iluminação que é para se saber quem fazia o serviço mais barato. Uma coisa é certa naquele tempo não se pagava as refeições aos trabalhadores.
Cá estaremos para ver e comentar.
Parece que ninguém soube e ninguém foi.
Oxalá a Junta de Freguesia saiba tirar proveitos dessa reunião.
Geralmente nesses encontros as Câmaras costumam levar uns "prémios" paras as freguesias.
Vamos lá a ver o que no calha.
Atrevo-me a sugerir que seja apresentado àquele orgão, pela Junta de Freguesia, um memorial sobre as principais necessidades desta terra.
os teus pais tem um cão á solta no jardim da sua casa que anda assustando e por vezes dentando muitas pessoas que passam despercebidas rento ao muro, que até já está passando dos limites para varias pessoas
são com essas coisas «mal organizadas pelos teus pais» que tu deves te preocupar, e não com uns vidros partidos e umas lampadas na Igreja que não causa mal a ninguém
Até Já
Ia ser dentadas a eito.