Desporto e Cultura

Torneio de ténis de mesa: 1º lugar Emanuel Marques; 2º lugar Emanuel Furtado; 3º lugar David Mendonça
1º lugar do torneio de futebol
Moagem Porto Formoso

Além da festa religiosa houve outras actividades de destaque. Algumas delas foram promovidas por particulares o que demonstra que há pessoas interessadas em desenvolver actividades na nossa freguesia.
Assim, durante a semana da festa houve torneio de futebol organizado pela Junta de Freguesia de Porto Formoso e torneio de ténis de mesa (ping-pong) organizado pelo Emanuel Furtado e Emanuel Marques com o apoio da Junta de Freguesia e da Fábrica da Igreja.
Houve também lugar à abertura ao público da Moagem Porto Formoso situada na “curva da Igreja”, propriedade do Sr. Artur Moniz.

Comentários

O Regedor disse…
Não foi possível colocar comentários neste post devido a um problema que já se encontra resolvido.

Que o furacão seja bom para todos, ou seja, que não faça mal a ninguém.

Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
Enquanto andámos com a casa às costas conseguiu-se ter uma equipa de futebol de onze no Porto Formoso, mercê da grande força de vontade dos seus atletas.

Este vigor ainda durou algum tempo, depois da construção do actual recinto desportivo.

Mercê de diversas pressões, a Junta de Freguesia, no final do anterior mandato, contruíu um campo de futsal.

Temos dois recintos desportivos e não sabemos se conseguiremos atletas para competirem no campeonato regional de futsal.

Perantes este e outros casos semelhantes torna-se difícil resolver os problemas do Porto Formoso, uma vez que a maioria das pessoas confunde o querer com o necessitar.

Moral da história - Como é dificil governar o nosso povo..
JAGPacheco disse…
O furacão GORDON, que supostamente iria atingir o arquipélago dos Açores, não fazia parte da teoria Americana da “Conspiração”. Foi só e apenas uma invenção de um meteorologista, apreciador de gim tónico.

Relativamente ao tema do Post um Bem Hajam, aos organizadores e aos participantes dos torneios. Como costuma dizer o Regedor, nem são necessários grandes orçamentos, mas com iniciativa, fazem-se coisas muito interessantes. Neste caso um complemento desportivo, muito importante para abrilhantar e enriquecer as Festas.

Por esta Europa fora, nestes últimos anos, em termos museológicos, assistiu-se a uma pequena revolução. O novo conceito de “oficina museu” ganha cada vez mais força. Estes pequenos núcleos preservam as artes, os ofícios e as “memórias” no seio das populações. Uma saudação especial para o Artur Moniz, por esta iniciativa particular.
Os objectos com interesse, perdem a “alma” fora do e contexto onde foram habitualmente utilizados. Como já aqui alertou o Raposo, esperamos que Porto Formoso saiba conservar estes pedaços de passado.

Saudações Formosas
deus2 disse…
O Porto Formoso precisa de gente nova e de coisas novas. O torneio de pingpong e a moagem do Artur moniz são dois exemplos para outras pessoas seguirem.

Os três jogadores que aparecem na fotografia do pingpong disseram-me que são muito bons.
Eles deviam fazer uma equipa de pingpong: a junta e a casa do povo pagavam as raquetes e bolas e compravam uma mesa. Todos os jovens podiam jogar e os melhores iam a outros torneios!

A equipa Epicentro que ganhou o futebol tem o nome da barraca do ano passado mas contou com gente de todas as profissões, partidos, grupos... O que conta é o espirito de grupo!

Adeus
«« disse…
meu amigo Emanuel, só organiza torneios em que pode ganhar...grande malndro...essa é de político...
O Regedor disse…
Penso que estas 3 iniciativas são de louvar em todos os aspectos.

Destaco o moinho do sr. Artur Moniz. Mostra que uma pessoa, por si só, pode desenvolver actividades culturais. Demonstra ainda que este senhor não esquece as suas raízes. Merece uma visita!

Destaco ainda o Torneio de Ténis de Mesa. Duas pessoas (E. Furtado e o E. Marques) em nome próprio, tiveram uma iniciativa para todos usufruírem. Conseguiram apoios da Junta de Freguesia, da Fábrica da Igreja, da ESRG e assim conseguiram organizar o torneio. Um exemplo a seguir.

Apoio incondicionalmente a criação de uma equipa de Ténis de Mesa no Porto Formoso.
O INATEL organiza várias provas em São Miguel e poderiam participar atletas do Porto Formoso.
O ténis de mesa tem grandes vantagens: é barato e pode-se jogar em espaços fechados.
Além disso temos bons jogadores no Porto Formoso. Lembro-me de há uns anos o campeão de São Miguel ter perdido frente a um jogador do Porto Formoso...

Cumprimentos.
O Regedor disse…
O contador de visitas aproxima-se perigosamente dos 50 000!
JASRAPOSO disse…
Para os que não tiveram oportunidade de visitar o Moinho, gostaria de chamar a atenção para as quatro fotografias da parede. Uma com Nossa Senhora da Graça e três com os moleiros; o Domingos Cramela que foi carteiro e hoje vive nos Fenais da Ajuda, outra do Plácido que emigrou para os E.U.A e a última do Carlinhos da Moagem que actualmente trabalha na loja do Carlos Teixeira.
JASRAPOSO disse…
É interessante verificar que há uma série de comentários vindos do estrangeiro dos "CASINHAS", na fotografia da matança do porco do sr. Manuel Casinha.
Um grande estímulo para todos os que aqui participam
JASRAPOSO disse…
A imprensa anuncia hoje que 70 Câmaras já ultrapassaram os limites de endividamento.

Entre estas estão cinco dos Açores:

- Povoação 107%
- Ribeira Grande 116%
- Velas 180%
- Calheta 196% e
- Lajes das Flores 205%
JASRAPOSO disse…
Não deixa de ser estranho que a iluminação da frente da Igreja ainda não tenha sido retirada.

Com o mau tempo que tem feito não há dúvidas que a retirada tardia daquele património venha a causar alguns prejuízos. Que me lembro, nunca a iluminação esteve tanto tempo sem ser retirada, a não ser que já fique para as festas do Natal.

Já agora, convinha aproveitar o pessoal das festas e colocar quatro vidros na janela da casa da rua Padre Rezendes.
JASRAPOSO disse…
Na reunião do mês de Setembro, o executivo camarário decidiu que a 31 de Outubro f.f. o encontro daquele orgão terá lugar no Porto Formoso.

Oxalá a Junta de Freguesia saiba tirar proveitos dessa reunião.

Geralmente nesses encontros as Câmaras costumam levar uns "prémios" paras as freguesias.
Vamos lá a ver o que no calha.

Atrevo-me a sugerir que seja apresentado àquele orgão, pela Junta de Freguesia, um memorial sobre as principais necessidades desta terra.
Luis-Furtado disse…
José Raposo

os teus pais tem um cão á solta no jardim da sua casa que anda assustando e por vezes dentando muitas pessoas que passam despercebidas rento ao muro, que até já está passando dos limites para varias pessoas

são com essas coisas «mal organizadas pelos teus pais» que tu deves te preocupar, e não com uns vidros partidos e umas lampadas na Igreja que não causa mal a ninguém

Até Já
Paulo Pacheco disse…
quando houver novo torneio de ténis de mesa. avisem!!!

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso