Os elementos da lista do PSD à Junta de Freguesia do Porto Formoso demitiram-se em bloco das suas funções na Assembleia de Freguesia, onde estavam a representar os eleitores portoformosenses que neles haviam votado nas últimas eleições. São alegadas "razões pessoais" para o não cumprimento do mandato até ao fim. Julgo, ou melhor tenho a certeza, que isto é uma situação inédita no Porto Formoso. Nunca todos os elementos eleitos de um partido se demitiram das suas funções para onde haviam sido eleitos, renegando aos votos daqueles que neles confiaram. Neste momento não existe conhecimento de motivos para além dos invocados pelos 4 elementos que o PSD que assim abandonam as suas funções, isto é, "razões pessoais". A Presidente da Assembleia de Freguesia deverá, agora, convidar os próximos 4 elementos da lista do PSD a assumirem funções. Veremos se aceitam o lugar para o qual foram a votos. Caso contrário, a Assembleia de Freguesia fica a funcionar apenas com ele
Comentários
Gostave de saber por que.!!!
Manuela
O progama das festas, há anos a esta parte, inclui na Segunda-Feira à tarde a benção dos barcos. Nessa cerimónia a imagem de S.Pedro vai ao calhau em procissão onde os barcos e as ofertas de marisco são abençoadas pelo pároco.
À noite há a arrematação dessas e doutras ofertas junto ao adro da igreja.São os pescadores que enfeitam o caminho e transportam o andor.
Uma pessoa só se consegue libertar das suas limitações quando nasce e vive num país livre e foi ensinada a respeitar-se e aceitar os outros.
Apesar da liberdade já ter sido devolvida ao nosso país, a realidade é que, em comparação com outros povos, ainda estamos muito longe de saber vivê-la.
Vem isto a propósito das participações neste blog dos nossos compatriotas que vivem no estrangeiro.
A grande maioria de nós refugia-se num pseudónimo para se poder afirmar e abusar da liberdade. Os participantes do estrangeiro horam e assumem aquilo que escrevem, usando o seu nome.
Nas nossas escolas e na sociedade em geral, mais do que ensinar é necessário educar.
A sabedoria tem um poder curativo. Ela existe para nos ajudar a vencer todos os desafios da vida, como tolerar algumas pessoas que nos assaltam em nosso dia-a-dia, perdoando e deixando passar o ressentimento em nome da liberdade de pensamento.
Os pais passam a vida nos cafés, as mães vivem das telenovelas e os professores gastam a maioria do seu tempo a falar mal do Secretário da Educação.
Perante isto o que é que as pessoas querem da nossa sociedade.
Haja a coragem de acabar com estes subsídios à preguiça e ponha-se as pessoas a trabalhar
Isso mesmo a comunidade, é um trabalho conjunto entre todos os pescadores com um único objectivo.
Quando existe objectividade naquilo que proponhamos a fazer, o nosso sub consciente reage de uma forma completamente diferente, existe determinação, vontade e motivação para alcançar o objectivo.
Os pescadores da nossa terra dão o exemplo!
O bem-haja a essa gente simples, com grande capacidade de sacrifício!
Com um forte abraço.
Isso mesmo a comunidade, é um trabalho conjunto entre todos os pescadores com um único objectivo.
Quando existe objectividade naquilo que proponhamos a fazer, o nosso sub consciente reage de uma forma completamente diferente, existe determinação, vontade e motivação para alcançar o objectivo.
Os pescadores da nossa terra dão o exemplo!
O bem-haja a essa gente simples, com grande capacidade de sacrifício!
Com um forte abraço.
Há gente de fora da terra que vem na segunda-feira ver a missa do cemitério e fica para ver esta procissão.
É o dia do ano em que os pescadores estão mais unidos e todos trabalham para a organização daquela bonita procissão e oferecem mariscos para arrematar.
As fotos estão muito bonitas.
Adeus
Ola a toda minha família lá, especial meu primo Joao Carlos Teixeira Concalves!
Jose Antonio Furtado
Gostaria de deixar aqui o seguinte comentario quando nos eramos pequeninos e começavamos a nadar o primeiro objectivo era chegar ao piquinho da nossa areia com a maré cheia a festa quando la tocavamos era grande pois já sabiamos nadar, qual não é o meu espanto estas férias ao ver ke de maré vazia a água quase me dá pelas canelas e de maré cheia fica-me por meia perna fiquei muito dissiludida pois já não posso dizer aos meus filhos que para se saber nadar bem devia-se chegar ao piquinho da noosa areia.
Um abraço para todos
Boa Noite
Além dessa participação tenho recebido vários emails que demonstram o amor e a saudade que sentem pela sua terra e a alegria de encontrarem na Casa da Mosca um ponto de contacto com o Porto Formoso.
Deixo um apelo aos nossos emigrantes: participem cada vez mais. Enviem emails, fotos, escrevam comentários. Não interessa se está em inglês, português, se está bem ou mal escrito. Interessa é participar.
Cumprimentos
PS. Cara blogger Carruncho, também eu guardo grandes recordações do piquinho. Era impossível tomar pé, agora fica pelo joelho.
http://www.lizardkingduran.com
Como ja referiu o regedor, todos os comentarios dos nossos emigrantes sao bem vindos. Nao tenham problema em escrever em Ingles ou Frances (nossos amigos do Quebec).
Mais duas notas
1) Finalmente os alunos do 1o ciclo do Porto Formoso vao ter aulas de Ingles. So e pena que sejam poucas horas mensais.
2) Pode ser que no proximo ano se coloquem varios videos da festa da NSG no youtube.com. Isto pode arruinar o negocio de venda de DVDs da festa mas certamente encantara os nossos emigrantes.
Nao se esquecam de uma coisa: nao existem almocos gratis! Os bancos nao dao dinheiro a ninguem, eles emprestam dinheiro e fazem-se remunerar adequadamente, dado o seu poder de mercado e o nivel de risco do cliente. A publicidade dos bancos e muito agressiva, com anuncios que podem iludir o cliente.
O indicador mais importante na comparacao de creditos a habitacao e a Taxa Anual Efectiva (TAE) e na comparacao de creditos ao consumo e a Taxa Anual de Encargos Grantida (TAEG). Estas sao taxas que tem em conta todas as despesas relacionadas com o credito. Por isso, nao se deixem ir em "cantigas" de "o banco paga a 1a prestacao". Comparem estas taxas e depois decidam.
Certamente que este devera ser um tema a abordar por ocasiao da visita da Presidente da CMRG ao Porto Formoso.
No ano passado estive algumas vezes em substituição nesta escola e o nivel de insucesso é desesperante. No entanto, há que resalvar os bons alunos e como tal a estes
um ensino de mais uma lingua é uma mais valia. Agora para os restantes e grande maioria.............
Para uma pessoa mimimamente atenta não deixam de ser preocupantes as afirmações feitas pelo blogger "lxpf" sobre o estado do ensino básico no Porto Formoso.
Partindo do princípio que as referidas considerações são feitas por um(a) professor(a), as mesmas requerem muita reflexão por parte dos encarregados de educação, sob pena dos instrutores estarem na nossa freguesia a perder o seu tempo.
Dada a minha ignorância sobre este estado de coisas, atrevo-me a pedir ao bloger "lxpf" que escreva mais qualquer coisa sobre este tema e, de preferência, com mais objectividade.
Fico-lhe antecipadamente grato pelo tempo que vir a dispor para elaborar essa participação.
Os alunos são bons, faltam muito, perdem o ano, são mal educados?
De ano para ano esta melor ou pior?
É preciso saber isto.
Adeus
Podemos analisar a evolucao, ao longo dos varios ciclos, do NUMERO DE ALUNOS COM APROVEITAMENTO TOTAL(passaram sempre de "classe"), tendo por referencia uma turma que tenha entrado para a escola do Porto Formoso na primeira metade dos anos oitenta.
Esta evolucao era, aproximadamente, a seguinte:
- Entrada para a 1a classe: 20-25 alunos
- Inicio do 1o ano (da telescola): 15-20 alunos
- Inicio do 7o ano da RG: 5-10 alunos
- Inicio do 10o ano: 1-2 alunos
- Inicio da Universidade: 0-1 alunos
- Finalizacao da Universidade: 0-1 alunos
Podemos fazer a analogia com uma piramide etaria em que a 1a reprovacao de um determinado aluno corresponde a sua "morte" (salvo seja!).
A base larga e um estreitamento continuo a medida que se caminha para cima (decrescimo exponencial) e indicadora de uma levada taxa de reprovacao ou abandono dos alunos. Resta saber como esta hoje em dia esta piramide...
E importante saber a rentabilidade desta operacao. Se estivermos a sacrificar receitas futuras para pagar despesas correntes, entao estamos mal! O ideal seria aplicar este financiamento em projectos co-financiados pela Uniao Europeia, alavancando, assim, a rentabilidade do investimento publico do concelho.
Os niveis de endividamento da CMRG aconselham alguma prudencia nas operacoes indirectas de financiamneto.
No Porto Formoso esse dia passou à margem dos idosos porque não há um local para as pessoas conviverem e a entidade que deveria ser responsável por esse acto não existe. É o que temos.
Felizmente ainda há algumas pessoas da nossa terra que cultivam a poesia....
Do meu ponto de vista o insucesso escolar começa aqui. Quando os pais não são capazes de transmitir uma boa educação aos filhos, quando o ambiente familiar é péssimo, violação doméstica, alcoolismo, esta criança vai reflectir no seu comportamento aquilo que se passa em casa, sentido várias dificuldades no seu desenvolvimento.
Para muitos pais os professores são os principais culpados pelo insucesso escolar, quando eles próprios são os primeiros responsáveis.
Reafirmo a minha opinião que a família é o alicerce da construção de uma personalidade.
Com um forte abraço.
Foi C.G.D. que ofereceu melhores condições à Câmara, daí se deveu a opção
Se repararem na acta parece que os únicos concorrentes foram a Caixa Geral de Depósitos (onde trabalha a Adjunta do Presidente) e o Millenium (onde trabalha o Chefe de Gabinete. Porque será???
Vamos lá ver agora onde é que vão gastar estes 15 milhões de euros...
Uma grande parte deve ser para as viagens do Presidente, pois pelas notícias do site o homem ainda não parou desde que foi eleito, levando de arrasto sempre a vereação...
Por mim acho que estão a hipotecar o futuro, o pior é para quem vier depois deles...
Cumps
James Dean
Cumps
James Dean
Perante as afirmações contidas no referido texto fico bastante preocupado pela instrução que se está a ministrar nesse país.
Embora pudesse constactar alguns factos, nunca pensei que a situação fosse tão grave.
Uma coisa é certa, maus pais não podem dar bons alunos e assim consecutivamente...
Considerando que o(a) senhor(a) professor(a) é alguém de fora da freguesia e que teve a oportunidade de viver temporáriamente no Porto Formoso, atrevo-me a desafiá-lo(a) a deitar mais uma vez a mão à pena e dissecar sobre o nivel das pessoas aqui residentes, sobre vários prismas.
Sendo isto um bog de interesses específicos do Porto Formoso, seria como muito agrado que veria a sua análise sobre esta matéria.
já estamos no outono e mais uma vez parece que fomos enganados pela junta. onde pára o multibanco?????????
Achava este teu anuncio muito bom se escreve-ses aqui qual é o artigo do jornalista Gustavo Moura porque as pessoas que não tem acêsso a este jornal não sabem qual é o artigo que nele vem
só para pores aqui as iniciais e as pessoas continuarem ás escuras mais valia estares quiéto
brigam e gritam, levamos trabalhos para casa para corrigir, elaboramos testes e corrigimo-los em casa, temos relatórios, actas e tantas outras coisas para fazer em casa, ao passo que o comum trabalhador sai do seu trabalho e só pega nele no dia a seguir. Mal dos professores se não tivessem estas pequenas pausas para repor energias. Nos paises escandinavos não só o nivel de sucesso escolar é elevadissimo, como também os professores possuem muitas mais interrupções lectivas. Mas podem dizer que só estamos aqui porque queremos, ao que eu respondo que não só estamos porque queremos mas também por dedicação e gosto ao serviço. Se eu não acreditasse que em dez consigo fazer pelo menos 5 crianças chegar a algum lado, acreditem que não tinha vindo para esta profissão. Por isso, o conselho que eu dou é, se quem estiver a pensar não ter uma profissão que não aborreça nem chateie muito, que não desgaste, não venha para a carreia docente. Não compensa a chatice e a dor de cabeça. E o ordenado não é assim tão bom.........
O posto de multibanco não foi colocado em devido tempo pelo facto da instituição bancária e a PT terem exigido algumas obras suplementares no interior do edifício.
O empreiteiro comprometeu-se a completar as obras até ao próximo dia 13 do corrente.
Só após aquela data é que teremos o multibanco e a internet.
Mais vale tarde do que nunca.
Um exemplo que deveria ser também seguidos noutros locais.
A Casa do Povo do Porto Formoso está morta e enterrada. Já disse isto 30 vezes.
A prova foi nem sequer aparecer ninguém da direcção da Casa do Povo no festival de folclore.
Estou a ver alguns bloggers desesperados e mal com a vida... dediquem-se à pesca.
contudo, gostaria de dizer à LXPF, se somos obrigados a ler os testamentos que aqui faz questão de deixar, será que nao tem mais do que fazer? nao tem uma aulinhas para preparar? veja lá isto, nem sempre sao os alunos que tem culpa do indice de insucesso escolar, nao terão tb quota parte os professores, que saiem das universidades e alguns de escolas professionais ou outros sem a devida formação?
Ora Regedor pode eliminar este post tb!!!
A Casa de Povo, A Casa de POvo e mais Casa de Povo, é vossa é da vossa freguesia, lutem por ela, convocam uma assembleia geral e tentem saber o que se passa! apresentem uma lista!!! falar e mais falar lembra o outro falam falam e nao fazem nada amhhh
Embora o texto fosse um pouco agressivo acho que não era motivo para ser eliminado, uma vez que já vi ataques mais cerrados que se mantêm vivos.
É com pena que os nossos pseudónimos sirvam para ataques pessoais e muitas vezes para calúnias e mentiras.
Por aqui me fico sobre estas tristes atitudes.
Basta acompanhar a imprensa para se verem títulos sobre essa matéria:
- AGRESSÃO A PROFESSOR PERPETRADA POR ALUNO E PAI
- ALUNO AGRESSOR FOI SUSPENSO
- SENTENÇA INÉDITA. MÃE ACUSADA DE AGREDIR PROFESSOR CONDENADA A MULTA DE 2.000 EUROS
- ALUNO EMPURRA VIOLENTAMENTE PROFESSOR, PROJECTANDO-O SOBRE AS CARTEIRAS
- AGRESSOR, QUE NÃO ERA ALUNO, ENTROU NUMA ESCOLA E AGREDIU O PROFESSOR.
O Porto Formoso não deve fugir muito a esta regra
rá da parte das crinaçs, mas verdade seja dita, que por lá passa muitos pais e encarregados de Educação sem EDUCAÇÃO nenhuma, e que falam para os professores como se estivessem a falar para a vizinha da porta ao lado. Mas como é do conhecimento de todos, as acções ficam somente em quem as pratica.
Cuidado, pais do Porto Formoso, é esta a educação que querem para os vossos filhos? nao é pois não!
POis então tratem de por a caravana a andar e levar as CADELAS com ela.
Nao poderia deixar esta passar em branco carissima "amiga", seja mais contida nas expressões, afinal de contas recebeste formação para lidar com crianças, sejam mais ou menos formadas.
Cumprimentos,
Não te deixes abater por aqueles que apenas sabem actuar debaixo do anonimato. A vida só é bela quando sabemos lutar por aquilo em que acreditamos
Bloguer AGUIA, obrigada pela força não só a mim, como a todos os que teem que levar com este tipo de posts. Afinal é muito chato e aborrecido (para além do tempo que se perde), aturar palhaços destes..........
o nível de discussão que vossas excelências se estão a prôpor neste blog não se coaduna com o esperado por todos os outros leitores d'A Casa da Mosca.
A vossa discussão passou rapidamente de questões de interesse colectivo para questões individuais. Sendo assim, peço-lhes que as resolvam entre vós e não neste post.
Cumprimentos