RESULTADOS Referendo - Porto Formoso

Inscritos 1064
Votantes 265 - 24.91%
Abstenção 75,09%
Em Branco 1 - 0.38%
Nulos 0 - 0.00%

Sim 58 - 21.97%
Não 206 - 78.03%

------------------------

Total do País
Votantes 3851613 - 43.61%
Em Branco 48185 - 1.25%
Nulos 26297 - 0.68%

Sim 2238053 - 59.25%
Não 1539078 - 40.75%

Comentários

deus2 disse…
Parabéns aos votantes do SIM!

Viva o 25 de Abril!
O Regedor disse…
O SIM ganhou!

Os meus comentários ficam para mais tarde.
Apenas reafirmo o que tinha dito: o refendo foi objectivamente um barómetro do desenvolvimento social de Portugal.
Por exemplo, no continente o Não obteve os melhores resultados no interior Norte e o Sim nas zonas urbanas.

No concelho da Ribeira Grande o SIM obteve o melhor resultado no Pico da Pedra - a freguesia com a população mais evoluída do concelho da Ribeira Grande - o Não obteve o melhor resultado em São Brás!!!! (o Sim teve apenas 10 votos!), na Lomba de São Pedro, ... vendo bem o concelho da Ribeira Grande no Porto Formoso foi onde o SIM obteve um dos melhores resultados.

Cumprimentos

http://www.referendo.mj.pt/
sono1 disse…
No Açoriano Oriental de hoje.

Grupo de jovens dá formação.

O Grupo de Jovens do Porto Formoso desenvolveu uma acção de sensibilização no ultimo sábado, no centro pastoral e social de Porto Formoso, com a participação do presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, onde abordaram o tema “Surgimento das Nossas Ilhas”.

O grupo de jovens acredita que, com esta iniciativa, ficam criadas as condições necessárias para desenvolver novos projectos
AGUIA disse…
Pelos vistos as recomendações do pároco feitas na missa de sexta-feira tiveram pouco impacto junto das pessoas.
O padre continua em missões pelo exterior é já não celebra missa há quatro Domingos no Porto Formoso. Valha-nos a boa vontade dos seus colegas que não têm permitido que o Pormoso fique sem missa dominical.
Nightmare00 disse…
Penso quer o/a caro/a blogger águia poder-se-ia informar um pouco melhor sobre as razões da ausência do pároco durante quatro domingos! Sinceramente parecem-me que críticas para ser do contra...
Se bem percebi, o pároco tem estado com pessoas das suas paróquias em retiros espirituais na freguesia de água de pau, e, segundo os participantes a avaliação destas actividades tem sido muito boa. Também é um facto que os cristãos do porto formoso não tem deixado de poder ir á missa.
PS. Eu também costumo ser um assíduo crítico da acção do pároco Leonardo, mesmo que não neste blog!
Nightmare00 disse…
Poderá parecer contraditório, mas sou a favor de se voltar à discussão política neste blog através de um post próprio. Digo-o porque percebo que os resultados do referendo não estão a causar assim muita discussão como talvez deveriam (eu incluído(a))! Sim porque daqui a dias passamos a ser todos Hermofroditas.. ah (Numa alusão ao caro àguia e carruncho).
Um dos aspectos mais faladios no porto formoso ultimamente tem sido o dos ROUBOS! Afinal, a PSP e eventualmente a PJ têm tido a devida actuação no sentido de por fim a estes atentados ao património e segurança individual e colectiva? O que é facto é que os roubos aconteceram durante várias semanas sem que fosse possível identificar os assaltantes! Agora digam-me, não faz lembrar aqueles roubos de galinhas que acontecem naquelas localidades remotas do interior? afinal, também somos uma delas!!!
Nightmare00 disse…
PS- Não acho que as pessoas do Pico da Pedra sejam mais desenvolvidas do que nós! era o que faltava!!!
Caros bloggers,

penso que esse assunto da interrupção da gravidez é demasiado sério para andarmos com artifícios à volta dele.

Para mim a questão é tão somente se as mulheres (sozinhas ou não) que tomam a difícil decisão de interromper uma gravidez deve ser julgada e eventualmente condenada, tendo que passar pela exposição pública dessa situação...

Ora, eu entendo que não!!!

Poderemos concordar ou não, por razões morais, de consiência ou outras com o aborto. Eu pessoalmente não concordo com o aborto!! Mas não é isso que esteve a ser referendado.

De facto, do ponto de vista sociológico, a nossa sociedade é muito conservadora no que toca a discussão de questões fracturantes da sociedade, e esta é claramente uma questão fracturante.
Por isso, quer queiramos quer não, a RELIGIOSIDADE tem um enorme pesonas decisões das pessoas.

O facto de no Pico da Pedra ter havido mais votos no SIM ao referendo, não significa de modo nenhum que sejam mais evoluídos que o Porto Formoso ou São Brás ou mesmo a Matriz. Agora, sejamos honestos, no Pico da Pedra as pessoas são no geral mais instruídas que no resto do Concelho e, esta é uma convicção minha, as pessoas com mais instrução votaram maioritariamente no SIM.

Li o comentário da "tangerina" e fiquei impressionado por ter tido a coragem, apesar de não ter revelado a sua verdadeira identidade (não que isso seja importante), de ter prestado o seu testemunho...

Um bem haja a todos

PS: Esperei que o referendo terminasse para poder fazer este comentário, porque adoptei a posição de não tomar partido por nenhuma das "frentes". Obviamente que fui votar...
JAGPacheco disse…
Autarquias Metem Planos de Emergência na Gaveta

Victor Forjaz lamenta que os Planos Municipais de Emergência (pelo menos a grande maioria) continuem a ser tratados como relatórios de arquivo, arrumados em gavetas e armários, depois de imensos gastos na respectiva elaboração … no último fim de semana, durante um colóquio organizado pela associação de jovens do Porto Formoso o vulcanólogo alertou ainda para os perigos que representa, actualmente, a torre da igreja do Porto Formoso.

Resumo de notícia com mais de meia página do Correio dos Açores de hoje.
sono1 disse…
AUTARQUIAS METEM PLANOS NA GAVETA

O Porto Formoso tem as mesmas sensibilidades vulcanológicas de dezenas de outras freguesias dos Açores. Pode-se ali viver em sossego desde que se habite uma casa, se trabalhe ou se circule em áreas sismoresistentes. A afirmação é do vulcanólogo Victor Hugo Furjaz. O vulcanólogo e presidente do Observatório Vulcanológico doa Açores falava, no ultimo fim - de- semana, no salão paroquial do Porto Formoso, durante o colóquio organizado pela Associação de Jovens daquela freguesia da costa norte da ilha de São Miguel, atravessada por falhas geológicas potencialmente activas do denominado Sistema da Lagoa do Congro. Jovens de várias idades e profissões participaram activamente no seminário do último fim-de- semana na presença de um representante da Junta de Freguesia, uma das principais autoridades coordenadoras no caso de cataclismo natural.
Victor Hugo Forjaz projectou um CD idêntico ao que foi apresentado em Lisboa, durante a última BTL e que consiste numa viagem curta e explicada aos principais vulcões da maior ilha dos Açores.
Durante a fase de debate, Victor Forjaz lamentou que os planos municipais de emergência (pelo menos a grade maioria) “ continuam a ser tratados como relatórios de arquivo, arrumados em gavetas e armários, depois de imensos gastos na respectiva elaboração”.
O faial foi um dos exemplos apontados como a boa construção resiste aos abalos mais violentos dos Açores.

TORRE DA IGREJA É PRERIGOSA

No caso concreto do Porto Formoso, o vulcanólogo da Universidade dos Açores considerou que “ainda existe muita casa para reforçar, demolir e reconstruir”, adiantando que a torre da igreja, imponente de aspecto, oferece grande perigo quer para as habitações vizinhas quer para as duas vias que a circundam, sem as quais é impossível alcançar zonas de socorro como um heliporto de emergência, no campo de futebol, como é tradicional nas freguesias insulares”.
Ainda segundo Victor Hugo Forjaz, a torre necessita de tirantes e de uma nova argamassa interior e exterior, assim atenuando o risco de colapso em caso de sismos mais fortes ou continuados. O vulcanólogo da Universidade dos Açores afirmou, por outro lado, que a orla costeira é outra zona critica do Porto Formoso onde devem existir condicionamentos construtivos e devem ser reforçadas as infra-estruturas que já existem no local.

Jornalista Lubélia Duarte.
Cavalete disse…
Quando cair uma parte da torre, certamente havera um fundo de solidariedade nacional para a sua recuperacao. La estara o Cesar, o Contente e o Ministro Antonio Costa. E serao ainda convidados a comer uma malassadas com cha do Porto Formoso numa moradia qualquer.

Pena e que a solidariedade nao chegue como medida preventiva. Ora, ai esta mais um problema que requer maior divulgacao. Talvez uma reportagem na RTP Acores de uma ajuda.
quebra_queixo disse…
gostava muito que o sr. regedor me explicasse este novo parametro que utilizou para se saber se uma populaçao é mais evoluida do que outra. sabendo que antemão que v/ exa . é formando em psicologia custa-me a crer como é possivel que v/ exa. possa utilizar o resultado de uma votação (aborto)para, no fundo, dizer que as pessoas do pico da pedra são as mais evoluidas do concelho.
tenho dito.
AGUIA disse…
Também sou da opinião que no Pico da Pedra vive a população mais evoluída do concelho da Ribeira Grande.
Veja-se as suas estruras desportivas, culturais e económicas, já para não falar no número de licenciados que ali habitam.
Nightmare00 disse…
As pessoas dos estados unidos são as mais evoluídas do mundo? uma coisa é certa são o país mais desenvolvido!
O Regedor disse…
Dizia eu que o referendo ao aborto seria um barómetro do desenvolvimento social de Portugal. Assim, pelas votações no SIM - dizia ainda eu - o Pico da Pedra é a freguesia mais evoluída do conselho da Ribeira Grande.

Pelo contexto logicamente se pode concluir que quero dizer e reafirmar que o Pico da Pedra é a freguesia mais evoluída em termos de desenvolvimento social.

Para perceber o desenvolvimento social temos de analisar vários itens, por exemplo:
- escolaridade média da população
- nível médio de rendimentos da população
- estruturas da freguesia (parque desportivo, casa do povo, escolas, etc.)
- planeamento urbano da freguesia (ruas, jardins, organização dos espaços, etc.)
- crescimento sustentado da freguesia
- existência ou não de organizações lúdicas (teatro, música, etc), desportivas, culturais, ambientais e socais.
- percentagem da população que aufere rendimento social de inserção
- etc, etc.

Mais uma vez, creio que fazendo uma média destas variáveis todas, o Pico da Pedra é a freguesia do conselho da RGrande onde a população apresenta um maior índice de desenvolvimento social.

Isto não quer dizer que eles sejam melhores pessoas do que nós (Porto Formoso). As melhores do mundo são do Porto Formoso.

Cumprimentos

ps. nunca confundir desenvolvimento social com questões relativas "ser melhor ou pior". Já dizia o outro: NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM.
Caros bloggers,
penso que assim fica esclarecida a afirmação do regedor.

Desse ponto de visto concordo, como aliás já o tinha dito de forma implícita.

Agora, é preciso dizer ao regedor que a expressão que utilizou foi infeliz.

Assim, penso que a situação fica resolvida, não sendo necessário falar mais nela.

Um bem haja a todos
Nightmare00 disse…
subscrevo o que o caro blogger evaristo_tens_ca_disto afirmou!!!
JASRAPOSO disse…
Uma sondagem sobre o último referendo indica, entre muitas coisas, o seguinte:

1 - O SIM ganhou com maioria absoluta nos eleitores com as idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos;

2 - O SIM voltou a ganhar, mas com maioria simples, nos eleitores a partir dos 35 anos até aos 54 e

3 - Finalmente o NÃO ganha, com maioria relativa, nos eleitores com mais de 55 anos.

Se considerarmos que entre os eleitores referidos no ponto 3 estão os pais e os educadores da população referida em 1, fácil é deduzir que os grandes responsáveis pelo vitória do SIM foram as pessoas com mais de 55 anos, que (não?) suberam educar convenientemente os actuais adultos.

Porém, o importante é que apesar do SIM ter ganho, o vida continua para todos aqueles que pretendem vivê-la
Nightmare00 disse…
Apesar de polémica não deixa de ser interessante a declaração que o alberto joão jardim proferiu durante o dia de ontem! eLE DIZIA que se a assembleia da república legislar alterando a lei do aborto le irá pedir a inconstitucionalidade da lei. segundo o mesmo, como o referendo não foi vinculativo uma alteração da lei poderá ser apontada como inconstitucional!
Apesar de ser um comwentário vindo do Alberto João, que precisa ser mais desrespeitado como político e de se notar que é uma vingança contra o governo de sócrates, não deixa a sua opinião de fazer algum sentido.
tenho dito!
JASRAPOSO disse…
Ia ontem a passear em Ponta Delgada
quando uma pessoa, de longe, me chamou.

Não queria acreditar! Era o João Luís Mendonça, filho do tio José Mendonça e da tia Maria Teves.

O João Luís, que actualmente vive nos E.U.A., em Ponta Delgada nesta altura do ano? Parecia-me algo esquisito.

Movido pela curiosidade perguntei-lhe a que se devia a sua estada em S. Miguel.

Estava cá porque tinha comprado a casa do pais na Canada da Gentes. Já tinha falado com o mestre João Teixeira para proceder à sua reparação.

Quando a casa estiver pronta virá cá imediatamente com a família porque o filho, nascido nos E.U.A., quer casar na Igreja do Porto Formoso.

Aqui temos mais um conterrâneo de GEMA,
PP disse…
Este post é Serviço Público.

Demonstra que não houve, por aí, grande entusiasmo em relação a este referendo.
No entanto os resultados são bem semelhantes aos Regionais.

Como já se sabe, o SIM ganhou, e a Lei valerá em todo o território nacional.
Há ainda a questão da não vinculação, por não ter havido mais de 50% de votantes. Ainda assim a Lei vai ser levada e votada no parlamento e, já se sabe, vai passar com a maioria parlamentar do PS.

Fica mais um Referendo para a História da nossa (jovem) Democracia.

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Águas Medicinais da Ladeira da Velha

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?