Espectro


Desde que este espectro nasceu, várias pessoas, dos mais variados quadrantes políticos, conversaram comigo sobre ele. Quase todas concordaram com este "mapa", contudo, houve uma instituição em que houve menos acordo: muitas são as opiniões que indicam que o Grupo Folclórico do Porto Formoso deveria ficar ao centro devido à diversidade dos seus elementos.
Na impossibilidade de alterar o post, fica registada esta nota.

Com este humilde mapa não se prentende avaliar o desempenho das entidades acima referidas, apenas pretendeu-se criar uma mapa político, de acordo com o comportamento revelado por essas entidades e pelos seus responsáveis, que vai do laranja ao cor-de-rosa. Este mapa tem em conta a proximidade política entre as entidades. Aceitam-se sugestões, opiniões, correções, etc.

Comentários

deus2 disse…
Vendo bem o desenho repara-se que a comissão fabriqueira e a casa do povo são as duas instâncias mais ligadas ao PSD. Tem toda logica do mundo. O presidente da comissão fabriqueira foi presidente de Junta e vereador pelo PSD e o presidente da casa do povo foi candidato em terceiro lugar à camara pelo PSD.

O grupo de jovens e o grupo folclorico são instancias mais moderadas. Concordo com o regedor e com o blogger nightmare00 quando poêm o grupo folclorico mais à direita do que o grupo de jovens por muitas razões. O presidente do grupo folclorico foi numero dois do PSD à junta e o grupo folclorico "ainda" pertence à casa do povo embora hajam muitos membros que são do PS.

Da junta e da assembleia nada a dizer. O PS ganhou as eleiçoes por isso tinham de ser do PS.

O mais curioso disto tudo é ver quem em todas as entidades ha eleiçoes menosnas duas "coisas" mais à direita - a comissão fabriqueira e a casa de povo.

Para a casa do povo não tenho mais palavras. Passou o limite da degradação e da vergonha. É uma instituição com uma direcção ilegal sem eleições à 15 anos.

A comissão frabriqueira trabalha em sistema de reinado. Ha um rei e so quando ele morrer ou renunciar é que ha outro rei. Não ha eleiçoes, nao ha listas, nada... é a lei do mais forte.

Adeus
JAGPacheco disse…
Como agora está na moda as votações. O Regedor poderia ter submetido á votação no Blog “As Sete Forças Vivas do Porto Formoso”.
Para completar as Sete (um número mítico), eu sugeria incluir na lista, A Escola do Porto Formoso.

Não será a educação um pilar do nosso desenvolvimento. A escola este ano lectivo, já organizou uma belíssima exposição dedicada ao “Património” (como foi comentado pelo Bloger sono1). A festa de Natal foi um sucesso a que tive oportunidade de aqui me referir. Ontem visitei a exposição “Actividades Económicas”, aberta ao público durante a última semana. E para a qual todos os pais e encarregados de educação, receberam um convite. Não me vou adiantar sobre a qualidade desta exposição, porque talvez, ainda poderão visitá-la na Internet.

Não conheço a “família politica” dos professores. Mas pelo envolvimento da escola na comunidade. Pela valorização da riqueza das nossas tradições, junto dos mais novos. A escola é uma das forças Mais Vivas do Porto Formoso! Encerrando este ciclo de exposições, ainda este ano lectivo, com “ Festividades do Porto Formoso”.

Saudações!
Cavalete disse…
Acho que no mapa traçado pelo regedor está a fazer falta uma das maiores forças vivas do Porto Formoso: A CASA DA MOSCA.

Se intervenção cívica significa, entre outras coisas, contribuir para a resolução dos problemas do Porto Formoso, elevar a memória colectiva, encurtar distâncias entre os nossos emigrantes e homenagear as grandes figuras do Porto Formoso, então a Casa da Mosca está, a par de outras entidades, na linha da frente.

Aqui não existe um presidente, vice-presidente, secretário ou tesoureiro. Todos têm a sua opinião, todos contribuem, todos participam democraticamente.

Este blog já foi conotado por ser, maioritariamente, de bloggers simpatizantes de políticas de esquerda. Acho que o blog, para além de ser representativo do espectro político do Porto Formoso (ideologicamente o Porto Formoso é maioritariamente PS), tem a vantagem de dar voz a opiniões que não teriam representatividade nos órgãos eleitos do Porto Formoso.

Uma observação final. Embora as pessoas do Porto Formoso sejam, na sua maioria, ideologicamente do PS, estas já demonstraram que dão prioridade a pessoas que sejam capazes de resolver os seus problemas, em detrimento dos partidos.
Cavalete disse…
No meu terceiro parágrafo não sugeri que nos órgãos eleitos também não se participe democraticamante. Simplesmente o blog permite exercer uma democracia mais próxima das pessoas.
JASRAPOSO disse…
Muitas pessoas da nossa freguesia, a residir no estrangeiro, têm vindo a lamentar-se sobre a atitude tomada para com os romeiros, aquando da sua visita ao cemitério, num Sábado à noite. A tradição foi sempre a visita ser efectuada ao Domingo de manhã, antes da missa.

No sentido de informar o que se passou, consegui apurar o que a seguir relato.

Comecemos por analisar o que diz a legislação sobre esta matéria.

Artº 2º

Horário de Funcionamento

Quanto não existe horário de funcionamento os cemitérios funcionam nas horas normais de expediente e

Artº 43º

Realização de Cerimónias

Dentro do espaço do Cemitério, carecem de autorização da Junta de Freguesia ...

A) A entrada de força armada;
B)Banda ou qualquer agrupamento musical;
C) Missas campais ou outras cerimónias similares.

Etc..

No caso concreto, o Presidente da Junta de Freguesia foi alheio a toda a situação, tendo o acesso sido concedido pelo funcionário camarário, o sr. Luís Faria Martins.

Portanto, o que se passou mais não foi do que uma tempestada num copo de água, inventada sabe-se lá porquê.
JAGPacheco disse…
O cemitério é um local sagrado. Respeitado por todos nós, até mesmo pelos menos devotos.
Acho que os nossos emigrantes podem ficar descansados, quanto ao local onde repousa os seus ente queridos.

Temos no entanto temos de admitir, que os comentários relacionados com o cemitério. Escritos neste Blog, tem sido sempre muito pouco felizes. O Regedor com bom senso eliminou os primeiros.
Mas eis que surge mais uma tentativa de utilizar este espaço sagrado, como palco de lutas mesquinhas!

Mesmo os que estão longe podem ter a certeza, de que na próxima segunda feira da Festa da Senhora da Graça, não será preciso evocar Legislação ou Posturas Camarárias, para celebrar a Missa Campal, ou para a banda filarmónica entrar no cemitério.
O bom senso acima de tudo!

No entanto as tradições também têm de se adaptar vivências do presente. Por exemplo no “Dia de Todos os Santos”, por tradição o cemitério estava aberto, apenas durante a tarde.
Nos dias de hoje, muitos casais que vivem no Porto Formoso tem familiares noutros cemitérios. Assim como muita gente que já aqui não vive, tem familiares no nosso cemitério. Neste dia especial, que se visita os nossos antepassados. Para facilitar o acesso, é lógico que esteja aberto, o dia inteiro, como felizmente aconteceu o ano passado, pela primeira vez!
Saudações Formosas
O Regedor disse…
Multicomentário rápido

Caro blogger cavalete,
estou agradecido pelos seus elogios, mas como bem disse n´A Casa da Mosca "...todos contribuem, todos participam democraticamente." Para isso, existem os comentários e o email ou a fala.
Quem pensar numa boa idéia para um novo post pode envia-la por email (acasadamosca@yahoo.com) ou caso me encontre pela rua é só avisar!

Em relação à posição política da Casa da Mosca apenas tenho uma coisa a dizer: A Casa da Mosca tem um sentido demasiado crítico para estar posicionada num ou noutro lado da barricada.

O Cemitério

Situação típica de uma tempestade num copo de água. Como disse o JAGPacheco tudo se resolve com bom senso. Na minha opinião o bom senso, neste caso, é pedir a chave e a autorização a quem é responsável pelo cemitério.

Tenho dito.
deus2 disse…
Enquanto a junta não abre o posto de acesso à internet quem quiser ir à internet pode ir no snackbar Silêncio das Palavras tomar um café ou uma cervejinha e navegar sem pagar. Parabéns por serem os primeiros.

Parabéns ao grupo de jovens pela ideia do concurso dos maios.

Parabéns à camara da ribeira grande por conseguir estar um ano e meio sem mexer uma palha no Porto Formoso.

Adeus
Cavalete disse…
Acesso à Universidade dos Açores mesmo sem o 9º ano. Mais informações em http://www.acesso23.uac.pt/intro.php

Lista das licenciaturas disponíveis em http://www.acesso23.uac.pt/pdf/cursos_exames.pdf
Cavalete disse…
Acabou de fazer um sismo muito forte em S. Miguel, sentido com bastante intensidade no Porto Formoso e Ponta Delgada.

Sem danos a registar, requer as habituais medidas de segurança.
Cavalete disse…
Segundo o European Mediterranean Seismologic Centre (http://www.emsc-csem.org/index.php?page=home) o sismo teve as seguintes características:

Magnitude: 5.8
Hora: 03:56:49 de 05 de Abril
Profundidade: 33 km
73 km SE Ponta Delgada
52 km SE Vila franca do Campo
Cavalete disse…
Actualização da informação relativa ao sismo:

Magnitude: 6.1
99 km E Ponta Delgada
78 km SE Vila Franca do Campo
Cavalete disse…
Mapa do epicentro

http://www.emsc-csem.org/Images/GASPERINI/CSEMUF525.Gasperini.jpg
JASRAPOSO disse…
Com estas informações em ciama da hora, ACASADAMOSCA NÃO BRINCA EM SERVIÇO.

Votos de boas Páscoa para todos.
JAGPacheco disse…
A Alma e a Gente
Na memória colectiva das gentes do Porto Formoso, existe um casal de irmãos com o sobrenome Costa. Que se distinguiram como Cantadores ao Desafio. Destes poetas populares, conhecem-se poucos dados biográficos: a época em que viveram; se emigraram; se ainda existem familiares a viver no Porto formoso?
No entanto ficou na memória das gentes, algumas quadras famosas.
Diz-se que numa festa em Vila Franca do Campo. António da Costa estava em sérias dificuldades, perante os “ataques” dos outros cantadores. Vendo entre o povo uma pessoa, que naquela noite iria regressar ao Porto Formoso cantou:

Se fores á minha terra
Faz visitas á querida
Diz que estou em guerra
Não sei se escapo com vida

A irmã recebendo o recado no dia seguinte, pôs-se a caminho. A cavalo, pela “Passagem da Vila” chegou a tempo de participar na cantoria, do segundo dia de arraial.
Um dos cantadores, para por á prova as suas capacidades, começa por lhe perguntar, quantos cestos seriam necessários para transportar o “Pico Mourinho”. Pelo qual ela tinha passado a caminho da Vila. Ao que ela respondeu:

Eu aqui não fico
E não assisto a esta boda
Um cesto do tamanho do pico
Leva aquela terra toda

Este caso, até pode ser um bom exemplo de como as cantigas, as lengalengas, por via das rimas, ajudam a memorizar. Facilitando por isso a passagem do conhecimento oral, de geração em geração.
Os cantadores de ontem e de hoje são pessoas de grande valor. Por vezes com poucas habilitações literárias, mas com grande sentido poético e crítico da vida.
Saudações Formosas
JAGPacheco disse…
O Gato Fedorento
Agora se me permitem, duas quadras da minha autoria, que não foram de improviso. E sinceramente, até o computador me ajudou a corrigiu alguns termos:
Eu não sou cantador
E, por nunca ter cantado
Que me perdoe o regedor
Por este verso malamanhado

Este Post não tem nexo
Porque os políticos mudam de cor.
Até os Blogers mudam de sexo.
Conforme faz ou frio ou calor!
O Regedor disse…
Os comentadores da Casa da Mosca não param de surpreender!

Vejo aqui um comentário a relatar o sismo menos de 10 minutos depois de ter sido sentido o abalo.

Fiquei também surpreendido pelas qualidades de cantador do blogger JAGPacheco!

Boa Pascoa a todos os bloggers e a todos os Portoformosenses.

ps. o sismo sentido parece não ter grande ligação à crise sísmica de 2005 (Fogo-Congro). Melhor para nós, porque se um sismo com a intensidade do de hoje tivesse epicentro na zona do nosso Monte Escuro, os danos iam ser muitos.
JASRAPOSO disse…
Há boas razões para nos sentirmos felizes com a cultura das nossas gentes, quando são as pessoas que nos visitam a emitir juízos positivos sobre o Porto Formoso.

É muito confortável ouvir os nossos visitantes afirmarem que o Porto Formoso é uma freguesia limpa e asseada, e ainda muito melhor nos sentimos pelo facto de que ninguém é herói nesse processo, uma vez que todos contribuem para que isso aconteça.

O último contributo dado nessa matéria coube à Junta de Freguesia com a colocação de três receptores de lixo seleccionado junto ao edifício da Casa do Povo, à semelhança do que já acontecia na rua das Escolas.

A nossa freguesia só será alegre e feliz quando todos fizermos estas pequenas coisas e soubermos assumir as nossas responsabilidades, em vez de andarmos a inventar bodes expiatórios para tudo o que menos bom acontece.
Gracinha disse…
A todos vós desejo uma feliz e senta Páscoa com tudo de bom...
__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Bem haja!
Cavalete disse…
Quem não se recorda das cantorias do Jorge Ferreira no Porto Formoso

http://www.youtube.com/watch?v=gMfqHt4ow2w&mode=related&search=
Manuela disse…
Easter is a time of Love
A time of death and pain undone,
So we may know the power of
the love that lives in everyone.
Each love we feel, unstained and free,
Redeems us--as with you and me.

Pascoa doce para todos!
( Especialmente a Tangerina)
emarq disse…
Nasci no Porto Formoso, no cousinho. Era conecido pelo Vieirinha ( Emanuel).Todos os dias visite o vosso blog para saber noticias da nossa freguesia. Forca Regedor maten a nossa terra no mapa!! de Montreal Canada con amor
FELIZ PASCOA!
JASRAPOSO disse…
Caro Amigo Vieirinha,

Quem não se recorda de ti? Do teu sportinguismo quase doentio, das tuas corridas no atletismo, das tuas ressacas na loja do José Plora, da tua grande militância política, etc.

Pelas informações que disponho, sei que estás transformado num empresário de sucesso. Parabéns pelo teu êxito numa terra estranha. Votos de continuação de sucesso.

São pessoas como tu que ajudam a colocar o Porto Formoso no mapa!!!
O Regedor disse…
Agenda para o Porto Formoso nos próximos dias:

- dia 14 de Abril actuam os "best of" no Silêncio das Palavras.

- dia 1 de Maio realiza-se o 1º concurso de Maios.

Pediram-me há uns tempos mais informações acerca do grupo rock D´Alma.

O vocalista e guitarrista é António Furtado também conhecido por António Cabral. A família do pai era Antão (MANUEL ANTAO) da zona dos Calços. A mãe chama-se Maria Placida e também tinha Botelho no nome da zona dos Moinhos.

Os D´Alma vão tocar à ilha da Flores em Julho nas Festas do Emigrante. Mais informações clicar onde diz D´Alma na página principal da Casa da Mosca

Cumprimentos
Cavalete disse…
Freguesia apresenta site remodelado
10-04-2007
por LPS


A Junta de Freguesia de Ginetes apresentou este fim-de-semana o novo site da localidade (www.freguesiadeginetes.com).
As principais novidades do novo serviço são a implementação de um grafismo mais moderno e o aumento das informações disponíveis, nomeadamente, a possibilidade de todos os residentes da freguesia colocarem fotografias dos locais mais interessantes dos Ginetes. Também há um destaque para a banda filarmónica Minerva, sendo possível ouvir as músicas gravada no álbum “Renascida” e a organização da viagem à América e Canadá.

Fonte: Acoriano Oriental
Pedro Lopes disse…
Meu caro amigo,

é só para saberes que tenho passado por aqui....nem que seja para me actualizar em termos sismológicos ;)

Um abraço

P.S.- Tenho férias agora em Maio. Se estiveres cá, o nosso jantar não passa daí....tenho novidades
deus2 disse…
Muita gente acha que o Grupo Folclórico está no centro mas eu continuo a achar que fica à direita do centro.
É verdade que o grupo tem elementos de todas as raças e feitios mas nunca posso esquecer que pertence à Casa do Povo e o presidente do grupo foi nº 2 do PSD na lista para a junta.

adeus

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso