Loja do Viana
Com alvará de 1984, esta é a mais nova das últimas lojas antigas do Porto Formoso.
Abriu portas por volta de 1982, tendo sido gerida pelo Sr. José Viana "velho", Sr. Eusébio Viana "novo" e, nos últimos anos, pelo Sr. Laudalino Viana.
Foi durante muitos anos o ponto de referência dos habitantes da zona dos Moinhos, que, devido ao seu isolamento, encontravam ali um porto de abrigo. Servia de mercearia de bens essenciais, de taberna e foi durante longos anos o único estabelecimento comercial de porta aberta a servir a zona da Ribeira Seca, Vale Formoso e Moinhos. Se faltavam cargas para o rádio ou sal para temperar a comida, os habistantes destas zona ali se dirigiam em vez de subirem o arrebentão para ir à freguesia.
É o unico sítio onde se pode jogar um dominó ao balcão à moda antiga. De Inverno parece uma toca abrigada do frio, de Verão as escadas exteriores e a rua transformam-se em esplanada. Devido ao facto de estar perto da praia e do campo e, ao mesmo tempo, longe da freguesia, esta loja sempre teve características diferentes de todas as outras.
Esta casa fecha as portas nos próximos tempos.
Com esta loja a fechar e com o fecho anunciado da loja do Sr. José "Plora", acabam-se todas as lojas antigas do Porto Formoso. Infelizmente, dentro de pouco tempo, só restarão fotografias e memórias de outros tempos.
A visitar... enquanto é tempo!
Comentários
Agora é só esperar pelo novo estabelecimento que irá abrir neste local.
Cumprimentos
Não restam muitas dúvidas que a “porta” é para fechar!
A Loja do Sr.Viana é um local porreiro para se tomar um”copo”.
A última vez que lá fui, saiu “bem tratado”.
Com um forte abraço.
Fiquei muito feliz de rever esta "loja" pela internet.
Bem hajam todos.
Após a conclusão desta obra irá proceder-se à ampliação do cemitério.
Parece que vamos entrar com o pé direito neste ano de 2008.
Assim o esperamos....
Os "dias de semana" das férias grandes eram passados primeiro no calhau, depois na areia do meio e mais tarde na areia do cabo. Era como fosse subindo de divisão.
Claro que a primeira liga era a Praia dos Moinhos, mas a areia do cabo já era bastante exigente com as suas ondas grandes e o fundo cheio de pedras. Neste aspecto era semelhante à Praia dos Moinhos, mas em ponto pequeno e perto de casa.
Sim, caros leitores mais novos, o fundo do mar na Praia dos Moinhos era de pedra e apanhavam-se polvos por lá. Era um perigo em dias de mar ruim.
Era assim, comigo e com mais alguns da minha idade: a semana era passado a "treinar" nas nossas baías e ao fim de semana era a grande aventura... ir à Praia dos Moinhos!
Naquela altura não eram muitos rapazes novos (12 anos?) que se aventuram a ir para lá. "Para quê ir tão longe se aqui também há mar?"
Mas lá era maior, melhor diferente... no fundo era uma aventura.
É desses tempos que me lembro da loja do Sr. Viana. Lá estava ele bem velhote.
Ninguém levava dinheiro para a praia. Era como se não existisse dinheiro, nem se pensava nisso. Só se levava dinheiro no dia do SAUDOSO império dos Moinhos para beber uma laranjada.
Apesar disso, cada vez que se saía da praia começava a subida até ao Porto Formoso e, logo no início, via sempre uma porta aberta... era o Viana.
Era um lugar pacato, em que por vezes apareciam imensas pessoas só de uma vez. Tinha "marés".
Claro que com a idade e a descoberta do dinheiro, lá de vez em quando parava no Viana para comprar uma Kima ou um gelado, porque o Snack-bar não abria naquele ano ou porque ali sabia mesmo bem antes de iniciar a subida de regresso a casa e, claro, era barato!
Desde aí, nunca mais deixei de ir ao Viana. Até hoje.
Disse ainda que aquele mentor era um agente infiltrado da candidatura de Costa Neves, um vez que acabou por se passar para esta ultima.
Tudo isto aconteceu devido ao facto de lhe terem prometido um lugar de deputado em substituiçao do dr. Antonio Pedro.
Este comentário foi apagado talvez por ser verdade e inoportuno.
No futuro se verá se tenho razao.
O blog jsd rebera grande serve para os meninos de bem da jsd criticarem o Sr. Ricardo Silva pelo bota abaixo e não tem uma idéia de tarelo. O Sr. presedente tem-se fartado de fazer asneiras e o psd rebera grande não faz oposição. Não sabe fazer ~porque foram muitos anos agarrados aos tachos.Por maior asneira que o Sr. Ricardo Silva faça o psd rebera grande fez pior no tempo das panelas que deram de comer a muitos pobres da pistola.
adeus
Tenho conhecimento da loja do Viana desde a altura em que se acampava na Praia dos Moinhos. Sim, porque havia campismo na praia dos moinhos! E a loja do senhor Viana tinha de tudo.
Já agora, sinto um cheirinho a debate político a espreitar neste blogue.Em ano de eleições a coisa promete...
A casa da mosca no seu melhor.
Uma homenagem à família Viana e à taberna mais cosmopolita do Porto Formoso