Loja do Viana

Sr. Laudalino Viana

interior da loja

Com alvará de 1984, esta é a mais nova das últimas lojas antigas do Porto Formoso.
Abriu portas por volta de 1982, tendo sido gerida pelo Sr. José Viana "velho", Sr. Eusébio Viana "novo" e, nos últimos anos, pelo Sr. Laudalino Viana.
Foi durante muitos anos o ponto de referência dos habitantes da zona dos Moinhos, que, devido ao seu isolamento, encontravam ali um porto de abrigo. Servia de mercearia de bens essenciais, de taberna e foi durante longos anos o único estabelecimento comercial de porta aberta a servir a zona da Ribeira Seca, Vale Formoso e Moinhos. Se faltavam cargas para o rádio ou sal para temperar a comida, os habistantes destas zona ali se dirigiam em vez de subirem o arrebentão para ir à freguesia.
É o unico sítio onde se pode jogar um dominó ao balcão à moda antiga. De Inverno parece uma toca abrigada do frio, de Verão as escadas exteriores e a rua transformam-se em esplanada. Devido ao facto de estar perto da praia e do campo e, ao mesmo tempo, longe da freguesia, esta loja sempre teve características diferentes de todas as outras.

Esta casa fecha as portas nos próximos tempos.
Com esta loja a fechar e com o fecho anunciado da loja do Sr. José "Plora", acabam-se todas as lojas antigas do Porto Formoso. Infelizmente, dentro de pouco tempo, só restarão fotografias e memórias de outros tempos.
A visitar... enquanto é tempo!

Comentários

Unknown disse…
Até que enfim, uma homenagem à taberna mais porreira do Porto. É dos sítios onde passo mais tempo quando vou ao Porto. Tudo gente fixe.
Agora é só esperar pelo novo estabelecimento que irá abrir neste local.
Cumprimentos
sono1 disse…
Com o aparecimento das grandes superfícies comerciais, que diminuem o poder competitivo do pequeno retalhista. Com as exigentes normas de higiene e segurança alimentar, que garantem a salubridade do consumidor. Obrigando ao comerciante a proceder modificações no seu estabelecimento. E tendo a perspicácia que o negócio já deu o que tinha de dar.
Não restam muitas dúvidas que a “porta” é para fechar!

A Loja do Sr.Viana é um local porreiro para se tomar um”copo”.
A última vez que lá fui, saiu “bem tratado”.

Com um forte abraço.
Anónimo disse…
Nos anos 80, quando ia passar o verão à Praia dos Moinhos recordo-me perfeitamente desta "loja". Era lá que comprava tudo o que era preciso e onde se bebiam uns "canecos"! Foram belos tempos de juventude!
Fiquei muito feliz de rever esta "loja" pela internet.
Bem hajam todos.
JASRAPOSO disse…
Tiveram início ontem as obras para a construção do aqueduto de retenção de águas na rua Nossa Senhora do Carmo.

Após a conclusão desta obra irá proceder-se à ampliação do cemitério.

Parece que vamos entrar com o pé direito neste ano de 2008.

Assim o esperamos....
aguia disse…
Gosto muito da simplicidade e da amabilidade do senhor Laudalino Viana, mas para isto ser uma loja tradicional faltam duas coisas, uma balança em cima da mesa e a maquina de vender petróleo
O Regedor disse…
Lembro-me de ir para a Praia dos Moinhos desde pequeno.
Os "dias de semana" das férias grandes eram passados primeiro no calhau, depois na areia do meio e mais tarde na areia do cabo. Era como fosse subindo de divisão.
Claro que a primeira liga era a Praia dos Moinhos, mas a areia do cabo já era bastante exigente com as suas ondas grandes e o fundo cheio de pedras. Neste aspecto era semelhante à Praia dos Moinhos, mas em ponto pequeno e perto de casa.
Sim, caros leitores mais novos, o fundo do mar na Praia dos Moinhos era de pedra e apanhavam-se polvos por lá. Era um perigo em dias de mar ruim.
Era assim, comigo e com mais alguns da minha idade: a semana era passado a "treinar" nas nossas baías e ao fim de semana era a grande aventura... ir à Praia dos Moinhos!
Naquela altura não eram muitos rapazes novos (12 anos?) que se aventuram a ir para lá. "Para quê ir tão longe se aqui também há mar?"
Mas lá era maior, melhor diferente... no fundo era uma aventura.

É desses tempos que me lembro da loja do Sr. Viana. Lá estava ele bem velhote.
Ninguém levava dinheiro para a praia. Era como se não existisse dinheiro, nem se pensava nisso. Só se levava dinheiro no dia do SAUDOSO império dos Moinhos para beber uma laranjada.
Apesar disso, cada vez que se saía da praia começava a subida até ao Porto Formoso e, logo no início, via sempre uma porta aberta... era o Viana.
Era um lugar pacato, em que por vezes apareciam imensas pessoas só de uma vez. Tinha "marés".

Claro que com a idade e a descoberta do dinheiro, lá de vez em quando parava no Viana para comprar uma Kima ou um gelado, porque o Snack-bar não abria naquele ano ou porque ali sabia mesmo bem antes de iniciar a subida de regresso a casa e, claro, era barato!

Desde aí, nunca mais deixei de ir ao Viana. Até hoje.
aguia disse…
Escrevi há dias no blog da JSD da Ribeira Grande que um dos seus mentores havia participado nos encontros destinados a apresentar a candidatura do senhor Natalino Viveiros a lider do PSD.
Disse ainda que aquele mentor era um agente infiltrado da candidatura de Costa Neves, um vez que acabou por se passar para esta ultima.
Tudo isto aconteceu devido ao facto de lhe terem prometido um lugar de deputado em substituiçao do dr. Antonio Pedro.
Este comentário foi apagado talvez por ser verdade e inoportuno.
No futuro se verá se tenho razao.
aguia disse…
Houve aqui muitos comentadores que criticaram a compra de uma viatura da marca Audi por parte da Câmara da Ribeira Grande. Acho um pouco estranho que esses mesmos comentadores não emitam qualquer opinião sobre o BMW comprado pelo autarca da Vila Franca do Campo. Segundo me disseram, custou o dobro do da Ribeira Grande.
deus2deus disse…
A casa do psd da rebera grande não tem pão, todos ralham e ninguem tem razão.
O blog jsd rebera grande serve para os meninos de bem da jsd criticarem o Sr. Ricardo Silva pelo bota abaixo e não tem uma idéia de tarelo. O Sr. presedente tem-se fartado de fazer asneiras e o psd rebera grande não faz oposição. Não sabe fazer ~porque foram muitos anos agarrados aos tachos.Por maior asneira que o Sr. Ricardo Silva faça o psd rebera grande fez pior no tempo das panelas que deram de comer a muitos pobres da pistola.

adeus
Anónimo disse…
Os psds não podem mesmo abrir a boca por o ricardo silva está a pagar os 28.5 milhões de euros que a camara anterior deixou
Anónimo disse…
Bem sei que sou um passageiro pouco regular, apesar de atento, por estas bandas. Tipo turista a assobiar às estrelas. Sabem como é. Porém, não posso deixar de inserir aqui um comentário à Loja do Viana. Boa peça antroplológicas, muito interessante: Interesante diálogo entre o novo e o antigo, onde se adivinha práticas culturais fortemente frequentes nestas nossas regiões, nomeadamente a corriqueira sociabilidade de café, também à volta de um jogo de dominó.
Tenho conhecimento da loja do Viana desde a altura em que se acampava na Praia dos Moinhos. Sim, porque havia campismo na praia dos moinhos! E a loja do senhor Viana tinha de tudo.
Já agora, sinto um cheirinho a debate político a espreitar neste blogue.Em ano de eleições a coisa promete...
Cavalete disse…
E a dobrada com pão de casa? Só mesmo no Viana!
Anónimo disse…
Era uma autentica lixeira para a êpoca de hoge
Anónimo disse…
Vi uma reportagem sobre o fim da taberna do Viana no jornal Atlântico Expresso de sábado inspirada neste post do regedor.
A casa da mosca no seu melhor.

Uma homenagem à família Viana e à taberna mais cosmopolita do Porto Formoso
Anónimo disse…
Parece que o PSD e a JSD está a deixar muita gente inquietada principalmente no Porto Formoso e têm razão para isso porque como os vossos presidentes (da junta e da Câmara) nada têm feito não tenho dúvidas nunhumas que o PSD vai ganhar as proximas eleicoes pra Camara e no Porto...
Anónimo disse…
Para mim a loja do srenhor laudalino viana e o cantinho do socego quer dezer que e um sitio onde nós nos sentimos muito bem onde tambem podemos beber uns copos com os amigos. Tambem desde pequeno que conheso o senhor laudalino viana, todas as vezes que vou a praia dos moinhos nunca passo por lá sem fazer-khe uma visita e beber qualquer couisa

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso