Padre João Martins Furtado


aspecto geral da Igreja Matriz de Santa Cruz

Padre João a celebrar a Eucaristia
aspecto do convívio no exterior depois da missa


cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Municipal de Lagoa

Todos conhecem o Padre João Martins Furtado, conhecido entre nós apenas por Padre João.
Este Homem, de grandes qualidade humanas, que ama a sua terra, realizou as suas Bodas de Prata Sacerdotais no passado dia 9 de Agosto.
Penso que não podia deixar de fazer este post, como sendo uma pequena, mas justa homenagem.


O Padre João foi ordenado sacerdote a 26 de Junho de 1983 em Angra do Heroísmo, ilha Terceira. Seguiu-se a sua primeira missa, a Missa Nova, realizada na Igreja de N.ª Sr.ª da Graça, no Porto Formoso a 17 de Julho do mesmo ano.
As comemorações dos seus 25 anos de ordenação sacerdotal foram realizadas na Ermida de N.ª Sr.ª dos Remédios, na Igreja de N.ª Sr.ª dos Anjos em Água de Pau e no dia 9 de Agosto na Igreja Matriz de Santa Cruz, Lagoa.
Neste dia 9 de Agosto tive a oportunidade de presenciar uma missa muito bonita com centenas de pessoas, a execeder em muito a lotação da Igreja Matriz de Santa Cruz e com o Padre João visivelmente feliz e emocionado.
Seguiu-se um convívio no salão paroquial para todos os presentes, acompanhado de comidas e bebidas. Houve também lugar a vários apontamentos musicais no exterior.
No salão onde se realizou o cocktail havia uma exposição de fotografias acerca do percurso de vida do Padre João, onde podíamos ver fotos muito antigas do Porto Formoso, fotos da sua Missa Nova, em 1983, que encheu as ruas da nossa terra, mas também fotos da autoria do próprio Padre João, destacando-se uma foto de um belo pôr-de-sol no Porto Formoso.


No concelho de Lagoa, o Padre João alcançou o reconhecimento da população com o seu espírito humanista de missão em prol da comunidade. Como reconhecimento por tudo o que tem realizado, foi-lhe atribuída, pela Câmara Municipal de Lagoa, a Medalha de Mérito Municipal no dia 13 de Agosto numa cerimónia com a participação do Presidente do Governo Regional e de muitas outras pessoas.

Fotos gentilmente cedidas por Foto Belarte, Rosário, Lagoa, telefone 296912593

Comentários

gostei muito de ver as fotografias do padre joao.
Unknown disse…
Os meus parabens ao Sr.Padre João, ainda me lembro do dia em que ele celebrou a missa nova na nossa igreja minha avó Mariana ficou contentissima com a festa porque já naquele tempo os padres eram poucos e ela muito alegre dizia " mais um padre para a nossa querida igreja que muito está precisada "

Nem todas as freguesia se podem gabar de um filho da terra Padre.

Bom dia E para muitos e bom final de ferias.
deus2deus disse…
Uns parabéns grandes ao Padre João Furtado.

Em todo o lado que passa deixa boas marcas.
É um prestígo para o Porto Formoso ter pessoas destas.
Muitas pessoas do Porto Formoso têm feito muito por esse mundo fora e é triste ninguém se lembrar delas, mas felizmente na Lagoa dão o devido valor a quem merece.

Adeus
Unknown disse…
Na Freguesia do Porto Formoso as pessoas tb dão valor a quem merece, a quem não merece não se dá
Emanuel Furtado disse…
Caros bloggers
aproveito também para parabenizar este filho da Terra, o Pe. João Furtado.
De facto é uma pessoa com elevados valores morais e humanos e por isso merece a homenagem prestada.
Lanço a questão, que acho que muitos partilham...
Para quando a vinda do Pe. João Furtado para Pároco do Porto Formoso?
Um Bem haja a todos
JAGPacheco disse…
Vinte e cinco anos de sacerdócio são um grande motivo de festa.
Naturalmente também um grande motivo de orgulho para todos nós, conterrâneos do Padre João furtado.
O Padre João na sua terra dispensa apresentações, pois ao longo dos anos e apesar das obras desenvolvidas nas suas paroquias,
tem acompanhado as gentes do Porto Formoso, nos bons e maus momentos, com a bondade própria dos grandes homens.

O Regedor com este Post, apesar de virtual, presta uma homenagem ao Padre João Furtado a partir do Porto Formoso,
que será partilhada por muitos dos nossos emigrantes.

Bem hajam!
sono1 disse…
Parabéns ao padre João Furtado pelas suas bodas de prata sacerdotais!

Durante as festas em honra de Nossa Senhora da Graça, os seus habitantes e todos aqueles que nos visitam terão oportunidade de assistir às homilias proferidas por este sacerdote!

É uma justa homenagem que a paroquia presta a um grande “senhor”, no âmbito das suas comemorações sacerdotais!

Com um forte abraço.
JASRAPOSO disse…
Gostaria de começar por afirmar que tive o privilégio de ser convidado para a cerimónia das bodas de prata sacerdotais do padre João Furtado.

Independentemente do acto em si, gostei de encontrar e falar com várias pessoas do Porto Formoso, com destaque para o Manuel Luís - antigo mestre dos romeiros - que agora vive no Canada.

O número de pessoas presentes à cerimónia é o melhor espelho do trabalho feito pelo padre João Furtado, nos locais por onde tem
desenvolvido o ministério sacerdotal.

O bogger EVARISTO faz um apelo no sentido do padre João vir para o Porto Formoso. Sobre esta matéria partilho o velho sentimento de que ninguém é profeta na sua terra.

Penso que, pelo menos por enquanto, não estão reunidas as condições para esse efeito.

A vinda, nesta altura, do padre João para o Porto Formoso recolheria uma quase unanimidade das pessoas, mas sabemos que o padre João tem o tacto suficiente para entender que este não é o momento próprio.

É preciso ter em mente que muitas vezes nem a evidência nem a razão têm qualquer influência sobre o comportamento futuro das pessoas.
Jabf disse…
Boa tarde. Passo por aqui como se estivesse a subir os degraus da igreja que me deu tecto no meu crescimento religioso. Todos aqueles degraus, quando era criança, faziam-me imaginar que a missa vinha do céu...percebi que era mentira e aceitei.
O senhor Padre João Furtado sempre foi bem falado no seio da minha familia e isso sempre me despertou curiosidade, já que nunca o conhecera como pessoa nem como Padre.
Hoje em dia, 25 anos de casamento quer seja sacerdotais ou civis, direi que mereciam bodas de ouro, dado a avalanche de divócios.
PARABÉNS, senhor Padre João Furtado, pela data e pelo que representa no coração do povo que o adora.

Ps. Nunca gostei de de ver palavras como "prata" ou "ouro" relacionadas como uma temática tão samaritana e filantropa, como é a Religião Cristã. Embora o tema não tenha sido abordado, entendo que esteja latente neste post.

Um Abraço, e que o Benfica ganhe seja como for.
Unknown disse…
Não conheçendo pessoalmente o Padre João Martins Furtado ouvi muitas vezes falar dele. Desejo as maiores felicidades do mundo para ele.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso