Protecção da Base da Falésia e Melhoria das Infra-Estruturas de Apoio à Pesca

éis o projecto!

cerimónia de lançamento da primeira pedra

cerimónia de lançamento da primeira pedra

O título desta obra tem muitas palavras e promete mudar a "nossa" baía para sempre. É a primeira vez que a natureza, até agora praticamente intocável, vai sofrer uma intervenção de fundo. No dia 12 de Setembro, foi lançada a primeira pedra e agora mãos à obra!
Vejamos parte do comunicado do Governo dos Açores:
"Adjudicada à empresa Tecnovia Açores SA, a obra tem tem como prazo de execução 15 meses e visa simultaneamente a protecção da base da falésia, incluindo a regularização do troço adjacente da linha de água a montante da nova passagem hidráulica, a execução de muros de contenção, de uma retenção marginal, e de um aceso ao molhe Este, bem como melhorar as condições de operacionalidade do Porto de pescas.

A empreitada contempla, ainda, a construção de dois molhes cais, com o duplo objectivo de melhorar as condições de abrigo do porto e criar estruturas de acostagem para embarcações.

A implantação de uma nova rampa de varadouro, destinada a permitir que a varagem das embarcações se faça em qualquer estado de maré e a construção de uma zona destinada às embarcações em seco são outras das intervenções previstas na obra.

Segundo Ana Paula Marques, o empreendimento constitui “a primeira grande intervenção do Governo prevista no Plano de Ordenamento Orla Costeira da Costa Norte”.

“Os objectivos preconizados neste instrumento de gestão territorial contemplam a implementação das seguintes acções: ordenamento dos acessos e protecção das arribas; valorização do espaço urbano envolvente do porto e zona balnear; construção de apoio à náutica de recreio, beneficiação de acessos à área de estacionamento e instalações de apoio no respectivo Porto”, salientou a secretária regional do Ambiente e do Mar.

Além de proporcionar melhores condições de trabalho às embarcações de pesca que operam neste porto e de proporcionar melhores condições de segurança e de trabalho aos pescadores, a governante acredita que as obras açoriano permitirão uma requalificação total daquela baía.

Ana Paula Marques anunciou, também, a elaboração de um projecto de requalificação da Ribeira, que prevê uma bacia de retenção a montante, cujo objectivo é a retenção de todo o caudal sólido.

Com esta empreitada, o Governo dos Açores pretende, também, requalificar a muralha do porto, propriedade da Junta de Freguesia, explicou.

“A materialização da requalificação e ampliação desta infra-estrutura visa propiciar, naturalmente, daqui a alguns meses uma evolução qualitativa nas condições de trabalho dos profissionais da pesca que diariamente utilizam este porto, bem como o crescimento de actividades ligadas ao mar”, acrescentou." fonte: GaCs


Esta obra recolhe as mais variadas opiniões junto da população, que fica dividida entre a beleza ancestral da nossa Baía Formosa e o progresso que a nossa terra tanto necessita.
Um reparo apenas: dada a importância desta obra para o desenvolvimento estrutural da freguesia, dado o orgulho ou mesmo amor que os portoformosenses têm para com a sua baía, não está correcto que não tenha havido uma consulta pública antes da apresentação definitiva do projecto. A política precisa, urgentemente, aproximar-se das pessoas, porque ela existe para servir as pessoas.
Em todo o caso, neste momento importa é que as obras respeitem a beleza natural da baía, sirvam os pescadores e impulsionem o desenvolvimento do Porto Formoso, de uma vez por todas.

Para ouvir as declarações da Sra. Secretária Regional do Ambiente e do Mar durante a cerimónia clique aqui:

Comentários

JASRAPOSO disse…
Já tenho mais de meio século de vida e essa foi a primeira vez que assisti ao lançamento de uma primeira pedra numa obra pública, no Porto Formoso.

Investimento de carácter público, que me lembre, apenas o edifício da escola primária, na década de 50do século passado.

Só 34 anos após o 25 de Abril é que chegou ao Porto Formoso uma obra de utilidade pública, a construir de raíz!!

É muito tempo. Estivemos longos anos deixados ao ostracismo por quem nos governa e governou.

Oxalá que esta obra venha valorizar o Porto Formoso como zona piscatória e de recreio náutico, sem beliscar a beleza que a nossa linda baía ostenta.
Atenta disse…
Também espero que esta obra venha melhorar a vida dos pescadores do Porto Formoso,não estrague de forma alguma a sua beleza e que contribua para que esta freguesia seja cada vez mais o orgulho dos seus habitantes. Fiquem bem.
aguia disse…
Começo por estranhar duas coisas sobre o Braga, meu ex-colega de turma. Não o vi estas festas no Porto Formoso e já há tempos que nâo escreve aqui.
Quanto à obra do porto de pescas, penso que vai estragar a baía em benefício de meia dúzia de embarcaçôes de pesca que nâo pagam impostos que deeem para sustentar um codutor para transportar o peixe para a lota de Ponta Delgada. Vai ainda servir para alguns ricos-falidos colocarem lá os seus barcos de recreio. Tudo isto vai contribuir para inflacionar os terrenos e as casas do Porto Formoso.
O placard junto ao jardim diz que a obra vai custar pouco mais de 739.000 euros e a Secretária disse que são novecentos e tal mil euros.
Parece que ninguém se entende.Parece-me muito pouco dinheiro para a obra anunciada.
Pior que tudo isso é que nem a população nem a Junta de Freguesia foram ouvidas sobre o projecto aprovado. É o que se chama QUERO, POSSO E MANDO próprio das civilizações não democratas
deus2deus disse…
Amiga aguia,

o braga é o blogger falange.

Adeus
JAGPacheco disse…
Mais uma vez “A Casa da Mosca” desempenha o importante papel de informar e esclarecer as pessoas que se interessam pelo Porto Formoso.

Sendo a primeira vez que coloco os olhos encima da planta do projecto, confesso que ainda fiquei com algumas dúvidas. Nomeadamente se este projecto também envolve a construção uma cintura de protecção ao Forte da Senhora da Graça (Castelo).
Durante as primeiras décadas do século XX foram retirados de ambos os lados da baía muitos metros cúbicos de pedra, para a construção de casas e grande parte da calçada da estrada Regional. Naturalmente que devido a esta acção humana o Castelo ficou muito mais vulnerável á acção da erosão marinha. Seria esta a altura ideal para através de “enrrocamento rochoso” proteger o pouco que ainda existe de um monumento tão importante.

Deve-se defender o que é belo e a baia do Porto Formoso encerra muita beleza. Mas sem os barcos, teria certamente menos encanto e sem a actividade piscatória perderia toda a sua mística.
Não vale a pena fomentar “fundamentalismo ecológicos” do género não se mexe em nada, nem fazer “análises economicistas” o que seria descabido. A natureza é para ser utilizada de uma forma sustentada CLARO!
Jabf disse…
É bom saber que o Porto Formoso também vai merecer a atenção do Governo Regional. Uma obra estratégicamente programada!
É bom reter que o nome da freguesia absorve toda a formosidade de um porto de pescas.
Espero, que depois de um ano e três meses, a obra feita não torne ao seu redor uma paisagem desnatura.
No entanto, com o tempo, tudo se torna natureza... e, para os mais novos existirão fotografias de um Porto genuinamente Formoso.



1º Uma pedra lançada ou uma campanha eleitoral iniciada?

2º Acredito no blogger jasraposo...quando eu tiver 78 anos, alguma pedra irão lançar, nem que seja para o ar.

3º Blogger águia, estive no Porto Formoso, no dia da Festa. Podias tu ter me visto, todavia, eu, nem que estivesses ao meu lado, jamais saberia que estavas olhando para o blogger falange.

4º Muitas vezes foi um Porto de inspiração para mim. Depois dessa "cirurgia plástica", todo o rosto de uma beleza ímpar irá continuar a fazer parte da minha
vida.
Na companhia da minha imaginação, com sentimento e raciocinio, vou olhar para uma diferente paisagem , mas vou receber a mesma inspiração.


Um abraço.
certo disse…
A última frase do falange é de mais , não descurando o trocadilho com a identidade de um blogger falange. Grande Braga
JASRAPOSO disse…
Atrevo-me a partilhar com os nossos leitores um acontecimento impar que teve lugar neste mês de Setembro.

Levado pela minha curiosidade procurei saber quem era o nosso compatriota Manuel Moniz Janeiro, que escreveu neste blog, indo ao seu encontro via net.

Foi-me dado saber coisas muito interessantes que vos vou comunicar.

O Manuel Janeiro saiu dos Moinhos para o Brasil em 1963, tinha então 6 anos. Seguiu com a mâe e o irmão, chamados pelo pai.

Partiu de S.Miguel no n/m FUNCHAL, entâo propriedade da Empresa Insulana de Navegação, fazendo o trajecto P.Delgada / Madeira / Lisboa. A ligação Lisboa / Brasil foi feita de avião, onde o nosso Manuel, pela primeira vez, conheceu o que era um refresco.

O Manuel é filho do senhor Leonel Botelho Janeiro, actualmente com 82anos e que trabalhou cerca de 27 na com o sr. Albano Gabriel da Ponte, gerente da Casa Bensaude. A mâe também trabalhou vários anos em casa do sr. Albano da Ponte e chama-se Maria Estrela Tavares Moniz, natural da Lomba de Santa Bárbara da Ribeira Grande.

O Manuel exerce as funçôes de engenheiro mecânico, é casado e tem três filhos.

Pelo que me foi dado a entender no diálogo estabelecido, é mais um dos que AMA O PORTO FORMOSO À DISTÂNCIA.

O Manuel vai este fim de semana a casa dos pais, partilhar com eles a nossa troca de correspondência.

Eis aqui mais um conterrâneo de sucesso a viver longe, mas com o Porto Formoso no coração
Unknown disse…
O projecto já vi mas devo dizer na minha simplicidade que nao percebi nada, será que existe alguma maquete que possa ser vista? Em relação ao cometario anterior devo dizer que por mais anos que se viva fora da nossa terra este será sempre o nosso Porto Formoso, ainda há dias a rever fotos antigas da minha infancia vi tantos rapazae e raparigas que hoje sao pais de filhos e com vidas e muitos emigraram.

Chorei de saudades dos tempos em que na rua só passava a carrinha do pao e devo dizer que no meu tempo so havia 2 taxis ( Manuel felicio e Laudalino da canada do cemiterio) e frogonetes como eram chamadas a do Luis do ovos e do Sr, Alvaris ao fim de semana vinha o Manuel Moniz e Artur Moniz com os seus carros que nos nem ligavamos eram ricos ....... que atraso de vida mas adorava viver aquela vida de muita alegria e muitas brincadeiras principalmente na areis do meio espero que esta fica melhor do que está com estas obras?????!!!!!! a ver vamos Adeus a Todos
JASRAPOSO disse…
Telefonou-me um amigo a dar mais informações sobre os familiares do Manuel Moniz Janeiro, que vivem no Porto Formoso.

Tem no Porto Formoso dois tios paternos, o Amando Janeiro que mora na Rua Nossa Senhora do Carmo e o José Janeiro que vive no Ramalho. Há ainda um casal de tios que vive no Norte do Canada.

Não há dúvida que este blog consegue aproximar as pessoas e diminuir a distância que as separa.

Um bem haja para a família Janeiro, espalhada por três Continentes.
sono1 disse…
Depois do lançamento da primeira pedra deram-se inicio hoje as obras de requalificação do porto de pescas!
Quando se modifica uma paisagem primitiva e com as características do porto de pescas do Porto Formoso, obviamente que fere o orgulho ambiental de muitas pessoas e suscita a controversa quanto à realização das mesmas!
Mas o progresso não se pode travar! E esta obra vai ser uma mais valia para o Porto Formoso!
Olhando para este projecto fico com a impressão com o impacto ambiental devido ao “maldito” cimento vai ser mínimo.
A areia do meio, areia do cabo o muro emblemático em pedra do porto, o forte que provavelmente irá ser reconstruído, tudo isto se mantêm.
Além do mais esta obra irá dar outra dinâmica a toda a zona, desde a igreja até á “acasadamosca”.
Com um parque de estacionamento com um novo estabelecimento, o que permitirá que muitas pessoas que circulam pela estrada regional desçam até à “trincheira” dando ao Porto Formoso a formosura que este merece!!

Com um forte abraço.
Manuel Janeiro disse…
Prezado "Amigo" "Blogger-JASRAPOSO";

Ficamos muito honrados e lisonjeados, ao ler os seus Comentários sobre nós aquí do Brasil. Grato pela sua consideração. Pode ter certeza de que foi um grande presente para nós que nos encheu de orgulho por sermos aí do Porto Formoso.

Muito Obrigado pela forma carinhosa como me acolheu e interessou-se por nós (Família Moniz & Janeiro) aquí do Brasil. Foi com imensa satisfação que nós lemos os seus comentários e Agradecemos por divulgar e compartilhar, comunicando á todos os Bloggers desta "CASADAMOSCA", sobre nossas informações, "amor" e "saudades" desta nossa terra tão querida.

Pode ter certeza de que este seu gesto, está sem dúvida alguma "estreitando" e "reforçando" ainda mais os laços e relações que cercam as pessoas de origem do Porto Formoso, que ainda vivem por aí, e/ou que estão espalhadas por este mundo afora.

Este Blog e estas ações, estão nos ajudando e nos permitindo à encher nossos corações de boas e maravilhosas recordações e lembranças; além de possibilitar nos matermos atualizados sobre tudo e sobre todos e com todos os acontecimentos e todas as notícias mais fresquinhas e verdadeiras sobre o nosso Porto Formoso.

Faço um Pedido e Peço licença ao "Sr. Regedor", para fazer como fazem as pessoas, quando estão à participar de um Programa Famoso de Rádio e/ou de Televisão, em que eles pedem (fazem um pedido) ao Apresentador, "Se podem mandar (enviar) um Beijo", um "Tchau", e um "Alô" para as pessoas que os estão ouvindo ou assistindo ! ... Fazendo então uma analogia com a "CASADAMOSCA", que é muita FAMOSA, aí no Porto Formoso,

Um Beijo e um Grande e Forte Abraço, com muito carinho, à todos os nossos familiares (que são quase todos por sinal), que estão à viver aí no Porto Formoso, em particular, aos meus Tios (Paternos), conforme mencionados pelo "Blogger-JASRAPOSO":

- Armando Botelho Janeiro (que mora na Rua Nossa Senhora do Carmo - Porto Formoso);
- José Botelho Janeiro (que vive no Ramalho - Porto Formoso);

... Muitas Saudades dos seus Irmão, Sobrinhos e Cunhada, aquí do Brasil ...
Se algum dos Srs. Bloggers Participantes Ativos da "CASADAMOSCA", por ventura conhecê-los, e puder retransmitir-lhes este meu caloroso Pedido, fico muito grato.

... ahn, ía me esquecendo; Sendo aínda um pouco mais atrevido e ousado, peço licença mais uma vez ao Sr. Regedor da "CASADAMOSCA", para deixar mais um "Recadinho", para os meus Tios do Canadá e dos Estados Unidos (acho que eles também de algum modo acompanham a CASADAMOSCA)...

- Idalina Botelho Janeiro (Vancouver - BC - Canadá);
- Artur Botelho Janeiro (Vancouver - BC - Canadá);
- Maria de Jesus Botelho Janeiro (Estados Unidos América - Califórnia);

Felicidades e Sucesso para todos daí do Porto Formoso, e em particular para todos os Participantes Ativos da "CASADAMOSCA".

P.S.(1): Obrigado à todos pela oportunidade e possibilitar esta nossa comunicação.

=> Mas Por Favor, não esqueçam de que o importante mesmo é voces todos continuarem à dialogar e discutir (como vem fazendo e sempre fizeram), sobre o "Bem Estar", Melhorías, Desenvolvimento Humano e Social de todas as Pessoas do nosso Porto Formoso, e sobre todas as coisas que estão acontecendo e que poderão acontecer no futuro, que de alguma forma poderão interferir e impactarão no futuro do nosso Porto Formoso.

Neste respeito e com relação à este assunto deste "POST - "Marina & Porto Artificial de Barcos", na Baía do Porto Formoso, se me permitirem, peço licença de intervir e me intrometer expondo apenas algumas opiniões e dúvidas, que tenho, apesar de ser "leigo" e entender muito pouco do assunto:

Alguém sabe, se Estão previstas no Projecto de Elaboração e Construção da Marina(s) alguns dos seguintes recursos abaixo?:
- Previsão para Ampliações e Estensões Futuras (Alargar) das Instalações para aumentar caso necessário;
- Casas de Força (Energia Elétrica, Transformadores, Pontos de Luz, etc.,);
- Bombas (Casas) de Combustíveis e Inflamáveis, Gases, (etc,);
- Unidades Sanitárias (Quartos de Banho, etc.,);
- Depósitos (Estoques) de Apetrechos, Máquinas e Ferramentas em Geral (etc,);
- Reservatórios de Água Potável (de beber), etc,;
- Locais e Bancadas (bancos, estruturas) de Reformas, Retrabalhos (reparações e restaurações) e Consertos, etc;
- Algum tipo de Aparatos de Estação e ou Equipamentos de Segurança e Condições do Mar e Meteorológicas Ambientais;
- etc., etc., (provavelmente estão ...);

Caso, os comentários acima, não ajudem em nada, queiram desculpar a minha ignorância, ... prometo não interceder mais ...

P.S.(2): ... desculpem por me estender demais no comentário ...

Manuel Moniz Janeiro

Atéh mais ... e atéh a próxima ...
Fiquem todos com Deus ...
JASRAPOSO disse…
Começaram as aulas. É estranho como as coisas evoluiram no Porto Formoso.

Agora a maioria das crianças é levada à escola de carro ou a pé, na companhia dos pais ou avós. Poucos são os que não vão acompanhados.

Dizem os cientistas que as crianças amadurecem mais cedo, mas com comportamentos destes por parte dos progenitores talvez estejamos a enfraquecer a personalidade das nossas crianças e a torná-las incapazes de melhor saber gerir as dificuldades no futuro.

Que saiba ainda há segurança no Porto Formoso, pelo que será aconselhável a sua deslocação em grupo e sem paternalismos...
Manuel Janeiro disse…
Falando este Post, do nosso estimado REGEDOR, da nossa "MARAVILHOSA BAIA DO PORTO FORMOSO" , quero apenas por curiosidade, deixar nestes comentários, algo que achei por acaso, muito lindo e fantástico. Link Disponível na Internet, muito interessante, do nosso Porto Formoso. Basta clicar no Link à seguir do Panoramio "Olhe em Volta", ou acessar diretamente: http://nv0.panoramio.com/navigate.php?id=9824276 => Porto Formoso em volta
certo disse…
Já tinha ouvido falar deste programa informático (Panoramio) que permite visualizar fotos em formato panorâmico. mais bonito fica por ser da baía e igreja.

PS- Como as fotos são da zona que agora está em construção, seria muito interessante ir colocando outras fotos da obra aqui no site. por exemplo de semana a semana.
SE o REGEDOR tiver esta possibilidade.

PS2- O ganso tem um telemóvel que dá para tirar umas belas fotos.CERTo
Jabf disse…
Se o facto de a maioria das crianças do Porto Formoso serem levadas à escola de carro ou a pé, na companhia dos pais ou avós, é uma consequência da evolução, então, e depois de já ter lido o comentário, faço essa simples relação....quanto mais rápida for a evolução maior será a insegurança. A começar pelos adultos.
Para a criança amadurecer precisa de se relacionar com alguém já maduro. De que vale amadurecer mais depressa se se o mais importante é amadurecer.
Entendo, que a evolução da realidade mundial não está ao mesmo nivel da evolução racional/emocional do ser humano comum. Aquela ideia, contextualmente compreensivel, de que "aquilo só acontece na televisão" passou a ter outra conotação racional e emocional. A própria palavra "negligência" vem alertar de forma alarmante para resposabilidade de se estar sempre concentrado e não cometer qualquer deslize, sob forma de não se provocar um crime. Ora, as crianças não são negligentes.
A criança fará sempre parte de nós porque já a fomos e sabemos como é. Ser pai será sempre um estado que se quererá atingir, nem que seja por respeito ao pai bio/afectivo.

P.s...Não relacionar com cores partidárias...... tou a brincar!



Um abraço.
Unknown disse…
E mudar de post, não????
É que para além de dessinteressante (como os últimos 4!), este já fede!
Manuela disse…
Gostava de prepore um topic ao Regedor. Lembro-me nos tempos muito atraz de pessoas irem para casa the amigos e cantar ao dezafio. As vezes os bebedos na loja do meu pai cantavao umas muito interesantes. Lembro-me so desta!

"La no meio do mar
estava uma serra de cebolas
ah chega-te pra qui minha burra
que vou-te cosar as empolhas"

Eu sei que a coisas mais importantes no mundo para falar mas ja agora seria interesante se outras pessoas sabem de outras quatras das belas noites passadas ao lar, e muitas canecas de vinho doce.
Oh braga niguém consegue perceber o que escreves...
Ainda consegues ser pior que o saramago...
lolol
Claro que estou a brincar...
Mas tenta escrever mais simples...
senhor regedor já se mudava de assunto???
Que tal?
Jabf disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
JASRAPOSO disse…
Se alguém quer perder um pouco do seu tempo, veja o que a Câmara da Ribeira Grande (não) decidiu, na sua reunião do passado dia 23 do corrente, sobre o trilho da Ladeira da Velha e o esgosto da praia dos Moinhos.
Basta consultar a respectiva acta.
aguia disse…
Senhor Regedor,
Há eleições daqui a oito dias e não há um post sobre este tema tão importante. Estás um pouco preguiçoso e não te tenho visto cá pelo Porto Formoso. Faça como diz o anúncio da televisão MEXA-SE

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso