Segunda-feira da festa - outros detalhes

missa do cemitério

depois da missa do cemitério


começo do enfeitar dos barcos

ps. fica a faltar a sempre bela procissão dos pescadores, o cortejo etnográfico, a recolha das ofertas e as arrematações. Cada vez mais a Segunda-feira é o melhor dia da festa!

Comentários

Unknown disse…
Regedor.A palavra obrigado nunca teve tanto valor para mim .As fotagrafias da nossa festa das nossas gentes ,foi a maior alegria que destes a todos os imigrantes do PORTO FORMOSO espalhados por este mundo fora .Simplesmente OBRIGADO o Emanuel com muito carinho por voçes todos.
Manuel Janeiro disse…
É tamanha e tão grande a minha FELICIDADE com este e todos os "posts e comentários", já publicados deste "Blog", que finalmente, tomando coragem de participar, peço licença à todos para adentrar como Convidado nesta LINDA, FABULOSA & MARAVILHOSA "Casa da Mosca - do Porto Formoso".
Prezado "Sr. Regedor", faço das palavras do Sr. Emanuel acima, com muita honestidade e sinceridade, também as minhas.
Com muita EMOÇÃO & SAUDADE, acompanho a "CASA DA MOSCA", desde a sua Fundação e Inauguração em 2005/07/05. As suas BOAS-VINDAS (do Sr. Regedor), ACOLHIDA & CONVITE para participar e visitar esta "Casa do PORTO FORMOSO", tocaram minha Alma e meu Coração desde então, para as condições propostas:
- nascer ... SIM,
- viver ... NÃO (desde 1964),
- residir ... NÃO (desde 1964),
- trabalhar . NÃO,
Mas para a condição Principal, Fundamental e Essencial:
- GOSTAR MUIIIIITO DESTA FREGUESIA!

PARABÉNS & CONGRATULAÇÕES AO SR. REGEDOR. Tem feito e prestado um ÓTIMO & EXCELENTE TRABALHO ao Porto Formoso e à toda a gente (Comunidade) desta querida e abençoada Terra desde meados de 2005.

Parabéns, também à todas às "Pessoas de bem", deste nosso Porto Formoso, participantes ou não desta "Casa da Mosca".

Com muitos Sentimentos e Lágrimas de Muita Alegria n'Alma e no Coração).

Manuel Moniz Janeiro
(Imigrante desta Terra Maravilhosa)
E-mail: manuel.janeiro@gmail.com
Família Janeiro & Família Moniz
(Imigrantes do Porto Formoso no Brasil)
São Paulo - Brasil

Atéh mais ... e atéh a próxima ...
Fiquem todos com Deus ...
Estou à disposição de todos, para aquilo que for necessário ...
Sr. Regedor, MUITÍSSIMO OBRIGADO MESMO ...
O Regedor disse…
Caro Manuel Janeiro,
fico muito agradecido pelas suas palavras.

No fundo, faço isto é porque há pessoas como nós: que adoram o Porto Formoso!

Um abraço para o Brasil
O Regedor disse…
Fui informado que o Senhor Padre Leonardo no final da missa de terça-feira, a missa do emigrante, pediu desculpa a todos os portoformosenses por ter tido a ideia da Senhora da Graça sair da igreja para casa de uma pessoa. Além disso, disse que nunca foi sua intenção dividir a freguesia e que nunca mais a santa voltaria a sair para casa de alguém.

Nada de mais digno do que admitir o erro perante o seu povo.
O Padre Leonardo sobe na consideração de todos com esta atitude.
Unknown disse…
Caros amigos, peço imensas desculpas por voltar a falar no assunto, mas estas coisas irritam me poque existe pesoas aqui que não doque falam e espero que isto fique bem esclarecido desta vez.
caro deus2deus não acredito em tudo o que me dizem porque neste mundo existe muita gente falsa neste mundo, e não preciso que ninguém me conte histórias, talvez tu queiras que te conte algumas e tu dizes que o blogger certo da maneira como fala está dentro dos assuntos, olha ele pode estar mas não são os assuntos actualizados.
Quanto ah maneira como eu falo sei mais doque tu pensas, vê só nem tu sabes o que dizes.
Caro amigo todos os anos que o grupo faz barraca ali ele sempre pagou um X ah Igreja, nunca se ficou apenas por uma actuação, porque é que vocês falam sem saber das coisas, procurem saber a verdade primeiro despois falam, não é, mas que feitio
JASRAPOSO disse…
Apesar de todas as contendas temos de reconhecer que as Festas de Nossa Senhora da Graça foram um sucesso, tanto do ponto de vista relegioso como profano.

O episódio da deslocação da imagem foi devidamento esclarecido por quem de direito, pelo que deve ser assunto encerrado. Não se pode, contudo, deixar de registar o assumir da responsabilidade do primeiro impulsionador dessa ideia. Só uma pessoa de princípios é capaz de, no momento e no lugar certos, assumir a responsabilidade dos seus actos, contribuindo com isso para unir a comunidade que dirige.

O tempo este bom e houve muita gente na freguesia.

Se é certo que todos nós contribuimos para o sucesso das festas, é bom não esquecer que as coisas aparecem porque alguns trabalharam para isso. Não vale a pena referir os seus nomes, mas há que reconhecer a sua dedicação.

Quanto às coisas que correram menos bem, serão corrigidas no próximo ano. O sucesso deste ano deverá estimular a capacidade de realização das próximas festas.
certo disse…
Sem querer conflitos, mas a verdade, apetece-me dizer umas coisas:
- Pelo menos 200 contos não foram do vosso trabalho;
- 1000 euros para dar à igreja é o mesmo preço que foi oferecido por particulares para explorar uma barraca junto aos carrinhos há 5/6 anos. parece-me muito pouco. numa proporção de 30% não tinha que tirar 1500;
- não tenho nada contra o folclore nem contra as pessoas que o compõem (especialmente a direcção que tem feito um trabalho muito bom);
- Apesar disso, não percebo qual o vosso (de quem haja que não se pode dizer nada porque o trabalho tem sido útil )problema em receber críticas. Se repararem, antes de porem em marcha este processo de vitimização, algumas criticas são construtivas para o bem da freguesia e outras são mais constatações de uma realidade que poderá incomodar... mas, meus amigos... sou defensor da verdade nua e crua!;
- Apoio o david para presidente da Junta;
- O Padre Leonardo Cabral foi muito sensato!
Unknown disse…
o sr padre pediu desculpa.muito bem.
o sr padre disse k nao era intençao dividir a freguesia e k por isso a sra da graça nao voltaria para casa de mais ninguem.será k a ideia nao era mesmo esta???qualquer pessoa pode pensar k tem o mesmo direito e para acabar com ideias....lol.boa tarde(de chuvinha)
catarina disse…
é impreçionante mesmo depois do s.padre leonardo pedir desculpas continuem os maus pençamentos logo se vê que é pessoal do porto
JASRAPOSO disse…
Nas festas deste ano constatámos a presença de muitos emigrantes, um dos quais não vinha ao Porto Formoso há 44 anos. Embarcou da Canada Nova - Familia Caloura - para Toronto, em 1964.

A vinda dos nossos emigrantes pode ser analisada por duas vertentes. A primeira é terem um desafogo financeiro que lhes permite fazer férias e a outra, a necessidade que sentem em regressar às origens.

É agradável conviver com essas pessoas e ver como evoluiram intelectualmente, a par da educaçâo e formaçâo que souberam dar aos seus filhos.

Embora inseridos num mundo diferente, continuam a gostar da sua terra e a recordar aqui momentos da juventude.

A par disso, participam e preocupam-se com o progresso e o bem-estar dos que por cá ficaram. Sobre isto, é bom recordar que o Multiusos teve o seu primeiro contributo financeiro na costa leste dos E.U.A.. Actualmente, já com a obra em fase de conclusão, aqueles emigrantes voltaram a dizer PRESENTE, enviando 7.500USD.

Gente boa que não perde tempo a discutir o sexo dos anjos, mas que cultiva o sentido prático das coisas.

Gosto de aprender com estas pessoas o sentido do sucesso e da felicidade assim como a sua maneira de enfrentar os problemas.
Unknown disse…
Sabes "certo" não vou discutir mais este assunto contigo, pk não vale a pena, pensa como quiseres
Jabf disse…
Estar do Porto Formoso é para mim como estar em casa, e eu entendo isso, porque não vivo lá. A festa de Nossa Senhora da Graça foi igual a si própria, manteve sempre o seu espirito unico. Penso que é o próprio dia da Festa que faz as pessoas sentirem o âmago desta, e não o contrário.
Imaginemos um jogo de futebol num estádio repleto de gente... o golo surge e as almas gritam. Imaginemos,agora, a festa de Nossa Senhora da Graça sem o caminho enfeitado, sem as flores, as plantas... sem a procissão!
Tudo isso está para a Festa como o golo está para o estádio repleto de gente.
As pessoas não se fazem, fazem-se. As Festas são fé que muitas vezes ignora a verdade.

Um abraço
Unknown disse…
A festa da Sra. da Graça é sempre bonita de se ver como o falange diz, os caminhos enfeitados e as plantas às portas trás muita alegria, na festa tinha muita gente sem ser da freguesia, mas podia ter mais, a comissão tem é de animar os serões de outra forma, por exemplo, trazer coisas novas para a freguesia.
Atenta disse…
E sempre bom ver as nossas festas e a nossa freguesia nestes dias com muita gente,muita cor e muita alegria.Concordo com a ideia de animar os serões de uma forma mais inovadora.
Um abraço a todos.
O Regedor disse…
Regresso aos números

Segunda-feira, dia 22 de Setembro, A Casa da Mosca foi vista por 801 vezes! Um record histórico!

A média na semana a seguir à festa foi de 500 vizualizações por dia.

Quanto ao número de computadores a visitar o blog foi de 104 no dia 22 de Setembro.

Estes números dão que pensar, uma vez que, o ano passado a média andava à volta de 150 vizualizações por dia...

Cumprimentos

ps. novo post hoje mesmo
certo disse…
O people está viciado! É interessante o número de comentários em relação às visitas... deve ter que ver com a quantidade de fotos disponíveis.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso