FÓRUM AUTÁRQUICAS

Este espaço visa a discussão política e resulta das sugestões de alguns leitores assíduos do blog. Assim, as opiniões relacionadas com política ficam aqui concentradas e evita-se a difusão destas por todo o blog. Cumprimentos a todos (as).

Comentários

Cavalete disse…
Como e que o Sr. Jaime Rita esta em lugar elegivel na lista do PS (elegivel, se calhar as eleicoes, claro) e ao mesmo tempo esta a recandidatar-se a associacao agricola de s. miguel? Cheira-me a acumulacao de tachos...

Faz mesmo falta uma lei de incompatibilidades a nivel autarquico.

Das duas uma: ou ele esta na lista apenas para captar alguns votos dos agricultores e depois se ganhar as eleicoes nao vai para a camara ou entao ele deixa a associacao (meses depois e ser eleito) e vai para a camara. Em qualquer dos casos parece-me incorrecto.

Uma terceira hipotese e estarem a fazer o mesmo que o Sr. Antonio Pedro ja fez. Concorrer para a ALR e depois nao assumir o seu lugar de deputado.

A politica tem dessas coisas... De candidatos virtuais estou eu farto!!
Cavalete disse…
Sugiro que depois de conhecer-mos o 10 primeiros lugares da lista do PSD e PS a CMRG faca-mos aqui um exercicio de "delete" dos candidatos virtuais de cada lista. Feito este exercicio passamos entao a discutir a lista de candidatos "reais".
AGUIA disse…
Quem vai para a Câmara é o Jaime Rita, irmão do Jorge Rita.
Nightmare00 disse…
continuo a achar que temos que falar da corrupção instalada! Tendes algum receio?
O Regedor disse…
Caros bloggers,
é minha convicção que a junta de freguesia apesar de não ter um orçamento nada elevado tem de assumir um papel mais relevante na vida da freguesia. Aliás, faço aqui um exercíco público de memória: só me lembro que a junta de freguesia existe quando por lá passo a pé ou de carro.
A junta deveria impulsionar as actividades culturais e sociais existentes na freguesia. Não me refiro a "oferecer 250€" e está tudo bem. É necessário dinamizar actividades! Claro está que dar 250€ dá muito menos trabalho.
Não aceito o argumento que a junta não tem dinheiro porque muitas coisas poderiam ser feitas com pouca despesa. Por exemplo, quanto custa organizar um torneio de ping-pong, sueca, damas?
No entanto, o estado de parelesia cultural e social em que se encontra a nossa freguesia não se irá alterar com novas eleições mesmo que a cor política mude. Não se iludam.
A minha proposta é a criação de uma lista independente no Porto Formoso, mas realisticamente é muito pouco provável que isso venha a ocorrer (este assunto dava para escrever durante 2horas).
Sendo assim, a situação actual irá perdurar por mais 4 anos.
E o que fazemos nós durante este tempo todo? Bem sei que quem tem competência para fazer alguma coisa não faz. Mas, por essa razão teremos de ser nós a tentar fazer algo. Nem sei bem como, contudo, tenho uma certeza: alguma coisa tem de ser feita!

Cumprimentos
carago disse…
sr. regedor tem o meu apoio incondicional
bobby disse…
Caros amigos
Alguns dias atrás,houve um sr. da psp de ponta delgada,numa entrevista á RTP açores,disse que as freguesias da Maia e Porto Formoso são das freguesias que consomem mais drogas leves na costa norte de São Miguel.
Será que este sr. já perguntou ao sr.presidente da junta,o que faz a juventude nos seus tempos livres, será que dois ou três na casa da junta resolve o problema,ou é mais facil chamar nomes a toda o pessoal.
AGUIA disse…
Um amigo meu já me havia transmitido essa informação da entevista do agente da PSP. Como a informação era pouco explicita não falei nesse tema.

Agora parece-me que o devemos abordar.

A chaga da droga atormenta o Porto Formoso do mesmo modo que as outras freguesia. Nem mais nem menos.

Estes e outros flagelos só serão banidos da n/ sociedade quando se conseguir elevar o nivel cultural da nossa gente.

Felizmente que o nivel do Porto Formoso, apesar de ainda não ter atingido a patamar desejado, já se encontra para além da média.

Se há drogados, também há gente muito boa e responsável no Porto Formoso
Caros Bloggers,
não querendo, de algum modo, restringir as discussões neste blog, há que ter em conta que o tema DROGA não é o que deve ser levado em conta neste Post.

É sim Eleições autárquicas.

O tema DROGA, pode de deve ser abordado neste espaço, mas numa perspectiva de serem lançadas ideias no sentido de se eliminar, ou pelo menos minimizar este flagelo que atinge não só a freguesia do Porto Formoso mas também muitas outras freguesias de S. Miguel e dos Açores.

Por isso, e não sendo o "regedor" deste blog, apelava a que os comentários se restringissem apenas às eleiçoes autárquicas.

Um abraço a todos
JASRAPOSO disse…
A procissão ainda vai no adro e as eleições para a Junta de Freguesia já originaram um debate aceso entre os bloggers.

Pena é que, algumas vezes, as pessoas se tenham excedido.

É meu entendimento que a avaliação dos candidatos assenta em dois principios:

- O actual presidente, que segundo sei se irá recandidatar, devem mostrar o que a sua equipa fez, antes de enumerar projectos para o guturo.
Sugiro que, à semelhança do "Boletim Informativo", seja lançado no final do mês de Agosto um caderno com a descrição de toda a obra efectuada e a que não foi possível levar a cabo.
Deverão justificar as razões porque não fizeram determinadas obras.

- O outro candidato, José António Monte, deveria apresentar um plano de acção com o respectivo orçamento, descrevendo o modo como irá obter verbas para o levar a cabo.

Era minha intenção sugerir um debate entre os dois candidatos.

Após troca de impressões com algumas pessoas, sou da opinião que tal não deve ter lugar, atendento à forte ligação entre os dois candidatos.

Com as pessoas envolvidas e quase certo que a campanha eleitoral não vai descer ao nivel da anterior. São estes os nossos votos.
JASRAPOSO disse…
Muito se tem discutido sobre a maneira como decorrem as reuniões da Assembleia de Freguesia.

Resolvi averiguar o que se passa e é isto que vou informar.

As minhas fontes parecem fidedignas; contudo, se houver algum lapso da minha parte resta-me pedir desculpa.

Nas últimas eleições para a autarquia do POrto Formoso concorreram duas forças o PS e o PSD.

Do resultado dos votos foram eleitos os seguintes candidatos:

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

PS

Luís Mota Furtado
Ana Sofia Amaral
António Pacheco Branco
António Viana Custódio
Manuel Botelho Luís.

PSD

João Furtado
Ana Timóteo
Manuel Ponciano Furtado
João Rodrigues Viana

O sr. João Furtado e a D. Ana renunciaram ao mandato, entrando para o seu lugar os srs. Roberto Bulhões Pacheco e José Luís Furtado Rodrigues.

A distribuição de cargos ficou como se segue:

- Luís Furtado, presidente
- Ana Sofia, 1ª secretária
- António Branco, 2º secretário.

Neste momento os senhores José Luís Rodrigues e Roberto Pacheco perderam os respectivos mandatos devido a faltas. Convém realçar que o PSD não os susbtituiu.

O sr. MAnuel Furtado já faltou a duas sessões pelo que também corre o risco de perder o respectivo mandato.

A metodologia da Assembleia assenta na seguinte actuação:

O sr. presidente convoca os seus membros através de carta, com a respectiva ordem de trabalhos, nos termos da lei.

Anexo à convocatória segue uma cópia da acta da reunião anterior.

Os senhores vogais do PSD - que neste momento são apenas dois, pelas razões anteriormente descritas - apresentaram várias propostas, quase todas elas por escrito, que foram votadas e lançadas no livro de actas.

Portando, a Assembleia funciona actualmente com 5 elementos do PS e 2 do PSD.

A Junta de Freguesia funciona com os seguintes elementos:

- Emanuel Faria, presidente
- Lúcia Rodrigues, secretária
- Nicolau Timóteo, tesoureiro

FOI ISTO QUE CONSEGUI APURAR.
Clotilde Maria disse…
Apesar de não ser do Porto Formoso é uma freguesia pela qual nutro alguma simpatia, tem uma paisagem fantástica e muito potencial turístico e não só, mas claro só se o poder estiver nas mãos de competentes!
Por isso resta-me inaltecer o espaço criado neste blog para que, pelo menos os frequentadores da net, possam debater e analisar o melhor para a sua freguesia.
Resta-me, ainda, salientar que todo o que envolva uma menina de nome Ana Sofia Amaral possa ser tudo menos produtivo... a junta de freguesia não deverá em caso algum ser local de auto-promoção!!!
Lembrem-se que quem está de fora às vezes vê melhor...
AGUIA disse…
Aí estão os quatro primeiros nomes que o PS irá apresentar às eleições no Porto Formoso - Emanuel Farias, Lúcia Rodrigues, Nicolau Timóteo e Emanuel Furtado.

Os dos PSD são José António Monte, David Mendonça, Manuel Furtado.
Godeluk disse…
Caro aguia,
perdoe-me a impertinência mas o caro amigo levanta-se cedo, e quiçá por esse facto tem logo informações fresquinhas pela manhã...

E porquê este comentário?

Porque segundo sei, o Dr. Emanuel Furtado ainda não aceitou definitivamente o quarto lugar na lista do PS e do Sr. Emanuel Farias.

A não ser que tenha aceite o lugar no dia de ontem ou mesmo durante a madrugada, o que parece pouco crível...

E em relação aos restantes elementos da lista do PS? Não tem informações?

Já agora, em relação à suposta lista do PSD, faço lembrar que o Sr. emfermeiro David Mendonça é ou era membro da JS-Porto Formoso...

Será que faz parte desta lista por pressões do senhor seu "sogro"????

Não gostaria de me alargar em grandes comentários sobre este assunto.

No entanto, gostaria de fazer um comentário à lista que me parece ser um "dejá vu" mas na lista do PS em 1993. O PS na altura não tinha mais ninguém e lançou nos dois primeiros lugares dois jovens promissores: Emanuel Furtado e Pedro Janeiro. Esta lista era composta em terceiro lugar pelo Sr. José Rodrigues, um homem com experiência autárquica q.b..

Parece-me então que 12 anos depois o PSD padece do mesmo mal, se bem que em circunstâncias ligeiramente diferentes porque Emanuel Furtado e Pedro Janeiro tinham terminado o 12º ano, enquanto que José António Monte já o terminou à muito tempo e David Mendonça é já formado em enfermagem.

Sem prejuízo do que foi dito anteriormente, penso que é importante lançar-se jovens na arena política...

Godeluk falou
Cavalete disse…
Nomes e mais nomes para a junta...

E quanto aos projectos? Quais sao as prioridades de investimento de cada lista? Os financiamentos estao assegurados? Teremos mais habitacao no porto formoso? Teremos mais apoios a entidades desportivas e culturais? Que criterio sera seguido na distribuicao dos apoiso? Quais sao as prioridades das listas candidatas?

Faco uma sugestao a JS e JSD do porto formoso: organizem um programa de conferencias (ou apenas uma) para debater os problemas da freguesia. Se nao se entenderem em conjunto, facam-no em separado. Convidem um economista, um desportista ou alguem ligado a actividades culturais do porto formoso e depois convidem o publico em geral para assistir a essa conferencia.

O local de realizacao pode ser na casa da igreja. Isto nao representa qualquer custo. O maximo que poderia custar era uma garrafinha de agua "luso".

Este tipo de eventos e muito mais apelativo do que a distribuicao de canetas e isqueiros pelas portas da freguesia.

Afinal, no meio de matematicos, contabilistas, enfermeiros, desportistas, professores, etc nao havera gente com ideias. Ou sera que as eleicoes para a junta sao apenas uma formalidade dos partidos!

Vamos la trabalhar, srs candidatos!!

Nota: trabalhar faz bem, entenda-se.
pimperrão disse…
Caro cavalete
concordo consigo.

Seria altura de a JS e a JSD (se bem que esta não existe) mostrarem o que valem. Excelente ideia: promovam debates de ideias com os candidatos, para esclarecimento da população das ideias propostas por cada uma das listas, se bem que isto mais dia menos dia há-de aparecer às nossas portas. Mas o que seria importante seria o confronto de ideias e projectos que cada um dos candidatos tem para a nossa freguesia.

Já agora, sr cavalete, não é preciso ser-se matemático, contabilista, enfermeiro, professor, etc, para se trabalhar e trabalhar bem em prol do bem estar da população do Porto Formoso.

Sem querer retirar o mérito a essas pessoas, a verdade é que as pessoas mais "humildes" (humildes vai entre aspas para não ser mal interpretado) parece que se empenham mais em trabalhar para a "coisa pública"...
AGUIA disse…
As jotas não existem nos partidos.

Está na moda os "independentes"
AGUIA disse…
Tanto alarido não vejo nenhuma discussão sobre as autárquicas.

OS BLOGGERS FORAM A BANHOS....

A Lista do PSD já está pronta e a do PS será aprovada dia 5 na reuníão da Comissão Conselhia.

Convém referir as pessoas que foram convidadas para encabeçarem a lista do PSD e que não aceitaram - José Eduardo Cabral, Emanuel Farias, David Mendonça, eng. Salgado e Ana Sofia Amaral.

Vamos é escolher pessoas uma vez que os programas são feitos pelo "estado-maior" dos partidos, uma vez que muitos candidatos não têm capacidade de o fazer.

Não é isto que acontece com a oposição?? Limitam-se a subscrever documentos elaborados por outros...
JASRAPOSO disse…
Gostaria de ser informado sobre quem é o sr.eng. Salgado.

Partilho da opinião que a nível de freguesia devemos apostar mais nas pessoas do que nos programas, embora os dois sejam importantes.
verdascada disse…
Parece que nesta terra não vai haver debate entre os candidatos, nem sequer recolha de ideias junto da população, muito menos uma discussão pública de propostas.
Aqui pensa-se que uma cabeça pensa mais que todas as cabeças juntas. Pior do que isso, as decisões são tomadas nos cafés.
Assim vamos andando... até todos nos fartar-mos. Eu por mim já estou farto.
Adeus
verdascada disse…
A fiar nas informações do ou da águia o candidato do PSD para a junta foi a sétima escolha. Alguém teria de ser.
Acho que o José António Monte (mais conhceido por Sebastião Jr.) está a fazer um favor ao partido e a um amigo (Dr. Laudalino Moniz). Esquece-se que está a ser usado como pneu de socorro e que na lista de há 4 anos atrás (que pensavam que ira ganhar) ninguém se lembrou dele para lugar de destaque pois estavam lá todos os tubarões do PSD esfomeados de poder.
A tudo isto há ainda uma questão: apesar de pertencer a uma família do PSD o Sr. José António tem ideias mais ligadas à esquerda ou extrema esquerda.

Tudo o que acabei de escrever não retira nenhum mérito ás qualidades pessoais do Sr. José Antonio que são muitas.
AGUIA disse…
Tudo isto só vem demonstrar que quando se trata de cifrões os bailarinos dançam conforme doca a música.

Ó Porto Formoso está cheio de vira-casacas.

Veja os abutres que passaram do PS para o PSD quando em eleições autarquicas.....

O José António é apenas mais um caso. Infelizmente não será o último
JASRAPOSO disse…
Parece-me que a maioria dos blogers que aqui escreve é constituída por jovens.

São eles que dominam os meios informáticos...

Nas várias opiniões procura-se explicar os aspectos positivos da juventude em detrimento das pessoas adultas.

Para esses as pessoas mais velhas são inflexíveis e contrárias à mudança. Progresso é igual a juventude, rigidez é sinónimo de idade avançada.

Este princípio parece-me um autêntico disparate. Nem sempre que tem mais força tem melhor cabeça.

Vem isto tudo a propósito de se fazer uma apologia para a participação dos jovens nas listas para a Assembleia de Freguesia, esquecendo-se os adultos.

Penso que não deveriam olhar a idades, mas tão somente a qualidades. É que as nossas autarquias estão cheias de glutões, hipócritas e trapaceiros que apenas visam o seu próprio bem.

PS - Já me informaram quem é o sr. eng. Salgado. Uma palavra de apreço para a maneira como se tem dedicado ao Porto Formoso, procurando cuidar das coisas do espírito, recusando a ribalta da política
Caro blogger jasraposo,
devo dizer-lhe que concordo consigo em alguns aspectos da sua intervenção, no entanto não partilho totalmente da ideia de que se esteja a veicular por este meio que os "mais velhos" sejam avessas à mudança, e que os jovens é que são progressistas, sendo que este tipo de ideias são transmitidas pelos jovens.

Eu próprio considero-me um jovem e não partilho minimamente desta ideia, até porque os "mais velhos" têm sempre algo mais a ensinar aos mais jovens.

Agora, devo-lhe dizer o seguinte, proliferam neste blog comentários que não merecem o mínimo crédito, basta lê-los, para não falar de ataques pessoais e outros.

Por isso, é que também apelava a todos os que participam neste espaço de intervenção que contribuam para que este blog possa ser de referência, o que até agora está longe de o ser.

Que se critiquem opiniões, ideias, posições, até mesmo as pessoas que as têm, acho tudo isto de louvar até porque contribui para a elevação e para o melhoramento das coisas. Agora, ataques pessoais, meus amigos vamos "tomar juízo"!

Já há dias que não participava no blog, pelas razões anteriormente enunciadas. Mas hoje resolvi participar por uma razão muito simples: penso que o blogger jasraposo tem sido um pessoa que sempre que intervem faz comentários de grande qualidade, para além de incentivar à boa educação e equilíbrio dos demais intervenientes.

P.S. Quanto ao Sr. Eng. Salgado, não conheço as suas qualidades políticas nem as suas posições políticas, por isso não me posso alongar em comentários sobre tal personalidade.
pimperrão disse…
Caro bloger "verdascada"
em relação ao Sr José António Monte (mais conhecido por Sebastião) eu até ia mais longe, dizendo mesmo que este senhor, pessoa que respeito, não só tem ideias ligadas à esquerda e extrema esquerda, como também ligadas à direita e à extrema direita. Eu próprio, em tempos, já o ouvi a defender ideias tanto de um extremo como do outro.

Pessoalmente penso que isto não faz muito sentido - ter ideias tanto de um extremo como do outro - mas as pessoas são livres de ter ideias do mais descabido que possa existir, mas isto é a minha opinião e provavelmente não mudará as ideias do Sr. josé António Monte, nem é esse o meu objectivo.

Como candidato a uma junta de freguesia penso que não é grave ele ter opiniões tão díspares, mas o essencial é que ele foi um verdadeiro pneu de socorro para o PSD e os seus tubarões - até poderia enunciar aqui alguns nomes mas não vale a pena - que ao que parece não se querem queimar mais vez nenhuma e deste modo lançam a referida personalidade.

Que o Sr. José António Monte está a fazer algum favor a amigos eu não tenho a mais pálida dúvida, agora a verdade é preciso ser dita penso que ele não tem muitas hipóteses de ganhar estas eleições contra o actual presidente, que pouco faz pela terra.

Noutras circunstâncias, não nestas, preferia ver o Sr. José António Monte como presidente da Junta ao actual.

Vou arriscar a fazer um prognóstico, a pesar de ser falível como todos poderão concordar, mas arrisco na mesma:

Mandatos para a Assembleia de Freguesia
PS - 7 vogais;
PSD - 2 vogais.

Que me perdoem esta ousadia mas é a minha intuição.
AGUIA disse…
Sr. Pimperrão,

Não há vitórias antecipadas e o povo vota sempre bem.

Se se verificar o resultado por si progonosticado, estamos perante um caso de foro psiquiátrico; é que geralmente os candidatos recolhem os votos dos seus familiares mais chegados.

A não ser que se repita a situação em que o CDS teve menos votos que os candidatos propostos.

Sugiro ao chefe que introduza um forum sobre as festas do Porto Formoso
pimperrão disse…
Caro(a) aguia,
eu bem sei que não há vitórias antecipadas. E se acontecer o que me diz a intuição e é meramente intuição, não estamos perante caso psiquiátrico nenhum porque o caro blogger sabe tão bem ou melhor que eu que muitas vezes o método utilizado para a distribuição de mandatos não é verdadeiramente proporcional ao número de votos que cada lista tem.

Imagine que dos mil e qualquer coisa de eleitores que tem o Porto Formoso, Salvo erro são 1082. Mas para arredondar as coisas suponhamos que votam 600 pessoas, das quais 420 votam no PS e 180 votam no PSD. Assim ficamos com 7 mandatos para o PS e 2 para o PSD.

Bem sei que isto um é caso limite, mas pode perfeitamente acontecer.

Caro blogger em 1997 votaram 631 eleitores dos quais 435 votaram no PSD(Emanuel Farias) 183 no PS(José Rodrigues) 6 brancos e 7 nulos. Em termos de mandatos tarduziu-se no seguinte:
PSD - 7 vogais
PS - 2 vogais.

Já agora lançava a questão: Quem é que tem ou tinha mais experiência autárquica? O Sr José Rodrigues ou o Sr. José António Monte? Obviamente cada um no seu tempo....

Para finalizar resta-me dizer-lhe o seguinte: Candidatos há que nem os familiares mais chegados votam neles.
JASRAPOSO disse…
Muitas dos nossos candidatos irão adoptar na sua campanha os princípios do marketing político como luz orientadora das suas propostas.

Esta ideia de que a qualidade do produto depende da capacidade de comunicação e da arte de usar o marketing pode vir a gerar graves inconvenientes.

Não há dúvida de que há eleitores que ficam mais emocionados com um simples boné/T shirt do que com um prospecto que contenha uma proposta de trabalho, induzindo os candidatos a optarem por "pão e circo" em vez de coisas sérias.

A partir desta análise fica mais ou menos claro que as eleições se ganham ou perdem devido à estratégia de marketing e não pelas propostas concretas.

Os eleitores não precisam de idéias, necessitam é de coisas, benefícios ou vantagens. Logo que os candidatos deixem de satisfazer as várias necessidades dos seus "clientes", estes viram-lhe as costas.

Perantes estes e outros factores somos a perguntar se valerá a pena servir essa causa pública.

Não será melhor ter uma função pedagógica, ensinando as pessoas a prosseguirem na sua educação, de modo a obterem boas classificações e técnica profissional que lhes permita ter um melhor nível de vida e SABEREM ESCOLHER.
JASRAPOSO disse…
A revista SABER, que foi colocada hoje à venda faz referência à CASA DA MOSCA, na página 86
a_voz_do_povo disse…
ENTÃO? JÁ NINGUÉM DIZ AS SUAS OPINIÕES? ESTÁ TUDO MUDO?
SR. REGEDOR JÁ NÃO HÁ MAIS ASSUNTOS?
AGUIA disse…
UMA HISTÓRIA PARA MEDITAR

Os actuais membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo PSD, estão a confrontar-se com a ingratidão:

- Eram militantes do PS
- Passaram a ferverosos do PSD
- Foram autenticas cobais durante este mandato, subscrevendo documentos elaborados por outros e
- Acabam de levar um pontapé no cú
JASRAPOSO disse…
Amanhã começa a campanha elitoral para as eleições autárquicas, que terão lugar no próximo dia 9 de Outubro.

Os mandatários irão fazer entrega amanhã das listas de candidatos no Tribunal da Ribeira Grande, pelo que, com o conhecimento total das mesmas, já se poderão emitir alguns juízos.

Estas eleições terão uma grande importância a nível de freguesia; além da Assembleia, haverá a opinião dos bloggers da CASA DA MOSCA.

Nuna altura em que os candidatos estão a preparar os respectivos programas, deixo uma sugestão - A criação de um trilho para a zona de banhos da Ladeira da Velha, com a feitura de um parque de merendas e recuperação dos balneários.
JASRAPOSO disse…
Aí esta a lista de candidatos para a Junta e Assembleia de Freguesia do Porto Formoso:

PARTIDO SOCIALISTA

Emanuel Faria
Lúcia Rodrigues
Nicolau Timóteo
Emanuel Furtado
Patrícia Teixeira
Luís Furtado
Manuel Luís
Duarte Custódio
António Custódio
Jorge Barcelos
Anibal Viana
Floriano
José da Câmara
João Branco
José Francisco Carreiro
João Carlos Teixeira
José Teixeira e
Rui Janeiro

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

JOsé António Monte
David Mendonça
Elsa Silva
José Maria Cabral
Fátima Botelho
João Vieira
José Francisco Raposo
Joaquim Gonçalves
João Rodrigues
António Silva
SAndra Luís
Eugénio Monte
Nuno Paiva
João Cabral
Juvenal Cabral
José Pacheco.
JASRAPOSO disse…
Peço desculpa, esqueci-me de incluir na lista do PS os senhores

José António e
Laudalino Viana.
Caros bloggers,
em primeiro lugar gostaria de apresentar as minhas desculpas pelo comentário anterior. Foi um engano.

Quanto às listas gostaria de fazer algumas reflexões sobre as mesmas:

1ª - o número de candidatos de cada uma das listas: PS-20; PSD-16;
Porque razão há partidos que apresantam "quantidades" diferentes de candidatos nas respectivas listas. Uns serão da opinião que que quantos mais elementos apresentar uma lista melhor, porque, provavelmente, mais famílias haverá para votar nesta lista. Outros pensarão que tantos elementos não fará muito sentido porque em termos de votos isso não é representativo, para além de outras questões que poderão ser sempre colocadas em relação a esta matéria.
Não querendo cometer um erro grosseiro de interpretação, o que a lei diz (Lei eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais - Lei Orgânica nº 1/2001, de 14 de Agosto) é, no nº 1 do artigo 12º, e passo a citar, "As listas à eleição devem conter a indicação dos candidatos em número igual ao dos mandatos a preencher pelo respectivo órgão e de suplentes nos termos do nº 9 do artigo 23º".
Quanto ao nº 9 do artigo 23º o que diz é "As listas, para além dos candidatos efectivos, devem indicar os candidatos suplentes em número não inferior a um terço, arredondado por excesso."
Ora, no caso da Assembleia de Freguesia do Porto Formoso, segundo a Lei, o número de efectivos de cada lista seria 9 candidatos efectivos e de pelo menos 3 suplentes o que perfazia o número de 12 candidatos efectivos e suplentes.

A lista do PS apresenta 20 candidatos e o PSD são 16...

2ª - A quantidade de jovens que cada uma apresenta: PS - 7 em 20; PSD - 15 em 16, salvo interpretação diferente em relação ao que se considera juventude.
Eu, pessoalmente, entendo que a presença jovens nas listas às mais diversas eleições são sempre necessários, mais não seja para que o próprio processo de rejuvenescimento da política se faça.
Mas em relação à lista do PSD, penso que se vai um pouco longe demais... Ou será que os "velhos" do PSD meteram-se todos em casa???...
Não querendo cair num exagero, e devido à nenhuma experiência autárquica que os primeiros três elementos do PSD têm, penso que poderão, se não tiverem o devido cuidado, servir de "bombo da festa"... Mas isto só acontecerá se estes o deixarem e também se o eleito Presidente da Mesa da Assembleia embarcar no mesmo navio...
Por outro lado, poderão ser uma mais valia neste Órgão, devido à sua juventude e à irreverência de um ou outro elemento.
Isto, partindo do pressuposto que irão perder as eleições, como eu acho que acontecerá, tendo, no entanto em devida conta, que não se ganham eleições antecipadamente.
rui disse…
caros amigos
alguém me poder dizer o que é que estas pessoas, que eu vou enumerar, já fizeram pelo porto formoso:
Sr. Emanuel Faria
Sr. João Furtado
Sr. Emanuel Furtado
Sr. Laudalino Rodrigues
sr. José Antonio Monte
Sr. João Teixeira
Sr. Bruno Raposo
Sr. José soares
Sr. José Raposo
se alguem tiver a resposta acradecia.
rui disse…
falar mal dos outro não conta
pimperrão disse…
Caros blogers,
gostaria de comentar algumas intervenções:

Em primeiro lugar penso que a intervenção do bloger evaristo_tens_cá_disto é bastante interessante porque introduz um tipo de discussão que me parece pertinente. A questão do número de candidatos nas listas às eleições e o representatividade de jovens nas mesmas listas.
Em relação à primeira nada tenho a comentar. Já em relação à segunda parece-me incrível que os jovens em alguns partidos parece que foram completamente postos de parte preferindo-se os independentes. E falo em relação ao PS que é um partido que está no poder e parece que ostraciza os seus militantes jovens, quando estes podem sempre dar contributos importantes para a política.

Seguidamente, gostaria de comentar a interveção do bloger rui.
De facto, algumas pessoas que refere na sua intervenção não me lembro de nada que tenham feito pelo Porto Formoso, e refiro-me, nomeadamente, ao Dr. Emanuel Furtado, Sr. José Antonio Monte, Dr. João Teixeira, Dr. Bruno Raposo, Sr. José soares.

Quanto ao Sr Emanuel Farias, este é presidente da junta e, mais não seja por isso já fez lago pela freguesia, o mesmo acontecendo com o Sr João Furtado.

O Dr. Laudalino Moniz é presidente da casa do povo e, pela mesma ordem de razão, também ja fez algo pelo Porto Formoso

Quanto ao Sr. José Raposo, e não tendo a certeza, acho que já pertenceu à Junta de Freguesia há uns anos atrás e por isso também já fez alguma coisa em prol do desenvolvimento da freguesia...

E o caro bloger rui já fez alguma coisa em prol do desenvolvimento da freguesia e do bem-estar da sua população????

É que para se colocar este tipo de questões sobre o empreendimento das referidas pessoas pela freguesia é preciso saber também se quem as coloca ja fez algo pela freguesia e pela sua população...

É preciso ter-se a consciência tranquila relativamente a esta matéria.

Finalmente resta-me dizer que a estupidez e a ignorância não se decretam, o que em muitos casos é uma pena...Poderia ser, por exemplo, Lei Orgânica da Ignorância nº XX de 17 de Agosto de 2005 às 11h10m.
AGUIA disse…
Não haver incompatibilidade no facto do sr. Nuno Paiva ser funcionário da Câmara Municipal da Ribeira Grande e, simultaneamente, candidato à autarquia do Porto Formoso??
verdascada disse…
Meus amigos,
vou realizar um comentário aos comentários.

1. Relativamente ao excesso de candidatos nas respectivas listas, referido pelo sr. evaristo_tens_ca_disto, este só tem como objectivo o alargamente das redes de contacto e óbviamente a caça ao voto. Em relação à juventude da lista do PSD, parece-me que se esta lista parece uma lista de candidatos a uma associação académica, tal o excesso de juventude. Não ha ninguém com experiência. Não se podem por os ovos todos no mesmo cesto e havia que pôr alguma experiencia no meio de tanta juventude.
Onde estão os chefes do PSD no Pformoso? Sabem que vão perder e não aparecem? Antes isso do que se candidatarem e depois não ocuparem os lugares.

2. Blogger rui: o que já fez você pelo porto fomoso?

3. Sr. águia: a pergunta é muito pertinente, mas não sei a resposta.

abraços
JASRAPOSO disse…
Para um candidato a membro da Junta e Assembleia de Freguesia, a comunicação é um elemento importante.

Significa isto que os candidatos têm de estar em contacto com os eleitores, transmitindo e recebendo ideias para melhorar a vida dos cidadãos.

É, por isso, útil que os candidatos frequentem todos os lugares públicos.

Uma freguesia só pode evoluir quando vota naqueles que sabem ouvir, em detrimento dos ortodoxos e dogmáticos.

Estes últimos vivem praticamente isolados, rodeados de alguns "conselheiros", sem conhecerem a vida real.

Pior do que isso, têm a consciência que tudo sabem pelo que olham os outros com desdém.
a_voz_do_povo disse…
estou muito preocupado porque segundos os blogger o sr. Emanuel Furtado vai fazer parte da lista do Sr. Emanuel Farias. e estou preocupado porque há quatro anos atrás o sr. Emanuel Furtado disse a alguns amigos que ia votar em branco porque não votava no candidato do PSD, no caso Sr. João Furtado, e tambem não votava no candidato do PS Sr. Emanuel Faria, porque ele não fazia nada, tinha trocado de partido e que ´só dava latas de tintas , blocos, etc.
pergunto eu: será que já chegou cimento ao outeiro?
a politica tem disso hoje fala-se contra amanhã a favor porque será?
AGUIA disse…
Felizmente que o voto é secreto, se tal não fosse haveria uma caça às bruxas
Godeluk disse…
Caros blogers,
já há algum tempo que não visitava nem participava n'A CASA DA MOSCA.

Resolvi participar porque acho que os comentários estão a ficar cada vez melhores, salvo, já, e ainda bem, raras excepções.

Sinceramente não sei por onde começar, mas gostaria de fazer, também eu, alguns comentários aos comentários que aqui têm sido colocados.

E começo pela intervenção do bloger "evaristo_tens_cá_disto" quanto ao número de candidatos nas listas dos dois partidos à assembleia de freguesia.

É interessante este tema mas meu caro "evaristo_tens_cá_disto" o verdascada é que tem razão só serve para o alargamento de redes de influência...

Seguidamente, caro bloger "jasraposo" você tem toda a razão. Entre outras considerações que faz, penso também que os candidatos não podem estar sempre em casa encondidos não sei de quem.
Apesar de tudo o actual presidente da junta é que anda por todos os lugares públicos da freguesia, e inclusivamente nos cafés, não sei se a ouvir os seus considadãos ou se a fazer outras coisas. Alguém vê os restantes membros da Junta de Freguesia???

Caro bloger "rui", de facto falar mal dos outros não conta. Será que o caro bloger já fez algo pelo Porto Formoso?????

Finalmente caro bloger "a_voz_do_povo", em relação ao Dr. Emanuel Furtado pertencer à lista do Sr. Emanuel Farias eu tenho uma opinião e convicção muito forte: Apesar deste pertencer ou não à lista do Sr. Emanuel Farias, como se sabe em quarto lugar, penso que ele ganharia as eleições na mesma. Mas a questão é outra, o que o Sr. Emanuel Farias quer é legitimar a sua vitória como sendo do PS através do Dr. Emanuel Furtado, que como todos sabemos é aquilo a que se poderá chamar a primeira personalidade do PS no Porto Formoso. Pelo menos eu reconheço-o como tal...

Pelo que se sabe, há quatro anos atrás o Dr. Emanuel Furtado não concordou que o o Sr. Emanuel Farias fosse o candidato do PS à Junta de Freguesia e disse-o ao ao Dr. Ricardo Silva, o qual manteve a sua posição...

Se votou em branco ou não ninguém sabe, senão "as bruxas estariam mesmo na mira dos caçadores". O que é facto é que ele é o quarto da lista do PS.

Para concluir gostaria de lhe dizer que o seu comentário ia no bom caminho, na discussão das posições políticas, mas depois resvalou para as questões materiais, para o cimento e blocos. Poderia ter resvalado para as latas de tinta....

Enfim, já dizia o meu avô "não há bela sem senão"...

Godeluk falou
JASRAPOSO disse…
A colocação do sr.Emanuel Furtado em 4º lugar na lista do PS significa que, no caso de vitória, será ele a presidir à Assembleia de Freguesia.

A Assembleia de Freguesia é o orgão perante o qual a Junta é responsável.

Portanto, é o orgão mais importante.

Além disso, penso que a itenção de o colocar naquele lugar se prende com o seguinte:

- O PS tem boas condições para vencer as eleições no Porto Formoso;
- Haverá necessidade de colocar alguém capaz de fazer frente à oposição que o PSD irá fazer nas reuniões da Assembleia;
- O sr.Emanuel Furtado tem capacidade de travar essa oposição.
Caro Blogger aguia,
peço desculpa por desiludi-lo mas não existe qualquer tipo de incompatibilidade entre o facto do Sr. Nuno Paiva ser funcionário camarário e ser candidato a qualquer órgão autárquico, e em particular à Assembleia de Freguesia do Porto Formoso. Além disso, a pergunta não tem qualquer tipo de pertinência.
Cavalete disse…
Gostaria de esclarecer os bloggers que o "João Carlos Teixeira" que surge na lista do PS, conforme anunciada aqui pelo Jasraposo, não é o Dr. João Teixeira, docente da UA, mas sim o seu primo, morador na rua do cemitério e funcionário da Tecnovia.

Caso esta informação não esteja correcta peço ao jasraposo que esclareça tal confusão que já circula na cabeça de alguns bloggers.
Graça disse…
Ola Porto Formoso !
Ola malta que não reside nesta freguesia mas que suspira por ela!
Antes de mais, quero agradecer à pessoa que teve a excelente ideia de criar este blog.
Trata-se de uma iniciativa positiva se as pessoas intervenientes não servirem-se apenas deste blog para fazerem criticas destrutíveis! Vamos cooperar, através de sugestões, ideias que possam contribuir para o desenvolvimento local! Espero daqui em diante, intervir mais vezes e apresentar as minhas sugestões!
JASRAPOSO disse…
Um líder tem capacidade de encorajar toda a população e fazer com que os seus subordinados pensem por si próprios. Sabe ouvir de modo a ampliar as suas idéias e os seus conhecimentos.

O líder resiste à tentação egoísta de dar respostas a todos os problemas...

Numa altura em que as listas de candidatos à autarquia da freguesia já foram entregues, entendemos ser oportuno formular a seguinte pergunta:

HÁ UM LIDER NO PORTO FORMOSO?

Uma resposta difícil de dar.

Temos pelo menos três organizações cívicas no Porto Formoso - Comissão Fabriqueira, Casa do Povo e Junta de Freguesia.

Todos conhecem as necessidades e pontencialidades da freguesia, mas agem de costas viradas.

Só assim se compreende que seja a Comissão Fabriqueira da Igreja a construir uma casa para que os idosos passem lá parte do seu tempo, quando deveria ser a Casa do POvo a fazê-lo.

A Comissão Fabriqueira, a Junta de Freguesia e a Casa do Povo, têm cada uma o seu edifício.

Só numa sociedade do terceiro mundo é que isso acontece.

Se houvesse um líder no Porto Formoso, essas três entidades iriam sentar-se à volta de uma mesa e estudar a melhor maneira de satisfazer as necessidades da população.

Haveria um só edifício polivalente em que, entre outros,albergaria as entidades anteriormente referidas.

Tal não acontece devido ao egoísmo de alguns
Caros bloggers e em particular caro jasraposo,
subscrevo total e integralmente a sua intervenação.

Vamos todos, em conjunto, trabalhar para que o Porto Formoso seja melhor.
carago disse…
amigo jasraposo
o grupo folclorico o que é para si?
para mim parece que é a unica organização no porto formoso que leva o bom nome da freguesia ao quatro cantos do pais e possivelmente num futuro não muito longinquo aos quatro cantos do mundo, no entanto, parece que não existe, até o amigo se esquece por querer ou não de o mencionar mas não é só o amigo também a junta se recusa esquece. acho que o grupo falclorico merecia mais respeito por parte da junta.
E que tal o grupo folclore ter uma página de internet onde a população possa realmente saber por onde este anda a dançar! O seu desconhecimento talvez resulta de alguma falta de publicitação.
JASRAPOSO disse…
Apesar da grande evolução dos meios de comunicação social, não necessitamos do seu uso para nos conhecermos uns aos outros na n/ freguesia.

No meu caso, atendendo à idade e o facto de não residir na freguesia, sou obrigado muitas vezes a formular a seguinte pergunta:

- É filho de quem?

É sempre agradável ver pessoas a candidatarem-se a lugares públicos, quandos esses não são de designação mas de eleição popular.

Mercê da liberinagem emergente na n/ sociedade, estas pessoas sujeitam-se à critica fácil e, lamentavelmente, muitas vezes, à calúnia.

Bom seria que todos soubessem respeitar aqueles quem pensam de maneira diferente.

Muito mais louvável é comportamento daqueles que, sem auferirem quaisquer benefícios financeiros, com o seu talento elevam o nível do Porto Formoso - interna e externamente - no aspecto social e cultural
verdascada disse…
Sr. carago,

realmente no exterior o grupo folclórico é uma instituição que prestigia o Porto Formoso e tem boas prestações nas suas actuações.

O grande problema é a outra vertente: o grupo folclórico dentro do porto formoso. Passo a explicar. O grupo folclórico passa a imagem de uma instituição estanque e que pertence a um pequeno grupo de "amigos". Mais, tem "por trás" ligações muito estranhas. Por que razão o grupo folclorico é apoiado pela comissão das festas? Note-se que tem membros em comum e membros que tÊm familiares la e com ligações muito tendenciosas ao PSD. Assim se explica o distanciamento da Junta de Freguesia.

Outra coisa. A comissão das festas devia fazer uma barraca, a barraca das festas, que teria lucro directo para a Sra. da Graça. Por que razão cede o espaço ao grupo folclorico? Uma pessoa individual também teria direito a fazer uma barraca nesse espaço. Fazia-se um mini-cncurso público e quem desse mais dinheiro pelo aluguer do local poderia montar lá uma barraca.

Assim, pode-se concluir que a comissão das festas apoia o grupo folclorico em vez de defender os interesses das Festas de N. Sra. da Graça.

tenho dito.
a_voz_do_povo disse…
Caro verdascada,

que eu tenha conhecimentò há cerca de 1 ano houve eleições no grupo folclorico, concorreram duas listas, as eleições foram por voto secreto e democráticas, depois das eleições a nova direcção admitiu novo membros foi divulgado de boca em boca e até na missa, você respondeu ao chamamento?
se não, então não diga que o grupo folclorico é de um grupo de amigos.
vou-lhe responder a algumas da suas questões.
1-ontem foi divulgado pela junta que atribuiu ao grupo de jovem algum material informatico, o grupo folclorico, na mesma altura, por escrito, também pediu apoios á junta e a resposta foi que não havia verba. será que não havia verba porque na lista que perdeu as eleições do grupo folclorico fazia parte a esposa do presidente da junta e com isso ele vingou a derrota da esposa( que no meu entender tem muitas mais capacidades do que o esposo)?
2- que eu tenha conhecimento a direcção do grupo folclorico é composta por elementos do ps e do psd alguns até fazem parte da lista do ps e do psd para a junta de freguesia logo é uma direcção pluripartidária.
3 o grupo de jovens é que anda de costas voltadas para a comissão de festas enquanto que o grupo folclorico sempre apoiou a comissão e até num passado não muito distante vendeu na barraca da igreja sem cobrar dinheiro algum.
por fim se você quizer mudar algo no grupo basta aparecer aos ensaios que se realizam ás 6ª feiras ás 8horas tornando-se membro do grupo e assim no proximo ano poderá fazer a sua própria lista e concorrer à presidencia do grupo.
espectaculo disse…
Ola Porto Formoso!
Quero agradecer à pessoa que teve a execelente ideia de criar este blog! Parabens!

Espero que seja uma forma de contribuir para o nosso desenvolvimento local e não apenas para criticar e "dizer asneiras" e meias verdades!

caro/a VOZ DO POVO:
Parece que contradiz-se..... e não é dono da verdade!!!!!
Em 1º lugar: o pedido à junta para a cedência de equipamento informatico, isto porque pertenço ao grupo de jovens, foi efectuado, verbalmente em maio do corrente ano!
Em 2ºlugar, gostaria de saber porque relaciona o grupo de jovens com a comissão de festas.......????? Foi a comissão de festas que cedeu o computador???? Penso que não! Nem cedeu a barraca ao grupo de jovens!
O grupo de jovens anda de costas voltadas para a comissão???? Aonde foi buscar esta ideia disparatada?!!!
Que eu saiba, além dos nossos bilhetes de sorteio, até tivemos, cada elemento do grupo, 10 blocos para vender ( o ano passado)! Estivemos no bazar, e a comissão está notificada para que qualquer ajuda, é so contactar! Só se espera que carreguemos ao colo e façamos todo o trabalho da comissão de festas!
Uma sugestao Voz do Povo: qd não saiba a verdade...não escreva para este blog...pois só está a contribuir negativamente!
Desculpem portoformosenses....mas perante mentiras...é preciso esclarecimentos!
Boas festas!
AGUIA disse…
O esclarecimento das coisas apenas se obtém com a verdade e não com a calúnia.

Quem é a direcção do Grupo Folcolórico??
verdascada disse…
Caro vozdopovo,

reparei que não comentou uma parte importante do que escrevi, talvez por ser incómoda.

Afinal, acha que a comissão das festas está a defender os interesses da igreja ao não fazer barraca e "deixar" o grupo folclorico fazer uma barraca no centro da festa?

Se não quisessem fazer barraca avisavam a população e quem desse o valor mais elevado ficava com a exploração da dita cuja. Porque razão a barraca passou imediatamente para as mãos do grupo folclorico?

Interesses e previlégios instalados. O presidente da comissão das festas todos sabemos quem é.
a_voz_do_povo disse…
caro verdascada,

segundo consegui apurar já houve anos em que a comissão não fez barraca e ninguem foi ter com a comissão para a fazer mediante qualquer contrapartida. este ano o grupo, segundo sei, negociou com a comissão e alugaram o espaço para fazerem a barraca.

ps: já minha avó dizia "o segredo é a alma do negocio"
quebra_queixo disse…
a direcção do grupo folclorico e composta pelos seguinte elementos:
presidente: david mendonça
vice: patricia teixeira
tesoureira: francelina silva
e mais não sei
pimperrão disse…
Meus caros amigos e amigas,
vamo-nos deixar de questões menores...

Será que tem algum interesse se a direcção do grupo folclórico é mais do partido A ou do partido B? Ou mesmo a comissão de festas? Ou, e ainda, a Casa do Povo.

Pelo que sei os únicos órgãos a que se pode imputar questões partidárias é a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia. E mesmo assim dever-se-ia estar mais preocupado com a freguesia e não com este tipo de politiquice estranha!!!

Devemos, todos os que gostam desta terra, questionar se cada uma dessas entidades está a fazer o melhor pela freguesia do Porto Formoso. Isso, sim é que é importante!!!

A mim, parece-me que a maior parte delas "anda a dormir". A começar pela Casa do Povo, em que o seu presidente está mais preocupado com o "lugarinho" que vai ter no futuro executivo camarário, isto se o PSD ganhar as eleições.

Depois a comissão de festas... Não percebo se existe ou não... Pelo menos não se vê...

Será que é preciso verem exemplos de outras freguesias pera perceberem como é que se trabalha???

E por aqui me fico....
verdascada disse…
caro pimperrão,

utilizo o fim da sua itervençao para dizer: por aqui não me fico.

Vejam a ultima intervençao do blogger a vozdopovo e já percebem a forma de pensar e a mesquenhez da relação entre a comissão das festas e o grupo folclorico.

Segundo o blogger avozdopovo houve um negócio entre a comissão de festas e o grupo folclorico para alugar o espaço para a barraca. No fim da sua intervenção este bloger diz: "já minha avó dizia "o segredo é a alma do negocio" "

Bem, o que isto quer dizer é que houve um negócio em que podiam haver interessados que dessem mais dinheiro à igreja, mas já estava tudo combinado entre a comissão e o folclore. O facto estava consumado porque ninguem soube de nada. Perdeu a igreja e perdeu o porto formoso. São assim que as coisas funcionam. Em segredo entre "amigos". Uma vergonha...

ps. disseram-me de que futura a casa da igreja só existe em cimento porque saber o que se vai la fazer ninguem sabe. Ou será que só vão la fazer sede do grupo de jovens e sede do folclore? ATLs, centros de dia, etc isso não sabem o que é? Mas também o que seria de esperar desta comissão de festas!!!
Cavalete disse…
E ainda dissem que não há pessoas com capacidade política no porto formoso!!! Depois de ler os comentários acima diria que políticos não faltam. Temos de tudo: segredo de justiça, segredo do negócio, acordos intra-partidários, apoios financeiros duvidosos, contrapartidas desconhecidas, etc.

Se os vizinhos não se entendem numa pequena freguesia como o porto formoso, como se espera que os palestenianos se entendam com os israelitas...

VIVA O BENFICA!
AMIGO disse…
Ola Portoformosenses!

Já reparei que o tema Fórum Autárquicas está a transformar-se em outro tema: Grupo Folclórico - Corrupção!
Será que o Grupo Folclorico é uma entidade oficial responsavel pelo desenvolvimento local para estar aqui a ser debatido???!!!!
Que eu saiba, o Grupo Folclórico é constituido por pessoas que tem gosto pela realização daquela actividade, contribuindo para a divulgação desta freguesia! São pessoas que dedicam algum tempo das suas vidas, isto porque é preciso ensaios semanais, e que não auferem qualquer tipo de remuneração!!!
Entristece-me é ver pessoas nesta freguesia que não fazem nada em prol do seu desenvolvimento a não ser criticar aqueles que o fazem! É muito fácil falar mal do trabalho dos outros..., para trabalhar é que são quase sempre os mesmos.

Caro Pimperrão:
A Comissão de Festas não é como a Estátua da Liberdade, a qual se encontra fixa num determinado lugar! Não a vê?? Oculista Mendonça faz umas belas promoções...! Realmente ou voce não mora nesta freguesia ou entao..anda sempre nos copos! Olhe, apareça amanha no Bazar e na Igreja para ajudar a malta!

Caro Verdascada:
"São assim que as coisas funcionam. Em segredo entre "amigos". Uma vergonha..."

Realmente tem razão..apenas no que se refere aos amigos! Sabe porque? Porque os amigos desta terra são aquelas pessoas que ao menos tentam fazer alguma coisa positiva por ela! Qualquer pessoa pode pertencer a este clube de amigos, e a ninguem é proibida a sua entrada...apareça..e seja tb nosso amigo!

Quanto aos negócios ilicitos e planeados entre a Comissão de Festas e o Grupo Folclórico, aqui vai:
Aquando das festas da Santíssima Trindade do Outeiro, um membro da comissão de festas fez um convite, ao grupo de jovens para a eventual realização de uma barraca pelas festas de NªSra da Graça (isto serve tb para o/a VOZ DO POVO, que dizia que o grupo de jovens estava voltado de costas para a comissão, para que fique actualizado, ainda hoje estivemos a distribuir o programa das festas de porta em porta!)pelo qual o grupo não se mostrou interessado!( se quiser confirmar, fale com o habitual divulgador das festas na RTP).

Amigo Verdascada (bela alcunha, já diz tudo):
"Bem, o que isto quer dizer é que houve um negócio em que podiam haver interessados que dessem mais dinheiro à igreja"

A Comissão não se rege pelo Direito Administrativo, não tem que lançar concursos para a escolha de candidatos! Simplesmente escolheu o Grupo Folclórico, um AMIGO DA TERRA, para que este tb obtenha os recursos financeiros necessários à prossecução das suas actividades! O lucro visa fins públicos, não vai para a conta individual dos seus membros! Devo é confessar que estas criticas em relação ao Grupo Folclórico resultam de algumas dores de cotovelo por parte dos "NÃO PERTENCENTES AO CLUBE DOS AMIGOS DA TERRA" que além de não fazerem nada por ela, e de apenas saberem "trabalhar a lingua", só gostariam de ver as suas contas bancárias mais "fermentadas"!
Venham à Barraca da Igreja, está espectacular, e compareçam na missa animada pelos AMIGOS DA TERRA!
Bom fim de semana!!!!!
pimperrão disse…
Caro "amigo",
de facto este tema já está a tornar-se uma chatice, pela razão de que este post é sobre autárquicas.

Esta é a última intervenção que faço neste post para falar de assuntos que não as autárquicas.

No entanto, devo dizer-lhe que concordo consigo em alguns aspectos da sua interveção. Mas há-de convir que são sempre os mesmos nos mais diversos organismos desta terra. Mas faço o seguinte reparo: ninguém diria que a comissão de festas não a Estátua da Liberdade, mas se houvesse mais LIBERDADE e mais DEMOCRACIA no seu seio não vinha mal ao mundo por isso...

Já agora perguntava, como é eleita/constituída a comissão de festas??

Será que é da mesma forma que os demais organismos desta terra?
Cavalete disse…
Será que alguém sabe quem são os dez primeiros candidatos da lista do PS à Ribeira Grande?

Gostaria de saber se houve muitas alterações em relação às eleições de 2001.
a_voz_do_povo disse…
AMIGO
peço desculpa pelo comentário acerca do grupo de jovens, quanto ao resto estou 100% de acordo consigo.
caro pimperrão,
o sr. por acaso já se dignou a fazer o seu grupo de amigos para fazer algo pelo porto formoso, é que falar é uma coisa e fazer é outra totalmente diferente e quando chega a hora do trabalho não aparece ninguém e pelos visto o sr. é um destes.
JASRAPOSO disse…
Penso que é a altura das pessoas emitirem opiniões e sugestões sobre as eleições autárquicas.

Não há-de faltar tempo para se falar da Casa do Povo / Grupo Folcolórico / Grupo de Jovens / Comissão Fabriqueira etc.

Cada coisa a seu tempo
pimperrão disse…
Caro "a_voz_do_povo"
o seu comentário deveria ser considerado um hino, mas um hino à gargalhada...

Se não sabe porque não dispõe de informações, ou não quer simplesmente saber, então não faça comentários idiotas...
proprio disse…
Bem... è a primeira vez que deixo um comentario aqui.

Jà tive aportunidade de ler alguns dos comentários, não todos, mas já deu para ver que isso aquece demais por aqui.

Parece-me que se devia olhar primeiro para nós para só depois se colocar alguns dos nomes que aqui se podem ler em questão!

Não que não possam ser falados ou opinados, mas nunca com a certeza que parece existir quando se lêem determinados comentários.

Não acredito que toda a gente que aqui está a apontar o dedo a muitas pessoas\"instituições" do Porto Formoso, o possam, ou estejam em condições de o fazer. Falar é muito fácil, e mais ainda se torna numa situação em que a cara e o nome não aparecem. Aqui no Porto é sempre assim quem não faz nada todo o Santissimo dia e anda para ai a "mamar" è que normalmente aponta o dedo a quem se preocupa um pouco com isto e tenta pelo menos fazer algo. Há que ter um pouco de consciencia e conseguir ver o que se pode ou não falar mal\bem.
JASRAPOSO disse…
Aqui temos os nomes dos candidatos aos orgãos autárquicos, devidamente ordenados:

PS

Emanuel Farias
Lúcia Rodrigues
Nicolau Timoteo
Emanuel Furtado
Patricia Teixeira
Luís Furtado
João Branco
Duarte Lopes
Manuel Botelho
António Custódio
Floriano Rodrigues
Jorge Barcewlos
José Aguiar
João Gonçalves
Laudalino Viana
Anibal Medeiros
José Teixeira
Rui Janeiro
José Pacheco
José Câmara

MANDATÁRIO DA LISTA

ROSA MARIA CARVALHO BORGES DA PONTE

LISTA DO PSD

José António Monte
Fátima Botelho
José Mendonça
Elsa Silva
Nuno Laureano
José do Monte
José Mariua Cabral
Sandra Luís
António Silva
Joaquim Gonçalves
João Rodrigues
João Cabral
José Pacheco
Eugénio Rodrigues
José Medeiros
João Vieira

MANDATÁRIO - JOSÉ MARIA JORGE

CÂMARA MUNICIPAL

PS

Ricardo Silva
José António Silva Brum
Jaime Costa Rita
Sílvia Pontes de OLiveira
Ana Catarina Almeida
José Francisco Pereira
José de Sousa Pereira
Elsa de Almeida
Maria Vieira Galvão
Maximino Galvão
João Luís Melo
Rui Amaral
Nélio Rodrigues
Laurénio Frias
Rosa Ponte

PSD

António Costa
Francisco Rodrigues
Humberto Melo
Laudalino Rodrigues
Mário Teixeira
Zita Healion
Zélia Alves
Alexandre Gaudêncio
Aurélia Rezendes
Roberto Ponte
Ana Tavares
Sergio Faria
Artur Carreiro
José Moniz de Sá
José Jorge

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

PARTIDO SOCIALISTA

Eduardo Vieira
Fernando Pereira Cordeiro
José de Sousa Rego
Catarina Furtado
José Melo Cabral
José Ponte Machado
Luís Noronha Botelho
Emanuel Lima Costa
João Ávila de Lima
Hermano Cordeiro
Francisco Botelho
José Sousa LIma
Maria Leonor Couto
Evelina Pavão
Victor RamosLuísa Cordeiro
Carlos Garcia
Rosa Machado
Mariano Pinheiro
Pedro Pereira
Silvia Couto
Gabriel Couto
Maria Cordeiro
Maria Correia
Susana Cavaco
Mónica Medeiros
Nelson Tavares
Carlos Gaipo
Maria dos SAntos Silva
Manuel POntes


LISTA DO PSD

Alvaro Feijó
José Sousa Lima
Teresa Lima
Carlos Furtado
Judite Monteiro
Norberto Gaudêncio
JOsé Garcia
Eduardo Ferreira
Márcia Sousa
João Pedro
José Sousa
Luís Serpa
Nelson Correia
Carlos Silva
José Gaipo
João Sá
João Ponte
Nelson Melo
Nélia Branco
José Camboia
José Andrade
José Cabral
Luís Pimentel
Luís Câmara
Rui Medeiros
Esau Avelino
João Rodrigues
António Maiato.
José Terceira
Paulo Oliveira
João LIndo
Paulo Pereira
António Ponte


Apesar dos inúmeros contactos, não me foi possivel obter os nomes dos concorrentes pelos outros partidos.

Vamos todos reflectir e guardar a discussão para depois das festas.

Votas de Santas e Boas Festas para todos
JASRAPOSO disse…
Mão amiga fez-me chegar alguns cadidatos dos outros partidos à autarqui da Ribeira Grande.

Aí estão eles:

Assembleia Municipal

BLOCO DE ESQUERDA

Luís Brum
Cidália Moniz
Paulo Pavão
Pedro Barbosa
Rui Pavão
Osvaldo Cabral
Joé Oliveira

CDU

Lurdes Branco
João Gomes
José Costa
Eduardo Gaipo
Maria Melo
Natividade Lopes
Eduardo Andrade
José Garcia

CDS/PP

Hermano Mota
Artur Ponte
Maria Aguiar
Nuno Silva
Cecília Cabral
Paulo Melo
Carlos Costa
Ana Renda
Hugo AlmeidaAnabela Botelho

Candidaturas à Câmara Municipal

Bloco de Esquerda

Asdrubal Machado
Paulo Pavão
Lídia Mateus
Cidália Moniz
José Medeiros
Manuel Moniz
António Sebastião

CDU

Antero de Quental
Maria LOpes
Duarte Melo
Mariana Botelho
António Rezendes
Rute Pereira

CDS/PP

Artur Ponte
Hermano Mota
Maria Aguiar
Isabel Ponte
Paulo Melo
Nuno Silva
Marco Félix
Cavalete disse…
Seria muito útil aos bloggers que não residem nos Açores que o regedor aqui colocasse uma cópia do panfleto com as listas acima apresentadas com as respectivas fotografias dos candidatos.

Devo admitir que pelos nomes só conheço 20 a 25% dos candidatos de cada lista.
AGUIA disse…
A boa gestão da Câmara da Ribeira Grande faz com que as luzes da escola continuem acesas desde junho.

O custo de um relógio para para controle das luzes custa entre 25,00 e 40,00 €, conforme for semi-automático ou automático.

Com estes gestores não há autarquia que resista
quebra_queixo disse…
e as luzes do campo de futebol, que gastam numa noite mais do que as da escola num ano, quem as desliga? esta semana estiveram todas as noite acessas até de madrugada e a junta nada fez para as desligar.
Disseram-me que o Padre Leonardo proferiu as seguintes palavras no final da missa de festa de S.Brás (ainda durante a missa, antes da benção), na presença do Presidente da CMRG: "Espero que o senhor presidente ganhe as eleições... espero que tenha a maioria dos votos para poder dar dinheiro para a pintura da nossa igreja...".

O Sr. Presidente achou a esmola tão grande que já nem participou na procissão.

Minutos antes da inauguração da casa mortuária do porto formoso o Padre Leonardo disse ao Sr. Presidente da CMRG (em voz baixa mas perceptível para os mais atentos) se este queria fazer um discurso para a população e ser de novo elogiado. O Sr Presidente incomodado disse que não e que bastava o Padre mencionar o apoio da CMRG. Assim foi.

Porque será que o nome do Sr. João Furtado estava sublinhado no cartaz que o Padre Leonardo colocou dentro da Casa Mortuária!! Terá sido erro de impressão ou mais uma acção de campanha?

E tu sebastião, ainda não tiveste direito a um elogio? Afinal és do PSD.

Tens que ir à missa!!!
arte disse…
Caro espera_por_mim_tou_me_a_vestir:

Já é altura de os outros deixarem de esperar por ti! Veste-te! Isso dá stress!

Não estive presente nos eventos acima referidos, contudo devo confessar-lhe que o seu comentário é de baixo nível, o que contribui para a imagem negativa deste blog! Que eu saiba, o sr. Padre Leonardo não fez ou faz parte de uma lista candidata à junta de freguesia para estar aqui a ser debatido! Deveria apresentar a sua critica a outras entidades oficiais! O sr. Padre Leonardo, além do trabalho que desempenha como pároco, tem mais competência em lançar e gerir iniciativas deste calibre do que outras pessoas que tem responsabilidade "oficial" para tal e não o fizeram! Já temos Casa Mortuária, a obra está feita e concluída! Mas as criticas continuam! O que interessa se ele elogiou o Antonio Pedro Costa? Não foi a cãmara que também contribui? Ou esperavas que os agradecimentos fossem dirigidos a ti?!?!?!?!?!
verdascada disse…
Caro arte,

o que está em causa é o apoio político descarado que o Sr. Padre Leonardo demonstrou e não a sua obra.
Como sabe a igreja deve-se manter isenta da política.

cumprimentos
AGUIA disse…
As obras do salão paroquial não andam mais depressa porque o Pároco, juntamente com a Comissão, não têm a humildade de pedir um subsídio ao Governo Regional.
A gestão é política e só se avança com o PSD
academica disse…
Hello Verdascada!!!

Os meus parabéns pela tua alcunha, acertaste 100%! O teu contributo neste site resume-se a 100 % de verdascadas! És bom para formar uma lista de oposição em qualquer "coisita"!
Concordo com a arte, deixem o Sr. Padre Leonardo em paz!!!
E acrescento o seguinte: pelo conteúdo das tuas "verdascadas" neste site, concluí o seguinte:
- és do PS, logo, entras aqui a atacar qualquer pessoa de outra cor politica,calma...calma...calma, com ataques desses como havemos de ser bons líders?
- Tens atacado todas as forças vivas desta freguesia, se te consideras mais competente do que estas, porque não te inseres no chamado CLUBE DE AMIGOS DA FREGUESIA?
Até estou surpreendida como ainda não deste uma verdascada à natureza por esta crise sismica!
Aprende a elaborar criticas de carácter construtivo!
Depois das eleições, goza uns dias de férias, com tanta verdascada (pois não deves dormir a pensar nisso)ainda poderás sofrer algum esgotamento "de natureza politica"!
Melhoras!
Caros bloggers,
já faz algum tempo que o blogger "espera_por_mim_tou_me_a_vestir" escreveu um comentário sobre o que supostamente o Sr. Padre Leonardo disse numa missa em S. Brás. Até agora não tinha comentado esta situação porque achei que não valeria a pena lançar mais lenha na fogueira. Mas ao que consta, na missa de domingo, o Sr. Padre estava indignadíssimo com o que se tinha ecrito neste blog.

Eu não sei se proferiu tais declarações ou não.

Mas uma coisa eu sei. Nós somos um país onde as instituições são LAICAS. Se assim não acontece (e estou certo que não acontece em muitos sítios) deveria acontecer.

Ainda no campo teórico, a Igreja não tem nada que se imiscuir em nada que é questão política. Além do mais a Igreja tem mais em que pensar sem ser estas "coisas".

Quanto ao Pároco: é livre de expressar as suas posições, opiniões ou mesmo tendências politico-partidárias, desde que o faça em privado, com amigos, familiares etc. O que não pode é manifestá-las em público e muito menos numa celebração eucarística, seja no final ou início desta.

Continuo a dizer que não tenho conhecimento de que o padre tenha feito tais declarações.

Apetecia-me ser radical, como alguns, mas, a bem do bom senso e das intituições desta terra não o fiz.

Um bem haja a todos
costaneira disse…
Lanço aqui umas questões fundamentais para todos os bloggers que aqui vem e tambem a todos que gostam de praticar futebol:
Será que algum dia vamos ter uma rede de protecção no campo de futsall?
Sera que custa muito fixar uma fonte em vez de a agua estar a correr todo o dia para fora? È um despredicio. Poupe a agua!
deus2 disse…
concordo!

Quanto custa por uma fonte no campo de futsall?
Sá Couto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha