O tubarão-frade do Porto Formoso


Na sua edição de 3 de Setembro de 2003, o jornal diário "Açoriano Oriental" noticiava a captura de um tubarão de 4.30 m no litoral do Porto Formoso (S. Miguel). Foi uma faina "insólita", com refere o jornalista Pedro Nunes Lagarto, para a tripulação do Santo Cristo, uma embarcação de boca aberta com 7m de comprimento. A captura deste "peixe ruim" foi de certa maneira um feito heróico para o mestre José Domingos e sua tripulação. O facto de não ter dentes (ou de os ter, mas muito pequenos), de possuir fendas branquiais de grandes dimensões à volta da cabeça, e o seu aspecto geral, revelado pelas fotografias publicadas no jornal, não deixaram margem para dúvidas: o "peixe ruim" era um tipo de albafar, como lhe chamou José Domingos, mas é mais conhecido como um tubarão-frade (Cetorhinus maximus). Ora acontece, que o tubarão-frade é uma espécie classificada por tratados internacionais e que tem um estatuto de protecção/ conservação cada vez mais apertado. Esta espécie é considerada um dos peixes cartilagíneos mais ameaçados do planeta, pelo que a sua captura e fortemente desaconselhada.

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MSubmerso/200402/Frade.htm

Será o nosso conhecido José Domingos, ex-treinador e conhecido chef de cuisine?

Comentários

Anónimo disse…
Convém esclarecer que não foi indicado no texto José Domingos que apanhou este peixe, mas sim um pescador das Capelas que residiu algum tempo no Porto Formoso numa casa alugada perto do "Cantinho do Cais".

Zé Ninguém
Anónimo disse…
Já que se fala no restaurante "Cantinho do Cais", gostaria de fazer as seguintes perguntas ao Presidente da Junta de Freguesia:

1 - Não há dinheiro para comprar ratol para colocar nas traseiras do restaurante?? Há ali ratos que parecem coelhos.

2 - Para quando a criação de uma etar naquela Zona? Se não há dinheiro para essa obra façam pelo menos qualquer coisa para evitar os cheiros desagradáveis daquela zona.

Zé Ninguém
Anónimo disse…
ESSE PESCADOR DAS CAPELAS É MAIS CONHECIDO POR RINQUIM.
ELE VIVEU MAIS OU MENOS 2 MESES NESSA CASA E DEPOIS MUDOU-SE PARA O APARTAMENTO.
MORADA:
RUA NO CALHAU CASA DO JOÃO TRINQUIM
CHEIROSA E BELA.
9625-PORTO FORMOSO
Anónimo disse…
Ó ZÉ NINGUEM NAO PERGUNTES POR DINHEIRO AO PRESIDENTE DA JUNTA MAS SIM O NOME DAS LAMPADAS UTILISADAS NO JARDIM EU DOUTE A CERTESA DE QUE ELE SABE. DEVE SER LAMPADAS DA PINTA DA MULA.
JÁ AGORA MANDA VISITAS AOS IRMAOS VAÇOURA.(BRANDÃO E MANUEL FLOR)GRANDES DOIS EXEMPLOS DE TRABALHADORES.É O QUE A JUNTA DE FREGUESIA PRECISAVA PORQUE PARA LIMPAR NÃO TINHA AS PESSOAS QUE RECEBEM ORENDIMENTO MINIMO AINDA TINHA QUE VIR ESSAS DUAS ENCOMENDAS CHULAR O POUCO DINHEIRO QUE SOBRA.
Anónimo disse…
nem houve ninguem que tivesse tirado umas fotos do dito tubarao .nessa altura nem tinha telemovel senao tinha o tirado eu....

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha