Onde está o Wally?



No início do verão, muito antes da época balnear, foi noticiado em jornais regionais e nacionais e na RTPA que a Praia dos Moinhos, pela primeira vez, iria ter a bandeira azul. Onde está? Agradecem-se informações sobre o seu paradeiro.

A imagem acima foi retirada do site oficial da bandeira azul...o Porto Formoso é agora em Água Retorta. Aproveito para informar que o Atlas Básico dos Açores já se encontra à venda!

http://www.abae.pt/bandeira/bandeira.galardoadas05.acores.php

Comentários

Nightmare00 disse…
Boa regedor!!!! onde está o wally?
é que realmente parece impossível a contra-informação. sim! é assim que se pode chamar. Caros bloggers, faço a mesma questão: Como é que a praia dos moinhos está assinalada como uma das galardoadas com a Bandeira Azul e depois qd se vai à prai esta não está hasteada????????

SERÁ QUE A CÂMARA NÃO COMPROU O TECIDO PARA FAZER A BANDEIRA?????????????
Nightmare00 disse…
para informações concretas visitem os sites disponibilizados nos meus comentários nas outras caixas de discussão
Favinhas disse…
Regedor, acabo de adicionar o seu link no meu Blog sosribeiragrande.
Continue a postar e visitar-me.
??? Onde está o WALLY??? para bom entendedor meia palavra basta.

Cumprimentos
Favinhas disse…
Já agora o link através dos seus comentários, não funciona.
a_voz_do_povo disse…
será que por a bandeira azul ser azul e o porto formoso ser todo benfiquista é que ela não está lá?
Nightmare00 disse…
cá estás tu outra vez a_voz_do_povo co aqueles comentários.....
pimperrão disse…
Já tive a oportunidade de ir visitar o blog "sosribeiragrande", e pelo que me pareceu a culpa de não haver bandeira azul na praia dos moinhos não é nem da Câmara Municipal nem da Junta de Freguesia, mas sim do prorietário do estabelecimento comercial que lá está implantado, Sr José Saores, isto pelo facto de ter realizado obras, segundo se diz ilegalmente, no sentido me modernizar o dito estabelecimento.
Que me perdoe o "dono" do Blog em causa, mas foi que me pareceu.
Ora isto não parece fazer muito sentido, porque segundo sei as ditas obras não puseram em causa a qualidade da água do mar nem da areia....
Que se diga que as obras não estavam a respeitar a Lei, eu até posso aceitar, mas daí a Câmara e a Junta e os seus respectivos presidentes se escudarem por detrás dessa cortina para justificar a falta de bandeira azul nos moinhos, é do mais reaccionário que pode existir.
É caso para dizer "fora com este LABREGO!!!!!(Presidente da Câmara). Que me perdoem os labregos, pois não era minha intenção ofendê-los.
Quero ainda felicitar o bloger Godeluk (penso que é assim que se escreve) pela sua intervenção. No entanto, tenho uma outra questão:
Se calhar o carro em que circula o presidente da junta na dita estrada não é dele, mas sim da EDA.....
E por aqui me fico....
Nightmare00 disse…
O BLOG SOSRG PARECE ESTAR ESERVADO PARA PESSOAS DA CIDADE DA RIBEIRA GRANDE. NÃO VOU LÁ MAIS!! e não é por uma questão de bairrismo!!!!!!!!!!!!!
O Regedor disse…
Caros bloggers enviei um email à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE Portugal) tendo em vista o esclarecimento desta situação. A resposta será aqui colocada. Espero é que exista resposta, seja esclarecedora e que contribua para a colocação da bandeira.

Cumprimentos
Favinhas disse…
Senhor pimperrão, onde vc foi ler que a culpa de não haver bandeira azul nos moinhos, é do soares??? No meu Post não foi de certeza, porque nem o favinhas nem nenhum comentador falou na bandeira. POde tirar esta conclusão, mas assuma-a como sua e não de outro.
Será que foi uma vingança??? não sei nem acredito.
Aguardo a resposta do senhor regedor, que este sim, foi ao fundo ou pelo menos tenta ir descobrir porque não hastiaram a bandeira.
Cumprimentos
pimperrão disse…
Caro Sr. Favinhas, peço desculpa pela interpretação abusiva que fiz do seu post...
Não tinha intenção de o ofender, mas se o fiz apresento desde já as minhas mais sinceras desculpas...
No entanto mantenho tudo o que disse acerca da Câmara e do seu presidente.
Apesar de tudo faz considerações, no seu post, sobre a pessoa do Sr José Soares e acerca da sua militância política. Penso que a ser criticado, deve sê-lo pelas obras supostamente ilegais e não sobre mais nada.
Já agora aproveito para perguntar-lhe: o seu blot tem intenção de denunciar eventuais abusos de poder ou outros ou seve para fazer juízos de valor sobre certas e determinadas personalidades?
rasec disse…
nightmare00 concordo contigo quando dizes que no blog sosribeiragrande nao tem nada de jeito, e um facto e contra factos nao ha argumentos.
Favinhas disse…
Desculpas aceites!
Quanto ao Sr. Soares não o critico pela sua militância. Vc anda a ler muito mal. Critico-o sim pelas obras em causa, pela palhaçada que fez num partido que merece respeito e critico-o ainda como jornalista, que usa daquele espaço para ameaçar quem lhe interessa.
Quanto ao juizo de valores, posso e devo fazer estes juizos desde que sejam relativos a problemas que me afectem. Nada tenho a haver com a sua vida pessoal. Se é bom pai ou bom filho, isto é lá com ele. O mesmo faz vc quando fala do presidente da CM.
Espero que não haja mais confusões para o meu lado.
Cavalete disse…
Uma sugestao a quem quer tornar publica a noticia de falta de bandeira azul na praia dos moinhos. Falem com o ricardo silva! O ricardo silva e a sua equipa ja estao em pre-campanha. E muito provavel que ele dedique 1 ou dois dias da pre-campanha ao porto formoso. Alem disso, o candidato ricardo silva estara certamente a procura de uma noticia onde possa criticar a CMRG. Junta-se ainda o facto de, nesta altura do verao, as radios de s-miguel e a RTP acores nao saberem como preencher os seus espacos noticiosos. Por isso, caros bloggers, tenho quase a certeza que contactando o ricardo silva garantem uma noticia no telejornal da RTP acores, no acoriano oriental e provavelmente na tsf e rdp acores. Nao hesitem, denunciam a falta de bandeira ao ricardo silva.
Podem ligar para a sede regional do PS e pedir o contacto dele.
pimperrão disse…
Caro favinhas,
Para terminar este tipo de discussão que nem sequer faz muito sentido, porque este blog não é necessariamente para descutir questões estéreis, sugiro que se passe à frente e se discuta e se proponha coisas concretas para a freguesia do Porto Formoso, não fosse esta a verdadeira finalidade do blog.


PS. Quem é que teve a distinta lata de ler o "post" relativo à rotunda da Ribeira Seca na Assembleia Municipal e nem sequer referiu que o tirou (plagiou) do seu blog????
Seria importante saber quem é a personalidade.............
Cavalete disse…
Noticia sobre o Porto Formoso em www.jornaldiario.com de 22.07.2005.

Porto Formoso vai ter aqueduto

Para além disso, o troço da Estrada Regional 1-1ª, junto à casa do galo, vai contar com descarregadores.

O Governo Regional dos Açores vai construir um aqueduto e descarregadores num troço da Estrada Regional 1-1ª, junto à casa do galo, freguesia do Porto Formoso.
A empreitada para a execução da obra foi adjudicada à empresa A.R. Casanova, pelo valor total de 73 mil euros, aproximadamente, com o prazo de execução de três meses.
A empreitada consiste, entre outros trabalhos, na construção de um aqueduto de dois metros de diâmetro, boca de entrada e descarregador até à linha da mãe d'água, para garantir a captação desta linha de água e a transposição da estrada regional.
Uma enxurrada, no Inverno passado, destruiu o talude de aterro da estrada regional e, parcialmente, o muro de suporte em pedra, pelo que as obras prevêem também a sua reconstrução.
Estas obras afectarão a circulação de veículos na referida estrada, pelo que o trânsito se efectuará, durante parte dos trabalhos, em metade da faixa de rodagem.
padre ateu disse…
Amigos da freguesia,
esta é a minha primeira intervençao no blog, mas ja o li várias vezes.

Como me encontro no continente fui directamente à sede da bandeira azul e obtive o seguinte dcumento que transcrevo aqui:

Exmo(a). Senhor(a),

Relativamente à atribuição do galardão Bandeira Azul à zona balnear de Porto Formoso e ao não hasteamento a razão deve-se ao facto de no momento da vistoria que antecede a entrega de qualquer Bandeira Azul existir o incumprimento do critério imperativo n.º 12 que refere "a comunidade onde se integra a praia deverá ter um Plano de Ordenamento para a zona costeira e as actividades que aí se desenvolvem têm de estar de acordo com o referido Plano. ... A localização dos equipamentos e a utilização da zona balnear e as suas proximidades devem estar sujeitas aos critérios do Plano e regulamentações, que inclui avaliações de carácter ambiental. A zona balnear candidata deverá cumprir estas directrizes no que respeita aos equipamentos e actividades desenvolvidas sobre a sua responsabilidade. ... As estruturas da zona balnear, construção e outro uso da praia ou sua envolvente deverão estar em cumprimento com as leis que regulamentam o uso da zona costeira ou fluvial, incluindo regulamentações relativas à protecção da natureza."

Neste sentido e de acordo com informação da Secretaria Regional do Ambinente e do Mar e da Direcção dos Serviços de Promoção Ambiental o concessionário do Bar "Moinho" da zona balnear em questão apresenta obras clandestinas e que esta situação se encontra pendente e em litigioso.

Conforme explicitado a zona balnear não reunia as condições para poder hastear o galardão Bandeira Azul.

Na eventualidade de necessitar de esclarecimentos adicionais não hesite em contactar.

Com os melhores cumprimentos.

Catarina Gonçalves
Coordenação da Campanha Bandeira Azul

se pensam que não é verdade telefonem ou perguntem para lá.

bem hajam
Meus senhores, bem me parecia que havia "gato" nesta estória (e escreve estória e não história, prepositadamente) toda. O Senhor José Soares não pode pensar em andar à revelia da legalidade, sob pena de isto ser considerado uma república das bananas....
Mas o essencial da questão nem sequer é isto. O que é essencial é que a praia dos moinhos é a melhor de S.Miguel e as pessoas não deixaram de lá ir por causa destas questiunculas.
Parece que afinal o senhor pimperrão tinha razão ao dizer que a culpa é do Senhor José Soares, apesar de, segundo diz "favinhas", ter lido mal no blog "sosribeiragrande"....
Senhor José Soares: Se já visitou ete blog, diga-nos, em abono da verdade, o que se passa efectivamentecom as obras no seu estabelecimento comercial, que é privado mas ao parece pôe em causa um quastão pública.....
ÁGUIA disse…
Caros Bloggers,

Já conhecia este blog há algum tempo e tenho acompanhado com satisfação o que nele é discutido.

Como cidadão nascido e amante do Porto Formoso não poderia deixar de participar neste evento.

Embora tarde, vou começar.

Começo por saudar todos aqueles que, de uma maneira construtiva, aqui colocam idéias para a evolução da n/ freguesia.

Uma palavra de apreço, também, para os que têm responsabilidades de decisão - quer a nível autárquico, quer governamental - por saberem interpretar o que aqui se escreve, contribuindo assim para o progresso do P. Formoso.
ÁGUIA disse…
A RAZÃO DE UM NOME,

A Águia é uma ave que vê a terra de cima para baixo, isto é com distância...

Atentendo a que vivo fora do Porto Formoso tenho, para o bem e para o mal, uma visão de fora-para-dentro dos problemas da freguesia.

É nosso entendimento que os problemas se devem resolver de dentro-para-fora, porque só as pessoas que residem na freguesia é que têm uma noção exacta do que lá se passa.

Tal facto não deve ser obstáculo a que outras pessoas - como é o meu caso - também procurem "meter a colher".

É, pois, nesse sentido que aqui estamos...

Apenas vamos dar cumprimento às instruções do Regedor - Estamos no blog porque amamos o Porto Formoso.
Nightmare00 disse…
águia, não devias ter começado
O Regedor disse…
Um comentário do Sr. José Soares seria de grande utilidade para esclarecer as questões aqui colocadas.
Sei que ele conhece e já leu o blog, mas tem o direito de não o comentar, só que assim ficamos apenas com uma face da moeda: a intervenção do blogger padre ateu.

Cumprimentos.
AGUIA disse…
Gostaria também de ver o comentário do sr. Soares.

A minha opinião é que o edifício está bem enquadrado e presta um grande apoio à praia.

É pena não tem um restaurante.
Como seria agradável jantar com aquela paisagem ao fundo.

Sugiro ao sr.Soares que afixe as opiniões destes bloggers no seu edifício.
SABUGO disse…
são ideias para mais tarde recordar
como é que querem um restaurante se o bar está da maneira que toda a gente sabe.
O que eu gostava de saber é a explicação que ele tem para esse mistério da bandeira azul que assombra a praia dos moinhos
a_voz_do_povo disse…
este sr. dono do bar nos moinhos não é o mesmo do partido PDA?
Não é aquele que faz juizes de valores num certo jornal cá da região?
Não deveria ele também comentar acerca deste assunto no tal jornal?
tenho dito
Nightmare00 disse…
como toda a gente sabe, basta uma carta anónima para que alguém possa ser investigado pelas autoridades. então que este blog também seja uma oportunidade de combatera corrupção.

Porque razão o sr João furtado deixou a Câmara municipal da Ribeira grande antes de acabar o mandato? sempre é verdade que o edificio onde funciona o serviço de finanças da ribeira grande é deste senhor, e que o mesmo recebe uma volumosa renda mensal? se bem me consta, aqando deste negócio, a câmara municipal foi informada de que o imóvel se encontrava para venda, o pior é que mais niguém foi informado disto.

o caro blogger rasec, num dos seus comentários denunciou que um guarda da GNR, pescava e depois vendia (VENDIA) o dito fruto da pescaria junto de restaurantes do porto formoso a particulares. Isto não é ilegal?

Deverá o páraco de uma freguesia, apoiar alguma lista em concreto para o que quer que seja.? não deverá ser Imparcial?

Poderá o ilustre Sr farias "parquar" o seu ilustre jipe na garagem da câmara municipal, deixando a carrinha oficial no exterior, sujeita às mais diversas condições atmosféricas, contribuindo para o seu desgaste. SE ele pode, então eu também quero fazer uma proposta à camara para que possa alugar aquele espaço? façam então um concurso público para ceder o aluguer já que não tem interesse preservar o material móvel da C^mara Municipal!!!!!!!

POderão os trabaladores quer da câmara, quer da secretaria regional dos equipamentos e obras públicas (peço desculpa por não me recordar, agora, de toda a desigação), usar o gasóleo do estado para abastecerem os depósitos dos seus carros, ou até venderem algum????????


VAMOS TODOS ACABAR COM ESTA POUCA VERGONHA!"!! É POR CAUSA DESTAS PEQUENAS COISAS QUE O NOSSO PÁÍS ESTÁ COMO ESTÁ!!!!


EU, PESSOALMENTE, ESTOU FARTO DISTO!!!!
SABUGO disse…
Faltou papel para acabar o jornal do sr J. Soares caso contrario ele teria colocado esse assunto conhecendo-o como o conheço.
Então não é mais facil falar e apontar os podres dos outros, que estar a falar de si.
SABUGO disse…
Quanto ao Nightmare00 este sabe o que está a dizer.
só nos resta é essas pessoas ter vergonha na cara e não voltarem a fazer as mesmas baboseira.
a nao ser que essas nao se emportam de lhes estarem a apontar o dedo de pouco a pouco.
AGUIA disse…
Perante tudo o que se diz, temos de entender o seguinte:

- Será que essas descrições são do conhecimento da população ou apenas de uma "elite" que tem internete?

- Não haverá no Porto Formoso um café que afixe e dê conhecimento ao grande púplico do que se passa na Casadamosca?

- Paraquando o conhecimento público do endereço da Casadamosca de modo a que os estudantes a consultem nas suas escolas e na Junta de Freguesia??
O Regedor disse…
Sr.(a) Águia,

a divulgação da existência do Blog A CASA DA MOSCA tem sido feita apenas de boca em boca, mas parece estar a ser eficaz porque já se contam 2000 visualizações.
Pela minha parte digo a muitas e variadas pessoas. Espero que você também contribua.

Quanto à sua proposta, ando a ponderar afixar algo para divulgar o blog. Talvez este fim de semana hajam novidades.

Cumprimentos
AGUIA disse…
Temos vindo a confundir liberdade com libertinagem.

Há que moderar a linguagem de modo a que o blog se torne num "orgão" de referência.

Não podemos cair na tentação da crítica sega a rondar a calúnia.

Pelo que se tem aqui escrito, vejo-me na necessidade de rever a minha posição sobre a publicação em "jornal de parede" do blog.

Espere-se que o nivel suba para depois se estudar novamente essa hipótese
Cavalete disse…
Noticia sobre a ausencia de bandeira azul na praia do porto formoso em www.expressodasnove.com, edicao de 29.07.2005.

"A praia do Porto Formoso, popularmente conhecida como praia dos Moinhos, foi, segundo noticiou o EXPRESSO DAS NOVE em edições anteriores, contemplada com a bandeira azul. Contudo, há que referir que a estância está impedida de hastear o galardão de qualidade e segurança por terem sido detectadas, no perímetro da zona balnear, obras ilegais. De acordo com Catarina Gonçalves, coordenadora para a secção das praias da Associação Bandeira Azul da Europa, todos os critérios exigidos relativos à qualidade da água, segurança e outros estavam reunidos. A única falha - diz a responsável - está relacionada com o critério 12 do terceiro capítulo, referente à gestão ambiental e equipamentos. Segundo o exigido neste ponto, "a comunidade onde se integra a praia deverá ter um plano de ordenamento para a zona costeira e as actividades que aí se desenvolvem têm de estar de acordo com o referido plano". O que é certo é que a intervenção que se verificava no snack-bar "O Moinho" não se encontrava em conformidade com as exigências legais, facto que levou a que as obras fossem embargadas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. António Pedro Costa garante que tal processo foi despoletado ainda antes da vistoria para verificação das condições que iriam permitir o hastear da bandeira azul na praia do Porto Formoso. O presidente da autarquia ribeiragrandense reconhece que "se trata de um problema complexo, que envolve populares e o próprio proprietário.” Diz também António Pedro Costa que “o caso é do conhecimento da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar". O edil adianta ainda que o processo se encontra em desenvolvimento no gabinete jurídico da Câmara Municipal da Ribeira Grande. A reportagem do EXPRESSO DAS NOVE, até ao fecho da edição, desenvolveu esforços no sentido de contactar o proprietário do snack-bar "O Moinho". Tais esforços revelaram-se infrutíferos. Certo é que o amplo areal de águas tranquilas, situado num enquadramento paisagístico invulgar, só poderá ver hasteada a bandeira azul, na melhor das hipóteses, na próxima época balnear.
22 critérios a cumprir
A bandeira azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído, todos os anos, às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. As praias candidatas têm de obedecer a 27 critérios, dos quais 22 são imperativos. Estes critérios estão distribuídos por três capítulos. O primeiro diz respeito à qualidade da água. Assim, as praias têm de cumprir todas as normas e legislação, designadamente a Directiva 76/106/CEE sobre a qualidade das águas balneares, Já o segundo bloco de critérios diz respeito à informação e educação ambiental. Neste ponto há a destacar a necessidade de existirem mecanismos para aviso da população em tempo útil. O último capítulo diz respeito à gestão ambiental e equipamentos. Neste ponto está consagrado um acesso seguro à praia e a existência de recipientes para o lixo, seguros e em boas condições de manutenção, regularmente esvaziados."

Ora ai esta...
O Regedor disse…
Esta notícia está de acordo com a intervenção do colega padre ateu. A fonte de informação é também a mesma (Catarina Gonçalves coordenadora para a secção das praias da Associação Bandeira Azul da Europa). Caso para dizer mistério resolvido?
JASRAPOSO disse…
Apesar de tudo isto convém realçar o bom serviço que o sr. José Soares presta aos frequentadores da Praia dos Moinhos
AGUIA disse…
O bar do sr. José Soares é considerado pelos frequentadores de praias na ilha de S. Miguel o que melhor serve os seus clientes em qualidade e preço
verdascada disse…
O snack bar o Moinho tem alguns pontos bastante fracos, mas dado o baixo nível dos bares que existem nas praias de são miguel, este bar está entre os melhores.

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha