Onde está o Wally?



No início do verão, muito antes da época balnear, foi noticiado em jornais regionais e nacionais e na RTPA que a Praia dos Moinhos, pela primeira vez, iria ter a bandeira azul. Onde está? Agradecem-se informações sobre o seu paradeiro.

A imagem acima foi retirada do site oficial da bandeira azul...o Porto Formoso é agora em Água Retorta. Aproveito para informar que o Atlas Básico dos Açores já se encontra à venda!

http://www.abae.pt/bandeira/bandeira.galardoadas05.acores.php

Comentários

O Regedor disse…
Caros bloggers enviei um email à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE Portugal) tendo em vista o esclarecimento desta situação. A resposta será aqui colocada. Espero é que exista resposta, seja esclarecedora e que contribua para a colocação da bandeira.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Uma sugestao a quem quer tornar publica a noticia de falta de bandeira azul na praia dos moinhos. Falem com o ricardo silva! O ricardo silva e a sua equipa ja estao em pre-campanha. E muito provavel que ele dedique 1 ou dois dias da pre-campanha ao porto formoso. Alem disso, o candidato ricardo silva estara certamente a procura de uma noticia onde possa criticar a CMRG. Junta-se ainda o facto de, nesta altura do verao, as radios de s-miguel e a RTP acores nao saberem como preencher os seus espacos noticiosos. Por isso, caros bloggers, tenho quase a certeza que contactando o ricardo silva garantem uma noticia no telejornal da RTP acores, no acoriano oriental e provavelmente na tsf e rdp acores. Nao hesitem, denunciam a falta de bandeira ao ricardo silva.
Podem ligar para a sede regional do PS e pedir o contacto dele.
Cavalete disse…
Noticia sobre o Porto Formoso em www.jornaldiario.com de 22.07.2005.

Porto Formoso vai ter aqueduto

Para além disso, o troço da Estrada Regional 1-1ª, junto à casa do galo, vai contar com descarregadores.

O Governo Regional dos Açores vai construir um aqueduto e descarregadores num troço da Estrada Regional 1-1ª, junto à casa do galo, freguesia do Porto Formoso.
A empreitada para a execução da obra foi adjudicada à empresa A.R. Casanova, pelo valor total de 73 mil euros, aproximadamente, com o prazo de execução de três meses.
A empreitada consiste, entre outros trabalhos, na construção de um aqueduto de dois metros de diâmetro, boca de entrada e descarregador até à linha da mãe d'água, para garantir a captação desta linha de água e a transposição da estrada regional.
Uma enxurrada, no Inverno passado, destruiu o talude de aterro da estrada regional e, parcialmente, o muro de suporte em pedra, pelo que as obras prevêem também a sua reconstrução.
Estas obras afectarão a circulação de veículos na referida estrada, pelo que o trânsito se efectuará, durante parte dos trabalhos, em metade da faixa de rodagem.
O Regedor disse…
Um comentário do Sr. José Soares seria de grande utilidade para esclarecer as questões aqui colocadas.
Sei que ele conhece e já leu o blog, mas tem o direito de não o comentar, só que assim ficamos apenas com uma face da moeda: a intervenção do blogger padre ateu.

Cumprimentos.
O Regedor disse…
Sr.(a) Águia,

a divulgação da existência do Blog A CASA DA MOSCA tem sido feita apenas de boca em boca, mas parece estar a ser eficaz porque já se contam 2000 visualizações.
Pela minha parte digo a muitas e variadas pessoas. Espero que você também contribua.

Quanto à sua proposta, ando a ponderar afixar algo para divulgar o blog. Talvez este fim de semana hajam novidades.

Cumprimentos
Cavalete disse…
Noticia sobre a ausencia de bandeira azul na praia do porto formoso em www.expressodasnove.com, edicao de 29.07.2005.

"A praia do Porto Formoso, popularmente conhecida como praia dos Moinhos, foi, segundo noticiou o EXPRESSO DAS NOVE em edições anteriores, contemplada com a bandeira azul. Contudo, há que referir que a estância está impedida de hastear o galardão de qualidade e segurança por terem sido detectadas, no perímetro da zona balnear, obras ilegais. De acordo com Catarina Gonçalves, coordenadora para a secção das praias da Associação Bandeira Azul da Europa, todos os critérios exigidos relativos à qualidade da água, segurança e outros estavam reunidos. A única falha - diz a responsável - está relacionada com o critério 12 do terceiro capítulo, referente à gestão ambiental e equipamentos. Segundo o exigido neste ponto, "a comunidade onde se integra a praia deverá ter um plano de ordenamento para a zona costeira e as actividades que aí se desenvolvem têm de estar de acordo com o referido plano". O que é certo é que a intervenção que se verificava no snack-bar "O Moinho" não se encontrava em conformidade com as exigências legais, facto que levou a que as obras fossem embargadas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. António Pedro Costa garante que tal processo foi despoletado ainda antes da vistoria para verificação das condições que iriam permitir o hastear da bandeira azul na praia do Porto Formoso. O presidente da autarquia ribeiragrandense reconhece que "se trata de um problema complexo, que envolve populares e o próprio proprietário.” Diz também António Pedro Costa que “o caso é do conhecimento da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar". O edil adianta ainda que o processo se encontra em desenvolvimento no gabinete jurídico da Câmara Municipal da Ribeira Grande. A reportagem do EXPRESSO DAS NOVE, até ao fecho da edição, desenvolveu esforços no sentido de contactar o proprietário do snack-bar "O Moinho". Tais esforços revelaram-se infrutíferos. Certo é que o amplo areal de águas tranquilas, situado num enquadramento paisagístico invulgar, só poderá ver hasteada a bandeira azul, na melhor das hipóteses, na próxima época balnear.
22 critérios a cumprir
A bandeira azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído, todos os anos, às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. As praias candidatas têm de obedecer a 27 critérios, dos quais 22 são imperativos. Estes critérios estão distribuídos por três capítulos. O primeiro diz respeito à qualidade da água. Assim, as praias têm de cumprir todas as normas e legislação, designadamente a Directiva 76/106/CEE sobre a qualidade das águas balneares, Já o segundo bloco de critérios diz respeito à informação e educação ambiental. Neste ponto há a destacar a necessidade de existirem mecanismos para aviso da população em tempo útil. O último capítulo diz respeito à gestão ambiental e equipamentos. Neste ponto está consagrado um acesso seguro à praia e a existência de recipientes para o lixo, seguros e em boas condições de manutenção, regularmente esvaziados."

Ora ai esta...
O Regedor disse…
Esta notícia está de acordo com a intervenção do colega padre ateu. A fonte de informação é também a mesma (Catarina Gonçalves coordenadora para a secção das praias da Associação Bandeira Azul da Europa). Caso para dizer mistério resolvido?
JASRAPOSO disse…
Apesar de tudo isto convém realçar o bom serviço que o sr. José Soares presta aos frequentadores da Praia dos Moinhos

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso