O que escrever no título do primeiro artigo?

Este será o primeiro artigo do blog Porto Formoso. Apesar de primordial espero que tenha uma importância mínima comparado com os artigos que serão aqui publicados.

Para participar neste forum de discussão não é necessário nascer, viver, residir, trabalhar no Porto Formoso ou qualquer outra condição deste género.

Há, contudo, uma condição: GOSTAR DESTA FREGUESIA!

Os assuntos a abordar não serão estritamente sobre o Porto (forma como os residentes chamam a freguesia de Porto Formoso)! Aceitam-se bons artigos sobre música, culinária, restaurantes, viagens, etc. enfim tudo o que seja interessante.

Até breve.

Comentários

braga disse…
ei pá! apesar de não estar a coabitar com a beleza natural e alguma social desta freguesia, sinto-me a pessoa mais porto formosense do mundo. ser do Porto formoso é como ser Do Benfica... só não entende quem não é dos dois. Força a todos e à praia dos Moinhos. Braga.
Joe do Rui disse…
Porto Formoso está para o Benfica, como uma viola para um enterro!!

Realmente há no Porto Formoso algo que...cheira...

Já sei!!

O CHÁ!!

Viva S.Miguel por inteiro, para bairrismo basta na Terceira.
Anónimo disse…
blá blá e não se fuma nada, seh quem é
Anónimo disse…
Oh boracho eu por cima e tu por baixo..............jervásio
Anónimo disse…
Aí vem Aí vem...........não fujas rapazzzzz.............Policeman
Anónimo disse…
Olha lá Corno, pra qui nada hein ...........Varista
Anónimo disse…
Não se pode ser regedor desta frequesia
Anónimo disse…
Apendi que as homenagens devem ser feitas a pessoas que se distinguiram em prol de qualquer coisa.

Haverá alguém capaz de me informar o seguinte:

- Porque se deu o nome do dr. Laudalino Moniz à escola primária do Porto Formoso??

- Que significa aquele pedaço de pedra em frente ao edifício degradado da Casa do Povo em homenagem ao dr. Laudalino Moniz??

Zé Ninguém
Cavalete disse…
Oh Ze Ninguem,
Se eu lhe disser que o "dr. laudalino moniz" e o falecido Padre Laudalino Moniz, ja compreende a homenagem. Penso que devia estar a pensar na figura de um outro Laudalino Moniz do Porto Formoso (na minha opiniao pessoa de digno respeito).
As vezes devemos fazer algum trabalho de campo antes de emitirmos opinioes "toscas".
Anónimo disse…
Apesar de minha opinião ser "tosca" seria bom que Cavalete investigasse quem está por detrás dessas homenagens, nomeadamente o nome dado a uma casa da Maia.

Uma vez que parece estar dentro desta matéria agradecia vossas informações para aumentar a minha pobre cultura.

Não ponho em causa a figura do padre dr. Laudalino, mas gostaria de ser informado sobre o que ele fez pelo Porto Formoso.

Zé Ninguém.
Anónimo disse…
DEIXEM DE FALAR DE PESSOAS QUE JÁ NÃO SE PODEM DEFENDER E FALEM EM COISAS MAIS RECENTES COMO AS CASAS FEITAS EM CIMA DA ROCHA DA PRAIA DOS MOINHOS EM QUE NÃO HOUVE QUALQUER ENTIDADE DA FREGUESIA COMO DA CAMARA DA RIBEIRA GRANDE PARA PARAR TAL ABERRAÇÃO DA NATUREZA.
JÁ ME ESQUECIA COMO PODE A CAMARA MANDAR PARA O ALBANO VIEIRA, E O OUTRO ERA MEDICO, POIS SE FOSSE UM ZÉ NIMGUEM NÃO PODIA FAZER UM GALINHEIRO MUITO MENOS UMA CASA.
Anónimo disse…
O Porto Formoso é uma terra fabulastica só a praia dos Moinhos é meio mundo. Viver no Porto. Já vi vários comentários, mas o ke menos gostei foi o do pr Laudalino, nao sei porque mas essa figura nao fez nada nesta frequesia. outra coisa importante é o facto de o Sr Presidente Manuel Faria tambem nao fazer nenhum. fala fala e nao o vejo a fazer nada era todo de um bom senço se ele começa-se a mexer os pauzinhos porque nas próximas eleições vai cavar para o olho da rua ( petiscos, muita cervejola, ou seja, boa vida na junta de freguesia)
brits disse…
he pá, viva a malta do porto formoso, e pessoal muito á frente. Praia dos moinhos sempre lol.....
Raposo, Albano, Teixeira, Pacheco, " Ti Ganso" ( Duarte), Patrao, Négrete, malta fixe!!!!!!!!!!!!
sérgio disse…
fuck you
brits disse…
Albano diz alguma coisa de jeito nao e so dizer mal.ok
Anónimo disse…
Brits achas que sou tolo isso foi algum tarouco que utilisou esse nome so agora é que eu entrei na pagina tá-se bem....
Anónimo disse…
Gostaria que o Cavalete informasse se já conseguiu alguma informação sobre as "homenagens".

Zé Ninguém
NightmareII disse…
cá para mim o blogger sergio é mesmo tolo por entrar desta forma na discussão.
VIVA O BENFICA
NightmareII disse…
hoje estou com vontade de enaltecer uma ilustre pessoa do porto Formoso: o Sº Manuel Flor. em minha opinião tem demonstrado um grande empenho e dedicação no desempenho das suas funções enquanto responsável pela limpeza e manutenção das plantas e flores existentenres na freguesia. se tempos houve em que ninguém dava nada por ele, hoje paqrece-me sensato concluir que as pessoas podem mudar. Será que ele é mais empenhado do que o pr´prio presidente da Junta?!
NightmareII disse…
UM GRANDE DESAFIO

FAZER UM ABAIXO ASSINADO RECLAMANDO A INEXISTÊNCIA DE UM CAMPO DE FUTEBOL DE SALÃO!!!!!!

DEPOIS DE REUNIDAS AS ASSINATURAS, EM MINHA OPINIÃO, DEVÍAMOS ENTREGÁ-LO NA DIRECÇÃO REGIONAL DA JUVENTUDE E TAMBÉM DO DESPORTO.MAS , ANTES, ENTREGAR UMA CÓPIA E COMUNICADO A ESCLARECER OS NOSSOS OBJECTIVOS JUNTO DE ALGUNS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

NÃO SERÁ MUITO DIFÍCIL: OS CAFÉS SAÕ PONTOS ESTRATÉGICOS PARA REUNIR BASTANTES ASSINATURAS, ESPECIALMENTE DE MUITOS JOVENS. PODEMOS COMEÇAR NO CAFÉ MESTRE JOÃO E TERMINAR NO SNACK BAR. TAMBÉM O JARDIM PARECE UM BOM LOCAL PARA REUNIR ASSINATURAS. NÃO NOS PODEMOS É ESQUECER DO BI.

ESTA É UMA OPORTUNIDADE DE FAZERES ALGUMA COISA PELA TUA FREGUESIA, E PARA TI QUE NÃO ÉS DO PORTO FORMOSO, MAS GOSTAS DA FREGUESIA TAMBÉM É A TUA OPORTUNIDADE.


JUNTA-TE A ESTE INICIO DE MOVIMENTO ATRAVÉS DESTE BLOG.

CONFORME AS SOLICITAÇÕES COMEÇARÃO A SER DIVULGADAS INFORMAÇÕES CONCRETAS ACERCA DO MOVIMENTO, AQUI NESTE BLOG. GANHEMOS CORAGEM PARA FAZER ESTE ABAIXO ASSINADO SEM ANONIMATO.
UM POR TODOS, TODOS POR UM

APENAS QUEREMOS USUFRUIR DE UM DIREITO: PRATICAR DESPORTO COM UM MÍNIMO DE CONDIÇÕES.


TEMOS QUE SER RÁPIDOS PARA QUE ESTE OCORRA ANTES DAS ELEIÇÕES


Ps- VOU ENVIAR JÁ UMA CÓPIA DESTE ANÛNCIO PARA O GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO gOVERNO rEGIONAL.

tEMOS QUE MOBILIZAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS


ATENÇÃO: temos que ser sérios senão perdemos a razão
NightmareII disse…
será que o professor SC aceita ser um parceiro deste movimento?

bem como todos os outros ja referidos no blog??
O Regedor disse…
Quanto a mim parece-me uma boa idéia. Melhor ainda quando é antes das eleiçoes.
Anónimo disse…
Finalmente aparece um bloger com uma medida prática.

Zé Ninguém
brits disse…
Tou contigo nesta manifestação nightmareii
Caro blogger NightmareII,
gostei da tua iniciativa de se promover um abaixo-assinado.
No entanto, penso que se deveria estender este abaixo-assinado (ou eventualmente fazer outro)à situação vergonhosa da estrada que temos que dá acesso ao Porto Formoso e às restantes freguesias do chamado "norte da ilha". Parece que só existem pessoas que trabalham e pagam impostos até à cidade da Ribeira Grande.
Temos que nos revoltar com este tipo de situações. Por outro lado, e a situação já foi amplamente referida, temos o caso do presidente da junta, e eu não digo que ele não tenha interesse mas que parece, parece.
Ficamos, muitos de nós, com a sensação que o nosso presidente de junta pouco se empenha em pressionar as entidades competentes para que se resolva este tipo de situações, às quais chamo de vergonhosas....
Isto é um apelo à revolta contra o poder instalado......
Anónimo disse…
Começo a ficar satifeito com a subida de nivel dos "bloggers".

Há que ser prático.

Haverá alguém capaz de encabeçar este sentimo de angústia e revolta que se vive no Porto Formoso??

Não seria altura de intervirem através das eleições autárquicas??

Será que apenas haverá uma "MAIORIA SILENCIOSA"??

Zé Ninguém
Cavalete disse…
Caro Ze Ninguem!

O reconhecimento do padre laudalino moniz é tanto que não tenho espço aqui para fazer a sua publicação. Sugiro que vá a www.google.com e efectue uma pesquisa, dentro de comas, por "Padre Laudalino Moniz". Lá encontrará dois registos. O primeiro é relativo ao blog casadamosca onde referimos o seu nome. O segundo é relativo a uma sessão de homenagem ao padre laudalino que decorreu anos atrás na assembleia legislativa regional. Depois de entrar neste segundo registo, efectue uma pesquisa pelo seu nome e verá que é bastante longa a lista de elogios ao falecido padre.
Bem haja!
Anónimo disse…
Ilustre Cavalete,

Obrigado pela informação.

Não conseguiu detectar nenhuma obra efectuada pelo dr. Laulanino Moniz no Porto Formoso.

Zé Ninguém
Caro Zé Ninguém, eu percebo a tua angústia, que também é minha...
No entanto, meu caro blogger, estas coisas não funcionam necessariamente. Não querendo fazer interpretações abusisas do que foi dito, penso que a idéia seria apresentar uma lista independente às eleições autárquicas. Claro que o caro amigo saberá como é que estas coisas funcionam. Se não se for de um partido político, não se pode ter grandes veleidades para que as coisas mudem, para além do risco que se corre que é a ridicularização por parte da população em geral. Agora se a ideia for uma tentativa de exercício de cidadania forte, é muito bem vinda.
Quanto a coragem para encabeçar tal lista, não me parece que haja alguém, salvo demonstração em contrário.
Sinceramente, sou da opinião que se deveria sim boicotar as eleições. Passo a explicar: divulgar o mais possível estas nossas opiniões e junto da população em geral tentar fazer ver que estas coisas (estas democracias, que mais parecem oligocracias de sucessão dinástica) estão todas viradas do avesso. Vejamos, o presidente da junta, apesar de pouco ou nada fazer em prol da freguesia e da sua população, é no entanto um dos maiores caciques (ao seu nível) que eu alguma vez conheci. Grandes bebedeiras, grandes comezainas, pagas não sei com que dinheiro. Infelizmente é desde modo que se ganham eleições.....
Evaristo_tens_cá_disto disse…
Meus caros amigos isto assim não pode ser....
Ou a malta dá as suas opiniões anónimas ou então utiliza uma alcunha que ainda não exista. Estar a fazer comentários com o nick de de outra pessoa é uma coisa execrável.
Sinto-me ultrajado. Ou regedor começa a ter mão nisso ou o verdadeiro Evaristo_tens_cá_disto nunca mais participará neste blog.
Ass:O verdadeiro Evaristo_tens_cá_disto
NightmareII disse…
sou da opinião do verdadeiro evaristo! Temos que nos respeitar!
uma questão de interesse: sou eu que me engano ou estamos a três meses das eleições? Um de nós tem que ser de uma lista, para marcar a diferença!!!!

Bem vindo, mais uma vez, à discussão G.. os termos denunciam-te. Será a tua oportunidade para ganhares as eleições? Penso que sim. só temos que mobilizar os jovens e activar umas quantas famílias.

Sponsor
a_voz_do_povo disse…
concordo com muitas das coisas que se tem dito neste blog, especialmente as relacionadas com o nosso ilustrissimo presidenta da junta e dos seus dois cabos de vassoura.
então sugiro que passemos da fala à acção e que nas proximas eleições o ponha-mos a cavar, por para fazer o que ele faz até o Sr. Jaime Tabua fazia
Cavalete disse…
Camaradas!
Parece que a avaliacao que muitos jovens bloggers fazem do presidente da junta do porto formoso nao e positiva. Nao sei se e positiva ou nao. So queria realcar alguns aspectos importantes.
Em vez de discussoes vagas, gostaria de ver discutidas questoes concretas.
Qual e o orcamento da junta de frequesia? Quanto dinheiro e que a junta teve disponivel para investir em projectos durante os 4 anos que se passaram? Sera que foi suficiente para realizar os tao ambicionados projectos que os jovens desta freguesia tanto ambicionam, como o parque desportivo? Claro que nao! Projectos como o parque desportivo sao da responsabilidade da Camara Municipal da Ribeira Grande. O problema e que a camara, nomeadamente o seu presidente, praticamente tem ignorado as freguesias do norte (pra cima da ribeirinha). A junta de freguesia nao tem capacidade financeira para realizar investimentos como o do parque desportivo.
Alguns poderao dizer que a junta de freguesia deve pressionar a Camara. Na verdade, nao concordo. O problema da politica e precisamente este. Se nao for com pressoes e contrapartidas as coisas nao se resolvem. A iniciativa deve ser dos vereadores da CMRG. Eles sabem que o concelho tem 14 freguesias! Simplesmente nao estao interessados em realizar investimentos no porto formoso. Basta lembrar que a freguesia do porto formoso foi a freguesia em que o PS mais votos obteve (em termos relativos) para a CMRG ha 4 anos atras.
Por isso camaradas, antes de culparem a actual junta do porto formoso, analisem de quem e a responsabilidade de realizacao dos investimentos que voces tanto ambicionam. Mais, nao cometam o pecado politico de votarem contra o actual presidente da junta e depois votarem a favor do actual presidente da camara. Neste caso estao a revelar uma contradicao total.
Para nao dizerem que sou do PS, digo desde ja que tanto voto PS como PSD a nivel autarquico. A nivel autarquico o que conta sao acima de tudo os projectos para a nossa freguesia e para o nosso concelho. Voto em projectos e nao em partidos.
Bem hajam
Nightmare00 disse…
parece-me inadequado CAVALETE, que se julgue que existe a grande possibilidade de se cometer o "pecado político" atrás designado. concordo, plenamente, qd diz que não é através de pressões que se faz a verdadeira política, acrescentando, que desta forma se potencia aquele flagelo da nossa sociedade CORRUPÇÃO.

gostaria de acrescentar que não tinha conhecimento de que os bloggers são "Camaradas". se assim é penso que se perde alguma discussão ideológica pondo em risco a autenticidade dos comentários. tenho dito.
O Regedor disse…
A existência de uma 3ª lista independente seria um enorme exercíco de democracia, talvez demasiado para a maioria das mentes do Porto Formoso.
Godeluk disse…
Esta é a minha primeira intervenção neste blog. Tive conhecimento da sua existencia e achei-o girissimo, com discussoes interessantes, por isso resolvi tambem participar.
Carrissimo cavalete, pelo que sei o tratamento "camarada" é utilizado pelos comunistas e pelos socialistas, e não me parece que este blog tenha de ser nem de esquerda nem de direita, mas sim um blog para se discutirem questoes interessantes (se bem que a sua intervençao é das melhores que ja vi) relacionadas com a freguesia do Porto, como dizem os seus moradores.
Tratar as pessoas de camaradas pode levar a que as pessoas que participam neste blog pensem que este seja um espaço de intervenção de socialistas e comunistas, o que manifestamente nao é! E eu não sou nem uma nem outra.
Pela sua intervençao vejo que está bem informado sobre como as politicas são implementadas e sobre as competencias de cada um dos orgaos autarquicos. Eu também gostaria de saber quais são as atribuições definidas por Lei a cada um desses orgãos. Não sei especificamente, mas também ainda nao é tarde.
Penso que as pessoas e, neste caso os jovens do Porto Formoso estão puco interessados em saber a que orgao compete contruir o polivalente. Querem sim, é a obra realizada! Ja foi prometido, tanto pelo PS como pelo PSD, tanto quanto sei, nas ultimas campanhas e nada se fez até aos dias de hoje. E não me venham dizer que se o PSD tivesse ganho as eleiçoes teria feito. Não teria! Os jovens portoformosenses estariam na mesma, sem polidesportivo!!!!
É caso para dizer "o cheiro é que muda, mas o "resto" mantém-se"!!!!!
Gostaria , ainda, de alertar para mais uma ou duas situações:
- Os caros bloggers ja repararam a quantidade de pessoas (neste caso senhoras) que trabalham fora de casa e não têm sequer uma creche para deixar os seus filhos???
- Ja repararam na péssima estrada que "transporta" as pessoas para o Porto e para o resto do norte da ilha???
- Será que o Presidente da Junta não passa nessa estrada todos os dias? Não será altura de começar a pressionar as entidades competentes, no sentido de se proporcionar melhores condições viárias aos cidadãos no norte da ilha????????
Godeluk falou
Caro blogger NightmareII, se quiser dizer algo em directamente ao Evaristo_tens_cá_disto, pode sempre enviar um mail para o correio electrónico:
evaristo_tens_ca_disto@gmail.com
Queria dizer:
evaristo.tens.ca.disto@gmail.com
a_voz_do_povo disse…
Caro blogger cavalete, parece que não morras no Porto ao culpares a CMRG pela não realização de obras no Porto. Até parece que o orçamento da junta dá para arranjar o caminho da ladeira da velha, o outro ao pé da quinta do Artur Moniz, o saneamento bàsico nos moinhos, etc etc. não será que foi a CMRG que fez isto? Quanto ao parque desportivo, os jovem não querem um parque desportivo nós queremos é um campo de futebol salão, coisa que se faz com meia duzia de camiões de betão. caro amigo reparo que você também já recebeu umas latas de tinta , uns sacos de cimento, etc. que é a unica coisa que o presidente da junta sabe fazer e é por isso que ele vai continuar a lá está.

ps: tb já deves ter bebido algumas cervejolas.
nec disse…
a nova lista do PSD para o porto formoso são todos uns troca tintas. Começando pelo David, que ja pertenceu a JS mas por varios motivos teve de desistir mais propriamente por nao ser portugues e tambem por estar a namorar a filha do anterior candidato a presidencia da junta, o Sr Joao Manuel Furtado. Agora a Sr Sofia Amaral tambem pertencente a ilustre lista do PSD visti que nao podia pertencer a lista do PS porque o seu namorado e o cabeça de lista. Enfim cada ves mais a politica e um jogo sujo e so entra nesse jogo sujo quem tambem e como ela. Sera que esta lista ira bater a outra lista concorrente? Sera que irao cunprir as suas promessas?
virafoto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Trilhos pedestres no Porto Formoso, onde?

Águas Medicinais da Ladeira da Velha