Festa da Sra. da Graça - Sexta, Sábado e Domingo

Comentários

JASRAPOSO disse…
Apesar da crise em que o país está mergulhado, as nossas autarquias gastaram rios de dinheiro nas festas de Verão. Basta ver o Telejornal.

A festa de Nossa Senhora da Graça foi um exemplo, no que concerne a gastos de dinheiro - Fez-se muito com pouco dinheiro.

As Comissões Fabriqueira e de Festas "trataram" dos assuntos da Igreja, os Jovens mais o Grupo Folcolórico criaram um espaço de convívio e um grupo de pessoas, com o apoio da Junta de Freguesia, promoveu um torneio de futsal e ping-pong.

Além disso, o Artur Moniz ( Filho da D. Teresinha e do sr. Manuel Moniz), numa feliz iniciativa, recuperou o Moinho adjacente à sua habitação junto à Igreja, abrindo-o ao público durante as Festas.

O Artur não se deixou influenciar pelos Ventos de Este, fazendo com que este património ficasse no Porto Formoso e não fosse para o museu da Maia.

Um exemplo que deveria ser seguido por outros...

A juntar a tudo isto esteve o Tempo.

Já há alguns anos que não temos festas com dias tão bons.

Aqueles que nos visitaram deram por bem empregue o seu tempo.

O pior agora é pagar as contas dos diversos fornecedores.

As pessoas cada vez dão menos e é graças ao gado e aos mariscos que ainda se consegue fazer alguma coisa.

Resta desejar à Comissão das Festas que tenha forças para desmanchar o "arraial"
JASRAPOSO disse…
O prof. Afonso Quental, antigo pároco da nossa freguesia, elaborou um documento sobre a chegada da actual imagem de Nossa Senhora da Graça ao Porto Formoso, em 6 de Julho de 1906.

Pelo seu valor histórico e literário, esse documento será publicado brevemente neste blog.
Cavalete disse…
Bom trabalho do regedor!
Cavalete disse…
O prof. Afonso Quental deu hoje entrada no nosso hospital com um AVC. Oxala que recupere rapidamente.
JAGPacheco disse…
Tradição e Inovação

Existem vários sectores da sociedade onde tem sido possível, conciliar a tradição com inovação. Estes dois conceitos “casam bem”, nos casos em que existe um profundo conhecimento dos costumes e das tradições. E uma grande sensibilidade para proceder ás alterações. Raramente resultam se as mudanças são meras acções de afirmação pessoal.

Na fotografia do Post anterior, a decoração do andor da Senhora da Graça com flores brancas (o branco simboliza a pureza) destaca-se pela sua simplicidade e beleza.
Nos últimos três anos o andor surgiu decorado com um arco multicolorido. Que segundo explicações oficiais representa o “arco da cesta da cegonha”. Como as cegonhas vem de França, ficamos certamente a pensar que aquele arco seria o Arco do Triunfo.
Para alívio daqueles devotos, que levam a Senhora da Graça, este ano o andor surgiu mais leve. E os fiéis puderam apreciar na sua plenitude, a imagem restaurada de Nossa Senhora da Graça.

Um centenário é uma data importante, como é importante tudo aquilo que aquela imagem representa para o povo do Porto Formoso. Nestes 100 anos quantas Graças foram concedidas? (naturalmente questiono aqueles que tem fé) Quantas crianças foram baptizadas, com o nome da Graça ou Maria da Graça em homenagem á sua padroeira? Quantas promessas se cumpriram no regresso do ultramar? Quantos emigrantes encontraram conforto nesta imagem? …
A fé e o profundo respeito deste povo pela Nossa Senhora da Graça, certamente que não mudam!
JAGPacheco disse…
Como testemunha uma das bonitas fotografias da série que ilustra este Post. Para além dos tapetes compostos de flores e aparas cuidadosamente pintadas, das colchas nas janelas. No Domingo da Festa, emolduram as ruas do Porto Formoso as não menos formosas “urtigas”.
A data da sementeira, o transplante para os vasos definitivos, os tipos de adubação, a exposição á luz do sol, as regas abundantes, a conservação das sementes até ao ano seguinte. São tudo técnicas que não constam de manuais de floricultura. Mas que a gentes do Porto Formoso, aperfeiçoaram ao longo de muitos anos. Tudo isto se conjuga para que as “urtigas”, no Domingo da Festa, estejam no máximo da sua pujança e beleza.
Esta tradição felizmente continua bem viva entre nós!

Saudações Formosas
deus2 disse…
Parabéns ao Padre Leonardo e às gentes do Porto Formoso!

A procissão da Nossa Senhora da Graça foi muito bonita e muito bem organisada e as gentes da nossa terra enfeitaram todas as ruas com urtigas, tapetes de flores e colchas nas janelas. Parabéns aos pescadores que fizeram o maior tapete de flores no calhau a procissão mais bonita até hoje foi a deste ano.

O sr. regedor devia fazer um post sobre o torneio de tenis de mesa e o torneio de futebol porque a festa precisa de mais desporto. Parabéns à organização dos torneios.

A barraca do folclore estava melhor do que o ano passado mas ninguém percebe porque razão estava sempre vazia e por isso é que fechou cedo e os jovens foram para casa cedo. O peixe morre pela boca. alguns elementos da barraca do folclore falaram tanto mal de outra barraca e este ano ficaram às moscas e eram a única barraca de jeito da festa.

Em último os parabéns ao sr. artur moniz que recuperou e abriu ao público sem ninguem pagar nada o moinho do carlinhos da moagem.
JASRAPOSO disse…
Uma das melhores formas de cimentar a ligação entre as gentes oriundas do Porto Formoso foi a criação da Casa da Mosca.

Telefonou-me na última Terça-Feira um amigo do Canada a informar que o blog teve mais de quatrocentas visitas no Domingo da Festa!!!

A par desse telefonema têm sido vários os e-mails recebidos do estrangeiro, na Casa da Mosca, com palavras de estímulo e de saudade da sua terra.

Apesar de alguns exageros a Casa da Mosca é, no essencial, uma verdadeira paixão para a grande maioria daqueles que foram obrigados a residir fora da terra natal.

Só quem já emigrou é que é capaz de interpretar o conteúdo das mensagens dos nossos emigrantes e, simultaneamente, compreender a saudade que eles sentem pela sua terra.
JASRAPOSO disse…
A Acta da Câmara da Ribeira Grande nrº 16 de 08/08/06 contém algumas deliberações respeitantes ao Porto Formoso, nomeadamente no que diz respeito a uma proposta do Presidente da Assembleia de Freguesia sobre a estada a partir das Gramas e à instalação da antena da TMN na rua Nossa Senhora do Carmo.
Cavalete disse…
Algumas notas sobre a 1ª fase de colocacoes na UAc.

1) As vagas das licenciaturas na area do turismo, Guias da Natureza e Turismo, foram totalmente preenchidas. Tambem ficaram totalmente preenchidas as vagas na area da medicina e arquitectura e nas licenciaturas de Psicologia, Servico Social, Relacoes Publicas e Comunicacao e Comunicacao Social e Cultura.

2) Ficou com "zero" alunos a licenciaturas em Ciencia e Tecnologia da Computacao. Esta licenciatura estava em concorrencia directa com as licenciaturas de Informatica - Redes e Multimedia e Engenharia Informatica e de Computadores (preparatorios). Uma ma opcao da UAc em abrir 3 licenciaturas muito parecidas. Amanha toda a gente estara a comentar na comunicacao social que nao houve alunos nesta licenciatura, o que prejudica a imagem da UAc.

3) Varias licenciaturas tem menos de 10 alunos, nomeadamente, Educacao de Infancia, Engenharia e Gestao do Ambiente, Ensino Basico (1º ciclo), Patrimonio Cultural, Engenharia Civil e Mecanica, Estudos Europeus e Politica Internacional, Informatica e Redes Multimedia, Economia e Engenharia Informatica e de Computadores (preparatorios).

De um total de 620 vagas da UAc foram preenchidas 466, o que representa 75%. Esta percentagem pode nao parecer ma mas o valor absoluto de 466 e muito preocupante. Nos proximos anos muita coisa tem que mudar na UAc, a comecar por uma atitude mais proactiva e de encontro as reais necessidades de mercado. Enquanto o ALUNO nao for o elemento central de toda a UAc as vagas vao continuar a diminuir. A investigacao e muito importante mas sem alunos nao existe financiamento e sem financiamento nao existe investigacao.

Tambem nao ficava nada surpreendido se nao fossem renovados os contratos de 50% do corpo docente convidado da universidade. Os alunos nao querem docentes que vao a uni fazer um frete e depois vao para casa.

(...)
O Regedor disse…
A minha festa

Este ano fui na procissão! Não sabia que sentia saudades de ir na procissão apenas depois de não ter ido o ano passado. A procissão tem um cheiro muito próprio... será que são as opas? o incenso? a hortelã? as urtigas?
Depois pude ver a procissão do porto dos barco. Os pescadores do Porto Formoso fizeram um grande trabalho de arranjo do Porto dos Barcos.
O desfile etnográfico e a ida da Sra. da Graça aos moinhos para mim também foram dois pontos altos da festa.
Só falhei a missa do cemitério, mas também com o sol que estava naquela manhã deve ter feito um calor de morte no cemitério! eheheh (piada mórbida) Fica para o ano.

A festa religiosa da Sra. da Graça está cada vez melhor e é uma das melhores dos Açores! Parabéns à Comissão e ao Padre Leonardo.

Em contraponto, a parte profana está cada vez pior. Não houve divertimento à noite. Lembro-me do ano passado o .epicentro estava cheio às 3 horas da manhã e com a cozinha a funcionar a todo o vapor. Este todos foram para casa mais cedo.

A actividades boas da parte cívica da festa foram:
1) o torneio de ténis de mesa (ping-pong)
2) o torneio de futebol
3) o moinho aberto ao público da Moagem Porto Formoso do sr. Artur Moniz.
O Emanuel Furtado e o Emanuel Marques tiveram uma grande ideia em organizar um torneio de ping-pong. Participaram 16 jogadores e reavivou-se um desporto que já teve alguma tradição no Porto Formoso. O torneio de futebol também foi uma boa iniciativa da Junta de Freguesia, embora com algumas dificuldades de organização. Gostei particularmente deste torneio visto a minha equipa ter ficado em 1º lugar. Queria dizer que para além de termos praticado bom futebol houve um espírito de amizade e entre-ajuda entre todos os elementos que foi uma grande esperiência! Um exemplo a seguir por outros.

Ainda bem que houve estas iniciativas, que provam que há pessoas interessadas em fazer actividades "diferentes" sem pertecerem a instituições ou a grupos. Fizeram apenas por "amor à camisola". Para o ano vai haver mais, de certeza!

Cumprimentos

PS- segunda feira post do torneio de Futesal, do torneio de ping-pong e da moagem Porto Formoso. Mais fotos da festa.
Cavalete disse…
Furacão nos Açores já faz notícia na CNN, SKY NEWS, BBC...
carruncho disse…
è com muita alegria que vejo estes amigos a jogar novamente ping-pong já lá vai uns bons anos que os emanuel´s faziam dupla na escola da ribeira grande tardes inteiras a jogar a espera da camioneta para o porto formoso e uitas negativas tiveram por causa do ping-pong .
bem haja a estes amigos e força para mais torneios destes.

um abraço para todos

parece que o furacão se esqueceu de passar por aki vamos pedir á Nossa Senhora da Graça para proteger-nos a todos
«« disse…
Parabéns ao Regedor, porque esta apresentação ainda ilumina mais a sua terra...bem depois da lamechice, peço-lhe encarecidamente que me ensine a fazer essa obra de arte..

um abraço
O Regedor disse…
Caro Miguel,

vá a www.slide.com e registe-se. Depois é só entrar clicar em "make a slide" e fazer o upload das fotos. Depois pode fazer montes de coisas com o slideshow: - pôr em páginas web - apresentações powerpoint - servir de screensaver -etc.

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso