Retratos
















Comentários

Manuela disse…
Ola, as fotos sao lindas que trabalhao,lindas flores. Nao me lembro do caminho para o mar ser enfeitado.
Gostave de saber por que.!!!

Manuela
JASRAPOSO disse…
Todas as nações têm virtudes e defeitos na educação que imprimem aos seus povos. Para confirmar isto basta ver a televisão ou folhear os jornais.

Uma pessoa só se consegue libertar das suas limitações quando nasce e vive num país livre e foi ensinada a respeitar-se e aceitar os outros.

Apesar da liberdade já ter sido devolvida ao nosso país, a realidade é que, em comparação com outros povos, ainda estamos muito longe de saber vivê-la.

Vem isto a propósito das participações neste blog dos nossos compatriotas que vivem no estrangeiro.

A grande maioria de nós refugia-se num pseudónimo para se poder afirmar e abusar da liberdade. Os participantes do estrangeiro horam e assumem aquilo que escrevem, usando o seu nome.

Nas nossas escolas e na sociedade em geral, mais do que ensinar é necessário educar.

A sabedoria tem um poder curativo. Ela existe para nos ajudar a vencer todos os desafios da vida, como tolerar algumas pessoas que nos assaltam em nosso dia-a-dia, perdoando e deixando passar o ressentimento em nome da liberdade de pensamento.
deus2 disse…
A procissão dos pescadores foi dos melhores momentos da festa de Nossa Senhora da Graça.
Há gente de fora da terra que vem na segunda-feira ver a missa do cemitério e fica para ver esta procissão.

É o dia do ano em que os pescadores estão mais unidos e todos trabalham para a organização daquela bonita procissão e oferecem mariscos para arrematar.

As fotos estão muito bonitas.

Adeus
carruncho disse…
È bom ver que todos os pescadores neste dia trabalham para um só objectivo agradecer a São Pedro o bom ano que tiveram.
Gostaria de deixar aqui o seguinte comentario quando nos eramos pequeninos e começavamos a nadar o primeiro objectivo era chegar ao piquinho da nossa areia com a maré cheia a festa quando la tocavamos era grande pois já sabiamos nadar, qual não é o meu espanto estas férias ao ver ke de maré vazia a água quase me dá pelas canelas e de maré cheia fica-me por meia perna fiquei muito dissiludida pois já não posso dizer aos meus filhos que para se saber nadar bem devia-se chegar ao piquinho da noosa areia.

Um abraço para todos
Boa Noite
O Regedor disse…
É com muita satisafação que vejo os nossos emigrantes e os seus filhos e netos a participarem na CASA DA MOSCA.
Além dessa participação tenho recebido vários emails que demonstram o amor e a saudade que sentem pela sua terra e a alegria de encontrarem na Casa da Mosca um ponto de contacto com o Porto Formoso.

Deixo um apelo aos nossos emigrantes: participem cada vez mais. Enviem emails, fotos, escrevam comentários. Não interessa se está em inglês, português, se está bem ou mal escrito. Interessa é participar.

Cumprimentos

PS. Cara blogger Carruncho, também eu guardo grandes recordações do piquinho. Era impossível tomar pé, agora fica pelo joelho.
Cavalete disse…
O blogger Lizard King e o administrador de um site que tem em media 15.000 visitas mensais. Trata-se de um site sobre os Duran Duran. Mais um exemplo do sucesso dos filhos do Porto Formoso na net.

http://www.lizardkingduran.com

Como ja referiu o regedor, todos os comentarios dos nossos emigrantes sao bem vindos. Nao tenham problema em escrever em Ingles ou Frances (nossos amigos do Quebec).

Mais duas notas
1) Finalmente os alunos do 1o ciclo do Porto Formoso vao ter aulas de Ingles. So e pena que sejam poucas horas mensais.

2) Pode ser que no proximo ano se coloquem varios videos da festa da NSG no youtube.com. Isto pode arruinar o negocio de venda de DVDs da festa mas certamente encantara os nossos emigrantes.
Cavalete disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cavalete disse…
Varios jovens do Porto Formoso tem recorrido a emprestimos a habitacao. Por vezes, em conversa com estes jovens, percebe-se que a confusao e muita no momento da seleccao do credito.

Nao se esquecam de uma coisa: nao existem almocos gratis! Os bancos nao dao dinheiro a ninguem, eles emprestam dinheiro e fazem-se remunerar adequadamente, dado o seu poder de mercado e o nivel de risco do cliente. A publicidade dos bancos e muito agressiva, com anuncios que podem iludir o cliente.

O indicador mais importante na comparacao de creditos a habitacao e a Taxa Anual Efectiva (TAE) e na comparacao de creditos ao consumo e a Taxa Anual de Encargos Grantida (TAEG). Estas sao taxas que tem em conta todas as despesas relacionadas com o credito. Por isso, nao se deixem ir em "cantigas" de "o banco paga a 1a prestacao". Comparem estas taxas e depois decidam.
Cavalete disse…
Ha uns meses atras referi que o jornal AO estava prestes a realizar uma reportagem sobre o atraso das obras no pavilhao multi-usos. Infelizmente, esta reportagem ainda nao saiu! Nao conheco as razoes que estao a levar a jornalista Luisa Couto a nao publicar esta reportagem.

Certamente que este devera ser um tema a abordar por ocasiao da visita da Presidente da CMRG ao Porto Formoso.
JASRAPOSO disse…
É sempre importante ouvir falar da nossa escola, pois é dali que devem sair os Homens de amanhã.

Para uma pessoa mimimamente atenta não deixam de ser preocupantes as afirmações feitas pelo blogger "lxpf" sobre o estado do ensino básico no Porto Formoso.

Partindo do princípio que as referidas considerações são feitas por um(a) professor(a), as mesmas requerem muita reflexão por parte dos encarregados de educação, sob pena dos instrutores estarem na nossa freguesia a perder o seu tempo.

Dada a minha ignorância sobre este estado de coisas, atrevo-me a pedir ao bloger "lxpf" que escreva mais qualquer coisa sobre este tema e, de preferência, com mais objectividade.

Fico-lhe antecipadamente grato pelo tempo que vir a dispor para elaborar essa participação.
deus2 disse…
Eu gostava de saber como está a escola do Porto Formoso.
Os alunos são bons, faltam muito, perdem o ano, são mal educados?
De ano para ano esta melor ou pior?

É preciso saber isto.

Adeus
Cavalete disse…
Gostaria apenas de lancar aqui alguns dados que podem servir de base ao debate do sucesso/insucesso escolar dos alunos do Porto Formoso.

Podemos analisar a evolucao, ao longo dos varios ciclos, do NUMERO DE ALUNOS COM APROVEITAMENTO TOTAL(passaram sempre de "classe"), tendo por referencia uma turma que tenha entrado para a escola do Porto Formoso na primeira metade dos anos oitenta.

Esta evolucao era, aproximadamente, a seguinte:

- Entrada para a 1a classe: 20-25 alunos
- Inicio do 1o ano (da telescola): 15-20 alunos
- Inicio do 7o ano da RG: 5-10 alunos
- Inicio do 10o ano: 1-2 alunos
- Inicio da Universidade: 0-1 alunos
- Finalizacao da Universidade: 0-1 alunos

Podemos fazer a analogia com uma piramide etaria em que a 1a reprovacao de um determinado aluno corresponde a sua "morte" (salvo seja!).

A base larga e um estreitamento continuo a medida que se caminha para cima (decrescimo exponencial) e indicadora de uma levada taxa de reprovacao ou abandono dos alunos. Resta saber como esta hoje em dia esta piramide...
Cavalete disse…
A CMRG celebrou um contrato com a Caixa Geral de Depositos para antecipacao das receitas da agua do concelho dos proximos 15 anos. Esta antecipacao, ou financiamento, tem um custo financeiro anual da ordem dos 3.4% (embora variavel).

E importante saber a rentabilidade desta operacao. Se estivermos a sacrificar receitas futuras para pagar despesas correntes, entao estamos mal! O ideal seria aplicar este financiamento em projectos co-financiados pela Uniao Europeia, alavancando, assim, a rentabilidade do investimento publico do concelho.

Os niveis de endividamento da CMRG aconselham alguma prudencia nas operacoes indirectas de financiamneto.
JASRAPOSO disse…
Há uma poema muito interessante de Jorge de Sena, colocado pela D. Manuela, no forum FESTAS DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA, de 2006/09/08.

Felizmente ainda há algumas pessoas da nossa terra que cultivam a poesia....
Cavalete disse…
Os detalhes sobre a operacao financeira da CMRG podem ser consultados na acta de 5 de Setembro, nomeadamente o criterio utilizado para seleccionar a CGD.
JASRAPOSO disse…
A(o) senhor(a) professor(a) numa atitude pedagógica e de bom senso escreveu um texto sobre a educação a nível global.

Perante as afirmações contidas no referido texto fico bastante preocupado pela instrução que se está a ministrar nesse país.

Embora pudesse constactar alguns factos, nunca pensei que a situação fosse tão grave.

Uma coisa é certa, maus pais não podem dar bons alunos e assim consecutivamente...

Considerando que o(a) senhor(a) professor(a) é alguém de fora da freguesia e que teve a oportunidade de viver temporáriamente no Porto Formoso, atrevo-me a desafiá-lo(a) a deitar mais uma vez a mão à pena e dissecar sobre o nivel das pessoas aqui residentes, sobre vários prismas.

Sendo isto um bog de interesses específicos do Porto Formoso, seria como muito agrado que veria a sua análise sobre esta matéria.
JASRAPOSO disse…
Há hoje um artigo de opinião no jornal Correio dos Açores, da autoria do jornalista Gustavo Moura, que refere uma visita sua efectuada à Fábrica de Chá do Porto Formoso.
JASRAPOSO disse…
POSTO DE MULTIBANCO

O posto de multibanco não foi colocado em devido tempo pelo facto da instituição bancária e a PT terem exigido algumas obras suplementares no interior do edifício.

O empreiteiro comprometeu-se a completar as obras até ao próximo dia 13 do corrente.
Só após aquela data é que teremos o multibanco e a internet.

Mais vale tarde do que nunca.
O Regedor disse…
Caros bloggers lxpf e pregalheefoge,

o nível de discussão que vossas excelências se estão a prôpor neste blog não se coaduna com o esperado por todos os outros leitores d'A Casa da Mosca.

A vossa discussão passou rapidamente de questões de interesse colectivo para questões individuais. Sendo assim, peço-lhes que as resolvam entre vós e não neste post.

Cumprimentos
O Regedor disse…
A Casa da Mosca não é a casa da joana. Tenho dito.

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso